Saltar para o conteúdo

O meu voto real seria considerado nulo

18 Setembro, 2015

Eu queria votar com consciência mas esse voto seria nulo. A eleição de deputados não me diz grande coisa: desconheço a grande maioria e, dos que conheço, a poucos reconheço virtude para que representem a minha família, vizinhança e círculo de amigos em qualquer decisão, ainda para mais com repercussões financeiras no meu peculiar sentido de bem estar sedimentado em laissez-faire. Eu queria era votar para o chefe de governo, coisa que farei indirectamente por mera consequência de levar com a cangalhada de inúteis de todas as gerações cuja jactância borra todos os partidos, mais ainda os do imbecilmente denominado “arco da governação”.

Também não queria votar neste governo. Assunção Cristas e o chove ou não chove, ambos subsidiados, que tanto faz, desde que pingue; Moreira da Silva e a inarrável taxa sobre sacos de plástico, provavelmente originada num sonho fetichista de asfixia; Barreto Xavier, a figura mais sinistra da tenebrosa turba que alterna a chupar na mangueira da dita cultura portuguesa, a que consiste em candelabros de tampões e fagotes de bimbalhada com amor-próprio inflamado de golfadas em série na alcova masturbatória do sistema contributivo; Nuno Crato e a cedência à imbecilidade da escola como depósito de filhos, do inglês técnico para desgraçados tão fracos de espírito que necessitam de pelo menos 7 anos obrigatórios para que escrevam manifestos ao Louçã ou para bater o record mundial do uso contínuo de “of the” numa única frase e, sobretudo, pela anuência perante o poderosíssimo lóbi dos livros escolares, os que usam qualquer pentelho normativo para sacar aos pais um salário médio para a compra de lixo anualmente perecível; Mota Soares, o bom rapaz incapaz de perceber que a velha que se queixa que não aguenta é a mesma que, chamando a atenção a si própria, oculta a miséria da vizinha; o irrevogável Paulo Portas, que com a sua demissão (que foi mesmo irrevogável, já que deixou de ser Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros) obrigou o chefe de governo uma postura de interesse nacional, salvando o país do pântano para o qual somos permanentemente compelidos, promovendo o demissionário a segunda figura do governo e abdicando de um ministro cuja capacidade e competência técnica estavam muito acima da norma do pantanoso país.

Também não queria votar no PSD. É o partido do ecumenicamente amorfo Marcelo, do calculista Rio, da afectada Ferreira Leite, do ressabiado Pacheco Pereira, do elitista-porém-anti-sulista-e-anti-liberal Menezes, do atrapalhado Duarte Lima e da restante tralha cavaquista, não tão omnisciente como a tralha socrática mas igualmente disruptiva. É o berço do patológico Capucho e inúmeros troca-tintas que vêem o socialismo basal das suas convicções a esvair-se numa repartição de recursos cada vez menos propícia para convencer o gado eleitoral a receber os brioches através do seu voto Maria Antonieta.

Eu queria votar em Passos Coelho. Porque assumiu como seu cálice o resgate, porque não vacilou perante os abutres que pairam, para surpresa de todos; porque aguentou e persistiu sobre o bafo bolorento de um Tribunal Constitucional que defende o bafio de uma indefensável Constituição, mais rameira que mãe deste Estado; porque fez política, não a que quis, a que lhe foi permitida, com muito esforço pessoal, com muita resignação perante o imobilismo perro de um Estado construído com ferrugem; porque aguentou, levou, deu a face e conquistou a confiança e simpatia dos portugueses que, como ele, são só seres humanos perante as dificuldades da vida; porque a alternativa a ele é o balofo do bolor, a decadência abraçada, a parasitagem anunciada, o pântano, a areia movediça da trampa socialista, o resgate e a eternização da confortável mediocridade que nos atrai há 40 anos. Por isso voto o que quer que seja que reconduza Passos Coelho para o cargo de Primeiro-Ministro.

62 comentários leave one →
  1. JPT's avatar
    JPT permalink
    18 Setembro, 2015 10:49

    Eis uma carta de amor que não é ridícula.

    Gostar

    • AntónioF's avatar
      AntónioF permalink
      18 Setembro, 2015 16:28

      Sublinho apenas: uma carta!
      Caro «vitorcunha», tendo eu um pensamento ligeiramente diferente, permita-me que lhe dê os parabéns pelo seu texto. Com algumas correcção e ligeiras amputações, também eu o poderia escrever, contudo a conclusão, com base no mesmo tipo de argumentos, ou parecidos, seria diferente. Permita-me:

      Eu queria votar com consciência mas esse voto seria nulo. A eleição de deputados não me diz grande coisa: desconheço a grande maioria, alguns em segunda geração – por herança familiar partidária e, dos que conheço, a poucos reconheço virtude para que representem a minha família, vizinhança e círculo de amigos em qualquer decisão, ainda para mais com repercussões financeiras no meu peculiar sentido de bem estar. Eu queria era votar para o chefe de governo, coisa que, infelizmente, farei indirectamente, por mera consequência de levar com a cangalhada de inúteis de todas as gerações cuja jactância borra todos os partidos, mais ainda os do imbecilmente denominado “arco da governação”.

      Também não quero votar neste governo. Assunção Cristas e o chove ou não chove, ambos subsidiados, que tanto faz, desde que pingue; Moreira da Silva e a inarrável taxa sobre sacos de plástico, provavelmente originada num sonho fetichista de asfixia, assim como a omissão regulamentar que permitiu que houvesse, nos arredores de Lisboa, um surto de «legionella»; Barreto Xavier, a figura mais sinistra da tenebrosa turba que alterna a chupar na mangueira da dita cultura portuguesa, a que consiste em candelabros de tampões e fagotes de bimbalhada com amor-próprio inflamado de golfadas em série na alcova masturbatória do sistema contributivo e autoriza algo no sentido oposto da lei – que obrigatoriamente o levaria, se tivesse dois dedos de testa, à demissão; Nuno Crato e a cedência à imbecilidade da escola como depósito de filhos, das negociatas do inglês que origina que neste ano lectivo os pais contribuam, obrigatoriamente, para uma instituição privada – nos exames nacionais do 9º ano, entre outras coisas, mas sobretudo, pela anuência perante o poderosíssimo lóbi dos livros escolares, os que usam qualquer pentelho normativo para sacar aos pais um salário médio para a compra de lixo anualmente perecível; Mota Soares, o bom rapaz da lambreta, incapaz de perceber que a velha que se queixa que não aguenta é a mesma que, chamando a atenção a si própria, oculta a miséria da vizinha; o irrevogável Paulo Portas, que com a sua demissão (que foi mesmo irrevogável, já que deixou de ser Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros) obrigou o chefe de governo a uma postura ridícula e abdicando de um ministro cuja lucidez na carta de demissão é clara.

      Também não quero votar no PSD. É o partido do ecumenicamente amorfo Marcelo, do calculista Rio, da afectada Ferreira Leite, do ressabiado Pacheco Pereira, do elitista-porém-anti-sulista-e-anti-liberal Menezes, do atrapalhado Duarte Lima e da restante tralha cavaquista, não tão omnisciente como a tralha socrática mas igualmente disruptiva. É o berço do patológico Capucho e inúmeros troca-tintas que vêem o socialismo basal das suas convicções a esvair-se numa repartição de recursos cada vez menos propícia para convencer o gado eleitoral a receber os brioches através do seu voto Maria Antonieta.

      Por tudo isto, no dia de hoje ainda não sei em que vou votar a 4 de Outubro, mas sei claramente em quem não vou votar. Não vou votar naqueles que me permitiram ver aquilo que eu nunca julguei que pudesse ser visto: o que teria sido a governação de Portugal no tempos dos Filipes, uma governação subserviente com os interesses estrangeiros e que nunca escondeu o escárnio para com os mais desfavorecidos deste país!

      Gostar

      • duarte's avatar
        duarte permalink
        23 Setembro, 2015 13:53

        Quanto a Passos Coelho é o amigo de Relvas…
        Votarei em branco.

        Gostar

  2. zazie's avatar
    18 Setembro, 2015 10:57

    Basta saber-se o que é a alternativa.

    Gostar

  3. Manuel's avatar
    Manuel permalink
    18 Setembro, 2015 10:59

    Quase me comovia, mas penso que Passos deve preparar o fato para receber a condecoração da ordem dada pelo ainda presidente. Os portugueses estarão gratos eternamente, por nos ter salvo do 44/33 e ter parado o caminho para o abismo e só por isto.

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Setembro, 2015 11:10

    É bom que a direita não fique em casa. Se acham que verão uma eventual coligação PS/PCP derrotada nos sofás, sem ir votar, poderão ter uma má surpresa:

    “Depois da euforia, a cautela. O debate televisivo entre Passos Coelho e António Costa, fez a coligação Portugal à Frente (PàF) perder gás. É isso que atesta uma sondagem interna feita pela Pitagórica para PSD e CDS, que mostra a coligação apenas dois pontos à frente do PS.”

    in http://tinyurl.com/qxtwz8o

    Está muito em jogo a 4 de Outubro e para a coligação ter uma maioria absoluta é preciso ir votar e convencer outros a irem votar. Isto de se não querer sujar as mãos mas querer que a esquerda/PREC perca, mas sendo os outros a trabalharem por isso, pode-vos ficar caro.

    Se o PS ganhar, com quase toda a probabilidade, haverá de novo a troika em Portugal e um novo resgate. Quem quiser impedir tal é ir votar.

    Se treinador de bancada e querer que os outros façam o trabalho por ele é fácil. Criticar é sempre fácil. Dificil é derrotar a esquerda. E derrota-se ir votando. Só mesmo votanto. Cada voto desperdiçado é um voto na extrema-esquerda, a beneficiária da abstenção. E cada voto indeciso que cai no regaço do PS é um voto de um eventual governo PS/PCP. O debate entre os dois marretas serviu para testar tal desiderato.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      18 Setembro, 2015 12:06

      O monstro do Excel é de tal forma arriscado que poderá provocar uma recessão em Portugal. A teoria deles é a de que o consumo irá aumentar o crescimento económico e com ele, tanto o denominador sobe, logo menor peso da Dívida Pública no PIB, como até as receitas fiscais, minorando os custos com esta política expansionista.

      Mas esse consumo poderá é aumentar as importações, já que o perfil da produção em Portugal não é a mesma da da procura. Temos uma economia aberta e uma especialização cada vez maior da oferta. Única forma de melhorar a produtividade em Portugal. Uma especialização cada mais forte dirigida aos mercados externos.

      Se a economia mundial entrar em forte contracção e a deflação mundial se estabelecer nas principais economias do mundo, puxar pelo consumo em Portugal ao mesmo tempo que os mercados externos colapsam, pode provocar uma forte recessão em Portugal. E que sem a inflação a ajudar o tal denominador, e com a despesa pública a subir, o défice orçamental poderá disparar e o peso da Dívida no PIB voltar a sofrer uma forte aceleração.

      Se o peso da Dívida acelerar, Portugal fica de novo suscpetível de sofrer novos e importantes ataques especulativos e nada nos garante que o BCE terá capacidade de suster esses ataques. E, pelo contrário, para intervir, fará como fizeram aos gregos: novo resgate em troca de apoio.

      Ontem a Reserva Federal não subiu as taxas de juro. E a economia americana, à semelhança da japonesa, já deverá estar a viver uma situação de armadilha da liquidez. A Europa também poderá estar a entrar nessa armadilha da liquidez. Podem ver um interessante artigo aqui:

      http://tinyurl.com/ncz7euy

      O monstro do Excel do Parodiante de Lisboa é uma espécie de cenário cor-de-rosa. Um verdadeiro milagre das rosas. Só em termos de aumento do PIB nominal eles são mesmo uns liricos. Ninguém no mundo podeia levar a sério aquele monstro maravilhoso. Só nos risicos deflacionistas, aquele enorme aumento na despesa a par de um eventual aumento das receitas fiscais, é já de si uma completa azelhice. Então esperar que a inflação volte para o valor de referência do BCE nos 2% face á conjuntura internacional, não é apenas crendice. É mesmo azelhice.

      Quem ficar em casa a 4 de Outubro e o PS ganhar, depois não se queixe de um novo resgate e uma eventual recaída depressiva. As condições estão a alinhar-se nesse sentido. E quem acha que vence esta esquerda PREC ficando em casa a mandar bocas contra esta mesma esquerda mas não vai votar… Merecem sofrer um novo resgate e muitas condições duras a seguir a esta nova austeridade.

      Quem avisa, amigo é. Não é a mandra bocas que se vence a esquerda. Eles são disciplinados e até engolem sapos, se tiver que ser. Os “principes da direita e infanções” que não se armem em treinadores de bancada e sujem as mãos. Votem. E votem massiçamente. Se correr mal, vai doer imenso a Portugal, se houver novo resgate.

      O cenário internaiconal está a enegrecer-se a uma velocidade muito forte. E se a Europa tem passado um bocado ao lado deste movimento defalcionista e recessivo que se vive em grande parte do mundo, tarde ou cedo, também nos baterá à porta. Uma eventual coligação PS/PCP será uma desgraça para todos os Portugueses. Trabalhadores, empresários, pensionistas, pobres, etc.

      Quem vos avisa, amigo é. As condições actuais são semelhantes a 2007 e 2008. Quem vos avisa, amigo é. Um monstro daqueles no Excel com uma eventual espiral deflacionista global… Poderá ter consequências catastróficas em Portugal

      Quem se qarriscar a mandar postas de pescadas contra a esquerda mas depois não vota e espera que sejam os outros a derrotar uma espécie de novo PREC… Merecem sofrer como os que votam erradamente. Quem vos avisa, amigo é.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        18 Setembro, 2015 12:46

        Apesar do que eles agora dizem e acreditam, Portugal não está em condições de cometer os mesmos erros do Sócrates. Mas querem cometer os mesmos erros. Não aprendem nada com os seus erros anteriores e preferem acreditar em teorias da conspiração.

        As exportações Portuguesas têm estado muito fortes nos últimos meses. A par das europeias. E essa força das exportações europeias poderá não durar sempre. A economia mundial está a passar enormes dificuldades. Desde a China, Brasil, Rússia, etc. A Europa tem conseguido superar estas enormes dificuldades internacionais com a ajuda de dois fenómenos. Um deles poderá ser sol de pouca dura. O preço do petréolo caiu bastante assim como o Euro. Mas o Euro poderá voltar a revalorizar-se devido ás cada vez mais preocupantes condições económicas americanas. Que agora tem o seu banco central preso a taxas de juro quase a zero e só poderá lutar contra um eventual colapso do seu mercado de crédito e preços se meter as suas taxas de juro negativas. Numa eventualidade dessas, o euro poderia voltat a atingir valores historicamente altos. E as vantagens de um euro momentaneamento mais baixo perder-se-iam.

        É ver como a economia mundial se debate contra a recessão:

        http://tinyurl.com/nfuft8h

        O mundo está com taxas de inflação nulas. Mas se houver uma nova contracção crediticia e um abalo na procura de algumas economias mundiais, em especial a americana, a economia mundial poderá mesmo contrair. E se contrair e o euro subir bastante contra o dólar, as exportações europeias poderão sofrer bastante.

        O monstro do Excel acredita que o consumo irá subir devido ao choque do consumo financiado através da Segurança Social. Só num país de loucos tal é sequer aceitável. Mas grande parte do país acredita nesta aposta arriscada. Segurança Social essa ainda a braços com problemas de financiamento, o que é deveras espantoso. Só mesmo um país de loucos alguém é capaz de criar um monstro daqueles. Loucos ou académicos, que nunca fizeram nada na puta da vida senão ler e defecar livros. Vivem no mundo das utopias.

        A economia Portuguesa ainda se debate com enormes problemas estruturais. Precisa de tempo, mais reformas e que os agentes económicos se adaptem a um novo modelo económico, que não aposte na procura interna. Mas mal Portugal saiu de uma forte recessão, já lhe querem aplicar a mesma dose que antes nos leavou ao tapete. O mostro do Excel envergonha-me como Português. Só de pensar que aquela gente ensina nas escolas universitárias Portuguesas até me dá vómitos. Vivem de livros e defecam livros. E nem sequer meditam nas consequências se o plano deles falhar. É que se falharem, Portugal não se safa de um novo resgate.

        A direita que se gosta de armar em treinadora de bancada e purista que medite bem nas consequências de não ir votar. Um voto desperdiçado é um voto na extrema-esquerda. Um voto no PS é juntar a extrema-esquerda ao PS. E votar nesta esquerda e no monstro do Excel só terá como resultado provável, a chegada da tal troika, que eles dizem odiar mas que tudo fazem para a trazer de novo como antes a tentaram prolongar.

        Está muita coisa em jogo a 4 de Outubro. Quem vos avisa, amigo é.

        Gostar

    • Slint's avatar
      Slint permalink
      18 Setembro, 2015 13:21

      O anti-comuna devia mudar o nome para anti-democrata. Estar sempre a pedir maioria absoluta é apoiar uma diatura legal, coisa que não deveria existir num país que se diz livre e democrata.
      És apoiante de corrupção e extremamente burro. Tu só queres que ganhe o PSD, tal e qual como um um apoiante do Benfica quer que a vitoria do seu clube contra o FC Porto e vice-versa. Provavelmente também andas a comer do tacho, sabes que com o PS isso acabava e eras substiuido por outro igual a ti.
      Se tivesses dois dedos de testa sabias que quer com PS, PSD, PCP ou BE isto não sai do sitio. A politica nunca resolveu nenhum problema e nenhum desses partidos oferece opções viáveis para o futuro.
      Por isso é que jamais irei ter respeito por pessoas como tu ou como o Cunha. São burros, pobres, limitados, mediocres, não sabem fazer nada, não se interessam por nada além de dinheiro, nunca leram um livro na vida, nunca ouviram uma sinfonia, nunca viram um filme digno desse nome. E pior! Querem que todos sejam iguais a vocês, mas dizem-se sempre amantes da liberdade e da democracia e “queremos menos estado!”. Eu também não quero estado, defendo o anarquismo há imenso tempo.
      Vocês até o conceito de anarquismo conseguiram destruir juntado-lhe o capitalismo. Anarco capitalismo vai levar a humanidade para uma 3ª guerra mundial em breve

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        18 Setembro, 2015 13:24

        Então é você que está sempre de binóculos no prédio da frente a espreitar para a minha casa!

        Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        18 Setembro, 2015 13:29

        Slint, eu não andei a comer lavagem consigo no curral. “Tu” isto, “tu” aqueloutro…

        Vá, toca a lavar a boquinha antes de ir para a cama. 🙂

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        18 Setembro, 2015 13:53

        O Slint é que é incapaz de criar uma Comuna com quem quer. Tem de obrigar os outros à sua política.
        É ainda mais socialista e por isso violento que estes que lá estão.

        Gostar

      • Democrata com Larga Experiência ― Vende-se's avatar
        Democrata com Larga Experiência ― Vende-se permalink
        18 Setembro, 2015 14:14

        Slint,

        Está a tornar-se aborrecido chamar-lhe a atenção para o facto de não estar a escrever comentários no Arrastão.

        Não me quero candidatar a mercedor do seu respeito mas, não sendo apoiante quer do Benfica quer do F. C. Porto, nunca tendo comido de qualquer tacho, tendo construído uma biblioteca significativa (toda lida, mesmo os livros com lombada decorativa), tendo ouvido grande parte das sinfonias compostas até hoje (confesso que me faltam algumas de Haydn), creio poder afirmar que o caro comentador não é anarquista mas sim um proto-cagão que se julga superior aos outros. Se assim não fosse, não estaria aqui a qualificar pessoas que têm opiniões diferentes da sua evocando literatura, música erudita (como isto soa mal) e mais-não-sei-o-quê para se valorizar perante os »burros«.

        Respeitosamente,

        MJC

        Post Scriptum: Esqueci-me de referir que também tenho um vasto conhecimento da arte cinematográfica. Destaco os desenhos animados da antiga Checoslováquia e, obviamente, o grande clássico »Debbie Does Dallas«.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        18 Setembro, 2015 14:17

        Caro Slint…se a maioria é uma ditadura legal vc estará a chamar o quê às “democracias” cubanas chinesas e norte-coreanas?

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        18 Setembro, 2015 14:18

        Não se esqueça que todas elas tem 90% ou mais de maioria hahhahahhahah

        Gostar

  5. mse70's avatar
    18 Setembro, 2015 11:11

    Muito bom! Identifico-me totalmente com o artigo. Ao longo dos últimos anos Passos revelou-se um homem de Estado.

    Gostar

    • Paulo Valente's avatar
      Paulo Valente permalink
      21 Setembro, 2015 11:52

      Homem de estado? A mim Passos Coelho lembra-me mais uma governanta. Sabem, aquela senhora a quem a patroa dá as ordens, e que ela cumpre religiosamente ao mesmo tempo que mantém o resto da criadagem na ordem? Sim, foi esse o papel que Passos Coelho cumpriu na perfeição nos quatro últimos anos.

      Gostar

  6. Carlos Conde's avatar
    Carlos Conde permalink
    18 Setembro, 2015 11:33

    Parabéns por este texto pleno de lucidez que qualquer pessoa honesta teria orgulho em subscrever.

    Gostar

  7. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    18 Setembro, 2015 11:34

    Subscrevo nos exactos termos. É exactamente o que penso. Quando PC não aceitou a demissão de Portas percebi que actualmente é o único que tem uma visão consequente para Portugal.
    Acrescento, por minha conta, um elogio ao Ministro da Saúde.

    Gostar

  8. Carlos Conde's avatar
    Carlos Conde permalink
    18 Setembro, 2015 11:41

    Há no entanto um problema: os ministros presentes neste governo foram escolhidos por quem?

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      18 Setembro, 2015 12:14

      Fogo, com esse argumento é que me lixaste. Prontos, a coligação já perdeu as eleições. Este gajo descobriu tudo.

      Gostar

      • Democrata com Larga Experiência ― Vende-se's avatar
        Democrata com Larga Experiência ― Vende-se permalink
        18 Setembro, 2015 14:18

        Boa piada!

        Gostar

  9. José Ribeiro's avatar
    José Ribeiro permalink
    18 Setembro, 2015 12:17

    Caro vitorcunha,

    Excelente artigo. Deveria ser publicado em todos os jornais.

    Gostar

  10. António C. Mendes's avatar
    António C. Mendes permalink
    18 Setembro, 2015 12:40

    Grande VC. O primeiro momento de estadista é a carta a Socrates. O mais alto é a não aceitação da demissão de Portas.
    O elogio acima a Paulo Macedo é mais do que justo. Com todos os defeitos, que são muitos, este governo fez um trabalho muito difícil e os resultados foram melhores do que os alguma vez imaginados.
    Quanto a:
    “o partido do ecumenicamente amorfo Marcelo, do calculista Rio, da afectada Ferreira Leite, do ressabiado Pacheco Pereira, do elitista-porém-anti-sulista-e-anti-liberal Menezes, do atrapalhado Duarte Lima e da restante tralha cavaquista, não tão omnisciente como a tralha socrática mas igualmente disruptiva. É o berço do patológico Capucho e inúmeros troca-tintas que vêem o socialismo basal das suas convicções a esvair-se numa repartição de recursos cada vez menos propícia para convencer o gado eleitoral a receber os brioches através do seu voto Maria Antonieta”,
    estão com rédea curta, a estrebuchar um bocadinho mas de rédea curta e postos no sitio (é óbvio que se lhes soltam a amarra arrancam a galope mas isso também não é novidade).

    Gostar

  11. JMS's avatar
    JMS permalink
    18 Setembro, 2015 12:56

    Excelente texto.

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    18 Setembro, 2015 13:18

    “De acordo com todo o post. Também voto o que quer que seja para reconduzir o Pedro”.
    JPacheco Pereira

    Gostar

  13. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Setembro, 2015 13:21

    Quem vos avisa, amigo é. Em casa a dizer mal do mundo político mas não ir votar pode-vos ficar caro:

    “Sondagem. PS ganha em votos mas perde em mandatos

    Alarga-se a diferença entre PS e PàF. Os socialistas estão agora 1,5 pontos à frente da coligação mas elegem menos deputados para a Assembleia da República. E agora?”

    in http://tinyurl.com/owxv8vb

    Só no dia 4 é que se resolve o problema. Quem não abrir a pestana e vive em Portugal, tenham medo. Tenham muito medo. Porque pode doer e bastante. É pôr os olhinhos na Grécia.

    Gostar

    • Slint's avatar
      Slint permalink
      18 Setembro, 2015 13:24

      Eu não vou votar. Votar é apoiar esta pseudo democracia.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        18 Setembro, 2015 13:26

        Boa sorte. Bem vai precisar. 😉

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        18 Setembro, 2015 14:20

        Ele só iria votar se a democracia dele tivesse apenas um partido. Azar

        Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      18 Setembro, 2015 13:26

      Se estes resultados fossem os do dia 4 de Outubro, teriamos um governo a seguir: PS/PCP.

      Hello! Já acordaram? Precisam de um novo filme? Sabem o que aconteceria no dia 5 de Outubro? Taxas de juro explodiam, confiança com queda a pique, congelamento do investimento, etc.

      Um novo… PREC. Querem que vos faça um desenho? Querem mesmo? Ou acham que mandar postas de pescada sem ir votar e convencer os indecisos a irem votar não é imperativo?

      E quem vive em Portugal, que se ponha a pau. Se acham que a recessão anterior foi dura… lol

      Hello! Acordem. Está a chegar a hora das novas gerações imepdirem aquilo que as anteriores fizeram: Impedir o PREC.

      Não abram os olhos, não. Que ides ver com quantos paus se faz uma canoa. 😉

      Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      18 Setembro, 2015 13:28

      São avisos muito certeiros, sim senhor, e eu concordo.. Mas deviam ter sido apresentados e defendidos há quatro anos atrás. Agora já deve ser muito tarde.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        18 Setembro, 2015 13:32

        Deviam ter sido feitos há 40 anos. 😉

        Nós vivemos estas circunstâncias agora. Portanto é agora que temos obrigação de avisar a malta, sobretudo a mais jovem. Não abram os olhinhos, não.

        Gostar

  14. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    18 Setembro, 2015 13:23

    Afinal foi o Sócrates quem fez a verdadeira reforma do Estado, ou seja: f.deu isto tudo.

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Setembro, 2015 13:53

    É meditar nisto aqui:

    “Voltando à sondagem, destaque também para a subida da CDU. A coligação entre PCP e Verdes conseguiria eleger entre 20 a 22 deputados – um resultado histórico, que não se regista há 30 anos. Já o BE poderia eleger entre seis a nove deputados – tem oito atualmente. Teoricamente, são boas notícias para o PS.”

    in http://tinyurl.com/nwkb7jp

    Um resultado para o Jerónimo que já não conseguiam há quase 30 anos. Hello! Querem que vos faça um desenho?

    E sobe sobretudo à custa de quem?

    “Esta sondagem foi realizada depois do debate da TV entre Passos e Costa na semana passada, mas já não apanha o frente a frente radiofónico realizado esta quinta-feira. E o que se percebe é que a boa prestação televisiva do líder socialista não se refletiu no resultado do partido. O PS desce 0,5% em relação ao último barómetro (embora esta seja uma sondagem e que por isso tem outro método).”

    in http://tinyurl.com/owxv8vb

    Nada que não fosse previsivel. O Parodiante de Lisboa é muito fraquinho. Nem com a tala susposta no debate decisivo conseguiu capitalizar. Apenas viu… Os votos a fugir para o PCP.

    Na última semana (já fora desta sondagem) o BE terá roubado muitos votos ao PS. Quase que aposto que o BE terá quase 10% dos votos, no dia 4 de Outubro.

    Quem é que se arma em “purista” e fica em casa, à espera que sejam os outros a meter a mão na massa e a fazer o “trabalho duro e sujo” de combater o PREC? A direita. lol

    Há na direita uma espécie de mania se se armarem em mais papistas que o papa. Muitos, se pudessem, iam para lá eles, tal a sua mania que só eles é que são os puristas e verdadeiros combatentes contra a esquerda. Mas na hora da verdade…

    Fiquem em casa, fiquem. Ides ver com quantos paus faz uma canoa. O Passos Coelho já admitiu que não se demite caso perca as eleições. E não formará um governo do bloco central. Irá para a oposição lutar contra o PREC.

    Se não lhe derem uma maioria absoluta, aguentem-se! lol

    Quem vive em Portugal que tenha medo. Bastante medo. Se não querem levantar o cuzinho dos sofás e irem votar, aguentem com o novo PREC.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      18 Setembro, 2015 14:03

      o numero absoluto de votos é que releva. Cada vez que a abstenção aumenta a percentagem comunista aumenta. E depois com certas mesas de voto controladas pela CDU sei lá quanrtos não vão votar também com o cartão de eleitores que já morreram.

      Parece que os bolotas não fazem isso cada vez que têm oportunidade.

      É urgente proceder a um novo recenceamento eleitoral.

      Agora preceboa indignação do Slint em relação á maioria absoluta do anti.
      Como sabemos os comunas estão habituados a tomar conta do poder politico com 17% – aconteceu na URSS, aconteceu em 74….

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        18 Setembro, 2015 14:06

        “É urgente proceder a um novo recenceamento eleitoral.”

        A guerra está a decorrer e o meu amigo a discutir o fardamento que é preciso encomendar para ir para a guerra.

        Desculpe, mas só os cobardes o fazem. Isso era há uns tempos atrás. Agora a prioridade é combater, não fazer de treinadore de bancada a discutir o tamanho do fardamento. Desculpe mas é verdade.

        Agora é pegar em armas e combater. Depois, se a vitória sorrir, discute-se isso e mais alguma coisa.

        Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        18 Setembro, 2015 18:46

        Oh anti, Vc acha que eu estou a defender um recenseamento agora, antes das presidenciais ? É para depois, pá.

        Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      18 Setembro, 2015 14:03

      O que é mais triste, numa altura em que a direita se devia estar concentrada em combater o PREC, muitos andam a perder tempo com as suas lutas pessoais contra moinhos de vento. Uma guerra à frente dos olhos, mas eles põem-se em casa a debater quantas espingardas precisam, quantas terão que ser limpas, discutem a metereologia, etc. Enquanto outros morrem em combate. Mas depois dirão: pois é, esta esquerda é do piorio e a direita que morreu não soube combater e tal. lol

      Mas eles são bons combatentes contra o PREC. Mas é em casa a coçar os tomates enquanto outros é estão no terreno a os combater. Também não merecem mais do que sofrer as consequências.

      Read my lips: se estes fossem os resultados, com aquele monstruoso Excel, ou tenham um bunker em casa ou emigrem. Porque o próximo resgate será a doer. Basta ver o que se está a passar na Grécia.

      O Passos Coelho fez o que tinha a fazer. Cometeu imensos erros, teve deslizes enormes durante a pare pior da recessão e do “protectorado”. Mas esteve lá a combater e a salvar o país da bancarrota. Os treinadores de bancada onde estiveram? E onde estão agora? A discutir o sexo dos anjos. lol Sentados no sofá, à espera que a esquerda perca, por milagre. Milagre das rosas.

      Não se ponham a pau, não. Ides ver o que é mesmo o PREC.

      Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      18 Setembro, 2015 16:58

      Uma análise sociológica de quem conhece a idiossincrasia da nossa gente diz-me que a CDU terá votos do PSD, tal como Cavaco teve votos da CDU no tempo da maiorias absolutas, é duro, reconheço, mas é a vida. Atenção não li sondagens de hoje, mas no dia 4 de Outubro à noite vai ouvir os politólogos a justificarem a votação na CDU e depois falamos aqui.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        18 Setembro, 2015 17:04

        Pode ocorrer com o Passos Coelho, pode. Mas com as sondagens a mostrarem o PCP subir, tenho dúvidas que tal ocorra tanto, nestas próximas eleições.

        Há uns meses atrás, familiares meus de esquerda, estavam dispostos a votar no Passos. Não tenho falado com eles de política nos últimos tempos e desconheço as suas, deles, intenções.

        Gostar

  16. ricferr2's avatar
    ricferr2 permalink
    18 Setembro, 2015 13:59

    Gostei do que li, e até estava a concordar. Depois o autor resolveu entrar pelo elogio da marioneta. Ele foi aquilo tudo que o autor escreve, porque é um invertebrado, sem vontade própria, incapaz de raciocínio e vergado a todos os que lhe garantirem o próximo tacho. Como o Ângelo Correia já deve estar velhote, vai lambendo outros cús alheios para ver de onde pinga o próximo cargo de administrador…
    A alternativa é má, se só considerarmos os xuxas. Com tantos novos partidos, alguma coisa talvez se aproveite. Senão, temos sempre a hipótese de votar em branco. Que lindo que era este ou qualquer outro governo ser eleito com meia-dúzia de votos!

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      18 Setembro, 2015 14:01

      É, é capaz de se aproveitar. E, quem sabe, até podemos ter no governo uma coligação PAN-Agir-Marretas.

      Gostar

      • ricferr2's avatar
        ricferr2 permalink
        18 Setembro, 2015 15:24

        Mas o Passos Coelho já é um marreta… só lhe falta mesmo a mão da Merkel pelo dito acima.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        18 Setembro, 2015 15:29

        Você tem o dom da argumentação. É surpreendente que os pequenos partidos sejam pequenos perante uma eloquência tão eficaz.

        Gostar

      • Manuel's avatar
        Manuel permalink
        18 Setembro, 2015 17:33

        Se PS e PAF tiverem menos de 50% pode ficar descansado que o país não acaba e teremos governo. Para mim, era o cenário mais desejável para pregar um grande susto nesta nomenclatura instalada no “pote”.

        Liked by 1 person

      • jimpereira's avatar
        18 Setembro, 2015 21:59

        Texto excelente!
        Me fez lembrar o discurso de Marco Antônio a seguir ao assassinato de Júlio César.
        Você encontrará este discurso, pronunciado de forma inesquecível por Marlon Brando, no filme dirigido por Joseph L. Mankiewicz, em 1953, acessando este link:

        Gostar

      • ricferr2's avatar
        ricferr2 permalink
        18 Setembro, 2015 22:06

        Comecei por elogiar o seu texto, porque a sua descrição das diversas figuras da banda desenhada política nacional estava muito correcta. Depois, nos 2 últimos parágrafos, espalhou-se com a defesa do pateta-mor. Qualquer bandalho sem carácter, fosse de que partido fosse, teria feito o que fez Passos Coelho.É um vendido.
        Não sei que políticas teriam sido possíveis como alternativa. Sei que o que foi feito não resolveu problemas, apenas os adiou. Daqui por poucos anos, estaremos no buraco novamente, e sem EDPs, EGFs, ANAs e outras siglas para vender aos chineses.
        Os “grandes” partidos só são grandes porque têm um orçamento de marketing que lhes permite serem grandes. Ou acha que é com as patacoadas que temos ouvido de Costa, Coelho e Portas que os votos são ganhos? Estes 2 últimos, com os seus discursos sobre as mulheres, têm sido “brilhantes”. Cada cavadela, cada minhoca.
        Não sei se os pequenos partidos governariam melhor ou pior. Ainda não tiveram oportunidade de fazer asneira. Mas, como há décadas que só muda o cheiro, agora prefiro que venham outros. Desta merda já enjoei.

        Gostar

    • João de Brito's avatar
      João de Brito permalink
      18 Setembro, 2015 16:28

      Ricferr2,
      era lindo e eficaz.
      Mais eficaz ainda, só a abstenção.
      Quanto ao texto, resulta claro que o que aí se fundamenta é um voto de classe.
      De classe favorecida.
      Grandemente minoritária.
      Viva a Abstenção!

      Gostar

  17. Democrata com Larga Experiência ― Vende-se's avatar
    Democrata com Larga Experiência ― Vende-se permalink
    18 Setembro, 2015 14:18

    Gostei de ler.

    Gostar

  18. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    18 Setembro, 2015 16:31

    Não me agrada nada o culto da personalidade. Sinto-me perigosamente próximo àqueles tontinhos que foram a Évora gritar “José Sócrates Sempre”.

    Mas revejo-me em absoluto neste texto do Vitor Cunha.
    Apesar de toda borrada que saiu deste governo, Passos e Gaspar (e Maria Luís) têm o meu voto.

    Gostar

  19. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    18 Setembro, 2015 22:12

    ” Estes 2 últimos, com os seus discursos sobre as mulheres, têm sido “brilhantes”. Cada cavadela, cada minhoca.”

    Qual é o problema dos discursos deles sobre as mulheres? Vc. por acaso não sabe quem é que governa a maioria das casas em Portugal? E no mundo?

    É uma vergonha haver gente que pensa que as mulheres são parideiras, como é uma vergonha negar-se que elas são muito melhor gestoras que os homens, não apenas nas empresas como nas suas respectivas casas.

    Eu tinha é vergonha em pensar que as mulheres só servem para andar a mostrar as ancas ao público. E naquela cabeça só terem areia. Isso sim, é uma vergonha. É a mostrarem como meros objectos de desejo, quando elas são isso mas muito mais.

    Mas são mulheres. E são elas que nos ensinam a governar a casa e muitas vezes o nosso dinheiro. É assim em Portugal, é em todo o lado. Só alguma esquerda-caviar em Portugal as toma por meras vacas ao serviço do putanheiro. E por isso, os seus atributos precisam de ser vendidos aos putanheiros, para votar nelas.

    Gostar

  20. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    19 Setembro, 2015 01:27

    Apoiadíssimo, VC.

    Gostar

  21. Diogo Câmara's avatar
    Diogo Câmara permalink
    19 Setembro, 2015 06:09

    Oxalá que o seu voto seja nulo. Deus não dorme.

    Gostar

  22. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    19 Setembro, 2015 11:57

    “Eu é mais tipo” o inglês que se referiu às causas da vitória do Cameron, mais ao menos assim “the devil we know”.

    Gostar

  23. LB's avatar
    19 Setembro, 2015 19:05

    Grande texto. MB.

    Gostar

  24. gato's avatar
    gato permalink
    20 Setembro, 2015 22:05

    Não vão lá votar contra a esquedalhada, não. Prejudicam-se com F

    Gostar

Trackbacks

  1. Darwin explica as sondagens | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.