Saltar para o conteúdo

Fazer incidir os ajustamentos necessários nas novas pensões.

27 Maio, 2015

Reconhecendo que existem “problemas sérios” no sistema gerados pelo desemprego, Vieira da Silva admitiu fazer incidir os ajustamentos necessários nas novas pensões.
“Faremos as correcções que forem necessárias para garantir a equidade e o equilíbrio do sistema”, disse, acrescentando que as pensões futuras, que o PS diz querer “proteger”, dependem da capacidade de “recuperar emprego”.

19 comentários leave one →
  1. LTR's avatar
    LTR permalink
    27 Maio, 2015 10:43

    Quem é que participou numa reforma que era “para 100 anos” da SS nos governos de Guterres?

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Maio, 2015 10:53

      O mesmo artista que irá cortar ainda mais as reformas aos actuais trabalhadores. 😉

      Gostar

  2. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    27 Maio, 2015 10:52

    Quando a política se mete ao barulho:

    http://portocanal.sapo.pt/noticia/60141/

    Granda Pedro Arroja. 🙂

    Gostar

    • Libertas's avatar
      Libertas permalink
      27 Maio, 2015 23:59

      Pedro Arroja é o melhor comentador da actualidade. Todas as 2ªf pelas 20h30m/ 20h45m no Porto Canal.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        28 Maio, 2015 00:12

        Obrigado pela dica.

        Gostar

  3. Ruca's avatar
    Ruca permalink
    27 Maio, 2015 11:07

    Eu nunca concordei com este modo de fazer as coisas. Como se costuma dizer: “ou comem todos ou não come nenhum”. Quer dizer, alguns conseguiram-se instalar a comer do bom e do melhor e não deixam nada para os outros. Acho mal. E o mesmo se passa no mundo laboral. O que é que os novos reformados pensam sobre o assunto? Imagino…

    Gostar

  4. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    27 Maio, 2015 11:19

    As IPSS da Santa Madre Igreja que se acautelem. Velho depenado, velho fora do lar. E depois, como é que as irmãzinhas, tão boas, coitadinhas, vão comer?

    Gostar

  5. LTR's avatar
    LTR permalink
    27 Maio, 2015 11:26

    «dependem da capacidade de “recuperar emprego”»

    Já que é de política e campanha eleitoral que se trata, os jornalistas que passam o tempo a disponibilizar microfone e papel para tempo de antena podiam solicitar a estes senhores um esclarecimento sobre o que pretenderiam fazer caso o emprego não recupere. Ou entrámos definitivamente da política baseada no cenário mais optimista?

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Maio, 2015 11:30

      “A fé move montanhas”. 😉

      O PS do Carca Velha aderiu à fé religiosa, de adiar a resolução dos problemas para a sorte. Ou melhor para a misericórdia de deus. lol

      Gostar

  6. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    27 Maio, 2015 12:21

    Para um gajo que está sempre a dizer que não se deve tomar decisões que ultrapassem a tal legislatura, como no caso da TAP, como pode depois o mesmo gajo dizer que um futuro governo que corte as pensões? Que corja, estes gajos são.

    “Costa Alerta: Com PSD/CDS Cortes Nas Pensões São Certos. Mas Com O PS Também, Em 2027”

    in http://oje.pt/costa-alerta-com-psdcds-cortes-nas-pensoes-sao-certos-mas-com-o-ps-tambem-em-2027/

    É mesmo um político do terceiro-mundo.

    Gostar

  7. insider's avatar
    insider permalink
    27 Maio, 2015 12:48

    alguns têm emprego garantido:

    Fundação que deve 56 milhões à PT e à NOS pelos programas e-escolas e e-escolinhas renova contratos com a Sérvulo & Associados e a PwC.

    Gostar

  8. Colono's avatar
    Colono permalink
    27 Maio, 2015 12:49

    Muito a sério:

    Se o PS com esta tralha velha caduca e falida vencer as próximas eleições é caso para se dizer:

    O povo português é o mais estúpido da Europa… Como pode sequer pensar votar em quem o pôs nesta situação? Ainda por cima, a mesma tralha velha e carunchosa! Olhem para a cara deles… O Ferro velho enferrujado e pretensioso; para este barbudo das pensões…ele já planeou decretou … resultado? Vamos dar-lhe novo crédito?

    Não pode ser… acordem…

    Gostar

  9. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    27 Maio, 2015 14:51

    Será possível que este artrósico esconda o que fez com o dinheiro das pensões dos portugueses? O anti-comuna, se quizer pode dar uma amostra do assunto.
    Já devia ser vizinho do 44 há muito.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Maio, 2015 18:08

      ” O anti-comuna, se quizer pode dar uma amostra do assunto.
      Já devia ser vizinho do 44 há muito.”

      Cruzes credo! Á primeira vista até parecia que eu devia fazer companhia ao Presso 44. 😉

      Simples, Mr. procópio. A juventude deste país terá reformas muito mais baixas que os acuais pensionistas e pagará muitos mais impostos para pagar as actuais reformas. Chama-se a isto “solidariedade inter-geracional”. É a inversão completa dos nossos costumes, em que os país ajudam os filhos. Neste caso, serão os filhos que sustentarão os paizinhos. lol

      Gostar

  10. Zé dos Bois's avatar
    Zé dos Bois permalink
    27 Maio, 2015 22:18

    Chama-se a isto chico-espertismo – gastem agora que depois quem vier a seguir que resolva o problema. Não é por acaso que somos pobres e atrasados.

    Gostar

  11. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Maio, 2015 22:46

    .
    .
    Estimada Helena, vamos lá aos numerozitos,
    e a Senhora está na lista dos que quando chegarem à idade reforma (se ainda houver idade de reforma) o seu nivel de vida (jovem hoje, bom) baixa para o nivel daqueles para quem hoje parece que ‘olha de alto’:
    .
    a) o vulgo ‘centrão’ ou ‘arco do poder’ que na crista são as direções do PS mais o PSD e o CDS, bem acolitados pelas do PCP e do BES, desataram numa grande algazarra sobre o tema Pensões;

    b) Mas Pensões de que sistema ? Do Estado ou ou do Privado ?
    .
    c) Porque teima a CS a generalizar o tema Pensões quando há dois sistemas distintos de Pensões; a caixa nacional de pensões e a segurança social (havia mais as dos bancários, os dos despedimentos da Banca com reformas antecipadas etc, mas no em analise não contam, já se sabe que para ‘racionalizar a banca e manos iguais’ foram incorporados na S Social, equivale a dizer a ‘engenharia, vulgo golpada’ passa-se os gajos para a S Social para onde nunca descontaram mas são os pagadores),
    .
    d) conclui~se assim que há 2 questões sobre pensões, as da Caixa Nacional de Pensões e as da Segurança Social;
    .
    as da CNP estão deficitárias e precisam de 600 milhões segundo o seu lobby encabeçado pela simpatica e desambaraçada Ministra das Finanças que daqui irá receber a sua Pensão dentro de poucos anos adicionada à da carreira internacional que garantiu em passagem pelo Ministério das Finanças; nada contra, está a fazer pela sua vida, e se é permitido quem sou eu para a deitar abaixo. A Caixa Nacional de Pensões está falida dizem os ‘guarda livros’; reside nesta um amplo extrato de Pensoes acima dos varios milhares de Euros mensais (tambem nada contra descontaram sobre vencimentos altissimos, os unicos culpados são quem gerou isto e aquilo, os descontadores e os pensionistas são passivos neste esquema que veio lá de cima)
    .
    as da Segurança Nacional até tiveram um ‘lucro’ de cerca de 600 milhões euros; são mais baixas, os patrões dum modo geral mensalmente pagam a sua parte etc.com pouquissimas Pensões altas relativamente às da Caixa Nacional de Pensões.
    .
    e) Estou a analisar os já Pensionistas e os que irão sê-lo a muito curtissimo prazo porque a Dª Helena quando chegar a Pensionista com os sistemas atuais bem pode ir cantar para outra freguesia; ou se arrecada já com fontes de receita (rendas etc) ou então os da sua idade e mais novos estão feitos ao bife.
    .
    f) Ora voltando aos numerozios contra as ‘arregaças’ do PS, PSD, CDS (quie nem cai nem sai de cima, depois é ‘interesse nacional’) ou a cançaõ do bandido bora aos impostos sucessórios dos ricos, irc das empresas etc, os maus da fita, acolitados pelo PC e pelo BES e arredores
    .
    CONCLUSÃO:
    .
    defendo isto desde 2008 8nada de fundos bancários de pensões, ou seguros PPR’s etc que quando faliram na America meteram os ‘otários’ a varrer ruas para a sopa porque dormir era debaixo da ponte):
    .

    “-SEGURANÇA SOCIAL:
    .
    7) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo IUSS – Imposto Único de Segurança Social colectado sobre tudo o comprado e facturado dentro de Portugal (***)
    .
    (***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    8) Instauração da PENSAO NACIONAL UNICA, igual a 2 ou 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses (****)
    .
    “9) Criação do Fundo Nacional de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, para quem queira depositar mensalmente um valor incerto a qualquer momento para assegurar um reforço publico do valor mensal da Pensão Nacional Única atingida a idade de reforma até ao falecimento (****)
    .
    (****) Na transição do velho para o novo Sistema, passariam para o Fundo de Reforço da Pensão Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores correspondentes à diferença entre o valor da Pensão Única e a Pensão em vigor no momento da Inscrição na Segurança Social

    .
    mas é claro que quem está habituado a dirigir homens sabe muito bem que nem com tambor e pifaro se tira a rapaziada da elite “do bem bom não me chateiem enquanto dá mama-se”; tal qual os ‘embondeiros’ do Estado Novo, aquilo foi sugado até cair de podre.
    .

    g) A Comunicação Social ao serviço duma das partes mete tudo no mesmo saco, faz o filme como fez à comuna nos Profs, os que não eram do quadro e foram depois postos na rua fizeram a maior manifestaçaõ de professoras que algum dia o Sindicato conseguiu. A seguir foram todos para o olho da rua pela mão do Senhor Crato e antes pela mão da que chamavam ‘fuças de berliet’ embora ache que plasticamente não mereceria tal desenho.
    .
    h) já me esquecia vamos aos numeros duns que matam daqui outros dacolá; as Pensões já não são os mealheiros para quano formos velhinhos termos algum para a bicha. Salazar e os do seu tempo pensavam-nas assim. Hoje são um Direito Civilizacional e universal e como tal são alimentadas por todos e não só por ou para aqueles que amealhava`m ‘salazar style’ (quiçá relativamente certo no seu tempo mas hoje é diferente); e para resolver mais uma vez esta questão que já ficou ‘resolvida’ antes por tantos livros brancos e incumprimentos de contarto social com apoio ou iniciativa de governos CDS, PSD, PS, PCP, BE e Intersindicais sob a forma de não sei Social, ou Guterres ou .. ou … são tantas que já nem me lembro,
    .
    vamos aos cornos do touro para pelo menos estancar a coisa agora mas altar para uma filosofia completamente diferente na linha do acima em f) para esta rapaziada com menos de 60 anos ter garantido algum pelo menos para sopas com alguma dignidade:
    .
    há aprox 3,5 milhões de velhos reformados (da Caixa Nacional de Penses falida e da Segurança Social sem quaisquer problemas);
    .
    o total de Pensões para ambos paga anualmente dizem que são 14 mil milhões de euros/ano:
    .
    a receita de IVA anual são cerca de 12.916 milhoes de euros, após o aumento para 23% para pagar PPP’s de juros especulativos etc
    .
    se a Senhora Ministra diz que são precisos 600 milhoes para a Caixa Nacional de Pensões não entar em ‘default’ como a Gredcia, tal equivale a cerca de 4,6% da receita de IVA anual,~.~
    .
    então é simpkssimo: baixe-se o IVA para cerca de 18%-20%, corte-se a diferença nos juros especulativos de PPP’s etc, e o PCP, BE e colaterias, PS, PSD e CDS tenham a coragem depois de tantos anos de disparates neste tema, de arrancarem com qualquer coisa de nome parecido com “IUSS – Imposto Único de Segurança Social” de 5% (20% IVA + 5% de ‘IUSS’) e as Pensões estão sustentadas e ninguém reclama,
    .
    (embora haja reclamação porque é que todos estão a pagar para a Caixa Nacional de Pensões com uma média de valor mensal de pensões substancialemnte superior às da S Social ? Mas isto surge passivo)
    .
    O unico caminho é por aqui para evitar que todo o sistema de pensões publica (CNP) e privada (S Social) em vez de borregar a aterragem neste Momento se despenhe e incendei na pista morrendo todos os ocupantes e o aparelho acabe nos sucateiros.
    .
    É espantosa a discussão que andam a armar por aí pelo que não tem outra solução senão esta. A menos que cortem 600 milhoes anuais, numeros da Senhora ora Minstra, às Pensões pagas pela Caixa Nacional de Pensões.

    (esta solução não atende a que os sucessivos governos terem metido a mão na massa n os fundos da CNP e da SS conforme dito mas mal explicado por alguns, com bons herdeiros atuais que decerto por distração ou ‘soluções em cima do joelho’ também defendem ir sacar mil milhões aos respetivos Fundis de Garantia para defenderem ‘trolhas e cimento’, à pala das pensões dos velhotes que resultaria isto aquilo e aqueloutro em fogo de vistas de lunaticos, mas gatos espertalhões com o rabo de fora ….)
    .

    Gostar

  12. A.R's avatar
    A.R permalink
    27 Maio, 2015 23:09

    Não foi o Vieira da Silva que disse que a última reforma, no tempo do 44, tornava o sistema sustentável por mais 40 anos?

    Gostar

Indigne-se aqui.