Da desinformação
Helena: existe uma regra que julgo básica sempre que se lê algo como « o Papa diz que…» : nunca acreditar à primeira. É que a desinformação, ignorância e incompetência dos jornalistas é a regra. Há que ir verificar sempre, mas sempre, as fontes originais, o texto completo. E mesmo assim…
Por exemplo, neste caso, o que se diz originalmente que Francisco terá dito? «“May the angel of peace destroy the evil spirit of war. I thought of you: may you be an angel of peace,”(*)
Creio que concordará que há uma grande diferença entre o desejo ou convite expresso pelo Papa para que ele seja um «anjo da paz» e o desvirtuamento expresso na notícia ( e propagado a nível geral certamente pela sempre incompetente LUSA) que o teria considerado desde já um «anjo da paz».
São detalhes dirão uns. Nem por isso, acho eu. É mesmo desinformação.

pois , entre o Papa desejar que ele se torne um anjo da paz a dizer que ele eh um anjo da para vao kms. eu tb desejo muita coisa , pena q poucas aconteçam 🙂
GostarGostar
Muito bem, Gabriel Silva.
Mas há quem teime em interpretar ou ler com palas…
GostarGostar
O Gabriel fala em desinformação, apela a que se veja a fonte original. Mas não refere a fonte daquilo que cita . Uma breve verificação no tio google é suficiente para ver que existe dois textos que estão a ser divulgados . Não vi nenhuma comunicação oral gravada em que o papa refere citação que seja. O facto (ou será “fato” ?) de o Gabriel ter escolhido uma delas é tão válida enquanto fonte verdadeira quanto a outra. Dou-lhe razão no apelo à verificação da fonte, mas acaba por fazer aquilo que também não fez, limitando-se a citar o texto que prefere sem qualquer referência à fonte de onde o cita .
GostarGostar
Pelo que é possível perceber, a cacha é atribuida ao Il Post, que cita o Haaretz.
Nesta história, a LUSA apenas vai atrás dos outros…
GostarGostar
Na fonte indicada lê-se;
Pope Francis has called Palestinian leader Mahmoud Abbas an “angel of peace” as the two leaders met in the Vatican.
Não vejo diferença nenhuma entre o que Helena Matos transcreve e a frase citada.
Como todos os que por aqui passam compreendem perfeitamente o inglês, não necessita de tradução.
GostarGostar
A quem interessava a morte do Sá Carneiro?
A quem interessa a morte do Passos Coelho?
GostarGostar
estou a delirar ou é mesmo verdade o que li?
GostarGostar
Fontes protestantes sobre o Papa (católico) são sempre de desconfiar… Desde a “Reforma” que é assim… Só À São Tomé…
GostarGostar
Então para o reconhecimento do estado palestiniano não era condição que eles recohecessem o estado de Israel? Já o fizeram??? Este papa não é anjinho certamente e quanto a paz está sempre do lado dos agressoras, quando comentou os assassinatos no Charlie Hebdo foi à Francisco… Louçã, transferindo a carga para a suposta ofensa oas assassinos.
GostarGostar
Gabriel entendo a observação mas confesso que sobre a diplomacia do Vaticano anda a passar um anjo pouco sensato
GostarGostar
No L’OSSERVATORE ROMANO:
http://vaticanresources.s3.amazonaws.com/pdf%2FQUO_2015_110_1705.pdf, não há qualquer referência a “Angels Pace”.
GostarGostar
Passos de anjo? Someone needs to be put through his paces in english.
GostarGostar
Pode ser um detalhe. Mas o que não é um detalhe é que o Papa se pôs a jeito ao receber este pombinho da paz. O que disse a seguir é consequência…
Fico então a aguardar que Sua Santidade mude o Vaticano para a Faixa de Gaza que, como disse um xico, o Hamas toma conta dele e dos Cardeais. Se calhar até são capazes de mandar umas virgens arranjar-lhes os lençóis na caminha todas as noites…
GostarGostar
É uma vergonha srs jornalistas
GostarGostar
simples :pesquisam videos em vez de web e ouvem o Papa. curioso este :http://rt.com/news/259249-pope-vatican-abbas-ange/ pq tb desinforma , no bla bla escrito começa logo por dizer q o Papa chamou o outro de anjo, mas a meio espeta com “May the angel of peace destroy the evil spirit of war. I thought of you: may you be an angel of peace,” Francis told Abbas, after presenting him a gift. por isso nada como ouvir a fonte
🙂
GostarGostar