Protocolo de Manchester

Armando chega ao hospital com fraqueza, dores musculares, dores de cabeça, inflamação na garganta, eventualmente diarreia e vómitos. A enfermeira Florbela atende-o na triagem. Mede-lhe a temperatura, a tensão arterial, um trinta-e-três à garganta; pergunta-lhe o que sente, desde quando, se é diferente do que já sentiu antes, de onde veio… LIBÉRIA???? (a enfermeira Florbela é bastante redundante com a pontuação).
Armando é o próximo caso noticioso de possível ébola no Hospital de São João, que parece estar determinado em ter o primeiro caso da doença em Portugal, nem que para isso tenha que importar trabalhadores para as obras na Serra Leoa.
Os médicos sempre olharam de soslaio para o protocolo de Manchester e a sua triagem feita por enfermeiros. A enfermeira Florbela poderá estar contaminada com ébola. Confirma-se: a enfermeira Florbela está contaminada com ébola. Primeiro passo é matar o cão da enfermeira Florbela.
Bastonário da Ordem dos Médicos escreve artigo de opinião e aparece no Prós e Contras: o protocolo de Manchester e a triagem por enfermeiros é excelente.

«Bastonário da Ordem dos Médicos escreve artigo de opinião e aparece no Prós e Contras: o protocolo de Manchester e a triagem por enfermeiros é excelente.»
Claro que sim, ja´viu o que era o Sr. Dr. apanhar Ébola? C’horror! Deixe lá as enfermeirazecas exporem-se primeiro…
GostarGostar
Óbviamente que o primeiro caso de contaminação pelo èbola tem a ver com o desinvestimento nas horas extraordinárias dos médicos e dos enfermeiros…
Aliás, ainda me lembro dos enfermeiros fazerem 24 horas seguidas quando se podia acumular turnos de 8 horas e as horas eram pagas a peso de oiro. Era uma corrida do Santa Maria para a Praça de Espanha, para o IPO e para o Rego, que o Colega que ia ser substituído aguentava 20 minutos. Nessa altura não havia enfermeiros extenuados nem diminuição da qualidade do serviço prestado aos doentes. E quando ambos os dois do casal eram enfermeiros a casita pagava-se em 5 anos. Só agora que a mama acabou é que toda a gente ficou extenuada. E só agora é que se lembraram da qualidade de serviço prestada ao doente.
GostarGostar
Na mouche! Parabéns pelo comentário.
GostarGostar
Nessa altura também ninguém andava à caça ao funcionário público e não lhes baixavam os ordenados hora sim hora sim.
Também ninguém se importava com reclamações nem com satisfãções ou com erros que se cometessem. Era tudo gado.
depois mais tarde é que alguem se começou a preocupar com a má Dualidade do sns e desde 2001 que não há aumentos nem progressões para ninguém, muito menos para os enfermeiros, mas agora querem que eles, por 1000 euros por mês, se metam à frente para apanharem o ébola.
deixem aparecer o primeiro caso dum infectado e até com requisição civil eles vão levar. Se estiverem em Espanha já não podem ir buscá-los.
Depois de anos a gozarem com o esforço deles, se precisarem deles… manguito. Ide para lá vós apanhar com tosse e vómitos, que por 1000 euros mês não vale a pena ir desta para melhor.
GostarGostar
Quando entraste para a Escola de Enfermagem não sabias que ias levar com vómitos ?Pensavas que os cócós e os vómitos vinham liofilizados ?
Escolhes uma profissão, mas depois achas que não deves suportar as dificuldades inerentes ?
És como o cozinheiro que apaga o fogão que está muito calor ?
Mas afinal que finaço és tu ? Se calhar pensas que és um capitão do Exército que escolhe a vida militar para seres membro da coluna vertebral da nação e depositário das tradições mais nobres dos Henriques, Cabrais e Mouzinhos, mas que depois faz uma revolução que a guerra é muito chata e perigosa, que a gente até pode levar um tiro, e mais vale desistir da guerra e viver em paz dentro da caserna e do Gambrinus e ser prtomovido ano sim-ano não?
Ninguém goza com o esforço dos enfermeiros, pázinho. Apruma-te!
GostarGostar
Excelente comentário. E, presumindo que é o mesmo comentador, a resposta ao Gugu também é muito boa.
GostarGostar
ahahahahahah
Ainda ontem estive com familiar numa urgência de hospital e a triagem é mesmo assim- uma anedota
GostarGostar
é anedota porquê?
GostarGostar
Anedota porque nem sabem fazer perguntas e depois estropiam tudo e atribuem cor completamente ao calhas.
GostarGostar
Um amigo meu levou com a tampa de um porta bagagens na cabeça.
Chegámos aos hospital de Santa Maria explicámos o que sucedeu, a enfermeira colocou como causa : violência.
GostarGostar
AHAHAHAHHAHAHA
Não é anedota, ó Luck?
GostarGostar
Esse azé manel silva devia era estar a fazer a triagem para mudar logo de ideias. Já não há quem se recorde mas no início da implementação em Portugal a triagem de Manchester era feita por médicos. A fila de espera para a Triagem dava a volta aos Hospitais e demorava mais de 1 hora e meia para ser feita. Devem ter morrido uns quantos, antes de serem triados. Depois lá se aperceberam que era melhor fazerem com Enfermeiros e desde então os problemas têm sido pontuais.
O pior é depois… dão amarelo, o que significa que decidem que o doente deveria ser observado por um médico até ao MÁXIMO de uma hora de espera e parece que o limite se expande indefinidamente. Depois vem o Zé Manel e dá a culpa aos Enfermeiros, não fosse o energúmeno não saber que a triagem é bem feita mas o tempo de espera a seguir é que é uma desgraça.
Agora não se vai oferecer ele…
GostarGostar
Li um artigo que dizia que em alguns centros os médicos iriam ter um registo de serviço BIOMÉTRICO. Ele já existe em Hospitais, só que é fácil torne-á-lo. Há quem registe a entrada vai vagabundear e entra. A começar por DIRECTORES para dar o exemplo. Até ausentes ganham horas extraordinárias.
GostarGostar
“Teste a ébola no São João dá resultado negativo”
http://observador.pt/2014/10/13/teste-ebola-sao-joao-da-resultado-negativo/
GostarGostar
Não é justo.
Dava uma grande abertura de telejornal, directos e entrevistas.
Mesmo assim aposto que no Jornal das 8 ainda dá para um apontamento.
GostarGostar
O que esta gente quer é aparecer!!! Nem que para isso tenha de apanhar Ébola…
Uma irresponsabilidade e uma autêntica vergonha, a forma como as autoridades e a imprensa têm lidado com este assunto.
Fazer notícia de falsos alarmes de um vírus letal e para o qual não há cura conhecida?!
Estranho mundo este em que vivemos…
GostarGostar
querem é que não lhes apareça ninguém a esvair-se em sangue porque não vale a pena lixar-se como os outros casos por aí fora, por um povo que só se farta de falar mal. Se for preciso… vão fugir!
GostarGostar
“a doente foi até ao hospital “pelo próprio pé”, depois de ter sido atendida num estabelecimento de saúde privado. ”
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/doente-internado-no-hospital-de-sao-joao-nao-tem-ebola-1672704
É o privado que temos… só põem os inaptos que não têm lugar no serviço Público, reformados e peseteiros e depois nem referenciar um doente em condições sabem.
GostarGostar
Foi à clínica. Disseram-lhe: “o seu mal é tosse”. Não ficou convencida, tinha a certeza que ou tinha Ébola ou Münchausen. Não tem Ébola. A culpa é do privado, que diagnosticou gripe.
GostarGostar
Olhe que não , olhe que não. Parece que foi mesmo mandada pelo “estabelecimento privado”…
GostarGostar
Ao anónimo das:
13 Outubro, 2014 11:59
Quando decidiste viver em Portugal, não sabias que o pessoal se queixa?
Não sabias que quando fui para Enfermeiro me garantiam condições de segurança no exercício da minha profissão e que estar exposto a situações de risco biológico grau 3 e 4, me daria especiais protecções no Trabalho?
Ou que quando escolhi Enfermagem me disseram que teria uma Carreira em que progrediria se a avaliação de desempenho fosse boa?
Que seria ressarcido de trabalhar por turnos e as horas de penosidade seriam recompensadas?
Ou que me disseram que trabalharia com o número de pessoas adequadas ao meu lado para não expôr nenhum doente ao meu cansaço para não o matar e eu não ser processado?
Ou que vivo sob as mesmas leis que tu, mas uns são mais iguais que outros? Calhou foi menos igualdade para o meu lado…
Parece é que as coisas mudaram desde que comecei a trabalhar e mudaram tudo o que descrevi acima… mas já que te consideras Gado, não te preocupes, parte do que disse beneficiar-te-ia, por exemplo as condições de segurança… Vais gostar quando o isolamento que me protege a mim dum doente com tuberculose também te protegerá a ti. Se for Ébola… que se lixe…
Não sabias que o ser humano quando é enganado não gosta?
Agora não me venhas com o que eu sabia e tal porque isso é argumento para tonhos.
GostarGostar
E acreditou?
Deviam impedir a venda de doces por senhoras com ar duvidoso nas entradas das faculdades.
GostarGostar
Já lá vão uns anos.
Este argumento refuta o comentário do anónimo.
Já agora leia os restantes pontos
GostarGostar
Se tivesses uma empresa terias garantia de clientes?
É que são elas que te pagam o ordenado.
GostarGostar
Pagam-me tanto como eu a elas(empresas). A não ser que sejam exportadoras…
Se forem exportadoras pago na mesma porque substituo uma importação no caso (serviço de saúde) Se quiseres vais lá fora e recebes o mesmo serviço de saúde.
Não tenho “falta de clientes”.
Se tivesses um cliente que com frequência te cuspisse e o teu patrão não te protegesse… Lembrar que o Estado é monopolista no sector da Saúde.
GostarGostar
“Zazie
13 Outubro, 2014 12:49
Anedota porque nem sabem fazer perguntas e depois estropiam tudo e atribuem cor completamente ao calhas.”
Então diga lá o que fizeram para dizer uma coisa dessas.
GostarGostar
ò pá, vai trabalhar e desorelha.
Um exemplo- a uma doente de Alzheimer que teve um ataque de maluqueira, disseram que tinha caído da cama e com essa imbecilidade fizeram com que os médicos passassem o dia a fazer radiografias em toda a parte à procura de uma fractura.
Queres mais? se quiseres conto-te mais porque em S. José a imbecilidade é igual à de Santa Maria. Aliás, já assisti a enfermeiros a insultarem os do INEM e o doente no meio à espera da resposta na urgência.
GostarGostar
Nos internamentos os enfermeiros já nem trabalham. Estão nos gabinetes dos médicos a fazer gráficos porque os médicos só lá aparecem de corrida.
Quem faz tudo são as auxiliares de enfermagem que só se distinguem das empregadas da limpeza pela cor da bata. Em S. Lázaro (há 3 anos) uma andava completamente drogada.
GostarGostar
Fora isso exigem horas extraordinárias pagas por tudo e por nada e fazem greves, imitando os médicos no sacar ao Estado tudo o que conseguem.
GostarGostar
Não têm sido muito bem sucedidos então… Diga lá o que sacaram ao Estado sua víbora.
GostarGostar
Ontem passei a tarde em S. José. Deu para ver tudo o que há de bom e tudo o que há de mau.
De mau a estupidez e brutalidade de alguns enfermeiros ou auxiliares porque já ninguém sabe quem é quem. De péssimo a nojeira das casas de banho. De bom, tudo o resto- rapidez no atendimento e nos exames.
GostarGostar
Se nem sabes ou quiseste distinguir entre uns e outros o que queres que digam quando não te levam a sério?
Aposto que em vez de estar lá com o seu familiar andava a ver o que de mal estava a acontecer e a deixá-lo sozinho.
GostarGostar
Vai para a puta que te pariu meu merdas que quem deixou a inteligência ao abandono foste tu.
Tu, pelo que aqui escreves, nem para limpar sanitas hás-de ter préstimo.
GostarGostar
Aliás, assisti a uma cena de rir. Uma velhota marada que entrou estava a ser tratada um tanto à bruta por uma enfermeira. Como ela já estava marada, às tantas virou-se para a enfermeira e disse que devia ter tirado o curso num galinheiro.
A burra nem teve sentido de humor e tomou aquilo como ofensa, sendo que a velhota estava maluca e com um braço partido.
Ainda a ouvi a queixar-se para outros que isso era insulto e que só podia ser uma pessoa ordinária.
Lá se sentiu com o galinheiro 😛
GostarGostar
“Fizeram com que os médicos passassem o dia a fazer radiografias em toda a parte à procura de uma fractura.”
Um explicação rápida para totós. Maluquinhos, com ataques de maluqueira e que não tenham presenciado isso, que tenha caído ou se queixe de alguma dor, pode pressupor queda, se é da cama ou não isso é outra coisa.
Então mas se em 2 minutos na triagem , onde apenas se atribui uma prioridade segundo O que disseram DURANTE a triagem, se encaminha para médicos e onde estes fazem uma avaliação independente( ninguém obriga médicos a fazer nada), decidem fazer radiografias a toda a parte, têm o Tempo todo do mundo para ver se a queixa relatada na triagem coincide com o que vêem e o Gajo da triagem é que obriga a alguma coisa?
Se procuraram fracturas por algum motivo terá sido, não foi pelo que o Enfermeiro da triagem decidiu ou atribuiu.
Arre que é burra!
GostarGostar
ò imbecil. Eu ia a acompanhar e contei como tinha sido. Ninguém tinha caído. Os estúpidos dos enfermeiros é que teimaram em fazer relatório imbecil e errado para os médicos.
Quando finalmente falei com o médico, ele disse-me que não encontravam fractura alguma- E eu perguntei-lhe a que título havia fractura do que quer que fosse pois a pessoa não tinha caído.
E ele comprovou que a indicação vinha da triagem e foi preciso ficar lá a noite para fazer os exames correctos à cabeça pois nada tinha a ver com qualquer queda inventado pelo mongo do enfermeiro.
GostarGostar
Tu lá sabes o que dizes.
E esse médico é desonesto. São sempre bons a empurrar as culpas. É a primeira vez que vejo um médico a pedir muitos RX porque o Enfermeiro da triagem disse para fazê-lo.
E tu caíste na cantiga do bandido. Esperta!
GostarGostar
gugu, tira o dedo do cu e desorelha.
GostarGostar
E acabou-se a convesa porque tu és besta e se fosse ao vivo já tinhas levado pontapé no rabo.
Só vens para aqui dar má fama à profissão, julgando que a estás a defender.
GostarGostar
Antes má fama do que assumir mentiras. Agora vai lá tomar as gotas senão qualquer dia és tu que entras lá como maluquinha.
GostarGostar
O corporativismo já é uma imbecilidade. Agora quando é protagonizado por gugus em nome de uma corporação, é caso para a corporação lhe tirar o computador.
GostarGostar
Já tu, mesmo medicado, és assim.
GostarGostar
O problema com os enfermeiros não é diferente do existente com tudo o resto- está tudo entregue à bicharada e quem tem contrato com o Estado só sabe é vigarizar e sacar.
GostarGostar
Modera-te que ninguém te insultou ó tolinha. E não represento ninguém, apenas a mim próprio.
Ou tu agora representas todas as donas de casa sozinhas e atoleimadas? Também estavas a dar má impressão delas!
GostarGostar
Voltando ao problema tipo III, como sabem houve o tipo I que foi a gripe das aves e o tipo II que foi o H1N1.
Aposto que Lisboa não se vai deixar enrolar por esta tramoia do S, João e há-de apresentar o primeiro caso-quase-confirmado.
Ate porque, sejamos honestos, têm muito mais possibilidades, ai para cima não há Damaia nem 1º de Maio, nem Galinheiras, nem o comboio da Linha de Sintra.
Aceito apostas.
GostarGostar
A história da gripe foi como a história do Lobo. Que seja a mesma coisa agora senão ai de todos!
GostarGostar
Olha Gugu,
Estava Portugal bem lixado se tu fosses enfermeiro ou se os enfermeiros fossem como tu.
GostarGostar
Aliás, Gugu, até estou convencido que és a cavalgadura do Lopes que costuma aparecer por aí a cumprir a avença da luta de classes.
GostarGostar
Já te baptizaram ó anónimo? Ou ainda estás em estado impuro e estás com os teus irmões e hermanos?
Então vai fazer companhia à zazie
GostarGostar
Tu podes chamar-me padrasto
GostarGostar
Não conseguiste dar fruto? Ou estás a viver na Arábia Saudita e precisavas de não ser enforcado?
A minha mãe sempre teve queda prós desgraçados e rabetas
GostarGostar
Mas não dou semanada.
GostarGostar
A triagem de Manchester é utilizada em toda a Europa e nos EUA, baseada em algoritmos e tem funcionado bem. Ou, pelo menos, nenhum outro método se revelou melhor, até hoje.
GostarGostar
Nas cerimónias de fátima, a patena dos sacerdotes africanos, que distribuiam hóstias – deve ter ficado cheia ….
A fé move montanhas, mas o medo foge a sete pés.
GostarGostar
O enfermeiro informa o paciente que ele vai morrer devido à incompetência dos médicos, o médico acaba informando o paciente que está a morrer devido aos imprestáveis enfermeiros, a auxiliar de saúde chora ao paciente moribundo que já viu aquilo mais vezes e que no bairro dela tem conhecidos que padecendo do mesmo acabaram por se safar porque ficaram em casa por não ter dinheiro para as taxas moderadoras. O paciente sente uma estranha fixação na ideia de que está a morrer e pede para ser transferido para a psiquiatria ciente de que quem para lá vai já não espera os préstimos de medicina alguma.
GostarGostar
Quem não tem dinheiro para pagar taxas moderadoras está isento.
GostarGostar
Isto só andará direito quando o “pequinois” xico george subir a ministro.
Por usucapião – já merecia, coitado !!!
GostarGostar
Dizem-me ser “scotish terrier”
No parecer..
Fica a merecida correcção – com a devida vénia ao tira-azimutes.
GostarGostar
DN: “Diretor-geral da Saúde ameaça demitir-se”
OH NÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
GostarGostar