Saltar para o conteúdo

bem-vindo à «zona rublo»!

19 Junho, 2015
by

_82192612_501ca151-01c4-46ff-bbf4-fda46b5cca5c– Não peças é massa, que é coisa que por cá também não há.

71 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    19 Junho, 2015 20:55

    Alguém recriou o momento grego actual desta forma:

    É o retorno do comunismo à Grécia.

    Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      20 Junho, 2015 01:40

      Afinal (como na do D. José I ) a pata direita _________é a esquerda . . .

      Gostar

    • Francisco Miguel Colaço's avatar
      20 Junho, 2015 08:28

      Teria que encontrar comunismo na Rússia primeiro. Anti-Comuna, os fabianos mudaram-se todos para a EU-RSS.

      Os jornais da oposição liberal dizem em inglês e em russo que o que Putin anda a fazer por lá não é a URSS, nem comunismo. Veja em inglês o Moscow Times e em russo o Kommersant. Ambos são desalinhados com o regime e liberais ocidentalistas, e escrevem lá pessoas pouco gratas para o regime.

      Recentemente, depois do proto-comunista Obama ter acusado Putin de querer restaurar a URSS, saíram nesses jornais várias colunas de opinião de conhecidos independentes e de opositores do regime negando-o.

      O que Putin anda a instalar na Rússia é, pesando tudo, menos mau do que os ocidentais andam a deixar os fabianos instalar no Ocidente.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        20 Junho, 2015 14:34

        “O que Putin anda a instalar na Rússia é, pesando tudo, menos mau do que os ocidentais andam a deixar os fabianos instalar no Ocidente.”

        Vc. não faz ideia do que se anda a fazer na Rússia. É o retorno de quase todas as instituições comunistas. Lá porque a imprensa parece livre, não o é.

        Putin está a reconstruir a antinga URSS. Só não tem as mesmas foices.

        Infelizmente parte da direita europeia é ainda mais burra do nos parece. Acham que o Putin é um grande heroi. lol

        Não vá por aí. Informe-se bem sobre o retorno do sovietismo na Rússia, pois é isso mesmo que o Putin está a tentar reconstruir.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        20 Junho, 2015 16:13

        Sim já sabemos essa conversa toda.Pelo menos é repetida. Já no tempo do Estaline e de toda a linha dura dos seus seguidores também aquilo nunca foi comunismo.
        Volta o disco e toca o mesmo.

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        21 Junho, 2015 08:40

        Repare-se que falou em comunismo. O comunismo ateu e colectivista já não tem lugar na Rússia. Esse está-se a infiltrar pouco a pouco na Europa. Que as liberdades da Rússia se andam a esvair, isso não é segredo nenhum. Contudo, as nossas estão a desaparecer muito mais depressa, e parte da justificação para isso (da desculpa) é o papão russo.

        E penso que o facto de ler e escrever a língua russa me dá uma não dispicienda vantagem a compreender a Rússia.

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        21 Junho, 2015 11:39

        Agora que tenho um teclado a sério posso dar-lhe ligações em inglês de um jornal da oposição (que aliás só se publica em inglês), o Moscow Times:

        http://www.themoscowtimes.com/opinion/article/putins-russia-is-not-back-in-the-ussr-op-ed/523397.html

        Quem escreveu isto é Ivan Sukhov, que também escreve ara órgãos como o Hufftington Post, a Open Democracy e, blasfémia das blasfémisas, jornais de Kiev. Peço-lhe que leia o artigo. Estamos a falar de um proto-comunista como Obama.

        Vou-lhe no entanto citar a parte que é mais interessante:

        Modern Russia is definitely not the free and prosperous country that dissidents dreamed it would become when the Soviet regime collapsed in 1991 — but, beyond a doubt, it is also not the Soviet Union. The contours of the social and political system now unfolding before our eyes are far harsher, the political taboos preventing society from degenerating into primitive obscurantism far fewer and the barriers separating the country from the rest of the world far higher.

        Mas vamos a um que escreve no lendário Pravda, Xavier Lerma, um autor que acho que deveria ser bem lido aqui no Ocidente. É russo, vive na Rússia, escreve em inglês e é traduzido fielmente em russo. no Pravda:

        Putin in 2009 outlined his strategy for economic success. Alas, poor Obama did the opposite but nevertheless was re-elected. Bye, bye Miss American Pie. The Communists have won in America with Obama but failed miserably in Russia with Zyuganov who only received 17% of the vote. Vladimir Putin was re-elected as President keeping the NWO order out of Russia while America continues to repeat the Soviet mistake.

        (…)

        Russia lost its’ civil war with the Reds and millions suffered torture and death for almost 75 years under the tyranny of the United Soviet Socialist Republic. Russians survived with a new and stronger faith in God and ever growing Christian Church. The question is how long will the once “Land of the Free” remain the United Socialist States of America? Their suffering has only begun. Bye bye Miss American Pie!

        Este não é definitivamente da oposição.

        De volta ao Moscow Times (se quiser outros artigos em russo, eu dou-lhos, ainda mais acidos), veja o que escreve Fyodor Lukyanov (http://www.themoscowtimes.com/opinion/article/crimea-is-the-final-nail-in-the-soviet-unions-coffin/517715.html), um liberal:

        It is only natural that today’s Russian leadership, as the heir to the leadership that put an end to the Soviet Union 25 years ago, is taking the next step in the same direction.

        (…)

        The “Russian world” to which President Vladimir Putin refers is not an attempt at holding a zone of influence, much less at imperial expansion. Rather, it is a conceptual, rather than administrative, delineation of mental ethnic boundaries, an attempt to define Russians as apart from others.

        Se os proto-comunistas, os alinhados com o regime e os libertários, tanto em jornais da m+erdia controlada como da oposição, dizem que a União Soviética não é comunista, como raios é que vou acreditar nos jornais de estados constitucionalmente em direcção ao socialismo como Portugal? Ou em jornais alinhados a organizações socialistas como o Partido Democrata, o Partido Republicano mainstream ou a União Euro-peida?

        Gostar

  2. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    19 Junho, 2015 21:24

    Vamos lá começar pelo fim.
    O porreiraço Junkers ainda aconselhou o Tripas a baixar o monstruoso orçamento da tropa grega. Mas o rapaz e o estudioso Kafavaris não tem tomates para afrontar os corneis.
    É mais fácil andar sem gravata do que com uma corda ao pescoço.
    A história com o Putin é a de um namoro sem resolução.
    Nem os russos estão dispostos a aturar tropas gregos, nem querem dar o passo fatal para um confronto.
    Ao Tripas resta uma solução.
    Cumprir o que os gregos lhe mandaram fazer:
    Nada.

    Gostar

  3. insider's avatar
    insider permalink
    19 Junho, 2015 21:33

    não precisam do putin para nada…
    o draghi tem as impressoras a funcionar:
    El Banco Central Europeo (BCE) ha dado luz verde a aumentar el límite máximo de ayuda de emergencia (ELA), que concede a los bancos griegos, según fuentes de la banca griega. La cantidad aún no se ha revelado.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      20 Junho, 2015 10:59

      Considerando a massa monetária em circulação, é impossível parar o carrocel de vigarice no sistema financeiro, por isso, os USA imploram por um acordo com os Gregos. Vai haver acordo e a europa vai continuar a varrer para debaixo do tapete o problema Grego. Uma solução poderá ser uma extensão de 11000 milhões de euros até ao fim do ano, depois logo se vê.

      Gostar

  4. José7's avatar
    José7 permalink
    19 Junho, 2015 21:41

    Que vá! Que leve os gregos todos com ele! E acima de tudo que não voltem antes de passarem a ser gente séria.
    A larguíssima maioria dos portugueses – para não dizer todos – que pediram um empréstimo ao banco para comprar casa, pagam mais de juros do que os gregos pagam ao FMI ou ao BCE.
    Como se já não faltassem os chulos que tenho de sustentar em Portugal, com o dinheiro dos meus impostos, ainda tenho de sustentar os chulos gregos. É muito chulo, é obra, e por isso é homérica!

    Gostar

  5. Aryan's avatar
    19 Junho, 2015 21:48

    E para que é que Tsipras necessita do dinheiro russo, se não vai pagar à UE o que deve e o que lhe roubam em juros astrais sobre empréstimos de empréstimos? Não será melhor assinar com Putin um acordo vantajoso para a passagem de um novo pipeline mais os benefícios que daí advirão para alimentar os caprichos dos ex “amigalhaços” da UE que os lixaram? Por mim nem olhava para trás..

    Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      20 Junho, 2015 11:55

      Sim, sim! A Ucrânia fartou-se de ganhar dinheiro com os pipelines Russos…

      Gostar

  6. josephvss's avatar
  7. Jorge Neves (@JorgeNeves_)'s avatar
    19 Junho, 2015 22:18

    Venho aqui só fazer um pouco de contra-informação ou contra-propaganda:

    Obrigado.

    Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      20 Junho, 2015 13:01

      Se tiver o video em que ele diz como é que vai pagar os empréstimos futuros, agradecia.

      Gostar

    • José7's avatar
      José7 permalink
      20 Junho, 2015 14:32

      E já agora o video em que diz como é que vai pagar os empréstimos passados.
      🙂

      Gostar

      • Duarte de Aviz's avatar
        Duarte de Aviz permalink
        20 Junho, 2015 17:15

        Os passados não paga. 100 mil milhões já foram no primeiro perdão…

        Gostar

  8. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    19 Junho, 2015 22:22

    O PS ficou nervoso com a sondagem publicada hoje mas ainda não se aperceberam como terão uma derrota histórica. Pensavam que iam ter uma passadeira vermelha mas afinal está a ser mais dificil do que pensavam:

    “A tranquilidade não mora no Largo do Rato. Os socialistas dizem que já esperavam um “combate difícil”, não tanto como se está a verificar e prova disso foi verem pela primeira vez uma sondagem dar a coligação PSD/CDS na frente da corrida às legislativas. O estudo de opinião deixou o Largo do Rato mais apreensivo. Mais “impaciente”, como conta um dirigente. Costa desvalorizou, disse que o que conta são as sondagens das urnas, mas o semblante era carregado e os seguristas lembram que afinal, Costa não está a fazer tão diferente do que pedia a António José Seguro.”

    in http://observador.pt/2015/06/19/ps-nervoso-com-sondagens-que-dao-coligacao-a-frente/

    E até os tais estudiosos das sondagens, mandando às malvas aquilo que parece que andaram ensinar nas suas aulas, também estão a sofrer do terrível wishful thinking:

    “Não desce, mas também não sobe. A análise é do especialista em sondagens Pedro Magalhães que ao analisar a evolução das diferentes sondagens chega à conclusão que os socialistas se mantêm com uma perspetiva de voto estável desde antes das eleições europeias. “Podemos gastar os rios de tinta e os biliões de píxeis que quisermos sobre a ‘descida’ do PS, mas até agora não se infere descida alguma”, escreve no seu blogue.”

    Na mesma noticia.

    Este Pedro Magalhães está a esquecer-se daquilo que ele próprio publicou anteriormente, sobre a relação entre as condições económicas e a popularidade dos partidos no poder.

    Vale a pena mostrar estes dados fresquinhos, aos “tudólogos” das sondagens:

    “O total de desempregados registados no País diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2014 (-12,9%; -82 340) e face ao mês anterior (-3,4%; -19 312).

    A evolução, comparativamente a maio de 2014, mostra a descida do desemprego nos
    homens (-14,1%) e nas mulheres (-11,8%).

    Quanto ao grupo etário, jovens e adultos apresentavam uma descida anual do desemprego,
    respetivamente, -13,9% e -12,8%.”

    in https://www.iefp.pt/documents/10181/3943898/Informação+Mensal+maio+2015.pdf/83a152c4-ebfd-4902-88df-d0f85b39bbc9

    Quer-me parecer que isto de se querer ser analista de sondagens e desejar a vitória do Carcaça Velha anda a deturarpar os tudólogos. Eu diria mais, foi graças aos tudólogos na imprensa Portuguesa que uma possível derrota deste governo foi deitada fora. Foi graças aos tudólogos que o Carcaça Velha espetou uma faca nas costas do anterior líder Seguro, que até então, tinha feito um trabalho razoável na oposição.

    Não é por acaso que a terceira palavra que a sondagem referia como descrever o Carcaça Velha, por parte dos potenciais eleitores, era OPORTUNISTA! Ora, o governo tem sabido manipular bem a mensagem política para recordar indirectamente, que o Carcaça Velha não é de confiança. E, precisamente, um dos esteios da propaganda goveramental chama-se: confiança e previsibilidade. Ou seja, eles não são traidores nem oportunistas como o Carcaça Velha.

    A principal razão porque a coligação vai ganhar as eleições e com maioria absoluta prende-se com as tradiconais razões, em qualquer parte do mundo. Excelentes indicadores económicos. Á velocidade com que o desemprego cai, os Portugueses nunca irão trocar o certo pelo incerto. Faz parte do comportamento normal dos cidadãos. Preferem garantir um ganho já, por pequeno que seja, que um eventual maior no futuro mas volátil. Vem nos livros. Que os tudólogos na imprensa Portuguesa não compreendem.

    Há outras razões que ajudam imenso o governo a ganhar as eleições com maioria absoluta. Como o caso Sócrates e o caso grego. Mas estes acabam por ser secundários face aos excelentes indicadores económicos que Portugal começa a obter, a cada dia que passa.

    Os tudólogos que se preparem. Quando chegarmos a Agosto, tradicionalmente o mês de férias dos Portugueses, já o país terá decidido quem governará o país, nos próximos quatros anos. E será o Passos Coelho, não o Carcaça Velha.

    Mas a avaliar pelos erros sucessivos do Carcaça Velha, um líder sem chispa, sem ideias e um mero oportunista, provavelmente o PS não chegará aos 25%. Com ganhos evidentes para o PCP, que se calhar chegará aos 12% e o BE, que deverá aproximar-se dos 10%.

    É bem feita para os tudólogos da imprensa lisboeta. Não saem de Lisboa nem viajam pelo país e, portanto, desconhecem o sentimento que passa pela alma daqueles que vivem fora da capital. 😉

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      19 Junho, 2015 22:33

      25+12+10=47
      Com mais um bocadinho dos restantes partidinhos de esquerda ainda vão ultrapassar os 50%.
      Têm o poder no papo.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        19 Junho, 2015 22:37

        Não têm. Depois em mandatos, o método de Hondt beneficia a coligação.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        20 Junho, 2015 01:53

        A Esquerda será para destruir, tudo a seu tempo.

        Um país da Europa Ocidental não pode ter um PCP com quase 10% dos votos e um BE com perto de 8%.

        A culpa é em grande medida da comunicação social e do Ensino.

        O comunismo matou mais que o nazismo. Não pode haver qualquer tolerância com o totalitarismo e o PCP representa uma ideologia diabólica.

        Tudo o que impede o Homem de se realizar de acordo com a sua natureza atenta contra a Humanidade. Seja socialismo, seja nazismo, seja comunismo.

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        20 Junho, 2015 09:38

        E está a ver a esquerda a coligar-se? Estão demasiado ocupados a dividir-se, esperando cada curioso ideológico obter suficiente exposição aos mérdia para poderem desaguar no PS em lugar elegível.

        A Grécia será a vacina da Europa.

        Gostar

      • Slint's avatar
        Slint permalink
        20 Junho, 2015 20:23

        Entretanto o capitalismo continua a matar pessoas diariamente. Defender o capitalismo é defender o crime organizado. Votar PS,PSD e CDS é apoiar o capitalismo e a oligarquia instalada em Portugal.

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        21 Junho, 2015 08:44

        Votar BE e PCP é votar miséria e grilheta. Vejam os bons resultados do Syriza na Grécia e da pouco saudosa União Soviética.

        Mal por mal, e concedendo que um mal menor não é um bem, prefiro o capitalismo que alegadamente mata do que o marxismo que de certeza o faz.

        Gostar

      • Slint's avatar
        Slint permalink
        21 Junho, 2015 11:32

        Segundo a ONU morrem 33.000 pessoas por dia devido a fome. Tudo mortes devido ao capitalismo. Não era o capitalismo que ia trazer prosperidade ao mundo? Se o comunismo falho(e eu concordo) o capitalismo igualmente falhou. E não há argumentos que provem o contrário

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        21 Junho, 2015 11:49

        E países comunistas não há fome, é claro. Grande fartura a de Cuba e a da Coreia do Norte.

        Há aquela anedota cubana, que me foi contada por cubanos: três esqueletos, um americano, um francês e um cubano foram exibidos num museu de Londres. O americano era o mais gordo, o francês o mais alto e o cubano ainda estava vivo.

        Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      20 Junho, 2015 00:18

      “Costa desvalorizou, disse que o que conta são as sondagens das urnas”

      Quase jurava que antes ele achava que o Seguro não servia porque nas sondagens o PS não subia e que era preciso antecipar as eleições legislativas porque os portugueses já não se sentiam representados por este governo. Devia ser um sondagem interna do PS, ou então inventou, mais uma vez.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        20 Junho, 2015 00:45

        Salvo erro, quando o Carcaça espeta a faca nas costas do Seguro, o PS estava 10 pontos acima da coligação. E o tipo ainda dizia que era muito pouco. “Poucochinho”, terá sido a palavra usada.

        Hoje o PS está atrás da coligação e em queda acelerada e o tipo diz que as sondagens já não contam. É o troca-tintas do costume, por isso os Portugueses acham-no um oportunista. Um tipo em que não confiar.

        E a avaliar pelo que se vê, o tipo vai ser um dos maiores desastres eleitorais de sempre do PS. Porquê? Porque os tudólogos levam-no ao colo. Mas como estes tudólogos vivem no seu mundo imaginário e fechado nem se apercebem que o Carcaça está a cometer muitos mas muitos erros eleitorais. Elogiam o tipo porque são seus adeptos ou a isso são obrigados.

        Como também dentro do PS aquilo está cheio de gente que vive também num mundo fehado, com excepção de alguns, como o próprio Alegre, ninguém lhe aponta os erros de palmatória que o tipo comete. Os Seguristas, é evidente, precisam é de mostrar “unidade” mas deixá-lo enterrar-se. Os colaboradores do Carcaça, tipo Galamba, também são uma espécie de yesmen, também não conseguem perceber o porquê que o PS entrou em queda acelerada. lol

        Um dia os socialistas irão voltar a endeusar o António José Seguro e irão renegar aquilo que fizeram ao pobre desgraçado líder. Que foi apunhalado nas costas porque alguém de fora do partido precisava de o afastar da iderança do PS e para meterem lá esta carcaça velha. Um dia a verdade virá à tona da água.

        Com esta liderança desastrada e a economia Portuguesa a solidificar-se, a cada dia que passa, só mesmo um louco apostaria numa vitória do PS, em Outubro. Um louco ou azeiteiro que segue fanáticamente o líder.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        20 Junho, 2015 08:20

        O Anti-comuna está a dar demasiada importância ao Galamba.
        Eu reconheço que ele tem ar de amalucado e que prejudica o chefe, mas não prejudica mais do que o Ferro Rodrigues e outros do género, e prejudica muito menos do que o 44 e todos os seus aduladores, a começar pelo patriarca Mário Soares.
        Acredito que vai concordar comigo.

        Gostar

      • ax solo's avatar
        ax solo permalink
        20 Junho, 2015 10:33

        Eu gosto de ouvir o Galamba. Fico com a certeza que, quanto mais ele fala, mais os portugueses percebem que o PS não passa de um Siryza.

        Gostar

  9. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    19 Junho, 2015 22:54

    Calma aí. O PS ainda tem todas as possibilidades de ganhar a maioria.
    E a s.olução é muito simples.
    Mudar de agência de marketing. Todos sabemos que para uma merda qualquer conquistar o mercado é necessário atingir o mercado alvo.
    Se não é mais barato, muda-se para mais em voga, para mais bonito ou mais qualquer coisa.
    Ó Costa tu és feio e não credível. Arranja qualquer coisa para convencer os camelos

    Gostar

  10. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    19 Junho, 2015 23:25

    No entanto convém não mandar embora as gajas boas do PS.
    Sempre servem para alguma coisa 😉

    Gostar

  11. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    19 Junho, 2015 23:29

    PS: A Raquel não é boa.
    Já nao serve para nada. (Excepto os Prós e Contras – que também não servem para nada)

    Gostar

  12. Luís's avatar
    Luís permalink
    20 Junho, 2015 01:57

    Uma coisa que aprendi há largos anos.

    A Europa Ocidental acaba em Varsóvia.

    O mundo Ortodoxo ficou para trás há mil anos.

    O povo não absorveu o Direito Canónico, a Universidade, o Renascimento, a Reforma, a Revolução Científica e Tecnológica.

    Nos países ibéricos ainda houve um esforço tardio e mal amanhado de acompanhar o Ocidente. Menos mal.

    Razão tem aquele político que quer expulsar países da UE. Só não concordo com a expulsão do Reino Unido.

    A UE seria mais forte se fosse apenas para católicos e protestantes. Fora com os ortodoxos.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço's avatar
      20 Junho, 2015 09:41

      A bem ver, a Europa ficaria melhor apenas com os protestantes.

      Não entre por aí, Luís, que a culatra dessa arma está enferrujada. 🙂

      Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        20 Junho, 2015 11:18

        A Sharia da Esquerda, ou seja o Politicamente Correcto acabará com os países protestantes.

        Gostar

  13. Luís's avatar
    Luís permalink
    20 Junho, 2015 02:02

    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/portugueses_pagam_mais_caro_por_electricidade_telefones_e_carros.html

    Mas o jornal não diz onde tudo começou.

    Eu digo.

    No PREC. Foram os comunas e os socialistas que estoiraram isto. Em vez de corrigirem os erros da Ditadura, estragaram o que estava bem.

    O que nos trouxe de bom a democracia? Liberdade de expressão, entrada na CEE e o quê mais? Na economia estamos muito, muito pior, corrupção e compadrio nem se fala, finanças públicas, nem vamos por aí, o SNS é um monstro de desperdício, a Escola Pública falhou em muitos aspectos…

    Devemos voltar à ditadura? Nunca. Mas se quisermos seguir em frente temos de matar o comunismo e o socialismo, a ferro e fogo.

    Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      20 Junho, 2015 09:28

      Luis,

      O que escreves não ê idiologico é parvoice.
      A ditatura durou 50 Anos e nem foi má de todo…o Prec durou 1 ano é estrgou isto tudo.

      Atina porra

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        20 Junho, 2015 10:42

        A DITADURA NÃO FOI MÁ DE TODO?
        Ó Bolota ……..
        Será porque faltou-lhe uma coisita pouca:
        NÁO SER DO _______________PROLETARIADO ???.

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        20 Junho, 2015 11:36

        Quantas empresas destruiu o 25 de Abril. Centenas, provavelmente milhares?

        Ocupações, Greves, Nacionalizações, o desastre é silenciado pelos media do regime.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        20 Junho, 2015 11:56

        lucklucky,

        Deixa-me adivinhar, neste momento vives no PREC é isso…As empresas fecham todos os dias a ocupação e roubo ás pessoas e grande, as greves continuam a ser alguma e agora em vez de Nacionalizações, são privatrizações todos os dias. Com uma diferença, nas Nacionalizações os bens são do estado , nas privatizações é sacado ao estado. Sabias que o Jorge Jesus ficou mais caro do que a TAP???

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        20 Junho, 2015 12:39

        Uma floresta leva décadas a fazer-se e umas horas a destruir. Foi isso o PREC.

        Gostar

      • José7's avatar
        José7 permalink
        20 Junho, 2015 14:36

        É inacreditável como é que continuam a aparecer criaturas a insistir que o JJ ficou mais caro do que a TAP. Isto é um povo de poetas e filósofos desde 1143. Só pode ser … A matemática não é o forte desta gente: como só sabem contar pelos dedos, conhecem apenas os números naturais.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        20 Junho, 2015 15:16

        Bolota, atina tu. Como é possível escreveres uma enormidades destas: “nas Nacionalizações os bens são do estado , nas privatizações é sacado ao estado”?
        Nas nacionalizações os donos foram roubados pelo Estado – receberam os títulos de dívida pública que venderam ao desbarato -, nas privatizações, por regra, os Estado embolsa umas massas. Muito ou pouco, o Estado recebe uns euros, e, quase sempre, livra-se de um sorvedouro dos nossos impostos. Só um cego é que não vê isto e troca tudo.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        20 Junho, 2015 15:58

        O PREC destruiu empresas e empresários que estavam no sector dos bens transacionáveis. Nacionalizou empresas que depois foram privatizadas para se tornarem monopólios. Obviamente que 40 anos estamos a sofrer as consequências do PREC, não consegue compreender isso? Os empresários que depois voltaram e os outros que apareceram nos anos 80 ou 90, na sua maioria, encostaram-se ao Estado, às empresas com monopólios e oligarquias que resultaram depois das privatizações e a sectores insustentáveis como a construção e obras públicas. Não foi com Cavaco que começou o abandono da agricultura e da indústria, foi logo no PREC.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        20 Junho, 2015 15:59

        Oh Bolota, o Jesus ficou mais caro que a TAP?

        E a dívida que a TAP tem não conta? É que se olharmos para a dívida, a TAP não vale um cêntimo.

        A mim não me atira areia para os olhos.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        20 Junho, 2015 16:05

        A ditadura durou esse tempo todo. Mas pôs a economia a crescer com estabilidade. Tinha os seus defeitos, censura, a birra com as colónias, mas uma coisa era certa: a economia era saudável, e crescia como nunca havia crescido em 150 anos. Quando o Marcelo saiu, a economia crescia quase 10% ao ano, havia dinheiro para investir, Portugal era um dos países mais desenvolvidos do mundo segundo os dados da ONU, de 1973. Havia um plano para uma rede de auto-estradas, que estariam concluídas em meados dos anos 80, e para termos centrais nucleares. Com o caminho traçado caminhávamos para ultrapassar então a Grécia e a Espanha, que tinham PIBs per capita superiores ao nosso.

        E o que sucedeu? Em pouco tempo tínhamos cá dentro o FMI. Duas vezes. É obra. Auto-estradas vieram depois, com o dinheiro que veio de fora. Estas iriam ser feitas por nós, sem dinheiro de ninguém. Nuclear nunca houve e agora temos uma electricidade caríssima. E em termos relativos, somos hoje menos desenvolvidos que em 1973. Passámos do 24.º lugar em IDH para que lugar? Para aí 40.º não?

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        20 Junho, 2015 23:28

        Luis,

        Ou imbernaste em determi ado periodo ou não sabes o que escreves .

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        21 Junho, 2015 08:49

        Luís,

        Secundo o que não escreveu. Fomos syrizados em 75, sem lubrificante e para benefício dos que se aboletaram (termo intencional).

        Gostar

    • ax solo's avatar
      ax solo permalink
      20 Junho, 2015 10:37

      Para além do mais, o 25/4 foi na pior altura, quando o regime já estava a abrir-se e a deixar de ser uma ditadura. Claro que, se não fosse naquela altura, seria tarde demais para a comunada dos “pais da democracia”.

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        20 Junho, 2015 10:46

        Ele o Regime a tornar-se democrático?
        Com um ex-dirigente máximo da Mocidade Portuguesa como 1º Ministro?
        Bebeste, não foi?

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        20 Junho, 2015 14:13

        O Expresso iniciou a sua publicação em 75 ou em 73? Ax Solo tem razão. Lembro-me de ouvir uma entrevista que o ministro da informação do governo de Marcelo Caetano deu à RDP2 onde contou que as ordens do Marcelo era para abrir progressivamente a liberdade de informação, mas não tão depressa que conseguisse provocar a reacção dos ultras do regime.

        Havia menos liberdade de informação em 75 que em 73. Felizmente veio o Jaime Neves, ou isto estaria numa ditadura cem vezes pior do que o Estado Novo.

        Gostar

  14. Luís's avatar
    Luís permalink
    20 Junho, 2015 02:45

    «É cada vez mais difícil arrendar casa
    Mais rentabilidade e menos risco estão a levar donos de casas a tirá-las do mercado de arrendamento para alugar a turistas. Um apartamento grande pode valer 500 euros por noite.

    Alexandra Almeida, de 39 anos, e Magalie Rodrigues, de 33, são dois exemplos de uma das mais recentes tendências do imobiliário e turismo de Lisboa e Porto: o alojamento local ou arrendamento turístico. Um mercado que não para de crescer. O airbnb.com, o principal portal de arrendamento de casas para férias, tem 26 700 alojamentos em Portugal, mais 65% do que no período homólogo, disse ao Dinheiro Vivo fonte da empresa norte-americana. E basta uma pesquisa para ver que muitos se registaram este ano.»

    http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4635223

    Vejam só que coisa tão chata.

    Há portugueses que decidiram arrendar apartamentos a turistas e alguns até já vivem disso. Mas como é que a senhora jornalista conclui que é cada vez mais difícil arrendar casa? Como é que estabelece uma relação de causa-efeito entre uma coisa e outra? E se essa relação houver, qual é o problema? A senhora jornalista e os coleguinhas alguma vez se preocuparam quando os portugueses não tinham casas para arrendar por causa das rendas congeladas e das heranças encalhadas 15 ou 20 anos em tribunal?

    Mas é chato não é? Termos portugueses que conseguiram um rendimento sem precisarem do Estado para nada. Que melhoraram a sua qualidade de vida, que têm mais dinheiro no bolso, que estão certamente mais felizes. Seria melhor andarem a lamuriar-se nas ruas contra a crise, os mercados, Israel, o FMI e os americanos? Era não era?

    Não há pachorra para estes jornaleiros de m****.

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      20 Junho, 2015 11:42

      Luís não são jornaleiros de m**** porque jornalismo não existe.

      Quando as pessoas começarem a perceber que não existem jornalistas, só políticos e políticas escondidos por detrás de uma profissão acaba-se a farsa.

      E quando as pessoas perceberem que a Política é a ultima religião – e os jornalistas os padres da Política -que lhes promete resolver todos os problemas também.

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço's avatar
        20 Junho, 2015 14:28

        Há uma diferença essencial: a boa religião torna as pessoas melhores e a política (especialmente aquele de base religiosa, mesmo se laica) faz as pessoas mesquinhas.

        Gostar

  15. Simão's avatar
    Simão permalink
    20 Junho, 2015 14:19

    Os russos já admitem (não admitindo claramente, comme il faut nestas coisas) empréstimo à Grécia:

    http://news.sky.com/story/1504541/kremlin-denies-discussing-loan-to-greece

    A situação de Tsipras é curiosa:

    Aceita um acordo de continuação de austeridade num valor de aprox. 5 mil milhões de Euros ou…. conduz a Grécia para fora do Euro e trata de reintrodução do Drachma.
    Curiosamente, dado o seu programa eleitoral, não tem mandato dos seus eleitores nem para uma coisa nem para outra.
    Das duas uma: ou convoca eleições ou referenda a questão…..mas já não há tempo p’ra nenhum a dessas opções.
    Um empréstimo russo (que a Rússia, bem lá no fundo, adoraria dar, pois seria uma ESTALADA na cara aa UE) que, por exemplo, garantisse a liquidez do Estado Grego até ao fim do ano seria um vexame para a UE que se veria perante uma Grécia que, subitamente teria muito tempo para fazer o que bem entendesse e seria um volt-face na geostratégia mundial e na correlação de forças.
    Repito: os russos só não emprestarão à Grécia só mesmo se não puderem.
    Parece-me que a vontade de uma “slap on face” à UE vai prevalecer.
    Não me admiraria que, na segunda ao fim do dia ou na terça de manhã os cofres da República Helénica estivessem supridos com dinheiro. 🙂
    Iria ser cómico ver a cara dos do Eurogrupo, lol.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço's avatar
      20 Junho, 2015 14:33

      Simão,

      Se a Grécia fizesse o que quer, nem os cinco mil milhões de euros dariam para mais de dois meses nem a Rússia teria esperanças de ver o que quer que fosse desse dinheiro.

      Os russos, digo-lhe eu que sei, não têm nada de estúpidos. Nunca haverá tal empréstimo, a menos que as contrapartidas sejam elevadas.

      Entretanto o Tsipras fica nos hotéis de luxo em Moscovo, ajudando a economia russa.

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      20 Junho, 2015 16:18

      A Rússia não empresta 5.000 milhões por que os não tem, a Rússia diz que vende, a crédito, 5.000 milhões de material de guerra (obsoleto), para os gregos pagarem quando puderem.
      Resumindo, os Gregos estão a ver-se gregos e os seus governantes, “criminosamente”, a brincarem com o fogo.

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      20 Junho, 2015 16:19

      “Quere-se dizer”
      Agora já acham que o Putin é parvo e vai lá enterrar umas largas dezenas de milhares de milhões? sem contrapartidas?
      Tá bem melga.

      Gostar

  16. Simão's avatar
    Simão permalink
    20 Junho, 2015 14:35

    E notícias como esta poderão, a todo o momento ser a gota que fará tranbordar o copo em Moscovo:

    http://www.zerohedge.com/news/2015-06-19/imf-humiliates-greece-repeats-it-will-keep-funding-ukraine-even-case-default

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      20 Junho, 2015 15:16

      Moscovo não tem copos. Têm é que se precaver com uma eventual revolta popular contra o Putin. Com a Rússia a seguir os mesmos passos da Grécia…

      Gostar

  17. Simão's avatar
    Simão permalink
    20 Junho, 2015 14:36

    “… a menos que as contrapartidas sejam elevadas.”

    Anda desactualizado meu caro. Os gregos estão preparados para dar aos rusos o que eles tanto desejam.
    Informe-se melhor sobre oleodutos e gasodutos e demais coisas quetais 🙂

    Gostar

  18. Beirao dos Sete Costados's avatar
    Beirao dos Sete Costados permalink
    20 Junho, 2015 14:56

    Esta discussao toda e so para entreter o pagode e fingir que vivemos em democracia. Na realidade os poderes da UE (os paises que realmente teem o poder na mao) teem vinvo a impor um regime totalitario puro e simples. E a ditadura dos mercados. Temos liberdade mas ja nao temos soberania (nao me refiro apenas a Portugal). Toda a discussao sobre quem vai ganhar ou perder eleicoes e irrelevante nesta altura do campeonato. Bruxelas so nao que lidar com partidos mais radicais e prefere os mais submissos e seguidores. Para os que pisam o risco da-se-lhe umas boas vergastadas para voltar a entrar no carris. Quem nao viu ainda isto, esta cego ou nao quer ver! Os paises pequenos e pobres nunca poderao ter padroes de vida iguais aos paises grandes e ricos (nao, nunca, jamais, em tempo algum…).

    Gostar

    • josephvss's avatar
      20 Junho, 2015 15:07

      Pode nos explicar o Q quer dizer paises pequenos? Singapura & Luxemburgo ??? Sera qualquer coisa como o gene Gay? 🙂

      Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      20 Junho, 2015 15:14

      “Na realidade os poderes da UE (os paises que realmente teem o poder na mao) teem vinvo a impor um regime totalitario puro e simples. E a ditadura dos mercados. Temos liberdade mas ja nao temos soberania (nao me refiro apenas a Portugal).”

      É fácil fugir à ditadura dos mercados. É bastante fácil. É não gastar mais do que se pode.

      Quem é gastador e não sabe governar a sua vida, gastando mais do que pode, sujeita-se aos credores e aos mercados.

      Normalmente o caloteiro que gasta mais do que pode é que se queixa dos seus credores. Estranho? Não. Sempre foi assim.

      Gostar

    • Francisco Miguel Colaço's avatar
      21 Junho, 2015 08:58

      Beirão,

      A dívida é que torna as pessoas escravas. Passemos a ter superávites através do redimensionamento profundo do estado e o país não precisará dos mercados de crédito para nada.

      Viver através dos nossos meios já se vê desde 1973. Já é mais que tempo de restaurar a única coisa boa do Estado Novo.

      Gostar

  19. josephvss's avatar
    20 Junho, 2015 15:03

    Oh Simao nunca havera dinheiro Q chegue . A solução na grecia é o regresso dos coroneis

    Gostar

  20. Luís's avatar
    Luís permalink
    20 Junho, 2015 19:57

    «as esquerdas já só cuidam das suas clientelas, na sua esmagadora maioria dependentes do estado pelo lado da redistribuição burocrática, partidária e clientelar da receita fiscal, mas também do endividamento público! As esquerdas em crise que todos conhecemos defendem, assim, o prejuízo público em nome da sua própria vitalidade, e mais recentemente, em nome da sua ameaçada sobrevivência nas acrópoles do poder. O comportamento uniforme do PCP, PS e Bloco ‘em defesa’ dos elites proletárias do BES, como da TAP, Portugal Telecom, Carris, etc., e em última análise do status quo, defendendo implicitamente a própria manutenção dos grupos capitalistas até 2014 hegemónicos, mostra-nos até que ponto estamos na presença de grupos de interesses politicamente desfasados da realidade e da cidadania, decorados com uma cobertura de ideologia pasteleira indigesta e protegidos pela falsa credibilidade institucional que a representação parlamentar confere a estes lóbis partidários. O caciquismo eleitoral ainda lhes permite distorcer a representação da democracia. Mas já não será por muito mais tempo.»
    http://o-antonio-maria.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma resposta para Carlos Dias Cancelar resposta