Saltar para o conteúdo

Laudate Deum: ou a Igreja Católica é apenas mais uma ONG?

8 Outubro, 2023

A propósito da recente Exortação Apostólica «Laudate Deum» do Papa Francisco, Samuel Gregg estreia-se na coluna da Oficina da Liberdade.

Samuel Gregg é Doutorado em filosofia moral e política económica pela universidade de Oxford e Mestre em filosofia política pela universidade de Melbourne. É Distinguished Fellow em Política Económia e Senior Research Faculty na American Institute for Economic Research. É membro da Mont Pèlerin Society e do conselho académico de numerosas instituições internacionais. Autor de 16 livros, escreve regularmente na imprensa internacional e nas mais prestigiadas publicações académicas europeias e americanas, sendo citado com frequência nos media, entre os quais o L’Osservatore Romano e o Christian Science Monitor.

Link para o artigo: https://observador.pt/…/laudate-deum-ou-a-igreja…/

Excertos:

Não temos essa sorte com a Laudate Deum. Há apenas uma reflexão teológica mínima no texto. Grande parte da Exortação consiste na afirmação pelo Papa, com base em partes de dados científicos recolhidos a partir de diferentes fontes e produzidos por organizações como o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), de que o mundo está a aproximar-se de um ponto sem retorno face às alterações climáticas. Não restam dúvidas de que parte do objetivo deste exercício é repreender quem sugira – com base noutras fontes e análises de dados produzidos por cientistas perfeitamente respeitáveis – que as coisas podem não ser tão claras, tão terríveis ou tão definitivas quanto o afirmam ser os activistas da classe média da Europa Ocidental defensores das “emissões zero” e que se colam a monumentos e obras de arte.

É evidente que o Papa Francisco – e quem quer que o esteja a aconselhar sobre tais temas – acredita ser necessário insistir na existência de um consenso irrefutável e imutável sobre tais assuntos. Por outras palavras, as pessoas devem aderir à causa, um ponto infelizmente sublinhado num tom lamentável que permeia a linguagem desta Exortação, num ligeiro desprezo por aqueles indivíduos, grupos e “interesses económicos” não identificados que, aparentemente, são mais cépticos.

Uma nota geral que vale a pena destacar é a de que a Exortação reflete uma deterioração contínua na Doutrina Social Católica. Como eu e outros argumentamos, a Doutrina Social Católica oficial continua “a confundir o ensino da doutrina com extensos comentários de factos e probabilidades que são contingentes, variáveis e passíveis de debate legítimo entre os católicos”; falha “em sublinhar a importância de compreender como as normas negativas e positivas do ensinamento moral católico se aplicam ao abordar questões sociais, políticas e económicas”; e minimiza “o espaço para desacordos legítimos entre os católicos leigos sobre a maioria das questões [sociais, políticas e económicas]”.

O artigo completo, aqui.

One Comment leave one →
  1. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Outubro, 2023 06:45

    É isso que tenho dito há já alguns anos, A Igreja Católica é uma ONG.

    Segue os passos dos Anglicanos,

    Tal como as altas hierarquias do complexo politico-jornalista ocidental já não acreditam no Estado Liberal, também a alta hierarquia católica já não acredita em Deus.

    Há um sketch do Yes Prime Minster no Youtube que explica bem.

    Choosing a New Bishop | Yes, Prime Minister | BBC Comedy Greats no Youtube.

    “A cross between socialite and a socialist” é uma das frases chave.

    Gostar

Indigne-se aqui.