Saltar para o conteúdo

não pode ser apenas por estupidez

15 Abril, 2015
by

As sucessivas ameaças de greve da TAP têm uma finalidade única: impedir a privatização da companhia, enviando aos (cada vez menos) possíveis investidores a mensagem de que irão pôr dinheiro numa empresa onde o poder de decisão não reside nas mãos dos accionistas. Os resultados desta estratégia não podem ser senão bem sucedidos e ainda ontem a Globalia declarou a sua desistência da companhia: «Desistimos dessa ideia, não se pode comprar uma empresa com tanto endividamento que não possamos reestruturar e gerir. Não podemos investir e ficar de pés e mãos atados. Desistimos por não podermos gerir de acordo com critérios privados». Por que é que são os pilotos da TAP, provavelmente os trabalhadores mais privilegiados da empresa, a optar por uma estratégia de destruição dos seus próprios postos de trabalho é que é uma pergunta que fica, por enquanto, sem resposta. Mas não poderá ser apenas por estupidez.

59 comentários leave one →
  1. MG's avatar
    15 Abril, 2015 23:49

    A TAP até dada , seria lucro para o estado português.

    Gostar

  2. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Abril, 2015 23:52

    “Uma greve não é um chá dançante ou uma petição ao rei. Tão pouco é uma forma de protesto, é mais do que isso – é um confronto. Entre quem trabalha e quem manda e controla o processo produtivo. Não é um simples direito democrático, é a essência da democracia porque até o direito ao voto foi historicamente conquistado com o recurso a greves.”
    by Raquel Varela, sobre a greve nos transportes públicos.

    Gostar

    • Eduardo's avatar
      Eduardo permalink
      16 Abril, 2015 09:49

      Tu, ó Portela e a Raquel Varetas são farinha do mesmo saco. Uns inúteis prejudicais à democracia. Só a opinião deles é que conta os outros são uma cambada de estúpidos. Os votos só valem e são inteligentes quando são eles a ganhar.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        16 Abril, 2015 11:01

        Ainda bem que o Portela e a Raquel Varela, são farinha do mesmo saco, tanto mais que apesar disso conseguem ter opinião, coisa que tu…és um triste andas anda ao sabor da sobra to tacho.

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        16 Abril, 2015 11:34

        “A greve é um direito consignado na Constituição, eu estou de acordo com greves mas a greve é uma arma que nunca deve ser utilizada”
        by Eduardo e amigos democratas, que acham todos os outros inúteis

        Gostar

    • campus's avatar
      campus permalink
      16 Abril, 2015 13:21

      Eu não quero sustentar mais a cgtp e o partido comunista. Privatizem a TAP e rápido.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        16 Abril, 2015 13:54

        Bem visto…e quem sustenta a UGT e o resto da quadrilha??? A avaliar pela papada do seu dirigente mor, funcionário do banco bom, deve mamar uns coroas.

        Tivesse o partido comunista a força que vocês lhes dão e isso se traduzisse em votos e já os campus estavam a dar o corpinho ao manifesto noutras paragens.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        16 Abril, 2015 14:15

        Bolota : “já os campus estavam a dar o corpinho ao manifesto noutras paragens.”

        Claro, num pais comunista quem critica o partido vai para os campos de trabalho (Gulags) !…

        Gostar

      • campus's avatar
        campus permalink
        16 Abril, 2015 14:46

        Não se traduz em votos porque o povo não é burro. Mas têm força porque se esconderam na administração pública, têm-se aguentado porque aí não é preciso competência e mérito, basta pertencer ao partido comunista.

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        16 Abril, 2015 14:57

        Como era de esperar tivemos a ameaça de violência pelo Comunista residente.

        Afinal a violência é parte integrante da dita ideologia. Mesmo contra outros Comunistas.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        16 Abril, 2015 20:36

        lucklucky

        Da ai uma vista de olhos

        Gostar

  3. fado alexandrino's avatar
    16 Abril, 2015 00:16

    Permito-me adiantar dois motivos:

    1º Os pilotos sabem que nada se poderá fazer contra eles, que serviços mínimos são irrelevantes e que uma requisição civil não terá força nenhuma graças ás severas leis que regem a aviação.
    2º Com estas greves e com o estúpido caderno de encargos que o Governo aceitou impedem que a TAP seja privatizada.
    Então qual é o objectivo?

    Só pode ser obrigar o Governo a aceitar a opinião publica e publicada de que a mesma não pode ser encerrada, muito menos em vésperas de eleições.
    E que mudando algumas moscas tudo se manterá igual.

    Gostar

  4. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    16 Abril, 2015 01:00

    Eu entregava 100% da TAP sem condições … aos pilotos !!…
    E não se falava mais no assunto !…

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      16 Abril, 2015 08:43

      Qualquer privado que invista com o seu capital não quer as empresas públicas (TAP, Metro, STCP, Carris, CP, etc. ) nem por 1 euro, não são rentáveis. Eventualmente o caminho tem de ser o dos estaleiros de Viana, desmantelar e começar de novo.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      16 Abril, 2015 09:52

      Estas empresas não são rentaveis no estado em que estão e estão no estado em que estão porque são publicas.
      O Estado que se desfaça delas e deixe a actividade apenas aos privados.
      Se forem rentaveis os privados não deixarão de produzir uma oferta.
      Se uma ou outra não for de todo rentavel é porque não responde a uma necessidade dos utentes que justifique a utilização de recursos que podem ser mais uteis empregues algures.

      Quanto à TAP, privatizada ou desmantelada, uma coisa é certa : os portugueses e os turistas iriam continuar a poder viajar de avião das mesmas proveniencias para os mesmos destinos !!

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        16 Abril, 2015 14:09

        Não é bem assim.
        Por exemplo a TAP voa para cerca de dez destinos no Brasil para onde, da Europa, não voa mais ninguém.
        Se apreciar as chegadas na sexta de manhã (um dos períodos mais congestionados) verá a chegada de uma dezena de voos TAP de cidades de onde os outros, pelo menos aquela hora, não chegam.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        16 Abril, 2015 14:27

        Das duas uma :
        1) ou esses destinos não são rentaveis e, portanto, não se justifica que uma companhia aérea desperdice recursos publicos que são mais uteis empregues algures ; essas rotas deveriam ser fechadas ;
        2) ou esses destinos teem potencial e então, se a TAP não os operasse, outras companhias aéreas, privadas, eventualmente mais pequenas e flexiveis, fariam o serviço.
        Não ha nenhuma razão para que o Estado, através de uma empresa publica, financie o transporte aéreo de apenas de alguns cidadãos em alguns destinos e não de todos os cidadãos em todos os destinos.
        Se certos destinos não são rentaveis para serem operados por empresas privadas de aviação então os utentes teem de recorrer aos outros meios de transporte disponiveis. Que eu saiba, andar de avião (ainda) não é um direito constitucional !

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        16 Abril, 2015 17:14

        Obrigado.
        Por vezes confunde-se aviação com táxis.
        Ora bem a TAP voa para destinos altamente rentáveis (toda a América do Sul) e para outros um pouco menos rentáveis mas mesmo assim necessários porque alguns sazonais.
        Vamos supor que a TAP deixa de voar para todos os destinos.
        Como os aviões não se compram na Santogal acontecia muito simplesmente que as outras companhias não conseguiam preencher o vazio, não teriam frota disponível.
        Vamos até supor que dispunham de material para fazer esses voos.
        Ora isto não é descolar de um lado e aterrar noutro.
        Há direitos, há slots há toda uma complexa engrenagem que não permite que uma companhia por sua livre iniciativa resolvesse começar a voar, sei lá, para EGGL.
        Quando leio para aqui que a TAP pode fechar que não faz diferença nenhuma a nenhum futuro viajante, acredito que realmente os treinadores de bancada não existem só no futebol.
        Cumprimentos.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        16 Abril, 2015 17:56

        fado alexandrino,

        Quando se muda alguma coisa alguém fica prejudicado.
        Nunca disse o contrario, como o fado alexandrino insinua com a sua saida “ad hominem” sobre os “treinadores de bancada”.
        Mas a verdade é que há mudanças que se justificam, em particular aquelas que permitem que os ganhos superem os prejuizos.
        É disto que se trata quando se defende a privatização da TAP.
        Se os destinos que refere são efectivamente rentaveis, ou a TAP privatizada, ou outros operadores, não deixarão de os fazer.
        Se não são rentaveis, então é porque a TAP perde actualmente dinheiro com eles (de algum lado vieram os prejuizos e a divida acumulada pela TAP) e, portanto, devem ser abandonados. Os interessados não devem estar à espera que o Estado continue a subsidiar um serviço em beneficio de alguns usando o dinheiro de outros e devem procurar outras soluções alternativas.
        Não sou efectivamente especialista nem consultor da TAP ou de um eventual comprador para estar aqui a dizer quais são os destinos que devem ser fechados e aqueles que devem ser abertos, etc, etc.
        O que sei é que, ao contrario de uma empresa publica que tem sempre o Estado como garante e financiador em ultima instancia, uma empresa privada tem mesmo de gerir pelo melhor os seus recursos sob pena de ter prejuizos e deixar de ser rentavel e, no limite, viavel.

        Gostar

  5. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    16 Abril, 2015 01:12

    Raquel Varela : ” é um confronto. Entre quem trabalha e quem manda e controla o processo produtivo.”

    “Quem trabalha” ?… Os restantes não trabalham ?…

    “Quem manda e controla” ?… Quando a lei não permite substituir grevistas ou fazer lock out não mandam nem controlam grande coisa !!…

    Gostar

  6. Francisco Miguel Colaço's avatar
    16 Abril, 2015 08:03

    Nestes casos de empresas públicas, como a TAP, a RTP ou a CP, o melhor é liquidar de vez e vender o património corpóreo a quem o quiser comprar, destituindo todas as concessões e monopólios através de cessação dos contratos de exploração.

    Eu não esperava por amanhã para perguntar aos portugueses, em referendo, se desejam liquidar as ditas companhias ou, em alternativa, continuar a pagar 120 euros por pessoa contribuinte líquida por ano para as manter. Que é nessa ordem o seu prejuízo continuado.

    Gostar

  7. LTR's avatar
    LTR permalink
    16 Abril, 2015 08:09

    Quando o FMI vier novamente (virá e não tarda) ainda vão ter saudades desta privatização, e espera-se que “governados” por socialistas que executem e cumpram o seu próprio acordo com “as instituições”, a la syriza. O problema é que quando o país estiver na merda, esta gente vai toda a correr votar novamente na direita. Desde que dê para chegar à reforma chega e quem vier a seguir que pague.

    Gostar

  8. licas's avatar
    licas permalink
    16 Abril, 2015 08:45

    rui a. : é como diz.

    Gostar

  9. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    16 Abril, 2015 09:14

    rui.a,

    Não sei se a estupidez está nas ameaças de greve se neste post.

    Repare:

    O Sindicato dos Pilotos afirmou quarta-feira que a TAP e o Governo procuram “valorizar artificialmente” a companhia perante os potenciais investidores, “encobrindo os prejuízos exorbitantes” que “os seus gestores lhe infligiram”.

    Isto é mentira??? A ser verdade são os pilotos a faltar á palavra ou a corja de gatunos que gere a empresa incluindo o governo????

    Gostar

    • Carlos's avatar
      Carlos permalink
      16 Abril, 2015 09:53

      Pelos vistos ainda não tinhas comido a tua ração de bolota. Vai ter com a corja dos pilotos que eles levam-te para a pocilga

      Gostar

      • Bolota's avatar
        17 Abril, 2015 13:11

        Carlão,

        O que tem a tua resposta a ver com a greve da TAP???? ÉS o ridiculo no seu estado puro e concentrado

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      16 Abril, 2015 10:28

      A tese de que os prejuizos da TAP resultam da má gestão é abusiva, não é fundamentada em nada : roubaram o quê ?… geriram mal onde e como ?…
      De resto, quando, com a mesma gestão, a TAP tinha lucros (operacionais), os mesmo diziam que era uma razão para não privatizar uma empresa publica rentavel.
      O problema da TAP é ser uma empresa publica que, como tal, não pode ser completamente gerida como uma empresa privada, com critérios de racionalidade economica e financeira.
      Por exemplo, a facilidade e a frequencia com que são feitas greves por não haver receio quanto a uma falencia da empresa, é uma das muitas condicionantes que resultam do caracter publico da empresa. No privado os trabalhadores sabem que as greves excessivas podem dar cabo da empresa e comprometer os seus empregos.
      Os gestores actuais fazem o que podem com as muitas limitações existentes.
      Por todas estas razões é que a TAP deve ser privatizada de um vez por todas !

      Se existe alguma vontade de influenciar “artificialmente” a valorização da TAP pelo mercado é precisamente e claramente a do Sindicato dos Pilotos. Faz tudo para que os potenciais investidores desistam da compra da TAP. E está a consegui-lo.
      Trata-se de um comportamento irresponsavel e indigno, que mostra bem a noção que esta gente e os seus apoiantes teem do “interesse publico” !
      Não passa de uma corporação de previligiados que quer continuar a viver à mama do Estado e dos contribuintes !

      Gostar

      • Bolota's avatar
        17 Abril, 2015 13:14

        Fernando,

        Abusivo é de um momento para o outro ter lucros enormessssssssssssssss e de repemte ter prejuizos ainda maiores, afirmando que a culpa é das greves.

        Só mais um reparo fazer greve sem casuar estargos, mais vale untar os coisos com qualquer coisa e….

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 15:09

        Bolota,

        Mas quando é que a TAP teve lucros “enormessssssssssssssss” ??!…
        A TAP foi sobretudo acumulando prejuizos e divida ao longo do tempo.
        Não foi por ter equipas de gestão incompetentes e desonestas. Muito fizeram elas em condições pouco favoráveis.
        Foi sobretudo porque é uma empresa publica, do Estado, com orientações politicas nem sempre economicamente racionais, sem a prova maestra do mercado, sem responsabilidade e sem flexibilidade de gestão, etc, etc.
        Claro que as greves e as cedencias irrealistas aos trabalhadores, a começar pelos mais previligiados, como os pilotos, em remunerações e condições de (não) trabalho, nunca ajudaram.
        Mas há outras razões concretas ligadas ao estatuto publico da empresa.
        Por exemplo, actualmente os prejuizos da TAP também se devem ao facto da empresa não ter disponibilidades financeiras para poder renovar e fazer evoluir a sua frota de aviões. Pura e simplesmente, o accionista Estado não pode mobilizar os fundos necessários, porque não os tem e porque é contrario às regras da concorrencia da UE.
        Todas as razões convergem para a necessidade de privatizar a TAP !

        .
        Bolota : “fazer greve sem casuar estargos, mais vale untar os coisos com qualquer coisa e….”

        “Fazer greve para causar estragos …”
        A quem ?… À empresa (mais 70 milhões de Euros de prejuizos, a somar aos já existentes), aos utentes, ao turismo nacional, à economia nacional, aos proprios trabalhadores cujo futuro depende da situação da empresa !!…

        Esta frase mostra bem a irresponsabilidade e a (falta de) noção de “interesse publico” que teem os bolotas !…

        Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      16 Abril, 2015 10:53

      Oh bolota, quem és tu na vida, o que fizeste tu na vida, que formação obtiveste na vida, para te permitires apelidar de “estupidez” um texto de rui a. ?

      Põe-te no teu lugar, pobre idiota.

      Nem a língua portuguesa consegues ensaiar, minha cavalgadura…

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        16 Abril, 2015 14:00

        “anónimo”, um dos provedores, um dos chefes-higienistas, do Blasfémias 🙂

        Gostar

      • Bolota's avatar
        16 Abril, 2015 19:09

        ” Oh bolota, quem és tu na vida, o que fizeste tu na vida, que formação obtiveste na vida…”

        anónimo
        16 Abril, 2015 10:53

        Digo-te tudo com verdade quando tu fores capaz de dar uma opinião e se tu disseres quem és e de onde vens e já agora o que fazes da vida.

        Sabes como chamamos a tipos como tu em Baleizão??? Caga osgas.

        Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      16 Abril, 2015 14:43

      Tem toda a razão, Fernando, quando diz que “a facilidade e a frequência com que são feitas greves (nas empresas públicas) por não haver receio quanto a uma falência, é uma das muitas condicionantes que resultam do carácter público dessas empresas. No privado os trabalhadores sabem que as greves excessivas podem dar cabo da empresa e comprometer os seus empregos.”
      E vêm estes comunistas defender os pilotos da TAP, que são dos trabalhadores mais bem pagos neste país, sem cuidarem dos privilégios de que eles gozam – eles e os outros trabalhadores da TAP – atirando-nos areia para os olhos.
      Essa gente julgar que somos todos parvos? Podemos ter que aguentar ainda mais uns tempos, arcando com os prejuízos da TAP e das outras empresas de transportes do sector público (para benefício dos seus trabalhadores), por acção de sindicalistas egoístas, mas eles sabem que a razão está do nosso lado. A razão e a justiça.

      Gostar

  10. Zé dos Bois's avatar
    Zé dos Bois permalink
    16 Abril, 2015 09:19

    Parece que os pilotos estão muito interessados em ficar com 20% da TAP. Dêem-lhes 100% por um euro.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      16 Abril, 2015 10:54

      eu até contribuo com uma ajuda de € 50 para o Sindicato dos pilotos comprar aquela merda

      Gostar

  11. insider's avatar
    insider permalink
    16 Abril, 2015 09:30

    a greve é um direito! e é exercido pelos funcionários de várias companhias aéreas. informem-se:
    http://strike.skynetblogs.be/
    talvez fosse mais interessante dirigirem a vossa raiva à incompetência da gestão do sôr pinto…

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      16 Abril, 2015 10:41

      A greve pode ser um direito, que de resto ninguém contesta, mas não deixa de poder ser também um enorme disparate.
      As greves na TAP teem um elevado custo para os contribuintes, prejudica o turismo, atrapalha a vida de muitas pessoas e de muitas empresas, anulam o muito pouco de “serviço publico” que a TAP ainda poderia representar.
      As greves na TAP são a melhor razão a favor da sua privatização, rápida e a qualquer preço (ainda possivel) !

      Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        16 Abril, 2015 14:15

        essa uma novidade…
        os trabalhadores das empresas privadas não fazem greve?
        boa…

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        16 Abril, 2015 14:35

        Como toda a gente sabe, incluindo o insider, que os trabalhadores das empresas privadas fazem muito menos greves do que os trabalhadores do Estado e das empresas publicas.
        Por uma razão muito simples : teem alguma consciencia de que, se abusarem da greve, agravam a situação da empresa e correm por isso o risco de ficar sem o emprego.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        16 Abril, 2015 14:36

        um “que” a mais …

        Gostar

    • contribuinte's avatar
      contribuinte permalink
      16 Abril, 2015 13:29

      insider meta o direito no … PRIVATIZAÇÃO JÁ

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      16 Abril, 2015 14:51

      Insider, saiba que também acho bem que vendam a TAP com o Pinto e todos os outros. O que eu quero é que vedam, seja porque preço for.

      Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        16 Abril, 2015 17:54

        Por qual e não “porque”

        Gostar

  12. rhianor's avatar
    16 Abril, 2015 09:56

    Se a Tap for a falência duvido que os Pilotos fiquem sem emprego muito tempo, não estamos exactamente a falar de operários que se tem curvar perante o patrão, a profissão de piloto alem de ser muito especializada tem um elevado grau de empregabilidade, e por isso podem fazer o que querem, isso não é estupidez, mas sim estratégia.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      16 Abril, 2015 10:59

      Os pilotos têm empregabilidade, mas não é com as regalias da TAP e SATA.
      Se fosse assim, como diz, estes pilotos já se tinham passado para outras companhias há muito tempo..
      Ou acha, que eles estão por cá pelo sentido patriótico da companhia de bandeira ?
      Estes parasitas só por cá continuam porque em Portugal ganham mais do que lá fora e têm mais poder através das greves as quais, noutras companhias, já os tinham colocado no desemprego.

      Gostar

      • Nuno Magalhaes's avatar
        Nuno Magalhaes permalink
        16 Abril, 2015 14:52

        Sim. Sei de um caso de uma low cost americana em pilotos são obrigados a trabalhar em call centers nas horas que deviam ser de descanso, para compor os ordenados cada vez mais miseráveis.

        Enquanto os gestores empocham milhões, mais prémios por tudo e por nada.

        Para um direitista como tu caro anónimo, isso deve ser um grande avanço civilizacional…

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 00:41

        “Sei de um caso de uma low cost americana em pilotos são obrigados a trabalhar em call centers nas horas que deviam ser de descanso, para compor os ordenados cada vez mais miseráveis.”

        Duvido que seja mesmo assim.
        Mas não me choca : os pilotos não são mais do que os outros que trabalham no duro para ganhar a vida ! (palavra de “direitista” !!)
        O que é certo é que não é possivel ter “low costs” (ganham os consumidores e os que beneficiam dos postos de trabalho criados) e pilotos com as regalias e os vicios dos da TAP (a não ser à conta dos contribuintes) !!

        Gostar

  13. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    16 Abril, 2015 10:01

    A TAP é tão estragégica, mas tão estratégica, que quem lá trabalha a vai destruindo alegremente. Os dos olhos desTAPados devem estar todos contentes: a privatização vai ficar deserta porque ninguém quer comprar uma empresa cujos activos mais importantes têm comportamentos de estivador.
    Se os srs pilotos querem ficar com 20% do capital da empresa , têm de ficar com 20% das dividas, que pelas minhas contas será qualquer coisa como 250-300 milhões de euros. E depois têm de arranjar 20% do dinheiro que faz falta para renovar a frota. Coisa pouca: dos 72 aviões que a TAP tem actualmente, mais de 50 têm de ser substituidos nos próximos anos!
    Não sei que companhia vou utilizar na minha próxima viagem; mas já sei em qual não vou viajar: os pilotos estão em greve.

    Gostar

    • Nuno Magalhaes's avatar
      Nuno Magalhaes permalink
      16 Abril, 2015 14:59

      Estás tramado Alexandre. Inúmeras empresas aérias privatizadas também fazem greves.

      Air France Infos Vols – Air France
      http://www.airfrance.fr/FR/fr/local/…/infos-trafic-aerien-air-france.htm
      Grève des contrôleurs aériens français les 08 et 09 avril 2015. Mise à jour le 09 avril 2015, 06h45 heure locale de Paris Suite à l’appel à la grève d’un syndicat ..

      Quarto dia de greve na Lufthansa | euronews, mundo
      pt.euronews.com/2015/03/21/quarto-dia-de-greve-na-lufthansa/
      21 mar. 2015 … mundo – Quarto dia de greve para os pilotos da Lufthansa contra os projetos de desenvolvimento a baixo custo da empresa alemã. Setenta e …

      Pilotos da Germanwings em greve esta quinta-feira | Low Cost …
      http://www.lowcostportugal.net/viajar/…aereas/…greve…/10/
      16 out. 2014 … Os pilotos da Germanwings estão em greves durante o dia de hoje, 16 outubro. A paralisação será de 12 horas e afectará os voos das 12h00 …

      Air Info | L’actualité de l’aviation civile
      airinfo.org/
      La grève des contrôleurs aériens du 16 au 18 avril 2015 n’aura pas lieu …. La low-cost Norwegian Air Shuttle a indiqué vendredi que la grève de ses pilotes …

      Vocês não nem vêem as notícias ?

      Já viram o nível BRONCO de argumentação deste blog ?

      Eu ás vezes penso que para ser direitinha, é preciso uma operação de extração de 80% do cérebro.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      16 Abril, 2015 16:33

      Nuno Magalhães,

      Antes de mais, os controladores aéreos não são empregados de nenhuma companhia aérea, nem sequer os franceses são trabalhadores da Air France. Pertencem a organismos publicos pelo que se compreende porque é que, apesar de serem bem pagos, incluem as categorias profissionais que mais greves fazem.

      Mas claro que os trabalhadores das companhias aéreas privadas também fazem greves. Ninguém contesta isso. Agora, que fazem muito menos greves, greves mais curtas, greves que não provocam tantos transtornos aos passageiros e inconvenientes para as economias, quanto a isto não ha qualquer margem para duvidas.

      O caso da Air France é interessante porque é verdade que, no meio das companhias aéreas privadas até é das que é mais afectada por greves.
      A razão é muito simples : o Estado frances ainda tem uma posição accionistica importante, de cerca de 16% no capital da KLM – Air France, é o accionista “isolado” com maior peso, e tem por isso ainda uma influencia grande na politica da empresa.

      Dito isto, os casos que o Nuno Magalhães refere lembram-nos um facto objectivo dos tempos de hoje : a esmagadora maioria das principais companhias aéreas dos principais paises do mundo são …. privadas !!
      Portugal e a sua TAP publica são uma excepção anacronica que tem durado tempo de mais.
      Não faz hoje qualquer sentido que o Estado português continue a ter uma companhia aérea estatal !!

      Gostar

  14. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    16 Abril, 2015 10:14

    Andar a pé, de triciclo, bicicleta faz bem à saúde. Pilotos de avião e maquinistas da CP têm a minha simpatia.
    Sabem aproveitar-se da sua especialização para lixar todo o mundo. Isso dá-lhes imenso crédito entre que andam sempre à boleia e não precisa de transportes públicos.
    É gente que vai votar em mim. E são muitos.
    Todos os que sabem infernizar a vida das pessoas têm o meu apoio incondicional.
    Os que falam em prejuízos para o protetorado, não sabem do que falam.
    O protetorado resiste sempre, mesmo no lixo.
    Quanto mais lixo melhor.
    O ódio, ao contrário do que dizem os sacristas, é um sentimento muito construtivo. Se eu conseguir canalizar o ódio no protetorado terei logo 40% dos votos!
    Os restantes vou explicar oportunamente como os vou conseguir.

    Gostar

  15. cristof9's avatar
    16 Abril, 2015 15:46

    O perigo de tanto que se quer conciliar, para não desagradar aos barões dos sindicatos, pode tornar as regras incomportaveis para algum candidato. Mais barato será negociar com uma companhia concorrente a substituição das carreiras importantes e dar no memso dia a falencia da Tap. Veja-se o que tem acontecido na educação: tanta conciliação com quem se serve das escolas publicas levou os rankings para os ultimos lugare sno mundo. E cá os primeiros estão ocupados com escolas privadas. Tem sido prejuizo atras de prejuizo para os alunos com a mania de conciliar em ves de enfrentar os problemas.

    Gostar

  16. manuel's avatar
    manuel permalink
    16 Abril, 2015 18:24

    A culpa é toda do governo, já sabia que as empresas públicas(TAP, CP, Metro, STCP, Carris, etc.) eram um buracão de todo o tamanho e não se desfez delas, mesmo dadas, eu não as queria. Agora ninguém lhes pega, ainda por cima, com cadernos de encargos a protegeram os privilégios Abrilinos! É preferível parar com as privatizações e assumir que não é exequível , nomear administrações patrióticas para porem as empresas a serem geridas com gestão racional. Não podemos esperar pelo Costa que esse ainda vai ser pior.

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      16 Abril, 2015 18:45

      “A culpa é toda do governo,..”

      A culpa é sobretudo de quem se tem oposto e resistido às privatizações.
      O governo, nomeadamente pela acção do Secretario de Estado dos Transportes, até procurou fazer alguma coisa para racionalizar e preparar as empresas para a privatização.
      Não se privatizam “elefantes brancos” às tres pancadas !…

      .
      “mesmo dadas, eu não as queria”

      Precisamente, não é facil vender empresas que ninguém quer …

      .
      “É preferível parar com as privatizações …”

      Mas porquê ?… É preferível é vende-las o mais rapidamente possivel e a qualquer preço de mercado … Antes que seja demasiado tarde (o regresso da esquerda ao governo).

      .
      “nomear administrações patrióticas para porem as empresas a serem geridas com gestão racional.”

      Não faço ideia do que possa ser esta qualidade “patriotica” na “gestão racional” de uma empresa !?!…
      Mas sei que isto é o mesmo que aceitar que as empresas continuem ainda a ser publicas.
      Uma empresa só pode ter uma “gestão racional” a partir do momento que deixa de ser publica. Por definição. Uma empresa publica tem sempre uma componente politica determinante na sua gestão.

      .
      “Não podemos esperar pelo Costa que esse ainda vai ser pior.”

      Perfeitamente de acordo !

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        16 Abril, 2015 19:13

        Eu, por princípio, sou a favor das privatizações, mas nesta situação é melhor repensar tudo. Existem boas e más gestões no privado e no público, gestões como as dos bancos: BPN, BPP e BES/GES não me garantem nada sobre gestão privada. E mais, sabe tão bem como eu o estado das empresas portuguesas, uma grande parte, pede empréstimos para tesouraria! Tenho os meus conceitos mas tento não ser dogmático e é preferível um governo, este ou próximo, sanear de vez as empresas e depois logo se vê. Veja a desvalorização da TAP, o governo a querer” casar ” a carochinha e os investidores a dizerem não.

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      17 Abril, 2015 00:29

      Não percebo …
      O manuel começou o seu comentario em cima a dizer que o governo era culpado de não se ter desfeito das empresas publicas logo no inicio e acaba a dizer que é melhor este ou outro governo sanearem primeiro as empresas “e depois logo se ve” !?!…
      Eu vejo as coisas de modo inverso : compreendo que as privatizações devam ser preparadas e faseadas mas considero que algum caminho foi feito nesse sentido e que convém agora não arrastar em demasia processos que com o tempo tendem a mobilizar resistencias e a tornar-se mais complicados.
      O caso da TAP é um bom exemplo. A TAP está hoje mais madura e mais preparada para ser privatizada. Quanto mais tempo se esperar mais dificil se vai tornar. Os sindicatos e a esquerda anti-privatizações joga claramente a carta do tempo e do “quanto pior melhor”. A verdade é que quanto mais tarde se fizer mais tempo a empresa permanece em situação indeterminada, mais a sua situação se degrada e menos a empresa vale. O governo, que também é influenciado pelas contradições no seio da coligação que o apoia, fez mal em ter recuado na modalidade da privatização. Mas, até por isso, importa agora não perder mais tempo e lançá-la de uma vez por todas.

      Eu também reconheço, naturalmente, que “existem boas e más gestões no privado e no publico.”
      Mas há uma grande diferença : as más gestões no privado ficam bem menos caras ao erário publico do que as más gestões no publico !

      O facto de muitas empresas portuguesas estarem muito endividadas tem mais a ver com o modelo economico que vigorou em Portugal nas ultimas décadas do que com más gestões.
      De qualquer modo, a generalidade das empresas publicas está muito pior.
      Há razões de sobra para as privatizar !

      Gostar

  17. Bolota's avatar
    16 Abril, 2015 19:11

    ” A culpa é sobretudo de quem se tem oposto e resistido às privatizações.”

    Fanã,

    Se deixa de haver estado porque carga de agua tenho de pagar fortunas todos os meses para o estado???

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      16 Abril, 2015 20:17

      Bolota,

      Mas quem é que diz que “deixa de haver Estado” ??!…
      O Estado é indispensável e há muitas funções que devem ser exclusivas e cabem ao Estado. Trabalho não falta.
      Mas o Estado não tem de fazer tudo, meter-se em tudo.
      Nomeadamente na produção e oferta de bens e serviços.
      Por exemplo, o Estado não tem nada que ter e gerir empresas de transportes.
      De resto, na maior parte dos paises mais desenvolvidos estas empresas são hoje privadas.
      Seja como for, vai ser sempre necessario pagar impostos para que o Estado possa assegurar as funções basicas que lhe cabem.
      Mas numa coisa concordo contigo : hoje em dia os impostos são demasiado elevados.
      Os impostos devem ser diminuidos em termos estruturais (duradouro e sustentavel).
      Ora, mesmo com a elevada carga fiscal actual, como sabemos, o Estado não consegue cobrir os seus gastos e, ainda pior, não tem sequer dinheiro para desempenhar adequadamente certas funções que são necessarias e devidas. Como seja, por exemplo, assistir aqueles que verdadeiramente mais precisam.
      E a principal razão para este desequilibrio é precisamente o gasto excessivo do Estado com tarefas que ele não deveria desempenhar, até porque os privados o podem fazer com menos gastos e mais eficiencia nos resultados.
      Por isso é que é indispensavel e urgente que o Estado se retire de certas áreas, sobretudo na economia, e para isso tem mesmo de privatizar empresas e serviços que ainda tem em excesso.
      Se assim for ainda um dia vais poder pagar menos todos os meses e, ainda por cima, ser mais bem servido.
      Deixa então de ser comuna e junta-te a esta luta por menos Estado mas melhor Estado !!

      Gostar

Deixe uma resposta para MG Cancelar resposta