Saltar para o conteúdo

Mas o «creximento» não vinha precisamente da baixa total do IVA?

29 Janeiro, 2016

Baixa total do IVA na restauração só em 2017 por causa do custo que é “muito mais” que 350 milhões

9 comentários leave one →
  1. AB's avatar
    29 Janeiro, 2016 14:47

    Já sabemos que de cedência em cedência Costa terá de se vergar à UE. Há dois problemas:
    – Enquanto anda a empalhar os danos vão crescendo.
    – Os camaradas da esquerda vão fazer-lhe a vida negra, e piorar exponencialmente o primeiro problema.

    Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      29 Janeiro, 2016 15:51

      E o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lá estará para lembrar aos portugueses que o Orçamento que o Governo PS acabará por ter que apresentar seria, mais coisa menos coisa, o que um Governo PSD+CDS teria apresentado e que, por isso, não fará sentido que estes partidos o inviabilizem.
      Convenientemente, não se lembrará de dizer que, a ser assim, deveria ser precisamente um Governo PSD+CDS a apresentá-lo.

      Gostar

      • Miguel Neto's avatar
        Miguel Neto permalink
        29 Janeiro, 2016 16:03

        Ou que no momento em que este governo deixar de ter o apoio da maioria de esquerda deixa de ter suporte na Constituição.

        Liked by 1 person

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        29 Janeiro, 2016 17:39

        Quem, o Marcelo?! Ele só fará isso depois de mergulhar no Ganges.

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        30 Janeiro, 2016 18:03

        Miguel Neto,
        Que Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar partido pela direita não passa de wishful thinking.
        Não apenas disse durante toda a campanha que iria fazer precisamente o contrário como é do seu interesse que o PSD não volte ao Governo nos próximos 5 anos.

        Desde que vá fazendo um discurso “conciliador” e “responsável”, ninguém à direita com um mínimo de aspirações a vir a ser Presidente se arriscará a candidatar-se contra ele daqui a 5 anos. E, para garantir o centro e parte da esquerda, não pode ser visto como o Presidente “da direita”.

        Se os próximos anos forem de conflito permanente, mesmo que Marcelo Rebelo de Sousa se tente colocar à margem a bipolarização só se acentuará e dificilmente conseguirá garantir quaisquer votos à esquerda.
        A única forma de garantir os votos suficientes para ter a reeleição garantida é colocar-se ao lado da esquerda, não de forma tão flagrante que justifique a candidatura de alguém forte à direita mas não tão discretamente que a esquerda se sinta motivada a atacá-lo.

        Se o PSD regressar ao Governo, a bipolarização será extremamente violenta e a esquerda fará de Marcelo Rebelo de Sousa um alvo a abater, a menos que este se torne uma força de bloqueio permanente ao Governo.
        Com o PS no Governo a situação será menos crítica já que a direita é sempre muito menos agressiva que a esquerda.

        Se houver eleições brevemente, a bipolarização esquerda-direita será total. Se dessas eleições sair um Governo de maioria absoluta de esquerda ou de direita, o mandato será de conflito permanente (porque ambas as partes se sentirão obrigadas a marcar terreno). Particularmente se o Governo fôr de direita.
        O ideal para Marcelo Rebelo de Sousa é mesmo um bloco central que deixe a extrema-esquerda a vociferar sózinha. E que melhor do que um Governo PS dependente do apoio do PSD para fazer (mais ou menos) o que este faria de qualquer maneira?
        Havendo eleições, quem sabe qual será o resultado?

        Marcelo Rebelo de Sousa, como já disse explicitamente, vai fazer TUDO para que o PSD apoie este Governo PS. Não porque Portugal ganhe alguma coisa com isso mas apenas porque isso é o que mais lhe convém.

        Quanto ao “suporte na Constituição”, essa é uma questão que já não se coloca. O Presidente Cavaco Silva indigitou António Costa como Primeiro-Ministro, este formou Governo e viu o seu Programa aprovado por uma maioria dos deputados.
        Desde que os Orçamentos sejam aprovados (com apoio de BE e PCP ou do PSD) e não seja aprovada nenhuma moção de censura, o “suporte constitucional” mantém-se.

        Com Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência, este Governo só cai se e quando António Costa quiser ou se o PSD se recusar a apoiá-lo. Na segunda possibilidade e caso o PSD não seja muitíssimo melhor em táctica e comunicação do que tem sido, será praticamente certa uma maioria de esquerda e o PSD terá que se entender depois com o PS.

        A única hipótese de o PSD ganhar as próximas eleições com uma maioria de direita é chumbando o Orçamento de Estado para 2016, de forma a que os eleitores tenham bem presente a golpada da esquerda, a mentira de António Costa a Cavaco Silva e os disparates que a esquerda já passou a Lei. Precisamente o que menos interessa a Marcelo Rebelo de Sousa.
        Quanto mais tempo passar melhor será para o PS, principalmente se fôr à custa de cedências do PSD.

        Gostar

  2. MJRB's avatar
    29 Janeiro, 2016 15:11

    Essa declaracao, esse compromisso do AC/DC nunca existiu. O eleitorado, os contribuintes, os empresarios fizeram confusao, perceberam mal.
    A IVA e que ia descer do Rato ate a Rua da Betesga.

    Liked by 1 person

  3. LTR's avatar
    LTR permalink
    29 Janeiro, 2016 17:11

    Pois, mas é que assim ele primeiro promete e depois vai a eleições como coitadinho. Esperteza no cabeça não lhe falta.

    Gostar

  4. Rui's avatar
    Rui permalink
    30 Janeiro, 2016 01:47

    sim, o passos que criticava as subidas de IVA de 0,25% do Socrates dizendo que eram insustentáveis e mal chegou ao Governo subiu o IVA para os 23% (subidas de mais de 10% na restauração).

    Por aqui critica-se a descida de impostos feita de uma forma responsável. Ok…

    Gostar

  5. Rocco's avatar
    Rocco permalink
    30 Janeiro, 2016 10:22

    Porco preto rua! Já!

    Gostar

Indigne-se aqui.