Censura do “Bem”
O dono do Facebook divulgou uma carta onde admite formalmente que, a pedido do governo americano, exerceu censura contra terceiros nas redes sociais. Mark Zuckerberg identifica explicitamente a Casa Branca como origem das pressões censórias a que foi repetidamente sujeito e a que cedeu. Note-se que Kamala Harris é vice-presidente dos Estados Unidos e dada a fragilidade cognitiva de Biden, é muito plausível que as ordens para censurar conteúdos no Facebook tenham vindo directa ou indirectamente desta ultra-esquerdista muito apreciada na bolha mediática portuguesa. É curioso que um censor seja hoje visto como um democrata por largos sectores da sociedade…
A carta que Zuckerberg escreveu vai ainda mais longe, divulgando que além da Casa Branca e da Administração Biden-Kamala, o próprio FBI deu, na prática, instruções ao Facebook para remover conteúdos online por supostamente serem considerados desinformação, quando não passavam de notícias politicamente inconvenientes para o governo de Biden e Kamala.
Já em França, o dono do Telegram, concorrente do Facebook e do X, foi preso pelas autoridades locais que se queixam da falta de moderadores de conteúdos nesta rede social e acusam a empresa de permitir atividades criminosas na plataforma, nomeadamente de espalhar informações falsas e propaganda pró-Kremlin. É argumento equivalente a mandar prender o presidente dos CTT por não vasculhar todo o correio que circula em Portugal, algum do qual, certamente, com conteúdo nada recomendável. Ou então mandar prender o presidente da Estradas de Portugal pelo facto de um condutor ter propositadamente provocado um acidente mortal.
Ironicamente, o dono do Telegram foi obrigado a fugir da Rússia há 10 anos depois de se recusar a entregar dados dos utilizadores pró-Ucrânia às agências de segurança russas e se recusar a bloquear a conta do falecido líder da oposição Alexei Navalny. Aliás, o Telegram é especialmente popular nos países da antiga união soviética, amplamente utilizado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e pelos cidadãos russos que desejam aceder a informações não censuradas sobre a guerra Rússia-Ucrânia.
Numa declinação mais pitoresca da bufaria e pulsão para a censura que graça no nosso país, o hospital de Santa Maria ameaça com processos judiciais os utentes que façam críticas nas redes sociais aos serviços ou profissionais do hospital.
As liberdades individuais vão-se esvanecendo pouco a pouco e uma sociedade totalitária acaba por se impôr com o consentimento paulatino da população. Os casos que referi nesta crónica são apenas simbólicos capítulos de um caminho para a servidão.
A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

Totalmente de acordo , caro Telmo e permita-me que o trate assim.
O mundo está perigoso. Vivemos uma pós-democracia onde, com a aparência daquela, se instala sorrateiramente a censura, a prepotência e tiques de ditadores de pacotilha trqvestidos de democratas e onde a democracia é muito bonita se der as respostas que queremos ter e ouvir.
1984 de Orwell nunca esteve tão actual. Cumprimentos.
GostarGostar
É no que estamos!
Ao fim de 50 anos de arvorar a licença ao altar da liberdade, já nada se põe como limite admissível.
Se um qualquer coirão propagasse publicamente queixas sobre o tratamento hospitalar sem que primeiro aí colocasse uma participação e aguardasse uma justificação em tempo razoável, o destino que lhe caberia era levar uma qualquer porrada.
Se pode haver escutas telefónicas a que propósito não podem ser desvendadas comunicações por outros meios?
GostarGostar
A censura que choca o betinho Telmo e o rezingão Jg é ignorada, quando não aplaudida, por ambos sempre que beneficia mamões privados.
Sabem que nada encontrarão no Público de realmente incómodo sobre a Sonae, ou na SIC sobre a Impresa, ou no Washington Post sobre a Amazon, ou a bem dizer em qualquer jornal ou TV sobre as grandes empresas e oligarcas de que recebem ou esperam receber dinheirinho, mas aí não é ‘censura’.
Também nada encontrarão contra o TINA capitalista e neoliberal que domina o país e o mundo, fora inócuos artigos de opinião ou wokices que se limitam a reforçar o status quo. Até jornais ditos ‘de esquerda’ como o Guardian apenas representam a burguesia centrista e ‘aspiracional’; qual esquerda.
Isto já não vos incomoda; isto já é aceitável, recomendável, normal. Há quantos anos Google, Apple, Facebook e afins espiam, censuram e influenciam o mundo ao serviço da canalha americana? Há quantas décadas o único caminho tolerado é o dos sacrossantos e omnipotentes ‘mercados’, e das multinacionais que hoje controlam tudo, da UE aos governos, dos media à saúde?
GostarGostar
Andas aqui a fazer o quê, “menino”?
Os sacrossantos mercados é que te permitem ter net, conputadores e afins, sem os quais ias vomitar as baboseiras que vomitas por sinais de fumo numa qualquer caverna onde habitavas.
És um hipócrita, como são todos os “revolucionários”: todos pela “justiça social” enquanto salvaguardam os próprios privilégios e eoçam o rabo nas vantqgens que o capitalismo lhes proporciona. Nunca vi uma destas alminhas fazer o que apregoa.
Porque é que não dás o exemplo e entregas o teu PC ou telemóvel à “causa pública”, já que os “malandros”dos privados só existem para infernizar os coitadinhos e as vítimas da História como tu?
Cresce e auto-responsabiliza-te em vez de , qual garoto mimado, estares a meter a culpa dos teus fracassos em terceiros. Vai para Cuba: aí não há mercados, há uma tremenda igualdade…na merda e na miséria.
Escusas de responder: já perdi os 40 segundos por dia que tenho reservado para os burgessos.
GostarGostar
Assim, sim!
De velas desfraldadas, a expôr as tuas cores de esquerdalho imbecilizado!
GostarGostar
É escusado mandar para cima da “população” quando os supostos liberais no parlamento se calaram como ratos perante a 2022/350 da UE que estabeleceu censura inconstitucional a fontes estrangeiras, nomeadamente o canal e site RT.
Mas a última vez que me lembro de ouvir falar da constituição foi para defender as reformas dos juízes da troika ou coisa que o valha. Confessemos que é triste.
GostarGostar
RT= Rússia Today.
Este cromo faz-lhe falta e chama fonte ao canal de propaganda do czarismo russo, invasor de vizinhos e serventuário de tudo que se aproxime de ditaduras, e porta-voz do candidato a Grande Irmão da Eurásia.
Para resolver tão grande perda recomendo os blogues ‘Estátua de Sal’, ‘Resistir.info’; são fontes tão fiáveis quanto a RT.
GostarGostar
Hoje aprendi que a Kamala Harris é ultra-esquerdista…será que o BE está à direita da Kamala?
GostarGostar
Pode ouvir o que ela diz sem precisar da lavagem que lhe faz o nosso jornalismo “de referência”. Dá perceber como é esquerdista e racista(segundo as regras discriminatórias Marxistas e não sobre qualquer eugenismo).
A Kamala foi influenciada entre outros pelo Pai, um professor de economia Marxista e apanha o Partido Democrata numa deriva extremista para a extrema esquerda.
GostarGostar