Saltar para o conteúdo

Há mais défice para além de dívida

18 Abril, 2025

Alguns excertos do meu artigo de hoje, na coluna da Oficina da Liberdade:

«Um défice da balança comercial regista-se sempre que o valor do investimento seja superior ao da poupança nacional. Ou seja, a abstração contabilística chamada «défice comercial» equivale a dizer que, na prática e na realidade, estrangeiros estão a financiar um padrão de vida e um nível de actividade económica para o qual o país não tem internamente capital suficiente.»

«É apenas sobre esta a componente pública da dívida externa que se coloca a questão da sustentabilidade dos défices comerciais. O problema não está em si mesmo no facto de as exportações representarem um menor valor do que o das importações totais, mas sim nos défices orçamentais e na dívida pública que para ele contribuem.»

«Por exemplo, querer eliminar os défices comerciais e simultaneamente procurar atrair investimento estrangeiro é inconsistente. Como vimos, os défices comerciais e os excedentes de capital são duas faces da mesma moeda. É recomendável por isso aos apologistas das “melhorias” da balança comercial terem prudência naquilo que desejam.»

O artigo completo, aqui:

2 comentários leave one →
  1. balio's avatar
    balio permalink
    21 Abril, 2025 17:39

    Que chorrilho de disparates…

    Gostar

  2. passante's avatar
    passante permalink
    21 Abril, 2025 19:10

    estrangeiros estão a financiar

    Os atenienses tinham formado a liga de Delos, assim chamada porque o tesouro com as contribuições dos membros estavam na ilha de Delos, ali no meio das Cíclades do Egeu, notável pelo templo de Apolo (e depois pelo mercado de escravos).

    O camarada Péricles “re-localizou” o tesouro para o Partenon de Atenas. É tudo uma questão de quantos paus afiados se dispõem para votar nestas coisas …

    Gostar

Indigne-se aqui.