Saltar para o conteúdo

as «asneiras» de cavaco

7 Outubro, 2015
by

Anda meio mundo agastado com Cavaco Silva, mas, muito francamente, não me lembro de o ter visto tão bem na sua longa carreira política de mais de trinta anos. Na verdade, pelo menos desde a crise do «irrevogável», que Cavaco tem alertado o país e os partidos para o óbvio: que o estado lastimável de Portugal não se resolve com duas tretas, nem sem um consenso durável entre os partidos que têm responsabilidades governativas neste regime: PSD, PS e CDS. Como é que isto é feito, não cabe a Cavaco, no contexto actual dos seus poderes constitucionais, dizê-lo, podendo, quando muito, aconselhar os responsáveis políticos. Ainda assim, o homem fez mais do que lhe competia, sugerindo, já nesse distante mês de Julho em que Paulo Portas deitou fogo ao circo, um pacto com o PS, com o qual praticamente garantia a este partido o regresso ao poder no prazo de um ano, assim ele garantisse as condições de governabilidade durante esse período de tempo. Seguro, que não teve coragem para enfrentar a gerontocracia do PS, encolheu-se e acabou assado no espeto por aqueles a quem temeu enfrentar. Hoje, se o PS não está no governo, só poderá queixar-se de si mesmo. E poderá até ver-se afastado do governo por muitos e bons anos. Bastar-lhe-à, para isso, prolongar, por mais umas semanas, os esponsais com o Bloco e a CDU, sem necessidade de contrair matrimónio ou sequer de ir ao castigo, e rebentar novamente com as (frágeis) contas públicas. Dentro do partido haverá quem trate do assunto. E, cá por fora, também.

22 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    7 Outubro, 2015 18:57

    “Tá” a analisar mal a situação do P”S”. O partido vence de caras as próximas legislativas participando ou não no próximo governo com o P”S” e o PP. Basta-lhe eleger como secretário geral o JLelo ou o Lacão-e-já-tá ! Com o Vitalino idem.
    Sobretudo com o Lelo PM, o P”SD” não volta a governar durante 4 legislaturas !

    Gostar

  2. Francisco Miguel Colaço's avatar
    7 Outubro, 2015 19:15

    MJRB,

    Há dois governos possíveis:

    1) PS+ BE + CDU: dura seis meses, como o grego, e iremos senti-lo no lombo. Lembro que a Nova Democracia, hámenos de um ano atrás, tinha deixado a Grécia em crescimento de 3%. O PS acaba pasokado, e talvez veja que o povo não é assim tão sereno quando lhe lixam o futuro.

    2) PSD + CDS viabilizado com a abstenção do PS. Dura quatro anos, porque o PS não o pode derrubar (une autre fois 1985 et Cavaco). O PS será refém do Governo e, salvo grosso erro por parte do último, nada ganhará em o antagonizar abertamente. A História repete-se, e o eleitorado prejudicará severamente uma vez mais quem derrubar o governo quando a economia cresce. Em 1985 o PRD desapareceu, em 2016 pode ser o PS a desaparecer — para alívio de todos nós.

    De qualquer modo,o BE brilhou como uma supernova, e vai esboroar-se com o agravamento da situação na Grécia ou, pior se for para o governo, com a situaçlão em Portugal. A Martis teria de ver qual é o tamanho de colete à prova de bala para ela (ancas de hipopótamo, série H) caso venha a fazer parte do governo e parta isto tudo aos bocados.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      7 Outubro, 2015 23:14

      FMColaço,

      2) Este P”S” & quem colocou o AC/DC no Rato, é aventureiro e está sedento, PRECISA MUUIIIIIITO de voltar ao poder. Porque irresponsável, fracturado internamente e sem tino, não se importará de implementar uma política de terra queimada ou seja, mandando às malvas mo momento que considere certo, qualquer acordo.
      Se o futuro governo P”SD” + PP for obrigado por qualquer motivo a sujeitar-se a eleições, vence com maioria. E, se como Vc. presume, a economia crescer nesse momento eleitoral, então o P”S” perde imensos apoios, inclusivé dos “agentes” económicos, empresariais e outros.

      Não prevejo que o futuro governo dure até 2019.

      O BE e a CDU, se integrarem um governo liderado pelo P”S”, cederão a alguns dos seus projectos políticos. O poder atrai-os, têm esta extraordinária oportunidade. Caído esse governo, perdem os “socialistas”, os comunistas e os bloquistas.
      (Não acredito que Cavaco aceite esse governo. Preferirá, estartegicamente, dar posse a um governo liderado pelo PPCoelho para…provocar eleições).

      Quem é a Martis ? A Margarida Martins, actual presidente da Junta de Arroios(P”S”), que no início dos anos sessenta era a porteira do Frágil e que impedia certo pessoal que não conhecesse de frequentar o local, incluindo, contaram-me, um certo Costa, então novato e sem estatuto algum que descia do Príncipe Real à Rua da Atalaia ?

      Gostar

      • Vladomiro, o Conspirador's avatar
        8 Outubro, 2015 03:16

        Margarida Martins, aquela que disse, em voz lata e a rir, que enquanto houvesse pobrezinhos e doentes com SIDA, ela tinha emprego garantido?

        Gostar

      • MJRB's avatar
        8 Outubro, 2015 03:50

        errata: “Margarida Martins(…) que no início dos anos oitenta

        Gostar

  3. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    7 Outubro, 2015 20:12

    Se Salgado Zenha regressasse, o caminho do PS era claro.
    Crítica acesa, mas não destrutiva ao governo em exercício.
    Alternativas bem estudadas, equilíbrio e sagacidade.
    Postura ética irrepreensível. Nada disso existe no peésse, desde o capicua.
    O capicua soube reunir a famiglia. Distribuiu o que não era dele. Fácil.
    Apoiou-se na rioforte, mal sabia que estava seco à partida.
    O capo levou à certa o labrego da aldeia, mesmo disfarçado de querubim.
    Deixou-o estoirar com o país, com tudo o que havia de sadio dentro do partido.
    Os partidos tinha ele na mão, mesmo os insuspeitos.
    O plano estava concebido: dominar a maralha, os bancos nacionais, a comunicação social, as empresas de construção civil, as secretas, os empresários da noite. Apoios incondicionais em advogados influentes. Um dia os historiadores descobrirão as contrapartidas. Parcerias abertas com mexias, e se mexeram no nosso bolso com barragens desnecessárias! Amizades súbitas com o loureiro, com o duarte lima. Falta esclarecer.
    O rioforte usou-o, sabia bem o que queria.
    Ao pé dele o alves dos reis foi uma criança.
    Os suiços, os yanques, a nobreza negra da city, o luxemburgo, nem toparam!
    E queriam que os de cá soubessem. Os cornos são os últimos a saber.
    Em resumo: quando a bomba explodisse cá estávamos nós para pagá-la.
    O jogo ainda não está fechado.
    A “omertá” funciona ainda, embora comece a abrir brechas, diz-se.
    Quantas mais visitas, e mais longas, ao capicua, mais insistência na “omertá”.
    A famiglia e o cavaignac aguardam ansiosamente uma aberta.
    Nos tempos que correm tudo é possível.
    Quando já não parecia possível, há quem tenha mostrado coragem, palavra maldita, determinação, discernimento. Chama-se Pedro Passos Coelho.
    Votei nele pela primeira vez no passado dia 4.
    Vai ser muito duro, mas ainda falta o mais difícil.

    No meio desta nuvem de fumo, como transformar o PS num partido decente?
    É pena, faz falta uma oposição de verdade.
    Uma oposição que não vergue, nem titubeie.
    Com os histerismos das ancas largas.
    Com as vozes cavernosas das estepes.
    Um partido capaz de mostrar competência. Bem preciso era.
    Eu gostava de acreditar em milagres.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      7 Outubro, 2015 23:18

      Salgado Zenha foi um político fora de série, honesto e culto.
      MSoares teve a chamada sorte por terem falecido FSá Carneiro e SZenha.

      Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        7 Outubro, 2015 23:23

        O Soares arrumou com o Zenha, é bom não o esquecermos. Zenha que, aliás, serviu de barriga de aluguer ao PC, nas presidenciais em que o Soares o esventrou politicamente. Já com o Sá Carneiro a conversa era outra. Mas o Soares teve, inquestionavelmente, o seu papael na História e devemos-lhe a resistência ao Verão Quente. Foram ele, a Igreja, o MDLP e a CIA. Que trabalhavam, aliás, em relativa harmonia…

        Gostar

  4. VL's avatar
    7 Outubro, 2015 21:52

    É pegar em armas e correr com os comunistas e bloquistas daqui para fora se tentarem ocupar o poder com 10% cada um como estão a tentar. Nós estamos atentos e estamos alerta, pá! Ninguém dorme.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      7 Outubro, 2015 23:21

      Discordo. São partidos legalizados, concorrentes a eleições, obtiveram apoios e votos.

      O PC é útil, entre outras coisas, para serenar ânimos exaltados — VL sabe porquê ?

      Gostar

      • LB's avatar
        7 Outubro, 2015 23:37

        Não, não é legítimo partidos que não ganharam as eleições agruparem-se posteriormente para ocupar o poder. É uma fraude e uma perversão dos resultados eleitorais. Por essa lógica só poderia haver maiorias absolutas sempre e isso é uma perversão da democracia. Um governo minoritário é legítimo pq ganhou, foi o mais votado e pode conseguir acordos pontuais no parlamento. Os governos minoritários são, aliás, os ideais. O problema é que há sempre uns fdp prontos a perverter e a interpretar erradamente a realidade, e a falsear a perspectivas com o seu esquerdismo fanático. Mas não passarão. Não passarão.

        Gostar

      • Vladomiro, o Conspirador's avatar
        8 Outubro, 2015 03:20

        LB: chame-lhe uma “entorse” dos resultados…

        Gostar

  5. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    7 Outubro, 2015 22:08

    não teria sido má ideia o velho ter cumprido o artigo 187 nr. 1 da constituição.

    nada o obriga a agir conforme o que lhe dizem mas tinha a obrigação de receber um e cada um dos chefões de cada agrupamento.

    acredito que vomite ao ver alguns mas isso não interessa. tivesse tomado umas pastilhas para a digestão.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      7 Outubro, 2015 23:26

      Também Vc. tem razão nisto: afinal quem obteve mais votos foi o P”S”. A PaF ficou em terceiro lugar se contados os votos do P”S” + CDU + BE. E o P”SD” em segundo lugar, atrás do P”S” –partindo do princípio de que o PP teria…
      Deixemo-nos após este resultado eleitoral, da treta “esquerda” – “direita”, porque (além de os “socialistas” serem social democratas envergonhados com pontuais práticas capitalistas) Cavaco pediu –e bem– para ir a Berlém quem obteve mais votos.

      Gostar

  6. MJRB's avatar
    7 Outubro, 2015 23:34

    Rui A, 23:23

    Foi uma decisão estratégica de SZenha. Quis o poder sem medir conveniente e muito concretamente todas as “forças” (incluindo ocultas).
    De acordo também: FSá Carneiro fez falta ao país, “a conversa” seria outra com e por causa de MSoares, sem dúvida na ocasião um político determinante na Fonte Luminosa e noutros locais, também com…o MRPP, padres, bombistas, americanos & money.

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    7 Outubro, 2015 23:40

    “Acho” que o PRepública devia ter chamado ontem a Belém não PPCoelho mas sim o AC/DC acompanhado pelo PDR, PAN, CDU e BE, para lhes pedir um projecto de governo, respectivos ministros e secretários de estado.
    (Que ousadia, convidar a coligação, vencedora).

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    7 Outubro, 2015 23:47

    LB, 23:37,

    Mas eu limitei-me a opinar (23:21) que o PC e o BE são partidos legalizados, aceites por razoável percentagem dos portugueses, submetem-se a sufrágios, têm apoios, votos e estão representados na ARepública. Ponto.
    (Não estou a apoiar um governo P”S” + CDU + BE, porque será um executivo fátuo, desconcertável).

    Reafirmo: o PC é útil neste momento, na sociedade tuga. VL e LB sabem porquê ?

    Gostar

    • Vladomiro, o Conspirador's avatar
      8 Outubro, 2015 03:20

      MJRB, eu não sei mas gostava de saber. Explique-me, por favor. Obrigado.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        8 Outubro, 2015 04:06

        Vladomiro,

        O PC é, HOJE, um partido comunista moderado. Integrado na sociedade que o não rejeita e nalguns casos admira.
        Controla a CGTP, central sindical que tem este mérito: controla ânimos que ao logo de décadas teriam sido bastante violentos, com vítimas.
        Etc., etc.

        Sou amigo de três militantes do PC, pessoas extraordinárias, sérias, trabalhadores incansáveis, sempre com o objectivo de serem úteis à sociedade. E conheço outros igualmente respeitáveis.

        Vladomiro,
        Note isto e não me chame “comunista”: por exemplo nas autarquias ou na ARepública, os autarcas e deputados do PC são respeitados e fazem amizade com congéneres de partidos do centro e da direita….

        Gostar

Indigne-se aqui.