A ler, sem falsas sensações
Fernando Leal da Costa: «uma estratégia que tivesse incidido muito mais sobre a protecção de grupos de maior risco, nomeadamente os mais idosos, sem que tivesse sido imposto recolher obrigatório a toda a economia, poderia ter sido mais avisada de início. Bastaria ter fechado acessos ao País em devido tempo e ter confinado os potenciais transmissores em vez de os ter convidado a ficarem confinados. Bastaria ter um sistema de saúde melhor coordenado, com melhor liderança global e intermédia, sem preconceitos ideológicos, com medidas de protecção pensadas a tempo, com circuitos de diagnóstico e assistência organizados antecipadamente. Nada disso aconteceu. Talvez bastasse ter um sistema de saúde que não estivesse à partida com a sua capacidade ultrapassada e um Serviço Nacional de Saúde (SNS) com reserva para expansão. Não tínhamos.»

‘fazer o serviço’ significa cagar
GostarGostar
O chamado SNS português anda sob a batuta da OMS. Tudo quanto fazem é só depois dessa “organização” ter decidido qual rumo seguir.
Haverá melhor desculpa para não assumir quaisquer responsabilidades?
GostarLiked by 1 person
Nem essa desculpa deviam ter a vergonha de usar. A OMS declarou a covid-19 uma pandemia no numa 4ª feira, dia 11 de março. No dia 12 António Costa suspendeu as aulas a partir de dia 16. O corona virus suspendeu o contágio 6ª e sábado de manhã?
No dia 16 o Marcelo convocou o Conselho de Estado para dia 18, em que finalmente foi decretado o estado de emergência.
Demorámos uma semana a reagir e temos quase 500 mortos. A República Checa decretou o estado de emergência 1 dia depois da declaração da OMS e tem um quarto da mortalidade.
Os menores não são um grupo de risco mas já morreu 1 rapaz de 14 anos em Portugal, que nem entrou nas estatísticas porque tinha outras patologias. Se tivesse contado seriam 0.2% de mortos abaixo dos 20 anos, o que para quem é pai é 0.2% a mais do que aceirável. Para não variar o PS aproveita-se de tudo o que pode para melhorar os números. Por esta lógica, se eu der um tiro numa pessoa doente posso alegar que morreu porque tinha outras patologias e ser ilibado?
Talvez se pudesse ter mantido o país a funcionar, mas haveriam na mesma muitas condicionantes. Sobre as escolas o problema nem são só as crianças, mas os avôs que vão levá-las ou buscá-las porque os pais não podem.
GostarGostar
“Se tivesse contado seriam 0.2% de mortos abaixo dos 20 anos”
Quer dizer que em Portugal morreram, abaixo dos 20 anos, a mesma percentagem que morre da doença, para essa faixa etária, em todos os outros países? Espanto…
GostarGostar
Só para acrescentar mais um pequeno enorme detalhe sobre a Rep. Checa. Desde dia 18/3 é obrigatório o uso de máscara em público. E não houve problemas em cumprir essa lei porque a sociedade civil já se tinha mobilizado para isso e não precisou de meses, fê-lo em poucos dias. No retângulo andamos ainda a debater se é boa ideia ou não. Quando a porra da pandemia estiver a dar as últimas e a economia estiver (ainda mais) em frangalhos vão descobrir que um pedaço de pano que retenha o que nos sai do nariz e da boca é uma boa ideia para combater um vírus que se transmite pelo que sai do nariz e da boca…
GostarLiked by 1 person
Disfrutem do regime cubano da disparidade de 2 para 37 indivíduos que está a ser revelado em Espinho, e da proibição de divulgação de números aos autarcas. Foi nisto que o país que andou a distrair-se com o Rui Rio votou. Não há desculpas. Toda a gente sabia como é que os dois papas do actual regime funcionam. Não se queixem. Aguentem-se com aquilo que escolheram, com a música silenciosa dos grandoleiros e os tambores no armário. O país tem aquilo que merece, incluindo a lavagem cerebral sobre as máscaras. Daqui a pouco deve estar a ocorrer a vigésima ocorrência dos 500 ventiladores que vêm aí, mais a metade dos ventiladores que foram para o norte. Metade de 60, dados sabe-se lá por quem, sabe-se depois.
Boa sorte!
GostarLiked by 3 people
Apreciem a maneira como, depois de isolada, a cabeça da senhora da DGS vai rolar no momento exato em que der mais jeito à limpeza do capote do mestre da obra e do espectacular discípulo de Belém, tal como aconteceu com Marques Vidal.
GostarLiked by 1 person
Ranking de notícias sobre desleixos COVID na TV:
Trump 251
Bolsonaro 236
Boris 188
(autoridades suecas – PM desconhecido) 4
Xi Jinping 0
GostarLiked by 3 people
Talvez dona Helena devessemos ter antes um competentissimo governo e modernaço SNS holandês.
Isso sim é que era…
Infetados
24,413
Mortes
2,643
GostarGostar
Também podes olhar para o Austríaco e para o Alemão que funcionam também de forma semelhante ao holandês. Ter populações muçulmanas que não respeitam qualquer regra ajuda muito a descambar os números.
O SNS espanhol e Italiano então foram uma tragédia épica e em Portugal o sector privado ajudou imenso a aparar muitos problemas apesar da perseguição que tem sido alvo.
GostarGostar
A Alemanha não tem populações muçulmanas ?
E o Suiço e o Belga passou-lhe ao lado da vista ?Mas é compreensivel, não é fácil conseguir olhar com palas à frente da vista.
GostarGostar
“não é fácil conseguir olhar com palas à frente da vista.” Tem razão … você é o exemplo acabado disso.
GostarGostar
A.R,
Não seja modesto: em palas v. não recebe lições de ninguém.
Poucos aqui terão palas tão grandes e bonitas como as suas. O fanatismo direitalha tem esse dom. Lindas, lindas palas.
GostarGostar
Quem depende de um sistema de saúde socialista em que a morte de uma é uma tragédia e de uma multidão uma estatística pode acontecer isto.
https://www.gatestoneinstitute.org/15870/coronavirus-elderly-abandoned
GostarGostar
A subserviência não é à OMS nem é a desculpa, é subserviência à organização terrorista Grupo Bildberg da qual ONU (Guterres) e OMS são tentáculos.
GostarLiked by 2 people
Só quem não tem noção do que são dados fiáveis se pode dar ã falsas deduções.
Comparar os dados vomitados pela dgs com outros provenientes de países idóneos faz parte daquele jogo sujo da informação que projecta o grande líder e o pa´s que tem a infelicidade de lhe ter caído nas patas.
Terra onde reina e continuará a reinar o que Deus quiser.
Ser independente e pensar pela sua cabeça dá uma grande trabalheira.
O coronavirus é uma floresta de enganos. A super estrutura que dinamiza as grandes redes de informação – Reuters, Associated Press e France Press, CNN, der Spiegel, NYT e WP de que a lusa, a impresa e a global media são apêndices miseráveis, procuram criar o pânico e levar ao confinamento das pessoas. Toda essa informação é fraudulenta e quem tiver a coragem de a criticar é despedido, caluniado e se necessário anulado.
O número de casos é muito expressivo para quem estiver atento.
Vivemos os primeiros passos para as controlar as forças vivas das sociedades manietadas. Usam-se mensagens confusas e fotos de caixões amontoados. Vêm aí outras jogadas relacionadas com a forma como o dinheiro vai circular, a obrigatoriedade da tomada de vacinas feitas à pressa e documentos exigidos para provar estar imune São as mesmas forças que estão em queda desde a crise do petróleo bem representadas na iberia falida.
Procuram criar o caos para reinventar o mesmo tipo de sistema. Vão falhar.
GostarLiked by 1 person
O prócopo também é outros daqueles armados em oráculo, que de tanto querer olhar longe para o horizonte não enxerga um palmo à frente dos olhos.
há um mês atrás a propósito da resistência do governo em implementar as medidas de contenção, escrevia assim o senhor procopo entre muitas das suas oraculisses provenientes dos templos missionários da terra plana .
Procópio permalink
12 Março, 2020 20:41
Quando o Titanic se afundou houve quem não quisesse acreditar. A orquestra continuou a tocar. Quando se partiu em dois, não se podia mais fingir.
Era muita água, agora são muitos vírus.
Aqui chegámos. Fingir, desta vez não vai dar.
O kosta até já chama os partidos para diluir as responsabilidades.
Cuidado com os de direita, não andam sempre com vírus?
Quando era a altura de pôr os recém chegados de Milão nada foi feito.
O resultado está a começar de estar à vista, digo começar.
Será a altura da acabar com os hospitais privados?
GostarGostar
O Procópio dispara em todas as direcções! As balas são baratas, alguma há-de acertar !
Vale dizer tudo e o seu contrário, ninguém à volta é suficientemente inteligente para ver o disparate, nem sequer ele !
Ele pensa que é o único independente e a pensar com a sua própria cabeça, mas é só o alcool a falar …
Com esta direita não vamos a lado nenhum !
GostarGostar
https://observador.pt/especiais/mentira-de-estado-como-o-governo-frances-deixou-o-pais-sem-mascaras-de-protecao/
Não é só cá.A mesma super estrutura encarrega-se de disseminar a mentira.
GostarLiked by 1 person
O Fernando Leal da Costa tem direito a escrever o que lhe apetecer e a delirar com o que quiser. O azar dele é que (como frequentemente diz a nossa Helena, que muito prezo) a realidade teima em desmenti-lo.
GostarGostar
Trump, sempre Trump… Agora o entretenimento da TVs (todas) é mostrarem continuamente a vala comum na ilha Hart, em Nova Iorque. Claramente querem mostrar que aquilo nos USA está totalmente fora de controle e o Trump “esconde a realidade”… aquela que eles querem que toda a gente acredite porque viram nos noticiários. Até põem os seus enviados especiais a botar palavra para confirmar a malvadez do tipo com o penteado esquisito.
Não seria mais sério procurar confirmar dentro do governo de NYC o que se passa?
Encontrei esta informação e aqui fica para quem quiser ler e pensar:
https://www.ny1.com/nyc/all-boroughs/news/2020/04/11/hart-island-could-be-temporary-burial-ground-for-coronavirus-victims
GostarGostar
Tem razão: as valas comuns não são um exclusivo do Trampa; são também mais um alegre efeito do capitalismo, da sociedade egoísta e hipócrita dos EUA.
Porque as valas comuns não são apenas para infectados: são para pobres. Neste caso, infectados pobres. O refugo do ‘american dream’ que faz salivar os otários direitalhas.
Quando o covidas passar, os pobres continuarão a ser enterrados em valas comuns. E os otários continuarão a salivar.
GostarGostar
Neste momento (14:52 nos EUA), já há cerca de 20 mil óbitos. Infelizmente muitos mais milhares serão somados.
Quantidade enorme da população está infectada, outra internada e possivelmente milhões em vias de o contrair.
Nas próximas presidenciais nos EUA, os eleitores não devem esquecer-se que o Trump desvalorizou e até ironizou inicialmente a propagação do C-19.
Estou-me marimbando nestas situações para “esquerdalhas” e “direitalhas” como alguns querem justificar incompetências ou competências de líderes políticos.
GostarLiked by 1 person
“o Trump desvalorizou e até ironizou inicialmente a propagação do C-19.”
O Trump pode ter feito isso tudo, mas proibiu voos da China ainda em Janeiro.
Reacção dos democratas? Chamar racista, e dizer que o virus não era perigo nenhum.
Para juntar à festa, o Mayor de NYC e a besta da Pelosi incentivavam as pessoas a sair de casa e irem enfiar-se nas multidões que festejavam o ano novo chinês.
Agora vêm dizer que a culpa é do Trump. A doença está bem instalada em sítios que votam democrata à dezenas de anos. “You can’t fix stupid”.
GostarLiked by 2 people
Zé Manel,
Há por aí umas confusões entre “proibição de voos” (em Janeiro) da China com aterragem de aviões desse país em aeroportos específicos e com a proibição de entrada de passageiros vindos desse país. Pelo meio, também em Janeiro, Trump e Xi assinaram acordos comerciais mantendo tarifas, etc.
Isso, a “culpa” agora é dos democratas norte-americanos… Até parece que foram eles que eliminaram a Obamacare, único serviço que permitia qualquer norte-americano a serviços de saúde.
Sem a Obamacare e por causa do C-19, está a acontecer o que se sabe.
GostarGostar
Zé Tonto reparou que essa de irem para a rua “apanhar” o virus Chinês é transversal a toda a esquerdalha de ambos os lados do Atlântico?
GostarGostar
jorgercramos,
Bolsonaro, não só por o que tem dito e incentivado (precisamente para os brasileiros “andarem na rua”) mas também pelo que tem feito nas suas incursões em público, é… da “esquerdalha” ?
Não fosse as iniciativas de muitos governadores estaduais para mandarem o javardo e primata Bolsonaro bugiar e a propagação do C-19 teria sido já muito maior.
Eu não acredito que Jorgercramos se sentisse bem, tranquilo, apoiante de um Bolsonaro a governar Portugal.
GostarGostar
“Obamacare, único serviço que permitia qualquer norte-americano a serviços de saúde.”
permitia, se tivessem dinheiro.
os seguros dispararam de preço com o Obamacare.
É o que dá quando obrigam as seguradoras a fazer seguros que cobrem condições pre existentes.
para os pobres já havia medicare ou medicaid (não sei qual deles é para os pobres e qual é para os reformados, e não me apetece agora ir ver)
Conclusão: a esquerda, como de costume, lixou a classe média.
é o que acontece quando se “defende” os pobres, é preciso muitos pobres para se ganhar eleições.
GostarGostar
Para ir lembrando e nao perder toda a noção da realidade:
O Trump.
-A 29 de janeiro impôs travel ban da china (racista e xenófobo).
-A 15 de fevereiro ficava furioso porque tinham permitido americanos com covid desembarcar (Nyt chamou-lhe tudo e alguma coisa).
– A 20 de fevereiro deu ordens para se começar encomendar e armazenar medical supplies.
-A 1 de Março já preparava a Defense Production Act que lhe permitia activar poderes de guerra sobre as empresas americanas.
– A 10 de março travel ban para voos de e para Europa.
Em Portugal (e socorrendo-me do JM Judice na TV) que são os bons!
-A 15 janeiro — DGS duvidava que fosse transmissível pessoas para pessoas.
-A 25 fevereiro – Marcelo rebelo de sousa dizia ser impossível fechar fronteiras (bandido do Andre Ventura) e que de qualquer das formas não era solução.
-A 8 de março – António Costa dava uma mega entrevista ao Expresso, de 8 páginas e não fala do COVID-19 uma única vez.
-A 11 de março Directora DGS zangada porque escola da neta foi fechada por causa de um caso.
-A 11 de Março conselho saúde publica recomendava que as escolas não deviam ser fechadas.
GostarLiked by 2 people
Eu, se fosse Fernando Leal da Costa, ciente, com todos os dados sobre a situação, sem vacilar teria entregue pessoalmente há 1 mês e meio um relatório com a urgência “pmp” ao ao AC-DC e à ministra da Saúde. Passados quatro dias, se não obtivesse resposta, ter-me-ia colocado à porta do Conselho de Ministros ou da Residência do PM para ser recebido, para alertar. Não recebido, recorreria à CMTV e ao Correio da Manhã — ao MCThomaz não valeria o esforço nem a gasolina gasta.
(Depois dos jogos é fácil acertar no resultado).
Mas uma “coisa” é certa sobre a diária, real situação tuga: há “dados”, quantidades, que começaram a não bater certo, mais os vigentes avanços, recuos, afirmações, desmentidos, correcções.
GostarGostar
Podem dar uma vista de olhos
EPOCH TIMES – A ORIGEM DO VÍRUS DE WUHAN (COVID19)
e ver o video a partir do site
GostarGostar
Cada vez mais tenho a sensação (não a certeza) de muita culpa do regime chinês na propagação do C-19 nesse e noutros países.
O que está a acontecer no planeta não é “normal”.
Que há loucos a governarem nações, constata-se facilmente. Mas não quero acreditar numa monumental e criminosa colocação do C-19 nos cinco continentes para a economia, as finanças, o comércio, a indústria, etc. chinesa consolidar-se, avolumar-se e transtornar, tentar dominar o Ocidente. Seria a antecâmara de respostas drásticas.
Mais “loucura”: China e Rússia na vanguarda da destruição (comercial, económica, social) do Ocidente. Surgiria o polegar no botão das armas super-bélicas !?, com a entrada em cena da excitada Coreia do Norte, mais umas “ajudas” muçulmanas ? Impossível ? O Mundo não está tranquilo, as relações políticas são falsas, há territórios a conquistar, a sede pelo poder é incontrolável.
GostarGostar
Um vírus que não mata sequer 1% de pessoas saudáveis, abaixo dos 60 anos, não serve para isso que está a sugerir.
Basta os governos ocidentais dizerem amanhã: volta tudo ao trabalho, idosos fiquem em casa, e se apanharem o virus, apanharam, e o plano chinoca ia por água abaixo.
GostarLiked by 1 person
Zé Manel,
Dispenso comparações com vírus anteriores. O que está em causa é o actual.
Não lhe parece que a pandemia é gravíssima ? Com praticamente todo o planeta em alerta máxima, com mais de metade da população mundial encerrada em casa, quase toda a actividade paralizada por precaução, etc., etc ?
GostarGostar
MJRB,
Parece-me que a situação é grave, mas não por causa do virus. Por causa das medidas exageradas, e pouco ponderadas, que foram impostas pelos Governos.
As pessoas estão fechadas por opção dos governos. Entre deixar morrer 0,5% da população, ou implementar um Estado Policial e arriscar 20% de desemprego, os governos acham que lidam melhor com a economia em cacos.
As experiências Europeias do século XX, e as mais recentes no Zimbabwe e Venezuela mostram que talvez não seja assim tão boa ideia.
Não fiz nenhuma comparação com outro vírus.
Limitei-me a dizer que a teoria de que a China largou o vírus para aproveitar o impacto economico não faz muito sentido, uma vez que bastaria os governos ocidentais não imporem estas medidas ditatoriais, deixarem a população jovem continuar a trabalhar, e o impacto era minimo.
GostarLiked by 1 person
Zé Manel,
Vc. hoje está irónico. Então, a grave situação em Portugal e no planeta não é por causa do C-19 ? E a culpa é das restrições impostas (e muito bem !) pelos governos ??
Vc.não está sozinho: ontem o ex-ministro da Saúde da geringonça afirmou que as pessoas deviam fazer testes e andar com máscaras nas ruas e empregos em vez da quarentena… Nem me merece comentário essa estupidez do tipo.
Porra, um país governado por esta gente…
GostarGostar
Zé Manel,
só mais isto: neste momento, claro, após quarentenas na China, a economia desse país está novamente a atingir índices elevados e consistentes, ao invés do Ocidente, que não sabe como vai ser o seu futuro económico e financeiro — aliás, teme-o. E não são só os chineses a afirmá-lo.
A mega-política, a avidez pelo poder, a ânsia de conquistas é capaz de tudo…
GostarGostar
MJRB,
Não estou a ser irónico.
A situação não é grave por causa do vírus que causaria, segundo os especialistas mais alarmistas, cerca de 0,5% de mortos na população total.
0,5% de mortos não iam causar desemprego e recessão em larga escala. Isso vai ser causado somente pelas medidas tomadas pelos governos para responder ao vírus.
GostarGostar
A supressão de dados é partilhada por ordem, pelo PCC (partido comunista Chinês, OMS, vários países europeus, DGS das senhoras da saúde e geringonça.
O quadro pintado nada tem que ver com a realidade.
O propósito é óbvio.
A China é a benfeitora universal, permitiu intencionalmente que o vírus se espalhasse, enviou testes falsificados para todo o lado,´e os ventiladores defeituosos da praxe.
A OMS é uma organização muito fiável, orientada pela China, financiada até ver pelos USA
As senhoras da saúde são as nossas fadas rainhas e têm mostrado alto nível.
A geringonça, com o grande líder ao volante, é a nossa salvação.
Não vale a pena falar do outro, já não se aguenta.
GostarLiked by 1 person
“A supressão de dados é partilhada por ordem, pelo PCC (partido comunista Chinês, OMS, vários países europeus, DGS das senhoras da saúde e geringonça.”
Você anda sempre a apanhar bonés prócopo…
Dizia assim a 28 de fevereiro o Secretario de Estado dos EUA da presidencia de Trump
https://twitter.com/Shenaz10/status/1248924170702008320
GostarGostar
Mg,
Vou assumir que você é só mal intencionado e não assim tão desfasado da realidade.
A resposta do Pompeo é corretíssima que não se rebaixa a responder à pergunta do Hoax depois de ela ter sido debunked por mais de 10 fact checkers – Não, Donald trump não disse que o vírus era um hoax, Donald trump disse que as criticas dos democratas ao modo como ele respondeu à pandemia era um Hoax.
Pompeo recusou-se a responder a uma pergunta que era estúpida e cheia de segundas intenções. Sim era um gotcha question.
Realmente este pessoal que cria estas fake news conhece-vos mesmo bem. Vocês têm a maturidade de um puto de 15 anos.
GostarLiked by 3 people
Ainda se compreendia que vocês andassem a fazer esta figura de palerminhas com listinhas com datas registadas e “talking points”, se estivessem a ser pagos e fossem operativos panfletaristas de campanha.
Mas não, é porque vocês são só mesmo palerminhas fanáticos idólatras.
GostarGostar
Tem piada. Faz lembrar a reacção do governo Português e da senhora da DGS.
Faz lembrar também como a OMS desvalorizava o vírus e saudava as autoridades chinesas.
Faz lembrar como o governo português só cancelou voos quase duas semanas depois do americano. Ou como só reagiu à declaração de pandemia 3 dias depois.
Faz lembrar como a OMS ainda continua sem aconselhar o uso de máscaras enquanto que os organismos de saúde internacionais se vêem obrigados a ignorar este organização.
Obrigado pela memória, mg.
GostarLiked by 1 person
Faz lembrar como em Portugal se proíbe a divulgação de dados, mas nos Estados Unidos sabe-se o número de infectados cidade a cidade, vila a vila.
GostarLiked by 1 person
Não se contorcione tanto a mostrar a revelância da insignificante diferença do peso dos “pintelhos”, ou ainda acaba com a cabeça enfiada no traseiro.
GostarGostar
MG hoje é o dia mundial do ar … em Portugal no ano passado morreram segundo os ambientalistas de pacote cerca de 4000 pessoas devido à poluição … ora … Virus Chinês: Janeiro e Fevereiro ninguém morreu disso, restam 10 meses do ano, morreram em Março e 1/2 de Abril 470, média 313 por mês, o que dá em 10 meses 3130 … que porra de virus, que hoax monumental, nem consegue matar tanto como a poluição num país subdesenvolvido quanto mais bater os números da gripe … Sabe MG a matemática e a sua especialidade: a estatística são “duras de roer” para o combate politico.
Porque isto é uma Guerra sim, mas uma Guerra Ideológica!!!
GostarGostar
A sensibilidade dos testes para o covid 19 é apenas de 60 e 70%. Diferentes empresas produzem testes ligeiramente diferentes.
O diagnóstico exige examinar os sintomas do paciente, o seu histórico de exposição potencial, imagens e outros testes.
Parte do problema está na localização do vírus à medida que sua área de maior concentração muda dentro do corpo.
Os principais testes de zaragatoa nasal examinam a nasofaringe. Isso requer uma mão treinada para executar e uma parte dos falsos negativos decorre de procedimentos inadequados.Mas, mesmo se feito correctamente, a zaragatoa pode produzir um resultado negativo. Isso ocorre porque, à medida que a doença progride, o vírus passa do sistema respiratório superior para o inferior. Nesses casos é preciso colher uma amostra de forma mais invasiva quando o paciente está sob sedação.
GostarGostar
Boas perguntas alguma semelhança com as “ordens” que deram à polícia cá do jardim
https://video.foxnews.com/v/6148696687001?playlist_id=938973798001#sp=show-clips
GostarGostar