Saltar para o conteúdo

18 dias

22 Outubro, 2015

Este é o 18º dia depois das eleições legislativas. É garantido que são necessários – pelo menos – 18 dias para que o apregoado sonho molhado abrilista da união geral das esquerdas aconteça. Quando começarem a discutir específicos sobre a distribuição do dinheiro que não existe, quantos dias serão necessários? Se a coligação PS + BE + PCP + PEV é tão natural, porque necessita de – pelo menos – 18 dias para acontecer? Portugal não está necessitado de um governo patriótico de esquerda que o salve da austeridade e do imperialismo teutónico? Uma pessoa normal, em 18 dias, ingeriu – pelo menos – 54 refeições completas, 9 litros de água, 3,6 kg de carne e peixe; dormiu 144 horas – são 6 dias completos -, teve – pelo menos – 2 relações sexuais, defecou – pelo menos – 18 vezes, urinou – pelo menos – 40 vezes e caminhou – pelo menos – 72 km. 18 dias servem para ir a Fátima a pé de qualquer parte do país e ainda sobra tempo para postar 40 instagrams de pés inchados. Porém, 18 dias não servem para concretizar a união que “toda a gente” deseja, anseia, pela qual daria o primogénito.

18 dias servem para – pelo menos – 216 farsas teatrais ininterruptas.

53 comentários leave one →
  1. AntónioF's avatar
    AntónioF permalink
    22 Outubro, 2015 10:45

    Caro «vitorcunha»,
    fica uma pergunta por fazer: em 18 dias quantas foram as visitas ao «site‘liberais domésticas e doidas’» (*)?

    (*) Site por si referenciado em https://blasfemias.net/2015/08/11/e-e-mesmo-a-mesma-coisa/

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      22 Outubro, 2015 10:49

      250.000.000. Mais ou menos 10%. O número rigoroso não se sabe enquanto não soubermos quantos Miguel Abrantes existem.

      Gostar

    • anonimo's avatar
      anonimo permalink
      22 Outubro, 2015 12:47

      ToinoF,
      Nota-se que evitas utilizar expressões com o verbo haver como forma de matar à nascença a dúvida sobre a utilização da grafia correcta. Parabéns. Foram muitos anos a dar aulas…é muita experiência acumulada.

      Gostar

  2. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    22 Outubro, 2015 10:49

    Como as esquerdas são muito, digamos, eróticas, precisam de 9 semanas e meia. 18 dias é só o inicio da relação escaldante.

    Gostar

  3. procópio's avatar
    procópio permalink
    22 Outubro, 2015 11:03

    Não quero participar a segunda vez no mesmo filme
    Fui militante comunista e vivi durante 14 anos na URSS. Por isso sei que, não fosse o 25 de Novembro de 1975, e muitos dos que defendem a aliança com o PCP estariam a picar pedra numa região remota.
    Só a ideia de que é possível ver a extrema-esquerda no governo do meu país, deixa-me envergonhado e indignado. Como será possível o Partido Socialista, que se diz europeísta, que não põe em causa a presença de Portugal na União Europeia, no Euro e na NATO, faça uma coligação com partidos que defendem exactamente o contrário?
    Um dos meus amigos socialistas que defende essa aliança escreveu no Facebook: “Aquilo que aqui quero deixar agora, como testemunho pessoal fundado na minha própria experiência de trabalho em comum, é que os comunistas com quem trabalhei e o PCP com quem estive coligado, enquanto socialista militante e dirigente do PS, são portugueses honrados, trabalhadores empenhados e dedicados, que respeitam a palavra dada e honram os compromissos que assumem. Não são, na minha modesta opinião fundada também na observação e vivência pessoal, hoje, nem serão no futuro, nenhuma ameaça ao nosso sistema democrático e às suas regras. Mais, são, também o tenho sublinhado muitas vezes, um dos mais importantes garantes de respeito pela preservação da ordem publica, mesmo no decurso dos mais acirrados protestos politicos ou sindicais”.
    Este meu amigo parece ter-se esquecido da história e dos clássicos do marxismo-leninismo-estalinismo, que continuam a ser o catecismo da extrema-esquerda em Portugal. Já não se lembra das tácticas previstas nos manuais comunistas de que, para tomar o poder, faz-se até alianças com o diabo. Talvez não tenha lido a entrevista que a deputada da CDU Rita Rato, formada em Relações Internacionais na Universidade Nova, deu ao Correio da Manhã, onde afirma não saber o que é o “goulag” (rede de campos de “reeducação” soviéticos).
    Como é do domínio público, fui militante comunista e tive a oportunidade de viver durante 14 anos numa sociedade por eles edificada na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O Partido Comunista Português, ao que eu saiba, nunca se demarcou dos hediondos crimes cometidos por Lenine e Estaline, continua a ver nestes dois carrascos “timoneiros do povo”, sempre foi fiel e servo do Partido Comunista da União Soviética até ao fim deste. E, para os que já se esqueceram, não fosse o 25 de Novembro de 1975 e a pressão exercida pelos dirigentes soviéticos sobre Álvaro Cunhal, e muitos dos socialistas que defendem hoje a aliança com os comunistas estariam pendurados em postes de iluminação ou a picar pedra algures nalguma pedreira numa região remota.
    O Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda estão contra a integração de Portugal na União Europeia, contra o Euro, contra a NATO. E o que nos propõem como alternativa: atirarmo-nos todos ao mar ou aderir à União Económica Eurasiática e ao Tratado da Organização de Segurança Colectiva?
    É verdade que a União Europeia está longe da perfeição e mergulhada numa profunda crise, que os portugueses, incluindo eu, foram e continuam a ser massacrados por medidas económicas honorosas, viram o seu nível de vida descer bruscamente, mas é necessário procurar novas alternativas e não propôr a repetição de ideias utópicas. Os comunistas-bolcheviques russos prometeram, em 1917, paz, pão e terra, mas o povo recebeu uma guerra civil que ceifou milhões de vidas, fomes que mataram mais uns milhões e os camponeses ficaram sem a terra que tinham, tendo muito deles ganho apenas um quinhão nalgum cemitério ou nas imensidões da Sibéria.
    Se querem fazer novas experiências sociais, não as façam em pessoas, façam-nas em cobaias, se o PAN autorizar.
    Lanço aqui um apelo aos amigos socialistas para que olhem para o Norte da Europa e vejam que há países que encontraram a prosperidade fora do comunismo. Para isso, não é preciso repetir utopias, mas fazer de Portugal um país menos corrupto, onde a justiça funcione, onde todos paguem impostos, onde os mais desprotegidos não sejam esquecidos.
    Por favor, não me obriguem a participar duas vezes no mesmo filme, pois este segundo não será ficção como o “Good bye Lenine”.
    Milhazes

    Liked by 2 people

    • Tiro ao Alvo's avatar
      22 Outubro, 2015 11:55

      A malta do PS, a quem o poder já cheira, não quer saber o que pensam pessoas como o Milhazes. Eles não estão nessa. Esperemos que os outros socialistas e todos os que prezam a liberdade e o progresso, abram os olhos e saiam da sua área de conforto, para se ver quem e quantos apoiam este caminho que o Costa e seus acólitos actuais, estão a trilhar.
      Aguardemos com calma.

      Gostar

    • asam's avatar
      23 Outubro, 2015 11:07

      Caro Procópio,
      o pc nunca há-de assumir isso. Há-de passar ao esquecimento. Um dos princípios do comunismo é que nunca erra. Também por isso é que digo que ser comunista é um acto de fé. Actualmente só tem paralelo com o islamismo: em que o profeta é perfeito e o que escreveu também. Logo inquestionável. As questões do comunismo têm apenas a ver com intensidades, um pouco como saber se um muçulmano pode rezar menos de 5 vezes por dia.

      Gostar

  4. Bolota's avatar
    22 Outubro, 2015 11:11

    Vou resumir, APAVORADOS.
    Não deram ouvidos ao Bolota e o resultado está aqui. APAVORADOS.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      22 Outubro, 2015 11:14

      Isso não é bom, doutor calhau? Não é quando não estão apavorados que o Campo Pequeno é remédio santo? Não lhe diria para pensar antes de escrever, diria para pensar. Mas não direi.

      Liked by 1 person

      • Bolota's avatar
        22 Outubro, 2015 11:54

        vitor vou repetir, APAVORADOS. Mas sempre lhe digo, Cavaco deve dar posse á quadrilha apesar de terem perdido 25 deputados. Para pelo menos para apresenterem um esboço de OE junto da UE, coisa que já deviam ter feito.APAVOTADOS.

        Gostar

    • holonist's avatar
      holonist permalink
      22 Outubro, 2015 11:18

      Apavorados ? AHAHAH. Voces e que sempre quiseram o poder pela força das armas , por acaso tu meu suino ja pensaste quem e que vos apoia agora? Os hipsters dos ipads e os paneleiros do Livre ? Quando isto der o berro vai ser giro , bem vao ter que ir buscar os ossos do Cunhal para se defenderem que ate comunas ja nao se fazem como antigamente.

      Liked by 1 person

      • António Costa é o Salvador's avatar
        António Costa é o Salvador permalink
        22 Outubro, 2015 11:41

        Deve ser o Ferro Rodrigues com aquela boca de sapo ou a borboletazinha do Galamba que os protege. Há uns anos na Faculdade de Letras de Lisboa os comunas, eram para aí 200, fizeram uma espécie de cordão contra a entrada de elementos do PNR na faculdade, quando os tipos do PNR chegaram não era 20 ou 30, os comunas fugiram todos e chamaram a polícia.

        Gostar

  5. Gonçalo's avatar
    22 Outubro, 2015 11:25

    Os dados estão lançados e, para Costa, já não há recuo possível.
    Mas para o PS ainda há uma saída.

    Costa fugiu em frente e, consigo, arrasta o PS e os eleitores que nele votaram mas que não escolheram o que Costa quer fazer.

    A estratégia eleitoral de Costa foi de largar a direita, contando que a insatisfação nessa área lhe garantiria – sem mais esforço – os votos necessários, concentrando os seus esforços e argumentos à esquerda. Apontou para aí as suas políticas e o seu discurso. E perdeu…
    Mas é esse discurso que Costa manteve depois da sua derrota. O discurso orientado para os votantes que… lhe fugiram.
    Pelo que Costa está a usurpar os votos do PS (os 32% que ficaram lá), agindo nos termos dos votos que perdeu (ou que não conquistou) à esquerda.

    Uma trapalhada…

    Como resultado disto, serão as políticas demagogas que conquistaram 20% dos votantes (mais à esquerda) que governarão o País.
    Nesta fuga para a frente, os prognósticos não precisam ficar para depois (como diria o outro. São simples de concluir: Costa aposta tudo e vai perder. O PS ou segue com ele ou perderá o mesmo. Simplesmente, enquanto Costa é substituível, a perda do PS poderá ser definitiva. Porque na frente de esquerda que se está a formar, a força está com os dois mais pequenos.
    Mas, com todos estes, perderá o País. Mais um ano de desbunda e três de recuperação. Quatro anos perdidos para voltarmos à situação atual. São estes os prognósticos.

    Cavaco deve nomear Passos.
    Dessa forma, cumpre os preceitos usuais e obriga o PS (e a esquerda) a quebrar, pela negativa, a coligação vencedora das eleições.
    O Governo de esquerda que se segue só poderá subsistir com o PS ajoelhado perante os dois parceiros mais á esquerda. Porque a aposta nesta solução é do PS (ou de Costa). Porque para os outros, são só mais-valias se conseguirem impor as suas exigências. Porque sabem que não podem ceder para políticas de austeridade o que provocaria uma razia na sua base de votantes que votaram claramente (os referidos 20%) nas opções demagógicas tipo Siryza/Comité Central.

    Pelo contrário, o PS tem tudo a perder se segue com isto. As suas cedências (não há saída) trarão mais défice, menos investimento, mais desemprego, fim dos financiamentos externos necessários, mais dívida. E isto tudo muito rapidamente.
    Para Costa, entende-se este caminho. Era isto ou … isto.
    Para o PS, terá a palavra o PS. E quem possa defender as políticas que garantiram os 32% obtidos.

    O PS quer a nomeação de Passos. Isso dá-lhe tempo para tentar dobrar (o que for possível) o BE e CDU. O argumento é simples e é o “do mal, o menos”. Ou o PS ou a direita. Só que, para esses partidos, qualquer austeridade será má e será impossível de gerir (e de votar a favor dela). Daí que o PS vai esconder o acordo que será sempre um acordo mau para o PS pois conduzirá (mais uma vez) o País à bancarrota.

    A saída existe e está nas mãos do PS histórico, de gestão prudente. Mas essa solução impõe a saída de Costa, a cedência total (talvez por dois anos) do País à coligação e o reforço (mais um pouco) da sua esquerda. Mas, mesmo assim, será uma perda controlada face ao fim do partido (com consequências graves para o País) caso se valide e se siga em frente com a loucura de Costa.

    Gostar

  6. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    22 Outubro, 2015 11:25

    O Sr Presidente da Republica devia deixar de ter medo da democracia, e ter empossado como 1º Ministro no dia seguinte à publicação dos resultados eleitorais, o ganhador das eleições. 18 dias são para pensar o quê?
    É o que resulta de ter uma organização com 500 assessores, cada um a dar o seu parecer. Também aqui Portugal devia levar uma varridela.

    Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      22 Outubro, 2015 11:42

      Só agora é que vês. Montes de vezes aqui referi que a Presidência custa o dobro da casa real espanhola (16/8). Na bancarrota de 1892 o rei D carlos abdicou de parte do orçamento da casa real e cá? Para que servem 500 pessoas num órgão completamente inútil? São as tais gorduras que o Passos não viu e preferiu cortar em salários e pensões, agora vem a esquerda demagógica e repõe tudo outra vez! Mas isto é um estado decente, ou é um “sítio” mal frequentado.

      Liked by 1 person

      • JP Ribeiro's avatar
        JP Ribeiro permalink
        22 Outubro, 2015 12:14

        Há muitos anos que vejo, e me revolto contra as gorduras do Estado em todo o lado, uma verdadeira conquista de abril. Mais: se o Estado fosse mais leve havia menos gente a querer ir ao pote do mel, logo menos luta politica de vida ou morte. Se se acabasse gradualmente com a miríade de impostos que nos afogam, até haver um imposto único (IRS ou IVA -tanto dá), milhares de actuais parasitas, seriam forçados a ir trabalhar, porque o Estado não teria recursos para os sustentar. Em apenas dez anos fazia-se isso, houvesse vontade politica. Os portugueses agradeciam.

        Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      22 Outubro, 2015 12:30

      O problema é a burocracia lusitana que tão bem foi transportada para a Constituição.
      Repare que é preciso contar os envelopes que vêm do outro lado do Mundo e que na realidade representam nada, para se obter resultados oficiais.
      Só aí perde-se mais de uma semana.

      Gostar

      • Manuel's avatar
        Manuel permalink
        22 Outubro, 2015 14:15

        Como todos vimos a Grécia em 40 dias convocou eleições e empossou um governo! Claro que os votos dos emigrantes é uma vergonha, podiam votar 30 dias antes, por outro lado, já é tempo do voto electrónico. As eleições com voto em urna são uma mamadeira para as mesas de voto e empresas gráficas,etc.

        Gostar

  7. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    22 Outubro, 2015 11:27

    “18 dias servem para ir a Fátima a pé de qualquer parte do país”

    Parece-me que não.
    Da Madeira e dos Açores só dá para ir à Fátima.

    Gostar

  8. LTR's avatar
    LTR permalink
    22 Outubro, 2015 11:34

    Os 18 dias já servem perfeitamente para olhar pa o gráfico comparativo com Espanha da evolução dos juros e perceber. Obrigado, ó doutor Costa. Obrigado PS.

    AGORA DESMERDEM-SE

    http://observador.pt/2015/10/22/juros-sobem-taxa-de-juro-a-10-anos-supera-os-25/

    Gostar

  9. João de Brito's avatar
    João de Brito permalink
    22 Outubro, 2015 11:37

    Que texto mais criativo.
    Quando falta a razão, recorre-se à imaginação.
    É natural.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      22 Outubro, 2015 11:43

      Podia recorrer ao insulto. Por exemplo, você é um imbecil e não é por isso que o impeço de meta-comentar.

      Gostar

      • João de Brito's avatar
        João de Brito permalink
        22 Outubro, 2015 12:04

        “Podia recorrer ao insulto.”
        E recorreu (…você é um imbecil…”).
        Sejamos rigorosos no pensamento e na expressão.
        Aquilo a que ainda não recorreu foi ao silenciamento (“… e não é por isso que o impeço de meta-comentar.”)
        Honra lhe seja feita.
        E, se algum dia o vier a fazer, não será nunca por eu responder aos insultos com insultos.
        Será, isso sim, por puro delito de opinião.

        Gostar

    • António Costa é o Salvador's avatar
      António Costa é o Salvador permalink
      22 Outubro, 2015 11:48

      João de Brito (namorado do João Galamba) explica-nos lá, já que és um iluminado tal como o teu namorado, qual é a razão para em 3 semanas, PS, BE e PCP (conto também os verdes?) não conseguirem sequer agendar uma reunião conjunta?

      Gostar

      • Bolota's avatar
        22 Outubro, 2015 12:02

        A. Costa,

        E conta lá porque é que o falta de ar do Cavaco ainda nã posse a um governo seja ele qual for já que antes das eleições já sabia o que fazer???

        Gostar

      • holonist's avatar
        holonist permalink
        22 Outubro, 2015 12:06

        Este e mais uma das borboletas saltitantes que por aqui andam a cagar postas. Este nem para o piquete ia , mete logo o rabo entre as pernas.

        Nem sei porque que o Vitor Cunha o atura , o tipo nao e imbecil , e mesmo estupido de nascenca , provavelmente ja corre na familia.

        Gostar

      • António Costa é o Salvador's avatar
        António Costa é o Salvador permalink
        22 Outubro, 2015 12:23

        Ó Bolotinha o teu Português escrito está ao nível do Português falado pelo António Costa. Pelos vistos já chegaram a acordo em alguma coisa.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        22 Outubro, 2015 19:22

        holonist,

        Há-os por ai borboletas saltitantes e tambem os há alarves do qual fazes parte. E se Cavaco convidar o Costa????

        Eu vou repetir : APAVORADOSSSSSSSSSSSSSSSSS

        Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        22 Outubro, 2015 20:20

        Eh pá, desculpem a linguagem, mas não resisto: Oh Bolota já foste para o caralho!

        Gostar

    • Bolota's avatar
      22 Outubro, 2015 14:20

      João de Brito,

      Quando se é o dono da bola faz-se como o vitor faz, na falta de argumentos o melhor é cortar o pio. E sei do que falo.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        22 Outubro, 2015 14:22

        Ora diga lá então de que é que sabe do que fala antes que lhe dê motivos para saber do que fala sem ter forma de o dizer.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        22 Outubro, 2015 14:31

        Vitor ,

        Va-se encher de moscas

        Gostar

      • António Costa é o Salvador's avatar
        António Costa é o Salvador permalink
        22 Outubro, 2015 14:49

        Bolota claro que sabes do que falas, os comunas são especialistas em cortar o pio a quem não concorda com eles. Mas aqui tens contraditório e face à tua pouca capacidade de raciocínio ficas rapidamente sem argumentos. Aliás de tivesses maior capacidade de raciocínio não era comunista…

        Gostar

  10. colono's avatar
    colono permalink
    22 Outubro, 2015 11:41

    Caro Camarada (com C grande) Bolota, conto contigo para um tachinho…. nem que seja chefe do comité da preservação da bolota alentejana.

    Eu tenho sido um defensor acérrimo das tuas teses… Não te esqueças de mim Camarada!

    Gostar

  11. António Costa é o Salvador's avatar
    António Costa é o Salvador permalink
    22 Outubro, 2015 13:02

    Quem é o Ruy? Misturar o tal Ruy e gozo, foi um militante das FARC que te comia com uma t-shirt do che? Vai resolver esses problemas eróticos/sentimentais noutro lado que aqui não é o consultório sentimental…

    Gostar

  12. anonimo's avatar
    anonimo permalink
    22 Outubro, 2015 13:20

    Passou agora na RTP1 que as medidas conhecidas – salarios, pensões, sobretaxa, iva restauração – pressionam 2.000 milhões sobre o deficit de 2016, sem que se conheçam medidas compensatórias.
    Ontem António Barreto centra a “coisa” no “poder irresistivel” de “sacar, sacar, sacar dinheiro ao Estado” e “daqui a ano e meio estamos aqui a conversar sobre o segundo resgate”.
    Eu não tenho opinião.
    Apenas oiço com atenção a opinião de pessoas mais qualificadas que eu.

    Gostar

    • josephvss's avatar
      22 Outubro, 2015 13:44

      A Barreto ontem (EXCELENTE), explicou a democracia no ceio do PCP… (interessante para quem ja foi militante comunista)

      Gostar

      • José Ribeiro's avatar
        José Ribeiro permalink
        22 Outubro, 2015 13:55

        Josephvss,

        Perfeito! O Reagan é que era esperto!

        Gostar

      • Bolota's avatar
        22 Outubro, 2015 14:25

        Se existisse no Alentejo no tempo da reforma agraria o que o Barreto dizia existir, hoje não estava cá para contar mais uma historia de merda, tinha levado um tiro nos cornos.

        Gostar

      • josephvss's avatar
        22 Outubro, 2015 14:39

        O Bolota o teu santo ja dizia 😛

        Gostar

      • José Ribeiro's avatar
        José Ribeiro permalink
        22 Outubro, 2015 15:14

        Bolota,

        É esse mesmo o modus operandi da comunada.
        Tiro nos cornos e quantos mais milhões, melhor.
        Mas tenha cuidado, a tampa está a saltar para muitos portugueses e este país não é maioritariamente de esquerda…

        Ademais, vai-te catar pá!

        Gostar

    • Manuel's avatar
      Manuel permalink
      22 Outubro, 2015 14:20

      Prepara-te que os escalões do IRS vão ser revistos. Traduzindo: vêm aí aumento de impostos, dá nos vencimentos e reformas e corta a seguir, aposto.

      Gostar

  13. Zé dos Bois's avatar
    Zé dos Bois permalink
    22 Outubro, 2015 13:59

    Os PS, BE e PCP vão todos perder com isto quando começar a correr mal. E não há dúvida que vai correr muito mal. O PS porque cedeu ao radicalismo e o PC e o BE porque cederam à direita do PS. Basta aumentarem o ordenado mínimo, como o PC quer, para o desemprego disparar. E depois é só esperar que comecem a atirar as culpas uns aos outros.

    Gostar

    • josephvss's avatar
      22 Outubro, 2015 14:05

      Por causa das cocegas 😀

      Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        22 Outubro, 2015 16:18

        Dentro em breve o regime da esquerda vai racionar o papel higiénico

        Gostar

      • AntónioF's avatar
        AntónioF permalink
        22 Outubro, 2015 16:47

        Caro «anónimo»,
        racionar não digo, mas que vai ser necessário haver(*) bastante papel higiénico para limpar toda a trampa deixada, vai!

        (*) Se para uns é necessário haver, outros há que ficam a ver o papel higiénico!

        Gostar

    • António Costa é o Salvador's avatar
      António Costa é o Salvador permalink
      22 Outubro, 2015 14:19

      Primeiro é preciso que cheguem a acordo para governar. Se não assinarem o acordo de governo o Cavaco não dá posse.

      Isto do: “Primeiro tomamos posse, só depois é que chegamos a acordo” é típico de chico espertos.

      Vou a uma entrevista de emprego e exijo que assinemos o contrato de imediato e só depois, em tempo que considere oportuno, responderei às perguntas da entrevista e envio o meu C.V.

      Gostar

  14. LTR's avatar
    LTR permalink
    22 Outubro, 2015 14:34

    «PS não exclui acordos separados com PCP e BE»

    Gostar

  15. LTR's avatar
    LTR permalink
    22 Outubro, 2015 15:06

    “Com isto não contava a Direita nem os sete anões dos comentários”
    (Grabriela Canavilhas)

    O verniz à esquerda da esquerda estala sempre, logo que cheira a poder.
    Quando há poder, estala a oposição.
    É sempre assim.

    Gostar

  16. piscoiso's avatar
    22 Outubro, 2015 15:11

    Sobre o desenvolvimento do feto “O órgão mais complexo de um bebé, o cérebro, começa a desenvolver-se aos 18 dias da gestação”.

    Gostar

    • António Costa é o Salvador's avatar
      António Costa é o Salvador permalink
      22 Outubro, 2015 15:58

      logo nas reuniões que existiram entre os partidos das esquerdas estiveram presentes apenas acéfalos

      Gostar

Indigne-se aqui.