Saltar para o conteúdo

Se o sociólogo Carvalho da Silva analisar a actuação da CGTP em tempos liderada por Carvalho da Silva sindicalista talvez fique a perceber as razões destes números

17 Abril, 2015

Nunca o número de trabalhadores sindicalizados foi tão baixo. O alerta é dado por três sociólogos, entre os quais  Carvalho da Silva. Um  texto inédito onde se traça um cenário pouco simpático para o futuro do sindicalismo em Portugal. Numa época marcada por greves a taxa de sindicalização caiu de 60% para 19% em 34 anos.

78 comentários leave one →
  1. campus's avatar
    campus permalink
    17 Abril, 2015 09:40

    Ouvi ontem o presidente da TAP a dizer que o sindicato contratou alguém para os representar nas negociações. Coitados dos sindicalistas, sabíamos que não gostam muito de trabalhar, mas ao menos um pouco de trabalho sindical…, não vos parece ?

    Gostar

    • simon's avatar
      simon permalink
      24 Abril, 2015 16:31

      caro campus em relaçao aquilo que teras ouvido o presidente da tap dizer nao e mentira,agora posso informar-te que quem foi cintratado pelos 9 sindicatos e um piloto da tap que nem sindicalizado é e que tem uma empresa de consultadoria,apesar de haver alguns sindicatos que sao subservientes a agendas politicas dos partidos q representam com certeza absoluta que nao sao todos assim pois se pensarem de forma livre e propria e nao estiverem dependentes de partidos respresentaram e trabalharam de certeza em prol dos trabalhadores.Em portugal o patronato e isso mesmo que quer,que as pessoas vejam o sindicalismo como um bicho papao e para ajudar o partidarismo nao ajuda,caso nao saibas a estudos feitos que demonstram que em paises com forte presença sindical os trabalhadores ganham em media mais 30% que os nao sindicalizados,tens como exemplo os paises nordicos onde se ganha bem e a taxa de sindicalizados anda entre os 7 75-85%.Por isso convem documentarmo-nos sobre a materia antes de dizer que nao gostam de trabalhar.cumpts

      Gostar

  2. licas's avatar
    licas permalink
    17 Abril, 2015 10:00

    Também acho. 1 “camarada” + 1 “não camarada” ?
    a representar a generalidade dos “trabalhadores” ?
    Vivó!!!

    Gostar

  3. insider's avatar
    insider permalink
    17 Abril, 2015 10:06

    e essa queda não são boas notícias?
    vocês detestam sindicatos…

    Gostar

    • Luís Marques's avatar
      Luís Marques permalink
      17 Abril, 2015 14:54

      Destestamos sindicalistas subsidiados pelo estado, apenas isso.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        17 Abril, 2015 17:41

        Quem subsidia Cavaco??? Até se dá ao luxo de escolher quanto ganha

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 18:48

        Bolota,
        O assunto não a remuneração do PR …
        O assunto é os sindicatos actuais terem a adesão de uma pequena minoria dos trabalhadores !…
        E isto mesmo tendo legislação que os protege escandalosamente !

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        17 Abril, 2015 21:07

        Remuneração??? Cavaco dá-se ao luxo de cagar no ordenado. Trabalha de borla.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 22:53

        Portanto, o PR actual, dentro do que está previsto por lei, prescindiu da remuneração a que teria normalmente direito.
        E depois ?!… Não é sequer um assunto !

        Assunto sério (e do post + comentarios) é mesmo os sindicatos actuais, correias de transmissão do PCP, não terem a adesão e não representarem a esmagadora maioria dos trabalhadores portugueses.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        17 Abril, 2015 23:04

        Fernando,

        PCP????

        O Governo espera que a dívida pública portuguesa atinja os 60% do Produto Interno Bruto (PIB), cumprindo uma das regras europeias, apenas em 2033, segundo o Programa de Estabilidade 2015

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 23:24

        Bolota,
        Se for assim, nada mau !
        Eu sei que com o PCP a mandar a divida nacional passaria de um dia para o outro para 0% : calote “revolucionario” !
        Em paralelo, a taxa de sindicalização passaria para … 100% !
        Ah, os amanhãs que cantam !!!

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        18 Abril, 2015 09:38

        E a taxa prisional para dois dígitos. E a produtividade da indústria e o PIB para 1/3.

        Comunismo é grilheta e miséria. Sempre o foi. E não me conseguiram nunca mencionar UM país onde o comunismo tenha sido livre e abastado. Ou livre ou abastado, em disjunção simples.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        18 Abril, 2015 13:07

        Fanã,

        Podes dizer o que muito bem entenderes mas aqui vai mais um comuna….

        Ex-ministro espanhol Rodrigo Rato foi detido em casa
        O político do Partido Popular, ex-vice-presidente do Governo de José Maria Aznar e ex-diretor do FMI, foi detido em Madrid, por suspeita de branqueamento de capitais, fraude e apropriação indevida de bens.

        Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ex-ministro-espanhol-rodrigo-rato-foi-detido-em-casa=f920257#ixzz3Xf6B3gqI

        Quadro do FMI que me tira a pele vivo

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 14:20

        Bolota,

        Claro, como sempre xutas para o lado : não te convém tentar defender o indefendavel, o comunismo e as suas gloriosas realizações !!

        Por exemplo, falando de Rodrigo Rato…
        Em rigor, foi apenas detido para prestar declarações e depois foi libertado. Mas o que importa é que existem suspeitas e um processo está em curso. Por enquanto não se pode dizer se é ou não culpado de algum acto ilegal. Se os indicios se confirmarem e forem fortes, então deve ser levado a julgamento e, se a culpabilidade for provada, deve ser condenado e sancionado.
        Numa sociedade aberta, com um Estado de Direito, é assim. O facto de Rodrigo Rato ser politicamente da área do governo actual não lhe dá nenhuma impunidade. Ao mesmo tempo, como todo e qualquer cidadão, beneficia das garantias juridicas caracteristicas de um Estado de Direito.

        Claro que os Bolotas comunas não podem perceber isto !!!

        Nos paises comunistas, onde a corrupção é endémica e envolve toda a nomenklatura do poder, como não há um Estado de Direito, como os tribunais não são independentes, nenhum corrupto da nomenklatura pode ser investigado, julgado e condenado. A impunidade é absoluta. Os unicos que podem eventualmente ser acusados e condenados, independentemente do grau de responsabilidade que tenham relativamente às acusações que lhes são feitas, são aqueles que caem em desgraça junto do poder e com o qual se ajustam contas. Os julgamentos são verdadeira farsas e são normalmente condenados a penas pesadissimas, incluindo a pena de morte. A historia do comunismo está recheada destes casos de comunas sacrificados pela “causa” do poder absoluto.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 14:23

        A pena de morte nestes casos é para não poderem depois falar … naturalmente !!

        Gostar

      • Bolota's avatar
        18 Abril, 2015 15:08

        ” Em rigor, foi apenas detido para prestar declarações “~

        Fernando,

        Sim tá bem nem eu disse o contrario, mas mesmo assim, nem a prestar declarações apanhas um comuna.

        Vou dar outro exemplo. Cravalho da Silva, assumido comuna e aqui tratado com desdem, que se saiba fez o seu curso certinho e direitinho. Por exemplo, Relvas um dos craque da quadrilha tem o processo de licenciatura em tribunal. É diferente ou não é??? Já agora, a historia do cumunismo em portugal de facto está mal contada, mal contada porque convem estar mal contada.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 16:30

        Bolota,
        Os comunas em Portugal são em pequeno numero e não teem normalmente funções e cargos com responsabilidades nas empresas e nas instituições. Além de que o PCP, como os PCs em geral quando estão na oposição, funciona como uma espécie de seita, muito fechada e que onde os membros teem pouca ou nenhuma autonomia individual.
        Não admira por isso que sejam menos vulneraveis e menos sujeitos a processos publicos ou judiciais.
        Mas, de qualquer modo, isto são questões que dizem respeito a pessoas. Não são verdadeiramente politicas. Em geral e em média, como pessoas, os comunistas não são nem melhores nem mais honestos do que outros.
        De resto, nunca me viste nem nunca me verás aqui argumentar politicamente quanto à moralidade e ao carácter de pessoas enquanto tal, sejam elas de esquerda, direita ou centro (incluindo Jacinta Ricardo, Patacão Rodrigues, João Barros Duarte, Carlos Sousa, etc, etc).
        O que importa politicamente é saber o que é que os diferentes sistemas politicos em confronto representam de diferentes pontos de vista.
        Por exemplo, relativamente à corrupção. Nenhum sistema consegue (nem conseguirá nunca) evitar factores e casos individuais de corrupção.
        Mas sabemos, por experiencia historica largamente comprovada, que a corrupção faz parte do ADN dos sistemas comunistas e ultrapassa largamente o que se passa nos paises capitalistas, incluindo o nosso.
        Portanto, se fosse o PCP a mandar não teriamos apenas casos individuais de corrupção mas todo um sistema invadido pela corrupção sistémica, do topo da nomenkaltura até aos mais reles funcionários do comité de bairro. Em comparação, os casos dos Socrates, dos Salgados, dos Ratos, dos Relvas, e por ai fora, seriam pouca coisa.
        Podes continuar a tentar deitar areia para os olhos da gente que não consegues apagar e esconder aquilo que o comunismo representou e representa realmente !

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        18 Abril, 2015 17:43

        Vcs ainda não perceberam nada.
        Se falarem de sindicatos tem de saltar para as remunerações do PR.
        Se falarem delas preparem-se para saltar para o FMI.
        Se falarem do FMI preparem-se para saltar para a Ucrânia.
        Ucrânia? saltam para o Nazismo.
        Nazismo? saltam a crise financeira
        Crise financeira? saltam para o Partido Socialista.
        Socialista…claro…saltam para os sindicatos
        Perceberam?

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        18 Abril, 2015 20:50

        ” Os comunas em Portugal são em pequeno numero e não teem normalmente funções e cargos com responsabilidades…”

        Fanã,

        E mesmo assim são os culpados de todos os males. Quanto ao resto é palha

        Tiradentes,

        De salto em salto o Bolota ainda vai dizendo alguma coisa agora tu e afins, cometam os saldos do Bolota que honestamente acho que é uma tremenda falta de gosto.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 21:48

        Bolota,
        Eu nunca disse que, em Portugal, os comunas “são os culpados de todos os males”.
        Estás a por-te nos bicos dos pés !… 🙂
        Felizmente, em Portugal os comunistas foram contidos e, embora tenham uma capacidade de ruido e bloqueio superior ao respectivo peso eleitoral, são bastante minoritários. Felizmente !
        Infelizmente, fora dos extremismos de esquerda (onde se inclui o PCP) e de direita, temos sectores sociais-democratas e socialistas que, tendo apostado no despesismo e no endividamento, são os responsáveis directos pelos principais males de que o pais padece.

        Gostar

  4. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    17 Abril, 2015 10:17

    Os sindicatos à “carvalho da silva” e à ” Nogueira, o pulha” deviam ser banidos da democracia à portuguesa, pelos prejuízos que causam a quem trabalha. São tão reles que até a mensalidade que recebem (para não fazerem nada e impedirem os outros de fazer) são pagos não das quotas dos associados mas do próprio Estado, isto é contribuintes..
    Tenham vergonha, parasitas

    Gostar

    • jmpg's avatar
      jmpg permalink
      17 Abril, 2015 11:02

      Legislação da greve deve ser mais clara e eticamente mais exposta para todos .
      O mecanismo para tomada de decisão da greve ser clara e publica i.e. votações realizadas, datas dessa votação e local , quórum das assembleias de voto , nº de inscritos no sindicato, quotas em dia ou não , as razões da greve devem ser conhecidos e explícitas e publicas ( não devem ser usados motivos de politica geral e tantos outros não ligados aos trabalhadores . O financiamento dos sindicatos deve ser publico , o ordenado dos sindicalistas tudo claro. ETC ETC . Isto assim é uma choldra sem regra

      Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      17 Abril, 2015 11:08

      Claro que é ao Estado que convém a actividade dos sindicatos. Estes promovem o sossego social, domesticando a carneirada dos seus associados, e evitando assim o aparecimento de Costas e Buíças dispostos a efectuarem distúrbios e magnicídios.

      Gostar

    • Bolota's avatar
      17 Abril, 2015 13:07

      Parasita será quem não percebe que vive em DEMOCRACIA

      Gostar

      • Luís Marques's avatar
        Luís Marques permalink
        17 Abril, 2015 14:56

        Parasita = Que come ou vive à custa alheia.

        “parasita”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/parasita [consultado em 17-04-2015].

        Não tem nada a ver com perceber, ou não, que se vive em democracia

        Gostar

      • Carlos's avatar
        Carlos permalink
        17 Abril, 2015 23:02

        Não passas de um piolho de parasira

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        18 Abril, 2015 13:13

        Carlão,

        eu sei…

        Poder de compra dos funcionários públicos cai 12,9% numa década

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 14:33

        Bolota : “Poder de compra dos funcionários públicos cai 12,9% numa década.”

        Só ?!… Pensei e esperava que tivesse caido mais …
        Porque na década anterior subiu muito mais do que isso :
        “Entre 1999 e 2008 o crescimento acumulado das remunerações por empregado do sector publico foi de 58%, contra 35,3% no sector privado.”
        (Vitor Bento, “O nó cego da economia”, Cf. “Public Wages in de Euro Area”,June 2010, ECB)

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        18 Abril, 2015 23:04

        Luís Marquesm

        Parasitismo será isto???

        ” O pai do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, é consultor da EDP desde 2013, confirmou à Lusa fonte oficial da elétrica, na sequência de uma denúncia feita hoje pelo empresário Manuel Champalimaud “

        Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      17 Abril, 2015 20:44

      Esta porcaria de sindicatos acabava toda com uma democracia popular do proletariado.
      Esta porcaria de viver em democracias burguesas reaccionárias dá nisto..
      Ora vejam lá se na China o PPC permite a formação deste tipo de sindicatos que não estejam em consonância com os altos desígnios do partido/governo’?
      Há pouco tempo houve uma greve numa metalurgia. Em pouco tempo a fábrica foi cercada por militares, cortaram-lhes a água e a luz e em três dias os trabalhadores renderam-se e nunca mais foram vistos.
      Sindicatos burgueses?. Isso é comida para porcos. Democracia? isso é lavagem para porcos.

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        18 Abril, 2015 09:42

        E, Tiradentes, não deixe de acrescentar que essa coisa de eleições é coisa de burgueses, conforme dito pelo Camerdada Cunhal. (Grafia intencional).

        Gostar

  5. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Abril, 2015 11:03

    O sociólogo Carvalho quer impressionar o cidadão incautol
    Nunca ninguém o viu rir. A imagem televisiva não ajuda.
    Aquela face dura, aquele punho fechado não apela ao comum dos mortais.
    Não conto na minha candidatura a esses sindicalistas cada vez mais exíguos.
    Nas suas fileiras vejo ex-eletricistas, ex-metalúrgicos, ex suvs, ex-murpis, ex-maquinistas, os sempre venha a nós e os ex-qualquer coisa. Um futuro pouco auspicioso.
    Diz o insider, “vocês detestam sindicatos”.
    Quer o insider referir-se à desgraça de sindicatos que temos neste país, manipulados por dinossauros, os quanto pior melhor que a par dos oligarcas e banqueiros lixam todos os dias os que trabalham?
    Gente anónima à espera dos combóios, na fila das urgências, nas estações dos autocarros.
    Inúmeras familias vivem com extrema dificuldade. A minha candidatura a pr tem isso em conta. O pior é os barrigudos andarem com as bandeirinhas e os cartazes cá fora e nós
    a pagar brutais impostos para pagar os seus salários e aguentar os bancos.
    Nos países que não precisam de austeridade nenhuma, os sindicatos negoceiam efetivamente com entidades patronais e os governos, com espirito construtivo, atingindo invariavelmente melhorias que agradam a todos.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      17 Abril, 2015 11:18

      Caro Procópio

      As bandeirinhas e os cartazes (andores) bem como as procissões pela Av. da Liberdade fazem parte da liturgia sindicalista para manter a ordem pública do agrado dos governos, evitando que a populaça ande por aí aos tiros.

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        17 Abril, 2015 11:21

        É claro que, em contrapartida, os governos pagam gordos subsídios aos sindicatos.

        Gostar

    • insider's avatar
      insider permalink
      17 Abril, 2015 12:13

      boa!
      meter no mesmo saco sindicatos, oligarcas e banqueiros…
      que é que irá financiar a campanha para pr?
      além disso, mesmo nos países com austeridade, os sindicatos são uma força enorme tanto no número de sindicalizados – cerca de 80% – como na força negocial que têm… e não brincam às greves… são prolongadas…

      Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 14:53

        Quem é que mete tudo no mesmo saco ?!..
        Os capitalistas e banqueiros (as “oligarquias” é sobretudo nos paises comunistas) são normalmente necessarios e uteis ao desenvolvimento da economia.
        Já os sindicatos politicos são normalmente fatores de estagnação economica e desemprego dos trabalhadores menos qualificados e mais frágeis.

        Gostar

  6. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    17 Abril, 2015 11:18

    Ao tornarem-se um paus mandados ao serviço de partidos políticos, os sindicatos assinaram a sua sentença de morte!

    Ou mudam muito, ou daqui a meia dúzia de anos serão uma espécie em vias de extinção, confinados à coutada dos funcionários públicos.

    Não vão deixar saudades…

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      17 Abril, 2015 11:27

      Está enganado, caro Castrol. Os sindicatos (só) interessam ao Estado, são uma espécie de polícia dos descontentes que precisam de ser pacificados. Por isso o Estado os ajuda.

      Gostar

  7. Lúcio Peixe's avatar
    Lúcio Peixe permalink
    17 Abril, 2015 11:24

    Quem se pronuncia, o Olívia, perdão, Carvalho da Silva sindicalista ou o Carvalho da Silva “cientista social”?

    Gostar

  8. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Abril, 2015 11:28

    Pi Erre, não andarãom nada aos tiros, não senhor.
    Quando eu for presidente arranjarei maneira de os acalmar a todos.
    Estou a inspirar-me nas palavras recentes do varoufakis, tão do agrado das histéricas:
    “”Procuraremos um compromisso para alcançar um acordo, mas não ficaremos comprometidos com esse acordo”, afirmou Varoufakis, que encontra em Washington para participar na reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial”.
    Oa aí está, estabelecerei compromissos que não vou honrar, a minha cabeça alinha com os prestidigitadores, os que são peritos na teoria dos jogos, embora a matemática chegue para me dar dores de cabeça. Isso não importa porque estou sempre ao lado do povo, contra a austeridade, a insanidade e a salubridade. Permitam-me recorrer aos textos sagrados:
    “Nesta ocasião o povo estava no deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai (Êx 16.1) e ali estava exposto a todos os perigos e privações peculiares ao deserto, principalmente no aspecto alimentício; mas Deus diz a Moisés que faria chover “pão dos céus” (Êx 16.4)”

    Gostar

  9. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Abril, 2015 12:03

    A versão do PiErre é plausível.
    Um candidato à presidência tem que andar com os olhos abertos.
    De fato, isto dos sindicatos faz parte daquela cena de manter tudo exatamente na mesma.
    Permite aos “instalados” manter as mordomias sem grandes chatices. Em privado:
    “Então se lá estivesses, o que fazias”?
    “Sei lá, pá”! Responde o barbudo.
    “Eu não me meto em trabalheiras”.
    “Assim vai correndo o marfim, se isto dá a volta, sei lá onde vou parar”!
    ” Mas tu pensas que eu confio nos camaradas, eles eram os primeiros a chutar-me”!
    Por esses e por outra é que me vou inspirando no titirica: “Comigo pior não fica!”
    Vocês sorriem-se? A tendência nos últimos séculos tem sido para melhor?
    Eu tenho gabarito, posso ficar na história. É um suponhamos…
    Um candidato à presidência tem que andar bem informado.
    Obrigo-me a ler os jornais.
    Ora consta que o “cabrão”, salvo seja, se vier a apoiar um dos meus rivais, ainda pode aparecer hirto e barbudo ao lado do rei nu.
    Desde que vi um porco a andar de bicicleta, já nada me surpreende.
    O “gajo” é que ainda vai ter um xelique.
    E se o penafiel desce de divisão?
    São tudo coisas que me angustiam.

    Gostar

  10. A.Silva's avatar
    A.Silva permalink
    17 Abril, 2015 12:13

    Cinicamente a leninha tenta lançar poeira sobre a sindicalização, como se a sua baixa não correspondesse ao aumento do desemprego, como se a sua baixa não correspondesse à precarização do trabalho, como se a sua baixa não correspondesse à falta de liberdade no interior das empresas.

    Sim, a leninha pactua com a fascização da sociedade, a leninha gosta da liberdade do patrão explorar os trabalhadores, mas não gosta da liberdade dos trabalhadores defenderem a sua dignidade.

    A leninha é só mais uma FASCISTA!

    Gostar

    • Slint's avatar
      Slint permalink
      17 Abril, 2015 12:18

      É fascista, é burra…enfim de maneira geral a leninha é um bom exemplo que envergonha a espécie humana. Não faz nada, não deixa ninguém fazer nada. Deve passar o dia em casa a masturbar-se enquanto olha para o poster que tem do Coelho na parte de trás da porta do quarto.
      E quem diz Coelho, diz Adolfo…enfim, pessoas como a leninha por mim era dar-lhe o mesmo destino que a família Romanov teve. Não há salvação possível.

      Gostar

      • Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
        17 Abril, 2015 13:20

        É preciso não exagerar. Peça lá desculpa à menina!

        Gostar

      • Carlos's avatar
        Carlos permalink
        17 Abril, 2015 23:06

        Donde saíuu este turco?
        Fascista é a senhora sua progenitora quando deu a luz esse aborto

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        18 Abril, 2015 09:51

        Os comunistas são excelentes democratas. Todos eles.

        Iguais ao seu amigo Estaline, o melhor fornecedor de almas aos coveiros, tirando Mao, e ai seu primo socialista Adolfo.

        Ainda não sei como é que, no meio de tanta tolerância e liberdade, as pessoas faziam esforços imensos para fugir daquele separada os, e porque é que o Muro de Berlim tinha as sentinelas voltadas para o lado errado.

        Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      17 Abril, 2015 12:46

      eheheh… os valentaços comunistas a mostrarem o que são no conforto da internet

      Gostar

      • Luís Marques's avatar
        Luís Marques permalink
        17 Abril, 2015 14:59

        Qual valentes, são apenas abjectos.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        17 Abril, 2015 16:03

        escrevi “valentaços”. Não “valentes”.

        Gostar

    • IO's avatar
      17 Abril, 2015 12:50

      e o Slint é só mais um idiota!

      Gostar

  11. Kubo's avatar
    Kubo permalink
    17 Abril, 2015 12:17

    Alguém sabe se o Carvalho da Silva já é Prof. Dr. Catedrático?…

    O Prof. Dr. Boaventura foi o orientador da tísica Tese? Teve a ajuda inestimável do Prof. Dr. Artur Baptista da Silva, coadjuvado pelo Prof. Catedrático Prof. Dr. Francisco Louçã?…

    Prof. Drs. … Barões e Viscondes novecentistas …

    Gostar

    • Bolota's avatar
      17 Abril, 2015 17:45

      E Relvas fica não fica sem o titulo de Drº??? Esse segundo as más linguas nem o 12º tem completo.

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        18 Abril, 2015 09:56

        Deixe estar, que falho em ver comunistas a usar mais que a 4a classe no seu argumentário.

        Ouvi que um tal electricista deixou de montar quadros ainda estava eu nos meus cueiros. Em toda a honestidade, tenho a certeza de que montei quadros elétricos muito depois dele se dedicar ao parretido vernilhóide.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        19 Abril, 2015 22:07

        Colaço

        Mas tirou o curso ou não??? E parece com motas altas. coisa que o Relvas….

        Gostar

  12. licas's avatar
    licas permalink
    17 Abril, 2015 12:55

    Slint PERMALINK
    17 Abril, 2015 12:18
    _____________

    A malta já topou que não existem Sindicatos de classe
    mas uma classe de Marxistas-Leninistas actuando
    como se fossem Sindicalistas autênticos representantes dos Trabalhadores.
    Apenas políticos mascarados.

    Gostar

  13. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Abril, 2015 13:05

    Há desgraçados que procuram atingir a liberdade de expressão em todos os momentos.
    São conhecidos, cobardes, atacam ora pela calada ou a coberto da sombra, primos de dinossauros bem falantes.
    Aí estão eles a tentar a ferroada.
    Quando eu for presidente vou-lhe garantir uma vida regalada de subsídios.
    Se não os acalmar, há sempre um vodka à sua espera na esplanada do Procópio.
    Parem de tomar chá falsificados, feitos na china, com químicos revisionistas.
    São um perigo para criaturas assoladas pela tragédia do ódio. Põe-lhes as cabecinhas à roda.
    Agora o termo faxista vem mesmo a calhar, ainda faltam mais, que saudades, reacionáro, capitalista etc.
    É o revivalismo.

    Gostar

  14. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    17 Abril, 2015 13:40

    Sociólogo?
    Porque não também politólogo, investigador, candidato a PR, comentador, sindicalista e “profundamente empenhado no desenvolvimento da economia”?

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      17 Abril, 2015 20:30

      Era só ele ter vontade de tal (com a matilaha em que se integrou)
      e seria______________maestro de música clássica.

      Gostar

  15. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    17 Abril, 2015 14:29

    A AutoEuropa é o exemplo da falência do sindicalismo estalinista. A Comissão de Trabalhadores com assento no CA da empresa e liderado pelo Chora que se diz ser militante do Bloco de Esquerda, tem sabido defender os interesses dos trabalhadores da empresa sem criar o caos lá dentro como o Carvalho da Silva tentou várias vezes fazer sem sucesso. O Chora nunca o deixou passar dos portões da empresa para dentro.
    Em 2012 o Arménio também tentou e também ficou à porta, e a CT e a Administração conseguiram gerar um compromisso que não prejudicasse o normal funcionamento da empresa.
    O sindicalismo está em declinio por duas razões, entre outras: 1ª nos anos 70-80 os trabalhadores tinham de estar obrigatóriamente sindicalizados e as empresas eram OBRIGADAS A DESCONTAR A QUOTA MENSAL AOS TRABALHADORES para a INTERSINDICAL, hoje CGTP, como se faz com os descontos do IRS e da SS; isso acabou se bem me recordo nos tempos do governo PS/PSD, o que levou muitos trabalhadores a desvincularem-se dos sindicatos que eram na sua grande maioria comunistas; 2ª os trabalhadores em geral não estão dispostos a serem representados por funcionários de um partido que normalmente não tem mais de 8% dos votos.
    Quer dizer, as greves selvagens nos transportes e nas escolas que afectam milhões de portugueses, são decretadas por uma minoria sem representação sindical ou politica. A vida diária dos portugueses está dependente da agenda politica e dos caprichos do PÊCÊPÊ. Isto só não acaba, porque os marxistas que ainda controlam ideológicamente o PS não deixam!

    Gostar

    • Bolota's avatar
      17 Abril, 2015 17:47

      Ogas,

      A AutoEuropa é o exemplo da falência dos ordenados de merda que apesar de baixos a quadrilha ainda o quer baixar mais.

      Atina porra

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        17 Abril, 2015 18:45

        Além de estúpido és ignorante. Vai-te lá roçar no chaparro, pá!

        Gostar

      • Valinho's avatar
        Valinho permalink
        17 Abril, 2015 20:02

        A Autoeuropa teve salarios congelados enquanto a função publica teve aumentos, a autoeuropa trocou aumentos de salario por postos de trabalho… sem sindicatos

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        17 Abril, 2015 20:50

        Alex

        Ignorante é teu avo.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        17 Abril, 2015 20:56

        Valinho,

        Deixa-me adivinhar…os operários da AutoEuropa ganham o mesmo do que os operários da fabrica mãe, certo??? A AutoEuropa, paga a energa ao mesmo preço da oficina da treta, certo???’ A AutoEuropa, não está carregada de benesses e isenções…

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 23:00

        Se o partido do Bolota mandasse então é que a Auto Europa fechava as portas e os seus trabalhadores (mais os trabalhadores das muitas empresas fornecedoras) passavam a ser pagos pelo Estado com “salarios alemães” (e eu que pensava que também eram salarios de miséria de um pais capitalista neo-liberal !!…) !!!

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        17 Abril, 2015 23:16

        O Bolota diz que a Auto Europa paga “salarios de merda” !…
        Mas quais “ordenados de merda” ?… Os trabalhadores da Auto Europa são dos mais bem pagos no pais … Por uma multinacional capitalista alemã, pois claro !…
        O Karl Marx inventou uma teoria a que chamou “o principio da pauperização absoluta da classe operaria” …
        Pouca a sorte dele porque desde então, meados do século XIX, os salarios, que ja vinham crescendo anteriormente, não pararam de aumentar – duplicou em termos reais no meio-século que se seguiu !…
        Aconteça o que acontecer, os Bolotas de ontém e de hoje continuam sempre com a mesma lenga-lenga : “Os salarios dos trabalhadores são cada vez mais baixos e de miséria, etc, etc.”
        Como a realidade é completamente diferente e salta aos olhos de toda a gente, não admira que os partidos comunistas nos paises capitalistas tenham praticamente deixado de ter uma expressão eleitoral visivél …
        O PCP, honra lhe seja feita, é ainda um dos poucos PCs que mantém a cabeça fora da agua com uns impressionantes … 10% dos votantes (não esquecer que a taxa de abstenção do eleitorado potencial comunista é … 0% !) !

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        17 Abril, 2015 23:28

        Deixa-me adivinhar…os operários da AutoEuropa ganham o mesmo do que os operários da fabrica mãe, certo??? A AutoEuropa, paga a energa ao mesmo preço da oficina da treta, certo???’ A AutoEuropa, não está carregada de benesses e isenções…

        Responde Fernando

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 00:51

        Bolota,
        Bem ou mal, eu “respondo” sempre.
        Não fujo ou mudo de assunto como tu !

        Os trabalhadores da Auto Europa em Portugal ganham em média mais do que noutras empresas portuguesas.
        Porquê ? Porque a produtividade é maior.
        Os trabalhadores da Auto Europa em Portugal ganham em média menos do que os trabalhadores da casa mãe na Alemanha,
        Porquê ? Porque a produtividade é menor.
        Os trabalhadores de qualquer fabrica de automoveis nos paises comunistas ganhavam e ganham muitissimo menos do que em qualquer fabrica equivalente num pais capitalista.
        Porquê ? Porque a produtividade é muito menor.
        Mas não apenas.
        Também porque nos paises comunistas os trabalhadores produtivos eram e são sobre-explorados de modo a custear as enormes despesas de funcionamento do Estado totalitário e de uma nomenklatura completamente improdutiva e parasitária.
        Toda a gente sabe, incluindo os proprios comunistas, que os salarios de miséria e fome eram e são aqueles que recebem os trabalhadores nos paises comunistas. Ou seja, os paises defendidos e que são o modelo inspirador do PCP.
        Toda a gente sabe, incluindo os proprios comunistas, que nos paises comunistas os sindicatos são oficiais (emanações do “Partido”), fazem parte do aparato de controlo e repressão do regime, servem para impedir os trabalhadores de terem qualquer iniciativa individual e colectiva de defesa dos seus interesses.

        A Auto Europa paga a energia a um preço menor porque contratualizou com o fornecedor quantidades elevadas e regulares que, devido às inerentes economias de escala, teem um custo de produção e distribuição menor.

        A Auto Europa tem algumas vantagens fiscais que lhe foram concedidas pelo governo português no sentido de atrair este investimento para Portugal.
        Os compromissos assumidos nesta matéria devem naturalmente ser respeitados nos termos e dentros dos tempos acordados.
        Mas o ideial teria sido e seria que este tipo de investimentos externos viessem para Portugal sem qualquer tipo de descriminação positiva relativamente aos outros investidores, nacionais e estrangeiros.
        O pais deve esforçar-se para ter condições que sejam favoráveis ao investimento sem que sejam necessários subsidios ou outros beneficios fiscais e comerciais.
        Para tal o Estado tem de gastar menos e baixar a carga fiscal.
        Claro que se o PCP mandasse não existiriam estas condições e nem com benesses e isenções se conseguiria atrair este tipo de investimentos para o pais.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        18 Abril, 2015 20:59

        ” Os trabalhadores da Auto Europa em Portugal ganham em média mais do que noutras empresas portuguesas.”

        Respondes a tudo??? Mas eu perguntei isto???? O que perguntei foi se os operários da AutoEuropa ganhavam o mesmo da empresa mãe.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        18 Abril, 2015 21:50

        A comissão de trabalhadores da Autoeuropa fez formação sindical nos Metalurgicos Alemães – que, por acaso é o sindicato mais poderoso do mundo – , nunca deixou que os bolotas lá metessem o bedelho, norteia-se pelo moderno sindicalismo que visa a cooperação entre trabalhadores e administração visando a flexibilização da mão-de-obra para optimizar a competitividade da fabrica, como condição de progresso e de manutenção dos postos de trabalho.
        Porque os bolotas nunca lá conseguiram entrar, na Autoeuropa não existe a luta de classes e, por isso, é um exemplo de progresso. A comissão de trabalhadores pode orgulhar-se disso.
        Muitas das ultimas alterações ao Regime Laboral – que puseram os bolotas e os arménios a uivar e a ladrar que nem cães raivosos – já eram praticadas na Autoeuropa antes de ser aprovado o Código de Trabalho.
        Por isso é que os bolotas reagem tão mal quando se fala na Autoeuropa. É que a Autoeuropa é um supositório metido a seco no cú de todos os comunistas. A Autoeuropa é a prova real e concreta de que o sindicalismo dos comunistas não serve para nada. Só para proteger os dirigentes sindicais.
        Chiem, cabrões!

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 21:56

        Bolota,

        Francamente, tu não les com atenção e até ao fim tudo o que digo nas minhas respostas !…
        Está escrito (tenho mesmo que me citar …) :
        “Os trabalhadores da Auto Europa em Portugal ganham em média menos do que os trabalhadores da casa mãe na Alemanha.
        Porquê ? Porque a produtividade é menor.”

        Já agora, ao menos desta vez, excepção à regra, responde-me tu a uma pergunta muito simples :
        Porque é que os trabalhadores de qualquer fabrica de automoveis nos paises comunistas ganhavam e ganham muitissimo menos do que em qualquer fabrica equivalente num pais capitalista ??????

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        18 Abril, 2015 22:55

        Respondo pois, o que te perguntei foi: porque não ganham os operarmos da AutoEuropa o mesmo que os seis colegas da fabrica mãe e tu mais uma vez respondeste palha e sabes porquê??? Porque não queres perceber que Merkel adora países servos como Portugal para continuar a encher o cu.
        Produz com qualidade a preços bem mais baixos.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        18 Abril, 2015 23:36

        Bolota,

        Claro, nem uma excepção abres à regra de nunca responder sobre as maravilhas do comunismo !….
        Comunistas que fazem de conta que o comunismo nunca existiu !!

        Quanto à Auto Europa em Palmela toda a gente percebe que sem a casa-mãe na Alemanha não se produziria uma unica viatura de qualidade e a preços competitivos e, portanto, não haveria nem bons empregos nem salários bem acima da média.
        Mas claro que, bons empregos e bons salarios para os trabalhadores portugueses, nada disto interessa aos Bolotas comunas !!

        Ainda a proposito da Auto Europa e dos sindicatos le o excelente comentario acima do anónimo (18 Abril, 2015 21:50) … Muito ilucidativo !…

        Gostar

  16. beirão's avatar
    beirão permalink
    17 Abril, 2015 19:40

    Este merdas do bolota não consegui ir além da porra da fossilizada cassete comuna que lhe enfiaram na moleirinha… Fala-se de alhos e o asno, em vez de falar de alhos, responde com bugalhos. Fala-se aqui que os sindicatos comunas estão na merda, pois os trabalhadores a sérios sabem para que buraco a inter está a levar o país e, consequentemente, os seus postos de trabalho. O merdas do bolota fala da “quadrilha” de não sei o quê… de certo o animal está a referir-se à quadrilha do Sócrates que deixou o país na bancarrota.
    Xó, merda, toma tino! Deixa de ser parasita e vai trabalhar, ó chulo

    Gostar

  17. licas's avatar
    licas permalink
    17 Abril, 2015 21:41

    Será que o Bolota anda furioso porque o Beiráo conhece o Pai?

    Gostar

  18. adelinoferreira45's avatar
    18 Abril, 2015 21:53

    Consta que muitos dos mortos eram sindicalistas.

    Nos EUA o uso excessivo de armas de fogo pela polícia está na ordem do dia. Só em Março, segundo este site, referenciado em várias fontes de informação, disparos pela polícia resultaram em 115 mortos. Este número é mais do dobro das mortes (52) em consequência de disparos pelas forças policiais do Reino Unido em todo o século XX.

    Nos EUA, há protestos e manifestações contra o uso excessivo de armas de fogo pelas forças policiais. Os mortos são predominantemente americanos negros do sexo masculino.

    O caso que teve mais notoriedade, pelos protestos com violência que se seguiram em Ferguson, Missouri, foi da morte de Michael Brown de 18 anos, que tinha roubado umas cigarrilhas e empurrado o funcionário da loja. Mais tarde, localizado por um polícia Darren Wilson, e depois de uma altercação, o polícia Wilson afirma que Brown o esmurrou. Darren Wilson perseguiu-o, e estando Michael Brown de frente e desarmado, disparou vários tiros, sendo o último fatal. Darren Wilson disparou um total de 12 vezes.

    Um outro caso que aqui relembro foi de uma criança de 12 anos que, num parque para crianças, brandia uma arma de plástico que parecia verdadeira. A polícia chegou rapidamente e disparou, matando a criança.

    Um terceiro caso, mais recente, ocorreu em Charleston na Carolina do Sul, onde um polícia disparou 8 vezes, acertando 5 dos tiros e matando um homem de 53 anos que fugia e tinha as costas viradas para o polícia. O homem tinha sido parado num controlo de tráfego, por ter um farol partido. Um vídeo de um telemóvel capturou o momento em que o polícia mata o homem e depois ainda lhe coloca as algemas.

    Outro caso, foi o de uma família branca de 7 pessoas que vivia numa carrinha, que na altura estava estacionada num parque de estacionamento do Wal-Mart. A família, desarmada, recusou-se a cumprir as ordens da polícia que exigiu, logo ao chegar, que todos se deitassem no chão. A família entrou quase imediatamente em confronto físico com a polícia. Um dos polícias, exaltado, ameaçou disparar contra a cabeça de um dos filhos da família, de 21 anos. E dispara 30 segundos depois, à queima-roupa, matando-o.

    A pobreza e a miséria que assola um largo segmento da população americana explicará muitos dos casos e há certamente muitos outros factores subjacentes, como o racismo, a venda e posse de armas e o uso excessivo de armas de fogo por civis e pelas forças policiais.

    Dói a alma a violência que assola os Estados Unidos da América.

    Ricardo Cabral 18/4/2015 blog público

    Gostar

Trackbacks

  1. Carvalho da Silva: o sociólogo sobre o sindicalista | O Insurgente

Deixe uma resposta para PiErre Cancelar resposta