Saltar para o conteúdo

agora queixam-se

18 Outubro, 2014
by

Segundo o Expresso desta semana, Pedro Passos Coelho terá dito que “sem o PS, mais não e possível”, querendo com isto dizer que as reformas de que o país precisa só se podem fazer num entendimento de regime entre os seus dois principais partidos.

Nesta altura do campeonato, isso é verdade, e já aqui o tínhamos escrito. No entanto, isso é verdade apenas nesta altura, mas não tinha de o ser. De facto, se o governo tivesse entrado na legislatura a fazer aquilo que tentou iniciar dois anos depois, não havia PS, Tribunal Constitucional ou sindicatos que se lhe opusessem, e hoje boa parte das reformas de que o país carece estariam feitas. Infelizmente, perdeu quase dois anos a resolver problemas de tesouraria, em vez de tapar o rombo do cofre, e quando se preparava para ir ao essencial já era tarde. Foi, de resto, por isso mesmo que Victor Gaspar se demitiu.

Quanto ao PS ir para o governo, também isso deveria ter sucedido nesta legislatura, se não lhe atribuindo ministérios, pelo menos obrigando os seus anteriores responsáveis a prestarem contas do que tinham feito na legislatura anterior. É isso, aliás, que se faz em qualquer empresa em estado falencial iminente, quando uma administração substitui aquela que a arruinou: exige a quem lá esteve que acompanhe a análise das contas, que preste as explicações e justificações que forem necessárias, que ajude a descobrir os buracos que abriu para que sejam reparados o mais depressa possível.

Uma das condições que a troika devia ter imposto antes da assinatura do memorando e de ter começado a mandar para cá massa, era que o primeiro-ministro e o ministro das finanças cessantes, estes pelo menos, ficassem ao dispor da nova administração do país e dos seus credores para lhes explicarem o que fosse necessário. Em vez disso, deixaram-nos ir de férias, fazer mestrados em França e dar aulas na Universidade, e também não fizeram imediatamente o que tinha que ser feito. Agora queixam-se, mas já vai tarde.

38 comentários leave one →
  1. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    18 Outubro, 2014 17:16

    Caro Rui
    Tudo o que diz faz sentido mas o Rui esquece um “pormaior”: o anterior primeiro-ministro é um delinquente e a camarilha que o rodeou e rodeia também; logo, missão impossível. E os delinquentes vão regressar pela mão do Costa.

    Gostar

  2. atom's avatar
    atom permalink
    18 Outubro, 2014 17:49

    Este é um bom manual de procedimento que o próximo governo deve seguir em relação ao atual grupo de delinquentes.

    Gostar

  3. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    18 Outubro, 2014 18:01

    Não ter exigido levar o PS para a órbita do governo em 2011 foi o primeiro grande erro de Passos Coelho; deixou-os de fora e eles puseram-se de janela a criticar a limpeza da porcaria que tinham feito.
    O segundo grande erro foi não se ter demitido na primavera de 2012 quando o PS enviou parte do OGE/2012 para o Tribunal Constitucional. Quis armar-se em homem de estado, coisa que ninguém releva em Portugal, e agora é o mau da fita, enquanto os que provocaram a hecatombe se preparam calmamente para voltarem ao governo como se não fosse nada com eles.
    Temos o que merecemos!

    Gostar

  4. Zé da Póvoa's avatar
    Zé da Póvoa permalink
    18 Outubro, 2014 18:03

    Também acho que é preciso saber quem pôs este país no estado actual. Quem mandou destruir a frota de pesca, a agricultura (vinho, azeite, tabaco e muitas outras produções), as indústrias pesadas, as siderurgias e mais indústrias e comércios que foram trocados por milhões de euros que foram parar a contas nos bancos laranjas (BPN e BPP)? As golpadas dadas com utilização da Tecnoforma e similares são apenas pontas de um iceberg que seria bom deslindar.

    Gostar

    • maria ferreira's avatar
      maria ferreira permalink
      18 Outubro, 2014 19:02

      Só por ignorância e não saber fazer contas se diz tamanhas asneiras. O PAÍS deu um salto em tudo no tempo de Cavaco Silva. No seu tempo o parque automóvel foi altamente renovado, pois só haviam chaços velhos. A dívida pública estava equilibrada 48% e as balanças estavam equilibradas. Não foi por acaso que ganhou eleições 5 vezes. Ou então está a falar por quem lhe faz a lavagem.

      Gostar

      • Zé da Póvoa's avatar
        Zé da Póvoa permalink
        18 Outubro, 2014 19:31

        “O parque automóvel foi altamente renovado”! Pois foi. Com que dinheiro?. Esquemas análogos ao da Tecnoforma e outros do mesmo cariz deu para encher o papo a muita gente. Os famosos jeeps e montes alentejanos com piscina surgiram como cogumelos.Era isso que era bom deslindar se a justiça quisesse realizar trabalho profícuo e pusesse os nomes nos bois, fossem eles quem fossem. Agora, como vemos, a justiça alemã garante ter havido corrupção na compra dos submarinos, a AR põe uma comissão a aldrabar um relatório para limpar sabe-se muito bem quem. Há outros processos indiciadores de alta corrupção e roubos mesmo que estão em banho Maria a deixar que o tempo passe para aparecer a inefável prescrição. Os amigos do actual regime que estão enterrados nesses processos até ao pescoço sabem que só têm de esperar pois nada de mal lhes vai acontecer. Alguns com fortunas nos off-shores e outras praças internacionais sabem que têm os milhões a bom recato.

        Gostar

      • oscar maximo's avatar
        oscar maximo permalink
        18 Outubro, 2014 22:17

        Só por ignorância não se refere que o enorme aumento da despesa publica criada por Cavaco era possivel na altura mas não podia ser sustentada no futuro,

        Gostar

      • lidiadrummond's avatar
        19 Outubro, 2014 18:17

        Não se esqueça que ele recebeu quadriliões de milhões de contos da CEE, nomeou o Oliveira e Costa para secretário e distribuir os fundos pelos amigos do CAVQUISTÃO. Como quem parte e reparte, as duplas Mariani e Joséyolanda, fica sempre com a maior parte.
        Depois de destruiriam os QUADRILIÕES de contos e a formação profissional ficou na mesma, as fábrica sem equipamentos. o Bom do Compadre Oliveira e Costa, foi trabalhar para o Banco Mundial porque ao contrário do Mariani é muito competente.e inteligente, enquanto que o outro é xico esperto.
        Estava sossegadinho em casa, cheio de massa. quando recebeu um telefonema para ir urgentemente à Praia dos tomates no Algarve. Lá chegado encontrou a TROYCA . o Mariani, o Teodosio Carapeto e o Fernando FANTASIA, que lhe sugeriram um grande negócio de que ele ficaria o TESTA DE FERRO. Comprar a empresa falida SLN mas que tinha uma coisa muito importante uma licença bancária, nascendo assim o BPN, com tantos e bons lucros para a TROYCA, mas com os efeitos devastadores para o Oliveira e Costa rodeado por cavaquistões. A ,mulher bem o avisou para não se meter nesse negócio, mas como para ele o MARIANi era o Deus na terra, não ligou. Só tem uma coisa boa. Como a justiça está manifestada pelos MARIANI, o processo não ata nem desata, pois a TROYCA está à espera que ele morra, e fica tudo em águas de bacalhau. Mas Não será assim porque ele tem o relato de todos os acontecimentos, com nomes datas etc. que se ele morrer será publicado, pois está guardado n um cifrem porque os Don Corleone têm tudo minado

        Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      18 Outubro, 2014 19:07

      Fazia-lhe falta um pouco de realidade nos comentários:
      Frota pesqueira destruída? Qual frota pesqueira?
      Vinho e azeite destruídos?
      Não, o estado ainda não conseguiu acabar com eles. Apesar de aberrações como o instituto da vinha e do vinho os setores até têm crescido.

      Gostar

      • Zé da Póvoa's avatar
        Zé da Póvoa permalink
        18 Outubro, 2014 19:38

        Aconselho a ler ou ver matéria sobre o assunto para não vir aqui dar uma de ignorante. Saiba quantos barcos foram abatidos em Portimão, Setúbal, Peniche, Matosinhos, Póvoa de Varzim e os milhões de pés de vide e de oliveira que foram abatidos. A região de Idanha-a-Nova tem boas condições e era rica em tabaco, mas essa produção teve que ser destruída totalmente, sem que fossem dadas alternativas para o aproveitamento dos solos férteis.

        Gostar

      • Abre-latas's avatar
        Abre-latas permalink
        18 Outubro, 2014 21:08

        O ignorante era este do governo Sócrates:
        http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=968550

        Gostar

      • Cáustico's avatar
        Cáustico permalink
        19 Outubro, 2014 00:43

        Explique lá porque é o ivv uma aberração.

        Gostar

    • oscar maximo's avatar
      oscar maximo permalink
      18 Outubro, 2014 22:22

      Cavaco quis ser o bom aluno. Aceitou trocar produção por uns dinheiros, uma traição completa ao pais. O facto de ter sido anteriormente negociado por Mario Soares não é desculpa.

      Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      19 Outubro, 2014 05:14

      Sempre que leio na mesma frase as palavras “acabar”, “agricultura” e “pescas” dá-me logo um ataque de urticária. Se juntarem “indústrias pesadas” então dá-me logo vontade de ir comprar bilhetes para a festa do avante. Só um cabotino é que deseja para Portugal voltar à agricltura dos kolkoses e à “frota” pesqueira do séclo passado. Deus nos livre de tamanha pessonha.

      Gostar

    • João Pimentel Ferreira's avatar
      21 Outubro, 2014 19:39

      Globalização?! O capital não tem pátria! Se o chinês faz sapatos por 5 cêntimos está à espera que o empresário o mande fazer em Portugal, pelos lindos olhos da Marisa e pelos golos do Ronaldo?

      Gostar

  5. marrazes's avatar
    marrazes permalink
    18 Outubro, 2014 18:37

    E o argumento da bancarrota? Apurar responsabilidades? E se esse procedimento apurasse que não era o caso?. O governo ficava sem argumento.
    .
    Portanto Passos Coelho, até prova em contrário, sabia que da investigação nada resultaria em seu benefício, e só por isso não agiu. Ele não quis apurar a verdade, por puro tacticismo. Mas ainda vai a tempo.

    Gostar

  6. naco's avatar
    naco permalink
    18 Outubro, 2014 18:50

    Não percebo porque razão quando um partido ou coligação tem maioria precisa tanto da oposição para governar , a democracia é justamente para se saber quem ganha e portanto quem governa e quem governa faz o que pensa ser melhor.
    Também não percebo porque razão em Portugal quando o PS perdeu as eleições, as televisões correram a pedir aos responsáveis dessa derrota para virem explicar aos portugueses como se deve governar. Muitas vezes no canal publico
    Também não percebo porque razão comentaristas da área do PSD (filiados mesmo) são tão críticos para o partido que lhes deu o ser. Fica-lhes tão mal .
    Também não percebo como um tipo como o Balsemão ( o nº 1 do PSD) permite que o canal SIC seja tão mal dizente do governo .É o pior canal de todos .
    Também não percebo porque está o Pacheco Pereira filiado no PSD
    etc etc

    Gostar

    • Zé da Póvoa's avatar
      Zé da Póvoa permalink
      18 Outubro, 2014 19:41

      Resumindo e sintetizando: partido único e meios de comunicação rigorosamente controlados pelo governo. É isso o que o Naco defende! Já agora, para ser coerente, deve achar que a democracia só complica!!!

      Gostar

      • naco's avatar
        naco permalink
        18 Outubro, 2014 21:31

        Resumiu e sintetizou mal o que está escrito por mim . Se ler outra vez vê que não é nada disso que lá está .

        Gostar

    • João Pimentel Ferreira's avatar
      21 Outubro, 2014 19:40

      Porque é preciso fazer revisões constitucionais!

      Gostar

  7. Jakim's avatar
    Jakim permalink
    18 Outubro, 2014 20:57

    Mas ainda alguém acredita que o PS e o PSD não são a mesma pandilha?!
    A uníca forma de os ‘unir’ è com um telefonema do BCE a dizer que não há mais guito…
    como foi quando a troika entrou.. aí; o PSD,PS e PR nem tugiram nem mugiram…

    Gostar

  8. colono's avatar
    colono permalink
    18 Outubro, 2014 22:20

    Como Colono Assumido… choro com o desmoronar desta província de Angola e protetorado chinês! ( a UE, já era!) Agora, aguentem novamente as ratas do Rato!
    Vem que os merecem! Toma!

    Gostar

  9. jcd's avatar
    18 Outubro, 2014 22:42

    Discordo. Nada passaria no TC, Rui. Nada.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      19 Outubro, 2014 01:52

      Nos primeiros seis meses, João, passaria tudo, mas tudo, sem excepção. O português é naturalmente cobarde e se houvesse determinação, ninguém se teria atravessado. Mas, para todos os efeitos, é de um exercício de história alternativa que se trata, logo, impossível de confirmar. O que é é o que aí está. Abraço.

      Gostar

      • Almeida's avatar
        19 Outubro, 2014 10:15

        “O português é naturalmente cobarde”
        Já agora: isso é uma consequência do aquecimento global, da inalação de cimento e alcatrão, ou o “estudo” limita-se aos apoiantes do centrão?

        Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      19 Outubro, 2014 21:29

      É uma consequência do conhecimento da História de Portugal, sobretudo da contemporânea.

      Gostar

  10. A.'s avatar
    19 Outubro, 2014 01:53

    Não havia nesta maioria – nem há – ninguém com arcaboiço intelectual, moral e político, para fazer as reformas necessárias.
    O país estava pronto para aceitar sacrifícios e mudanças grandes – mas o que apareceu foi o Relvas.

    Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      19 Outubro, 2014 05:18

      Esta é que é a verdade! Não havia e não há! E duvido que no próximo governo tamb+em haja, seja ele de que cor for. E esta é que é a verdadeira tragédia de Portugal.

      Gostar

      • BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
        BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
        19 Outubro, 2014 17:46

        Concordo plenamente. Nao ha a vista ninguem com conhecimentos e moral para fazer qualquer reforma decente. A geracao mais bem preparada nao tem qualquer preparacao!

        Gostar

  11. JCA's avatar
    JCA permalink
    19 Outubro, 2014 02:29

    .
    O reino dos “se”:
    .

    rui a a sua logica que suponho bem intencionada está certa se acreditar na logica donde extrai a sua lógica. E se a donde partiu nãp fosse a que pensa que foi ? Tens os dados, os resultados finais, à frente dos olhos que contrariam a dama que não me surgerem duvidas, honestamente sugere defender,
    .
    no fim dessa ‘longa caminhada’ como diria o Mao chegou-se ao mesmo sitio donde se partiu. Posso ser desconfiado de mais mas que nunca quiseram chegar a um sitio diferente do que donde partiram lá isso tudo sugere.
    .
    que a UE continue a martelar … se calhar, um se calhar como tantos outros, sabe bem o que a casa gasta,
    .
    se para se chegar novamente donde se partiu passem a defender a saída desses chatos do Euro que não nos deixam fazer para nunca sairmos donde partimos porque termos a soberania de quem ???
    .
    pois isto mantém-se a mesma trapalhada. Em nenhuma destas. os prós e os contra, advogo Sei bem que os que estão proibidos de emigrar, funcionalismo publico etc e não é totalmente incorreto, por aqui apenas adiam o inevitavel. São os ultimos a pagar com unhas de leão a fatura. Embora alegremente continuem numa espécie de ‘cheirar linhas’, adictos.
    .
    Mas vão lá chegar mais depressa que pensam porque essa coisa dos 18 miil milhões de ‘ajuda’ só quem não os conhecer, são madados mas com bolhte de ida e volta. Não aguenta a coisa 2 anos embora algum fique por cá, sequer invejo os malabiristas imediatistas já em acobracias. Mas sõ curtos. Se pensarem bem. Dura 2 3 anos para os prós e os contra porque se chegou ao fim da linha. Não há mais ajudas das óropas à borliu.
    .
    Uma boa reflexão para os em concorrência para poder, estes os atuais e os outros e outros que tal.
    .
    Tão simples como isto, a questão dos ‘se’ das proximas eleições.
    .

    .

    Gostar

    • Hawk's avatar
      Hawk permalink
      19 Outubro, 2014 09:37

      É melhor não usar o tradutor automático.

      Gostar

      • JCA's avatar
        JCA permalink
        21 Outubro, 2014 14:32

        isso, à falta de melhor dê-lhe com essa do tradutor automático; tome lá uma, esta mesmo precisando de tradutor automático, uma caixa como as que são ‘investigação’ mas no copianço estrangeiros:
        .
        ‘Alien life found above Derbyshire proves we’re descended from extraterrestrials’, say scientists
        .
        That’s according to researchers at the University of Sheffield, and the University of Buckingham Centre for Astrobiology, who claim this picture of particulate matter in the Earth’s stratosphere is the long awaited proof of extraterrestrial life.
        .
        http://www.independent.co.uk/news/science/alien-life-found-above-derbyshire-proves-were-descended-from-extraterrestrials-say-scientists-9782153.html
        .
        E não diga que sou ‘bota abaixo’, não ganho um tostão com esta nem facturo como comunicador social, as minhas profissões são outras.
        .
        Bem haja pela sua interessante observação construtiva. Não estou a ser nem ironico nem cinico nem zangado, generoso como é a nossa alma tuga.
        .

        .

        Gostar

  12. Joam Roiz's avatar
    Joam Roiz permalink
    19 Outubro, 2014 05:13

    Onde chega a má fé ou a pura ignorância deste neo-liberais: comparar governantes a gestores de empresas, ou seja, confundir o Estado com o Continente, o Pingo Doce ou o caixeiro da mercearia do meu bairro bairro. “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?”

    Gostar

  13. Joam Roiz's avatar
    Joam Roiz permalink
    19 Outubro, 2014 05:20

    Por acaso alguém viu o Rui a exigir ao Bento que exigisse ao Ricardo que o acompanhasse na análise das contas do BES (Novo Banco)?

    Gostar

  14. Almeida's avatar
    19 Outubro, 2014 10:11

    A moral desta história é que dois marginais não são suficientes para esconder um crime cometido por três.

    Gostar

  15. Elmano's avatar
    Elmano permalink
    19 Outubro, 2014 12:08

    Caro Rui,
    Maior verdade não há. Não se esqueça que enquanto esta gente andar por aí, nós povo, estamos feitos.

    Gostar

  16. Dr. Freud's avatar
    Dr. Freud permalink
    19 Outubro, 2014 13:04

    Passos Coelho não é só incompetente e «tecnoformado».

    É também, e por excesso, um personagem hilariante.

    Gostar

  17. BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
    BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    19 Outubro, 2014 17:56

    Se por acaso vier a ser aprovado o celebre TTIP (com a bencao de Bruxelas e Alemanha) fiquem descansados que os portugas vao ter os “hamburgers” mais baratos de sempre. Entao e que este rectangulo a beira mar plantado se vai transformar num paraiso. Sera talvez preciso separar as Berlengas do resto, com um canal profundo, para navios de alto calado.

    Gostar

Indigne-se aqui.