Saltar para o conteúdo

alguém será capaz de nos explicar o que se passou nos últimos dois anos?

6 Agosto, 2014
by

Há pouco mais de dois anos, o BES rejeitou o auxílio do fundo de capitalização da banca, que, entre outros aspectos, determinaria a nomeação de administradores externos ao núcleo central accionista que mandava no banco. Na altura, esta decisão foi interpretada como um sinal muito positivo sobre a saúde financeira do banco, o que levou a opinião pública a exaltar a excelência da sua gestão, corporizada no seu presidente Ricardo Salgado, também conhecido pelo DDT (Dono Disto Tudo). Essa foi a mensagem que passou para o mercado, sem qualquer retoque ou comentário das autoridades fiscalizadoras. As acções do BES valorizavam-se, o banco, em contraciclo com todos os demais concorrentes, obteve ganhos em bolsa muito justamente considerados “surpreendentes” e dispunha, também ao contrário dos demais bancos nacionais, de resultados financeiros muito confortáveis. Estes números poderiam ter sido certamente verificados pelas contas do banco e, em caso de causarem alguma reserva, ter sido alvo de auditorias que os analisassem melhor.

Ao fim de pouco mais de dois anos sobre essa emblemática rejeição de auxílio do estado, o BES apresenta um gigantesco buraco de vários mil milhões de euros (os números conhecidos só podem, por enquanto, pecar por defeito), de tal modo que o regulador foi obrigado a determinar o seu fim e a criação de uma outra entidade que ficará sob a sua gestão, o mesmo é dizer, teve de o nacionalizar. Por ora, a intenção é a de nacionalizar somente os activos saudáveis e deixar aos accionistas os prejuízos. Veremos se estes se conformam com a estratégia, ou se irão pedir responsabilidades a quem tinha de verificar a saúde do banco e transmitir ao mercado o diagnóstico real em que ele se encontrava. Quanto a Ricardo Salgado, o mago da gestão do BES, foi há dias transportado por um carro celular a um juíz de instrução criminal, donde só se livrou da prisão preventida por se ter disposto a pagar a mais elevada caução judicial da história da  justiça portuguesa. Alguém será capaz de explicar o que aconteceu no BES nestes últimos dois anos?

31 comentários leave one →
  1. Churchill's avatar
    6 Agosto, 2014 11:59

    O BES não usou o fundo de capitalização da banca (caro) porque fez aumentos de capital e conseguiu financiamento mais barato.
    Quais administradores é que foram para o BCP e para o BPI? A inspecção da Troika foi similar no BES e nos outros.
    O valor em bolsa não teve nada esse comportamento.

    A detenção publica e com avisos para toda a comunicação social ajudar a linchar o Salgado foi no âmbito de um processo distinto da gestão do banco.

    Quer que lhe explique precisamente o quê? Os factos que inventou para sustentar uma tese?

    Gostar

    • António Parente's avatar
      6 Agosto, 2014 12:18

      “Quais administradores é que foram para o BCP e para o BPI?”

      “O Estado procedeu à nomeação como seus representantes nos órgãos sociais do Banco, do senhor Dr. Bernardo Sottomayor como primeiro administrador não-executivo, e do senhor Professor José Rodrigues Jesus como segundo administrador não-executivo, integrando, este último, igualmente a Comissão de Auditoria” (comunicado do BCP à CMVM)

      “O Banco BPI, S.A. informa, nos termos e para os efeitos do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, que por Despacho n.º 9133/2014 da Exma. Sra. Ministra de Estado e das Finanças de 9 de Julho, publicado na 2ª série do Diário da República n.º 135 de 16 de Julho, tendo cessado o período de investimento público no Banco BPI, S.A. ao abrigo da Lei n.º 63-A/2008, de 24 de Novembro, o Dr. Miguel Silva Artiaga Barbosa foi exonerado das funções de representante do Estado no Conselho Fiscal do Banco BPI, S.A.
      O referido despacho produz efeitos em 25 de Junho de 2014.”

      Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        6 Agosto, 2014 12:36

        Não executivo!
        Esses vão lá uma vez por mês e não decidem nem sabem nada.

        Gostar

    • politologo's avatar
      politologo permalink
      6 Agosto, 2014 14:45

      É lugar comum que o BES não quis o dinheiro da troika .
      O BES também se queixou da austeridade elevada . As crises nacional e internacional provocaram o caos no grupo com o maior leque de investimentos . Esta é a prova de que não vale a pena investir em Portugal . Assim o Desemprego apenas é resolvido com a emigração e a velhice e as “novas oportunidades” escolares para idosos desempregados .Perante o facilmente entendível caos financeiro do grupo , este Grupo BES (empresas privadas com interesse publico) pediu ajuda ao asno do PPC que está de molho na praia da Manta Rota a gerir esta crise , o qual(PPC ?) lhe disse que NÃO (a conselho dos conselheiros do Goldman Sachs ?) . Com a justificação de não sacrificar o dinheiro dos contribuintes o que aliás irá acontecer !!! Esperem para ver … Quanto nos custou o silencio de Cavaco perante as asneiras de Sócrates ? E quanto nos irá custar este desastroso NÃO de Pedro Passos Coelho inquinado com “mixomatose” ….Para já uns largos milhares de prejudicados e ainda as contas estão por fazer … E ainda muita agua vai correr debaixo da ponte . Entretanto andam na caça às bruxas
      E a propaganda politica atingiu níveis nunca vistos ||| E reparo que não vejo neste pretenso banco dos réus , nem o Banco de Portugal )incluído o troca tintas do Governador…) , a CMVM (incluído o economista Tavares…) , Os Revisores Oficiais de Contas , Os Técnicos Oficiais de Contas , os Auditores externos e internos .,E ainda a nossa incompetente Comunicação Social ….
      Apenas a santa ignorância do Tuga e o bode expiatório do santo espirito …
      P.S.
      Existiam soluções sem estes avultados e incalculáveis prejuízos e sem sacrifício dos contribuintes . Apenas existiu e existe a incompetência de PPC .

      Gostar

      • Churchill's avatar
        6 Agosto, 2014 15:14

        Concordo em absoluto

        Gostar

      • politologo's avatar
        politologo permalink
        6 Agosto, 2014 17:07

        E está provado que o abutre financeiro da Goldman Sachs (como sempre) se encontra nesta embrulhada !!! E insuspeitas instituições e reputados financeiros são unânimes que
        vai sobrar para o contribuinte . O Governo (como sempre) está a mentir – E o pateta do Seguro ainda não vislumbrou que vai sobrar também para o PS .
        P.S.
        Legislação em vigor atabalhoadamente .aplicada : : Lei nº 58/2011

        Gostar

      • politologo's avatar
        politologo permalink
        6 Agosto, 2014 19:29

        Carissimo , ainda lhe acrescento que salvo melhor entendimento , esta loucura de PPC e seus comparsas , feita com base em recente e virgem decreto (Dec-Lei nº 31-A/2012) legislado com a autorização da Lei 5872011 , está inquinada por violar o artigo 165º , e em particular o seu nº2 ,
        da Constituição da Republica(?) Portuguesa .
        P,S,
        Não tenho nenhum mandato nem os conheço . Mas considero nojento (comunicação social incluida…) a utilização generalizada ,, abusiva e difamatória do termo “Família” .
        É este o Portugal de hoje . (onde os investidores já começaram em debandada…)

        Gostar

      • politologo's avatar
        politologo permalink
        7 Agosto, 2014 22:23

        Convém ainda referir o Decreto-Lei nº 114-A/2014 de 1 de Agosto , produzido(PPC) , promulgado(PR) e publicado(DR) , tudo feito em dois dias com entrada imediata em vigor …

        Gostar

  2. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Agosto, 2014 12:18

    Já ouviu falar no “Assalto ao Combóio-Correio”? foi uma coisa parecida, só que o roubo foi muito maior, e não foi necessário utilizar armas de fogo. Foi tudo com conversa…

    Gostar

  3. LR's avatar
    6 Agosto, 2014 12:19

    O que aconteceu ao BES Rui? O mesmo que ao País, deixaram de ter quem lhes empreste. Lembra-te que foi um grupo (re)constituído muito com base na alavancagem.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      6 Agosto, 2014 12:37

      Pois
      Mas a sra. Procuradora e os dignos antecessores ainda não conseguiram encontrar nada para ir deter os responsáveis a casa para averiguações!

      Gostar

  4. manel z's avatar
    manel z permalink
    6 Agosto, 2014 13:25

    Rui,

    «As acções do BES valorizavam-se, o banco, em contraciclo com todos os demais concorrentes, obteve ganhos em bolsa muito justamente considerados “surpreendentes” e dispunha, também ao contrário dos demais bancos nacionais, de resultados financeiros muito confortáveis.»

    Isto não é de todo verdade. Ver os seguintes endereços:

    https://europeanequities.nyx.com/en/products/equities/PTBES0AM0007-XLIS/quotes

    https://europeanequities.nyx.com/en/products/equities/PTBPI0AM0004-XLIS/quotes

    https://europeanequities.nyx.com/en/products/equities/PTBCP0AM0007-XLIS/quotes

    Escolher o período temporal de 5 anos e comparar. Onde está a valorização em contraciclo?

    Gostar

  5. LTR's avatar
    LTR permalink
    6 Agosto, 2014 14:23

    O BES faz lembrar aquela notícia que está no CM sobre a cadela que amamenta os leitões, só que já não é notícia. Por que será que todos os silêncios legais e mediáticos sobre os DDT e “amigos” andaram a par da lei do enriquecimento esquecida na gaveta? Os candidatos às primárias vão falar deste tipo de tema, não vão?

    Gostar

  6. manuel's avatar
    manuel permalink
    6 Agosto, 2014 14:25

    RUI : Os bancos são todos parecidos no seu funcionamento e criam moeda a partir dos seus empréstimos. O BES era uma espécie de vaca leiteira, emprestava aos clubes de futebol e a outras grandes empresas da nossa terra ,completamente falidas ,acresce que, Angola deu uma ajuda. Já tinha lido num jornal estrangeiro ,agora confirmei no balanço do novo banco (5 de Agosto) o administrador mandou para o lixo 16000 milhões do ativo ,isto é o valor de um resgate ou pelo menos uma linha cautelar. Não é por acaso que o Sr. Junker disse que a Grécia estava bem e que a nossa situação era frágil. Lamento que a direita não tenha melhor para nos governar.

    Gostar

  7. LTR's avatar
    LTR permalink
    6 Agosto, 2014 14:35

    O que se passou no BES foi exactamente aquilo que se está HOJE MESMO a passar na PT: ninguém está a ver nada. Daqui a uns tempos a malta acorda.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Agosto, 2014 15:29

      A bolsa está a levar um tombo e os investidores todos a fugir. Eu ,concordo com a solução do governador mas ,estou a ver que ele vai ser o “boi piranha” e ainda vai ter de se explicar ao DDT. O PR está no país?

      Gostar

      • LTR's avatar
        LTR permalink
        6 Agosto, 2014 19:06

        O PR só serve para desconversar, complicar, distrair e dar mais tempo de antena ao MRPP.

        Gostar

  8. politologo's avatar
    politologo permalink
    6 Agosto, 2014 14:40

    PROPAGANDA POLITICA

    Continuam com a vergonhosa Propaganda Politica feita com as falaciosas estatísticas do Desemprego Este Desemprego apenas se resolve com Investimento . Portugal é um País credível para o Investimento ? É óbvio que NÃO .
    Vejam o caso recente do BES que tinha o maior leque de investimentos feito em Portugal … A crise …
    O BES pediu ajuda e incompetentemente não lha deram , não obstante existirem soluções sem sacrifício dos contribuintes .
    Deixá-lo cair de podre . E logo surgem os abutres financeiros v.g. Goldman Sachs e similares …
    Entretanto os acionistas são discriminados e prejudicados com duvidosa legalidade .
    Um embrulhada em que o Governo se meteu e que vai sobrar para o PS …
    O Governo varreu para debaixo do tapete .
    Transferiu o problema do BES para todo o Sistema Financeiro !… A final para o País … logo se verá …
    E o “Banco Novo” tal como o BPN será vendido por um “tostão” …
    Entretanto milhares de prejudicados com duvidosa legalidade … e os investimentos são lançados às urticas com aumento do desemprego …
    E ainda a procissão vai no adro .

    Gostar

  9. JPT's avatar
    JPT permalink
    6 Agosto, 2014 15:00

    Lendo os posts acima ficamos, finalmente, a saber o que é que o Sócrates faz aos dias de semana!

    Gostar

  10. Bocas's avatar
    numiloses permalink
    6 Agosto, 2014 15:09

    A esquerda, os socráticos e os acionistas do bes estão com uma dificuldade enorme em gerir esta solução. O bes investia no pais? Onde? No tecido produtivo não , só se referem a lavagem de dinheiro e pagamento de favores. 3 dias depois ainda não vi nenhuma empresa a sério a queixar se da falta do bes no sistema bancário.

    Se fosse a notícia a distribuição de lucros, estava aí a esquerda a criticar , as usual, e os acionistas a dizerem que o mercado funciona.

    O Messias não diz nada? Talvez porque seja um plano a curto prazo e ele só vê além da neblina.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      6 Agosto, 2014 15:20

      Se juntar o tico e o teco pergunte-lhes qual é o banco nacional com maior financiamento das PME?

      Agora juntar accionistas a socráticos e à tonta do BE não lembraria ao pai Natal.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        6 Agosto, 2014 15:36

        Eu compreendo a sua situação mas olhe que o banco estava muito mal ; o Vitor Bento limpou o ativo de 20% , o governo é uma extensão de Bruxelas e eles mandaram o governador executar o plano de resgate e tivemos sorte, pois o corte podia ir aos depósitos acima de 100000,fica o aviso. Foi assim em Chipre e o próximo resgate a bancos em Portugal vai ser qualquer coisa do género, não improvável de voltar a acontecer.

        Gostar

      • Bocas's avatar
        numiloses permalink
        6 Agosto, 2014 15:53

        Por ter junto o tico e o teco e nunca ter dado ouvidos aos financial advisors da gravata verde , posso estar de ferias descansado. E meter mais dinheiro não e financiar o tecido produtivo.

        As vozes críticas que vejo na blogoesfera movem se todas por razões que a razão não reconhece. Tanto perito a criticar como o Messias.

        Gostar

      • Nuno's avatar
        Nuno permalink
        6 Agosto, 2014 16:11

        A resposta é fácil: o Novo Banco.
        Vamos ver se não é isso que o leva também à falencia.

        Gostar

  11. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Agosto, 2014 16:24

    Talvez o António Costa possa, o paladino da anti-austeridade que hoje coitado, recebeu más notícias do seu principal mentor, Matteo Renzi. Ora leiam, se tiverem pachorra:

    http://economico.sapo.pt/noticias/italia-volta-a-cair-em-recessao_199197.html

    O Tozé apanhou a 2ª maior desilusão da sua vida com o Hollande; o Costa, a 1ª maior desilusão da vida do Tozé, mais sofisticado, afinal Renzi é florentino, arranjou, salvo seja, um italiano que prometeu meter a Mme Merkell na ordem. Afinal parece que vai ter de implementar medidas de austeridade no valor de 16000 milhões até ao final do corrente ano, porque a Itália com as medidas milagrosas do governo socialista de Renzi entrou em recessão, sempre a bater o pé à malvada Alemanha.
    Uma desilusão, os amigos socialistas europeus.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Agosto, 2014 18:15

      Concordo ,não gostei nem da posição do Seguro nem do Costa. O Seguro fala ao lado e o Costa faz campanha , eu também lamento pelos pequenos acionistas mas ,lamúrias não resolvem nada.

      Gostar

  12. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    6 Agosto, 2014 18:40

    Tudo isto é muito esquisito… Já começo a acreditar em bruxas…

    Gostar

  13. Nelson Mendes's avatar
    6 Agosto, 2014 18:54

    Há um limite para a saturação.
    Em resumo tres factores:
    1.º Os pagamentos por serviços e negócios mal-explicados emq ue o BES e o GES se envolveram. Submarinos, Caso dos Sobreiros, Face Oculta, com saida de capital não se sabe para onde.,
    2.º Os erros de gestão de Salgado (que só uma comunicação social louvaminheira e preguiçosa não quis ver) pagam-se caro.
    3.º O BES ser levado ao colo pelo regulador e pelos amigos do meio politico.

    PS: Investiguem-se as queixas contra as práticas comerciais leoninas do BES sucessivamente arquivadas pelo Banco de Portugal e Ministério Público…

    Gostar

    • Churchill's avatar
      6 Agosto, 2014 19:43

      O BES e o GES fizeram negócios.
      Intermediaram a compra de submarinos entre o governo português e uma empresa alemã.
      cortaram 500 sobreiros velhos e plantaram 3000 novos
      E provavelmente muitos outros negócios.
      E?

      Erros de gestão.
      Sendo o banco mais exposto às PME ficou com imenso mal-parado. A esse respeito lembro-me de ainda há pouco tempo o PCP, o BE e outros estarem a criticar os bancos por não financiarem a economia. Curiosamente são os mesmos que agora criticam os empréstimos mal feitos.

      Colo do regulador
      Agradeço provas disso.

      Praticas comerciais leoninas foi mais para os lados do BPP, e BPN, que ofereciam taxas acima dos outros. O BES até teve bastantes criticas por ser o que mais taxava alguns serviços.
      Teria uma agressividade maior nos clientes private, mas os directores e gestores estão a ser rapidamente contratados pela concorrência. Adivinhe lá para quê!

      Em suma, o banco teve uma actividade bancaria.

      Gostar

      • Nelson Mendes's avatar
        7 Agosto, 2014 00:39

        Os 30 milhões em cash pagos pelo BESI que ninguém sabe para onde foram…
        Intermediaram e não só.
        Aliás por negócios do BES e GES é curioso que o Senhor Advogado Capitão de Abril e Maçon DR. Godinho Matos que defendeu e defende o presidente da empresa alemã a Ferrostaal foingola empossado de seguida administrador do GES.
        Se tivéssemos tribunais em condições havia gente presa pela forma como os submarinos foram comprados, como estão na Grécia.

        Sobre os sobreiros, além desses números estarem incorrectos, mais uma razão de que pelos valores que foram compraas as herdades e os terrenos para não haver buraco no grupo.

        PME´s????,Churchill espero que esteja a ser muito bem pago para este trabalhinho nas redes sociais.
        Preocupa-se que alguém acredite mesmo nisso.
        O buraco do BES foi primariamente para financiar coisas mal explicadas do GES e para enviar para Angola, o mal parado comercial do banco não foi o que causou a hecatombe.

        Além do colo de um trânsfuga fiscal como Ricardo Salgado se mantido na direcção executiva até ao fim, para limpar o rasto e pudesse “limpar” o mais possivel, a ausência de regulação comportamental.

        Provas? Giro alguém que se esconde atrás de um pseudónimo a pedir provas se quiser encontramos-nos um dia destes.

        Pode ter toda a materialidade que quiser, no final o banco de Portugal discricionáriamente arquiva e se quiser vai acabar de se arruinar nos tribunais.

        Tenho em meu nome uma queixa à qual o Banco de Portugal não deu seguimento sem explicações “Churchill”. Pela forma como o gestor da conta tomou iniciativas contra ou sem minha autorização.

        Conheço vários casos em que as perdas minimas para cada uma das pessoas foram de mais de 50000″ peaners” mas muito dinheiro para alguns.

        Executar operações contrárias a instruções contidas em emails do cliente para mim não é actividade bancária.

        Algumas dessas pessoas terão muito valor com certeza, outros são aldrabanotes, que foram, estão e continuarão a ser protegidos pelo regulador.

        Gostar

  14. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    7 Agosto, 2014 10:56

    Para tentar entender e ao que parece ser que este era um banco cheio de activos tóxicos que em vez de hipotecas sub-primes, tinha tóxicos-empresariais (que para que a necessidade de mais produtos tóxicos amaricanos) se ja havía aqui suficientes para derrubar um banco e que se agravou com a crise de 2008.
    Mais a teoria economico-práctica neoliberal vigente nao nos diz (até-uma-nova-demostraçao-ao-contrario) que nestes casos seria muito melhor haver-o deixado cair ?.
    Estou a pensar na aplicaçao praticada feita ao Lehmann Brothers, of course…

    Gostar

Indigne-se aqui.