Saltar para o conteúdo

O fim da demagogia

27 Janeiro, 2015

Dez ministérios? Boa! Vamos a isso! E tenho outra proposta: reduzir de sete para cinco o número médio de administradores das 50 maiores empresas portuguesas. Já viram quanto isso poupará aos accionistas ou quanto o investimento no país poderá aumentar? É fazer as contas: 250.000 euros x 2 x 50 = 25.000.000. Por ano. Há todavia um pequeno problema, é que isto não é economia, é demagogia.

Pedro Lains, 30 de Janeiro de 2011

Tsipras faz governo só com 10 ministérios — 27 de Janeiro de 2015.

24 comentários leave one →
  1. JEM's avatar
    JEM permalink
    27 Janeiro, 2015 13:32

    Lains, o maior especialista mundial em espirais recessivas.

    Gostar

  2. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    27 Janeiro, 2015 13:52

    Também acho, o fim da demagogia. Podia era ter começado quando os alemães encharcaram a Grecia de submarinos e afim, mas ai, nem o Lains nem o vitorcunha se deram conta disso.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      27 Janeiro, 2015 13:55

      Foi lamentável isso, de venderem o que eles queriam comprar. Para isso é que faz falta um porco preto em cada esquina, para o talhante não nos lixar a cobrar pelo chouriço.

      Gostar

      • Almeida's avatar
        Almeida permalink
        27 Janeiro, 2015 15:08

        “Eles”, quem? Os únicos que se conhecem, parece que foram parar à cadeia. Os vendedores, também. Talvez porque outros “eles” não queriam.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        27 Janeiro, 2015 15:10

        E nenhum grego foi preso? Que coisa estranha.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        27 Janeiro, 2015 18:16

        Não se percebe esta polémica.
        Com mais de mil ilhas como é que queriam que os gregos vigiassem o seu território?
        De automóvel?

        Gostar

  3. insider's avatar
    insider permalink
    27 Janeiro, 2015 14:08

    então, por cá também temos um governo demagógico…
    confiram as excrecências: um irrevogável vice-ministro, um da presidência, um maduro, um cromo da fiscalidade verde…
    sobram tantos como os futuro dez da grécia…

    Gostar

  4. Francisco Miguel Colaço's avatar
    27 Janeiro, 2015 14:37

    Insider, há uma diferença.

    Daqui a um mês as prateleiras dos supermercados por cá permanecerão cheias. Por lá, pela Grécia, depende do facteur d’Hollandization que eles aplicarem à acção política.

    Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      27 Janeiro, 2015 14:46

      http://sol.pt/noticia/122811
      “O deputado do Syriza Yanis Varoufakis, apontado como provável novo ministro das Finanças, afastou hoje a saída da Grécia do euro e assegurou que o partido não procurará “a confrontação”.

      Em declarações ao programa radiofónico Today, da BBC, Varoufakis disse que o novo Governo grego liderado pelo Syriza negociará construtivamente uma restruturação da dívida do país com Bruxelas.

      “Houve um pouco de ‘bluff’ da nossa parte”, declarou o parlamentar de dupla nacionalidade grega e australiana, acrescentando que “o que realmente importa agora é sentarmo-nos a falar” sobre a melhor maneira de reorganizar o pagamento da dívida grega.

      “‘Grexit’ (a saída da Grécia do euro) não está em cima da mesa, não vamos para Bruxelas ou para Frankfurt com uma postura de confrontação”, afirmou.”

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        27 Janeiro, 2015 14:48

        O quê? Fizeram bluff para ganhar eleições? Isso dá direito a demissão, se o Cavaco fizer o que lhe compete.

        Gostar

  5. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    27 Janeiro, 2015 14:58

    Quando não há cheta… reciclam-se os manuais da Tecnoforma. Será que existem royalties?

    Gostar

  6. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    27 Janeiro, 2015 15:12

    O governo da Syrisa é constituido a partir de uma coligação de 13+1 organizações politicas, um verdadeiro saco de gatos, portanto. Vai ser uma festa quando cada um começar a dizer o que lhe vai na cabeça. Posso estar enganado, mas lá para o final deste ano, principio de 2016, os gregos vão eleger um novo governo, em que a Syrisa será apenas a imagem de uma experiência fracassada. É baralhar e dar de novo.

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      27 Janeiro, 2015 15:24

      E ainda se foram coligar com a Direita nacionalista.

      É de doidos.

      Alguém imagina o BE coligado com o PND de Manuel Monteiro?

      Nem dentro do BE se entenderam.

      Gostar

  7. Luís's avatar
    Luís permalink
    27 Janeiro, 2015 15:25

    Suspeito que vão tentar a via do fascismo fiscal e do combate à economia paralela.

    Estes gregos do século XXI têm sangue turco. Não vão gostar nada quando forem obrigados a pagar impostos pela propriedade ou quando forem obrigados a pedir factura pelo cafézinho.

    Gostar

    • EMS's avatar
      EMS permalink
      27 Janeiro, 2015 16:04

      Os gregos já pagam um violentíssimo imposto de propriedade. Tem o curioso nome de “ENFIA”.

      Gostar

  8. manuel's avatar
    manuel permalink
    27 Janeiro, 2015 16:03

    Merkel desejou a Tsipras ” muita força e sucesso”, eu também. Não haverá algum exagero nos comentários de quase sentido único e nos ataques “ad hominem” ao Dr. Pedro Lains? Começou um processo negocial e a força dos Gregos é imensamente superior ao que era no sábado. É necessário outras políticas, estas(da troika) falharam redondamente e o nosso exemplo é lapidar: ontem , o Dr. Medina Carreira, demonstrou com números que o nosso ajustamento se fez simplesmente com a quebra do investimento público, entretanto mandámos borda fora 350000 portugueses qualificados e estamos mais pobres ( o PIB caiu) e não é com frases cheias de conteúdo ” conto de crianças” que esta maioria se livra de uma pasokização. Qual civilização Maia, esta maioria caminha para o suicídio coletivo e como paradigma desta governação, eu relevo a reforma do estado do” irrevogável”.

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      27 Janeiro, 2015 17:15

      Caro Manuel,

      na província as indústrias tradicionais desapareceram. Essa é parte da nossa desgraça.

      No meu distrito antes do 25 de Abril havia centenas de fábricas. Hoje há meia dúzia. Havia frota pesqueira, não era moderna como a dos espanhóis ou a dos gregos, mas existia. Havia uma agricultura que também não estava modernizada, mas fornecia trigo às moagens locais, azeitonas aos lagares, frutas aos armazéns. Aliás, havia pequenas fortunas feitas com o negócio da fruta. Era possível comprar um terreno agrícola e pagá-lo em poucos anos com sementeiras de melão e melancia. O meu avô foi produtor, recordo-me de ver camiões do Porto ou do Minho que iam ao armazém da minha família abastecer-se.

      Depois do 25 de Abril, muita coisa mudou. Tanta que nos anos 80 já era visível o abandono maciço da agricultura. Os espanhóis ou os italianos já produziam azeites gourmet, vinhos de qualidade, vinagres balsâmicos caríssimos. Por cá, os lagares e as adegas cooperativas morriam. As fábricas encerraram e foram abandonadas. A frota pesqueira, em vez de se modernizar, desapareceu entre os anos 80 e 90. No final dos anos 90 já não havia nem agricultura, nem fábricas, nem pescas. Havia funcionalismo público, restaurantes, cafés, boutiques, e construção civil, muita construção.

      As famílias dos pequenos industriais locais, dos proprietários agrícolas, dos armadores, não preparam os filhos para seguir o negócio da família. Mandaram-nos para as Universidades estudar em cursos que nem têm saída profissional, Sociologias, Antropologias, e afins. Esta geração com a melhor preparação de sempre não foi preparada para modernizar os negócios da família. Foi preparada sim para arranjar emprego no funcionalismo público e numa qualquer grande empresa do Regime.

      Este erro demorará agora 10 a 20 anos a corrigir, e para já pouco se fez. Para reindustrializar o país é necessário dinheiro, muito dinheiro. Tenho um familiar que herdou uma pequena indústria e umas obras da treta ficaram em 250 mil euros. A maquinaria industrial e agrícola é caríssima! Com o elevado esforço fiscal, burocracias e regulamentações que temos as empresas apenas conseguem pagar as despesas essenciais à sua manutenção, mas não conseguem acumular capital que possa mais tarde ser investido! Daí vem a estagnação, ou alternativamente o endividamento. Para além disso as regras do mercado laboral ou fiscais não favorecem o crescimento, e os empresários preferem manter-se como estão, enquanto «der para despesas» e «para comer» não contratam nem investem.

      Culpados? O pode político, especialmente a Esquerda, mas também a Direita cavaquista!

      Gostar

  9. Luís's avatar
    Luís permalink
    27 Janeiro, 2015 17:21

    Acrescento isto.

    Nos anos 90 o cavaquismo, o poder política e a sociedade em geral desprezaram as indústrias tradicionais e a produção agrícola tradicional: calçado, têxteis, cerâmicas, vinhos, fruticultura, mobiliário, construção naval…

    Iríamos viver do quê? Consta que um membro do Governo cavaquista dizia: «agricultura nunca mais»!

    Curiosamente, lá fora achavam que o nosso futuro estava na modernização dessas indústrias. E eu acho que isto com as indústrias tradicionais das famílias portugueses, algum investimento estrangeiro e o turismo equilibrava e dava para vivermos bem e sem grandes sobressaltos, e para termos um PIB per capita superior ao espanhol.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      27 Janeiro, 2015 17:58

      Parte do que escreve é verdade, mas só parte. Não vou rebater ponto por ponto as coisas em que discordo de si, até porque já escrevi alguns comentários aqui no Blasfémias sobre o assunto, mas deixo-lhe apenas uma pergunta: que país desenvolvido é que o Luís conhece que ocupe mais de 20% da sua população activa na agricultura, que é o que se passava em Portugal até aos anos 80?

      Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      27 Janeiro, 2015 18:53

      Luís: concordo genericamente consigo, mas quando aderimos à CEE os governantes sabiam bem para o que iam e ignoraram que os subsídios eram para mudar a estrutura produtiva e na altura já sabíamos qual era o modelo económico previsto para nós. O dinheiro foi para “formação profissional ” PAC (jeeps piscinas ) e por aí adiante. Mas agora não choremos sobre leite derramado,olhemos em frente e como estou na economia real, a situação é muito difícil nas empresas, mesmo exportadoras (vendem a perder) e quase todas sem capitais próprios. Nesta trajetória mais gente vai ter de pagar na mala de cartão !

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        27 Janeiro, 2015 21:02

        Já que falam em Cavaco por ai, Cavaco tem alguma coisa a ver com isso??? Nã tem pois não???
        Já agora por Cavaco, mandou ás malvas o Grammy ganho por Carlos do Carmo, hoje condecorou 5 fadistas que não sei se alguma vez atingirão o estatuto de Carlos do Carmo. Granda Cavaco

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        27 Janeiro, 2015 21:07

        O Carlos do Carmo já foi condecorado em 1997. Entretanto já gravou mais um disco, acho.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        27 Janeiro, 2015 21:53

        Tá bem abelha, mas Cavaco tem ou não tem alguma coisa a ver com o que se diz acima???? Essa é que é a discussão:

        Gostar

  10. Monti's avatar
    Monti permalink
    27 Janeiro, 2015 19:05

    Não é preciso ir à Grécia.
    Lembremos a anormalidade da primeira orgânica do XIX.
    Menos ministérios, viagens a Bruxelas em turística.

    Gostar

Indigne-se aqui.