Saltar para o conteúdo

a superioridade evidente da monarquia

21 Janeiro, 2015
by

Está, por exemplo, em poupar-nos às imbecilidades que passam pelas cabeças dos seus protagonistas, visto que estes, uma vez reis, não podem, nas monarquias constitucionais, pronunciar-se sobre política, nem sobre temos onde a sua opinião possa dividir a comunidade. Como é sabido, o rei é, nessas formas de estado, um símbolo vivo, símbolo que representa a nação, a que era, a que é e a que virá, na sua imensa pluralidade e diversidade, pelo que a política está-lhe vedada, porque representa sempre parte e nunca o todo. Essa parcimónia faz muito bem a um país e aos seus nacionais, que se habituam a ver no chefe de estado uma referência de bom senso e moderação, mesmo quando lá está um pateta. Coisa que, infelizmente, sucede cada vez menos nas repúblicas, onde cada chefe de estado diz o que lhe apetece e até mesmo noutras instituições respeitáveis, como a Igreja Católica, que têm vindo a perder a noção do que é um símbolo e daquilo para que serve.

37 comentários leave one →
  1. JPT's avatar
    JPT permalink
    21 Janeiro, 2015 10:14

    Vejo que V. Ex.ª está a defender a limitação da liberdade de expressão do Sr. Bragança e do Sr. Bergoglio. Mais, V. Ex.ª está a fazê-lo em nome do suposto “bom senso e moderação” (cito) e do suposto respeito pela “imensa pluralidade e diversidade” (cito) que existem nas sociedades. Ou seja, no fundo, e aderindo à tese que defende, V. Ex.ª é como o terceiro irmão Kouachi, sem sequer ter ido fazer um curso de formação no Iémen, ou a “desculpa” de viver numa cité. No fundo, só por ser “um pateta” (cito).

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      21 Janeiro, 2015 10:16

      Está enganado: estou a defender a limitação da «liberdade» de expressão do Rei de Portugal (que não existe) e do Papa. O que pensam ou deixam de pensar os Senhores Duarte e Jorge é-me completamente irrelevante.

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        21 Janeiro, 2015 14:08

        Já ontem era para ter feito um pequeno comentário.
        Vai hoje.
        O Papa não disse nada, quem disse foi o tal Bergoglio.
        O Papa só fala como Papa quando fala ex cathedra
        Não foi o caso.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        21 Janeiro, 2015 14:10

        Quanto ao outro senhor, como Rei (Deus nos livre de tal) diria o mesmo que agora disse.
        Não era pelo cargo que iria ter alguma inteligência.
        Ainda não se vende nas farmácias.

        Gostar

  2. Marquês Barão's avatar
    Marquês Barão permalink
    21 Janeiro, 2015 10:33

    Venha o rei. Com mais uma vantagem que não deve ser menosprezada. Nesta republica fraudulenta temos vasta coleção de presidentes/monarcas vivos amontoados na reforma, com alguns a conspirar contra a montagem tenebrosa de que fizeram parte, e a alambazar-se sofregamente á conta do orçamento como o putativo pai desta merda toda.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      21 Janeiro, 2015 10:47

      Concordo. Esta palhaçada(república) implantada por dois malucos mais uns 200 alienados na rotunda e transmitida ao império pelo telégrafo custa-nos o dobro da monarquia Espanhola: 16/8 milhões de euros.

      Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      21 Janeiro, 2015 18:00

      Repare, para destituir um Rei, só cortando-lhe a cabeça.
      Prefiro destituir um governo através de leis ou pelo voto.
      É mais limpo.

      Gostar

      • Marquês Barão's avatar
        Marquês Barão permalink
        21 Janeiro, 2015 20:49

        Leis e sistema eleitoral feitos por quem?

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        21 Janeiro, 2015 21:35

        Pelo povo por quem havia de ser, através dos eleitos.
        A época a em que os reis faziam as leis, serviam de juízes e só não cortavam s cabeças porque para a parte suja havia outros pertence à história.
        Imagine (é apenas um exemplo) que o Sócrates tinha sido filho de um rei e chegava a reinar.
        Assustador, não é?

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        21 Janeiro, 2015 22:51

        O Senhor sabe, por acaso, o que é uma monarquia constitucional?

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        21 Janeiro, 2015 23:18

        O que eu sei é que a um rei sucede o filho.
        Estou engando?
        Se é para me ensinar que em Inglaterra não manda nada e que a parte mais importante além das caçadas em Balmoral é ler o discurso do primeiro-ministro, então para isso mais vale o Cavaco.
        Pelo menos não anda aos tiros.

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        21 Janeiro, 2015 23:52

        Sabe pouco.

        Gostar

    • Euro2cent's avatar
      Euro2cent permalink
      21 Janeiro, 2015 20:33

      > Venha o rei.

      Mas um rei que reine, não estes berloques ornamentais das oligarquias republicanas. Que é tudo o que ocorre às mentes limitadas pelo veneno jacobino.

      (E depois o imbecil é o duque de Bragança?)

      Gostar

      • zazie's avatar
        21 Janeiro, 2015 23:22

        Pois é. O imbecil é o outro mas quem quer imbecil mascarado de rei para fingir que não é presidente, mantendo tudo o resto igual, são eles

        “:o))))))))))))

        É a urna- o que esta malta não dá pela urna. Até um rei de fantasia desde que vão à urna de tempos a tempos para acreditarem que mandam.

        Gostar

  3. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    21 Janeiro, 2015 11:04

    já escrevi o mesmo por outras palavras

    ‘és jornalista nunca serás um ser humano’

    o poder dos não eleitos vai acabar com a democracia burguesa

    Gostar

  4. jc's avatar
    21 Janeiro, 2015 12:15

    D. Duarte fez uma afirmação imbecil que acaba por desculpar os extremistas. O que só mostra que é um homem igual a tantos outros que nos têm governado.

    Gostar

  5. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    21 Janeiro, 2015 13:26

    Mas os políticos arrogam-se o direito de representar sempre o todo e nunca apenas a parte.
    Ninguém para lhes colocar um freio?

    Gostar

  6. BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
    BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    21 Janeiro, 2015 15:19

    E dificil dizer o que seria melhor para o Pais. Na monarquia teriamos um rei. No actual sistema temos um Presidente e varios ex-presidentes – e todos vivem a custa do orcamento. Qual seria preferivel?
    Julgo que dependeria da honestidade da pessoa. O actual residente de Belem gasta rios de dinheiro para passear pelo estrangeiro e abrir oportunidades de negocio. Nao sera essa a funcao do p………Portas que se farta de abrir “portas” ou do outro do turismo que “criou” as condicoes para o turismo nacional se vangloriar de termos um ano excepcional?
    Caros amigos: reis ou presidentes sao todos farinha da mesma saca!

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    21 Janeiro, 2015 15:34

    Rui A.,

    Os reis e rainhas são mais fiáveis, respeitados e competentes do que os presidentes da república ? Homessa !
    Por onde tem andado Rui A. ? O que tem constatado ? A História de repúblicas e de alguns presidentes exemplares e históricos não lhe interessa ?

    VIVA A REPÚBLICA !

    Gostar

    • josephvss's avatar
      21 Janeiro, 2015 15:52

      Yea right: Mao; Stalin; Buxexas lol

      Gostar

      • MJRB's avatar
        21 Janeiro, 2015 19:23

        Esses, foram até hoje os únicos líderes de repúblicas ?

        Gostar

      • DeitemForaAChave's avatar
        DeitemForaAChave permalink
        22 Janeiro, 2015 01:18

        Não, ainda temos suores de porco, sampaios de pedófilo, miterrand que faz o suores parecer um gajo normal e honesto, chirac na lista de pagamentos de saddam, …

        Gostar

    • Euro2cent's avatar
      Euro2cent permalink
      21 Janeiro, 2015 20:39

      > VIVA A REPÚBLICA !

      É interessante como um grupo de bandidos que saqueia um país consegue convencer um larga parte da população que a liberdade de que eles se servem para saquear também é do interesse dela.

      Apesar de todas as provas em contrário.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        21 Janeiro, 2015 23:52

        Quer fazer um périplo por muitas monarquias corruptas, com bandidos, saquedores, ditadores, aos quais “larga parte” das populações reverencia ?

        Gostar

  8. josephvss's avatar
    21 Janeiro, 2015 15:49

    O artigo em si é besta 🙂 Ora vejam:
    1ro O titulo; 2ndo declara o duque imbecil ; por ultimo decide sobre o que o rei (a monarquia) deve ser…
    Ps O autor confunde liberdade natural e liberdade moral.

    Gostar

  9. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    21 Janeiro, 2015 18:02

    Pois, maioria silenciosa, 1974, partido liberal, ao que anda por aí promovido em Cabinda por Duarte pio, convergência monárquica, movimento federalista português…

    Claro que Duarte pio é uma figura imparcial da direita à esquerda. Só um pequeno senão: se fizessem um referendo a perguntarem ao povoléu se preferiam El Rei o Senhor Dom Duarte III ou o esqueleto exumado do almirante Américo de deus Rodrigues Thomas, o que resta do almirante ganhava na boa. El Rei que vá ver da vinha em Santar que nem lá gostam dele – dito por um local que o tem por aparvoado.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      21 Janeiro, 2015 19:32

      Porra, Portugal com Duarte no trono ? A imbecilidade e patetice pura…

      Mas quem meteu na cabeça e que raio de inteligência a dos monárquicos para insistirem que uma monarquia é mais democrata do que uma república ?? Por que é que um descendente dum rei deve substitui-lo ? E se esse descendente for burro ou play-boy ? Porque é que os “subditos” (o carago !, essa dos subditos) têm a obrigação de reverenciar uma catrefa de chulos e de pedantes que gravitam à volta duma monarquia ?
      Etc., etc..

      Gostar

  10. BELIAL's avatar
    21 Janeiro, 2015 19:26

    Não sendo especial apreciador da “capitis diminutio” de SAR putativa – concordo com a criatura, embora não tão excitadamente.

    Smi, até mesmo um relógio parado dá horas certas duas vezes ao dia.

    Real, real real…

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    22 Janeiro, 2015 09:53

    Com todo o respeito pelo rei, símbolos já temos a bandeira, o brasão, o hino e o chefe de estado, mas se a bandeira tivesse pernas seria melhor.

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      22 Janeiro, 2015 12:32

      símbolos aliás da burguesia ou adoptados por ela e feitos da república.

      Gostar

  12. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    22 Janeiro, 2015 19:50

    É bom ser um excelente executante na orquestra, mas tocar todos os instrumentos com arte e sabedoria é impossível, dada a diversidade destes. Assim se passa nos outros campos que compõem a sociedade. Ter o desplante de passar diplomas a qualquer um, não me parece ser um bom caminho. Mas cada um lá sabe em que espelhos se mira.

    Gostar

  13. BELIAL's avatar
    23 Janeiro, 2015 20:15

    É que o sr padre é “visconde de macieira”, e com dirieto ao uso de “dom2
    Podem confirmar no genea portugal.

    Gostar

  14. BELIAL's avatar
    23 Janeiro, 2015 20:16

    É que o sr padre é “visconde de macieira”, e com direito ao uso de “dom”
    Podem confirmar no genea portugal.

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta