Saltar para o conteúdo

E a luta?

5 Junho, 2015

FMI. Grécia pede autorização para não pagar hoje

E a luta contra o capital? E o bater o pé aos credores? Pedem autorização ao FMI? Ao FMI? Mas onde está o Syriza que ia levar à vitória a gente que não desiste, que não dobra, que acredita?  E a alternativa? E a união dos povos do sul? E o fim da Europa dos interesses? Pedir ao FMI? Onde é que isto já se viu…

50 comentários leave one →
  1. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    5 Junho, 2015 09:20

    Uma jornalista que muito admiro escrever FMI surpreende-me.
    Eu só conheço o termo instituições.
    É preciso cuidado com os léxicos.
    Houve o tempo das criadas, agora são assistentes auxiliares técnicas suplementares.
    Mudou tudo para melhor.
    A luta, a luta é para ir para a frente, sempre em frente até ao precipício que se abre sem cerimónias, lá mais para diante.
    Parece-me que estão a negligenciar o apoio inexcedível do louçã, futuro nobel, da catarina ancas largas e do boaventura, os santos o ajudem que eu não posso.
    A Grécia ainda vai nos vai passar a perna e os narizes de todos os pinóquios.
    Antes a nódoa suje o meu avental, vou ser dos primeiros PR europeus a felicitar o syrisa, essa brisa fresca no verão muito quente que se avizinha.

    Gostar

  2. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    5 Junho, 2015 09:23

    Cavaco Silva condecora 30 personalidades das comunidades e cidadãos estrangeiros.
    Estou ansioso por saber se lá estou!

    Gostar

  3. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    5 Junho, 2015 09:53

    Promessa nº 45 do PS, se ganhar as eleições devolve Jesus ao Benfica .

    Gostar

  4. Matraquilho's avatar
    Matraquilho permalink
    5 Junho, 2015 10:20

    Como se diz em Portugal:
    — Entradas de leão, saídas de sendeiro.
    Em paleio ninguém ganha a estes matraquilhos.
    Matam, esfolam, viram tudo e todos e ao fim e ao cabo não podem com uma gata pelo rabo

    Gostar

  5. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    5 Junho, 2015 11:02

    Uma das regras dos bloggers é cingirem-se ao assunto em epígrafe.
    A Helena merece que o façamos. Penitencio-me por vezes também prevaricar.

    Gostar

  6. Bigdog's avatar
    Bigdog permalink
    5 Junho, 2015 11:17

    Se em vez do Syriza fosse outro, a Grécia estaria exactamente na mesma situação. Os partidos podem melhor aqui, tirar acolá, fazer a diferença em pequenas coisas das vidas das pessoas, mas ainda não conseguem fazer crescer uma árvore das patacas.

    E, por este andar, ou alguma coisa radical acontece, ou, neste mundo globalizado, Portugal para lá caminha, alegremente…

    Pode ser que haja uma mudança radical em políticas globais…. Será que é isso que os políticos esperam? Porque a dívida está sempre a aumentar e só um ingénuo pode pensar que, conforme as coisas funcionam, o eventual crescimento do país será suficiente para cobrir o aumento da dívida.. Parece-me..

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      5 Junho, 2015 14:44

      Não seria a mesma situação, não senhor …
      Antes do Syriza, com um governo do centro-direita (a Nova Democracia) apoiado pelo centro-esquerda (o PASOK), a Grécia estava em plena recuperação : crescimento do Pib bem acima da média europeia, saldo primario positivo, taxas de juro a descer, etc. As perspectivas para 2015 eram ainda melhores.
      A continuação do programa de assistencia da Troika e a obtenção dos mais de 7 mil milhões, que agora o Syriza esta em riscos de perder, estavam então praticamente garantidos.
      O Syriza, em menos de meio ano, inverteu completamente a tendencia positiva, e conduziu a Grécia para o impasse, para a recessão, e, pelo andar da carruagem, para a bancarrota e a saida do Euro.

      Gostar

      • Daniel's avatar
        Daniel permalink
        5 Junho, 2015 17:04

        AHAHAHAHA!!!!

        A melhor piada do dia!

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        5 Junho, 2015 19:49

        Contra factos !…
        Em Novembro de 2014 o pib grego estava a crescer 1,7% em cadeia (4° trimestre) e a previsão para 2015 era de 2,9%. Era então a economia com a maior taxa de crescimento na UE.
        Actualmente (1° trimestre) a Grécia voltou ao crescimento negativo (-0,2%). É a unica na UE.
        Boa risota !!

        Gostar

      • Daniel's avatar
        Daniel permalink
        6 Junho, 2015 03:13

        Contra factos? Ou nao quereras dizer contra estatisticas? E nos sabemos o que sao estatisticas, nao sabemos?
        As mesmas que nos deixaram entrar a nos e a Grecia no Euro, lembraste? Estatisticas inventadas, defices escondidos. desemprego encapotado.

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      6 Junho, 2015 08:51

      Mesmo não sendo perfeitas as estatisticas são mais objectivas do que a mera imaginação ideologica de alguns (pintam a realidade como querem, não precisam de estatisticas ou utilizam as que convém e recusam as que não servem).
      Em Portugal foram sobretudo desorçamentações, os tais “défices escondidos”, feitas pelos governos de José Socrates. Mas Portugal entrou no Euro antes. No nosso caso não houve qualquer manipulação e escamoteamento de informação para entrar no Euro.
      Na Grécia, a manipulação deliberada dos numeros foi efectivamente feita desde cedo e numa escala muito maior.
      Mas nos ultimos anos os principais defeitos de algumas estatisticas duvidosas foram sendo corrigidos. Hoje são bem mais fiaveis. Incluindo as da Grécia.
      Aquelas que referi acima, sobre a Grécia, são hoje reconhecidas e aceites por todos os principais intervenientes e observadores.
      A verdade é que gente como tu se esta nas tintas para a realidade e vive num mundo imaginario. Partem do principio de que basta repetir à saciedade as mesmas insanidades para que estas sejam aceites como verdadeiras.
      A verdade é que, embora dificilmente e com sacrificios, a Grécia estava a recompor-se e a recuperar.
      A verdade é que, como era previsivel desde o inicio, o actual governo grego, uma aliança natural entre a extrema-esquerda e a extrema-direita, esta a afundar o pais. As estatisticas não deixam duvidas. Quando acabar o pouco dinheiro que ainda herdaram vai-se ver ainda melhor na vida das pessoas.

      Gostar

      • Fássista's avatar
        7 Junho, 2015 08:02

        Para a comunagem, as estatísticas só são boas quando lhes dão jeito.

        Gostar

      • Daniel's avatar
        Daniel permalink
        7 Junho, 2015 19:39

        Nao corcordado com o seu ponto de vista, pois nao acredito que a cambalota que que se quer passar acerca da evolucao positiva dos paises sob resgate, agradeco o seu tempo utilizado, Fernando. Quanto ao camarada de baixo, deixe as drogas que e o melhor que faz a todos nos.

        Gostar

  7. Bigdog's avatar
    Bigdog permalink
    5 Junho, 2015 11:19

    Um déficit de 3% funciona num país são… que não é o caso de Portugal!

    Gostar

  8. João de Brito's avatar
    João de Brito permalink
    5 Junho, 2015 11:23

    Quem tem vontade e perspetivas de vir a pertencer à oligarquia reinante faz figas e inventa cenários para ridicularizar os gregos.
    Os outros, a imensa maioria silenciosa, cada vez têm mais razões para os admirar e apoiar:
    1. Aqui, cortam as humildes reformas; lá, recusam.
    2. Aqui, é o liberalismo selvagem que manda e comanda a política; lá, é a política que luta pela supremacia.
    3. Aqui, põem-se as pessoas ao serviço da economia; lá, tentam colocar a economia ao serviço das pessoas.
    4. Aqui, o povo paga, com a sua pobreza, a especulação, os desmandos e os roubos de uns tais; lá, lutam por distribuir as responsabilidades.
    5. Aqui, os eleitos servem o capital, legítimo e ilegítimo; lá, os eleitos trabalham para defender os desprotegidos…
    É na Grécia que se joga o regime do futuro.
    Eu sou grego.
    E você?!…
    .

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      5 Junho, 2015 12:58

      Eu sou português. A esquerda lírica que temos e apoiante das loucuras do Syrisa, ainda não percebeu o que já óbvio para toda a gente: esta “prova de força” serve apenas para o Tsipras, o Varoufakis & Cª não serem linchados à sombra do Partenon, por não terem conseguido mais do que mudar o nome à troika, ao mesmo tempo que empurravam os gregos para um buraco ainda mais fundo.
      O sr Brito também era grego quando eles em 1985 impediram a nossa entrada na CEE, atrasando-a quase um ano para sacarem mais dinheiro a Bruxelas? existe um nome para aquela gente: CHULOS!
      O regime do futuro da Grécia chama-se miséria.

      Gostar

      • PPorto's avatar
        PPorto permalink
        5 Junho, 2015 15:49

        Por acaso acho muito mal aquilo que os gregos fizeram em 1985: nunca deviam ter aceite o dinheiro que pagou a nossa entrada.
        Dessa forma – não tendo entrado na UE – ainda hoje teríamos escudo, crescimento económico e uma dívida sustentável.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        5 Junho, 2015 15:54

        Como em 1977 e 1983 …

        Gostar

    • IO's avatar
      5 Junho, 2015 13:27

      NÃO !!

      Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      5 Junho, 2015 13:42

      Eu não! Cruzes canhoto.

      Gostar

    • Nuno's avatar
      Nuno permalink
      5 Junho, 2015 15:36

      Se é grego mande para lá o seu ordenado, que eles devolvem daqui a 100 anos com juros.

      Entretanto, agradeço que deixe o meu ordenado em paz.

      Gostar

    • PPorto's avatar
      PPorto permalink
      5 Junho, 2015 15:46

      Aqui somos mansos, não somos gregos. Até ver.

      Gostar

    • José7's avatar
      5 Junho, 2015 16:37

      Eu sou um dos gajos a que os gregos lixam com «f», através dos impostos que o estado português me aplica aos rendimentos do meu trabalho, para continuarem a festa.

      Gostar

    • Eleitor's avatar
      Eleitor permalink
      5 Junho, 2015 19:45

      Eu não sou grego e sinto-me feliz por isso. E são essas palermices da esquerda-caviar, urbana e ignorante que estão a enterrar (ainda mais) os gregos.

      Gostar

    • Fássista's avatar
      7 Junho, 2015 08:06

      Aqui, a economia está a recuperar, lá está a ir pelo cano. Não, não sou grego, graças a deus. Mas já dei conta que, para a comunagem empanturrada com o dinheiro do mexilhão, o materialismo é uma coisa condenável. Olhe, vá viver para lá, e não se esqueça de ir pela TAP.

      Gostar

  9. manuel's avatar
    manuel permalink
    5 Junho, 2015 11:28

    Não te rias do teu vizinho que o teu mal vem a caminho. Infelizmente é a frase que quem tem rendas ou outros recebimentos mais ouve(adiamento do pagamento). O pior é quando deixam de pedir adiamento e lá terá de seguir uma notificação avulsa ou uma execução. Não é na Grécia é em Portugal.

    Gostar

  10. insider's avatar
    insider permalink
    5 Junho, 2015 11:57

    a grécia não pediu coisa nenhuma!
    informou o fmi que só pagaria no fim do mês.. como se pode ler na imprensa estrangeira…

    Gostar

    • João de Brito's avatar
      João de Brito permalink
      5 Junho, 2015 12:30

      Com certeza.
      É outro aspeto a ter em conta nesta conjuntura:
      – A Grécia é que está a impor as regras do jogo!
      Para grande escândalo de muito boa gente.

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        5 Junho, 2015 13:01

        A Grécia não pediu, implorou! esquisito jogo em que quem impõe as regras perde sempre. Será a esquerda grega ainda mais estupida do que portuguesa? olhe que não é facil…

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        5 Junho, 2015 13:38

        “A Grécia é que está a impor as regras do jogo!”

        eheheh… espectacular análise.

        O LFVieira também impôs as regras do jogo na negociação com JJ.

        Gostar

  11. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    5 Junho, 2015 13:03

    O João de Brito põe-me grego.
    Daqui a uns meses falamos.
    Quando tiver dúvidas sobre política e economia já sei a quem perguntar.

    Gostar

    • João de Brito's avatar
      João de Brito permalink
      5 Junho, 2015 20:52

      Às vezes é preferível perceber pouco de árvores, mas sobrevoar a floresta, do que o contrário.
      Assim, o sentido de orientação é mais fácil, porque se veem os horizontes.
      Não sou economista, mas intuo que a economia do mundo ocidental ou ocidentalizado, tem um rumo bem definido.
      Lá do alto da minha ignorância, vejo, com a nitidez suficiente, que ela caminha, decidida, no sentido da concentração do dinheiro.
      Na minha aldeia (…mas o Thames River e o Hudson River não são mais belos que o rio da minha aldeia…), até meados do século passado, o pouco dinheiro que havia circulava entre particulares.
      Depois, vieram os bancos que faziam de placa giratória entre os particulares, as empresas e, mais tarde, o consumo.
      A seguir vieram os mercados globalizados.
      E sabem o que eu estou a ver neste momento?
      Que o dinheiro já não é um assunto entre pessoas, entre empresas, entre bancos…
      Tradicionalmente indexado ao património e à confiança pessoal, exige agora a soberania dos estados.
      Ou seja, o dinheiro, que já nos tinha levado a carteira, exige-nos agora a alma!
      Costumo chamar a isto liberalismo selvagem.
      Muitos dizem-me que não é.
      Mas seja lá o que for, é a isto a que me refiro quando falo no rumo à escravidão global.
      Em que o dinheiro será o único patrão, o único legislador e o único juiz!

      Seria, porque sopram ventos de mudança de vários quadrantes.
      E da Grécia também.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      6 Junho, 2015 00:05

      João de Brito,
      O dinheiro não é ninguém nem nenhum deus ex-machina. É um mero instrumento nas mãos dos homens. Vale apenas o que eles souberem fazer com ele. E é muito graças ao bom uso do dinheiro que as pessoas dos dias de hoje vivem melhor e são mais livres do que em meados do século passado.
      Mas uma boa utilização do dinheiro pressupõe que se tenha sempre presente que este, representando recursos, é um meio escasso e que, como tal, deve ser gerido com critério.
      A Grécia geriu-o mal, endividou-se, gastou-o à tripa forra, e agora gostaria de continuar a fazer o mesmo com o dinheiro dos outros a fundo perdido.
      Ou seja, sem nenhuma verdadeira “mudança” de modo de vida !
      Querem apenas dinheiro … de graça !

      Gostar

  12. insider's avatar
    insider permalink
    5 Junho, 2015 13:55

    não, não está a impor as regras…
    os credores é que – por falta de alternativa – se ajoelham:

    El BCE tiene la llave de todo. Puede darle aire a Tsipras si, tras un mensaje positivo del Eurogrupo, le permite financiarse emitiendo más deuda a corto plazo, algo que permitiría al Gobierno capear los meses de verano: a partir de entonces el calendario de vencimientos es mínimo durante un plazo de tres años. Pero también puede precipitar el esperado giro de Tsipras cerrando el grifo de la liquidez de los bancos griegos, aunque en ese caso se arriesga a ser el detonante de una nueva crisis del euro. El BCE ya precipitó el primer rescate griego, y ha sido clave en las peticiones de Irlanda, Portugal, España y Chipre: ninguno de esos países hubiera pedido el dinero sin la sofocante presión del Eurobanco.

    se for necessário eu faço um dsenho…

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      5 Junho, 2015 14:20

      Isto deve ter sido retirado do Granma, a maior referência do jornalismo em língua espanhola. Ou então de um daqueles jornais que o Chavez nacionalizou na Venezuela.

      Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        5 Junho, 2015 14:27

        muito mal informado…
        as palas ideológicas não o deixam ler o el mundo… insuspeitíssimo…

        Gostar

      • neotontono's avatar
        neotontono permalink
        5 Junho, 2015 15:05

        Desta vez o Alexandre andava asobiando subido no carvalho ou na silveira.
        Quase melhor dito, subido acima da figueira tras de figos lampos no mes de junho…

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        5 Junho, 2015 15:35

        Por sinal não é do “El Mundo” mas sim do “El Pais” …
        http://internacional.elpais.com/internacional/2015/06/04/actualidad/1433419470_785337.html
        O jornalista é Claudi Pérez, correspondente em Bruxelas, conhecido e criticado por muitos por dar uma orientação claramente esquerdista aos seus artigos (por exemplo : “Tonterías económicas III” de Carlos Rodríguez Braun).
        “Insuspeitissimo” !…

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        5 Junho, 2015 16:31

        O insider e o tonto perderam belas ocasiões de estar calados. São ignorantes, e nem sabem o que é que citam. O El Pais é o Granma espanhol, é como o Publico, ou seja um pasquim…
        Neotonto não faças graçolas com o carvalho, não te vá entrar um pau pelo cú a dentro…

        Gostar

    • Zé dos Bois's avatar
      Zé dos Bois permalink
      6 Junho, 2015 21:42

      É estranho os gregos não acreditarem nisto e tirarem o dinheiro que podem dos bancos.

      Gostar

  13. licas's avatar
    licas permalink
    5 Junho, 2015 13:58

    João de Brito PERMALINK
    5 Junho, 2015 11:23

    Diz que se joga o Futuro na Grécia . . .
    Será
    No Presente o que se vê é o Tsipras de joelhos,
    pedindo que parte da dívida seja paga uns diazitos nais tarde . . .

    Gostar

  14. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    5 Junho, 2015 15:05

    De fato, o fato é que o treinador não envergava o fato.

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Junho, 2015 15:08

    O Syriza em Portugal chama-se PS. 🙂

    “PS está em falência técnica”

    in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=834529&tm=9&layout=122&visual=61

    Levaram o país à ruína e eles próprios entraram num processo de bancarrota. E está certo. Coerência acima de tudo.

    Eles estão de tal forma à rasca que até prometem tudo a todos, todos os dias, para chegarem aos milhões do poder e salvarem o seu partido falido. lol

    O Syriza em Portugal tem rosto. É o PS.

    Gostar

  16. insider's avatar
    insider permalink
    5 Junho, 2015 17:00

    Fernando S,
    tem toda a razão. a citação é, de facto, do el pais…
    mas essa do jornalista não ser daqueles que escreve só o que agrada à direita…
    enfim…
    talvez queira consultar no el mundo – desta vez não me engano – as palavras do ex-primeiro-ministro grego sobre as condições que a troika está a tentar impor à grécia…
    mas vamos aguardar pela comunicação do primeiro-ministro ao parlamento, sim?
    cá para nós, os “mercados”, o eurogrupo e derivados é que estão atrapalhados.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      5 Junho, 2015 17:57

      “cá para nós, os “mercados”, o eurogrupo e derivados é que estão atrapalhados.”

      Exactamente. E os gregos comem caviar todos os dias, acompanhado por champanhe. Bem visto, caro Insider. Eu até já estou a pensar em emigrar para a Grécia, porque os credores tremem, como o Estado Português, e lá a vida é boa. Uma maravilha.

      Vc. acredita em cada coisa, meu amigo. 😉

      Gostar

  17. licas's avatar
    licas permalink
    5 Junho, 2015 19:15

    É a crença beata, anti, impossível de rebater: ou crês ou morres.
    Eles são assim e nada os faz mudar. Não se canse.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      5 Junho, 2015 20:06

      É, eles podem acreditar em milagres de última hora mas aquilo está pela hora da morte.

      “Savings of the last 11 years have evaporated

      Greek banks currently find themselves at the worst point since the start of the crisis, as credit sector officials say that deposits have now dropped below 130 billion euros, which means the savings of the last 11 years have now evaporated.”

      in http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite2_1_05/06/2015_550745

      Mas há mais terríveis noticias:

      “Credit market is virtually dead due to the uncertainty”

      in http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite2_1_04/06/2015_550710

      Eu até tremo de pensar que os gregos estão a ficar sem dinheiro e, um dia destes, tal como na Venezuela, ficarão sem comida e bens essenciais nas prateleiras. Se o Syriza desejava transformar a Grécia numa Venezuela, conseguiu-o. Parabéns.

      Mas eu tremo só de pensar quando não houver comida nem bens essenciais nas prateleiras gregas. Aí é que eu vou tremer. Sim, que isto de tremideira só acontece aos borracholas como eu ou aos valentões gregos. Não sei é se depois de tanta popularidade fácil, não pendurarão pelo pesço o líder do Syriza e demais comunas amalucados.

      Sim, caro Licas. Eles têm fé e eu também. Mas eu acendo é uma velinha por eles que bem precisam. 😉

      Gostar

Indigne-se aqui.