Saltar para o conteúdo

A dúvida

8 Abril, 2008
by

Podem os católicos ser liberais?“, por André Abrantes Amaral, no Blogue Atlântico:

«Da mesma forma que os socialistas, os católicos pretenderam fazer valer os seus valores através do poder público. Ao fazê-lo, tornaram-se nuns socialistas que se diferenciam destes apenas por acreditarem em Deus. Dizem-se de direita tão só por serem católicos conservadores, numa distinção política digna do século XIX».

26 comentários leave one →
  1. Luis Moreira permalink
    8 Abril, 2008 18:06

    Como podem os católicos serem Liberais (ou qualquer outro crente ) se acreditam que há valores absolutos que não posso discutir?

    Gostar

  2. 8 Abril, 2008 18:09

    Aparece um tipo com uma dúvida destas; e com gráficos e tudo. Para parecer gente. E tanta gente com fome!

    Gostar

  3. lucklucky permalink
    8 Abril, 2008 18:17

    Depende se todos os católicos são assim ou não.

    Gostar

  4. Gabriel Silva permalink*
    8 Abril, 2008 18:23

    Já lá comentei que o texto, sendo interessante, contem dois pequenos problemas que podem fazer a diferença: o «podem?, pouco liberal e ortodoxo, e a colectivização de «os católicos», pois que os há para vários gostos e a corrente católica liberal sempre existiu.

    Gostar

  5. 8 Abril, 2008 18:24

    Bem sei que tem havido misturadas, mas…. o que tem religião a ver com política? No meu entender, as convicções religiosas não devem interferir com a forma de gestão do bem comum. Pese embora as investidas de alguns católicos, não vejo que seja incompatível uma coisa e outra.

    Gostar

  6. Luis Moreira permalink
    8 Abril, 2008 18:37

    Mas a prática “católica” em relação á maioria das causas sociais e políticas estão ao arrepio das ideias liberais! Aborto.Questão completamente pessoal.Católicos,contra!Divórcio.Questão completamente do foro pessoal.Contra!Homosexuais,laicidade do Estado…

    Gostar

  7. 8 Abril, 2008 18:38

    Estes denodados da política são uns crentes. Vai tudo reler o Iznogoud.

    Gostar

  8. 8 Abril, 2008 18:42

    Left Liberal ; Right Conservative

    Lembra-me as casas de banho: Senhoras; Homens

    Gostar

  9. 8 Abril, 2008 18:46

    Percebo a sua argumentação, Luis Moreira. Mas há que distinguir as posições oficiais das instituições católicas das dos católicos individualmente. Excepto, claro está, que seja condição aceitar as tomadas de posição das hierarquias para que alguém se possa dizer católico.

    Gostar

  10. JDC permalink
    8 Abril, 2008 18:48

    Caro Luís Moreira:

    Já reparou que escolheu 2 tópicos que não são do foro inteiramente pessoal, mas sim sobre relações entre pessoas?
    – Aborto: depende a partir de quando você defender onde começam os direitos do ser humano (sim é um ser e sim é humano);
    – Divórcio: não deve a sociedade defender os mais fracos? Num divórcio a pedido não estaremos a beneficiar o mais forte da relação?

    Gostar

  11. google permalink
    8 Abril, 2008 19:00

    hoje em dia é bem dizer-se liberal. Este tipo de raciocinio que parte de uma premissa (se eu sou liberal devo…) é tão pertinente para o espírito humano como o nó da gravata. Não me admira algumas heresias se chegarem a alguma conclusão.

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    8 Abril, 2008 20:24

    As pessoas podem ter duplas personalidades ou mais. Pode ser até patológico.

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    8 Abril, 2008 20:54

    Um católico a serio , que pontue o seu comportamento pelo que Cristo disse , e não pelas vezes que vai á missa e reza a pedir favores , não só pode ser liberal , como tem obrigação de o ser. Eu acho.
    Se ser católico significasse de facto alguma coisa de real e concreto , e não fosse apenas um rótulo moralista , nem de estado precisávamos.

    Gostar

  14. fut permalink
    8 Abril, 2008 21:01

    é impossivel ser catolico e liberal porque o liberalismo advoga o individualismo e a desigualdade . portanto a pergunta que se impoõe é: é possivel ser-se liberal sem ser um canalha egoísta? A resposta é que só é aconselhável ser-se meio liberal.

    Gostar

  15. Luis Moreira permalink
    8 Abril, 2008 22:37

    Há aqui bons comentários para reflexão.Estou de acordo,face ás cada vez maiores injustiças e desigualdades, que se pode ser tendencialmente liberal,sem esquecer a solidariedade social sem a qual não é possível viver em sociedade!

    As sociedades mais liberais foram as primeiras a aprender, que fica mais caro, defenderem-se da violência dos que nada têm, do que voluntariamente, montarem redes de segurança social prevenindo situações sem saída.

    Gostar

  16. libertas permalink
    8 Abril, 2008 23:46

    Sou cristão e liberal até ao tutâno. E que? Se acho que devemos ajudar o nosso semelhante, eu faço-o com o MEU dinheiro.

    Onde está a dignidade qd se estorque dinheiro a terceiros, desmotivando-os na sua produção de riqueza, para entregar esse dinheiro a burocratas que farão chegar (qd fazem) uma ínfima parte da extorsão ao necessitado (seleccionado pelos próprios burocratas). É nesta base que em Portugal os pobres pagam impostos para suportar os (necessitados) reformados da função pública.

    Gostar

  17. 8 Abril, 2008 23:51

    A minha tia do Amaral, diz que os católicos só podem ser do CDS.

    Gostar

  18. libertas permalink
    8 Abril, 2008 23:52

    É o nosso socialismo que condena à pobreza 2 milhões de reformados do sector privado (com pensões inferiores a 300 euros) obrigando-os a suportar IVA, taxa de radiodifusão, IMI, ou ISP, ainda que indirectamente.

    É o nosso socialismo que dá boa vida a um exército de reformados do sector público, como professores (reformas até 2700 euros), militares (até 6000 euros), juízes (até 6000 euros), políticos ( muitos milhares).

    Em Portugal, os 20% mais ricos auferem 8,2 vezes mais que os 20% mais pobres. A média da UE é de 4,9! Veja-se a diferença entre reformados do sector privado e do sector público! E uns têm ADSE e outros vão a Cuba tratar dos olhos (se forem)!

    Por tudo isto, abomino o socialismo!

    Sou liberal! Sou cristão!
    Sou cristão e liberal

    Gostar

  19. 9 Abril, 2008 00:08

    Saúdo a todos, vai ser uma fila imensa de intelectuais virtuais falar de religião e mercado aos utentes das “cercis”. Eu, mea culpa, irei à CerciBeja; não para falar, mas para fazer. Todos os outros serão ideocratas, mais propriamente por serem isso. E não são poucos os que agora não se sentem com incapacidades.

    Gostar

  20. 9 Abril, 2008 00:36

    “os católicos pretenderam fazer valer os seus valores através do poder público”

    Os liberais pretendem fazer valer os valores da liberdade em parte, através do poder público, e daí não vem nenhum mal ao mundo.

    Gostar

  21. Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 08:22

    O mal está em que acham que liberal tem a ver com liberdade. Tótós.

    Gostar

  22. campeão permalink
    9 Abril, 2008 11:00

    Não sendo socialista nem catolico praticante reconheço que preferia doar os meus impostos à igreja catolica para proceder á distribuição pelos mais pobres do que dá-los a este “estado” socialista , estado ladrão que colhendo 70 biliões de euros de impostos os distribui apenas por cerca de 1milhão de cidadãos de 1ª sendo todos os outros de 2ª. Vivemos num socialismo tirãnico e oligarquico como todos os socialismos.

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 11:13

    oh campeao, mas os seus impostos já vao para a igreja católica também.

    Gostar

  24. ferro permalink
    9 Abril, 2008 11:54

    referiram apenas que o problema é a má distribuição dos rendimentos. ser mais socialista do que isto é impossível. que grande confusão que vai para aqui.

    Gostar

  25. Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 12:40

    QUASE 2000 anos antes de o liberalismo ser reconhecido como tal, já era praticado por Jesus Cristo e pelas primeiras comunidades Cristãs.
    O que distingue o verdadeiro liberalismo Cristão, do liberalismo materialista é que, baseado no fundamento Cristão: – Ama o próximo como a ti mesmo, os Cristãos são livremente liberais altruistas, enquanto que os materialistas, incluindo falsos Cristãos, são liberais igoistas.
    A resposta que Jesus deu a Pilatos quando este O questionou se Ele era Rei, foi que o seu reino não era deste mundo.
    O que foi prometido a quem abraçasse a religião Cristã, foi a felicidade eterna depois da morte.
    Embora as condições de conduta estejam determinadas e resumidas na frase: – Ama o próximo como a ti mesmo. A cada Cristão, enquanto ser humano, é dada inteira liberdade de fazer o que mais lhe aprouver sem ignorar que, finda a vida terrena, receberá o prémio ou o castigo correspondente ao uso que fez da sua liberal conduta.
    Quantos liberais que, só por o serem, cumprem as regras de uma convivência Cristã?
    Quantos Cristãos que, por não praticarem uma convivência liberal, apenas se supõem Cristãos?

    Gostar

  26. yoda permalink
    9 Abril, 2008 14:31

    Conclusão: O absolutismo é uma forma de socialismo. Via o Camarada D. João V!

    Gostar

Indigne-se aqui.