Saltar para o conteúdo

TAP os olhos

8 Junho, 2023

É escandaloso o que se está a passar com a TAP. Se já era inadmissível a intervenção sistemática do Estado, com a injecção obscena de capital numa empresa cronicamente a dar prejuízo e que lesou os cofres públicos durante décadas a fio, a novela mexicana a que assistimos neste momento, com contornos criminosos, tem de ser o fim de uma era. Já chega de regabofe. Está na hora de “matar” este problema definitivamente. Porque é caso para que, sempre que se fale na TAP, colocar uma bolinha vermelha com o seguinte alerta: “TAPe” os olhos que isto é conteúdo não recomendado aos contribuintes deste país.

A TAP depois de nacionalizada pela “revolução de Abril”, nunca deu lucro. Na verdade, foi e é um buraco sem fundo onde o país enterrou biliões do esforço do trabalho dos contribuintes (portugueses e europeus). Uma vergonha nacional.

Resumidamente e sem rodeios, a história da TAP conta-se assim:

  • Em 1945 foi criada por com a designação de Transportes Aéreos Portugueses, e foi integrada na Star Alliance.
  • Em 1953 transforma-se numa Sociedade Anonima Responsabilidade Limitada.
  • Em 1975 é nacionalizada e muda de designação para TAP Air Portugal.
  • Em 1980 começam a surgir prejuízos astronómicos.
  • Em 1991 é transformada em sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos.
  • Em 1994 é criado um plano estratégico de saneamento economico-financeiro para salvar a empresa da falência.
  • Em 1997 o PS prepara a privatização com a Swissair – que, entretanto, se viu a braços com dificuldades financeiras que iriam conduzir ao seu desmantelamento e à criação da Swiss -, que desiste de comprar parte da TAP e a privatização volta à estaca zero.
  • Em 2003, a recuperação através do plano estratégico começa a dar frutos e empresa dá finalmente “lucros” pela primeira vez em muitos anos.
  • Em 2005, o Estado reduz a sua participação na empresa, dando mais um passo para a sua reestruturação e consequente privatização.
  • Em 2011, Sócrates assume compromisso com a Troika, no Memorando de Entendimento, de privatizar a TAP mas o governo adiou a decisão até 2014.
  • Em 2015, e depois de muita controvérsia, foi finalmente privatizada. A privatização foi realizada com a venda directa de 66% do capital da companhia aérea: 61% da venda a investidores directos , 5% para os trabalhadores da TAP SGPS e os restantes 34% ficariam na posse do Governo durante dois anos. 
  • Em 2016,  António Costa assinou um novo acordo em que o Estado passa a deter 50% da empresa ficando 45% detidos pela Atlantic Gateway e 5% pelos trabalhadores da TAP.
  • Em 2020, com a pandemia de Covid19, e usando o argumento da “importância estratégica”, o governo decidiu “nacionalizar” a empresa adquirindo 72.5% das acções, ficando 22.5% para o consórcio Atlantic Gateway, e 5% para os trabalhadores.
  • No presente, e depois de toda esta trapalhada de “nacionaliza – privatiza – nacionaliza” do governo de António Costa, falam agora de uma futura (re)privatização (mais uma!!!) com a venda de capital social da TAP a outros grupos de empresas aéreas europeias, como o grupo “Air France/KLM”, o “Lufthansa Group” ou o “International Airlines Group (IAG)”, mantendo, contudo 20% do capital social reservado ao Estado.

A juntar a isto, a TAP conseguiu ainda a proeza de, durante uma década, apenas ter registado “lucros” no ano de 2017 e somar um total de 1 891,5 milhões de euros em prejuízos, nos restantes:

A covid, que tem costas largas, serviu perfeitamente para voltar a “nacionalizar um cancro” para os cofres do Estado. Mas enquanto a Lufthansa, por exemplo, devolveu a ajuda do Estado alemão (cuja ajuda foi comparativamente inferior à nossa), por cá, a TAP recebia mais transferências milionárias dos contribuintes (só entre 2020 e 2021 recebeu 2 mil milhões do Estado e não pensa sequer devolver) enquanto que, sabe-se agora, andava a saque, pelos políticos e seus nomeados. A descoberta de despesismo, favoritismo, amiguismo, promiscuidade política, gestão danosa e corrupção, não apanhou ninguém de surpresa. Apenas confirmou todas as suspeitas, de décadas de gestão pós revolução de Abril.

Aqui, uma pequena amostragem da podridão do regime na companhia aérea, revelada SÓ durante este ano, e que, se continuarmos a cavar fundo, chegará, muito provavelmente a todos os anos do pós 25 Abril:

Falando agora sobre os supostos “lucros” da TAP, nem mesmo esses são conseguidos sem “cosmética contabilística”. Na verdade, mais de metade dos lucros apresentados no ano de 2022 , por exemplo, resultam de um bónus fiscal. Mas, não é preciso ser-se doutorado em finanças para entender que uma empresa que recebe fortunas do Estado para não falir, não é uma empresa com lucros. É uma empresa que gere mais despesa que receitas, “ad aeternum”, porque nunca foi gerida com responsabilidade. No fundo, a TAP não passa de um “doente terminal ligado às máquinas de suporte de vida” do Estado.

Por muito que custe aceitar, pagamos, forçados, a TAP a peso de ouro para depois viajar na Easyjet e Ryanair. Esta é a nossa realidade. E sempre que nos atrevemos a optar pela companhia de bandeira, arrependemo-nos amargamente, juntando-nos à lista interminável de reclamações por um serviço que deixou há muito de ter a qualidade dos seus primórdios.

A TAP há muito que deixou de ser uma companhia aérea para se transformar numa “offshore” ao serviço da ladroagem disfarçada de políticos. É um gravíssimo problema estrutural do país, que se arrasta por décadas e que só terminará com a sua privatização total e definitiva. Infelizmente.

35 comentários leave one →
  1. Oscar Maximo permalink
    8 Junho, 2023 12:02

    Falam muito os comunistas sobre o lucro da TAP em recente ano. Precisando a TAP de renovar em média três aviões por ano, teve nesse ano um lucro de meio avião. Basta meter um avião nos resultados de um ano antes ou depois para o lucro passar a prejuízo. O significado do resultado de um único ano é nulo, a não ser no caso de prejuízos enormes.

    Gostar

  2. voza0db permalink
    8 Junho, 2023 15:05

    Esta Alexandra deve estar mais arrependida de ter aceite o convite para ser salafrária assumida (vulgo secretária de estado)… Perder centenas de milhares de euros para nada!

    Só daqui podemos aferir que a tipa é naba!

    Gostar

  3. voza0db permalink
    8 Junho, 2023 15:10

    Já me ia esquecendo…. Continuem a VOTAR em salafrários e corruptos (tcp PS+D, Chega, IL, BE, PAN, PCP etc) e verão que a coisa irá melhorar!

    Gostar

  4. José Bernardino permalink
    8 Junho, 2023 17:53

    Parabéns, Cristina Miranda.
    Tem agradado sempre e continua.
    Felicidades

    Liked by 1 person

  5. 8 Junho, 2023 22:20

    O que se pode aprender com este farrobodó empresarial.
    Parece uma daquelas enormes festas do Conde de Farrobo que tanto enriqueceram a cultura portuguesa, mas aqui os portugueses aprendem literacia financeira.
    Contratos de trabalho, contratos de leasing contratos de despedimento, indemnizações, leasing, contratos,contratos e contratos.
    Na minha opinião A TAP devia ser nacionalizada para servir o pais. Não se admite o partido socialista ter adquirido a maioria do capital e o controlo pleno do conselho da administração.
    Ou pelo menos repartir o capital a outros partidos. Abrir o capital para uma melhor internacionalização não podemos ter só farrabodó temos que evoluir para o forrobodó

    Gostar

  6. António Cabral permalink
    8 Junho, 2023 23:53

    Muito boa noite.

    . . . .Em 1997 o PSD prepara a privatização com a Swissair – que, entretanto, se viu a braços com dificuldades financeiras que iriam conduzir . . .

    Este trecho do seu post, que apreciei, creio que precisa de correcção.
    Se a memória não me atraiçoa, a segunda maioria absoluta de Cavaco Silva foi seguida por António Guterres, creio que ainda em 1995.

    Tenha um bom fim de semana. Saúde
    António Cabral

    Liked by 2 people

    • Antonio Lamas permalink
      9 Junho, 2023 10:45

      Correcto. A decisão foi do governo do Guterres, era ministro do equipamento o Cravinho e o António Costa fazia parte dele.

      Gostar

  7. Pedro Dias permalink
    9 Junho, 2023 08:34

    O Blasfémias ressuscitou.
    ALELUIA!

    Gostar

  8. Carlos Oliveira permalink
    9 Junho, 2023 09:47

    E onde estão os partidos sérios, sem corruptos, sem incompetentes, sem aldrabões em que devemos votar? Ou então não votamos votar para eles, os corruptos se moverem livremente?

    Gostar

  9. 9 Junho, 2023 11:07

    Exacto Cristina: “…Mas, não é preciso ser-se doutorado em finanças para entender que uma empresa que recebe fortunas do Estado para não falir, não é uma empresa com lucros…”.
    Nada que impeça aquele (credênciado pelo PS (ir)responsável) político declarar que ele conseguiu “pela 1ª vez em 50 anos” (como Ministro) por a TAP dar lucro. Loucura certeficada.
    Algo de muito doentio, o como em Portugal se seleciona a dita classe política.
    Não há vergonha.

    Liked by 1 person

  10. Maria permalink
    10 Junho, 2023 13:23

    Cristina: não me esqueci (nem podia) de deixar a minha opinião sobre este seu extraordinário testemunho, com o qual concordo ponto por ponto, sobre a imperdoável tragédia que se abateu sobre a TAP por culpa de quem nos desgoverna há tempo demasiado. Hoje vai-me ser impossível, mas amanhã ou depois de amanhã fá-lo-ei porque a isso me sinto obrigada.

    Liked by 2 people

  11. Luís Afonso de Oliveira Simões permalink
    12 Junho, 2023 12:39

    E ONDE FICA OS IMPOSTOS DOS PORTUGUESES QUE SÃO 3.2 MIL MILHÕES DE EUROS COMO É ??? O PRESIDENTE DA REPUBLICA EXPOSTO A ISTO TUDO DIZ QUE O POVO NÃO QUER ELEIÇÕES OU É ELE QUE NÃO QUER PARA ANDAR NA GINGINHA E NAS OVIBEJAS DESTE PAÍS ??? O 1. MINISTRO NO 10 DE JUNHO QUANDO TOCAVA O HINO NACIONAL E TODOS A PRETAR A DEVINA VÉNIA ESTABVA ELE A TENDER O TELEMOVEL , MAS ISTO JÁ NEM É UM PAIS MEXICANO ISTO É JÁ UMA FALATA DE RESPEITO PELAS INSIGNIAS NACIONAIS E MOMENTOS DE RESPEITO É UMA BANDALHICE DESTA GENTE QUE JA NÃO ME REVEJO NESTE PAIS DE GENTE QUE TRANSPFORMOU-O NUM CIRCO DE PALAHAÇOS QUE A MIMI JÁ ME METE NOJO .

    Liked by 2 people

  12. freakonaleash permalink
    12 Junho, 2023 13:22

    Podíamos ter um SNS de luxo: sem cirurgias atrasadas, todos os cidadãos com médico família, todos os medicamentos prescritos com apoio…mas não! Quem nos desgoverna desde à várias décadas acha que a TAP é que zela pela vida do cidadão comum que dela tira mais proveitos do que o dinheiro em CA!

    Liked by 1 person

  13. Viriato Viseu permalink
    13 Junho, 2023 23:38

    Se a TAP é de todos os Portugueses, declaro solenemente que ofereço a parte que me cabe, e ainda pago um almoço, ao papalvo que aceitar.

    Liked by 1 person

    • Luís Afonso de Oliveira Simões permalink
      18 Junho, 2023 17:20

      É escabroso tudo o que estes incompetentes fizeram ao povo português que são mais 3,2 mil milhões que se tem que pagar por termos uns inúteis que dizem que hipoteticamente estão a governar o pais com 65% da população na miséria eles de falcon passeiam-se para ir ver futebol e outros nas praia tudo numa irresponsabilidade nunca vista no pais .

      Liked by 1 person

  14. Maria permalink
    14 Junho, 2023 01:11

    Vários familiares meus, próximos, foram funcionários da TAP, portanto o que aqui escrevo é a mais pura das verdades e é tudo baseado nas inúmeras conversas havidas entre eles e os meus Pais. Eu era então muito jovem mas com idade suficiente para poder estar presente. Esta Companhia de Aviação era gerida impecàvelmente desde o presidente da Companhia aos funcionários com cargos de menor responsabilidade. O Presidente era uma pessoa correcta no contacto com os funcionários e competentíssima e enquanto esteve à frente da TAP elevou a Companhia a um estatuto superior e de qualidade impar, sendo conhecida como tal em Portugal e no estrangeiro. O pessoal de vôo era do mais profissional que imaginar se possa. Os horários dos vôos eram rigorosamente cumpridos e a manutenção dos aviões era executada de tal forma que até era elogiada por profissionais do mesmo ramo mas de outras companhias de aviação cujos aviões por motivos diversos (ou por isso mesmo) procediam à respectiva manutenção no nosso Aeroporto.
    O departamento que recebia e registava as opiniões, boas ou más, dos passageiros portugueses e estrangeiros que viajavam na TAP (estas medidas tinham por fim alterar o menos bom e melhorar o que fosse susceptível de o ser), a maioria não se coibia de frequentemente dar os parabéns à Companhia não só pelos horários de partida e chegada dos aviões sempre cumpridos à risca, como afirmar ter o pessoal de bordo sido extremamente amável no atendimento, acrescentando a excelente qualidade das refeições servidas. A loiça e os talheres eram comparáveis às encontradas nos melhores Hotéis de Portugal.
    Deve ser de realçar a total segurança da TAP – que atraía cada vez mais passageiros estrangeiros justamente por esse facto – comparativamente com as demais companhias aéreas a nível global, pois desde o seu início só teve um único acidente grave e este aconteceu por a pista de aterragem na Madeira ser demasiado curta para o efeito – pouco depois a pista foi prolongada e o problema ficou resolvido.
    Importantíssimo: a TAP distribuia uma parte considerável dos seus lucros anuais por todos os seus funcionários!!!… Quem lê isto já imaginou os corruptos e ladrões que nos desgovernam a praticarem semelhante acto de honestidade e respeito absoluto para com os milhares de trabalhadores cujo permanente e leal desempenho contribuiu para o sucesso obtido pela Companhia legitimando a recompensa mais do que merecida, atribuida anualmente. Repito: os caros leitores imaginam esta gentaça que nos rege mal e porcamente a ser capaz de semelhante altruismo desde que a TAP foi nacionalizada (e hoje quase falida, melhor, vergonhosamente roubada por todos quantos se apoderaram dela para a sugar até ao último cêntimo) ou em qualquer outra Empresa outrora com o mesmo valor e prestigio? Não, claro que não, o que estes políticos miseráveis têm feito desde o dia em que tomaram d’assalto os destinos deste infeliz País vai para cinco décadas, foi arruinar as grandes empresas anteriormente produtivas e de grande sucesso e fazer o mesmo a todos os Bancos de enorme prestigio, os mesmos que até ao 25/4 tinham sido bem geridos e tido total aceitação dos depositantes bem como o respeito e confiança dos congéneres nos cinco Continentes. Um exemplo paradigmático da verdadeira tragédia que se abateu sobre toda a Banca portuguesa está no centenário – e durante décadas considerado o melhor – Banco Espirito Santo cuja morte teve o seu início pela mão do traidor à Família Espírito Santo e Pátria Soares.

    Para não prolongar o comentário mais do que está, deixo apenas uma humilde quintilha escrita após o escândalo do computador ‘roubado’, mas é semelhante a muitas centenas d’outras que comecei a compôr em 2oo3 após o rebentar do escâncdalo que todos conhecem e continuei abordando a podridão da política em geral e fi-lo até 2oo9, parei então e recomecei há pouco e o assunto premente continua a ser o mesmo.

    Desde o 25/4 todos os políticos sem excepção
    Foram e continuam a ser os coveiros da Nação
    Os culpados deviam ter sido chamados à razão
    Porém julgados e punidos os mortos já não serão
    Mas os vivos, isso sim, que o sejam sem remissão

    Aos autores obrigada pelo espaço e aos leais comentadores agradecimentos a dobrar.

    Liked by 1 person

  15. André Silva permalink
    15 Junho, 2023 10:27

    O pior é ser para a Academia do Isbordin. Já não bastava serem cãomunistas-sóxulistas e ainda por cima são daquilo???

    Gostar

  16. André Silva permalink
    15 Junho, 2023 10:29

    “A TAP … É um gravíssimo problema estrutural do país, que se arrasta por décadas e que só terminará com a sua privatização total e definitiva. Infelizmente.”
    Desculpe, FELIZMENTE!

    Gostar

  17. Maria permalink
    15 Junho, 2023 14:33

    Cristina: Sábado estive na Feira do Livro conforme lhe havia prometido. Andei kilómetros literalmente – a extensão da Feira é imensa! – à sua procura. Como não sabia o nome da sua Editora nem o nº. da banca onde tinha o seu livro exposto (e também à espera de a ir encontrar), vi-me e desejei-me para a dar com a dita. Depois de contactar umas poucas, por fim lá encontrei a sua com a ajuda duma simpática menina doutra banca, que por um feliz acaso era mesmo a sua. A pequena informou-me que os autores não estão presentes todos os dias na Feira (eu não fazia ideia disso) e também que o tempo que cada um deles lá permanece não vai além de uma hora (também não imaginava). Então e agora? Eu terei imenso gosto em possuir a sua assinatura no Livro. Como é que tal vai ser possível? Há uma hipótese: se a Cristina voltar a expôr noutro espaço apropriado, por exemplo em Livrarias e de preferência em Lisboa, para mim seria óptimo dado o fácil acesso já que vivo longe. Mas se o fizer fora de Lisboa não haverá problema, arranjarei quem me dê boleia…
    Um beijinho e quando puder diga qualquer coisa.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      15 Junho, 2023 16:02

      Que pena, Maria… Teria tido imenso gosto em tomar um café consigo. Pensei que soubesse do dia e horário da minha sessão de autógrafos na feira do livro dado que divulguei durante muitos dias na minha página do Facebook. Estive no domingo, dia 4, das 13h às 14h. Foi pena porque dava para conviver um pouco, pós evento, até à hora do meu autocarro. A editora ainda não confirmou se vão estar na feira do livro do Porto ou outra. Se quiser, posso enviar-lhe o livro. Basta que me envie a sua morada por messenger.

      Gostar

  18. Portuga permalink
    19 Junho, 2023 01:20

    Nós, cidadãos comuns, trabalhadores, se cometermos um erro na nossa profissão somos penalizados à dimensão do erro (salvo algumas execeções). Estes tipos cometem erros grosseiros a torto e a direito e ninguém lhe pede contas. A responsabilidade deles são só politicas. Tá mal…

    Liked by 1 person

  19. Portuga permalink
    19 Junho, 2023 01:28

    Cristina, não deixe morrer o Blasfémias, Parabéns pelo seu livro. Maria, não deixe de escrever no Blasfémias.

    Liked by 1 person

  20. Maria permalink
    19 Junho, 2023 20:44

    Obrigada Portuga pelo apoio, mas há qualquer coisa de muio estranho com os meus comentários, os três que enviei em três dias seguidos, especìficamente à Cristina, foram todos sucessivamente apagados… Que isto é muito estranho, lá isso é.

    Liked by 1 person

    • Luís Afonso de Oliveira Simões permalink
      20 Junho, 2023 18:23

      O que me assusto é a enormidade de gente que são uns anormais se reverem nestes socialistas que já nos levaram a três resgates e agora este Costa é o maior e mais cretino 1º Ministro , é e só o maior mentiroso compulsivo que é de uma incompetência que se lhe reconhece só a mentiras as táticas politicas a má educação o autoritarismo de uma criatura arrogante nos esta a prejudicar e de que maneira ainda tenha tantos imbecis que se revê nesta criatura . É na realidade um pais de gente pouco inteligente ao reverem-se só no futebol e só merecem viver mal , diria muito mal , para além de ser gente pouco trabalhadora , há outra problema subsidio dependente mas tem muito e boa saúde mas não querem trabalhar , não o fazem com a inscrição na Segurança Social em Portugal e em Espanha para receber dos dois lados que sei bem disto que foi por acaso que descobri , mas é verdade .

      Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      22 Junho, 2023 19:06

      Olá Maria! Tentei falar consigo no messenger mas você não abriu a mensagem.

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      22 Junho, 2023 19:07

      Eu não sei o q se passa com os seus comentários. Eu não apago nada de ninguém (a menos que sejam ofensivos).

      Gostar

  21. Maria permalink
    23 Junho, 2023 18:20

    Cristina, peço-lhe imensa desculpa por só agora estar a responder às várias mensagens que me enviou. O meu problema é esta terrível depressão que não me larga desde que fui operada e já vão muitos anos. Após ter feito várias sessões de químio e radioterapia e após a médica jovem que me seguia nas consultas subsequentes no IPO (e infelizmente não o óptimo médico que me operou num Hospital particular, mas sim ela que de moto próprio resolveu receitar-me o que lhe deu na realíssima gana) me ter perguntado como me sentia fìsicamente e eu ter-lhe respondido que “lindamente” (fiz mal), então nesse caso ela achou que as restantes doses de químio podiam ser “mais fortes” – mas o pior é que elas não foram “mais fortes”, foram fortíssimas e com graves consequências, conforme um colega dela me avisou assim que viu a receita da colega. Pouco tempo depois de ter terminado de tomar estas doses criminosas comecei a sentir-me terrìvelmente mal e se a minha filha não me levasse d’urgência a um médico com consultório felizmente próximo de casa, eu ter-me-ia atirado da janela. A sério. Este médico, que tinha sido operado a um cancro e sentido o mesmo permanente mau-estar que eu, receitou-um anti-depressivo que ele próprio tomava e na manhã seguinte fui ràpidamente ao IPO (onde era chefe do respectivo departamento o médico-oncologista que me tinha operado) e fui bem atendida por uma psicóloga, que me aconselhou continuar com o anti-depressivo receitado na véspera pelo médico particular. E o que aquela ignorante médica fez ao receitar-me doses criminosas de químio foram as terríveis sequelas daí resultantes a darem cabo do meu sistema nervoso central e periférico desde então até hoje, sem exagero. O que não posso esquecer é que um médico espanhol muito jovem, mas competente, que a substituiu nas duas consultas seguintes – não sei se ele continuou a dar consultas pois não precisei de voltar às ditas, mas ele devia ter continuado, quanto a ela nunca mais a vi… nem queria!, porém esta sua substituição pelo colega levou-me a acreditar que ela teve medo da minha reacção e posterior queixa à Ordem, hoje continuo arrependida de não o ter feito na devida altura – alertou-me para as doses fortíssimas que iria receber pois elas ir-me-iam causar graves problemas físicos, mas como eu me tinha sentido sempre bem desde o início do tratamento, respondi-lhe (com a completa inocência de quem nunca tinha tido doença alguma na vida nem nunca tinha tomado medicamento algum nem sequer um simples comprimido para as dores de cabeça) que tudo isso iria passar e eu voltaria a sentir-me bem como dantes. Qual quê!, tudo o que o médico espanhol me disse ir acontecer, aconteceu a quadruplicar e algumas das sequelas ainda perduram.
    E é isto, querida Cristina.

    Deixo-lhe abaixo umas linhas a repetir o que dizia nos três comentários, todos iguais, que não apareceram e eu creio que já sei, ou calculo, o motivo: eu clicava nos dois símbolos abaixo à esquerda, antes de enviar o comentário, para receber no meu email textos dos autores e comentários e dos excelentíssimos comentadores:) Umas vezes os comentários apareciam/aparecem, outras… estranhamente não! Já não volto a fazer o mesmo.

    Liked by 1 person

  22. Maria permalink
    23 Junho, 2023 23:01

    Cristina: no seu email do Blasfémia dizia-me que a próxima apresentação do seu livro talvez fosse no Porto, quanto a outros locais ainda não sabia. No caso do Porto, por ser muito longe é-me impossível estar presente. Vou esperar ansiosamente que daqui a não muito tempo apresente o seu livro em Lisboa ou arredores e com a ajuda de Deus estou certa que isso acontecerá. Cristina, eu não preciso que me envie o seu livro, conforme amàvelmente sugeriu, eu já o possuo há mais de quatro meses! O que quero mesmo é a sua assinatura nesta maravilha literária que, a par de várias edições preciosas doutros nobres autores expostas nas minhas duas estantes, deixarei um dia com enorme orgulho aos meus filhos e netos.

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      24 Junho, 2023 08:27

      Olá querida Maria, já houve apresentação do Livro em Lisboa. Agora está previsto ir a Lisboa, a Oeiras, pra estar num jantar, organizado por pessoas que me querem conhecer pessoalmente e adquirir o livro com respectivo autógrafo. Se quiser, posso perguntar se pode estar presente, uma vez q o evento não é aberto ao público. Caso contrário, e como vou estar hospedada em Fátima, podemos marcar um cafezinho por ali.

      Gostar

  23. Maria permalink
    25 Junho, 2023 16:11

    Querida Cristina, obrigada pelo seu email. Sendo a próxima apresentação do seu livro em Oeiras, óptimo. Penso lá estar salvo algum impedimento de saúde, que espero bem não aconteça. Cristina, não necessita pedir autorização para eu participar no jantar porque eu não poderei fazê-lo, de todo. Penso lá permanecer pouco tempo, meia hora ou pouco mais, porque vou ter uma boleia dum rapazinho meu amigo que me faz favores desde há largos anos. Por uma questão de respeito para com o patrão dele (uma excelente pessoa, dono de uma Loja de que sou cliente desde há muito) quero que ele esteja fora do posto de trabalho o mínimo de tempo possível, embora ele tenha licença superior para me ir ajudar em tudo o que eu precisar. Eu agora não conduzo para longe por receio de me sentir mal, só pra perto. Quanto ao meu filho, que o poderia fazer noutras circunstâncias, agora é-lhe impossível por estar ligado ao tele-trabalho desde as oito da manhã até às dezanove horas.

    Cristina, por favor diga-me de véspera qual o dia e horas da sua presença em Oeiras. E outra coisa que já tinha feito e que me esqueci de voltar a frisar no meu último vídeo: além da assinatura no livro, claro, há algo IMPORTANTE que lhe quero pedir: a sua opinião abalizada sobre o trabalho que tenho em mãos, sem a qual me sinto um pouco perdida. A pequena amostra que levarei comigo (mais tarde, se achar por bem, poderei mostrar-lhe mais algumas páginas do mesmo e nessa altura aproveitarmos para tomar o tal cafézinho que já sugeriu e bem) não lhe roubará mais do que cinco ou dez minutos, se tanto, do seu precioso tempo para poder confraternizar com os seus amigos.
    Obrigada pela sua atenção e um beijinho.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      26 Junho, 2023 10:12

      Aqui vai o endereço: Associação de Comandos em Oeiras
      R. Nuno Álvares Pereira, 2780-967 Oeiras

      (Estarei por volta das 16h00. Peça à entrada para me chamarem e eu venho ter consigo. Entretanto, mande o se contacto de telemóvel pelo messenger do Facebook)

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      27 Junho, 2023 07:18

      Rectificação: vamos chegar pelas 17h. Abraço.

      Gostar

      • Maria permalink
        27 Junho, 2023 11:59

        Cristina, mas e qual é exactamente o DIA da apresentação em Oeiras??? Não o vi explícito em nenhuma das suas anteriores mensagens nem o vejo neste seu penúltimo email em que deixa a respectiva morada! É que estou a ter obras em casa (que se coincidirem com esse dia aviso os trabalhadores de véspera) além de duas consultas médicas que posso alterar sem problema.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        27 Junho, 2023 12:23

        É no dia 1 de Julho, em Oeiras e não é uma apresentação do livro. Vou estar num jantar debate para o qual fui convidada. Se quiser deixamos para outra ocasião, sem problema. Abraço.

        Gostar

  24. Maria permalink
    27 Junho, 2023 14:17

    Cristina, não necessita deixar para outra ocasião. Tenho que aproveitar esta oportunidade – única – por ser-me relativamente fácil ir a Oeiras. A próxima apresentação do seu livro pode acontecer muito longe de Lisboa e nessa altura ser-me-ia impossível comparecer.
    Obrigadíssima pelo email.

    Gostar

Indigne-se aqui.