Saltar para o conteúdo

Fantasias fiduciárias

5 Agosto, 2014

inflation--300x300A discussão sobre o “grau de liberalismo” das opções do governo no que diz respeito à banca estão inquinadas à partida pelo simples facto da existência de banco central.

Em última instância, o que são perdas em moedas fiduciárias? Nessa discussão, a facção bancarrotária do Partido Socialista vai bem à frente na sua interpretação selectivamente hiper-keynesiana: por isso querem quantidade de notas em detrimento de valor (meramente fiduciário) para as existentes.

No mundo real há perdas. Mas quem disse que accionistas de bancos vivem no mundo real?

8 comentários leave one →
  1. Paco Nassa's avatar
    Paco Nassa permalink
    5 Agosto, 2014 17:20

    “So BES’s declared loss of E3.7 bn may not be the end of the matter. Potential losses could be as high as E10bn, though personally I think they are likely to be around E6bn.”

    http://www.pieria.co.uk/articles/how_to_rip_off_a_bank_esprito_santo_style

    LOL!
    (ladies and gentleman…..let the show begin! 😎

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      5 Agosto, 2014 17:27

      Deviam abrir apostas no Bwin para determinar o valor exacto (até uma décima de milhar de milhão).

      Gostar

      • Paco Nassa's avatar
        Paco Nassa permalink
        5 Agosto, 2014 17:36

        O Vítor anda muito optimista.
        Acha que o “buraco” vai ficar por aqui?!
        Eu (e mais malta urbi et orbi) acha que não.
        Se for maior…..o que fazer?! é que…….. não sei se reparou, estamos “on the edge”. Portugal simplesmente não tem meios para cobrir um “buraco” maior. De onde virá o dinheiro no caso de o “buraco” aumentar?

        Vai ser linda a festa.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        5 Agosto, 2014 17:38

        Estou extremamente optimista no meu pessimismo. Mais cedo ou mais tarde lá teremos que aceitar o destino. Um dia de cada vez.

        Gostar

  2. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2014 17:25

    Hoje, surgiram duas criaturas do regime a perorar e a armarem-se em moralistas sobre o caso GES/BES : Alberto JJardim num habitual e já caricato palavreado anti-regime do “contenente” devia estar caladinho depois do despesismo, abusos e contas muito mal justificadas nas suas ilhas ; PPortas (podia ter tentado passar pelos pingos da chuva quanto ao BES…) não deixou de aproveitar esta oportunidade partidária(!) e repetiu à sua maneira, com pose de estadista o que o PM e MLAlbuquerque opinaram, garantiram e decidiram.

    Gostar

  3. Paco Nassa's avatar
    Paco Nassa permalink
    5 Agosto, 2014 17:32

    E a percepção externa melhora ainda mais:

    “So BES’s declared loss of E3.7 bn may not be the end of the matter. Potential losses could be as high as E10bn, though personally I think they are likely to be around E6bn.”

    .-) LOL

    “Fear of bank failure is now deeply entrenched. We have not fixed “too big to fail”. On the contrary, we are more terrified than ever of the consequences of bank failure. BES will not be allowed to fail: it will be bailed out by the Portuguese sovereign, and the people of Portugal will suffer yet more austerity to pay for it. And the criminals who caused this disaster will walk away with the proceeds. It’s an outrage.”

    Daqui:
    http://www.pieria.co.uk/articles/how_to_rip_off_a_bank_esprito_santo_style

    Interessante também aqui:
    http://www.telegraph.co.uk/finance/financialcrisis/11011920/Europes-tough-new-regime-for-banks-fails-first-test-in-Portugal.html

    ahahahah

    Vai ser lindo, vai…..

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      5 Agosto, 2014 18:19

      O BPN não lhe chegou, para estar tão desejoso de pagar o BES também? Mais valia ter gasto o seu dinheiro numas acções do BES ou da RioForte ou da ESFG. Afinal havia tanto por onde o espalhar.
      Se voltarmos a 2007 e 2008 somos capazes de encontrar os escritos de muitos dos que andam lá fora a falar do BES, às vezes sem saber de que é que estão a falar, tecendo os maiores encómios a génios da finança como o Maddoff, ou dizendo que o Lehman’s era o banco mais sólido do mundo.
      No que me toca na minha condição de contribuinte, o meu maior desejo é que isto corra o melhor possivel. Já tou um bocado farto de pagar os desmandos das cáfilas de ladrões que por aí andam e ainda não vi nenhum apanhar pena de prisão. Portanto…

      Gostar

  4. Nelson Mendes's avatar
    5 Agosto, 2014 18:51

    Tenho sentimentos ambivalentes em relação a isto.
    Por um lado, a minha vontade era que o BES deveria simplesmente falir, sem meterem mais do nosso dinheiro lá.
    Por outro sei que se falir o segundo resgate é imediato.

    Como ordoliberal, acho este Governo um liberal de polichinelo. Visto que o grau de intervenção do Estado na economia e o pesadelo orwelliano está a chegar até nós por via fiscal…

    Naturalmente, no meio da nossa chinfrineira poucos fazem as perguntas mais incómodas dos quais o Blasfémias é uma honrosa excepção.

    1-Há quanto tempo é que se sabia da situação do BES no Banco de Portugal e se tentou empurrar com a barriga para a frente num “hope for the best” irrealista?

    2-Se o Novo Banco não pagar a tempo e horas, como é que é?
    A mim vão-me cobrar mais impostos de certeza.

    3- Como é que me querem fazer crer que algo vai acontecer em termos da penalização das ilegalidades (como desviar dinheiro de contas de pessoas para tapar o buraco sm autorização destas) se BPP e BPN estão em águas-de-bacalhau e não sendo ingénuo estes processos não vão dar em nada…

    Abraço

    Gostar

Indigne-se aqui.