Saudades do Decreto-lei n.º 217/74
Vai por aí uma grande excitação com o valor do salário mínimo em 1974 e 1975. Até se diz que foi um grande impulso para a economia, apesar de Portugal ter conhecido logo a seguir, em 1975, a maior recessão (-5,1%) dos últimos 50 anos (pelo menos).
Mas esquecem-se outros aspectos curiosos do famoso decreto-lei n.º 217/74, promovido pelo ministro do Trabalho de então, Avelino Pacheco Gonçalves (o segundo militante comunista do Governo Palma Carlos, pois o outro era o próprio Álvaro Cunhal).
Além de estabelecer os famosos 3.300$00 como SMN, um valor que, de acordo com o calculador do site da Pordata, representaria hoje 443 euros (como não consigo perceber como é que o Expresso fez a conta de mais de 500 euros, fico-me por esta referência), esse decreto-lei também congelou todos os salários superiores a 7.500$00. A valores de hoje isso corresponderia a congelar todos os salários superiores a 1008 euros (calculador da Pordata). Imagino que os autores da notícias e comentários não ficariam felizes se isso acontecesse aos seus actuais salários…
Mas há mais. O mesmo decreto-lei congelou as rendas em todo o país. Prometeu que seria apenas por um mês, foi por muitos anos, com as consequências conhecidas.
Por fim, “para evitar a especulação”, foram também congelados todos os preços. Com pouco sucesso. Em 1974 a inflação chegaria aos 26,%, um valor que só seria ultrapassado em 1977 (26,7%) e 1984 (28,5%). Com a particularidade de dessas duas vezes ter coincidido com as anteriores vindas do FMI.
Há saudosismos que são muito reveladores.

Muito bom…
GostarGostar
Pelo índice de azia atingido pelos mesmos de sempre, diria que põe o dedo na ferida.
GostarGostar
Pelo cheiro que se solta do texto (e das ideias que o justificam) diria que “pôs” o dedo num lugar completamente diferente… 🙂
GostarGostar
Qual mosca, veio pousar de onde pressente o dito cheiro. Quanto ao sítio que sugere, esse aparenta maior adequação para enfiar os seus Kompensan, apesar do seu abuso segue imune a contraindicações.
Já não me comenta com os seus “Pois…”, deve ser do índice de encarapuçamento.
GostarGostar
Sempre em forma! Um génio!!!
GostarGostar
Julgo que as contas do expresso são assim : 3300×14/12 = 3850 por mês.
Que dará mais de 500 € hoje
GostarGostar
A questão é que, nesse caso, só se pode dividir por 13, porque em 1974 não havia o 14º mês… e também nesse caso o salário mínimo actual não são 485, são 566 (a dividir pelos tais 14 actuais).
GostarGostar
É preciso lembrar aos srs. “jornalistas” que meia verdade é uma mentira!
GostarGostar
Os jornalistas mais conceituados, os que fazem opinião, são todos eminentes economistas.
Para tal estudaram muita matemática e sabem que meia mentira mais meia mentira é igual a uma verdade (postulado de Artur Baptista da Silva)
GostarGostar
Há saudosismos muito reveladores e existem, também, entorses esclarecedores. Segundo se depreende o dec.-lei 217/74 foi uma ‘imposição’ do então ministro Avelino Gonçalves e o resto do Governo (excepto Cunhal que até não é signatário nominal do referido diploma), bem como o PR de então, foram coagidos a assiná-lo e a promulgá-lo.
Por outro lado, atribuir a recessão de 1975 a este diploma deve fazer parte de um brilhante exercício de análise económica saído de um folha de cálculo recentemente muito divulgada e apreciada (Reinhart-Rogoff…).
GostarGostar
Hehehe.
Reinhard & Rogoff? Então não concorda com a restruturação da dívida portuguesa…nem com o Soci@lismo moderado dos ditos…
Ou seja,você é mais um apanhado na censura pós 25 de Abril dos media portugueses.
GostarGostar
O que, de facto, escrevi foi que a recessão ocorrida em 1975 não se deve ‘só’ e exclusivamente ao aumento do salário mínimo nacional em 1974 (como se sugeria no post).
Usei a figura de Reinhart & Rogoff como o símbolo recente dos erros de análise económica.
Se estivesse no campo da razão teria escrito sobre o ‘erro de Descartes’, p. exº….
GostarGostar
“Há saudosismos que são muito reveladores”
Pois… deve haver…
Alguns, porventura, quase tão “reveladores” como este seu texto miserável e escrito de cócoras!
GostarGostar
O sr Quedas não tem queda para rebater factos. Diga lá então o sr quedas que deve passar a vida de pé, o que é que não é verdade no texto. As medidas demagógicas que foram tomadas a seguir ao 25 de Abril de 1974 e que continuaram por práticamente todo o ano de 1975, provocaram um atraso a este país do qual ainda hoje não recuperámos. Três bancarrotas em quarenta anos de Democracia é um record que nem economias como a da Coreia do Norte bateram.
GostarGostar
Pois… o problema é que a genialidade do trocadilho (que, juro, nunca tinha ouvido) com o meu apelido… deixou-me totalmente “sem palavras”.
Que responder a um tal génio do trocadilho humorístico?!!!
GostarGostar
Continua a assobiar para o lado o sr Quedas, falar do assunto é que não é com ele. “Tem-te não caias” ó Quedas.
Há tracadalhos do carilho, não há, ó Samuel?
GostarGostar
“Há tracadalhos do carilho, não há, ó Samuel?”
Sem dúvida! Quase tantos como os imbecis que tentam fazê-los… e não têm jeito! 🙂
GostarGostar
” o que é que não é verdade…”
Alex,
Sabes o que não é verdade ? é achares que mesmo sem criares riquesa consegues pagar uma divida..Aumemtar o rendimemto das familias de forma a que consumam é a UNICA forma de gerar riquesa.
Encheres o dito aos msmo de sempre é empurrar a economia para a especulação e consequentemente mais austuridade. Porra quem me lê deve pensar que percebo alguma coisa disto.
GostarGostar
Espero que desta vez o “porco” do Mário Soares se cale pra sempre ( faladura, claro!)
… FOI ELE …ELE… ELE… MÁRIO SOARES, O MAIOR “ASSASSINO” DO SALÁRIO MINIMO”
O minimio que ele pode fazer é pedir desculpa ao POVO!
GostarGostar
Mínimo
GostarGostar
Não foi por essas alturas que o mago das finanças C. Silva mexeu
no valor do escudo e fez espoletar pouco tempo depois a vinda do
FMI ? Na altura, dizia a direita que o País não podia pagar esse ele-
vado salário, hoje é o des-governo que é contra porquê ???
GostarGostar
.
.
Hoje é muito curto. Parece fora do tema mas não é…. Os Senhores chamam temas que envolvem tanta coisa se pretendem discutidos com seriedade e solução …. Depois lá é reciso os alem 25 linhas e tal e coisa para não morrer na Demagogia, ou pior no chico espertismo de principiantes que nunca fizeram parte da solução mas do problema.
.
É mesmo tema ‘globalizando’ à escala da cara da Europa, a bota é na Peninsula Italica. Os QUATRO temas da Demagogia na ordem do dia, o mais do mesmo que lá está só está resolvido em 2030 quando os anciãos ‘manhosos’ e os novos de idade que não sabem como resolver e entraram no mais do mesmo:
.
(adito já que já botei PS nos tempos do ‘nem ditadura de Esquerda nem de Direita’, PSD nos tempos ‘em que Socrates era o bandido’, e CDS nas ultimas julgando que seriam os portadores de NOVO. Nunca botei nem por clube nem por claque)
.
.
1) O ordenado minimo nacional hoje é menos que em 1974. Sugere que os culpados são os exploradores das Empreas, os Empresários. Aqui um parenteses, Empresário é o self made man que odeia o estatismo, o comer no banquete do Orçamento Geral do Estado. Ora os culpadaos não são estes. Comparae-se a carga fiscal que incidia em 1974 e alguns seguintes que roiam o tal SMN e o de hoje. O SMN aumentou em notas ao fim do mês. Foi comido pela carga fiscal. Ou seja o PODER DE COMPRA MINIMO roido pela Crga Fiscal que er uns 30/40% no a seguir ao botas e ao tonto marcelo, hoje são 70%. O Estado empobreceu até à classe media alta. Não é só a mais baixa da ‘barraca com submarino à porta’. O PC nisto que se limpe. Sou Capitalista.
.
2) A questão dos Portos. Bom os Portos são as novas ‘autoestradas socialistas.’Chamo-lhe socialista porque estou acima de Fés em materia de Riqueza. Querem concorrer com quem ? Com os Espanhois mandando essa coisa das Tonelagens, o de Algeciras tem mais que os Portugueses todos juntos segundo me pareceu ouvir ? Nunca vi tanta estupidez e golpismo rasteiro junto. Hoje é muito mais barato importar pelo Porto de Vigo para Portugal que por qualquer Porto Português. Sines ? O quê ? Continuar a alimentar o elefante branco que falhou redondamente porque o petroleo de Angola e os minerais das Colonias deixaram de ser nossos ? Sines foi construido por Marcelo e pelos EFTAistas com o esse sonho que ainda hoje pagamos com unhas e dentes ?
.
E há chico esperto ao nivel de ‘autoestradas e rotunas’ pretextar com esse ‘barrete econonmico’ com uns comboios de alta velocidade importados da Europa com vergonha de TGV’s então faz o mesmo em despesa mas com outro nome ?
.
A questão dos cruzeiros é de considerar. Mas isso resolve-se com meia duzia de tostões. E não é pretexto ou argumento para mais elefantes brancos. Se os Xinas nem de borla paparam Sines e comboiadas ….. São marcianos em poder em Portugal que se julgam avançados que vivem em Venus ou nalguma lua de Neptuno ….
.
.
DESILUSÃO TOTAL.
.
3) Tal como é DESILUSÃO TOTAL o simpatico Seguro dizer em Oposição que as diferenças com a Situação são bem visiveis ? Bom até agora o que se tem visto é a mesma oratoria demagociga daquele bem disposto creio que Ministro que foi para a Manifestação contra as vacas loucas protestar como manifestante contra a politica de que ele proprio era Ministro. Surreal. O mesmo faz Seguro, creio que Socrates etc. Protestam como qualquer cidadão da Cova da Moura ou da Bairro da Sé. Mas não são povolareu dizem-se a si proprios que são Politicos. E Politica são eleitos para apresentarem Soluções, reclamar é o papel dos Eleitores até confiarem nos eleitos. Deixo 2 perguntam de resposta obvia. Confiam nos eleitos os Cidadaos, as Empresas não estatais , estatizantes ou estatizadas ? Acreditam os Empregados, os Empregadores, os Jovens nossos Filhos, Os Funcionarios Publicos ou Autarquicos, as Forças Militares ou Militarizadas ou de Segurança ????? É claro que NÃO, o Sistema não o Regime estoirou. Quanto temos de pagar mais pela fatura dessa gente de algures que vai para nennhures.
.
4) Ainda havia umas referencias à Floresta etc do CDS que se apresenta teoricamente ao lado dos Empreendedores mas na prática pelo que se dizem de ‘Direita deixa ’os estalinistas, a rapaziada sempre em festa da nomenklatura e do appartnik saca aos que trabalham e que produzem, os Filhas da Puta’ …. são meninos de coro. Creio que a Senhora Ministra Crista anda muito distraida ou um pouco infetada pelo ter Poder.
.
Mas prontos é o que temos por ora. Mais miséria e empobrecimento. Tão certo como 2 mais 2 serem 4.
.
Sem ofensa a ninguém. Afinal ‘globalizando’ à escala de Portugal é generosamente salvar quem se julga imune ….. sabem o que quero dizer, é só ver como lhes bate à porta forte e feio embora detenham o Poder para que assim não fosse.
.
O nERRO de Pottugal que ainda não está resolvido já vem do sec XVII apesar do 25 de Abril.
.
Da minha parte, um mero e humilde exercicio também ‘teorico’, se quiserem doutras ‘elites.’. Se Sua Execelencia o Senhor Dignissimo Presidente da Republica não põe mão nisto, como se põe mão no que está a frente dos olhos e visto por qualquer simples mortal ? Não sei como em Sistema se resolve. Mas não sonhem com mais viver à conta dos ‘malandros’ do Centro da Europa encabeçados pela Alemanha. Porque não vão mesmo que para isso eles reestruturem a Europa e mesmo o Euro. Aliás facilimo. Bem podem berrar. È para o lado que eles dormem melhor.
.
E só berram os ignorantes tugas que não sabem o que eles são, descobriram agora que afinal parece que à uma rapaziada lá pelas Oropas que parece que são um bocado diferentes mas sonham a gente dá-lhes a volta. Pois tá bem, convence-te e escoiceia asno que ainda mama na teta cheio de energia cabriolando na eira …. dizia o meu avô quando nascia uma burrita ou um burrito … mas prendia-os como uma corda para não fazer os disparates ‘juvniloides’ que quem já lá tinha passado mesmo sabia de cor e salteado. Chamam em novilingua ‘experimetalismos’ …
.
Ora bem. Pois é. Por ora.
.
.
GostarGostar
.
Caro jmf “Prometeu que seria apenas por um mês, foi por muitos anos, com as consequências conhecidas”.
.
reconheço a sua seredade e boa fé. Mas usou um não argumento. Porque depois disso, o mesmo nem todos os dedos das mãos e dos pés dão para contar. Uma que de repente me lembro alem doutras das ‘elites tugas’ em governança, foi aquela do aumento do IVA de Sua Excelencia arganilense Manuela Ferreira Leite quando aumentou o IVA ‘era só até ao fim do ano’,
.
contribuindo também para o SMN ser outro ‘barrete’, mais papel comprando menos. A tal coisa da diferença entre a grande aldrabice aos ‘Trabalhadores’ da bandeira Comunista ‘Luta pelo Aumento do Salario Minimo Nacional’ e a verdade para os não Empregadores ‘PODER DE COMPRA MINIMO NACIONAL’
.
mugida a vaca, aumentaram as receitas do Estado para o banquete à mesa do Orçaºmento ser mais farto. Pagaram os Empregadores. Ficaram mais pobres e por ricochete até à classe média alta empobreceu tudo, sendo que os mais pobres ficaram mais pobres. Até à alucinação dos atuais em ‘governança’ a raparem à pressa os ossos e bocaditos de carne que ainda sobram depois dos anteriores terem degustado como fantasiavam e ambicionavam.
.
A Bem da Nação como o outro ora inenarravel e indesejavel terminava a sentença da nomenklatura e do diktat. Como saimos disto ???? Se sairmos porque ainda temos muito caminho para andar para chegarmos às rodesias e aos ugandas. E os demais em Europa no lavar dos cestos estão-se bem nas tintas. Legitimamente e no cerne ‘primeiro eles, os outros que se desenrasquem’. Tao simples como isto.
.
GostarGostar
Esta foi uma tentativa dos sectores da Esquerda para a igualdade em Portugal :
Leia-se: Todos pobres.
Tipo: Venezuela.
E como sempre acontece no Esquerdismo depois teríamos uns mais iguais que outros:
GostarGostar
“Leia-se: Todos pobres.
Tipo: Venezuela.”
.
Ai, ai ,ai Venezuela com a sua revolucao falida de 1974 mais ou menos era pelo mes de Abril…
GostarGostar
Quantos pobres são necessários produzir para satisfazer um comuna?
GostarGostar
Isto é que é um “estudo”. Infelizmente, nos telejornais, este não apareceu… Por que será?
GostarGostar
É curioso como na Venezuela estão, passados 40 anos, a experimentar as mesmas medidas com os resultados que se veem.
GostarGostar
40 Anos não chegam???!!!
Quando nos veremos livres destes políticos jarretas de Abril?
Quando pararemos de ter pesadelos com as memórias e os Militares de Abril?
Quando poderemos começar a sonhar e a construir um futuro para os nossos Filhos?
GostarGostar
Curiosamente o mesmo Expresso noticiava em 15 de Outubro de 2011 que o salário mínimo de 485 € em 2011 era 88 € superior ao de 1974. Que eu saiba a inflação acumulada nestes últimos 3 anos não chegou a 20% por isso não sei onde foram buscar o valor de 500 €. Devem ser contas feitas pelo Nicolau Santos
GostarGostar
” Portugal ter conhecido logo a seguir, em 1975, a maior recessão (-5,1%) dos últimos 50 anos (pelo menos).” que é claramente provocado pelo aumento do salário mínimo de miséria e não tem nada a ver com as várias crises petrolíferas dos anos 70 e subsequentes recessões mundiais.
O salário mínimo subiu, quem ganhava o salário mínimo passou a viver melhor e é isso que importa.
GostarGostar