Um presidente capaz

O que é “um presidente capaz”? Capaz de quê? Qualquer indivíduo com mais de 35 anos, tenha ou não cáries, está dotado da capacidade para ser presidente da república no caso em que decide não estragar tal capacidade com opiniões sobre assuntos para os quais não terá competências. Seis milhões e meio de portugueses seriam capazes de serem presidente da república: o que acontece é que seis milhões, quatrocentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa portugueses não parecem estar interessados na necessária metamorfose do treinador de bancada para o busto ornamental – e, daí que, normalmente, se atribua o cargo a alguém que, coitado, abdique da nobre arte lusitana de se achar mais capaz que todos os outros. Sim, cometemos alguns erros de julgamento em votações anteriores, mas, caramba, estamos a aprender com a experiência de um Soares – e as suas presidências abertas – ou de um Sampaio – e a sua apetência para explosões nucleares. Um presidente capaz é um tipo que sabe estar calado nos momentos certos e que, mais importante, finge que diz alguma coisa quando fala nos momentos em que isso é esperado pela prole de viciados nas tricas do regime. Um presidente capaz não promete coisas nem anda aí a discutir austeridade e peripécias bancárias: isso é um presidente incapaz, como o tio inoportuno que mete a mão no rabo da roliça solteirona no jantar de Natal perguntando pela altura em que os inexistentes pretendentes terão o privilégio do acetinado toque em tão irresistível tecido adiposo.
Sampaio da Nóvoa pode ser um presidente capaz. Porém, tudo o que faz, é anunciar-se como o presidente mais incapaz de todos os candidatos. Não admira que seja o candidato da Academia portuguesa, se me permitem a blasfémia.

“Não admira que seja o candidato da Academia portuguesa, se me permitem a blasfémia”. Bem apontado. Não existe canalha mais encostada ao Estado, mais hipócrita e mais narcisista do que a Academia. Um candidato que tem o apoio da Academia fica automaticamente desclassificado para ser PR. É na Academia que estão as forças gramscianas que dão forma à mente revolucionária e preparam as consciências para a construção do social-comunismo. A mania da superioridade ética que esta canalha se arroga é das coisas mais trágicas e, simultaneamente, mais ridículas de que enferma o país. Viva Portugal! Abaixo a canalha sindical!
GostarGostar
Um capa(z)do
GostarGostar
Também não é o meu candidato.
Esse é H. Neto.
Mas esteve bem no último debate, ao explicar o que entendia por “tempo novo”, que parece ser a insígnia da sua campanha.
Deixou Belém completamente KO.
Ganhou o debate.
E ainda foi a tempo de, nesse conceito e só nesse conceito, ter a minha concordância.
Que vale o que vale… mas é a minha.
GostarGostar
preferível um presidente capado
GostarGostar
Penso que gastar a sua homilia de Domingo com este tema é uma perda de tempo para os comentadores deste blog. As opções de voto estão feitas e devemos investir em soluções governativas alternativas ao governo apoiado pelos 4. O PP iniciou o seu caminho e hoje já li uma entrevista do Adolfo Mesquita Nunes muito interessante e que mostra um jovem a falar daquilo que as pessoas querem: economia a funcionar e bem-estar, que a dialéctica interna permita uma boa escolha. Relativamente ao PSD, é necessário que Passos se demita e abra o partido à escolha de um líder credível e com provas dadas para levar o partido a uma maioria absoluta. Relativamente ao tema, como só quero ir uma vez à urna, vou votar Marcelo, voto com racionalismo e pragmatismo.
GostarGostar
eis o blasfémias a apoiar marcelo. as voltas que o mundo dá – e o que tem de ser tem muita força. dá gosto ver estas conversões de cristão-novo.
GostarGostar
Cristo, ajuda este homem a tirar o diabo do corpo. Ele lê coisas em línguas estranhas.
GostarLiked by 1 person
Ó manel branco muda para o tinto.
GostarLiked by 1 person
« Não nos deve surpreender que, a maior parte das vezes, os imbecis triunfem mais no mundo do que os grandes talentos. Enquanto estes têm por vezes de lutar contra si próprios e, como se isso não bastasse, contra todos os medíocres que detestam toda e qualquer forma de superioridade, o imbecil, onde quer que vá, encontra-se entre os seus pares, entre companheiros e irmãos e é, por espírito de corpo instintivo, ajudado e protegido. O estúpido só profere pensamentos vulgares de forma comum, pelo que é imediatamente entendido e aprovado por todos, ao passo que o génio tem o vício terível de se contrapor às opiniões dominantes e querer subverter, juntamente com o pensamento, a vida da maioria dos outros.
Isto explica por que as obras escritas e realizadas pelos imbecis são tão abundante e solicitamente louvadas – os juízes são, quase na totalidade, do mesmo nível e dos mesmos gostos, pelo que aprovam com entusiasmo as ideias e paixões medíocres, expressas por alguém um pouco menos medíocre do que eles.
Este favor quase universal que acolhe os frutos da imbecilidade instruída e temerária aumenta a sua já copiosa felicidade. A obra do grande, ao invés, só pode ser entendida e admirada pelos seus pares, que são, em todas as gerações, muito poucos, e apenas com o tempo esses poucos conseguem impô-la à apreciação idiota e ovina da maioria. A maior vitória dos néscios consiste em obrigar, com certa frequência, os sábios a actuar e falar deles, quer para levar uma vida mais calma, quer para a salvar nos dias da epidemia aguda da loucura universal. »
Giovanni Papini, O triunfo dos imbecis , in ‘Relatório Sobre os Homens’
GostarGostar
SNóvoa = P”S”.
MBelém = P”S”.
GostarGostar
De presidentes capazes está o país farto. Vejam-se os casos do Orelhas, do Pinto da Guarda-Costa, do Bruno de Alvalade, do Salvador de Braga, do saudoso Valentão da Boavista, etc, etc, etc. Esses sim são presidentes-capazes com provas dadas. Agora este chato…? desde quando é que ele se mostrou capaz? Só se foi na cabeça da “troika dos ex”, verdadeira brigada do reumático com direito a retrato na galeria de Belém. Terroristas políticos! A não ser que tenha havido uma gralha e ele seja mesmo candidato a “Presidente Capataz”.
GostarGostar
Boa e certeira: “Presidente Capataz” !
GostarGostar
O Sr. Nóvoa será o presidente que nos conduzirá para fora da UE.
Se não para fora pelo menos para o canto da Europa, onde não deveríamos estar – pior que a Grécia.
O homem é o pau mandado da estratégia do Costa.
Investimento estrangeiro-
Fora de Portugal.
Empresas para baixo, doutores para cima.
GostarGostar
Gosto de votar.
Penso sempre que ao colocar a cruzinha, a minha foto podia (devia) estar naquele lugar.
Nesta caso eliminando todos os candidatos menos Marcelo.
E mesmo este apenas porque é um bocadinho mais alto do que eu.
Fora isso, sei presidir a jantares de Estado, sei sentar-me muito direito no banco detrás do carro oficial, sei distribuir as comendas, sei içar a bandeira no 5 de Outubro, não tenho esposa e portanto as despesas são menos 50%.
Na próxima (se houver) votem em mim.
Pior não pode ficar.
GostarGostar
Se não fosse pelas mordomias e alter ego, estes artistas não se candidatavam.
Ponham-nos a trabalhar e dêm-lhes o ordenado mínimo e, vão ver como fogem todos.~
Não prestam para nada!
GostarGostar
Parece que há por aí quem gostasse que isto se tornasse uma Coreia do Nóvoa.
GostarGostar