Curiosa explicação
O DN já arranjou uma explicação. Afinal os “populistas” retiram votos ao PS, e apenas ao PS, reduzindo a sua expressão eleitoral, que, na maior crise desde a peste negra, ainda não conseguiu convencer o seu eleitorado de que é o mais vocacionado para materializar o unicórnio.
É curioso revelar assim, na capa de um jornal, toda a estratégia de um partido para vencer eleições. As pessoas que gostam muito de “transparência” devem estar satisfeitas.
Mais fascinante é o DN reconhecer que o PS perdeu votos para um candidato que é contra a co-adopção e o casamento gay.
Adenda: Faltava colocar aspas em populista. Não reconheço a Marinho e Pinto uma capacidade de superação de um Alegre, Sócrates, Soares e outros que tais; mas, de acordo com o que ouvi nas televisões ontem, o termo correcto para caracterizar Marinho e Pinto é “populista”, o que quer que isso signifique em Portugal.

As pessoas votaram nas passadas legislativas contra o pack 4 e a favor daqueles que lhe prometiam que não iam cortar salários e pensões, não aumentariam impostos que se ficariam pelo corte das famosas gorduras do estado e que tinham possibilidade de chegar ao poder. Verificaram que foram enganados e o presente governo presenteou as pessoas com um pack 444. As pessoas que estavam próximas da área política do governo, entre os quais me incluo, verificaram que foram enganadas. O governo continuou a enganar sistematicamente as pessoas ao longo destes três anos. As pessoas provaram que tem memória. Para mim foi uma vacina vitalícia. Nunca mais.
Os votos que fugiram aos partidos do governo não voltarão nos próximos anos, e no meu caso nunca. O maior partido da oposição verificou que o pack 4 não está esquecido nem perdoado. As pessoas têm memória…
Os partidos que votaram o Tratado Orçamental, condenaram-nos a mais vinte anos de troikismo, e em regime democrático isso não é possível, como vocês verão já nos próximos dois anos. As pessoas percebem isso e penalizaram os partidos do Tratado Orçamental.
GostarGostar
Já agora, o Dr. Marinho e Pinto. Não votei nele, mas sei reconhecer um possível futuro presidente da república quando o vejo!
GostarGostar
Uma coisa parece certa a maioria do povo português é de esquerda
GostarGostar
Isso é complicado porque torna necessária uma comissão para normalizar o centro.
GostarGostar
Com 66% de abstenção a unica coisa certa é que o povo português prefere a ditadura ao sistema eleitoral.
O resto são interpretações sociológicas com um intervalo de confiança de -oo até +oo, ou seja, banha da cobra no seu melhor.
GostarGostar
Com 9.25 milhões de eleitores registados, é bem possível que os mortos tenham sido dos poucos a votar.
GostarGostar
Se calhar houve muitos que votaram!
Para votar no Marinho já não se pode estar muito bem do juízo.
GostarGostar
2
GostarGostar
2?
Não percebo, mas também pelo que vejo, não sou o único.
GostarGostar
estou de acordo com a opinião do jn.marinho pinto tirou votos ao ps.não na totalidade,por que uma parte nao se deslocava para votar. votararm em marinho pinto (proximo do ps) porque tal como eu e muitos milhares de portugueses não se reveem na liderança de josé seguro.tratar do seu afastamento como lider é o acto mais relevante que o ps tem no imediato pela frente . um lider com carisma no ps (marinho pinto nem sequer ia a votos dada a qualidade da lista ao parlamento europeu e hoje estavam os socialistas a cantar ,com uma vitoria arrasadora sobre esta direita que nos “governa”, que nos rouba salarios e pensoes! arrasa com a economia e com o emprego! e que nas suas hostes, tem pessoas que “assaltaram” bancos como bpn e bpp e mais um de sua graça duarte lima, que tambem pregou calote no bpn,roubou na forma de adiantamento…)5 milhoes de euros à companheira de tomé feteira e como foi pouco é suspeito de assassinato. (foi lider parlamentar do psd. nem quero falar dos interesses que o psd defende na sociedade portuguesa,para ter o apoio da conferaçao dos empresarios e dos agricultores.se isto fosse pouco,tem como seu militante,o presidente mais impopular da nossa historia democratica, que alem da inventona das escutas para prejudicar um chefe do governo, tambem teve direito a aççoes do bpn,ao dobro do valor que as comprou.comprou mesmo? sem estarem disponiveis mercado para todos os outros acionistas as poder vender pelo mesmo preço.isto só aconteceu porque não eram filhos do “zé da bomba”. termino para dizer que lamento que com este historico partidario, ainda haja gente seria e culta, que defenda a sua ideologia, hoje nitidamente ultra liberal. o unico partido social democrata em portugal é o ps .só que tem um problema,olha no pais para todas as classes sociais e empresariais e por isso não tem felizmente o apoio das grandes confederaçoes e dos patroes dos jornais!
GostarGostar
Na verdade, os dois partidos, PSD e CDS somaram 27,7% dos votos.
Se somarmos os votos do PS e MPT teremos 44,2%.
GostarGostar
Contas à socialista: 31,4%(PS)+7,1%(MPT)= 44,2%. Nem sabem fazer contas de somar.
GostarGostar
E se somarmos a CDU, o MRPP e todos os outros ainda dá mais.
Só nao podemos somar o equivalente ao partido que ganhou em França porque nesta espécie de democracia a Constituição permite a extra esquerda mas proíbe a direita.
Estas somas e subtracções são coisa própria de arrogantes que se julgam donos dos votos alheios, e os podem distribuir a seu belo prazer pelas caixas que mais lhes interessam.
GostarGostar
Peço desculpa do lapso no meu comentário anterior.
PS+MPT (31,46+7,15) = 38,61%
O lapso foi ter somado os votos da CDU em vez de MPT.
Sendo assim:
PSD+CDS = 27,71%
PS+MPT = 38,61%
GostarGostar
Está a incluir os da co-adopção gay em qual soma?
GostarGostar
Resultados com uma mensagem muito clara:
não gostamos de ver reduzidos os nossos rendimentos e níveis de vida, de perder o emprego e ter que imigrar mas a verdade é que reconhecemos que a este governo (formiga) não restaram muitas alternativas. Não nos esquecemos que foi o PS (cigarra) que levou o País à ruína e que assinou um Memorando em 2011 com objetivos de ajustamento a troco do dinheiro que já não tínhamos.
O PS ficou entre a espada e a parede. O resultado não foi mau ao ponto de Seguro ter que sair, nem atingiu níveis que garantam seja o que for nas legislativas dentro de um ano. Nem justificou o desejo socialista da sua antecipação das mesmas.
Marinho Pinto cavalgou a insatisfação com o status quo e a abstenção foi a reação mais forte dos portugueses. Não gostam mas … não há alternativas.
Consideramos até, que a abstenção revela mais insatisfação para com o PS do que para com o Governo. Ou seja, o PS é o causador de tudo isto e não merece confiança no processo que se segue. Ou seja, ainda não é o tempo da cigarra…
Quanto ao Governo, os resultados traduzem a insatisfação do que aconteceu nos últimos 3 anos. Daí que os potenciais eleitores dos partidos da maioria ficaram em casa. Pois, reconhecerão, a verdade é que talvez não houvesse mesmo alternativa. Pelo que não se justificará a mudança. E, nessa ordem de ideias (não gostamos, mas…), o Governo até trabalhou bem e tem seguido o seu caminho no sentido da anulação do défice (só chegados aí é que a dívida fica contida e, por isso, será gerível).
Há mudanças a fazer? Sim. E em toda a Europa. Basicamente, duas coisas:
1)Alterando a típica unidade de trabalho de 8 horas para 6 horas. Com redução de rendimentos de 25% mas dando trabalho a quem não o tem, reduzindo a emigração e potenciando o aumento da natalidade.
2)Alterando por completo o sistema fiscal vigente. Mantendo o IVA (mesmo que crescendo até os 40%), eliminando totalmente os impostos sobre o rendimento e os custos sociais sobre o trabalho. Tudo, mas tudo seria financiado pelo IVA, consignando fatias da receita para cada fim de intervenção estatal. Assim, as produções nacionais ficariam mais protegidas (sem vantagens, mas também sem as desvantagens atuais – os custos sociais são aí totalmente cobrados) das importações.
GostarGostar
.
GostarGostar
o futuro desaparecimento do bloco é mais que merecido.o seu papel tem sido altamente prejudicial para a democracia portuguesa por varias razões das quais destaco duas que julgo suficientes para demonstrar a sua inutilidade no pais.1. avança com a candidatura presidencial de manuel alegre,sabendo que era militante do maior partido da oposiçao,e que o mesmo não reunia o consenso dentro do ps.esta decisao teve como cosequencia a vitoria de cavaco silva.2. votando no chumbo do pec 4 ,sabendo que não era alternativa eleitoral à direita. o pcp fez o mesmo no pec 4 mas porque convem à direita a sua manutencço no espectro politico, anda a ser levado ao colo,pela direita partidaria e pelos jornais a ela afectos.como escolhe o ps como inimigo principal,é uma especie de braço armado da direita.
GostarGostar
Vitor Cunha, escrevi aqui um comentário cerca das 9:20 que desapareceu. Por acaso sabe para aonde ele foi?
GostarGostar
Não vejo nenhum comentário perdido, no lixo ou no spam.
GostarGostar
Foi-se, sabe-se lá para onde…
GostarGostar
É espantoso como se vê o ‘populismo’ só em António Marinho… como essa ‘praga’ não colonize transversalmente todas as campanhas eleitorais e não seja responsável pela elevada abstenção.
GostarGostar
gonçalo,noto que não leu o que disse o assesor de duraõ barroso durante tres anos.cito: “o resgate a portugal, grecia e irlanda foi para salvar os bancos alemaes e franceses.estes senhores transformaram a divida privada cerca de 240% em publica,para todos os portugueses a pagar.a sua narrativa é a da direita .o memorando só foi assinado,depois do chumbo do pec 4,que fez disparar os juros por parte dos especuladores. a execuçao desse mesmo memorando foi levada a cabo pelo dobro por vontade expressa de passos coelho.nota: uma das razões para o pec 4 ter sido chumbado,foi que o psd não teve dele conhecimento.viemos todos a saber que passos coelho e socrates estiveram reunidos a debater esse memorando durante 3 horas em s. bento. como se nota tambem por promessas não cumpridas,temos um primeiro ministro reconhecido pelos portugueses com bom a mentir!
GostarGostar
É engraçado ver o pânico da maioria dos comentadores que foge às questões mais delicadas. Qual a percentagem de eleitores que se manifestou favoravelmente à saída do Euro (CDU+MPT+MRPP+PNR+MAS+POUS+PDA…)? Qual o peso da votação fora do arco da governação que é como quem diz, “estou farto destes gajos”?
GostarGostar
Para mim a melhor interpretação da noite foi da Catarina do bloco, que concluiu que os votos perdidos foram por causa das pessoas que emigraram, e que opinião dela seriam todas eleitores do BE.
De vez em quando é bom ver que alguma coisa de positivo saiu desta crise horrenda.
GostarGostar
Antes de mais é altura de pararem com essa patacoada do “populismo”.
Façam o favor de ver o que deu o inquérito sobre isso, no próprio DN.
Sobre o mesmo jornal nada a dizer.
É igual todos os dias.
Têm uma agenda.
É a Agenda Fernanda Câncio.
GostarGostar
Não é Marinho e Pinto é Marinho Pinto. Faz lembrar quando alguns diziam Cavaco e Silva…
Deve ser uma espécie de promoção. Cuidado que o homem é socialista e enraivecido perde as estribeiras. Um justicialista colérico numa loja de cristais é um perigo…
GostarGostar
O júri ainda está reunido.
GostarGostar
Para a CNE (por favor colocar-se em pé e em sentido) o candidato eleito foi o António de Sousa Marinho e Pinto.
Longe de mim duvidar da CNE até porque não me apetece ir preso.
GostarGostar