O dinheiro não chega à economia real
23 Janeiro, 2015
Hoje, na TSF falava um senhor, com ar de especialista convidado (à hora do fórum). Segundo este especialista o Quantitative Easing do BCE teria um problema. O crédito vai chegar às PMEs competitivas, a maior parte exportadoras. Mas o problema é que muitas PMEs estão sobrendividadas e seria difícil que estas tivessem acesso a crédito gerado por esta medida do BCE. Seria então necessário um outro programa para fazer chegar o crédito às empresas endividadas, porque só assim elas poderiam beneficiar.
E foi isto. Crédito às empresas sobreendividadas.
22 comentários
leave one →

O Costa mandou?
GostarGostar
Seria o Sr Batista que dava entrevistas ao Expresso?
GostarGostar
E que tal um paninho encharcado de trampa nas trombas desse senhor com ar de especialista convidado?
Credo especial as empresas sobreendividadas… para, claro está, fazerem mais dívida em cima de mais dívida.
GostarGostar
JoaoMiranda,
Já reparou que o galinheiro vai ficar á guarda da raposa??? A Banca que nos trouxe até aqui, vai ser a grande benificiária destes triliões todos.
As PMEs encontrando-se sobrendividadas, as que conseguirem furar o cerco, 1º irão pagar as suas dividas e o que sobrar é que eventualmente criarão riqueza e paralelamente postos de trabalho.
Resumindo, surgirá vindo do nada um mega projecto, projectado por um boy do sistema e mesmo que não resulte, serve para se justificar a entrada da maçaroca e assim se vai esfumar o grande sonho do Super Mário Draghi e do Super Constâncio que portas dentro deixou escapar a supervisão do BPN.
GostarGostar
Você até parece que é pedófilo, homem. Sempre com “boys” na cabeça…
GostarGostar
Há-os pedófilos…e há-os parvos que é o teu caso.
GostarGostar
E os extremadamente ignorantes, o seu texto demonstra-o.
GostarGostar
A sorte é que os há extremadamente inteligentes…mas que nem texto apresentam.
GostarGostar
O taco devia ir para a Isabel dos Santos, pois ela é a única pessoa que nos defende do capital estrangeiro
GostarGostar
Dinheiro que vai para uma empresa não competitiva também tem multiplicador keynesiano a ele agarrado? Ou um RoI?
É exactamente como gastar dinheiro em formação de informática para costureiras ou de inglês para varredores do lixo (casos reais). Mais vale atirar de uma vez o dinheiro para o lixo, porque é exactamente para o lixo que ele vai. Ou para o /dev/null, o que é a mesma coisa.
É claro que o homem poderia estar a falar de empresas que apenas competem no acesso ao orçamento do Estado, como, sei lá, a PêTê ou a Mota-Engil ou a Leninha lá dos lados de Leiria. Nesse caso faz inteiro sentido que saibamos o que os comentadores Pei-Esse na rádio do Pei-Esse preparam para o país se o dito parretido chupialista chegar alguma vez ao poder.
Bolota,
Se a banca nos trouxe aqui, foi porque votámos em Sócrates. Nos tempos da Manuela Ferreira Leite a dívida externa pública líquida diminuiu.
GostarGostar
Mas trouxe ou não trouxe??? Sócrates pode ter feiro muita caca e fez, mas o que tem Sócrates a ver com o BPN, BPP, BES e afins???
GostarGostar
Hmm… deixe-me ver… o Sócrates não nacionalizou o BPN, BPP passando para nós as custas e não foi o aliado político nas obras publicas financiadas pelo BES?
GostarGostar
Se Sócrates não nacionalizou o BPN, BPP??? E quem os saqueou???
GostarGostar
Que os tivesse entregue à justiça em vez de passar a factura do saque aos contribuintes…
GostarGostar
O senhor Bolota é intelectualmente desonesto e de inteligência limitada. Uma pena, porque tem um nome simpatico.
GostarGostar
D´Aviz, só que a discussão não é o Bolota mas as patifarias da quadrilha. Quanto á desonestidade. Tenta pentear cágados pode ser que passe e acrescentar alguma coisa á discussão.
GostarGostar
Valinho,
E entregou…Oliveira e Costa foi disse, Duarte Lima são disso exemplo, só que …
GostarGostar
Fica a saber.se que o regabofe vai recomeçar logo após o intervalo.
GostarGostar
Deixem/se de tretas, falem com o suares ele arranja o dinheiro todo que e preciso
GostarGostar
Este tipo de discussao e areia demais para a minha camioneta.
Se ha ladroes a mais como e que o dinheiro vai chegar!
GostarGostar
Depois ha gajos com uma lata de todo o tamanho com falta de memoria
Teixeira dos Santos diz ao Económico não se lembrar “em pormenor” dos alertas feitos pela PwC aos reguladores em 2001 sobre o BES. PSD e CDS querem voltar a ouvir o ex-presidente da CMVM.
PSD e CDS querem voltar a ouvir Teixeira dos Santos na qualidade de ex-presidente da CMVM. Em causa estão alertas da PwC aos reguladores, já em 2001, sobre o BES.
“Não me recordo de nada em pormenor. Já foi há muitos anos. E o que se passou está tudo documentado na CMVM”. É desta forma que Teixeira dos Santos comenta ao Económico as denúncias da PriceWaterhouseCoopers (PwC), que deixou de auditar as contas do BES e de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) por causa de problemas identificados em 2001 e comunicados, então, aos reguladores.
GostarGostar
se me tocar a mim algum eu perdoo tudo o que ficou para trás
GostarGostar