Contribuintes, sempre generosos….
O Comité Central da UE decidiu e o camarada Comissário dos Agricultores já anunciou que tudo fará para evitar que o malvado mercado de produtos agricolas funcione. Meio em pânico, com receio que o fim da exportação para a Russia levasse os preços no mercado europeu a alguma descida, anunciou que os contribuintes europeus irão torrar 125 milhões de euros para evitar que a oferta de produtos vegetais aumente e consequentemente o seu preço desça. Irá usar esses milhões para adquirir a produção, retirando-a do mercado e fazendo a sua distribuição gratuita por entidades sociais; irá pagar os produtos que os agricutores livremente resolvam nem sequer colher, bem como pagará o preço dos produtos aos agricultores que os colham antes do tempo e como tal sejam inutilizados e deitados ao lixo.
A UE paga, não vá algum agricultor ficar com os tomates ou melões na mão. Nem sequer se permite que se vendam tais produtos no mercado interno. É que isso podia «fazer descer os preços». Ui, e isso a soviética UE não deixa, os agricultores não podem ter os rendimentos diminuidos, coitadinhos. Para isso existem os contribuintes que pagam todos os subsídios que sejam necessários e ainda pagam os produtos mais caros. Afinal, é para isso que existe a UE, não é?

Esta PAC ainda vai ser o fim da UE…
Somos governados ao mais alto nível por inaptos e corruptos, “expulsos” para Bruxelas pelas forças partidárias dos seus países, que apenas tratam de se governar e pouco ou nada sabem sobre como governar os outros.
A única diferença em relação a Portugal é que os fundos, até ver, são praticamente ilimitados.
GostarGostar
Subsídios? E os media portugueses sempre a falarem da deriva ultra-liberal da UE!
E já agora, mas então não eram os russos que iam ficar cheios de medo das sanções económicas da UE?
GostarGostar
Não Abre-latas, não eram, eles têm medo e muito, das sanções financeiras americanas.
GostarGostar
“sanções financeiras americanas”.
Tudo bem – mas, como dizi o outro, o dólar já não é verde, é amarelo…
E , concomitantemente,quem está na Casa Branca já não é wasp…
E o respeitinho,i.e., o medo, também já não é o mesmo…
GostarGostar
Parece-me que o mercado agrícola não funciona (entre outras muitas razões causadas pela PAC e demais) porque a geopolítica se meteu pelo meio. Se a Europa decreta embargo dos produtos russos e estes ripostam, creio que não há mais liberdade de oferta e procura. Parece-me que, neste caso, meteu-se um factor estranho à economia e, claro, alguém tem que pagar as decisões dos políticos.
GostarGostar
Percebo o argumento do Gabriel, mas como a Carmen também não vejo como enquadrar isto numa questão de mercado.
Se os negócios estavam efetuados e foram interrompidos única e exclusivamente por razões políticas, então quem tomou a decisão deve ter um mecanismo de compensação.
Percebo melhor isso que a PAC.
O raciocinio é o mesmo para os investidores do BES. Não foi por razões de mercado que ficaram a arder, mas sim por decisões politicas.
Aplicar principios liberais a uma economia tão politicamente condicionada como estas não faz muito sentido. Ou temos liberalismo ou não!
GostarGostar
A PAC é por definição um sistema para manter os preços da agricultura mais altos do que se existisse mercado livre.
Logo isto é a PAC a funcionar.
GostarGostar
Penso que a inclusão do repolho branco nesta medida se deve ao bom trabalho do Marinho & Pinto.
Não tenho a certeza disso, mas espero uma sua declaração à “Você na TVI”.
GostarGostar
Gosto cada vez mais deste dito liberalismo paternalista da Europa. Lembremo-nos que 25 % do valor dos subsídios da PAC são absorvidos por agricultores Franceses, sim, esses que frequentemente paralisam a França quando os políticos não os subsidiam com dinheiro angariado nesse proletários causticados chamados contribuintes.
Para quem acha que essa coisa dos fundos estruturais serve para ajudar as regiões ultra-periféricas a modernizar-se e a desenvolver-se, para quem acha que esses fundos ditos de coesão servem para unir e não para separar, para esses, só tenho uma coisa a dizer: acordem.
O que se passa é evidente. A esses fundos vem para colonizar os países menos competitivos, destroçar a estrutura produtiva e a seguir inundá-los de produtos pelos mais fortes fabricados.
Não tenho nada contra isso,afinal é o darwinismo social a funcionar. É a hipocrisia que mais me melindra.
http://pensamentoliberalelibertario.blogspot.pt/
GostarGostar
Mais um artigo de opinião e virado contra a Lavoura e as suas organizações, o tradicional ódio já que de inveja não se trata com certeza. ___ Se os agricultores têm prejuízos decorrentes de um boicote que a Rússia faz aos seus produtos SÓ pelo facto de estarem no espaço geográfico da UE, por que razão é que a UE não os há-de ressarcir?
GostarGostar