Saltar para o conteúdo

portugueses de segunda

25 Outubro, 2015
by

Todos conhecemos os crimes do fascismo e do nazismo, como conhecemos também, muito bem, os do comunismo. Não há, a este respeito, qualquer hipótese de dúvida ou de negação. Mas há algumas diferenças substanciais que não podem ser ignoradas. Primeiro, que os crimes do fascismo e do nazismo, com excepção de alguns – poucos – regimes latino-americanos que duraram mais algum tempo, terminaram – felizmente . com o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, ao passo que os crimes do comunismo expandiram-se por um enorme número de países europeus, africanos, asiáticos e americanos, cujos regimes, em parte, se extinguiram em 1989, mas outros – infelizmente, muitos ainda – por aí continuam, como Cuba, China, Coreia do Norte, Angola (o MPLA ainda se reclama um partido marxista-leninista, ou já não?).. Mas há outra diferença muito importante, que não convém escamotear: é que enquanto os partidos europeus originários na extrema-direita, como a Frente Nacional, rejeitam a herança fascista e nazi, ao ponto de expulsarem quem a defenda (no caso da FN, o próprio fundador, o que não foi coisa pouca) alguém terá ouvido já o Partido Comunista Português a renegar a União Soviética e os crimes de Lenine, Estaline, Mao, Fidel de Castro, etc.? Não, pelo contrário, quando lhes falam no assunto dizem que a história de URSS não está bem contada, que, como disse uma senhora deputada do PCP, nunca estudara o estalinismo, logo, não podia condená-lo, ou mesmo que a Coreia do Norte era uma democracia, como proclamou esse extraordinário ex-líder parlamentar do PCP, agora autarca em Loures, o senhor Bernardino Soares. Ou seja e em conclusão: ao contrário do novo mantra nacional, imposto por António Costa e ao qual até já o ecletético Professor Marcelo aderiu, em termos políticos há, efectivamente há, portugueses de primeira e de segunda, e quem defende regimes assassinos qualifica-se imediatamente nesse último grupo. E mais: do mesmo modo que a Constituição proíbe as organizações políticas fascistas, também o acesso ao poder de gente que defende os regimes comunistas não deveria ser permitido, a não ser que se considere que os crimes destes foram melhores que os dos outros. Por muito que possa custar aceitar, Cavaco Silva tem razão.

116 comentários leave one →
  1. Licas's avatar
    Licas permalink
    25 Outubro, 2015 13:41

    Faço minha a sua declaração
    Mas aq ui para nós: esta “rigidez” do PCP
    em termos práticos é uma garantia da continuação
    da tal “democracia burguesa”de que tanto prezo.

    Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      25 Outubro, 2015 20:11

      “rigidez” do PCP???

      Essa gente é do piorio…quase que aposto que é mais uma marosca dessa cambada…

      Volkswagen: Autoeuropa no centro da investigação em Portugal

      Procuradoria-Geral da República (PGR) incide investigação sobre Volkswagen na Autoeuropa.

      Gostar

      • Licas's avatar
        Licas permalink
        25 Outubro, 2015 21:29

        Mais um pouco:
        “No me gusta” Monarquias sob o prerexto de “Governos Populares”
        Temos a Coreia do Norte que já vai numa “Dinastia Hereditária”
        já no 3º monarca
        Temos Cuba dos manos Fidel e Raúl
        E não esqueçamos a Siria, protectorado da Rússia/URSS.
        onde os Assad pai e filho já vão “reinando” há mais de 50 anos . . .

        Gostar

    • Jose Guerra's avatar
      Jose Guerra permalink
      25 Outubro, 2015 22:49

      Esse comunista , Bernardino Soares, que declarou que a Coreia do Norte é uma democracia, que defende regimes que exterminam em massa, é o mesmo com quem o PSD, não teve problemas de consciência para se coligar na câmara de Loures ?

      Gostar

  2. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    25 Outubro, 2015 13:49

    Claro que Cavaco tem razão. Partidos de contestação a tudo, e sem apresentar alternativas, deveriam ser marginalizados do jogo da democracia.
    Quanto a Marcelo, nunca me enganou, e finalmente, decidiu tratar da sua reforma dourada.
    Pessoalmente não votarei nunca mais, mesmo que Cristo, desça á ter

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 13:57

    Ou seja: em 2015, Portugal país integrado na EU, membro da NATO, com economia livre, sob um regime democrático, o PC ou qualquer outro partido de extrema esquerda, podem existir somente para por exemplo realizarem festas tipo Avante, não influenciarem sindicatos, nunca integrarem movimentos cívicos, agirem fora das universidades e verem longe das escadarias da ARepública deputados doutros partidos a entrarem e sairem.
    Em 2015, se o PC ou o BE integrarem um governo, os tugas que se cuidem, porque tudo o que o Rui A. teme, concretizam: perseguições, prisões, gulags, mudanca da Constituição, fotos oficiais nas escolas e espaços públicos do Cunhal, do Jerónimo, do Louçã em vez de Cavaco ou de Marcello, etc., etc.
    Portanto, o PC e o BE devem ser não só ostracizados mas também excluídos, extintos da sociedade tuga.
    Marcello esteve bem, muito bem, ao não aceitar tugas de primeira e outros de segunda categoria — não só o momento pré-presidenciais o levou a declarar essa intenção, estamos provavelmente perante um “comunista” infiltrado na democracia, no PPD-P”SD”.
    (Agora, pensem que Marcello e eu, que comungo do que disse, somos “comunistas”).

    Cavaco teme reações externas a uma eventual entrada no governo do AC/DC de membros anti-Europa, anti-capitalistas, quiçá na sua mente anti-Portugal, mas excedeu-se ao vetar acordos que não conhece — Jorge Miranda (outro provável “comuna” infiltrado) esclareceu os poderes de qualquer PR.
    Cavaco devia ter agido imediatamente pós 4 de Outubro, indigitando o PPCoelho. Não o fez, é co-culpado (com o AC/DC) das consequências.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 14:06

      Responda lá, pá: o Partido Nacional Socialista Português pode, em sua opinião, existir e ser membro de um governo democraticamente eleito? O resto é conversa.

      Liked by 3 people

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 14:28

        Note “lá”, pá: mude-se a Constituição.
        Partidos que defenderam e defendem regimes totalitários e criminosos, queiram (supostamente) implantar essas políticas, que sejam erradicados.
        Ah! Entretanto, Cavaco ou o presidente seguinte, que comece por não os receber em Belém.

        Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 14:09

      E já agora, se o seu critério é temporal, então, em defesa do nazismo, já lá vão 70 anos desde o fim da 2ª Guerra Mundial. Só vantagens, como vê.

      Liked by 2 people

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 14:15

      Eu simplifico a questão: para si, os fascistas e nazis portugueses são, ou não, portugueses de 2ª.

      Liked by 2 people

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 14:41

        Simplifico de novo, para que Vc. perceba: Mude-se a Constituição.
        Ou, arranje-se uma “máquina da verdade” (televisionada para gáudio e redobrada punição pública) perante a qual os líderes “fascistas” e “comunistas” são interrogados por inquisidores “democratas”. De certeza a máquina revela o que Rui A. concluiu.
        Passo seguinte: perseguições, prisões, gulags — tudo isto sem conhecimento da comunicação social internacional.
        O que o Rui A. rejeita como totalitarismos –e eu também– afinal, mais em soft, de modo “democrata”, quer um regime totalitário, bovinizado, onde as pessoas são formatadas para pensar conforme regras. E nem sequer permitidas a agirem ordeiramente.
        Outro passo seguinte: desconfiar dos “socialistas” do P”S” — depois se verá se são ou não “comunistas” a erradicar.

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        25 Outubro, 2015 15:47

        Homem, eu não lhe perguntei o que diz a CRP, porque isso eu conheço bem e não me interessa. Interessa-me é saber o que pensa a respeito quem sobre o tema me interpela. Por conseguinte, e deixe lá a CRP, senão temos de ir conversar com o Jorge Miranda: vc. acha que nazis devem ter lugar num governo português democraticamente eleito? Esta é que é a conversa. Diga lá da sua justiça.

        Gostar

      • tozezito's avatar
        tozezito permalink
        25 Outubro, 2015 15:54

        O sr. MJRB é que está sempre a desconversar.
        À pergunta de rui a. se “os fascistas e nazis portugueses são, ou não, portugueses de 2ª”, responde : “Mude-se a Constituição”. A alhos, responde com bugalhos. Não gosta da pergunta, que o põe incómodo, e manda a bola para canto. Só lhe falta responder com a cassete de que “os comunistas até comem criancinhas ao pequeno almoço”, uma gracinha inventada pelos comunas portugas para tentarem desacreditar qualquer justa acusação de que regimes totalitários de que cantaram hossanas cometeram verdadeiras atrocidades e gravíssimos atropelos à liberdade e aos valores da democracia.

        Liked by 2 people

      • fado alexandrino's avatar
        25 Outubro, 2015 16:08

        rui a:
        Está a perder o seu preciso tempo.
        Não se esqueça da máxima nunca discutas com uma barata tonta …

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        25 Outubro, 2015 23:13

        ainda mais simplificado fica se os fascistas de direita são proibidos e os de esquerda não

        Liked by 1 person

  4. zazie's avatar
    zazie permalink
    25 Outubro, 2015 14:15

    É impressionante isso e até está agora, no presente, ainda mais visível que aquando da Queda do Muro.

    O comunismo por cá ainda é acarinhado com a imbecilidade de se dizer que foi um anti-fascismo.

    E esta condescendência com a escardalha é lei em tudo, a começar nos media, nas escolas, nas universidades.

    Quem não fizer coro é riscado do mapa, como o era há 40 anos, Na mesma e até com agravante porque agora os ricos e donos disto tudo são eles.

    Liked by 1 person

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 14:16

      É impressionante, não é?

      Liked by 1 person

    • fado alexandrino's avatar
      25 Outubro, 2015 16:10

      A senhora é culta e bem informada.
      Acontece que 90% dos tugas a única informação é a que recebem através da TVI e da SIC e mais explicitamente nos seus programas da manhã e da tarde.
      Isto é uma grande tragédia.

      Liked by 1 person

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 16:23

        E há aquela, chinesa: nunca se deve dar luta a um porco.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Outubro, 2015 19:57

        Não gosto nada de responder a azeiteiros.
        Muito menos a azeiteiros que vêm dizer que sabem coisas que ninguém sabe mas quando perguntados metem o rabo entre as pernas e desaparecem.
        E menos quindas a azeiteiros que se reclamam do Benfica e falam contra o mesmo.
        Isto, é um crime.
        Agora vai dar banho ao cão e não vou responder mais nada, mas quando me apetecer vou dar-te cabo da mona.
        Bye.

        Gostar

  5. João de Brito's avatar
    João de Brito permalink
    25 Outubro, 2015 14:20

    A propósito de portugueses de segunda, chamaram-me aqui imbecil, quando comentei as considerações de Cavaco.
    Será que Marcelo também é imbecil?!…

    Gostar

  6. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    25 Outubro, 2015 14:21

    Então o rui a. é português de segunda?

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      25 Outubro, 2015 16:12

      Sim , todo aquele que não for de esquerda ou melhor das “esquerdas” do senhor Boaventura, do senhor Oliveira, do senhor Soromenho, do senhor Fernandes, do senhor Baptista, do senhor (coloque aqui mais cem nomes) é um pária.

      Liked by 1 person

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        25 Outubro, 2015 16:35

        Fado sou um seu admirador desde à muito, segundo o amigo é um um pária.
        Ainda não tinha dado por isso?

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        25 Outubro, 2015 17:43

        Não respondam ao ratazana, esse pobre diabo que, na sua ignorância, se julga dono da verdade, coisa que lhe meteram na cabeça e onde, dura como é, nada mais ali entra. Reparem naquele “desde à muito”: não há maneira do homem aprender que todos os tempos do verbo haver se escrevem com agá.
        O ratazana é um caso perdido. Coitado.

        Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        25 Outubro, 2015 19:08

        jojoratazana, contra ratos e ratazanas como tu, e a mim a ratazanas metem-me nojo.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Outubro, 2015 19:58

        Sim. sou.
        Com muita honra e orgulho.

        Gostar

    • josephvss's avatar
      25 Outubro, 2015 21:07

      Um gift natalicio 😛

      Gostar

  7. Diogo's avatar
    Diogo permalink
    25 Outubro, 2015 14:38

    Nem mais. Acho impressionante o que se passa em Portugal mas a culpa passa muito pela fraca educação que temos na escola pubçica. No meu caso por exemplo só ouvi falar dos Gulags quando já estava na faculdade. Até então a história da segunda guerra mundial fala só dos campos de concentração nazi…

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      25 Outubro, 2015 16:14

      Bem, podiam ter-lhe ensinado as coisas um bocadinho melhor.
      Os gulag não têm nada a ver com a segunda guerra mundial.
      E ensinado que a segunda guerra mundial foi ganha com um brutal sacrifício em homens e mulheres russos.
      O saber não ocupa lugar.

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        25 Outubro, 2015 23:24

        também lhe podiam ter ensinado que a segunda guerra começou com o acordo de Hitler e Stalin na divisão da Polónia (Molotov-Ribentrob) com a Finlândia para os soviéticos a título de gorjeta.Que boa parte da logistica fornecida aos nazis foi providenciada pelo Stalin roubando até ao ultimo grão da produção agrícola ucraniana deixando-os a morrer à fome (3 milhões mais os 4 milhões anteriores -Holodomor) e que Stalin deu uma última ajuda usando a NKVD (antecessora do KGB) para matar sete mil graduados polacos para facilitar a vida aos alemães.
        Mas se não lhe ensinaram “porque a escola pública é “pobre” e está infestada de belos professores que acham que Fidel defendeu a democracia também nos cabe buscar um bocadinho de conhecimento dando “corda às sapatilhas”
        Senão ficamos tâo pobres como a escola pública e sem querer ficamos esquerdistas a lutar pela democracia como o Fidel

        Gostar

    • António Costa é o salvador's avatar
      António Costa é o salvador permalink
      25 Outubro, 2015 18:59

      No meu caso, os professores diziam que o Fidel Castro não era bem um democrata, mas que o Che tinha sido um defensor da democracia.É uma vergonha.

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        25 Outubro, 2015 19:02

        E isso foi em escola pública do secundário?

        Gostar

      • António Costa é o salvador's avatar
        António Costa é o salvador permalink
        25 Outubro, 2015 22:07

        Sim Zazie. Ensino público secundário.

        Liked by 1 person

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        25 Outubro, 2015 22:09

        ehehe Que vergonha

        Gostar

  8. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    25 Outubro, 2015 14:39

    Não só os comunas, ao contrário dos seus irmãos desavindos, os nazis, estão protegidos e acarinhados pela nossa Constituição como não são proibidos como devia acontecer tendo em consideração a sua interminável lista de crimes contra os povos e contra a Humanidade. Não há ideologia e regimes que mais homicídios praticaram que o comunismo. Na verdade, o comunismo, a par do nazismo, é o mal absoluto. Apesar disso, esses psicopatas homicidas e genocidas ainda reclamam a superioridade moral.

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 15:12

      O que está proibido é toda uma Direita a que tratam logo de chamar “fascista” para impedir constitucionalmente que exista.

      Foi isso que fizeram com essa treta de inventarem um regime fascista que nunca existiu, já que o que existiu por cá até era demasiado frouxo para o tipo de totalitarismos com STASI e KGB que desejavam.

      Gostar

  9. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    25 Outubro, 2015 14:42

    Ninguém que seja verdadeiramente anti-fascista pode deixar de ser igualmente anti-comunista. O resto são lérias para enganar incautos.

    Liked by 1 person

  10. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    25 Outubro, 2015 14:54

    “(Agora, pensem que Marcello e eu, que comungo do que disse, somos “comunistas”).”
    .
    Já não digo nada.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      25 Outubro, 2015 15:05

      Pois somos (Marcello e eu) “comunistas”.
      E também todos os deputados –só para dar um exemplo– do CDS-PP e do P”SD” que têm amigos do PC e do BE. Eu, se no lugar de anigo desses deputados começava a desconfiar se não estariam infiltrados nesses partidos e na ARepública…

      Gostar

  11. Ali Kath's avatar
    Ali Kath permalink
    25 Outubro, 2015 15:03

    os sociais-fascistas são salteadores de estrada

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 15:33

    Ó c’um carago ! Gabriel Silva que se cuide, porque no seu post acima sob o título “Passou-se”, alguém poderá concluir que é mais um “anti-regime”, quiçá “comunista” infiltrado no Blas.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      25 Outubro, 2015 16:43

      O MJRB quis ser o primeiro a concluir isso. Parabéns.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 16:45

        Ironia, só ironia, carago !

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        25 Outubro, 2015 21:04

        Não neste caso ´´e um ERRO crasso. e Por isso devia estar preso

        Tony Blair pede desculpa por “erros” que levaram à guerra no Iraque

        Em entrevista à CNN, Blair fez um mea culpa com algumas ressalvas. Pediu desculpa pelos “erros no planeamento” em 2003, mas mantém o orgulho de ter derrubado Saddam. E falou do Estado Islâmico.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        25 Outubro, 2015 23:28

        Onde já se viu um verdadeiro comunista retratar-se no caso da URSS pelos “pequenos desvios” de 60 milhões de mortos?
        ahhh sei, foi uma tarefa sanitária tentando livrar este mundo de direitistas burgueses reaccionários e “traidores comunistas” pelo que….ainda fizeram um favor à humanidade.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        26 Outubro, 2015 00:15

        Foda-se Tiradentes, é doentio.

        nem mesmo perante o admitir do erro por parte de Blair pelos crimes que cometeu tu és capaz de meter a mão na consciência e admitir que errou.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        26 Outubro, 2015 09:10

        Foda-se deve ser dirigido à sua progenitora. Sobretudo por que ela não lhe ensinou sequer a ler.
        Se você tivesse um cérebro do tamanho de um amendoim perceberia que apenas CONFIRMO que o Blair disse.
        Apenas confrontei essa atitude que até poderá “enobrecer” quem reconhece seus erros com a daqueles que além de não saberem ler e muito menos pensar nunca o fizeram e não o fazem.
        Você não é doentio….você é um atrasado mental muito pior do que aqueles que por alguma desdita da vida (doença) porque aliado a isso tem esquizofrenia em estado catatónico que lhe dá a ilusão de ser “normal”
        Precisa urgentemente de tratamento e voltar depois à pré-primária onde talvez lhe ensinem a ler.

        Gostar

  13. poeta's avatar
    poeta permalink
    25 Outubro, 2015 15:39

    Já sabemos (ou não?) que a Democracia é irracional na sua essencia . Há quem duvide que há portugueses de primeira e de segunda ? Que todos os Portugueses são iguais mas uns são mais iguais do que outros ? Que alguns têm uma reforma e outros muitas mais (e outros nenhuma …) ? E não será confuso este conceito de Democracia onde ela própria define quem pode ou não entrar no jogo democratico (escondendo-se atrás de documentos (ditos constitucionais por ela fabricados como de verdades eternas se tratasse …) ? E que a meio do jogo altera as regras do jogo para continuar a ganhar !…Pura Hipocresia …
    Mas será “hipocresia” dizer-se que “Cavaco Silva tem razão” ? Mas sempre se dirá , “diz-me com quem andas …” .
    p.s.
    CS é (que pena não poder dizer foi…) o politico com mais colaboradores a contas com a policia (já não falando daqueles que deveriam estar …) . Que não sabe ler nem escrever (bem) , pelo que como consequencia não sabe falar . Aluno “à distancia” e Professor sem Obra .Auto intitulado de Economista durante a sua campanha eleitoral pretendendo enganar os eleitores .Como nos dizia o saudoso Reitor Alfredo de Sousa , tambem não entende nada de “Economia” . Na verdade , doutorou-se com a tese “o Crescimento Economico e a Divida Publica” . Depois de o termos aturado perto de 4 dezenas de anos , ele e os seus comparsas , a desgovernar este Pais , temos os maiores indices de pobreza de sempre e a maior Divida Publica de sempre (230 mil milhões de euros , seja 20 mil euros para cada portuga pagar) e mais depressa , os juros que vos vão sufocar .
    O PAI do Monstro (que nos digere)
    Não é um pera-doce
    esta carraça ,
    que nos trouce ,
    tanta desgraça .
    (Bandarra)

    Gostar

  14. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    25 Outubro, 2015 16:00

    “As redes sociais são cada vez mais palco de denúncias, de tomadas de posição e até de páginas que servem exactamente como as petições.

    Uma das páginas que apareceu e que tem contado com cada vez mais membros chama-se “Não queremos um governo de esquerda em Portugal”.

    Nesta página, que conta já com mais de 2700 pessoas, existem as mais variadas partilhas sobre o assunto. Uma das últimas a acusar Costa de não estar a ter a atitude mais correcta. “Está um País suspenso para decidir o emprego de um homem derrotado”.

    Mas esta não é a única página deste género que se encontra nas redes sociais, nomeadamente, no Facebook.

    Existe ainda uma outra, por exemplo, que convoca uma manifestação (Eu não votei numa Coligação de “Esquerda”!) que conta já com 2800 pessoas.

    Também a página “Eu não tenho cupla, não votei PS” conta já com mais de 10 mil pessoas.

    Apesar de serem maioritariamente páginas a defenderem a ideia de que não deve haver um governo formado à esquerda, esta páginas são um palco de discussão porque existem várias pessoas a comentarem e a defenderem exactamente o contrário.”

    http://ionline.pt/artigo/418337/movimentos-contra-governo-de-esquerda-crescem-no-facebook?seccao=Portugal_i#close

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 16:15

    Rui A., 15:47,

    Homem, afinal Vc. está preocupado com nazis tugas hipoteticamente integrantes de governos e eleitos deputados.
    Como quer que lhe responda, se não está interessado em interpretar (e respeitar ?) a Constituição ? — também sei, permite partidos comunistas e não nazis. Jorge Miranda e outros não-comunistas nem socialistas que criaram e aprovaram a CRP, quem sabe se não estariam embriagados, snifados e/ou pagos pela URSS via PC…

    Comece-se quanto antes a congeminar um golpe de estado e o assunto está resolvido: só portugueses de primeira, m’ai nada !

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 16:27

      Meu caro, continua a desconversar, Sei que a minha pergunta é incómoda. Mas vc. é que surgiu cheio de certezas. Mas a minha pergunta é simples: abstraia-se da CRP, do Miranda e dos constituintes e, se lhe for possível, dê-me só a sua opinião: os nazis devem ser susceptíveis de integrar um governo eleito democraticamente em Portugal? É apenas isto.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 16:39

        Meu caro, está particularmente interessado na minha opinião e manda às malvas a CRP.
        Se o PNR (partido legalizado, concorrente às legislativas) elegesse um ou mais deputados, obviamente teriam de ser aceites; se antes ou depois das eleições se coligassem com um partido para integrarem um governo, teriam igualmente de ser aceites. Mais alguma dúvida ?

        Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      25 Outubro, 2015 16:50

      “permite partidos comunistas e não nazis. ”
      .
      Qual é a diferença essencial entre comunismo e nazismo, pode saber-se?

      Liked by 1 person

  16. cfe's avatar
    cfe permalink
    25 Outubro, 2015 16:19

    Essa de falar “…em 2015” é a tática ( ou falta da mesma) mais burrinha que anda por aí. Então a Venezuela não esta em 2015? Os regimes so não andam para trás se pessoas como Cavaco não fizerem nada.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 16:27

    tozezito, 15:54,

    Sim, “são considerados portugueses de 2ª”. Não por mim, tá entendido ?

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 16:28

      E o que “entende” vc. sobre o assunto?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 16:41

        Parafraseando o próximo PR: “são todos portugueses”.

        Gostar

  18. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    25 Outubro, 2015 16:30

    ecletético e com saudades do 28 de setembro. apenas um senão: passaram quarenta anos. faz lembrar o estado novo nos anos sessenta a ameaçar com as fúrias da primeira república. quando veio o 25 de abril ainda por aí apareceu um cunha leal. só que o mundo era outro. console-se com o seu quinto dos infernos. com dilma e sem dilma, que é igual.

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 16:44

    tchauzinho, vou ver o SLBenfica 2 – 1 Sporting CP.
    (podem malhar-me nessa ausência).

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 19:23

      MJRB, vc. hoje está mesmo azarado. Deite-se, durma, descanse, que amanhã é um dia novo!

      Gostar

      • MJRB's avatar
        25 Outubro, 2015 19:54

        Rui A.,

        hoje, o meu “azar” foi somente a derrota do SLBenfica. Duplamente inesperada, pelo resultado e pelos 0-3.
        Quanto ao seu interrogatório sobre nazis e comunistas, mantenho o que escrevi — e viva a Liberdade !!

        Obviamente mais logo vou dormir, mas antes bebo uns líquidos com amigos e adormecerei a ver uma coboiada com bastantes murros e tiros, “remédio santo” quando o SLBenfica perde.

        Gostar

  20. Abre-latas's avatar
    Abre-latas permalink
    25 Outubro, 2015 16:47

    Não se arranja um blasfemo que abra um post de comentários aos posts do senhor Gabriel Silva?
    De que tem medo Gabriel Silva?
    Acaso o debate por aqui não é, com raras excepções, cordato?
    O PR não pode fazer o quê?
    A prova que pode é que o fez!
    Ou só o Soares é que podia enquanto PR chamar a uma aliança de partidos “aliança contra natura”?

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 17:26

      Tem medo dos restantes blasfemos. Deve estar de saída ideológica, como sucedeu com o JLPN e o Froufe.

      Gostar

      • Abre-latas's avatar
        Abre-latas permalink
        25 Outubro, 2015 18:00

        Se está de saída que saia.
        Ou isto é uma barriga de aluguer?

        Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      25 Outubro, 2015 17:53

      Se queriam que a função de PR fosse somar percentagens não era mais barato comprar uma máquina de calcular?
      Se ele pode escolher o PM (consoante a sua leitura dos resultados eleitorais) então pode questionar a que vem quem quer exercer o cargo.
      O PR tem legitimidade pelos SEUS resultados eleitorais. É o único que tem maioria absoluta.
      O post do Gabriel também se podia chamar: “Quando a direita cai na cantiga da esquerda”.

      Gostar

      • holonist's avatar
        holonist permalink
        25 Outubro, 2015 18:03

        Por mim ja podia ter empacotado os trapinhos no verao passado , que va depressa e que a porta nao lhe acerte no focinho , que nao faz ca falta alguma.

        Liked by 1 person

    • asam's avatar
      25 Outubro, 2015 22:01

      Gabriel Silva está a comportar-se como um bom esquerdista: não dar a palavra aos outros! Lamentável!

      Gostar

  21. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    25 Outubro, 2015 18:07

    “Cavaco é politicamente tolo. A ultima comunicação é um verdadeiro desastre.” Gabriel Silva, hoje.
    .
    Gabriel Silva é politicamente tolo. O seu post de hoje é um verdadeiro desastre.

    Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      25 Outubro, 2015 18:37

      “O seu post de hoje é um verdadeiro desastre.”

      Não, não é.
      O PR fez mais pela união da Esquerda que dezenas de comícios e reuniões seja nos últimos dias ou nos últimos 40 anos.. Engolem tudo.
      Tocou tudo a reunir.

      É assim quem não leu Maquiavel (ou Gramsci, já agora) e navega à vista.
      A Política (com maiúsula) é, também, uma Arte (com maiúscula). Há quem não saiba.
      Grande tiro no pé-

      Azar.

      Gostar

  22. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    25 Outubro, 2015 18:26

    Gabriel Silva, hoje:
    ” (…) O PR pode também ter a sua opinião sobre os mesmos, mas não pode impedir ou colocar como critério de pertença a um governo quem deles discorde. Tal como não poderia impedir quem, explicitamente contra a forma obrigatória de regime constitucional se diga ou disse-se monárquico e viesse a ser democraticamente membro do governo. Não lhe cabe esse papel, Tal é perrogativa do povo e dos seus representantes. A todo o tempo.
    .
    Quer dizer então que o PR não é representante do povo?! Essa eu não sabia!
    G.S. passou-se!!!

    Liked by 1 person

    • Pedro's avatar
      Pedro permalink
      26 Outubro, 2015 07:34

      A representação do povo é na assembleia legislativa, parlamento, etc. Em qualquer lugar do mundo. Se não sabia, vá estudar.

      Gostar

  23. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    25 Outubro, 2015 18:30

    Peço desculpa mas Gabriel Silva proibiu comentários no post que publicou.

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 19:15

      O GS tem é de aprender a conjugar verbos. Aquele “disse-se” é cá uma coisinha…

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        25 Outubro, 2015 20:48

        É isso mesmo , conjugar o verbo gastar.

        ÚLTIMA HORA

        O novo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, começa a dar o exemplo. Rejeita os 4 automóveis de “alta cilindrada” que a sua antecessora, Assunção Esteves, tinha ao seu dispor.

        Ele próprio vai conduzir um “carrinho” movido a eletricidade. Primeira medida para diminuir a elevadíssima “Despesa Primária”.
        Os automóveis de “alta cilindrada” serão em breve leiloados e os “dinheiros” obtidos, e os que irão ser poupados, servirão para adquirir abrigos com condições para os “refugiados” portugueses que se encontram completamente ao abandono pelas “ruas” de PORTUGAL.

        Como premio, Assunção Esteves vai ocupar um cargo na OCDE.

        Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        25 Outubro, 2015 21:10

        Ó Bolota, ainda tens aquele belo Trabant que compraste nos tempos em que ias em serviço do comité central à RDA?

        Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        25 Outubro, 2015 22:06

        O Bolota ainda tem um tractor de 300 cavalos que sobrou da reforma agrária e que ele se esqueceu de devolver. Tem lá em Brinches um tractorista a ordenado mínimo que anda a fazer lavoeiras para fora a 40 euros á hora. O Bolota é um pequeno empresário e rendeiro…E ainda vende uns porquitos sem factura.
        Isso dá-lhe direito a uma pickup 4X4 cabine dupla daquelas a 70.000 € com gasóleo verde, para poder ir às putas a Beja de forma mais económica. Fora o que consegue sacar da autarquia. Só lhe falta uma dacha no Alqueva…

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        26 Outubro, 2015 09:20

        Mais carro menos carro o importante do novo presidente da AR é que :
        “Estou-me a cagar para o segredo de justiça”
        Sobretudo num caso que envolvia pedofilia.
        Coisa pouca que provavelmente poderá discutir no seu Trabant eléctrico que a pobre classe média (agora defendida pelas esquerdas) reaccionária não consegue comprar por causa dos impostos socializantes do passolas da damaia.

        Gostar

  24. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    25 Outubro, 2015 19:04

    Cavaco é politicamente tolo

    Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      25 Outubro, 2015 19:05

      A frase não é minha é do Daniel Silva que foi pena ter fechado os comentários. Queria dar-lhe um abraço

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        26 Outubro, 2015 20:32

        Anda por aqui um Daniel a fechar comentários?

        Gostar

  25. precisodeumheroi's avatar
    precisodeumheroi permalink
    25 Outubro, 2015 19:24

    Algum do atual comunismo português:

    “O que nós queremos é ser a melhor marca de surf, ainda somos uma empresa privada, detida pelas pessoas que a fundaram, e que queriam surfar. O que nos pediram foi ‘façam bons produtos de surf e vendam em boas lojas’. Peniche é um excelente spot de surf” -Wilco Prins, CEO da Rip Curl Europa

    “Vamos ter aqui algo de muito importante, um espaço de ativação da atividade económica e do emprego. E com este enquadramento fantástico. Agradecemos a quem tem acreditado em nós e esperamos que esta parceria se desenvolva durante muitos anos.” -Presidente da Câmara Municipal de Peniche

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 19:41

      Também dizem outras coisas:

      O Militante (2013) via portadaloja

      http://portadaloja.blogspot.pt/2014/05/o-expresso-o-publico-e-indecencia.html

      Gostar

      • precisodeumheroi's avatar
        precisodeumheroi permalink
        25 Outubro, 2015 19:47

        Não dou mais de um mês para a nacionalização da Rip Curl

        Gostar

      • precisodeumheroi's avatar
        precisodeumheroi permalink
        25 Outubro, 2015 20:08

        Quanto a indecência jornalística:

        RTP – José Manuel Fernandes vs Miguel Pinheiro – é sempre tão divertido ver o que se passa nos bastidores do Observador

        Painel de fds da TVI:
        – Maria João Avillez vs Joaquim Aguiar – deliciou-me sempre que MJA trata alguém por tu
        – João Miguel Tavares vs Sofia Vala Rocha vs David Dinis – JMT a defender o Jerónimo?!

        Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 19:48

      BE- marxismo trotskista como se pode verificar aqui- congresso do marxismo:

      Click to access Progrkarlmarx.pdf

      Trotskismo como a síntese praxeológica do marxismo.

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        25 Outubro, 2015 21:14

        Agora o que está a dar é o gramscismo. Foi isso que seduziu Kosta.

        Liked by 1 person

  26. Me's avatar
    25 Outubro, 2015 19:57

    o Gabriel Silva não usa palas partidárias , tão simples quanto isso. e é muito sensato , aliás.

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 20:24

      Quais pálas é que não usa e que pálas usam os outros?

      Eu nem sei o que é que ele quer. Um presidente sanciona políticas de um país, não é figura decorativa de um grupo neoliberal.

      O Gabriel Silva é liberal extremo e apenas é contra a UE. Foi isso que escreveu e até acrescentou bacoradas como aquela do monárquico que ele não pode impedir.

      Porque a única coisa em questão é a monarquia ser proibida constitucionalmente.

      Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      25 Outubro, 2015 20:26

      O GS não há-de ser assim tão anti-partidário porque aceitou uma viagem paga ao Parlamento Europeu oferecida por um político partidário.

      Em troca todos os que foram tinham de fazer propaganda e escrever um artigo no blogue.

      Ele papou a viagem e escreveu um artigo a dizer mal da UE.
      ehehehe

      Gostar

      • Me's avatar
        25 Outubro, 2015 21:38

        mas ele pode ter partido , Zazie , não tem é palas . uma pessoa pode ser do Benfica e em vez de dizer que a culpa foi do arbitro reconhecer pura e simplesmente que o clube jogou mal , né ? 😉

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        25 Outubro, 2015 22:12

        Nestas coisas não me engano. O GS é um liberal democrata com um sentido de democracia divina. Uma cena marada mas há pior.

        Já agora. Como concordas com o que ele escreveu, conta lá o que ele escreveu.
        Porque o que ele escreveu diz respeito ao facto do Cavaco não ter indigitado o PS e os comunas.

        Era isto que querias é achas que isso é que era normal?

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        25 Outubro, 2015 22:17

        Eu admito que me engano e lembro-me de ter tido um debate com um tipo da Grande Loja do Queijo Limiano onde defendia que o BE nem era ameaça alguma.

        Não tive noção que uma coisa tão imbecil e que eu conheço desde a minha juventude, pudesse enganar agora tanta juventude mais ceguinha.

        Nesta cena, acho que o GS diz o que sempre disse- uma panca igualitária parlamentarista e sem nacionalidade porque ele detesta nacionalidades, como todos os neotontos.

        Queria um Presidente que nunca falasse no espaço lusófono para não incomodar os outros espaços não lusófonos e que também nunca falasse em acordos da UE como se nem existissem e muito menos indigitasse um PM de um partido vencedor porque nestas coisas quem decide é a malta chega à Assembleia.

        tu ao menos achas que devia ser tudo votado em reuniões de condomínio.

        Estás um pouco mais à frente.
        “:OP

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        25 Outubro, 2015 22:19

        O clube dele é a neotontice. Não me lembro de alguma vez ter sido outro. Não é partidário.

        Não sei em que é que a neotontice jogou mal porque nem há ou houve neotontice no Poder, por muito que a comunada use esse espantalho do perigo neo-ultra-liberal.

        Gostar

  27. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    25 Outubro, 2015 20:20

    Mandem o Gabriel Silva postar no Cinco Dias ou no Aventar.

    Gostar

  28. zazie's avatar
    zazie permalink
    25 Outubro, 2015 20:28

    Há por aqui ortodoxias neotontas em choque. Já mordo isto há suficiente tempo para as reconhecer.

    Gostar

  29. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 20:31

    fado,

    não dás “cabo da mona”, porque esgotaram-se-me as pérolas para atirar para a pocilga.
    Sobe a Rua Garrett e vai falar no Largo Camões com o Poeta.

    NUNCA EU DISSE MAL DO SLBENFICA ! Quanto muito e já aconteceu, não prezo o Vieira e pontualmente discordo da sua gestão.

    Gostar

  30. zazie's avatar
    zazie permalink
    25 Outubro, 2015 20:34

    O que se torna anedota nisto do GS é que ele defende sempre tudo em função da sacralidade de uma paridade democrática que chega ás raias do absurdo.

    È tão democrático que chegou a dizer que gostava de ter um Vaticano onde ele também pudesse votar para eleger um Papa-
    Uma cena linda ver papas on the road em campanha e com bandeirinhas.

    Mas, essa democracia patológica é logo ilustrada a seguir ao fechar a janela de comentários.
    Foi isto que as pessoas comentaram. Gostava de perceber onde está a lógica ou a sensatez ou até a necessidade mas passo.

    Liked by 1 person

  31. Manuel's avatar
    Manuel permalink
    25 Outubro, 2015 20:41

    Continuo na minha, só acredito num governo do PS quando vir o Costa a tomar posse. Depois da entrevista do Jerónimo e pela difícil negociação com o PCP torna-se impossível ao Costa fazer um orçamento de 2016 que cumpra os nossos compromissos, Assim sendo, o PR, que tem mais informação que nós, só pode estar bem ciente do que está a fazer. Penso que a coligação fez bem em lançar novamente convites ao PS para o diálogo, mas penso que o “queimado” Marco António Costa devia ser substituído por alguém credível.

    Liked by 1 person

  32. zazie's avatar
    zazie permalink
    25 Outubro, 2015 20:57

    Só por cosias porque também me encanitam as sonsices, fica aqui o link para o discurso do Cavaco e quem quiser que entenda corno do título do post do GS.

    Porque o discurso não foi a propósito de detalhes de caca como a UE e o Tratado de Lisboa ou a Monarquia mas acerca do que devem fazer os que ganharam as eleições e o partido que ficou em segundo lugar.

    Tolo é quem julga que come as papas na cabeça dos outros quando quer disparar para uma coisa e finge que é para outra.

    http://economico.sapo.pt/noticias/leia-na-integra-o-discurso-de-cavaco-silva-sobre-a-formacao-do-governo_232487.html

    Gostar

  33. zazie's avatar
    zazie permalink
    25 Outubro, 2015 21:00

    Que se inscreva já no PS como o fizeram os outros 2 mas que não ande para aqui com fosfoquices

    Gostar

  34. precisodeumheroi's avatar
    precisodeumheroi permalink
    25 Outubro, 2015 21:42

    PiErre, o que está mesmo, mesmo, mas mesmo a dar é a cena dos mercados.
    ainda ontem a minha peixeira vendeu-me um robalo a 16 €/kilo.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      25 Outubro, 2015 21:50

      Acho que vc. a devia ter obrigado a vender o peixe a 10 €/kilo. Ou pedir ao Costa que faça uma lei a proibir a venda dos robalos acima desse preço.

      Liked by 1 person

      • precisodeumheroi's avatar
        precisodeumheroi permalink
        25 Outubro, 2015 21:55

        A tragédia dos comuns diz-nos qualquer coisa desse género. Mas o Hardin deve ser um maroto como o Kosta

        Gostar

  35. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    25 Outubro, 2015 21:58

    Vamos lá deixarmo-nos de merdas.
    Portugal é o melhor sítio para fins de semana.
    Temos as melhores praias do mundo.
    A gastronomia portuguesa é copiada pela Europa.
    Os portugueses tem uma tendência nata para as línguas.
    Os enfermeiros portugueses são muito procurados em .
    Inlaterra.
    Os pasteis de nata põem os turistas em transe.
    O cr7 é um herói espanhol.
    O gajo do Chelsea também.
    Os trabalhadores portugueses são os melhores do mundo.
    Os gestores do tecido industrial português são os piores.
    Os trabalhadores portugueses não deviam ser empresários, senão tornam-se nos piores dos piores – só querem carros e amantes.
    Os trabalhadores não.
    O Livre devia ter tido mais votos ( foi o primeiro a dar a volta ao Costa)
    Aquela gaja de esquerda não devia aparecer nua (com o namorado).
    O Sócrates vai quinar o Costa.
    O Costa é um básico.
    Quando o Costa aumentar os impostos nem sabe o que vai acontecer ao PS.
    A Martins casa-se o Geronimo vai fazer um bay-pass.
    E o do Livre vai passar férias em Lisboa.
    Eu?
    Que se foda.

    Gostar

    • precisodeumheroi's avatar
      precisodeumheroi permalink
      25 Outubro, 2015 22:04

      Agora temos réplicas de Pedro Boucherie Mendes…

      Gostar

  36. MJRB's avatar
    25 Outubro, 2015 22:37

    Carlos Dias,

    vá ao Portadaloja
    e leia um post recente sobre o JSócrates ontem “coferencista”, suas teias e o caminho que ele pensa ter livre também para “quinar” o AC/DC.

    Liked by 2 people

  37. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    25 Outubro, 2015 23:58

    Que pena o Gabriel esquecer-se sempre de activar os comentários.

    O PR tem razão na medida em que foi eleito por eleitores para ser o garante dum determinado ponto de vista. Caso contrário, para que serve a eleição por sufrágio directo e universal do digo cujo?

    Gostar

  38. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    26 Outubro, 2015 07:29

    Rui, você, comentador de redes sociais, pode dividir os portugueses entre classes, os de primeira, segunda e até terceira. Eu, do mesmo modo, posso achar que o Rui é de segunda classe. Você pode defender que eu seja impedido de votar no partido que quero, e eu posso defender que o Rui também. Haja diversidade. Mas o PR não. Quando ele for um blogger, já pode dizer alegremente os disparates que quer.

    Gostar

  39. augustus's avatar
    augustus permalink
    26 Outubro, 2015 21:31

    ELEIÇÕES LEGISLATIVAS — 2015
    “In casu” , de acordo com a Lei em vigor ( nos. 1 , 2 e 3 do artigo 5º da Lei nº 19/2003 de 20 de Junho e posteriores alterações) a receita voto/euros do Partido Socialista é maior do que aquela do Partido Social Democrata !…
    Concluindo , a Lei presume que o Partido Socialista foi o Partido mais votado . O Partido Socialista teve mais votos do que o Partido Social Democrata .
    Como o voto é secreto , não é possível ilidir esta presunção .
    Consequências ?
    A decisão de Cavaco Silva em nomear Passos Coelho como Primeiro Ministro é nula e de nenhum efeito .
    Se for declarada a nulidade pelo Tribunal Constitucional .
    Na verdade ,
    Parece que a decisão do PR da nomeação do PM está inquinada por diversos vicios de inconstitucionalidades
    v.g. por erro nos fundamentos de facto (o PSD não ser o partido mais votado) e outras inconstitucionalidades por violação de Direitos Fundamentais na analise de uma estabilidade governativa , nomeadamente o artigo 13º da Constituição da Republica .
    CASTIGAT RIDENDO MORES

    Gostar

Indigne-se aqui.