Saltar para o conteúdo

Deixemo-nos de caravelas e discutamos ponto por ponto o que exigem os vice-reis

17 Dezembro, 2014

Exigência dos sindicatos da TAP:

  • Reposição, até 31 de janeiro de 2015, de todos os Acordos de Empresa em vigor nesta data e ratificados pelas Associações Sindicais signatárias – acrescida de impedimento de denúncia unilateral desses acordos até 2022.
  • Garantia de que não haveria um processo de despedimento coletivo ou de redução temporária do período normal de trabalho (Lay off), num prazo de pelo menos 10 anos;
  • Resolução de todas as disputas interpretativas, entre os sindicatos e a administração da TAP, onde tem prevalecido a interpretação da administração de Fernando Pinto;
  • Assegurar o cumprimento das “responsabilidades, vencidas e vincendas, com pensões, complementos de reforma, prémios de jubilação, seguros de saúde e de vida”;
  • Instituição dos mecanismos de proteção das antiguidades (dos trabalhadores), nas eventualidades de fusão ou de aquisição do Grupo TAP;
  • Definição dos mecanismos de participação e envolvimento dos trabalhadores nas decisões estratégicas do Grupo TAP;
  • Resolução “de todas as outras disputas pendentes sobre matérias relevantes”, envolvendo o Governo, o Grupo TAP e todos os sindicatos
  • Impedir no prazo de dez anos uma “subcontratação ou externalização das atividades do Grupo”, assim como “joint Ventures” (alianças);
  • Definir limites estritos, durante sete anos, a operações de Wet Leasing – que são Wet contratos em que a companhia aérea disponibiliza o avião, a tripulação completa, efetua a manutenção e suporta o seguro do avião, recebendo o pagamento pelas horas operadas por parte da companhia operadora.
  • Garantir a manutenção do domicílio e da base operacional da TAP em território português – “no muito longo prazo”;
  • Garantir “a promoção da adequada capitalização do Grupo TAP, com vista ao crescimento sustentado da atividade do Grupo”;
62 comentários leave one →
  1. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    17 Dezembro, 2014 11:41

    Nem consigo perceber como alguém que se diga de “esquerda” pode defender este corporativismo todo. Quanrto a mim, o Governo portou-se muito mal nesta trapalhada. A TAP já devia ter sido vendida há, pelo menos, dois anos. Se as empresas de transportes como a Carris e o Metro têm alguma função “social”, a TAP não tem nenhuma.

    Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      17 Dezembro, 2014 18:08

      Também não exageremos… Se a “TAP já devia ter sido vendida há, pelo menos, dois anos” podia bem ter sido embalada na negociata do Relvas com os amigalhotes brasileiros… Haja um mínimo de decência. A forma como PPC lidar com o caso da TAP pode bem ser determinante no resultado das próximas eleições. Deus o guarde nas decisões que vai tem pela frente.

      Gostar

  2. ze luis's avatar
    17 Dezembro, 2014 11:43

    Isto é só o simulacro do que mais tarde, esperemos que mais cedo, sucederá com a RTP que também esteve para ser vendida.

    De resto, Porreiro, Pá!

    Gostar

  3. Bocas's avatar
    Bocas permalink
    17 Dezembro, 2014 11:44

    Falta uma, folhas de rosa no WC para limpar o cuzinho..

    Juntem-se, comprem a TAP, que segundo dizem vai ser vendida baratinha e apliquem as reenvidicaçoes..

    Gostar

  4. vortex's avatar
    vortex permalink
    17 Dezembro, 2014 11:48

    ‘na bundjinha não vai nada!’

    Gostar

  5. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    17 Dezembro, 2014 11:53

    a fazer fé no resumo feito, o receio maior é o do despedimento colectivo. O resto é ring fencing

    Gostar

    • Churchill's avatar
      17 Dezembro, 2014 13:22

      É precisamente o que me parece, fazendo fé neste resumo.
      Os trabalhadores querem evitar ser despedidos? É esse o exagero?

      É que o Secretario de Estado tem vindo a dizer que a única razão incompatível era a exigência de não se fazer a privatização!
      Pelos vistos essa não consta, mais uma vez fazendo fé no resumo apresentado.

      Gostar

      • Nuno's avatar
        Nuno permalink
        17 Dezembro, 2014 20:25

        A privatização só tem acordo dos trabalhadores se durante 10 anos não existir qualquer “layoff”, quaisquer “joint ventures”, qualquer externalização de serviços, ou qualquer subcontratação.

        Quem pegar na TAP não pode sequer reduzir temporariamente o número trabalhadores, não pode subcontratar serviços, não pode oferecer os serviços da TAP a outras companhias, não pode formar novas alianças, e deve considerar quaisquer disputas relevantes entre os trabalhadores e a administração resolvidas a favor dos trabalhadores.

        Pelo privilégio, recapitalizará a TAP em 1000M€.

        Tudo normal, portanto.

        Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      17 Dezembro, 2014 13:59

      O que há aqui de muito, mas mesmo muto estranho, é sindicatos que não têm o mínimo ponte de contacto entre si, se terem aparentemente posto de acordo.
      Ninguém com dois dedos de testa pensará que a luta dos pilotos é igual à dos bagageiros do handling.
      Mas parecem.

      Gostar

      • Churchill's avatar
        17 Dezembro, 2014 18:55

        Quando o que está em causa é o Paes do Amaral que está falido vir com uns sócios desconhecidos comprar a empresa para emagrecer, parece fácil entender a concertação entre sindicatos.

        Gostar

  6. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    17 Dezembro, 2014 11:57

    Ainda bem que estes gajos exigem estas coisas. Fica claro, se dúvidas houvesse, que a visão que têm do mundo é uma coisa completamente infantil.

    A Tap é como o casa de família com dívida ao Banco nos divórcios. É entregá-la a quem aceitar ficar com a dívida.

    Os sindicatos, que acham que têm condições para entrar na gestão directa da empresa, que façam uma proposta: comprem a TAP por €1, assumam o passivo e boa sorte. Mostrem ao Mundo como se faz, que até aqui é só trinta e um de boca.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      17 Dezembro, 2014 13:15

      Concordo. O governo tem de deixar-se de pruridos e entregar as empresas como TAP, Metro, STCP, etc. ,nem que seja por esse valor de 1 euro, o nosso drama é que os passivos são de tal monta e algumas explorações são negativas que, ninguém as quer.

      Gostar

  7. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    17 Dezembro, 2014 12:19

    E já agora, uma pipa de água-de-colónia…
    Mas a sério : qual será a verdadeira história por detrás desta “história” ?
    É que a lista supra roça o infantilismo…

    Gostar

  8. alexandre soares's avatar
    alexandre soares permalink
    17 Dezembro, 2014 12:44

    Mas a TAP precisa de capitalização? A TAP dá prejuízo? Não acredito. Então como é que a TAP se tem aguentado até agora? Se é pela via dos impostos, então acho que todos os portugueses deviam ter uma viagem de borla por ano para um destinos da TAP à escolha.
    Diz o Baptista-Bastos no CM “a TAP é minha”. Ora esta posse deve pressupor algum poder sobre a coisa que é nossa. Mas qual é o poder dos portugueses sobre a TAP? Simplesmente obedecer, sem questionar, a todas as ambições e desejos daqueles a quem a TAP paga.
    Parece-me que isto não estará totalmente certo, por não ser justo, porque a grande maioria dos portugueses não tem direito aos mesmos direitos.
    Alguém me explique porque é que temos que fazer com a TAP aquilo que não fazemos com mais nenhum português?
    Obrigado.

    Gostar

  9. alsameiro's avatar
    17 Dezembro, 2014 12:50

    e um clister de água de rosas?

    Gostar

  10. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    17 Dezembro, 2014 12:59

    Esta gente, que se julga duma casta superior, pois anda no ar, enquanto os pobres sobreviventes andam com os pés em terra, tem de assentar na realidade. Eles julgam que têm o direito de viver perto do Céu, mesmo que isso implique que os outros, que lhes pagam e utilizam os serviços, vivam no Inferno. Tantas exigências, algumas impossíveis de concretizar, atestam o desrespeito pelos outros que sofrem no corpo e na alma, todo o desregramento em que se afunda esta civilização. Parem, escutem e olhem!

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      17 Dezembro, 2014 14:08

      A maioria dos senhores comandantes fizeram o curso de piloto da Força Aérea, à nossa custa,enquanto recebiam o pré de cadetes – é o único caso em que a sociedade paga aos estudantes universitários para eles estudarem. Não gastaram um tostão em formação profissional, alguns não fizeram uma única missão de combate ou humanitária, muitos deles não saíram das secretárias de Alfragide onde andavam a coçar o cú nos cabedais dos sofás da messe de oficiaisa aguardar o dia 23 de cada mês, antes dos 45 anos de idade saíram para a TAP ou SATA, onde passaram a acumular os vencimentos TAP ou SATA com a pensão de, pelo menos, tenente-coronel, a maioria de coronel, estão inscritos na Associação 25 de Abril para que o bebedo lhes ladre os direitos. Os últimos saíram da FA ao abrigo da lei dos autarcas – concorriam à assembleia de freguesia só para poderem sair da Força Aérea, mas nem sabiam onde era a Junta de Freguesia.
      O País não lhes deve a ponta dum corno, mas mesmo assim são os mais refinados chulos que a sociedade portuguesa produziu. Puta que pariu os senhores pilotos. Vão trabalhar, malandros ! TENHAM VERGONHA NA PUTA DA CARA !

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        17 Dezembro, 2014 17:11

        Nunca tinha lido tanta palermice junta.
        Primeiro que tudo ninguém entra para a TAP para “comandante”, entra-se para co-piloto.
        E o senhor anónimo acha que os piloto da FAP que não saíram das secretárias de Alfragide onde andavam a coçar o cú nos cabedais dos sofás da messe de oficiais entra directamente a pilotar um A320, sei lá talvez um A340.
        Porque é que não se entretém a falar sobre “a bola”.

        Gostar

      • Araújo's avatar
        Araújo permalink
        17 Dezembro, 2014 19:06

        Nunca vi um anónimo com tanta razão.
        Os pilotos, sobretudo os pilotos, são uma corja de parasitas e chulos que vivem à grande e à francesa à nossa custa. Não me esqueço que ainda há poucos anos recebiam horas extraordinárias quando estavam a dormir.
        São essas mordomias que eles não querem perder.
        Se são pessoas de bem e competentes juntem-se todos e comprem a TAP. Os sindicatos têm dinheiro e crédito suficiente para isso pois são muito muito competentes, pelo menos a chular os outros

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        17 Dezembro, 2014 21:47

        Oh Alexandrino, onde é que eu escrevi que se entra directamente para comandante ?
        E da problemática da TAP é isto tudo o que tu sabes (que se entra para co-piloto) ?
        ès um bocado nhurro na interpretação dos escritos, não és ?
        Consegues desmentir algum dos factos ?
        Não consegues, pois não ? Então, vai-te catar, pá.
        Palerma és tu, pá.

        Gostar

      • Almeida's avatar
        Almeida permalink
        18 Dezembro, 2014 07:54

        Ó Anónimo:
        Olhe que ainda lhe dá uma coisa… Tenho calma, homem! Você (e eu) não paga o “curso de piloto” a ninguém. Você limita-se a comprar um serviço que exige que se tire esse curso, para que, pelo menos, os F16 não nos caiam em cima. Fique descansado que não é só na Força Aérea que isso acontece- acontece, por exemplo, na marinha e nas tropas especiais. Tenha calma, homem! Não conseguiu bilhete para algum lado?

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        18 Dezembro, 2014 08:33

        A maioria dos senhores comandantes fizeram o curso de piloto da Força Aérea

        Onde é que você diz que o curso foi feito na TAP?
        E o resto não leu?

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Dezembro, 2014 08:51

        Oh Alexandrino, és mesmo uma cavalgadura a interpretar a língua portuguesa corrente.

        Conforme tu próprio citas, a frase é “A maioria dos senhores comandantes fizeram (fez) o curso de piloto da Força Aérea”.

        O “CURSO DE PILOTO”, porra. Não é o “CURSO DE COMANDANTE”, porra !

        Se bem que o curso de comandante também seja mais tarde pago pelos mesmos contribuintes que “reforçam” anualmente os capitais da TAP.

        És burro a interpretar o que lês, depois és mal-criado a tratar os outros por palermas, e só fazes figuras daquilo que és: de parvo.

        Para estares tão incomodado com as críticas aos pilotos e comandantes da TAP e SATA é porque também comes da gamela.

        Vai-te catar, pá

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Dezembro, 2014 09:11

        Almeida,
        è verdade o que Vc diz, mas mesmo assim ainda existem diferenças. A malta da marinha, comandos-paraquedistas e fuzileiros não se reformam antes dos 45 anos para irem ganhar 5 ou 7 vezes mais para companhias de tipo privado sustentadas pelos impostos dos otários, como acontece com os pilotos da Força Aérea .
        Essas tropas terão as suas vantagens corporativas, mas mesmo assim estão muito longe do escandalo que se passa com os pilotos. Estes comem-nos duas vezes. Na instituição militar e na TAP-SATA. E ainda fazem greves…

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Dezembro, 2014 09:18

        Almeida,
        Sei de casos de ex-tropas especiais que aos 40 vão para a privada a ganhar 10 vezes mais, em companhias americanas de mercenários. Mas esses não fazem greves nem vivem á custa dos meus e dos seus impostos. Sendo certo que no CV levam a formação de base que nós, contribuintes, pagámos. Nessa parte Vc tem razão.

        Gostar

      • Almeida's avatar
        Almeida permalink
        18 Dezembro, 2014 10:37

        Anónimo:
        Os exemplos que dá apenas ilustram o funcionamento do mercado: há procura de pilotos na aviação civil; há menos procura para a marinha mercante, para serviços de segurança (por acaso, nem sei se há), etc. Mas, ao contrário do que diz, o que me preocupa não é que os pilotos da TAP tenham sido formados (excelentemente!) na Força Aérea. O que me preocupa (porque uso os serviços) é que o sejam cada vez menos, já que esses estão a ir para outras paragens de ordenados mais gordos.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Dezembro, 2014 11:28

        Almeida,
        Desculpe a insistencia. Tem razão no que diz, mas as suas apreciações passam ao lado do principal motivo de crítica aos pilotos (os com origem na FA) da TAP-SATA. Que é o facto de estes viverem nestas companhias à custa dos impostos dos contribuintes e fazerem greves, porque ainda querem mais. Os pilotos que foram para a Emirade, etc, no que me diz respeito, boa viagem. Já não vivem à custa dos impostos que eu pago.
        Há quem se tenha aproveitado de uma formação profissional extremamente cara suportada pelos contribuintes e que depois emigra e deixa de ser encargo para o País.
        E há os outros que fizeram a mesma formação cara mas que acham que os contribuintes os devem continuar a sustentar, em especial em regalias que o mercado não lhes confere em outras companhias. Porque se outras companhias lhes dessem o que eles querem teriam enigrado também.
        Os comandantes da TAP-SATA são uma casta de exploradores que deveriam ter vergonha na cara. Ponto final. Não me interessa se são bons ou maus pilotos (também era o que faltava se fossem maus). Interessa que são oportunistas e parasitas de um país aflito. E fazem chantagem porque a empresa é publica. Se fosse privada estariam mais preocupados em garantir a rentabilidade da empresa que lhes proporcionasse rendimentos mais altos e evitasse o desemprego. O ponto é este.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        18 Dezembro, 2014 12:49

        Que risota meu rapaz.
        Então andavam a “andavam a coçar o cú nos cabedais dos sofás da messe de oficiais” entraram para a TAP onde presumo aprenderam a pilotar e lá ficaram comandantes.
        Que maravilhosa alquimia.
        Sabe que a maioria dos comandantes NÂO são das FAP e muitos fizeram o curso Ab initio.
        Uma quantidade deles vieram de Moçambique.
        Sim estou ligado à aviação, fui inspector-chefe do ATC de La Guardia.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Dezembro, 2014 13:02

        Alexandrino,

        Onde é que os pilotos que vieram de Moçambique já estão, pá…Sabes ao menos a idade de reforma obrigatória dos pilotos ?

        E para perceberes tanto de aviação, tens a certeza que em La Guardia não andavas a empurrar o carrinho da limpeza das latrinas ?

        E fica a saber, minha besta, que a maioria dos actuais comandantes da TAP e SATA têm, mesmo, origem na FA portuguesa. E acumulam a pensão de oficial na reserva com o vencimento nas empresas publicas. Coisa que a outros foi vedada (e bem).

        E fico por aqui, que dialogar com gente burra a armar saber e ser o que não sabe nem nunca foi, satura.

        Basta ver o que escreveste aí para cima para se avaliar o calibre de ervilha congelada que tens no lugar do cérebro.
        Vai-te catar, pá.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        18 Dezembro, 2014 19:42

        Que risota meu rapaz.
        Quer-me parecer que o que aconteceu é que chumbaste no ab initio.
        Azar, tenta outra vez.
        Peço desculpa enganei-me não foi ali foi em KATL.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Dezembro, 2014 22:30

        E fico por aqui, que dialogar com gente burra que finge saber o que não sabe e finge ser o que nunca foi, satura.

        Gostar

  11. Retornado's avatar
    Retornado permalink
    17 Dezembro, 2014 13:00

    TAP, cancro colonial não é mais necessária devia ter ido com as Companhias de Navegação no dia 26 de Abril.

    Soares fala no patriotismo porque tem a conversa saudosista vinda do tempo do pai, colega de Salazar, eram os dois padrecas.

    Li outro dia no DN o Soares a dizer a origem do seu progenitor.

    Daí ter os livros e a cartilha e saber tanto e tanta manha.

    Gostar

  12. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Dezembro, 2014 13:05

    Juromenha, é esse o problema. A verdadeira história está mal contada.
    O déja vu é evidente.
    Vejamos sucintamente os dados do problema e recordemos situações similares:
    1) Sabe-se quem anima aquela gente e da sua eficácia em arena de papalvos.
    2) A maioria não têm a mínima ideia da manipulação em curso.
    3) O ridículo não os detém.
    4) A maior parte acabará em casa com indemnização, outros vão para fora.
    5) Os “cérebros” têm o futuro garantido.
    6) O seu trajeto vai ficar no oblívio.
    7) Alguém ficará com os despojos da empresa.
    8) Vão dizer que ainda fizeram favor. Como com o BPN. É recorrente.
    9) O resultado para maioria é péssimo.
    10) Para quem forjou a trapaça é ótimo.
    11) Mais desemprego, mais carência, mais descrédito, mais acusações.
    12 ) Que melhor ração para alimentar a canalha?
    Na paróquia tudo na mesma.
    Só que vêm aí ventos fortes que abanarão arbustos secos.
    Também existirão danos colaterais naturalmente.
    Sem dor não se curam feridas profundas.
    É só ler a imprensa internacional. O tradutor automático ajuda.
    Jornais Alemães, franceses, holandeses, flamengos, suecos, ingleses noruegueses e suiços para não falar nos húngaros e nos austríacos. O fator i vai pesar.

    Gostar

  13. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    17 Dezembro, 2014 13:08

    O Governo, por via do CDS, anda a adiar a privatização da TAP vá-se lá saber porquê. Quanto mais tarde, mais a empresa perde valor. Duvido que haja quem queira comprar uma empresa que tem como trabalhadores uns reizinhos mimados habituados a chantagearem tudo e todos, uma cambada de bandalhos que merecem ir para o olho da rua. Já não sei ao certo se não seria melhor acabar com a empresa, fazendo um despedimento coletivo,mandando os bandalhos para a porta dos centros de emprego, para, de seguida, abrir uma transportadora aérea mais pequena, com menos rotas, menos pessoal e sem contrato coletivo de trabalho.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      17 Dezembro, 2014 13:18

      Este governo está esgotado, tenho dúvidas que consiga vender alguma empresa pública tal é o descalabro das mesmas: passivos monstruosos e explorações negativas. Olhando para a RTP tira-se o retrato, até tenho saudades do sr Relvas, ao que isto chegou.

      Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        17 Dezembro, 2014 13:46

        Quererá o Manuel dizer que tem que ser o Costa a vender a TAP? E será que o M. Soares se cala?

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        17 Dezembro, 2014 13:57

        O Costa não venderia nada.
        Simplesmente aumentaria o passivo da TAP e de tudo o resto até à derrocada final.
        Os socialistas foram sempre assim, porque é que Costa iria ser diferente?

        Gostar

  14. LTR's avatar
    LTR permalink
    17 Dezembro, 2014 13:26

    Há que vender os elefantes todos e rapidamente. Pela existência ou não de requisição civil já teremos um fotografia daquilo que será este século em Portugal. O país não tem capacidade para sustentar mamões. Ou vai, ou racha.

    Gostar

  15. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Dezembro, 2014 13:31

    A tromba dos elefantes ainda mexe, vai ser por pouco tempo.

    Gostar

  16. carlos's avatar
    17 Dezembro, 2014 14:30

    «Quanto custa a privatização da EDP, paga pela economia com uma factura energética sufocante? E a privatização da ANA, cujas tarifas triplicaram poucos dias depois da privatização? Quem compensará a perda dos dividendos dos CTT e dos 20% da EDP? Acho interessantíssimo saber quanto perde o turismo nacional por não a ter a TAP a funcionar no fim do ano. Mas quando perderá o turismo nacional quando os novos donos da TAP decidirem que há prioridades mais interessantes ou escalas mais vantajosas do que os aeroportos nacionais? Ou quando a venderem a outros e Portugal ficar sem companhia aérea?»

    Daniel Oliveira

    Gostar

  17. insider's avatar
    insider permalink
    17 Dezembro, 2014 14:33

    nenhuma das “exigências” é escandalosa.
    o xôr pinto e demais “administradores” vão – seja qual for a solução encontrada –
    manter todas as regalias…

    Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      17 Dezembro, 2014 19:21

      O insider tem razão. Nenhuma das “exigências” chega a ser escandalosa, são todas apenas ridículas.

      Gostar

  18. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    17 Dezembro, 2014 14:58

    O Governo, antes de agravar os impostos, devia ter vendido as empresas públicas de transportes e, caso ninguém as quisesse comprar, fazer despedimentos coletivos e encerrar as ditas. O mesmo com a RTP. O Metro devia ter sido vendido aos bocados, linha a linha, bem como a CP. A Linha do Norte e as linhas de Sintra e Cascais, entregues a privados, podem dar lucros. Com os privados, os mandriões que “trabalham” na CP não poderiam brincar em serviço nem chantagear as administrações. A balda das baixas prolongadas e das regalias que mais ninguém tem acabavam no dia. O Governo, por falta de coragem, optou por adiar e as empresas perderam valor. É mais fácil o confisco fiscal e foi isso que ditou a derrota do Governo. Bem pode o Passos e o Portas sonharem com a vitória que a culpa da derrota certa é apenas deles. Com o vigarista do Costa tudo piora: a dívida aumenta e o défice também e vamos passar a vida a pedinchar à Europa e a culpar os alemães das nossas fraquezas e incapacidades. Vem aí o Costa e com ele vai-se toda a credibilidade entretanto conquistada, apesar de tudo. Vamos voltar a ser vistos pela Europa como caloteiros, os juros da dívida voltam a galopar e ameaça de saída do euro e a instabilidade económica vão regressar. Pobre Povo, este, que se deixa enganar, sucessivas vezes, pelos aldrabões socialistas.

    Gostar

  19. amilcar's avatar
    amilcar permalink
    17 Dezembro, 2014 15:09

    Os trabalhadores da TAP têm pinta de donos e de patrões . Ainda não percebi se os 12 sindicatos pertencem a CGTP se a CIP. Os governos incluindo este, têm culpa , são frouxos e o discurso é medroso.

    Gostar

  20. p m's avatar
    p m permalink
    17 Dezembro, 2014 15:41

    Helena Matos,
    Faz muito bem em apresentar dados objectivos, o que os sindicatos querem!

    Mas devia ainda referir uma reivindicação particular do sindicato dos pilotos, ficar grautiramente com 20% do capital da empresa após a privatização que, agora, dizem combater.
    E aqui há pouco mais de um ano quando um parecer da procuradoria-geral da república declarou que um acordo do sindicato com a dministração anterior a Fernando Pinto era ilegal e os pilotos não tinham qualquer direito ao talhão pretendido de 20%, o respectivo sindicato disse que nem pensar e que exigiam os seus 20%. Veja-se: http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013-04-30-pgr-diz-que-pilotos-nao-devem-receber-nada-em-caso-de-venda-da-tap
    http://expresso.sapo.pt/pilotos-da-tap-nao-aceitarao-ser-lesados-nos-seus-interesses=f804235

    Esse parecer, além do conteúdo jurídico (sobre negócios relativos à coisa pública que então não incomiodavam os agora defensores da dita coisa) é muito interessante sobre o status quo que tantas saudades parece provocar entre os sindicatos, como seja um acordo secreto e escondido entre um sindicato e um presidente do conselho de administração da tap, veja-se aqui:

    Click to access 1379413807.pdf

    Assim, seria bom o sindicato dos pilotos explicar se afinal já mudou de opinião e desistiu ficar com 20% da empresa e daí ter passado a ser contra a privatização?

    Gostar

  21. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    17 Dezembro, 2014 15:54

    Depois digam que o Soares não é fixe :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/tap-requisicao-civil-por-mario-soares-1152186. Rquisição civil em 78

    Gostar

  22. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    17 Dezembro, 2014 16:28

    Requisição civil, ja! E despachem esse monstro e demais empresas de transportes.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      17 Dezembro, 2014 19:41

      penso que passou a oportunidade como disse acima o comentador Jorge.

      Gostar

  23. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    17 Dezembro, 2014 16:40

    Ao anónimo das 14h 08m, os pilotos fazem aquilo que eu e qualquer outro faria. Entre ganhar mil e tal euros no estado e três a quatro mil logo de início na aviação civil, venha esta. O problema passa-se em Portugal e lá fora. Para o evitar a FAP dá formação a mais que os necessários na esperança de que algum fique. também não se percebe o que eles ficariam a fazer na FAP, pois se esta nem tem dinheiro para a gasolina quanto mais para as horas mínimas de voo. A pátria é muito bonita mas quem fala dela no geral tem a barriga cheia. Vão para o desemprego os pilotos? Nem pense. Mudam-se para o Dubai ou outro país qualquer. Esses estão sempre bem.

    Gostar

  24. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    17 Dezembro, 2014 16:49

    E o rabinho lavado com água de rosas? Não querem não?!

    Cambada de parasitas!

    PRIVATIZAÇÃO DA TAP JÁ!!!

    Gostar

  25. MJRB's avatar
    17 Dezembro, 2014 17:57

    Não privatizem a TAP ! Se o fizerem, ainda aparece um consórcio formado pelo OCosta, DLoureiro, JS, SSilva, Lima, Salgado’s, Azevedo & tais. Consumada a compra, passam-na para a Isabelinha.

    —————–
    USA e Cuba reataram hoje relações políticas, económicas, sociais, culturais. Óptimo !
    Parabéns a Obama, Castro e Papa.
    —————–

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    17 Dezembro, 2014 18:07

    Segundo a Visão,
    o processo dos submarinos foi arquivado.
    Com espírito santo a abençoar o jácintoleitecápelorêgo, “siga a marinha !”
    (Aproveita, Paulo, este país também está de feição para ti).

    ——————
    O motorista de Sócrates quer falar “mais” sobre o caso. Será de novo ouvido amanhã.
    (Ele que se cuide, pode escorregar na prisão e partir qualquer coisa…)

    Gostar

  27. Reclamemos Prostitutas's avatar
    Reclamemos Prostitutas permalink
    17 Dezembro, 2014 18:45

    Bom, mas mesmo muito bom, foi ouvir na SIC Notícias um espirro de pun&%$a comuna afirmar que a »patriótica« greve não afectará milhares se o regresso aos seus »lares« for programado para 26 de Dezembro.

    É ou não é um comentário brilhante?

    Gostar

  28. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Dezembro, 2014 18:58

    Chamem a Isabelita, ela acabará por resolver os nossos problemas.
    http://www.elconfidencial.com/mundo/2014-12-10/portugal-la-nueva-colonia-de-angola_582765/

    Gostar

  29. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Dezembro, 2014 19:09

    A solução é pedir ao geróimo para mandar a TAP para a Rússia.
    Eles agora estão na disposição de comprar tudo o que mexa.
    http://observador.pt/2014/12/17/banco-central-da-russia-admite-que-situacao-e-critica/
    Nós sabemos se em vez do putin fosse ele a mandar, a coisa fiava mais fino.
    Porque raio se afataram os camaradas da linha ortodoxa de Lenin?
    Porque abandonaram a doçura de comportamentos do camarada stalin?
    Ele há coisas que eu não compreendo.

    Gostar

  30. cristof9's avatar
    17 Dezembro, 2014 20:03

    Eu compro a Tap desde que me paguem uma verba de 300 milhoes anuais para cobriri os desmandos.

    Gostar

  31. pjmodm's avatar
    17 Dezembro, 2014 21:40

    Tem toda a razão Helena MAtos em trazer os dados objectivos sobre o que pretendem os sindicatos, mas entre estes merecia uma referência especial o sindicato dos pilotos, que agora, pontualmente, se deixam acompanhar pelos outros vice-reis.

    Sindicato dos pilotos que, até há pouco tempo, exigia a privatização e um quinhão para si de 20% do capital da empresa.
    Há pouco mais de um ano quando um parecer da procuradoria-geral da república declarou que um acordo do sindicato com a administração anterior a Fernando Pinto era ilegal e os pilotos não tinham qualquer direito ao talhão pretendido de 20%, o sindicato lá disse que nem pensar e que exigiam os seus 20%.
    Veja-se:
    http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013-04-30-pgr-diz-que-pilotos-nao-devem-receber-nada-em-caso-de-venda-da-tap
    http://expresso.sapo.pt/pilotos-da-tap-nao-aceitarao-ser-lesados-nos-seus-interesses=f804235

    Esse parecer, além do conteúdo jurídico (sobre negócios relativos à coisa pública que então não incomodavam os agora defensores da dita coisa) é muito interessante sobre o ‘status quo’ que tantas saudades parece provocar entre os sindicatos, como seja um acordo secreto e escondido entre um sindicato e um presidente do conselho de administração da tap, veja-se aqui:

    Click to access 1379413807.pdf

    É um texto que à luz das reivindicações de hoje merecia uma análise blasfema, por ex. da Helena MAtos ou do José Manuel Fernandes.

    Gostar

  32. A. R's avatar
    A. R permalink
    17 Dezembro, 2014 22:10

    No fundo, no fundo esta tralha toda da Soeiro Pereira Gomes querem a sua vida garantida até se reformarem custe o que custar, custe a quem custar: os outros que se lixem pois esta é a igualdade dos gulags.

    Gostar

  33. aa's avatar
    18 Dezembro, 2014 13:29

    Ainda ninguém se questionou sobre o seguinte…. porque raio alguém quer comprar uma companhia aérea endividada e falida. Muitas companhias apenas querem alargar o seu mercado, pois têm capacidade em excesso. Menos um, no mercado apenas permite a algumas companhias alargar o mercado… e não são 20 milhões de passageiros que justificam comprar uma dor de cabeça. A realidade é menos complicada!

    Gostar

Trackbacks

  1. Todos querem a privatização da TAP | BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Jorge Cancelar resposta