É só para avisar da próxima causa
PÚBLICO: É preciso devolver património, mas antes há que admitir o erro da colonização
Uma das vantagens de ler o PÚBLICO é que ficamos esclarecidos sobre a próxima causa. Urgentíssima, pois claro. Agora que já desistiram de votar no Brasil e no momento em que os activismos das causa do sexo ou falta dele estão a transformar o mundo num inferninho para os próprios activistas, os frenéticos das causas vão entrar em transe com os museus, o património dito colonial dos museus e reivindicação das devoluções aos museus africanos. Perante o frenesi só temos duas hipóteses ou combatê-lo ou incentivá-lo. Por mim proponho a globalização deste movimento: devolva-se tudo à sua origem. Por exemplo, porque há-de a França devolver ao Senegal as peças de arte que de lá trouxe e não devolve a Portugal o que daqui levou?… Assim postas as coisas vamos andar anos neste toma lá dá cá. No fim vamos ficar todos mais parvos mas isso não interessa nada.

Totalmente de acordo, e espero que africanos e brasileiros tenham guardado todos os espelhos e missangas que receberam dos colonizadores .
Agora que o artesanato é a principal actividade económica tuga ( pelo menos não consta que esteja em greve), toda a matéria prima é bem vinda !
GostarLiked by 3 people
Claro que sim. Primeiro tem que se fixar a data até que se fazem as devoluções. 1500; 1000 ou ainda antes? São só objectos ou território? Vai ser complicado,mas é um bom assunto para os desocupados.
GostarLiked by 1 person
Obrigado, Helena, é bom estar avisado.
Eu já me considero estúpido, mas não suficientemente. Preciso de mais entulho televisivo.
Prometo que vou estar 24 horas seguidas a ver os canais generalistas, fixo-me no cabrita, nas meninas, no galamba, faz-me falta o azeredo.
As cuecas é o tipo de indumentária que me conforta.
GostarGostar
Acho que as devoluções não se deviam ficar pelo aspecto material.
Importam também as devoluções imateriais do tipo: “devolver a democracia aos gregos”
GostarLiked by 1 person
Fazemos assim, tudo o “devolvemos” implica reduzir o Orçamento da Cultura.
GostarGostar
publico chiqueiro a céu aberto.
GostarGostar
Por mim podem mandar essa tralha toda para os lugares de origem, estados falhados. Ou a devolvem ou vai servir para queimar na fogueira. É o que menos lhes interessa.
Estão ocupados na pilhagem sistemática.
O socialismo e o comunismo serviu-lhe de cadinho para a “fundição” dos recursos.
Populações inteiras “fundidas” são privadas desses recursos a ponto da morte precoce se tornar uma banalidade enquanto fortunas imensas emigram para paraísos fiscais.
Denunciemos o miserável propósito de jornalistas e pseudo universitários que pretendem criar complexos de culpa nos incautos, rebaixar os espíritos, para poder manipular à vontade a intelectualidade frouxa. As suas falsas premissas estão sob escrutínio.
Um dia responderão pelos seus truques e acabaremos por saber quem são os vilões que os contratam para ultrajar mais a torto que a direito.
GostarLiked by 1 person
Podemos devolver o Dr. Costa?
GostarLiked by 1 person
Só podemos devolver metade do Sr. Costa. Não me parece nada prático.
GostarGostar
Devolvemos metade e damos, dada, a outra metade a título de compensação pela privação de uso que lhes causámos …
GostarLiked by 1 person
Excelente notícia! Pode ser que o Estado devolva todas as terras, conventos, mosteiros, colégios e restante património que expropriou à Igreja e Ordens religiosas desde o século XVIII.
GostarLiked by 2 people
Ora bem.
GostarGostar
Os franceses têm que nos devolver as baixelas de prata que roubaram aquando das invasões francesas. Podemos fazer uma petição ao Macron?
GostarLiked by 1 person
Ser´que o Museu Nacional de Goa, exige o Kosta?
GostarGostar
Eu acho que deveríamos devolver este retângulo (com o Público como bónus) aos árabes, para estes nos poderem dar aos godos, suevos e vândalos, celtas, neandertais, homo erectus, australopitecos e por aí fora….
GostarGostar
devolver pretos e monhés
GostarGostar
Não colonizámos: chegámos a um território meio deserto com umas cubatas aqui e ali. Devolveremos quando devolverem Cabora Bassa, as estradas, os portos, os aeroportos, os caminhos de ferro, a rede de distribuição de energia eléctrica, de água, etc, etc
GostarLiked by 1 person
Este assunto não é de brincar e ser fofinho com os activistas burgessos, como se eles fossem crianças tontas.
Isso foi o que se fez quando começaram com as historietas de feminismos e LGBTXPTOKX@#£§. Deu bom resultado, não deu?
Isto é de insultá-los de alto a baixo e esfregar-lhes a cara em merda!
GostarGostar
Claro. Fica muito feio roubar e ficar com aquilo que não é nosso!
O que é que lhe ensinaram em casa?
GostarGostar