Saltar para o conteúdo

quem semeia ventos…

6 Outubro, 2015
by

Cavaco diz o óbvio e di-lo há mais de dois anos: o estado em que o país se encontra exige que os partidos do dito arco governativo, que o governam há quarenta anos, se responsabilizem, agora, pelo conserto e reparação do estado em que ele se encontra. Isto significa que a próxima solução governativa tem de ter o comprometimento do PSD, PS e CDS, e que tudo fora disto terá consequências dramáticas de Portugal e para os portugueses.

Evidentemente que os ventos espalhados por António Costa no último ano, com um discurso demagógico à Syriza antes do referendo grego, não facilitará as coisas. Se Costa fosse coerente com os disparates que por aí andou a dizer, só lhe restaria viabilizar um governo com o Bloco e a CDU, para desgraça do país, do PS e sua. Como Costa não será tolo e, ainda que o seja, pelo PS haverá quem o chame ao juízo, essa solução provavelmente nunca o será. Por conseguinte, resta-lhe um entendimento com os partidos da Coligação, que só poderá ser feito de um modo: indo para o governo com ela (a pasta do Trabalho e da Segurança Social ser-lhe-ia muito bem entregue…). Se Costa não tiver condições para isso, porque andou a dizer disparates no último ano, em vez de ter deixado pontes em aberto, que se demita e deixe o lugar para outro. Francisco Assis certamente que cuidaria dele bem melhor. Até, se calhar, o próprio António José Seguro. Quem sabe, até ele mesmo, se puser a cabeça no sítio.

30 comentários leave one →
  1. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    6 Outubro, 2015 22:37

    eu acho que vai ser inevitável 2 ministérios “sociais” e uma secretaria de Estado na área do orçamento para o PS

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      7 Outubro, 2015 00:34

      Deve estar a ver mal o filme. O PS teve 32% de votos e o PP aí uns 10%.

      Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        7 Outubro, 2015 08:32

        O primeiro parágrafo do texto de rui a. explica a necessidade de incluir o PS na governação. É a única forma de blindar o governo. Para mim isso é óbvio.
        O PS terá que ser incluído pela vertente “social” – vão exigir isso. è a vaidade deles. Eaté convém que a Segurança Social lhes caia no colo que é para assumirem finalmente que existe um problema de sustentabilidade. E convém ter alguém na área do Orçamento que é para se co-responsabilizar com os deficits e com as exigencias europeias.
        Não estou a dizer que sejam o Silva Pereira ou o Sergio Sousa Pinto. mas poderão ser académicos da área do PS – se calhar ministros-sombra que estavam na calha caso tivesse sido o PS a ganhar as eleições.

        Ou a coligação inclui o PS ou não dura um ano. E o que é que interessa ao Zé Pagante de impostos ? É um sistema de jogatanas políticas com governo acima e abaixo, com Coligação e PS a espreitarem as sondagens para ver quando é que será mais favorável provocar eleições antecipadas ? Ou interessa que a tasca seja governada com poucos sobressaltos ?

        É que o resultado eleitoral, para o bem ou para o mal, colocou o PS numa posição ainda mais vantajosa do que se tivesse ganho as eleições. Porque ganhando tinham que colocar a carne no assadouro e assumir a responsabilidade por inteiro. No cenárioa actual o PS está em condições de influenciar fortemente a governação sem ter que assumir aquela responsabilidade. Daí que tenha que ser trazido para o governo, para partilhar tachos, poder e responsabilidades.

        Questão diferente é se eu gosto deste cenário. Mas isto não vai lá com likes.

        Gostar

  2. LTR's avatar
    LTR permalink
    6 Outubro, 2015 22:49

    Os “sábios” do PS já se pronunciaram?

    Gostar

  3. LTR's avatar
    LTR permalink
    6 Outubro, 2015 22:50

    Já sei: o doutor Costa a partir de agora é sábio.

    Gostar

  4. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Outubro, 2015 23:02

    o costa baba-se, não está em condições.
    Borrava as portarias todas ao assinar.
    O papel está caro, não desperdicem.
    O marocas é problema
    Não se baba mas é incontinente no discurso.
    O ferro é bom porque de feio, mete medo.
    Agora que Nóvoa e Belém estão resignados.
    O Peésse não deve apoiar nenhum!
    Vou reflectir, pode ser a minha oportunidade.
    Aos que me apoiarem, dou prendas, claro.
    Já os vejo a perfilar-se.
    A zazie é difícil, exigente, calejada
    Com ela avançaria sem rebuço.

    Gostar

  5. braveman's avatar
    6 Outubro, 2015 23:24

    Discordo totalmente, aliás será perfeitamente suicida para o PS entrar na coligação governamental e altamente negativo para o país.

    Temos em cima da mesa 3 cenários:

    1 – Frente de esquerda… O PS arrisca neste cenário anos de ostracismo tipo Labour com anos a ver a direita com maiorias absolutas. Os eleitores de centro não lhe perdoarão ter subvertido os resultados eleitorais ainda que legalmente. Agravado pela perspectiva de uma coligação de esquerda ter uma duração provável sem rupturas de um governo minoritário, muito curta.

    2 – Coligar-se ao PàF… Perde ao centro e perde à esquerda… porque o centro tenderá a premiar o líder da coligação se o trabalho resultar e a penalizar todos se o o trabalho governamental não for bem sucedido. Perderá sempre os eleitores mais à esquerda que se deslocarão sobretudo para o BE que arrisca a substituir o PS em termos de resultados eleitorais, sendo visto pelos eleitores dessa área política como a única verdadeira alternativa. Uma espécie de PASOK vs Syriza à portuguesa,

    Aliás neste cenário quem se torna o líder da oposição? isso mesmo, Catarina Martins…
    (isto não contando com a maior aparelhização do estado)

    3 – Acordo parlamentar de 2 ou 3 orçamentos … É a única posição viável, a única que permite mostrar ao centro responsabilidade de estado mantendo-se como a voz da oposição. a linha é estreita mas será a única que permitirá que os eleitores possam entender o PS como uma alternativa de poder ainda que mais tarde possa trazer um BE para um governo seu, mas aí numa posição de força muito diferente da atual. é também a oportunidade de lamber as feridas e ganhar tempo para colar os cacos, e António Costa relegitimar-se (o que é fundamental dadas as circunstâncias)…

    Como vemos, nem é só uma questão de pensar no país, mas mesmo de sobrevivência política do PS

    Liked by 1 person

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      6 Outubro, 2015 23:39

      Discordo: o país não pode estar 2, 3 anos à espera de reformas e de uma nova definição política maioritária. Isso é para tempos em que os cofres do estado não estão vazios.

      Gostar

      • Manuel's avatar
        Manuel permalink
        7 Outubro, 2015 00:47

        Que reformas? Com maioria absoluta tivemos a brilhante “reforma do estado” do sr Paulo Portas, num governo de compromisso ou coligação vamos ter mais do mesmo, assalto ao “pote ” e os portugueses que peguem na mala de cartão e os que cá ficarem vão empobrecendo.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        7 Outubro, 2015 08:29

        A “reforma” de que falam é pura e simplesmente inconstitucional.
        Os que queriam e querem, ou recriminam os passolas da damaia e o paulinho das feiras por não a ter feito são reaccionários “fássistas” com um desprezo total pela nossa constituição socialista.

        Gostar

  6. MJRB's avatar
    7 Outubro, 2015 03:05

    Leiam o mais recente post no Do Portugal Profundo. Aquilo será possível ? Por que não ?

    Gostar

    • ingenuo's avatar
      ingenuo permalink
      7 Outubro, 2015 10:25

      A ser verdade, é mais do que um atentado à democracia. É um atentado ao estado de Direito.

      Cá estaremos para ver se fizerem a limpeza que se adivinha aos processos judiciais do Sócrates, Relvas, Marco António Costa, vistos Gold e, vergonha das vergonhas, Ricardo Salgado.

      Só com exposição pública é que se consegue deter as “negociatas” dos aventais & quejandos.

      Gostar

  7. Diogo Câmara's avatar
    Diogo Câmara permalink
    7 Outubro, 2015 04:09

    Ai, ai…!!! Agora o Parodiante já faz falta aos PaFistas 🙂 . Isto vai ser uma alegria 🙂

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      7 Outubro, 2015 07:56

      É evidente que sem o PS não teremos governo, mas o apoio do PS vai melhorar o desempenho do governo? Não me parece. Se o PS apoiar o orçamento a coligação deve avançar e mostrar que faz melhor do que fez nos últimos 4 anos.

      Gostar

  8. Ausente52ausente52's avatar
    7 Outubro, 2015 07:28

    Portugal foi é conhecido na estranja como um país “algo” ingovernável.

    Gostar

  9. queima beatas's avatar
    queima beatas permalink
    7 Outubro, 2015 09:51

    O típico á moda do Costa seria o presidente dar prioridade á ponderação de uma solução de governo com quem perdeu as eleições. O ainda líder do PS que se dirija a Belém, como fez Passos, e apresente a sua proposta baseada na esquerda que temos bem a leste da Europa, que Cavaco Silva não deixará de o receber e avaliar por comparação o que será melhor para Portugal. Mexa-se.

    Gostar

  10. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    7 Outubro, 2015 10:31

    Mais uma vez o Partido Socialista não está à altura da situação. Nos últimos 20 anos o PSD e o CDS deixaram passar no Parlamento três governos minoritários do PS, 1995, 1999 e 2009, seis orçamentos de estado e três PECs! O PS que está feito em frangalhos, só tinha de dizer que em nome da estabilidade governativa do país deixa passar o governo e o OGE para 2016, e depois dedicava-se a arrumar a casa, porque tem muito que arrumar.
    Mas não! como é costume num partido que é um verdadeiro cata-vento, principalmente quando está na oposição, o PS vai entreter-se a fingir que quer negociar à esquerda e à direita, para chegar não se sabe bem aonde.

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      7 Outubro, 2015 13:11

      Concordo, até é aceitável que o orçamento de estado seja de compromisso, tanto quanto possível, tendo presente os programas dos 3 partidos.

      Gostar

  11. jp's avatar
    7 Outubro, 2015 10:51

    queridos,direitinhas,chegou a hora do aperto.bloco central com o ps,nunca mais.está fora de causa,o costa disse isso. e os socialistas não querem .baixarem as calças e cederem a muitas propostas do ps,para o contentamento de pulhas como voçes é o que pode vir acontecer.a minha preferência, é um governo do Ps/bloco,com apoio parlamentar dos comunistas. a direita mete-me nojo.

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      7 Outubro, 2015 11:29

      pela forma com escreve, até gramaticalmente,deve estar a confundir o cheiro consigo próprio e por isso fica enojado.

      Gostar

    • ingenuo's avatar
      ingenuo permalink
      7 Outubro, 2015 13:51

      lol… Espero bem que tenha o que deseja… depois cá estaremos, certamente com maioria absoluta, para limpar a vossa mer**.

      Cumprimentos à tia.

      Gostar

  12. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    7 Outubro, 2015 11:08

    “… o estado em que o país se encontra exige que os partidos do dito arco governativo, que o governam há quarenta anos, se responsabilizem, agora, pelo conserto e reparação do estado em que ele se encontra. ”
    .
    Há qualquer coisa de errado neste pensamento. Os partidos nunca são responsáveis pelas decisões que tomam quando estão no governo. Se o fossem teriam de sofrer sanções pesadas quando deixam o país chegar à bancarrota. Deviam até poder ser ilegalizados, Agora chamá-los ao poder para “consertar” e “reparar” o mal que sempre fazem parece-me uma ideia muito esquisita, tanto mais que denota um desconhecimento do que é a natureza do socialismo e do que representa a sua actuação.

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      7 Outubro, 2015 11:33

      ó filho…a Constituição Portuguesa proíbe, entre outras coisas, partidos que advoguem sistemas ditatoriais. É assim uma expressão lata a DITADURA do proletariado? Já foi ilegalizado? ou andamos a apanhar bonés passando entre os pingos da chuva?

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        7 Outubro, 2015 12:26

        Esse devia ter sido ilegalizado em 25/nov/1975, mas infelizmente teve apoios e agora anda por aí a ajudar a dar cabo disto tudo.

        Gostar

  13. insider's avatar
    insider permalink
    7 Outubro, 2015 12:11

    até parece que não foram os partidos do dito arco governativo que não contribuiram para o estado em que o país se encontra

    Gostar

    • ingenuo's avatar
      ingenuo permalink
      7 Outubro, 2015 13:57

      Com 10% dos votos cantam muito de galo.

      Basta só lembrar aquilo que os partidos do dito arco irresponsável conseguiram entre Abril de 1974 e Novembro de 1975…. Directamente responsáveis pela primeira vinda do FMI em 1977-78 com Mário Soares.

      Estes estimados Srs tão bem representados pelo Insider, tem umas mãozinhas que são a inveja da industria pornográfica mundial: onde tocam, fod*m logo tudo… e por 10 anos no mínimo.

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        7 Outubro, 2015 14:37

        as três vezes que chamaram, clamaram, pediram de joelhos para nos salvarem, foram os socialistas “de esquerda” que o fizeram….portanto não recriminem o Tsipras nem o Syriza porque isso é um hábito da esquerda

        Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        7 Outubro, 2015 16:41

        Ó Tiradentes, não há socialistas de direita. Todos são de esquerda.

        Gostar

  14. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    7 Outubro, 2015 12:41

    vai lamber sabão…

    Gostar

  15. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    7 Outubro, 2015 14:35

    Se o passolas da damaia e o paulinho das feiras já aplicaram muitos pecs (praí uns vinte na minha perspectiva) então não é verdade que a troika tenha vindo porque eles não tenham aprovado o PEC IV.
    Aliás o PEC IV então seria o início da “Troika interna” só que sem dinheiro. E tinha de se pagar ordenados e pensões neh?

    Gostar

Deixe uma resposta para Procópio Cancelar resposta