a reversão provisória da austeridade
28 Janeiro, 2016
Informa o Público (link indisponível) que, para convencer Bruxelas, o governo «quer registar medidas de reversão da austeridade como medidas extraordinárias», logo provisórias, presume-se. Ou seja, uma espécie de taxa extraordinária do IRS ao contrário. Neste caso, abranda agora para voltar a apertar mais tarde. Aumentam-se, agora, os funcionários públicos, mas despedem-se uns tantos, daqui por algum tempo. Repõem-se os valores das pensões, mas voltamos a baixá-los um dia destes. Recuperamos a maioria do capital da TAP para o estado, para mais tarde o darmos novamente aos privados. Caramba, isto é excessivamente estúpido para ser verdade. Um pouco de sanidade mental seria conveniente.
32 comentários
leave one →

Rui A.,
“Caramba, isto é excessivamente estúpido para ser verdade.”
Portanto, exactamente o que estávamos todos à espera.
GostarLiked by 1 person
Desculpe lá, mas isto excede os limites do concebível.
GostarLiked by 1 person
Desculpe Rui A.mas nao , nao excede , alias , destes esperava ate algo pior , no fundo no fundo isto ate faz algum sentido …
Porra , nao faz sentido nenhum , tentei , mas nem a gozar la consigo chegar!
GostarGostar
Rui A.,
Esperava melhor de um Ministro das Finanças que afirma, em pleno Parlamento e explicitamente, que aplicar o que defendeu enquanto economista é a receita para o desastre?
GostarLiked by 1 person
“Caramba, isto é excessivamente estúpido para ser verdade.”
O poucochinho sabe que ou faz passar o orçamento tal como está ou o BE e o PCP saltam fora da geringonça e ele deixa de poder dizer à mãe que é PM.
A única coisa excessivamente estúpida nisto tudo é a forma como as principais TVs tratam este assunto, como se tudo se passasse na maior das normalidades.
GostarLiked by 2 people
Fazem também parte do sistema.
Também lhes convém.
Só quando, há uns tempos atrás, se ventilou a hipótese da privatização da RTP é que se borraram todos.
Balsemões e outros ões.
GostarLiked by 1 person
Será que estas mesmas medidas foram classificadas igualmente como extraordinárias, aquando da sua implementacao?
GostarGostar
Com maior ou menor contabilidade criativa, qualquer dona de casa sabe que um orçamento com as medidas preconizadas por Costa e companhia vai seguramente dar asneira a médio prazo
GostarLiked by 1 person
A médio prazo? Se for aplicado, é já lá para o verão, na primeira avaliação da execução orçamental, que teremos as consequências da asneira.
GostarLiked by 1 person
Estamos na presença de um ‘negociador’ ressuscitado de uma derrota eleitoral por não poucochinho!
Junte-se o espírito bramânico que trata o tempo numa dimensão que não é entendível aos não iniciados…e esperemos calmamente pelo desastre!
GostarGostar
Esperam-nos mais impostos, a receita da dupla Portas&Passos. Como jogador vou apostar: a taxa máxima do IVA vai para 24%. Pergunto, temos futuro com governos destes? Ainda não me esqueci da taxa dos sacos plásticos, mais a taxa rodoviária, sobretaxa, etc. E reduzir a despesa do Estado à receita da nossa economia? O nosso problema não são faqueiros, é a dimensão do Estado Imperial que ainda não percebeu que o Portugal do Minho a Timor já acabou.
GostarGostar
Analisado dessa forma, é estupido demais para ser verdade, mas analisando numa perspectiva progressista faz todo o sentido, ou não.
GostarGostar
É já um problema viral.
“António Galamba mais uma vez ao ataque. Crítico da atual direção, acusa o PS de querer transformar uma derrota numa vitória, diz que Costa se escondeu e avisa: “Não há duas derrotas sem três”.”
GostarLiked by 1 person
Neste caso, os socialistas estão a ser sinceros. Reconhecem que todas as medidas que estão a tomar são apenas a campanha eleitoral para as próximas eleições que no caso da Nódoa ter conseguido chegar a PR, até a data seria cozinhada. 🙂
GostarLiked by 2 people
Perante o facto indesmentível de termos sido sistematicamente espoliados, de corpo e alma, pelo passado, responde a Direita com o oráculo tremendista e apocalíptico do futuro, do género de um fim do mundo sempre iminente e sempre adiado, ao jeito do que tem acontecido relativamente aos gregos:
“É que já cansa a guerra esquerda-direita-um-dois-três…
É assim há muito tempo.
Mas não me lembro de, pelo menos a nível das elites, haver tal azedume, tal espírito de negação primário e sistemático, como o que vai acontecendo por parte da direita.
Definitivamente, tarda a fazer o luto.
E isso é muito perigoso para a sanidade mental.”
GostarGostar
Luto tem de fazer a nossa república pelas inanidades que o João de Brito vai debitando sucessivamente por aqui.
GostarGostar
Direita em Portugal? Onde?
GostarGostar
O porco preto é uma espécie de zika… Também, aquilo lá donde ele vem é só sujidade e mau cheiro…
GostarGostar
Os disparates do vigarista Costa só se compreendem se partirmos do pressuposto de que o atual Governo foi capturado por um bando de psicopatas. Vai sair-nos caro esta continuada cegueira, irresponsabilidade e charlatanice. O vigarista perdeu, de seguida, duas eleições e apresenta-se ao público como um vencedor; nessa farsa nojenta é ajudado peos não menos nojentos jornaleiros e comentadeiros de esquerda, eles próprios igualmente psicopatas. Os portugueses estão tramados.
GostarLiked by 2 people
Se os portugueses deixarem de dar ouvidos ao tais nojentos comentadeiros, comendadeiros e jornaleiros de esquerda, e passarem a votar na alternativa, os portugueses não estarão tramados. Pelo menos tão tramados.
O problema não é tão complicado que exija uma resposta complicada.
GostarGostar
Por falar en jornaleiros, ouvi hoje que só do grupo RTP foram 4 jornaleiros para acessores de imprensa do actual governo da frente de esquerda. As nomeações no portal do governo lá continuam por publicar em clara violação da lei…
GostarLiked by 1 person
Enquanto no poder estiver gente desta, estamos f……..s.
GostarGostar
Lembram-se do Campos e Cunha? Bateu a porta ao fim de meia duzia de meses. O Centeno não demora muito, ou a credibilidade vai para a fossa (ainda gostam dele em Harvard).
GostarGostar
Caro comentador Baptista da Silva,
Permita-me discordar da uma sua afirmação. Eu tenho para mim que a porta é que baterá no Centeno e não o contrário. E quanto mais cedo melhor, pois não gosto de ver o meu nick usurpado por outrem.
Discordando consigo na questão das portas ― propositadamente com minúscula para não suscitar trocadilho não intencional ― tenho que concordar e corroborar um seu comentário acima em que questiona onde existe direita em Portugal. De facto, qual direita?
GostarGostar
” pois não gosto de ver o meu nick usurpado por outrem.”, isso é para mim? Espero que não.
Quanto à direita, isso, dou toda a razão, o PNR é estrema e não colhe, o CDS é mais socialista que o PSD. O PSD de direita só tem nome.
Hoje lí que a esquerda é liberal e a direita conservadora, isto vai uma confusão nessas cabeças.
O PSD é esquerda social centro, há espaço na direita verdadeira.
GostarGostar
Caro Baptista da Silva,
Ora essa, então acha possível algum Blasfemo certificado ― como é o seu caso ― poder receber o epíteto de bronco?
O agente usurpador a que me referi era obviamente a »Madame Centeno« como, muito bem, um dos gerentes do Blasfémias o apelidou.
Atrevendo-me a passar por »Madame Bronco« quase que juraria que quando o Cents apanhar com a porta ou com um valente pontapé na região glútea não virá visitar o Blasfémias pois, apesar da dimensão galáctica deste espaço, não comporta dois broncos. Eu cheguei primeiro!
GostarGostar
O sábio Centeno já está a preparar o discurso da reversão do rascunho OE.
Também não é lá muito complicado para ele.
Se recordo bem já reverteu o OE uma boa meia dúzia de vezes o documento.
O problema de base do sábio está nas contas. Em pequenino tinha grande aversão à aritmética e pelos vistos ainda continua a ter. ou revertendo também poderá ser grande pinóquio´.
GostarLiked by 1 person
Mas faz todo o sentido. Sao medidas temporarias a reverter quando a Troika vier outra vez. Ou ate mudar o governo. Ou ate o Centeno mandar um Orcamento sem ser a gozar!
GostarLiked by 1 person
Aposto um tonelada de Bolota contra um porco alentejano em como logo a seguir à greve da Função Pública, o governo cede nas 35 h … é tudo encenação!
GostarGostar
Reverter para voltar a crescer.
GostarGostar
Arre Lindo!
GostarGostar
Neste país é vulgar as obras provisórias tornarem-se definitivas. Espero que mantenham a tradição.
GostarGostar