A sério?
24 Abril, 2015
O fotógrafo dos “bidonville”. “Era uma forma de escravatura moderna”
Não há paciência para estas declarações de gente fartinha de viver bem.
62 comentários
leave one →
O fotógrafo dos “bidonville”. “Era uma forma de escravatura moderna”
Não há paciência para estas declarações de gente fartinha de viver bem.
HMatos,
Então, se supostamente o fotógrafo “vive bem”, está a abusar (de quê ?) pelo facto de ter visto, contactado, fotografado, testemunhado a miséria humana e social de alguns emigrantes ?
Aquelas fotos são fotomontagens ?
GostarGostar
Vc ouviu (viu) o Q a besta diz. + 1 fdp comunista
GostarGostar
A sua resposta reporta-me aos anos em que até prova em contrário –quando aceitavam prova…– qualquer pessoa que contrariasse uma opinião formatada pelo regime e seus servidores, era considerado “comunista” — nem mais: “comunista !”
O que o fotógrafo captou e disse é falso ?
GostarGostar
A pide atraz de um clochard hehehe hehehe só merda
GostarGostar
Os retornados de 1974…. Olha pena eu nao ter fotografado em Nova Lisboa os colonos, ou em Lisboa!
GostarGostar
Bidonville? Foi a grande bolha económica da era moderna portuguesa. Foi uma mina de ouro para Salazar.
.
E quanto ganharam os bancos e os donos da Torralta?
GostarGostar
Mas muitos deles estão na merda porque lhes mudaram as regras.
Perto de mim um ex-Bidonville investiu as poupança é lojas e armazéns e hoje nem dinheiro tem para pagar os condomínio quanto mais o IMI.
Helena e a Helena vive mal??? Mas olhe que há-os por ai que já tiveram tudo e hoje…tenha tento.
GostarGostar
São fotomontagens sim. Na cabeça do sr fotógrafo bem instalado na vida que meio século depois faz o frete aos marxistas leninistas. Ele próprio se calhar um deles ( ouça-se quando ele refere que para dramatizar ainda mais a coisa, tirava as fotografias à noite… )
GostarGostar
era, sem dúvida, uma uma forma de escravatura moderna que a helena desconhece…
a ideologia colocou-lhe palas…
GostarGostar
· Um alto quadro das Polícias Secretas, confirma publicamente que fez escutas a cidadãos, SEM QUALQUER COBERTURA LEGAL. Agiu segundo ordens superiores, com intuitos políticos e com intuitos pessoais (casos de infidelidade).
· Um antigo alto quadro das Polícias de Investigação Criminal, montou uma REDE ORGANIZADA DE ROUBOS, utilizando rufias de uma claque de futebol e fardamentos da polícia. Especializaram-se em ROUBAR IDOSOS SOLITÁRIOS.
· Um Comandante de Polícia (SEF) e vários outros altos quadros do Governo Central criaram uma REDE DE CORRUPÇÃO E EXTORSÃO no sistema de atribuição dos chamados “Vistos Gold”.
· Um grupo de Altos Dirigentes da Segurança Social montaram um ESQUEMA DE CORRUPÇÃO para a emissão de declarações falsas (lesando diretamente o Estado e as contas públicas).
· Um grupo de Médicos, Farmacêuticos e quadros superiores de empresas farmacêuticas e do Governo Central, montaram uma REDE DE FALSIFICAÇÃO de receitas por forma a roubar o Estado.
· Um primeiro-ministro NÃO PAGOU AS SUAS CONTRIBUIÇÕES e um ministro do seu governo apressou-se a culpar os serviços do seu próprio ministério sobre o tema.
· Um antigo primeiro-ministro é acusado de estar envolvido numa REDE DE CORRUPÇÃO E CONSPIRAÇÃO, digna das melhores séries de televisão sobre a podridão no mundo dos negócios e da política.
· Um Banqueiro e TODOS os Gestores que o acompanharam ao longo dos anos montou um esquema FRAUDULENTO, com a conivência do regulador (Banco de Portugal), que arruinou várias centenas de cidadãos. São TODOS chamados a uma Comissão Parlamentar de Inquérito e TODOS afirmam que NÃO SABEM, NÃO SE LEMBRAM ou, simplesmente, NÃO LHES APETECE RESPONDER.
O pior: TUDO isto aconteceu no MESMO PAÍS, no MESMO ANO.
E, NADA acontece. Falamos sobre isto tudo. Comentamos isto tudo. Achamos isto tudo um ABSURDO. Esquecemos que o verdadeiro ABSURDO é deixarmos tudo isto acontecer!
Está na altura de fazermos uma recomendação à ONU: que se mude o nome do País para ABSURDISTÃO.
E qualquer dia lá vai o Zé Povinho a votar neles……(só os burros não mudam)
GostarGostar
a direita fica escandalizada com a miseria por que tem remorsos. helena matos devia estar habituada,pois deve ter visto em luanda brancos a viver na sanzala.
GostarGostar
Podia ter ido aos Gulags fotografar a escravatura revolucionária de quem não tem nunca remorsos.
GostarGostar
Oh amigo sanzalas ero no mato. É algum horror viver num muceque, preto ou branco?
O seu comentario é racista! (o seu dono MS ate os queria comida pa tubaroes… os brancos )
GostarGostar
É bom que os escravos doutores que agora emigram de telemóvel e avião, mandem as remessas que aqueles enviavam religiosamente.
É bom saber que a maioria daquela gente ganhou para criar ninhadas de filhos, e agora não se pode nem parir mais que uma vez, ou então arranja um cão ou um gato.
Deixemo-nos de paneleirices, e amanhã é dia de ir a Santa Comba em romaria.
GostarGostar
Ora nem mais, manter viva a memoria!
PS:- A Portugal Telecom & o Bidonville ….;)
GostarGostar
Foi uma forma de saírem da escravatura. Se ler a correspondência da época para Salazar vai ver o que lhe dizia um próximo: não havia maneira de segurar o pessoal. Uma criada ganhava por cá quinhentos mil reis, em Paris três contos.
Mais tarde, quando voltaram e construíram as mésons foram gozados. A descendência ficou por lá e fez bem.
GostarGostar
Apoiado, manuel branco!
E se preconizarmos que todo e qualquer anti-capitalista
zarpasse prontamente para um país à sua escolha em
que o regime estivesse de acordo com as suas convicções
político-económicas? Não seria “in” ?
GostarGostar
Escravatura da cxxxna sempre houve hehehe. Se nao fora o plano Marshal talvez o fotografo vivesse ele no bidonville Tambem houve quem ficasse em Malaca e parece me Q se fala um creolo portugues (Malacca-Melayu)…
GostarGostar
Felizmente que o Salazarismo Patriótico ainda funciona
na Venezuela de Maduro/Chávez com o aplauso de quem?
Dos comunistas de cá.
Para a semelhança ser perfeita tem prisioneiros de consciência,
presos políticos e Mocidade Bolivariana (como dizem).
Cada discurso do Presidente, perdão Comandante Eterno,
que de 30 em 30 segundos não leve a “Querida Pátria” não tem
sabor para os bovintes (=Bovinos Ouvintes).
Vejam a Telesur, apreciem . . .
GostarGostar
“Salazarismo Patriótico” isto é para ser politicamente correcto? ou para pareceres lindo a frente dos abrilistas?
GostarGostar
Nem uma coisa, nem outra.
Até, vejam, poderia ser para uma ou para outra intenção.
E DEPOIS?
GostarGostar
Sem Palavras!
GostarGostar
Acaba por haver uma banalização da escravatura. Ser escravo é ser propriedade de outrem. O termo não devia ser usado a propósito de tudo e nada. É um desrespeito para com quem foi, ou é, verdadeiramente escravo.
GostarGostar
O úlimo parágrafo supra é dirigido aos Bolotas deste Reino . . .
GostarGostar
Tá murcho minha.
GostarGostar
Depois da “conversa do costume” o chefe das Polícias Venezuelanas
discursando âs suas tropas veio declamar a protecção ao comandante
Maduro que é o maior da República Boliveriana. A Polícia Municipal de Miranda
foi reforçada para combate ao terrorismo (leia-se Oposição Política).
Uma maravilha esta Venezuela, até apetece emigrarmos para lá . . .
GostarGostar
“Ms também havia gente solidária, porque a França é assim. Há uma grande solidariedade republicana”, diz o fotógrafo. Mas que mania destes xuxas e comunas de meter o adjectivo “republicana” em tudo! ´Ética é ética e solidariedade é solidariedade. Vão-se catar com a merda do “republicana”! Trambiqueiros do catano!
GostarGostar
Josephvss, 18:25
Pois foi “pena” vc. não ter fotografado os “retornados” em 1974-75. Hoje tínhamos mais documentos sobre um período humanamente lamentável para muitos.
GostarGostar
Pois foi pena. Mas tambem foi pena nao ter fotografado os cerca de 16000 Q foram para o Hawaii logo a seguir a implantacao da repubilca.
GostarGostar
As fotos que registassem esses que foram para o Hawaii é que hoje lhe proporcionavam uma valente pipa de massa !
(Sobre os emigrantes em França, Alemanha, Suíça ou USA há muitas fotos).
GostarGostar
Erro em 1911 eram 16,929 os portugueses no Avai (1878-1911) em 1911 viajaram (1451)
GostarGostar
Porque é que estes fotógrafos quando querem fotografar a miséria ou fazem sempre a preto e branco.
Em cores ela é mais suportável, ou não dá prémios internacionais?
GostarGostar
Ganhar dinheiro com a miséria do próximo; Repórter Fotográfico (e não só . . .).
GostarGostar
O candidato Procópio também vai ser muito fotografado, por N fotógrafos.
O seu resultado será “miserável”, apesar de se tratar dum candidato determinado, charmoso — dizem que tem paletes de gajas e de gajos efeminados. Logo, quem no futuro quiser vender fotos do “miseravel” Procópio…
GostarGostar
josephvss
Estranhei que após 5 de Outubro de 1910 tantos tivessem fugido para o Hawaii. E fico a saber por si que 16.929 já lá estavam — pudera, espertos, naqueles locais e num período ainda livre do turismo bruto…
GostarGostar
Em meados dos anos 60, tinha 15-16 anos, passei pela triste experiência de “visitar” um bidonville onde viviam milhares de portugueses nos arredores de Paris e acreditem que foi das coisas mais degradantes que vi na minha vida.
Já estive em aldeias com “casas” feitas de terra e paus em África, já estive em favelas no
Brasil, mas nada se compara aos bidonvilles: barracas imundas, ruas enlameadas, esgotos a céu aberto e as crianças a brincar no meio daquilo tudo.
Mas dentro das barracas habitadas por famílias, com mulheres portanto, notava-se uma tentativa de fazer daquilo uma coisa parecida com uma casa, e apesar de tudo a limpeza era a possível. Coisa diferente era em barracas onde só havia homens.
Felizmente para muitos milhares de portugueses, no final dos anos 60 principio dos anos 70 a grande maioria passou a viver em casas dignas desse nome, nos chamados HLMs, mas muitos já em casas próprias.
GostarGostar
Exacto !
Nunca vi a miséria nos bidonville, mas continuo a acreditar em emigrantes e em pessoas (um deles conhecido fotógrafo que os registou) que me contaram casos e locais desumanos. E sob nítida exploração por intermediários e patrões fdp !
GostarGostar
Nao gosto nada de desinformacao! HLM comecou en 1950 (segundo o Silveira os fdp’s portugueses so tiveram direito a elas em 70 ) Olhe vi muita miseria em New Jersey em meados dos anos 80. Miseria vai haver sempre, nao vai ser o papa Francisco Q vai acabar com ela lol.
Ler aqui
http://en.wikipedia.org/wiki/HLM
GostarGostar
Deixe lá, são pormenores.
Eu também vi muitos bidons, e favelas em New Jersey e máfia em São Petersburgo e parte foi-me contado por um repórter de que agora não me lembra o nome e também minto muito bem.
GostarGostar
MJRB PERMALINK
24 Abril, 2015 19:40
________________
Dou-lhe só razão por metade.
O peródo foi de facto humanamente lamentável.
Mas de 1963-1974 essas alminhas não descerniram
que a Guerra acabaria do modo que acabou?
Foi burrice, meu caro, burrice “tout court”.
GostarGostar
A vastíssima maioria –note, não incluo as máfias locais + trafulhas + colonos fascistóides– resistiu à fuga por vários motivos: Acreditaram no regime e na propaganda; sentiam-se seguros ou seguros qb (conforme os locais) pelo exército e milícias; custava-lhes perder tudo o que com trabalho e talento conquistaram para as suas famílias.
Por falta de interesse e por inexistente liberdade informativa (como então no “puto”) não tiveram elementos suficientes e credíveis que os ajudasse a discernir a situação e antever uma fuga repentina, degradante e nalguns casos catastrófica.
Houve muita gente honesta e trabalhadora (em todas as classes sociais e diversas profissões) nas ex-“colónias”.
GostarGostar
Está na hora de haver mais respeito pelos retornados das ex-colónias.
O que se passa hoje com a fuga de africanos para a Europa, (emigrantes em fuga)é um inferno que os RETORNADOS previam.
A Europa está a começar a pagar o abandono daquele continente (independências impossíveis)
O único que falava bem está sepultado em Santa Comba.
O dia de amanhã 25, ainda vai ser um dia de romaria nacional a Santa Comba.
GostarGostar
Pois é os fdps dos retornados!… Viajaram de borla (Da Swissair…ate a Aeroflot ) tanto era pressa de os retirar de la. Viva o 25 IV viva o caralho tb!
GostarGostar
Retornado,
Continuarei a respeitar a vastíssima maioria de pessoas que tudo perderam por causa de retornarem ao “puto”. Nunca respeitei nem respeito alguns colonos fdp.
“Sei não”…se os portugueses então por lá “previram” o que hoje está a acontecer no Mediterrâneo.
Salazar e Caetano não quiseram nem souberam resolver “o Ultramar” doutro modo. Faltou-lhes mundo… Foram avisados interna e externamente. Não lhes faltaram bons exemplos de descolonizações ou territórios governados.
A “romaria nacional” amanhã a Santa Comba terá 20, 50 participantes ?
GostarGostar
Eu gosto mais é da falta de respeito. Assim possso vos mandar.. mais rapido hehehe. O Salazar tem as costas largas… Quando se largou o Norte d’Africa a os colonos foram para outras paragens o estado AMAPA foi defendido plos Q vieram das ex pracas portuguezas do Norte D’Africa .
GostarGostar
Amapa= guiana portugueza (os inimigos eram os Holandeses, Franceses , os Ingleses os amigos da onça fdps)
GostarGostar
O Magalhães aka Miguel Abrantes, agora travestiu-se de josephvSS?
GostarGostar
Errado, Retornado, errado.
O primeiro culpado da tragédia humanitária foi o O. Salazar.
Se ele tomasse na devida conta do que se estava a passar
em toda a África, teria oportunidade (e há documentação
suficiente) de tratar com os Movimentos de Libertação) a
maneira pacífica de “retornar” os colonos que não quisessem
permanecer em África. Teimosamente não quis. Levou-nos
para a Guerra.
Como diziam os Romanos “Vae victi” : ai dos vencidos.
GostarGostar
Quando olha pro nick faz lembrar lick my … lol
GostarGostar
Os Retornados pessoalmente nem contam, nem precisam porque já passaram à história.
Mas fica para a história a razão do lado de Salazar ao dizer que a Europa não podia abandonar aqueles “Cús de Judas”, e está mais que provado que aquele continente não tinha condições de humanamente sobreviver sem a Europa.
Hoje, os jovens africanos têm mesmo que fugir de uma «vida sem vida», tudo porque foram abandonados pela Europa (colonizador).
Aquelas multidões a atravessar o Mediterrâneo, é precisamente a pedir explicações.
Ainda um dia será construído um panteão em Santa Comba.
GostarGostar
Dou 1 cêntimo para esse panteão. A sério. Se todos os tugas derem 1 cêntimo…
GostarGostar
Well , Quero o nome na ponte : SALAZAR
GostarGostar
21:20,
vc. só me provoca “risota” ! Parece-se com o advogado do Sócrates, não acerta uma !
Com que então eu menti (20:05) ??
Tenha juízo e vire a bússula.
GostarGostar
Que risota.
Isso foi antes ou depois de ter passado por África?
Conte-nos lá o nome do fotógrafo, não seja modesto.
GostarGostar
Tenha juízo.
GostarGostar
Veja lá se começa a não imaginar que conhece tudo e todos e depois quando perguntado mete o rabo entre as pernas.
Mentir é muito feio, pode ser castigado porque é um pecado venial..
O nome do fotógrafo e a data do bidonville saltam ou não?
GostarGostar
Retornado PERMALINK
24 Abril, 2015 22:28
Vã. . . , dê um toque poético à sua mensagem:
______construído um Panteão,
______em Santa Comba Dão . . .
GostarGostar
Os responsáveis pelo que está a acontecer são os paladinos da descolonização que há 50-60 anos deixaram um continente inteiro na mão de ladrões e psicopatas para os governarem. Nem Senghor, nem Kenyata, nem Kaunda, que apesar de tudo foram exepções entre gabirús como Mobutú, Bokassa, Idi Amin , Mugabe, e muitos outros, conseguiram transformar os seus países independentes em países minimamente desenvolvidos.
Os países da África sub-saariana, estão hoje piores do que estavam quando eram colónias, incluindo as colónias portuguesas, que com a independência recuaram várias décadas.
Podem chamar-me o que quiserem, mas eu vivi quatro anos em Angola, três anos antes do 25 de Abril de 74 e um ano e tal depois, e quando lá voltei em 2004 vi bem o que é que significou a independência para quem lá vive.
Os africanos negros em praticamente todos os países, não têm hospitais nem cuidados de saúde, saneamento básico, água potável, fornecimento de energia, escolas e educação, casas minimamente decentes para viver, o fornecimento de comida é muito problemático, existem milhões de refugiados pelas mais diversas razões, desde epidemias a guerras étnicas e religiosas, não têm vida nem futuro para eles e para os filhos.
Até na África do Sul, os indices de desenvolvimento dos negros estão em regressão.
O que se passa em África, é uma vergonha para nós europeus que continuámos a sacar de lá o que precisamos, sem termos a responsabilidade de olhar por quem lá vive.
GostarGostar
Hear, hear!
GostarGostar
08:25
não vale a pena responder-lhe.
GostarGostar
Para começar deixe de usar este truque sujo de responder fora do encadeamento das perguntas.
E depois, sim não vale.
Você é simplesmente um mentiroso.
Quando perguntado sobre qualquer coisa que afirmou conhecer muito bem, onde já esteve milhares de vezes, sobre coisas que se vão passar e de que sabe segredos, cala-se como um rato.
É tempo de começar a ter um bocadinho de vergonha.
Quem era afinal o fotógrafo?
GostarGostar
.
GostarGostar