o problema
9 Dezembro, 2014
O problema desta comissão parlamentar ao BES está em saber se algum dos ilustres deputados que a compõem tem competência técnica para discutir com Salgado assuntos de gestão financeira. Já não digo de um banco, mas pelo menos de uma vulgar empresa.
15 comentários
leave one →

estamos a falar da malta que acredita que a austeridade é que fez aumentar o défice e que o dinheiro aparece sempre.
GostarGostar
mais, ou tanto, do que competência técnica a questão BES é, para além de caso de polícia, uma questão política e de regulação.
GostarGostar
Aquilo não é uma comissão. É tempo de antena cujas declarações e considerações demoram muito mais do que as perguntas. E hoje nem foi dos piores dias. Quase se babam com a expectativa de uma declaração sobre submarinos que atinja Portas e a sua presunção de inocência. O juvenil das pernas a tremer é só blá, blá, blá. Não há melhor!
GostarGostar
Os senhores deputados da comissão, vão apenas pegar na rama política do BES.
GostarGostar
Então, acha que eles deveriam julgar o homem?
GostarGostar
O julgamento faz-se nos tribunais.
GostarGostar
Mas é suposto que os candidatos a deputados sejam arregimentados entre os melhores e os mais honestos para cada sector na sociedade tuga ?
Eleitos estes (não esqueçamos os anteriores e os vindouros), alguém no grupo parlamentar e/ou no partido quer ou tem capacidade para regularmente avaliar as suas capacidades — como fazem aos professores, por exemplo…
Como assinala portela menos 1, o caso BES é um caso judicial e político. O P”S”, o PSD” e o C”DS”, que também lamberam e foram lambidos por RS, querem passar por ele leve-levemente.
GostarGostar
A comissão parliamentar de inquérito é uma entretenga inútil. Esperemos pelo processo judicial. Se lever dezassete anos, como, se não estou enganado, levou a caixa económica micaelense, lá para 2031 o processo terá transitado em julgado. Com azar, e porque Portugal é terra de azares, lá para 2050. Nessa altura, se a ameaça das alterações climáticas se tiver concretizado, o Tejo invadiu o campus de justiça e ficou tudo espapaçado.
GostarGostar
Ouvi no carro de manhã e foi uma lição de Ricardo Salgado aos deputados. Parecia a última aula de um professor catedrático acabado de jubilar, falou de um antigo assistente e recomendou 3 livros aos deputados. Também os perguntadores, começando pelo CAA e acabando na Mortágua, não mereciam melhor. Que Deus nos ajude!
GostarGostar
Vi e ouvi cinco minutos enquanto estava no ginásio e gostei.
Palpita-me que esta é a primeira de várias comissões que vão surgir depois das conclusões desta.
É como no cinema.
Já houve o Camarate I-II-III-IV-V-VI-VII-VIII-IX-X.
É quase garantido que esta vai ultrapassar a saga.
Terminará (sou menos optimista que Manuel Branco) em 2060.
Com os netos dos senhores deputados actuais.
GostarGostar
Bem os deputados nunca levaram um grupo económico (e um país de arrasto) à falência. Isso coloca-os no grau zero da competência que bastante acima de Ricardo Salgado.
Mas se o homem é tão competente que nem pode ser analisado tem um bom remédio: desfazer a porcaria que fez, ou explicar quem a fez, se não foi ele.
GostarGostar
Mas temos que ver o lado bom da dita comissão – enqanto estão estretidos a comissionar, não estão a trabalhar na fiscalidade azul, amarela e vermelha, nem na co-adoção dos donos pelos cães, gatos ou piriquitos. Ora isso é bom para o estado da sociedade.
GostarGostar
Ninguém reparou nos modos, falta de educação, de alguns deputados. No meu zaping pós jantar passei na RTP2 e o tipo (propositado aqui) diz “o Ricardo Salgado”, claro que fui para outro sítio.
GostarGostar
o galamba na pergunta ?
GostarGostar
Boa educação dos senhores deputados… sabem eles lá agora o que é isso. Os mais novos são os piores. Um desses marmanjos ia-me atropelado o cão, chamei-lhe a atenção e já me estava a tratar por tu. Levou uma reposta torta que o pôs a acelerar o carro com um latão atado ao rabo
GostarGostar