Saltar para o conteúdo

Só faltava mesmo mais uma idiotice…

18 Dezembro, 2014

Requisição civil? Esta gente é parva ou faz-se.

Estamos porventura em situação de Estado de Sítio ou Estado de emergência?

Não? É que não conheço outras situações em que os direitos civis dos cidadãos possam ser legitimamente restringidos. Então querem obrigar as pessoas a trabalhar negando o direito à greve? Lamento informar, mas tal «resolução do conselho de ministros » é treta e letra morta.

Pode a greve ser uma chatice, e pode-se discordar das suas razões, mas isso não dá direito ao governo de tentar alinhar na idiotice vigente e  ser mais estúpido do que o habitual.

40 comentários leave one →
  1. Tiro ao Alvo's avatar
    18 Dezembro, 2014 14:03

    Concordo consigo. Eu penso que a TAP deveria ser atirada para a falência.

    Gostar

    • bgg's avatar
      bgg permalink
      19 Dezembro, 2014 03:01

      O autor do post parece desconhecer a lei da requisição civil, que não exige qualquer estado de sítio ou de emergência. A requisição civil surge com “a necessidade de assegurar o regular funcionamento de certas actividades fundamentais, cuja PARALISAÇÃO MOMENTÂNEA ou contínua acarretaria perturbações graves da vida social, económica e até política em parte do território num sector da vida nacional ou numa fracção da população;”
      DECRETO-LEI N.° 637/74, DE 20 DE NOVEMBRO
      Ora, segundo é dito, sem desmentido, dezenas de milhares de pessoas (“uma fracção da população”) seriam perturbadas e prejudicadas nas suas vidas, numa altura do ano de particular significado e de encontro das familias.

      Gostar

  2. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    18 Dezembro, 2014 14:06

    Gabriel Silva ,

    Estes moço pequenos que nos Governam ainda arranjam aqui um trinta e um, que depois para sair do imbróglio vai ser pior a ementa que o soneto.
    A mim parece-me que eles estão a apostar num confronto musculado para depois se queixarem que…

    Gostar

  3. insider's avatar
    insider permalink
    18 Dezembro, 2014 14:07

    desobediência civil é a solução…
    (e lá no fundo é o que o passos quer).

    Gostar

  4. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    18 Dezembro, 2014 14:15

    O direito à greve é uma treta.

    Gostar

  5. manuel's avatar
    manuel permalink
    18 Dezembro, 2014 14:15

    É óbvio que estou em desacordo com o autor do post. Não está declarada, mas a situação de muita de gente é de emergência(desemprego, fome e desespero de viver com aproximadamente 10 euros por dia e são centenas de milhares) não me consta que tenha faltado o ordenado aos trabalhadores da TAP e que eu saiba, não votei nos trabalhadores da TAP para governar o país. Estou em profundo desacordo com a governação desta maioria, mas, neste caso concreto, é conveniente mostrar um apoio declarado.

    Gostar

  6. A.Lopes's avatar
    A.Lopes permalink
    18 Dezembro, 2014 14:24

    Será que o autor deste post é “funcionário” da TAP?É que eu não estou disposto a pagar as diatribes destes senhores, pagos a peso de ouro!Nem os da RTP!O autor do post devia envergonhar-se do que escreveu!

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      18 Dezembro, 2014 14:56

      Ah! Afinal é você o responsável pela greve…

      Gostar

    • fernando tavares's avatar
      fernando tavares permalink
      18 Dezembro, 2014 14:57

      Concordo totalmente com A. Lopes

      A que propósito me obrigam a ser accionista da TAP enquanto cidadão que paga impostos ao estado,para serem sorvidos por esta elite de funcionários públicos?

      O Senhor Gabriel autor do artigo de opinião, ou é funcionário da TAP logo meu empregado,ou então é membro de um dos Sindicatos que, sempre utilizaram o lema de o quanto pior melhor, de preferência a terra queimada.
      Que pena o Sr Gabriel não precisar da TAP nesta altura! A esmagadora maioria dos portugueses está contra esta pulhice dos 12 Sindicatos da TAP e garanto-lhe que não preciso de nenhuma sondagem .

      Se os 12 Sindicatos querem ser donos da TAP, façam um CARTEL entre eles para concorrerem à sua privatização chegando a barriguinha à frente e assim ganharem a privatização com a certeza que jamais haverá dinheiros públicos a circular dentro da empresa….Ficarão todos felizes e ainda levam os meninos e as meninas dos funcionários ao Circo!

      Gostar

  7. LTR's avatar
    LTR permalink
    18 Dezembro, 2014 14:44

    Como dizia uma amigo, sem a cristandade e o Natal os sindicatos comunistas não são nada.

    Gostar

  8. I.Rodrigues's avatar
    I.Rodrigues permalink
    18 Dezembro, 2014 14:53

    Neste caso o governo tem razão, principalmente porque escolheram uma péssima altura para fazer greve. Todo o pais sofre mas há trabalhadores intocáveis que sendo dos mais beneficiados estão dia sim dia não de greve.

    Gostar

  9. Luís's avatar
    Luís permalink
    18 Dezembro, 2014 14:58

    O Gabriel Silva não comunga do espírito natalício do governo. É pena esse espírito e a preocupação com os portugueses não durar o ano todo.

    Gostar

  10. PSC's avatar
    PSC permalink
    18 Dezembro, 2014 15:25

    Direitos? Quando começamos a falar em DEVERES?! Já tarda!

    Gostar

  11. O Vingador da Noite's avatar
    O Vingador da Noite permalink
    18 Dezembro, 2014 15:26

    A sua revolta também não lhe dá o direito de escrever “á greve”. Contudo…

    Gostar

  12. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    18 Dezembro, 2014 15:52

    LOL

    Gostar

  13. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    18 Dezembro, 2014 16:18

    O Governo tomou a atitude correta ao decretar a requisição civil. Não vejo outra forma, dentro dos limites da Constituição Socialista, de reagir à chantagem sindical. Seja como for, o Governo compra tempo mas a solução não pode tardar sob pena de nunca existir e essa solução inclui duas medidas possíveis: a privatização da TAP ou o seu encerramento com despedimento coletivo. Nesta altura, os bandalhos já degradaram tanto a empresa, que, provavelmente, só a segunda medida é possível. O mesmo cenário coloca-se para a RTP. Encerramento da empresa com despedimento coletivo.

    Gostar

  14. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    18 Dezembro, 2014 17:02

    Trata-se de um post recheado de ironia. Só pode.

    Gostar

    • Artista Português's avatar
      Artista Português permalink
      18 Dezembro, 2014 17:10

      Neste caso, requisição civil significa deixar de alimentar o regabofe. Para uma greve de cariz político, uma decisão política (mas com cobertura legal). Qual é o problema?

      Gostar

  15. tozezito's avatar
    tozezito permalink
    18 Dezembro, 2014 17:11

    Mas aquilo era alguma greve? Aquilo era meramente uma repugnante operação de chantagem, com tomada de reféns. No caso, os muitos milhares de portugueses que nesta época têm de viajar para se encontrarem com familiares, ou que obtêm da actividade turística o seu ganha pão.

    Gostar

  16. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    18 Dezembro, 2014 18:09

    Num país de parvos espertos, só pode ser governado pelos pares. Requisições civis e greves num Estado falido, são marcas desta gente que povoa Portugal neste momento. Quando rebentar, rebentou, e depois recolhe-se os estilhaços. É o fado portuga, que até já património universal. Como canta Lopes-Graça, acordai povo desta pátria!

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      18 Dezembro, 2014 21:19

      Lopes-Graça era comunista. Ele queria o povo acordado mas escravizado.

      Gostar

      • Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
        Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
        18 Dezembro, 2014 23:27

        Para o PiErre – Ele era comunista, mas eu não sou. De dentro duma má toca, pode sair um bom coelho. Desejo-lhe um BOM NATAL.

        Gostar

  17. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    18 Dezembro, 2014 18:30

    É falar com o Marocas, ele mais do que uma vez decretou a requisição civil na TAP e por menos do que isto (so to speak)

    Gostar

  18. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    18 Dezembro, 2014 18:31

    Total desacordo, a TA tem que cumprir com a sua função, eu não sou prisioneiro da TAP

    Gostar

  19. fado alexandrino's avatar
    18 Dezembro, 2014 18:39

    Não interessa ler o palavreado da requisição civil.
    O que interessa é saber:
    Esta greve pode atirar a TAP para a falência?
    Sim, talvez.
    Neste caso é preciso tomar uma atitude radical.
    A requisição civil vai ser cumprida?
    Talvez, não.
    Neste caso pode avançar-se para um despedimento colectivo e resolver de vez o problema.
    O Governo tem cojones para o fazer?
    Não.
    Porquê?
    Porque não os teve para resolver nenhum problema estrutural do País e o pouco que fez foi empurrado pelos estrangeiros da troika.
    Portanto depois deste acto teatral vai ficar tudo na mesma.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      18 Dezembro, 2014 20:08

      Somos ou não somos um protetorado como dizia o irrevogável? Em breve virão ordens concretas de Bruxelas para estas empresas públicas falidas, tal como veio a ordem para a resolução do BES. Acredita que foi o governo que tomou a decisão relativa ao BES? Eu, não.

      Gostar

    • Euro2cent's avatar
      Euro2cent permalink
      18 Dezembro, 2014 20:22

      > Porque não os teve para resolver nenhum problema estrutural do País

      Triste verdade.

      Que, aliás, leva à conclusão que os partidos (todos) são o problema estrutural do País.

      (Quanto ao tema original, o Gabriel tem razão teóricamente, mas o pessoal está tão farto que não quer saber. Já começa a ficar em modo de “lynch mob”. Percebe-se.)

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        18 Dezembro, 2014 21:28

        O problema estrutural do país é a puta da democracia, que muitos ainda não perceberam que não passa de um embuste. Por isso os políticos gostam tanto de democracia. Pudera, não passam de uns trafulhas!…

        Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      18 Dezembro, 2014 22:26

      “A requisição civil vai ser cumprida?
      Talvez, não.”

      Valha-nos Deus !…

      Gostar

  20. joao's avatar
    joao permalink
    18 Dezembro, 2014 18:40

    que se saiba, há anos que a TAP está em estado de sítio ou de emergência. Tal como as restante empresas de transportes públicos. Porque será ?

    Gostar

  21. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    18 Dezembro, 2014 20:41

    Os sindicatos têm que dar uma prendinha ao governo, em troca do favor que lhes fez. A forma aparvalhada como foi decretada a requisição civil foi um brinde que os sindicatos certamente não esperavam.

    Gostar

  22. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    18 Dezembro, 2014 21:22

    A figura jurídica da requisição civil está na lei. Cabe ao governo decidir do seu recurso como cabe aos sindicatos exercerem os seus direitos..

    Aos que querem a falência da tap e o despedimento coletivo dos empregados: bom, devem no mínimo ser apoiantes secretos mas ferrenhos do bloco de esquerda. O governo ir para eleições com um rombo desses no lombo, os dois juntos não tinham trinta por cento.

    O caminho que parece estar a ser seguido é simples: com o pessoal de olho na privatização, desconfiado de algum negócio à moda da nossa terra, para mais com o estaleiro em Lisboa, à vista de toda a gente e com muita gente diretamente afectada, com o Natal à porta, impossibilitado de facto de seguir os bons conselhos do pessoal do bloco de esquerda que anda por aqui, resta a requisição civil. É o que há. É a vida, diria o Guterres.

    Gostar

    • Almeida's avatar
      Almeida permalink
      18 Dezembro, 2014 22:02

      Não me diga que é preciso ser do Bloco de Esquerda para conhecer as leis do país. É que o modo como o processo foi conduzido pelo governo, é um disparate completo e uma prenda aos sindicatos. Será que o governo é um apoiante secreto do BE?

      Gostar

  23. Colono's avatar
    Colono permalink
    18 Dezembro, 2014 22:34

    Não passa da “canção do cisne”…

    A “força” da CGTP ( leia-se comunas do cara****) advém das empresas públicas. Ora, uma vez desfeita a (s) fonte (s), pergunto: – onde irá buscar munições para “grevar” politicamente?

    Responda quem souber!

    Gostar

  24. comendador's avatar
    comendador permalink
    18 Dezembro, 2014 23:18

    . Alterar a lei da greve que deveria obrigar os sindicatos a publicar em cada greve :

    1- Razões passiveis para deliberar uma greve – em que casos

    2- Nº de sindicalizados em cada sindicato que pretenda fazer a greve

    3 – Orçamentos e contas ( incluindo a CGTP e A UGT- nada se sabe dessas contas se é que são de interesse publico ) aprovados anualmente e publicadas

    4- Informar a população das razões para a greve de forma explicita ( nem tudo servirá para fazer greve)

    5 – Publicar a votação obtida em assembleia pelos associados do sindicato para decisão de greve

    Há falta de ética, de lei e de verdade em tudo isto das greves . Não Conheço qualquer estudo sobre o custo/ beneficio das greves – são hoje principalmente ou unicamente contra o estado

    O poder dos sindicatos ou seja PCP é enorme, para mim até desafiava o PCP a paralisar o pais de norte a Sul três dias – transportes, saúde, educação ,portos ,fabricas , funcionários públicos, EDP, camaras municipais , bancos etc., se corresse bem então o poder é deles e tomava o pais e acabava com as greves para nosso sossego

    Gostar

  25. Joam Roiz's avatar
    Joam Roiz permalink
    19 Dezembro, 2014 01:22

    “Tadinhos” dos emigrantes e dos turistas: a TAP é a única companhia aérea da Europa e do resto do mundo que voa para Portugal.

    Gostar

  26. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    19 Dezembro, 2014 08:20

    Concordo com o post. Se existe a pretenção da privatização esta deve existir dentro da concorrência e da realidade laboral contemporânea e não do tempo da revolução industrial. Tem que existir sentido de responsabilidade dentro da oportunidade do momento da parte dos grevistas, que estão a usufruir de um direito. O que mais faltava era andarmos com paternalismos da parte do Estado Português num assunto que lhe deve alheio. Se a TAP não é competitiva paciência…

    Gostar

  27. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    19 Dezembro, 2014 09:15

    Almeida, eu não disse isso. Onde eu queria chegar era apenas a isto: imagine que o governo seguia os conselhos dos loucos que defendem a falência da TAP. Pumba, tudo para o desemprego, tipo sabena. O impacto económico era fundo, como foi lá, mas pior nas nossas circunstâncias. Um processo destes levava meses. Meses de protestos, meses de impacto económico e de conflito social; a nove meses das eleições. Por isso digo que quem defende uma tal opção está pela certa desejoso de se ver livre do actual governo pelas costas. Por isso lhes chamei bloquistas. Não são; são apenas tolos, aguns com cartilha ideológica outros com humores de taxista.

    Gostar

Indigne-se aqui.