a lista e as listas
8 Outubro, 2014
Não deixa de ser interessante constatar que os exaltados antagonistas da disponibilização pública de listas de pedófilos condenados e com pena cumprida, entre eles o excelso humanitarista Jorge Sampaio, não tenham esboçado um esgar de protesto contra a publicação das listas de devedores ao fisco, há anos aprovadas e em vigor entre nós. Ora, bem ponderados os valores em causa, quer os afectados, quer os a proteger, parece não haver dúvidas sobre qual das duas listas poderá ser mais útil. Isto se, obviamente, não considerarmos que molestar os cofres do estado é mais grave do que molestar uma criança. Mas há, certamente, opiniões para tudo.

São os senhores dos dois pesos e duas medidas.
Com estes exemplos e atitudes de antigos Presidentes da República, o que podemos esperar do País?
GostarGostar
Há listas públicas de devedores ao fisco e de devedores à empresas de telecomunicações. Nunca vi ninguém indignado por estes factos.
Agora com a pedofilia não se brinca, coitados dos condenados, pobrezinhos devem ser protegidos, até porque a taxa de reincidência é tão baixa…
Mais a sério isto é uma vergonha há quem ache que a fisco e a protecção das empresas de telecomunicações é mais importante que as crianças, ai ai esta gente está-se a preparar para vir para o poder de novo.
GostarGostar
Caro Rui A.,
Existe uma grande diferença: os devedores ao fisco, que eu saiba, não correm riscos à sua integridade física e mesmo a censura social é muito aligeirada. O problema não está nas listas (os julgamentos, aliás, são públicos) mas no efeito das mesmas.
GostarGostar
Depois de terem cumprido pena, mais de 90% dos pedófilos tornam a fazer o mesmo. Aparentemente isto não incomoda os defensores dos direitos dos pedófilos, que se estão nas tintas para os direitos das crianças indefesas às mãos dos psicopatas abusadores.
Neste como noutros casos, apetece-me citar um velho ditado: “tão ladrão é o que entra na horta, como o que fica à porta”!
GostarGostar
Não é uma lista de pedófilos que vai impedir a reincidência
GostarGostar
Caro Carlos Duarte…
Se soubesse que o seu vizinho do lado constava da lista pedofila, deixava os seus filhos /netos ( se os tiver) frequentarem a casa dele? É uma questão de precaução!
GostarGostar
Além disso os devedores ao fisco são supostamente devedores. Nunca foram julgados quando integram a lista. A integridade física pode-se medir de diversas maneiras e já houve gente, muita gente, integrada nessas listas que não devia absolutamente nada ao fisco ( resolvida por reclamação ou julgamento) cujos danos morais e patrimoniais/financeiros foram e são extensos e que a nada tem direito.
GostarGostar
Canalhas, simplesmente canalhas.
GostarGostar
Enfim, esquerdices…
GostarGostar
Os devedores ao fisco deviam todos ser cheios de alcatrao e penas.. e por causa deles que eu pago mais impostos.. o povo é que é sereno..
Os pedofilos, quando comprovado a sua culpa sem margem para duvida, deviam ser castrados. E quem nao concorda com isto nao é pai de miudos ( ou é pai de pedofilo, mas ate estes devem concordar).
Vivemos numa sociedade de brandos costumes, onde a culpa é sempre da sociedade e do que ela gera, nunca do individuo..
GostarGostar
Para o 1ª paragrafo, meu amigo não acredite que se todos pagarem impostos você pagará menos , (p.e. essa historia foi contada com Paulo Macedo) o estado é insaciável.
GostarGostar
Sem dúvida. Bem aventurados sejam os que se riem a bandeiras despregadas nas ventas do monstro do (con)fisco…
GostarGostar
Outras listas:
«Zeinal Bava chegou à PT sem ligações políticas, mas também neste ponto soube construir uma teia que lhe granjeou apoios no Governo e na oposição. Deu emprego aos filhos de António Guterres, Teixeira dos Santos, Marcelo Rebelo de Sousa e Esteves de Carvalho. O filho de Jorge Sampaio também esteve no grupo, na área internacional. » (Visão em 2008)
Certamente que a justiça que julga os pequenos ladrões de shampoo estará muito atenta ao que acabou de ser dito por Gomes Ferreira (um não anónimo) no telejornal das 13h da SIC sobre o dinheiro da PT, a demissão de 2008 e a relação desta com a canalização desse dinheiro, com a SIC e com a TVI, porque o que acabou de passar cheira mal.
Quem tinha uma boa pergunta para estes senhores todos era o branquinho.
GostarGostar
Caro Rui,
Uma lista é algo muito pouco republicana pois impede-se submeter o assunto ao escrutínio e decidir quem são os pedófilos bons e os maus.
GostarGostar
Se o meu vizinho do lado, constasse da lista de devedores ao fisco, dava-lhe os parabéns!
Se constasse da pedofilia-list , dava-lhe uma cacetada! Tão só.
GostarGostar
O Palácio do Conde Castro Guimarães deu origem a um museu.
O 80º aniversário foi enternecedor.
GostarGostar
Continuam nas listas de devedores, depois de pagas as dívidas?
GostarGostar
Bom, então como a edição da lista dos devedores tem por finalidade que eles paguem as dívidas e a dos pedófilos que eles não voltem a praticar os actos que os levaram até lá, estão bem as duas listas, uma para a outra, certo? Ou, em alternativa, listas de pedófilos acusados pelo MP, até ao cumprimento integral das penas a que a justiça os venha a condenar, parece-lhe melhor?
GostarGostar
Rui, não se confunda, que grande trapalhada que faz. Ou então, está a fazer jogos de palavras. Uma pessoa sai da lista de devedores, depois de paga a dívida. No caso dos pedófilos, continua na lista, mesmo depois de cumprida a pena. Na comparação que faz, é como se as pessoas continuassem numa lista mesmo após o pagamento da divida, porque seriam devedores compulsivos.
GostarGostar
òh… por favor. Haja juizinho na cabecinha, sim.
“:OP
GostarGostar
Os devedores, tramam-se se não pagarem.
Os pedófilos nao podem tramar-se mais do que já se tramaram para estarem nas listas.
Como é óbvio, saber-se quem está na lista não serve rigorosamente para nada porque a lei não é feita pelas pessoas.
GostarGostar
Quem se tramou com os pedófilos foram as vítimas. O pedófilo nunca se trama, quando muito paga à sociedade uma pena e não podendo ela ser definitiva deve pelo menos permitir a defesa dos inocentes para que não sejam tramados como as anteriores
GostarGostar
Sim. Para o caso é igual. Se há lista é porque já foi castigado pela justiça.
Se é preciso prevenir que, apesar disso, não importunem mais, então que lhes proíbam trabalhos com crianças.
O resto é nada. Ninguém vai poder fazer nada de diferente do que faria se soubesse por ouvir dizer que fulano é pedófilo sem nunca ter sido apanhado.
Isto é descartar para a cusquice de bairro.
GostarGostar
Por exemplo, o Pedroso ficou proibido de se aproximar de crianças?
Nem faz parte das listas…
GostarGostar
Por outro lado, na Alemanha e na Áustria até já têm direito a apagar a pena do cadastro.
Como por cá se copia tudo de lá, não me admirava nada que se criasse este paradoxo.
Pedófilos condenados com direito a apagamento do crime. Outros por serem mais recentes, denunciados por bairro.
Denunciados nem sei para quê porque se é para não darem bonbons às criancinhas é igual.
Já nenhum homem normal se atreve a isso sem poder passar por pedófilo.
GostarGostar
Zazie, e de que lista deveria o Pedroso fazer parte? Quer explicar?
GostarGostar
Os pedófilos que não se tramaram não estão nas listas e só se saber por ouvir dizer. Coisa que também não adianta nem atrasa e é igual a estar na lista.
GostarGostar
Conclusão- isto cheira a uma forma de se descartarem de responsabilidades pela existência da pedófilos no activo. A menos que se pense que há pedófilos reformados
“:OP
GostarGostar
Mas há reformados pedófilos.
GostarGostar
E não há listas de reformados…
só coisas quemapoquetam
GostarGostar
Como eu digo o Tribunal Constitucional existe para dizer que normas constitucionais se podem violar e por quem.
GostarGostar