Augusto, o banqueiro do povo
Quando a arrogância caceteira socialista se alia à iliteracia económica básica, o resultado é Augusto (ver vídeo aos 10s).
Este dirigente do PS é aplaudido pelos militantes socialistas presentes na sala, o que dá um carácter pitoresco à celebração da ignorância e do populismo pimba desta gente.
Apesar de, infelizmente, o estado manter a Caixa Geral de Depósitos na esfera pública, Augusto Santos Silva pretende nacionalizar ou comandar politicamente as opções estratégicas e a gestão de todo o sector da banca privada. Dito de outro modo este personagem tem o topete de deixar em público o seguinte recado: ou a banca está ao lado do PS, ou a oligarquia socialista reserva-se ao direito de exercer represálias.
Augusto Ernesto, actual presidente da Assembleia, é incapaz de perceber que os depósitos bancários são como a matéria prima nas empresas industriais. O negócio dos bancos é o de garantir que a matéria prima custa menos do que o rendimento que daí advém. Ora, se os bancos não cumprirem os rácios de capital próprio a que estão obrigados e não ponderarem devidamente todos os riscos da sua actividade ajustando em conformidade o preço a que estão dispostos a angariar depósitos, isso poderá significar colocar um pé em falso e, no limite, uma resolução ou mesmo falência. Por conseguinte, numa economia saudável e não dirigida por populistas socialistas (passe a redundância), espera-se é que um banqueiro seja especialmente conservador num negócio por natureza extremamente arriscado.
Daqui mando um abraço solidário a todos os alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto – onde Augusto Santos Silva foi professor – e que foram vítimas de curandices deste calibre.
Em vídeo, a minha crónica de hoje, aqui:

Ele é licenciado em história e doutorado em sociologia. Deu aulas de sociologia na FEP mas de economia não percebe nada. Todos os seus antigos alunos sabem disso.
GostarGostar
Também nao me pareça que perceba alguma coisa de História. Quanto a Sociologia, é apenas um curso (entre tantos outros) em bullsh1t (ou conversa de mer da, em Português), por isso o Doutoramento é natural.
GostarGostar
Só de pensar que SS pode chegar a Belém provoca-me vómitos.
GostarGostar
A mim já me provoca vómitos há muitos anos. Aliás, ele é mesmo um vómito pegado.
GostarGostar
Este caramelo, o Seboso, só de olhar para o seu trombil provoca-me urticária.
GostarGostar
Estes (imbecis) «bitaites bancários» do ASS (Augusto Santos Silva) seguem a mesma «(i)lógica financeira» de «O dinheiro é do Estado, é do PS» (Elisa Ferreira) e de «A dívida não é para pagar, é para gerir» (José Sócrates), com os «excelentes» resultados que se conhecem.
GostarGostar
SS, a figura mais sinistra da pulhítica portuguesa de hoje.
Sacana, cínico, mas extremamente mavioso para enganar os distraídos.
GostarGostar