…just before you draw your terminal breath…
19 Maio, 2015
Exemplos de países onde há excessos da polícia:
- Bélgica
- Dinamarca
- Noruega
- Espanha
- Portugal
- Reino Unido
Exemplos de países onde não há excessos da polícia:
- Burma
- Coreia do Norte
- Líbia
- Síria
- Cuba
42 comentários
leave one →

os índios do slb podem bater na bófia na Rotunda
a polícia está proibida de bater nos índios
‘porrada neles’ (índios)
GostarGostar
Falta a lista dos “países onde há excessos da polícia e não lhes acontece nada” – nessa é que estamos nós. E presumo (dado o contexto do post) que com o autor esteja todo satisfeito com isso.
GostarGostar
A culpa é da austeridade.
GostarGostar
Muito bonita a parte final do vídeo, quando o senhor guarda de modo bem preparado se apoia num bastão com o braço direito para conseguir manter-se suspenso sobre a vítima já imobilizada de modo a poder fazer o que fez a seguir. É ver a curvatura que faz a vítima quando o golpe cobarde lhe é desferido nas costas e como a cabeça por acaso vem para trás ao mesmo tempo. Para um improviso está muito bem conseguido. Parabéns à PSP, cujo último comunicado de imprensa no site é de 2012. Grande imagem.
GostarGostar
“Aquilo” no Marquês provavelmente teve “mãozinha”-rastilho de gente que nada tem a ver com o SLBenfica — não é preciso ir às cartilhas da desestabilização… Absolutamente condenável. A polícia agiu como devia perante energúmenos que daquele modo prejudicaram a celebração e podiam ter gerado feridos com mais gravidade.
Em Guimarães, os selvagens que atacaram as instalações do Vitória, deviam pagar os prejuízos — e Rui Gomes da Silva (vaidoseco e agitador/arruaceiro verbal) escusa tentar desculpabilizá-los. Devia ter tino e não servir-se do SLB para promoção social & não só…
Igualmente grave e inaceitável o brutal ataque em Guimarães do polícia ao cidadão e à frente dos filhos.
Isto não deve ser o mundo do SLBenfica nem do futebol.
Óbvio: há milhões e milhões de de pessoas (não só em Portugal) que descarregam no submundo do futebol os seus variadíssimos problemas, inclusivé de foro psiquiátrico.
GostarGostar
Esses do foro psiquiátrico fazem-no racionalmente, não?
GostarGostar
Perde-se demasiado tempo com este fait divers.
GostarGostar
Não, não são “fáítedivéres”, como certa vez um “homem-do-futebol” me disse, por coincidência também sobre arruaceiros.
O problema é mais vasto.
Enquanto certos dirigentes de clubes precisarem das claques e continuarem na arruaça verbal entre eles…
GostarGostar
No meu tempo, MJRB (lá estou eu no faduncho) náo existiam
claques, as quais não entendo para que servem para além de intoxicar o ambiente. Tem razão: o Chefe da claque, estimulador e “maestro” é encarnado (lagarto!, lagarto!, lagarto! ) por certo “Dirigente de Sucesso” , à laia do Dias Loureiro.
GostarGostar
Não entendo, defende que devemos aceitar os excessos da polícia para sermos mais parecidos com os países ditos mais evoluídos?
Lá porque os outros o fazem não quer dizer que esteja certo!
GostarGostar
Isto não é a República Popular da Lusitânia. Nós não temos que tolerar ou deixar de tolerar. Os queixosos têm mecanismos para a correcção de erros, o assunto deixa de ser interessante.
GostarGostar
Pois, alguém que seja agredido pela polícia sempre se pode queixar á polícia.
GostarGostar
E isso dos “mecanismos para a correcção de erros” é antes ou depois de se levar porrada?
Parece-me preferível que se afastem antecipadamente os elementos mais susceptíveis de cometer erros.
GostarGostar
Melhor era assegurar que a polícia nunca daria porrada. Melhor não terem armas. Melhor ficarem na secretária a preencher formulários.
GostarGostar
Vc. encontra por exemplo em Portugal qualquer outro exemplo de arruaças, distúrbios, agressões, para além do submundo do futebol ?
Já reparou como as claques vão a pé para os estádios, com aquele necessário cordão/jaula policial ?
Certamente não entende que a polícia praticou “excessos” por exemplo no caso do Marquês…
GostarGostar
comentário para Daniel Ferreira.
GostarGostar
Sobre o que aconteceu em Guimarães com a família e a PSP apenas uma constatação e um comentário:
Algo se passou para que um diálogo que decorria normalmente, fosse de repente interrompido com o avanço do polícia em direcção ao adepto…
Por outro lado penso que a violência exercida pelo polícia foi desmesurada tendo, para mais, os filhos do adepto junto dele. A reacção do miúdo de 9 anos foi para mim um choque emocional significativo.
Diz-se cobras e lagartos da actuação das polícias no entanto, eu nunca fui incomodado quer no futebol, discotecas etc. Talvez um módico de respeito e educação cívica não fizesse mal a muita gente.
Esta questão das claques e adeptos mais ferverosos dos clubes, faz-me lembrar José Afonso que, num programa televisivo, declarava estar contra a impunidade com que os estudantes do seu tempo se manifestavam durante as festas académicas, gosando de uma espécie de inimputabilidade.
GostarGostar
Gozando e não gosando…
GostarGostar
Sobre o brutal ataque do polícia ao Benfiquista e à frente dos filhos: Não me custa acreditar que o polícia tivesse aquela fúria por qualquer problema extra-lei, extra-ordem pública… Raiva descarregada no vermelho ??
GostarGostar
Caro VCunha, Além dos habituais elogios à irreverência e contundência dos textos, apenas ouso uma sugestão a acrescentar um nome à lista “dos paises onde nunca ocorre violência policial..” – a Santa Russia…
Abr e parabens uma vez mais pelos textos.
Paulo
GostarGostar
Notícia fresca do jornal (cujo nome omito para não irritar HMatos): o polícia de Guimarães terá usado bastão de aço(!) em vez do normal.
GostarGostar
Que raio de país é este? Anda tudo choné? Todos querem bater em todos? Que é que se passa? Andava tudo com o tesão recolhido, é? E agora estão a deitá-lo cá para fora?
GostarGostar
+ – isso.
O submundo do futebol é propício (e único) onde as frustrações, vinganças ou delírios podem ser manifestados.
GostarGostar
Não. São os smartphones e a facilidade de captação de imagem. Tudo o resto é o normal neste e em qualquer país democrático.
GostarGostar
O ex-ministro Morais Sarmento (presente na celebração) criticou a carga policial no Marquês, “como limpou, varreu metade da rotunda”. Ouve-se mais um pouco e, o que queria que a polícia fizesse ? Que perguntasse um a um se estava ali pacificamente ou se atirou ou iria atirar uma pedra ou uma garrafa ?
MS não se apercebeu que aquilo não foi uma arruaça normal ?
GostarGostar
O Mundo hoje tem regras impostas pelos “vídeos virais” e pelos lamentos no facebook, tudo ampliado pelas queridas televisões.
O suposto caso de Guimarães saldou-se por uma entrevista ao senhor empresário barbaramente agredido por nada ter feito e que também nada apresenta de agressões.
O perigosíssimo polícia que “ainda está no activo e armado” conforme se lamenta o Correio da Manhã, é um indivíduo com um passado tenebroso cuja acção provocou que um miúdo de 9 anos se mijasse pelas calças abaixo conforme relata hoje outro jornalista.
É altura de perceber que tudo isto só acontece porque temos duas televisões tabloides em guerra surda pelas audiências.
Se alguém tiver dúvidas ligue para qualquer delas às 12:45 quando começa o programa onde o sangue, o sexo, a miséria, a desgraça correm como um caudaloso rio.
Só uma coisa me espanta, os ditos jornalistas que trabalham em ambas não têm vergonha do produto que apresentam?
GostarGostar
Se estivesse mais atento ao “subprodutos” teria visto o resultado das agressões, que o cidadão agredido mostrou-as.
GostarGostar
E quais eram?
GostarGostar
VC eu percebo o espírito do post no entanto, eu como pai de família que vai ao futebol com três filhos menores e o pai, por muitos mecanismos de correcção de erro que tenha ao meu dispor vejo-me muito parecido com o agredido (injuriante ou não – não interessa), muito vulnerável aos humores de um caramelo fardado e há erros que se não acontecerem evitam que crianças vivam certas coisas. Claro que é minha responsabilidade saber qual o risco que pretendo viver e qual o risco que estou disposto a deixar os meus familiares viverem mas aqui, porra, é muito difícil encontrar atenuantes, mesmo que injurias e cuspidelas.
Quanto aos atrasados mentais que gravitam em TODOS os clubes de futebol e que se encontram ainda num grau de desenvolvimento humano muito baixinho, mal de nós quando não houver quem lhes dê porrada.
GostarGostar
o que é que será extra-lei e extra-ordem?.só na lusófona saberão categorizar tais mamutes..aquele psp de sacavém que aqui há uns anos cortou a cabeça ao outro deve ter agido extra-lei e extra-ordem. Os gatunos que entraram esquadra adentro e deram uma surra no guarda também devem ter agido extra-lei e extra-ordem.
Se bem me lembro a divisa da gnr era qualquer coisa como Pela lei e pela Grei.
E estou-me marimbando para a tralha do futebol.
GostarGostar
No meu comentário, 10:07,
escrevi a minha conclusão que provavelmente o que aconteceu no Marquês teve origem em alguém não-benfiquista para desestabilizar a festa.
Ora, no SAPO, surgiu há pouco um gajo do Sporting reivindicando a autoria do que se sabe.
Basta a um gajo –repito, hoje não é preciso ir à cartilha– reunir mais cinco ou dez para provocar o caos entre uma multidão. Pode, no caso, colocar Benfiquistas contra Benfiquistas…
GostarGostar
excessos, aqui só de silêncio…
nem um pio da ministra do interior…
nem o director nacional de polícia se demitiu…
e isto num domingo em que a bófia fez asneira atrás de asneira…
GostarGostar
Espere… Há mesmo quem ache que ministros e directores nacionais se devem demitir por causa de umas imagens do Correio da Manhã? Ehehehehehe!
GostarGostar
Demitir não digo, mas um graduado bater como se viu num ancião devia ser no minimo investigado. Quando se vê diariamente pais a ser abandonados, quando se sabe que diariamente país são mal tratados. Este filho leva os filhos e o pai ao futebol e é agredido por um oficial da policia que o devia defender. vitor, pode encontrar todos os argumentos que muito bem entender mas tudo o que diga para alem de condenar este acto, é…
GostarGostar
Não me viu a não condenar o acto. Tanto melhor porque também não me viu a condenar o acto. Na realidade, não me viu a fazer nada.
GostarGostar
Na Líbia ainda há polícia?
GostarGostar
Não. vieram todos num bote para a Europa.
GostarGostar
Os adeptos do Benfica agora já não podem cuspir em polícias, espancar trabalhadores de um estádio, partir um estádio todo, roubar instalações de um clube, apedrejar polícias durante horas?
Mas que país é este que querem criar?
Toda a gente sabe que os benfiquistas são sempre pessoas inocentes. Prenderam aquele gajo do very light que matou um adepto do Sporting, prenderam o Vale e Azevedo, prenderam alguns NN por tráfico de droga e perseguição, e agora o Sócrates por corrupção.
O Benfica não faz mal a ninguem. Deixem o Benfica em paz. Soltem os prisioneiros do Benfica, soltem ……
GostarGostar
E se…suponhamos…o adepto benfiquista tivesse mesmo cuspido no polícia que o tenta deter? O Sr.Insider, o sr Bolota, ou algum dos acima pesporrentes comentadores, se alguém lhes cuspisse na cara…como reagiriam face ao cuspidor? Pelos vistos, por falta de tomates, ficavam “educadamente” a conversar com o dito cuspidor, não?…
GostarGostar
Não percebi muito bem como é que dois adultos , duas crianças e em que uma está sentada a beber agua conseguem intimidar um policia quando o recinto está cheio de policia de choque , outras pessoas que caminham naturalmente , um local sem qualquer confunsão , será que este agente regula bem ? faz pensar que país é este ………
GostarGostar
É precisamente à espera de comentários deste tipo que, hoje em dia, qualquer bicho careta se põe a insultar a polícia, professores, funcionários públicos, enfim, qualquer pessoa que lhes apareça pela frente.
GostarGostar
Que falta de pachorra para este assunto… Estou-me nas tintas.
GostarGostar