Saltar para o conteúdo

O crime após eleições

8 Novembro, 2023

O saudoso Medina Carreira dizia que o país estava entregue à «gatunagem». Arnaldo Matos foi ainda mais assertivo.

António Costa é discípulo de Guterres e Sócrates. Com o PS tem sido sempre a descer. Do pântano passamos à bancarrota, da bancarrota passamos a um Estado de Direito e a uma Democracia europeia com matizes da República Centro-Africana.

Em oito anos Costa recrutou o refugo das elites e as aparas das classes dirigentes para os seus governos. Os seus executivos ficaram manchados por sucessivos escândalos: nepotismo, favorecimentos, clientelismo, corrupção, incompatibilidades, conflitos de interesse e trapalhadas várias. Quem passou pelos seus governos caracterizou-se invariavelmente por colocar a ética debaixo do capacho. Costa, por acção e omissão, alargou a rede tentacular de interesses e negócios socialistas, colonizou a administração pública de serventuários do PS, minou as instituições democráticas, atropelou a constituição. Além disso presidiu a governos profundamente incompetentes que deixaram o país e os serviços públicos num caos.

Mas, talvez por inércia e chico-espertismo, o povo portugês parece apreciar esta situação. Claro está que não ajuda a desalojar os socialistas do poder o facto de o PSD ser liderado por um homem que não convence nem entusiasma ninguém, e a Iniciativa Liberal por um «Calimero» desenxabido.

Por muito fragilizado que esteja hoje o PS, ainda assim será muito difícil que o PSD mais a IL consigam uma maioria parlarmentar. Montenegro e Rocha declararam a terceira maior força política portuguesa um partido proscrito e estão convencidos que entalam o Chega colocando em André Ventura o ónus de viabilizar ou não um governo dito de Direita. Montenegro e Rocha parecem dois adolescentes imberbes, mas convém que não se esqueçam que com Pedro Nuno Santos uma reedição da geringonça é possível e quiçá, provável.

Se com a fantochada das “linhas vermelhas” o PSD e a IL permitirem ao PS manter-se no poder juntamente com a esquerdalha do Bloco e do PC, isso será um crime de lesa-pátria.

A minha crónica-vídeo, aqui:

12 comentários leave one →
  1. carlos rosa's avatar
    carlos rosa permalink
    8 Novembro, 2023 23:39

    O que se passou ontem foi a descoberta de mais um truque à boa maneira do trafulha manhoso, Costa.
    Com a ajuda da máquina/máfia socialista, o Costa engendrou o truque na altura certa, quando já não tinha margem para outros truques baixos menores , com que nos tem brindado e se tem aguentado no poder.
    Portugal está nas lonas. O SNS é um desastre, a Justiça é um falhanço, a Educação é uma balda, como é uma balda tudo o que é Estado e o país inundado de imigrantes sem formação para o trabalho nem linguagem para se fazerem entender.
    Calculou então e bem o nosso diabo, que era o momento para interromper a sua presença no governo central.
    Um dia mais tarde, voltará para governar ou para ser Presidente da República.

    Gostar

    • j2cotrim's avatar
      j2cotrim permalink
      10 Novembro, 2023 08:35

      Se o povo português tiver um mínimo de vergonha, ele nunca irá governar.

      Gostar

  2. Marques Aarão's avatar
    Marques Aarão permalink
    9 Novembro, 2023 05:48

    Agora querem aprovar o orçamento do seu governo caído de podre.

    Gostar

  3. André Silva's avatar
    André Silva permalink
    9 Novembro, 2023 11:38

    “Mas, talvez por inércia e chico-espertismo, o povo português parece apreciar esta situação.”
    E com isto está tudo dito. Como país, como nação e como povo, temos o que queremos, o que pedimos e por isso o que merecemos. O karma é f0did0 mas sempre bem merecido.

    Gostar

    • carlos rosa's avatar
      carlos rosa permalink
      13 Novembro, 2023 10:17

      Por vezes certos indivíduos falam em
      GIGANTES COM PÉS DE BARRO.
      Mas a maioria das pessoas fica sem perceber o que é que isso quer dizer.
      Com um desenho e com um exemplo é sempre mais fácil perceber as coisas.
      Pois aqui está aos olhos de todos um exemplo de um gigante com pés de barro.
      O Senhor Primeiro Ministro, ANTÓNIO COSTA.
      Se virem as imagens RTP do discurso de ontem do Costa, reparem até no requinte que foi a focagem dos pés dele pela câmara. Com sapatinhos pretos de pele genuína. O jornalista que captou essa imagem não é parvo e sabe bem o que é um gigante com pés de barro.
      Apresenta-se muito bem, veste e calça do bom para o melhor, no fundo para dissimular a sua verdadeira essência.
      Como todos os GIGANTES COM PÉS DE BARRO, o António Costa caiu redondo de um dia para o outro.
      Espero que nos tempos mais próximos os portugueses não se deixem enganar com mais outro gigante desses.
      É preciso muita atenção porque a imaginação e a aldrabice não têm limites para os candidatos a gigantes com pés de barro.

      Gostar

  4. BandoDeCorruptos's avatar
    BandoDeCorruptos permalink
    9 Novembro, 2023 19:48

    Estando em causa corrupção grave (que mesmo que não fosse do primeiro-sinistro era já de vários sinistros, chefes de gabinete, assessores, autarcas e afins) como é possível pensar-se em eleições só para daqui a muito tempo, mantendo lá entretanto estes corruptos?
    Então não se arranja um governo de gestão de iniciativa presidencial (vulgo pastel de belém)? Vão lá continuar os corruptos a apagar provas, interferir na justiça e no processo de que são alvo ?
    E estes corruptos vão lá deixar um orçamento? Façam-se eleições e discutam em campanha tudo aquilo que dizem agora que é importante para o país (mas que nunca discutiram com os eleitores) aeroporto e afins. Estão diz-se que é importante que a convocação de eleições não atrapalhe o país? Então votar atrapalha agora? Já o assumiram, que o voto não interessa para nada?
    Ah e o prr, a sua aplicação… essa merda vai toda para o estado e se não aguenta esperar o prazo mínimo para eleições é porque já está tudo atrasado.
    Já agora alguém me explica porque carga de água a PGR foi a Belém??? Então não há separação de poderes? Foi dizer o quê que não pudesse ser dito num comunicado? O PR não tem direito a saber nada que nós não tenhamos também.
    Essa canalhada já fora do poder, governo de gestão a duodécimos que é a única garantia de que não fazem pior do que no ano anterior e eleições a discutir-se tudo (mas eleições diferentes das para a JF de Campo de Ourique em que o Pedro Costa – filho do primeiro-sinistro – começou por perder e ganhou após recontagem!!!).

    Gostar

  5. J's avatar
  6. j2cotrim's avatar
    j2cotrim permalink
    10 Novembro, 2023 08:48

    Acreditar como JOSE SENA GOULAO escreveu na “La Voz de la Galicia” na qualidade de qualquer político do PS revela no mínimo ingenuidade e ignorância da história do partido socialista e em especial deste governo absoluto.

    As palavras do primeiro-ministro nada significam quando não coloca na justiça pessoas e meios suficientes para combaterem a corrupção, ou quando não fez sua bandeira o combate à corrupção. Mais do que palavras querem-se resultados.

    Portugal só executou três de 15 recomendações do Conselho da Europa contra a corrupção
    https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/portugal-so-executou-tres-de-15-recomendacoes-do-conselho-da-europa-contra-a-corrupcao

    Gostar

  7. Desalinhado's avatar
    Desalinhado permalink
    10 Novembro, 2023 10:06

    Afinal, o diabo não vem a caminho. Já chegou!
    Sob a forma disfarçada de como o Partido Socialista nos habituou ao longo dos anos em que esteve no poder: a corrupção.
    Se Sócrates já tinha o tal amigo, que nestas circunstâncias aparecem sempre, António Costa tem o amigo Lacerda, que está em todas as maroscas negociais que é preciso desbloquear.
    Já para não falarmos do incansável advogado oficial do PS, Magalhães e Silva, sempre pronto e disponível a defender os bons malandros e a atacar e a diabolizar o Ministério Público.
    Neste país de sonsos e panhonhas, que se vendem em leilão por um prato de lentilhas e algumas esmolas repartidas, sobretudo em tempo de eleições, enfeitiçados e alinhados pela cartilha indecente e mal-intencionada de uma comunicação social, sem vergonha nem pudor, posta ao serviço dos mafiosos da política, continuam a duvidar que neste pequeno rectângulo, à beira-mar plantado, sejamos um covil de corruptos, apetecível para gananciosos sem escrúpulos.
    Portugal ainda hoje se gaba da revolução de Abril, ingénua ou incautamente, não percebendo que a liberdade e a democracia que nos eram devidas para viver e usufruir, foram absolutamente abafadas e espezinhadas pelos lorpas que, em nome delas, usurparam os nossos sonhos e esperanças, e agora é vê-los em cargos de poder, não para servir os interesses do povo, mas para realizarem, em toda a linha, mais ou menos escandalosa, as conveniências pessoais.
    Temos uma característica, má por sinal, enquanto povo e nação, de não fazermos muitas ondas, acomodarmo-nos à estagnação do deixa andar e não estarmos muito predispostos a mudanças que urge fazer.
    Hoje continuamos a ser um país pobre, sem horizontes desanuviados, como se o nosso destino fosse uma coisa fatal como as mágoas do fado que cantamos, resignados à nossa condição sebastiânica, esperando (até quando?) que melhores dias virão.
    Mais uma vez atolados no pântano – por obra e graça deste PS corrupto, leviano e sem emenda – teremos mais uma vez, contra a pestilência do nosso conformismo, agarrarmos na pedra e atirá-la com todas as nossas forças ao charco espúrio da podridão, para que o amanhã, que todos queremos limpo e desinfectado desta estirpe de gente, se possa cumprir e realizar.
    Vamos a isso? Não sobra muito tempo para nos emendarmos!

    Gostar

  8. Jacqueline's avatar
    Jacqueline permalink
    13 Novembro, 2023 14:49

    Dr Telmo, o PSDois até se coliga com o PS para deixar o CHEGA de fora! Eu não me importo, porque só assim é que os que AINDA CONFIAM NO PSD acordam ao verem a traição executada!

    Gostar

  9. Chopin's avatar
    Chopin permalink
    13 Novembro, 2023 17:55

    As linhas vermelhas do PSD foram traçadas pelo PS e comunistas do PCP e BBE. Isso diz muito dos seus dirigentes.
    PS destrói e PSD branqueia. Creio que só o Chega pode quebrar o ciclo de 50 anos de desilusão e delapidação, se tiver méritos para tal. Ganhar eleições não garante o poder para mudar e os portugueses nunca sairão às ruas para defender as causas nacionais contra as causas partidárias e lobbies a elas vinculados, como noutras paragens.

    Gostar

    • Mário Marques's avatar
      Mário Marques permalink
      17 Novembro, 2023 12:32

      O chega, receio que seja oposição controlada (como todos os que coabitam na AR, foram programados para quando tem algum peso, têm que amouchar), tem que se votar mais à direita num partido cujo nome não convém dizer.

      Gostar

Indigne-se aqui.