Também o facto de aquele enorme saco continuamente roto poder ser remendado e de vez, é óptimo para o Estado, para as finanças públicas verem-se livres dum crescente encargo.
Mas entendo que o valor é pouco.
Excelente negócio para DNeeleman e para HPedrosa.
Embora raramente viage na TAP (e não me venham com patriotismos de ocasião) só quero que a TAP progrida, obtenha lucros e que a eficaz manutenção perdure para segurança dos passageiros.
Esse desastre vem de trás! Essa dívida deve ter sido feita maioritariamente a bancos portugueses (principalmente à CGD) e, claro, vai-nos custar. Contrariamente ao que diziam os defensores da TAP, que a TAP não era financiada pela Estado – diretamente, não, mas com crédito da Caixa, crédito que será renegociado, dá no mesmo. Por isso, a privatização já deveria ter sido feita há mais tempo – mas mais vale tarde do que nunca, portanto, hoje foi um dia bom!
Resolvido, arquive-se.
Vale, a auto-sustentável RTP, agora sem qq comparticipação do OE.
Cumprida também ali, a promessa de Mr Passos, PPC em campanha.
Eles assumem o passivo mas irá haver uma “operação harmónio”. O que é excelente. A Dívida Pública precisava de mais alguns negócios como este. Como já o referiram, a RTP, a CP, etc. era tudo bem metido no mercado. Podia ser que houvesse mais alguns gajos dispostos a arriscar a sua fortuna nestes sorvedouros de dinheiros públicos. 🙂
Se derem a volta à TAP, ganham uma pipa de massa. Se correr mal… 😉
Mas porque é que há-de correr mal?
As duas companhias complementam-se, os gestores de ambas são profissionais, as rotas estão estabelecidas e estabilizadas.
Até aquela coisa lá no Brasil pode dar a volta.
Tem tudo para dar certo.
Claro que o SNPVAC (*) já começou a grasnar.
Vão ter que se habituar que algumas coisas vão realmente mudar.
A bem ou a mal.
(*) O absentismo neste sindicato ultrapassa o decoro. Amigo meu quando está de standby é chamado duas em quatro vezes.
Acho melhor explicar aqui pianíssimo o que é a operação harmónio. Estas trombetas não percebem uma gaita disto, e andam a debitar música de viola de ouvido. Gostam mais de balelas de balalaikas do que de verdades de cavaquinho.
(A operação harmónio consiste em reduzir o capital social até ao montante das perdas verificadas, limpando o balanço. E, de seguida, realizar um aumento de capital com recurso a novas entradas de capital, como, por exemplo em dispersão de bolsa ou entradas de sócios.)
Parece que ninguem percebeu porque apareceu uma foto duma catedral …é que pouca gente sabe que o o Sr David é um devoto da Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Ultimos Dias ,vulgo Igreja Mormon,cuja sede está em Salt Lake City no estado De Utah nos EU( a foto é do templo mormon de Salt Lake City ) e há longo tempo implantada em Portugal ,onde alem da evangelisação(quando virem aqueles jovens simpaticos ,afáveis e sorridentes caminhando pelas ruas e ostentando um pequeno distico de ID na lapela ou na camisa dizendo “ELDER” x ou y…são eles os missionários )…efectuam alem dum trabalho de assistencia caritativa meritoria um exaustivo levantamento dos apelidos das familias dos paises onde se encontram ,para fins muito especificos ligados á sua crença religiosa.Parece que o sr David cujos negocios não têm tido prejuizo tem oferecido aos seus funcionarios 10% dos lucros que os seus negocios auferem .Parece que no caso português ,segundo li a promessa é de 5 %…a unica vez que um admnistrador da TAP distribuiu lucros pelos seus trabalhadores foi há muito anos no tempo do Engenheiro Vaz Pinto….a ver vamos …
Acabou como tinha que acabar desde que a actual administração chegou à Tap. Há anos e anos que eu esperava que a empresa acabasse em mãos brasileiras.
Futuro? o da cimpor e da pt. O manel tamanqueiro não foi feito para estas coisas. O manel tamanqueiro foi feito para gerir mercearias, fazer reboco e pintar paredes.
Ao pessoal do Porto: estes não vão em conversas. Ou viajam o suficiente para os aviões irem cheios ou tomam a camioneta para apanhar o flight na vossa amada lisboa.
Não se pode ter as rotas todas a sair do Porto.
Algumas tem o Porto como partida e chegada.
Todos os dias de manhã chegam cinco ou seis aviões da rota Porto-Lisboa para fazer os transfer.
É só escolher a companhia, há de tudo.
É assim em todo o Mundo.
Ou o senhor acha que de Minneapolis partem aviões para todo o lado?
Muito obrigado.
Foi ao calhas, podia ter saído outra qualquer.
Mas curiosamente dei uma olhada ao Wiki e verifiquei que a Delta tem nada menos do que 13 Hubs o que não é de admirar numa companhia com quase 800 aviões.
Imagine-se que por qualquer motivo resolviam mudar o Hub de Boston para outro lado qualquer.
Seria considerado uma operação normal a não ser que o Francis Ford Coppola se opusesse.
Já agora Minneapolis (uma espécie de Porto dos mais crescidos) não tem nenhuma ligação com Lisboa ou claro está com o Porto.
Foi essa a ideia do comentário em resposta ao senhor manuel branco.
Melhores cumprimentos.
Está redondamente enganado. Parafraseando Meneses, eu sou do sul, liberal e elitista. Não viajo em low cost e o mais que conheço do porto é a calçada de Monchique.
Em todo o caso: na Europa tem as low cost,,aquelas em que o pessoal descalça as adidas para ir mais à vontade, na américa do norte tem, tem…bom, tem, newark! Na ásia não tem, em África já quase não tem. dos emigrantes, gente bruta que partiu com a quarta classe para vender bacalhau e conservas algures, sobra a Venezuela. Já se foi o Canadá e a África do sul.
De facto a tap é muita pouca coisa mas vendê-la pelo lucro de um apartamento de luxo – mas não dos mais caros! – em Nova Iorque ou Londres, diz tudo da miséria onde chegámos. Ideologia pura e dura, marxismo-leninismo às avessas. Por alguma razão começaram lá.,
Indignado?
Parece ignorar/desprezar que o que dita o valor
duma transacção é, nem mais nem menos, o Mercado . . .
(tão simples como isto).
Fosse a TAP apetecível e o preço decuplaria.
Licas: ideologia, pura ideologia. Igualita aos camaradas que nacionalizaram metade do país em 14 de Março de 1975. Toda a peça de roupa tem um avesso – mas é a mesma peça.
Em tempo: nesses lindos tempos ocupavam-se terras e fábricas, nacionalizava-se e expropriava-se (mais ou menos, porque o valor era fictício) com o argumento de que os capitalistas e latifundiários absentistas estavam a sabotar a economia e a classe operária e camponesa estava a pôr nas mãos o seu destino, a assegurar a produção da economia. Na essência é a mesma conversa de hoje. Fale como Henrique Monteiro, João Carlos Espada, o José Manuel Fernandes – esses sabem do que falo. Só precisam de pegar nos textos que escreveram e mudar-lhes umas palavrinhas. Está tudo actual. Vá a uma biblioteca pública, peça a Voz do Povo, leia um dos folhetos da época e faça um exercício de mudança de palavras. Vai ver e está mesmo tudo lá.
Já esperava por essa perspectiva . . .
É um raio: o Marxismo-Leninismo nunca mais pega, porra!
Mesmo com 100 000 protestando Avenida abaixo, caramba! DOIS estádios nacionais de gente . . . e o Governo permanece cego.
Vampiros do Povo, Torcionários, Fascistas da m…merkel!
O TTIP deve ser assinado (forçado pela garganta sem direito a consulta, isto é) dentro de dois meses. Como um tratado internacional se sobrepõe a todas as legislações nacionais, essa norma ficará nula a partir desse momento.
De qualquer maneira, por que raio é que temos de partir do princípio que todos os estrangeiros são maus ou que o sector privado não quer que os negócios singrem?
O Syriza, que deu corpo ao “bluff” Helénico, agora
põe a população entre a eapada e a parede. A Europa
perdeu a paciência e ditou: vamos falar a sério de uma vez Monsieur Skripas,
senão, olhe, a porta de saída está aberta, aqui não se amamentam bacorinhos.
Aliás eles, os Helenos, apenas foram vencedores do Império Persa.
Depois Macedónia, Roma, Bizâncio, Otomanos, sucessivamente os escravizarm para
a Grã-Bretanha finalmente libertarem-nos para décadas depois
cairem nas garras do Adolfo: é a História.
Há petróleo no Afeganistão? Na Somália? Na Bósnia? Em Granada? Nem todos os interesses (e alguns legítimos) dos Estados Unidos decorrem do petróleo.
O Obama é um tiranete que resolveu transformar fundamentalmente a América (palavras dele), e isso significa torná-la socialista à la URSS. Não é segredo nenhum. Todas as revoltas raciais que se vivem e a divisão do país em classes fazem parte da cartilha marxista, e até pode consultá-la nas pp. 126 a 128 do manual corrente de estratégia das forças armadas russas — que provém ainda da União Soviética (é um bom manual, asseguro-lhe, e eu já li diversos capítulos dele). A citação está no Remoques.
Se Obama deixa cair a Grécia, os cidadãos europeus perceberão que o socialismo não funciona e é peçonha para a liberdade e para a bastança. A Grécia não pode ser a vacina corrente da Europa, pensa Obama, e por isso toca a pressionar a Sra. Merkel para manter a Grécia à tona. Repare que é François Fillon que o diz, não eu. Citação e entrevista de Fillon no Remoques.
Para mim, a Grécia tará de ser mantida neste limbo até que a NATO provoque o suficiente a Rússia à guerra. A guerra é necessária para desculpar e encobrir o colapso financeiro, providenciando o necessário escape e imunidade aos que fizeram este sistema financeiro para seu usufruto. Não sei quando a guerra virá, mas sei que quase todos nós viveremos para a ver. Eu penso que será no próximo ano, um pouco antes das eleições americanas. E tenho alguns, enfim, amigos bem colocados do outro lado do continente que me levaram a inferi-lo. A Rússia só atacará os Estados Unidos e a Europa quando os States estiverem internamente em caos completo. Não é difícil opinar que os Estados Unidos estarão em caos completo antes das eleições, com motins raciais por todo o lado, induzidos para intimidar os que votem republicano ou libertário.
Foi ouro sobre Azul.
GostarGostar
Sim, tap !!!
Gosto !
E também gosto, muito, de elefantes – mas não quero ser dono de nenhum…
Sobretudo, dos elefantes brancos.
GostarGostar
Tinha de ser privatizada, mas o preço é muito baixo.
(Negócio idílico para os compradores como a encantadora catedral da imagem…)
GostarGostar
35 milhões por uma empresa com capitais próprios negativos?
GostarGostar
Só o facto de pegarem nela, sem pedir mais caroço aos Portugueses, já é uma vitória.
Hoje o Passos Coelho subiu mais uns pontitos na minha consideração. 😉
GostarGostar
JMiranda,
Também o facto de aquele enorme saco continuamente roto poder ser remendado e de vez, é óptimo para o Estado, para as finanças públicas verem-se livres dum crescente encargo.
Mas entendo que o valor é pouco.
Excelente negócio para DNeeleman e para HPedrosa.
Embora raramente viage na TAP (e não me venham com patriotismos de ocasião) só quero que a TAP progrida, obtenha lucros e que a eficaz manutenção perdure para segurança dos passageiros.
GostarGostar
MJRB,
Porque é que o MJRB não propôs comprar a TAP por 20 milhões de euros? Se é um tal bom negócio, depressa arranjava o dinheiro.
GostarGostar
aguardemos que a renegociação da dívida não venha a verificar-se desastrosa e custosa (para os contribuintes)…
GostarGostar
Esse desastre vem de trás! Essa dívida deve ter sido feita maioritariamente a bancos portugueses (principalmente à CGD) e, claro, vai-nos custar. Contrariamente ao que diziam os defensores da TAP, que a TAP não era financiada pela Estado – diretamente, não, mas com crédito da Caixa, crédito que será renegociado, dá no mesmo. Por isso, a privatização já deveria ter sido feita há mais tempo – mas mais vale tarde do que nunca, portanto, hoje foi um dia bom!
GostarGostar
Resolvido, arquive-se.
Vale, a auto-sustentável RTP, agora sem qq comparticipação do OE.
Cumprida também ali, a promessa de Mr Passos, PPC em campanha.
GostarGostar
Excelente seria o Estado (e nós) vermo-nos livres da RTP… Já a seguir.
O P”S” que se cale sobre a privatização da TAP, porque era um dos seus objectivos. E não se sabe por que preço o faria…Provavelmente com comissão…
GostarGostar
MJRB,
Não nos esqueçamos dos transportes: CP, Carris, STCP, perpetuamente subsidiados, perpetuamente perdulárias.
GostarGostar
Foi um bom negócio, deram mais que um euro. Penso que o passivo de 2000 milhões vai na venda, espero.
GostarGostar
Eles assumem o passivo mas irá haver uma “operação harmónio”. O que é excelente. A Dívida Pública precisava de mais alguns negócios como este. Como já o referiram, a RTP, a CP, etc. era tudo bem metido no mercado. Podia ser que houvesse mais alguns gajos dispostos a arriscar a sua fortuna nestes sorvedouros de dinheiros públicos. 🙂
Se derem a volta à TAP, ganham uma pipa de massa. Se correr mal… 😉
GostarGostar
De acordo. Vamos ver o novo banco.
GostarGostar
Mas porque é que há-de correr mal?
As duas companhias complementam-se, os gestores de ambas são profissionais, as rotas estão estabelecidas e estabilizadas.
Até aquela coisa lá no Brasil pode dar a volta.
Tem tudo para dar certo.
Claro que o SNPVAC (*) já começou a grasnar.
Vão ter que se habituar que algumas coisas vão realmente mudar.
A bem ou a mal.
(*) O absentismo neste sindicato ultrapassa o decoro. Amigo meu quando está de standby é chamado duas em quatro vezes.
GostarGostar
Anti-Comuna,
Acho melhor explicar aqui pianíssimo o que é a operação harmónio. Estas trombetas não percebem uma gaita disto, e andam a debitar música de viola de ouvido. Gostam mais de balelas de balalaikas do que de verdades de cavaquinho.
(A operação harmónio consiste em reduzir o capital social até ao montante das perdas verificadas, limpando o balanço. E, de seguida, realizar um aumento de capital com recurso a novas entradas de capital, como, por exemplo em dispersão de bolsa ou entradas de sócios.)
GostarGostar
Parece que ninguem percebeu porque apareceu uma foto duma catedral …é que pouca gente sabe que o o Sr David é um devoto da Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Ultimos Dias ,vulgo Igreja Mormon,cuja sede está em Salt Lake City no estado De Utah nos EU( a foto é do templo mormon de Salt Lake City ) e há longo tempo implantada em Portugal ,onde alem da evangelisação(quando virem aqueles jovens simpaticos ,afáveis e sorridentes caminhando pelas ruas e ostentando um pequeno distico de ID na lapela ou na camisa dizendo “ELDER” x ou y…são eles os missionários )…efectuam alem dum trabalho de assistencia caritativa meritoria um exaustivo levantamento dos apelidos das familias dos paises onde se encontram ,para fins muito especificos ligados á sua crença religiosa.Parece que o sr David cujos negocios não têm tido prejuizo tem oferecido aos seus funcionarios 10% dos lucros que os seus negocios auferem .Parece que no caso português ,segundo li a promessa é de 5 %…a unica vez que um admnistrador da TAP distribuiu lucros pelos seus trabalhadores foi há muito anos no tempo do Engenheiro Vaz Pinto….a ver vamos …
GostarGostar
Vai haver um templo em Lisboa. Talvez, daqui a uns anos, quando se vender a CP, possa lá figurar. 🙂
GostarGostar
Acabou como tinha que acabar desde que a actual administração chegou à Tap. Há anos e anos que eu esperava que a empresa acabasse em mãos brasileiras.
Futuro? o da cimpor e da pt. O manel tamanqueiro não foi feito para estas coisas. O manel tamanqueiro foi feito para gerir mercearias, fazer reboco e pintar paredes.
Ao pessoal do Porto: estes não vão em conversas. Ou viajam o suficiente para os aviões irem cheios ou tomam a camioneta para apanhar o flight na vossa amada lisboa.
GostarGostar
Não se pode ter as rotas todas a sair do Porto.
Algumas tem o Porto como partida e chegada.
Todos os dias de manhã chegam cinco ou seis aviões da rota Porto-Lisboa para fazer os transfer.
É só escolher a companhia, há de tudo.
É assim em todo o Mundo.
Ou o senhor acha que de Minneapolis partem aviões para todo o lado?
GostarGostar
Minneapolis é o 2º hub da Delta, um dos maiores aeroportos americanos.
GostarGostar
Muito obrigado.
Foi ao calhas, podia ter saído outra qualquer.
Mas curiosamente dei uma olhada ao Wiki e verifiquei que a Delta tem nada menos do que 13 Hubs o que não é de admirar numa companhia com quase 800 aviões.
Imagine-se que por qualquer motivo resolviam mudar o Hub de Boston para outro lado qualquer.
Seria considerado uma operação normal a não ser que o Francis Ford Coppola se opusesse.
Já agora Minneapolis (uma espécie de Porto dos mais crescidos) não tem nenhuma ligação com Lisboa ou claro está com o Porto.
Foi essa a ideia do comentário em resposta ao senhor manuel branco.
Melhores cumprimentos.
GostarGostar
Está redondamente enganado. Parafraseando Meneses, eu sou do sul, liberal e elitista. Não viajo em low cost e o mais que conheço do porto é a calçada de Monchique.
Em todo o caso: na Europa tem as low cost,,aquelas em que o pessoal descalça as adidas para ir mais à vontade, na américa do norte tem, tem…bom, tem, newark! Na ásia não tem, em África já quase não tem. dos emigrantes, gente bruta que partiu com a quarta classe para vender bacalhau e conservas algures, sobra a Venezuela. Já se foi o Canadá e a África do sul.
De facto a tap é muita pouca coisa mas vendê-la pelo lucro de um apartamento de luxo – mas não dos mais caros! – em Nova Iorque ou Londres, diz tudo da miséria onde chegámos. Ideologia pura e dura, marxismo-leninismo às avessas. Por alguma razão começaram lá.,
GostarGostar
A resposta não era para mim, pois não?
É que não percebi nada do que escreveu, nem sequer percebi para que é que o escreveu.
GostarGostar
Ora aqui tem:
West eaton place, londres, quatro quartos, quatro casas de banho (os A320 só têm dois sanitários), 12194231 euros.
Chama-se a isto visão estratégica.
GostarGostar
manuel branco
Indignado?
Parece ignorar/desprezar que o que dita o valor
duma transacção é, nem mais nem menos, o Mercado . . .
(tão simples como isto).
Fosse a TAP apetecível e o preço decuplaria.
GostarGostar
Licas: ideologia, pura ideologia. Igualita aos camaradas que nacionalizaram metade do país em 14 de Março de 1975. Toda a peça de roupa tem um avesso – mas é a mesma peça.
GostarGostar
Em tempo: nesses lindos tempos ocupavam-se terras e fábricas, nacionalizava-se e expropriava-se (mais ou menos, porque o valor era fictício) com o argumento de que os capitalistas e latifundiários absentistas estavam a sabotar a economia e a classe operária e camponesa estava a pôr nas mãos o seu destino, a assegurar a produção da economia. Na essência é a mesma conversa de hoje. Fale como Henrique Monteiro, João Carlos Espada, o José Manuel Fernandes – esses sabem do que falo. Só precisam de pegar nos textos que escreveram e mudar-lhes umas palavrinhas. Está tudo actual. Vá a uma biblioteca pública, peça a Voz do Povo, leia um dos folhetos da época e faça um exercício de mudança de palavras. Vai ver e está mesmo tudo lá.
GostarGostar
manuel branco
Já esperava por essa perspectiva . . .
É um raio: o Marxismo-Leninismo nunca mais pega, porra!
Mesmo com 100 000 protestando Avenida abaixo, caramba! DOIS estádios nacionais de gente . . . e o Governo permanece cego.
Vampiros do Povo, Torcionários, Fascistas da m…merkel!
GostarGostar
Julgava que havia uma regra na União Europeia que impede investidores não europeus de controlar companhias de aviação da Europa.
GostarGostar
Os brancos da America do norte são todos europeus. Ou você pensa que vieram da lua?
GostarGostar
O TTIP deve ser assinado (forçado pela garganta sem direito a consulta, isto é) dentro de dois meses. Como um tratado internacional se sobrepõe a todas as legislações nacionais, essa norma ficará nula a partir desse momento.
De qualquer maneira, por que raio é que temos de partir do princípio que todos os estrangeiros são maus ou que o sector privado não quer que os negócios singrem?
GostarGostar
O Syriza, que deu corpo ao “bluff” Helénico, agora
põe a população entre a eapada e a parede. A Europa
perdeu a paciência e ditou: vamos falar a sério de uma vez Monsieur Skripas,
senão, olhe, a porta de saída está aberta, aqui não se amamentam bacorinhos.
Aliás eles, os Helenos, apenas foram vencedores do Império Persa.
Depois Macedónia, Roma, Bizâncio, Otomanos, sucessivamente os escravizarm para
a Grã-Bretanha finalmente libertarem-nos para décadas depois
cairem nas garras do Adolfo: é a História.
GostarGostar
Pois, mas de acordo com o François Fillon, é o Obama que anda a pressionar a Alemanha para não deixar cair a Grécia. E faz sentido.
Uma ruptura com a Grécia corresponde a todo um realinhamento da política europeia.
GostarGostar
Pois. pois.
Deve ser o petróleo da Grécia que espicaça
a cobiça dos EE.UU.
GostarGostar
Licas,
Há petróleo no Afeganistão? Na Somália? Na Bósnia? Em Granada? Nem todos os interesses (e alguns legítimos) dos Estados Unidos decorrem do petróleo.
O Obama é um tiranete que resolveu transformar fundamentalmente a América (palavras dele), e isso significa torná-la socialista à la URSS. Não é segredo nenhum. Todas as revoltas raciais que se vivem e a divisão do país em classes fazem parte da cartilha marxista, e até pode consultá-la nas pp. 126 a 128 do manual corrente de estratégia das forças armadas russas — que provém ainda da União Soviética (é um bom manual, asseguro-lhe, e eu já li diversos capítulos dele). A citação está no Remoques.
Se Obama deixa cair a Grécia, os cidadãos europeus perceberão que o socialismo não funciona e é peçonha para a liberdade e para a bastança. A Grécia não pode ser a vacina corrente da Europa, pensa Obama, e por isso toca a pressionar a Sra. Merkel para manter a Grécia à tona. Repare que é François Fillon que o diz, não eu. Citação e entrevista de Fillon no Remoques.
Para mim, a Grécia tará de ser mantida neste limbo até que a NATO provoque o suficiente a Rússia à guerra. A guerra é necessária para desculpar e encobrir o colapso financeiro, providenciando o necessário escape e imunidade aos que fizeram este sistema financeiro para seu usufruto. Não sei quando a guerra virá, mas sei que quase todos nós viveremos para a ver. Eu penso que será no próximo ano, um pouco antes das eleições americanas. E tenho alguns, enfim, amigos bem colocados do outro lado do continente que me levaram a inferi-lo. A Rússia só atacará os Estados Unidos e a Europa quando os States estiverem internamente em caos completo. Não é difícil opinar que os Estados Unidos estarão em caos completo antes das eleições, com motins raciais por todo o lado, induzidos para intimidar os que votem republicano ou libertário.
GostarGostar
Sim, tap !!!
Gosto !
E também gosto, muito, de elefantes – mas não quero ser dono de nenhum…
Sobretudo, dos elefantes brancos.
GostarGostar