Saltar para o conteúdo

Tempos difíceis para a liberdade

27 Outubro, 2015

boycotA liberdade de expressão em França sempre conheceu alguns problemas graves. Mas agora atingiu-se um novo e  intolerável nível de repressão.

Usar um t-shirt dizendo «Long live Palestine, boycott Israel» implica o risco de se ser condenado criminalmente ao pagamento de multa ou mesmo risco de prisão.  Doze militantes que em 2009 usaram tais t-shirts num supermercado na cidade francesa de Mulhouse, viram agora confirmadas pelo Court of Cassation as suas condenações, baseadas em «the French republic’s law on Freedom of the Press, which prescribes imprisonment or a fine of up to $50,000 for parties that “provoke discrimination, hatred or violence toward a person or group of people on grounds of their origin, their belonging or their not belonging to an ethnic group, a nation, a race or a certain religion.» A sério? Um t-shirt a apelar a boicote é sinal de discriminação, ódio ou violência? E um livro seria equivalente a bomba? Um filme seria um missil? A liberdade é cada vez mais atacada onde menos (ou nem por issso…) se espera.  (via Glenn Greenwald)

p.s. Não sou adepto desse tipo de acções políticas, mas não é isso que está em causa, mas apenas o direito que tem de o fazerem e de livremente se exprimirem sem serem coagidos ou ameaçados ou mesmo sancionados, (como é o caso) com penas e processos judiciais.

3 comentários
  1. cristof9's avatar
    27 Outubro, 2015 16:20

    Excelente post. A deriva francesa a copiar os metodos americanos e ingleses, sem o estilo refinado fica uma aberração nojenta.

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2015 16:56

    Dquando em quando a Liberté, Égalité, Fraternité française tem uns tremeliques sociais e uns frémitos político-judiciais do género. Mas recompõe-se.

    Gostar

    • Licas's avatar
      Licas permalink
      27 Outubro, 2015 17:14

      Acho que sim . . .
      Mas foi um exagero, pá . . .

      Gostar

Os comentários estão fechados.