Saltar para o conteúdo

PATÉTICO ou NORMAL?!

18 Maio, 2008

Sinceramente, gostava que me respondessem.

Gostava que me dissessem se a recepção que ANTÓNIO COSTA e a Câmara Municipal de Lisboa estão, neste momento e em directo nas televisões (vg. SIC Notícias) a oferecer ao SPORTING é normal ou será, antes pelo contrário, patética?

Acho muito bem que se associe a Câmara à (justa, diga-se de passagem) vitória do Sporting, um clube da cidade….Enfim, talvez seja um pouco excessivo que o próprio Presidente da Câmara Municipal de Lisboa enuncie, no seu discurso, os feitos do Sporting, passando em revista, ele próprio, a época desportiva levada a cabo pela agremiação de Alvalade, referindo-se à Supertaça e à “grande vitória – importante para Lisboa, conquistada hoje”.

Enfim, apesar de tudo, a  festa camarária na Praça do Município lisboeta (aberto propositadamente para receber os jogadores, dirigentes e toda a comitiva do Sporting) pareceu-me – atendendo ao que estava em causa! – um pouco patética…

Lembrei-me de coisas muito em voga e papagueadas por certos comentadores da nossa praça, como, por exemplo e entre outras,  a “promiscuidade entre a política e o futebol“, os “excessos de vassalagem que o antigo Presidente da C.M. Porto, Fernando Gomes, prestava a Pinto da Costa e ao FCPorto”, o facto de Rui Rio (esse grande político…sobretudo, na imprensa de Lisboa!) ter higienicamente separado as águas (leia-se, fechado as portas dos Paços do Município às vitórias do FCPorto – mesmo, à vitória na Taça UEFA em 2003, e à própria vitória na Taça dos Campeões Europeus, em 2004!), etc., etc.

Agora, vejo, em directo e a propósito da vitória do Sporting na Taça de Portugal, disputada “em casa” (segundo a expressão – deficiente ou não – de Paulo Bento)  esse  espectáculo de futebol e de política, contemplando, inclusivamente, trocas de galhardetes e ofertas de camisolas!!  Aguardo, sinceramente, quer comentários, quer explicações…

Afinal Rui Rio tinha ou não razão? O que dirá, agora, Pacheco Pereira? E os comentadores e jornalistas políticos dos grandes jornais e órgãos de comunicação social (de Lisboa)? 

76 comentários leave one →
  1. Kosta de Alhabaite's avatar
    18 Maio, 2008 22:23

    Muito bem observado.
    Afinal onde estão os designados “parolos” e “provincianos”? Mudaram-se para o país-lisboa?
    Na realidade gostava que o “iluminado” abrupto comentasse esta festa popular!
    Afinal o miserável Rio tinha ou não razão?

    Muito bem apanhado este post; pelo menos ficamos a saber que á muitos saloios em lisboa, desde o vice-presidente da câmara antónio costa (o presidente é o sócrates, como todos já perceberam) até aos embevecidos jornalistas que outrora tanto criticavam a promiscuidade do Porto.

    A inveja é uma coisa muito feia…

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    18 Maio, 2008 22:23

    Parece simples: O presidente da Câmara é socialista.

    Gostar

  3. Antonio Ferraz's avatar
    18 Maio, 2008 22:25

    Patetico é este seu post, que relaciona um festejo desportivo com conspiraçoes manhosas.

    Com tanta ligaçao estranha, como diz e bem, entre o futebol e a politica desenterrar esta ideia é como comecei por dizer patetica.

    Ja que tem mau perder (ou azia por ver o outros ganhar) devia fazer como os jogadores e restante staff portistas (que tambem mostraram mau peder como voce) e nao prestar declaraçoes num dia de festa do desporto.

    Tem ainda o merito de levantar suspeitas na reconheca direccao de clubes mais transparentes do futebol portugues.

    Parabens

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    18 Maio, 2008 22:32

    é uma oportunidade do pobre pateta alegre aparecer na tv, única coisa que a vaca sagrada do regime sabe fazer: “é barato, dá milhões (de espectadores)”
    PQP

    Gostar

  5. RV's avatar
    18 Maio, 2008 22:33

    Muitas coisas têm o seu lugar, outras lugar nenhum. No país dos estádios, isto é normal. Para mim é patético.

    Gostar

  6. AS's avatar
    18 Maio, 2008 22:34

    Os críticos de Rui Rio (por ter separado as águas entre a política e a bola) também estão contra as festividades “político-futeboleiras” ?
    Criticaram Rui Rio por ter fechado as portas da Câmara às vitórias de um dos clubes da sua cidade e criticam António Costa por ter aberto as portas da Câmara à vitória de um dos clubes da sua cidade ?

    Gostar

  7. PMF's avatar
    18 Maio, 2008 22:34

    Caro António Ferraz,

    suponho que não consegue ler bem. Lamento.

    De todo o modo, se aceitar ajuda (e não só psiquiátrica) para perceber o post, gostarialdizer que, 1º – Não tenho nem azia, nem mau perder; o Sporting justificou mais a vitória e pronto (foi uma vitória justa e, noto-lhe, até dou de barato os erros de arbitragem); 2º Não há nenhuma teoria da conspiração manhosa: há uma festa, às claras, normal para alguns, anormal para muitos outros se fosse o Porto a festejar, como se viu não há muito tempo atrás..
    3ºNão se levantam nenhumas suspeitas, apenas se verificam factos (claros e à vista de todos, isto é, até transmitidos em directo na tv): o Sporting foi recebido e homenageado na Câmara, pelo próprio Presidente.

    Se aqui consegue “ler” (mal) suspeitas, então…enfim, talvez seja isso mesmo o que, no seu subconsciente, acha mesmo que existe (mas, Freud explicaria…)

    Gostar

  8. PMF's avatar
    18 Maio, 2008 22:35

    Pois é AS,

    por isso mesmo é que pergunto (como disse, sinceramente e sem “blagues”). Qual é o critério da, digamos, “normalidade2 ou “razoabilidade” política?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    observador DOP permalink
    18 Maio, 2008 22:47

    É assim,
    Lisboa imitou o Porto de outras eras!

    A seguir irá proclamar-se representante da Região Centro Atlântica (vulgo Moirama), á moda do Porto!

    Finalmente, irá proclamar uma zona do Parque Eduardo VII como zona livre de Dragões, para festajos particulares, a exemplo do que existe no Porto!

    Se lisboa for por ai está a ficar parola!

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    18 Maio, 2008 22:49

    Mr.PMF,

    António Costa, presidente da câmara e sportinguista, fez bem em receber o Sporting.
    Por certo não receberia o FCP se tivesse ganho a Taça.
    O SCP é um clube de Lisboa.

    Fernando Gomes e o seu sucessor (desculpem-me, mas não me ocorre agora o nome), fizeram muito bem em receber o FCP quando venceu campeonatos e competições europeias.

    Rui Rio prestou um péssimo serviço à cidade, ao “nome” Porto, bem como aos portuenses, aos portistas e ao FCP, desrespeitando-os, ao não receber e homenagear atletas e dirigentes — não é esta a primeira vez que eu, Benfiquista, o digo.
    Uma Taça UEFA e uma Champios, uma Taça Intercontinental(campeões do mundo de clubes), mais uns campeonatos nacionais, não podem ser assim menosprezados por um autarca !

    Mr. PMF,

    Santana Lopes, ao tempo presidente da Câmara de Lisboa, homenageou na noite em que o FCP venceu a Champions em 2004, tal feito, colocando um letreiro luminoso no adro do município. E se não estou em erro, também um foguetório.

    António Costa está a sobrevalorizar o seu SCP pela conquista da Taça, mas simultaneamente a menorizar (sem que se dê conta) a importância do clube, dado que…uma Taça de Portugal não é um campeonato.

    ACosta tem eleições em 2009, tal como SLopes teve em 2005.

    (Não vi a cerimónia de hoje).

    Gostar

  11. PMF's avatar
    18 Maio, 2008 22:50

    Pois é Observador DOP,

    pelos vistos, o Porto já ultrapassou essa fase!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    JKSY permalink
    18 Maio, 2008 22:52

    Pode ter muita razão, mas perde-a toda quando recorre à mentira (leia-se, fechado as portas dos Paços do Município às vitórias do FCPorto). Reconheça que foi o Sr Pinto da Costa que recusou.

    Gostar

  13. Dragão do Sul's avatar
    18 Maio, 2008 22:53

    Lisboa É parola! Sempre foi. Só não sabe isso quem nunca saiu da santa terrinha. E isto não tem nada a ver com a vitória do sporting, que até foi merecida.

    Gostar

  14. PMF's avatar
    18 Maio, 2008 22:54

    Mr. MJRB,

    pois, mas eu não digo nem que sim, nem que não! Também acho que, apesar de tudo, uma taça de Portugal para um clube de Lisboa, não será o mesmo que, por exemplo, uma taça de Portugal para um clube de uma cidade pequena, como (sem menosprezo), Aneiro 8e o Beira – mar, de há alguns anos atrás). Por isso, apesar de não achar nem que sim, nem que não, acho também que será um pouco excessivo o que vimos, em directo, na tv…

    Agora, pelo que percebo do seu raciocínio, no fundo, tudo se resume a uma questão de circunstância (oportunismo) política?

    Gostar

  15. PMF's avatar
    18 Maio, 2008 22:58

    JKSY,

    está enganado, pelo menos materialmente: antes disso (Champions), já o tinha feito relativamente ao campeonato; depois, o argumento formal foi o de que (noto-lhe, ao contrário de António Costa e a C.M.de Lisboa, aberta domingo à noite!) receberia a equipa, porém, em determinada hora e dia (dia útil da semana e a meio da tarde), agendado pela Câmara.

    Gostar

  16. José Rocha's avatar
    José Rocha permalink
    18 Maio, 2008 23:01

    Pois sim, e o Mega Ferreira diz que temos de nos contentar com mais investimentos em Lisboa. Que tal 99% no resto do país, 1% em Lisboa. Que tal decisões com base em critérios transparentemente discutidos? Quando chega o apito final à política e economia nacional??
    Pode parecer “off-topic” mas a aparente queda política de Pinto da Costa já está a ter consequências… lá voltamos ao mesmo ramram umbiguista de que quem não tem dimensão nacional, muito menos global.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Maio, 2008 23:03

    António Costa é benfiquista
    Ainda bem que nao foi o Benfica a ficar com a taça ou as criticas iam ser ainda mais violentas

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    18 Maio, 2008 23:07

    Mr. PMF,

    Repito, nada vi nem ouvi na televisão. Comentei sobre o que li no seu post.

    Eu, como cidadão residente em Lisboa e Benfiquista, nada me move contra o facto de António Costa homenagear hoje os atletas e dirigentes do SCP. Óptimo !
    Mas ele está a desvalorizar a importância e os objectivos duma época desportiva.

    ACosta, tal como outros políticos profissionalões, não dão um chouriço sem a perspectiva de obterem um porco como troca… Em 2009 há eleições autárquicas (no caso, sobretudo autárquicas), legislativas, europeias…

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    18 Maio, 2008 23:09

    Anónimo 18,

    ACosta é sportinguista.

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    18 Maio, 2008 23:12

    Mr. José Rocha,

    Se houvesse um “apito final” na economia, na política, justiça & afins, o país entraria rapidamente em declínio. Estilhaçava-se, tal a magnitude de casos !

    Não estou a ironizar. Seria assim mesmo….

    (O futebol vai distraindo quem se deixa anestesiar…).

    Gostar

  21. Piscoiso's avatar
    18 Maio, 2008 23:14

    António Costa é do Manchester United.

    Gostar

  22. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Maio, 2008 23:20

    Não vejo qual o problema com festejos na Câmara quer no Porto ou Lisboa. O problema é quando por trás dos festejos existem outras ligações.
    Também o que talvez deixe alguns incomodados é Lisboa passar a clamar também o seu regionalismo. No passado não entrava nessas guerras.

    Gostar

  23. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    18 Maio, 2008 23:24

    Fez muito bem, sim senhores. Futebol é Futebol! E se fosse eu até mandava celebrar um solene Te-Deum na Sé Catedral, com acompanhamento à guitarra e à viola.
    Estamos em Portugal ou não estamos?

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    18 Maio, 2008 23:33

    A argumentação patética de alguns é de rir. Quando é num lado é promíscua, quando é do outro não é bem assim. É a chamada sustentação de merda…

    Gostar

  25. commonsense's avatar
    18 Maio, 2008 23:33

    António (Pinto da) Costa?

    Gostar

  26. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    18 Maio, 2008 23:45

    resposta: é patético e o Rio tem razão!

    por falar em patético:’comentadores de Lisboa, jornais de Lisboa, politicos de Lisboa… quando é que acabam com esta conversa? Tanto mais que apenas uma minoria dos que vivem em lisboa é realmente de Lisboa. O resto, nasceu do Minho ao Algarve, vejam lá.

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 00:07

    Miss Mariarroba,

    Tem razão: muitos habitantes de Lisboa nasceram noutras localidades.

    E…JÁ UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL, SÃO ADEPTOS OU SÓCIOS DO FCP — nascidos ou não em Lisboa….
    COMO É QUE OS ACÉRRIMOS “INIMIGOS” DE LISBOA E DO “SUL” DESCALÇAM ESTA BOTA ?

    Gostar

  28. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 00:16

    MJRB, bom exemplo…

    ps – gostei do ‘miss’

    Gostar

  29. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    19 Maio, 2008 00:21

    A mim tanto me faz. É assunto para lisboetas, eles que se entendam.

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 00:26

    Por quem é….Miss Mariarroba !…
    (Só não lhe beijo a mão…perdi o hábito).

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 00:28

    Esclareço,
    …Perdi o hábito, há muito tempo. E noutras paragens.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    19 Maio, 2008 00:36

    Não é patético, é pôr-se em bicos de pés no palanque. Lisboa é uma cidade frustrada por há muito ter deixado de ser a capital do tal império. Hoje é uma cidade de terceiro mundo, porca, grande parte em ruína, endividada até ao tutano, coito de prostitutas e proxenetas. É um lugar pouco recomendável. A bola serve só para disfarçar, já era com o botas, agora está pior.

    Gostar

  33. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 00:41

    Desculpem-me,

    mas eu estava convencidíssimo que António Costa era sportinguista, daí que eu o tivesse escrito acima.
    Afinal é Benfiquista.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    a. verneuil permalink
    19 Maio, 2008 00:42

    A bola não pensa, é para ser chutada. JPP.

    Gostar

  35. eduardo correia's avatar
    eduardo correia permalink
    19 Maio, 2008 00:55

    MJRB, estude antes de fazer exames..

    Gostar

  36. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    19 Maio, 2008 00:57

    Qual foi o único Presidente da Câmara que, antes de o ser, foi Presidente de um clube de futebol? Ah, pois, foi o Santana. E quando é que ele esteve no Município? Ah, pois, na altura do Euro 2004. Alguém falou de promiscuidade? Ah, pois, não, ninguém piou.

    Gostar

  37. eduardo correia's avatar
  38. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    19 Maio, 2008 01:07

    por isso mesmo é que pergunto (como disse, sinceramente e sem “blagues”). Qual é o critério da, digamos, “normalidade2 ou “razoabilidade” política? – PMF

    Falo por mim. Acho que no contexto em que Rio assumiu a presidência da Câmara era necessária uma separação de águas e penso que a mesma fez bem, tanto ao clube, como à cidade. Pode-se criticar Rio por muitas razões, mas, a meu ver, essa foi uma decisão correcta. Já não é correcto que se mantenha ao fim destes anos todos quando já não há qualquer dúvida de que a Cãmara não vai favorecer o Porto seja no que for.

    Quanto a Lisboa, lembrei há pouco que um ex-presidente foi há tempos presidente do Sporting. Pelo que não acho que a capital dê lições nessa matéria, até se pensarmos nos favores que os clubes de Lisboa receberam no Euro 2004. Isto dito, António Costa quer mostrar que existe e nada melhor do que aliar-se ao futebol. Foi o que aconteceu na despedida do Rui Costa e agora na vitória do Sporting. E sabe-se que, para vantagem dele, nunca lhe cairão em cima como mostre simpatia pelo FCP.

    Gostar

  39. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    19 Maio, 2008 01:08

    “Não há nenhuma teoria da conspiração manhosa: há uma festa, às claras, normal para alguns, anormal para muitos outros se fosse o Porto a festejar, como se viu não há muito tempo atrás.”

    Quem são os “muitos outros”? O Rui Rio é o único, e não ajudou o apoio que o JNPC deu ao Fernando Gomes antes dele ser eleito. Depois, como é um grande casmurro o Rui Rio não deu o braço a torcer.

    É normal que se faça a festa na câmara da cidade. Mesmo que o seu Presidente seja adepto de outro clube (como no caso de António Costa, que é benfiquista, e com Santana que recebeu o Benfica sendo sportinguista).

    Gostar

  40. Falcão's avatar
    19 Maio, 2008 01:49

    Continua o regabofe da promiscuidade entre a política e o futebol.

    Foi do culto dos três FFF (Fátima, Fado e Futebol) que viveu o «Botas» e os que se lhe seguiram aplicam a mesma receita e o povo fica cada vez mais estúpido, porque pacóvio já ele é, o do Norte, o do Centro e o do Sul. Assim se distrai o pagode das coisas sérias!

    Quanto ao JPP acho que o homem não deve andar bem da cuca pois há cerca de 2 ou três artigos que lhe deu para dizer que é de «esquerda»! Talvez por isso apoie a mais conservadora entre os candidatos!

    Gostar

  41. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 01:59

    ordralfabetix – ora explique lá porque é que ‘é normal que se faça a festa na Câmara da cidade’? Então o Sporting não tem um estádio na cidade? Ou isto hoje era a Câmara de Lisboa contra a Câmara do Porto? Já agora, e como o jogo foi no Estádio Nacional, com Oeiras e o Isaltino pelo meio, não?

    -Não me venham com o argumento dos serviços prestados a Lisboa. Que se saiba depois da vitória do Sporting não acabou a burocracia camarária, não houve menos trânsito nem os hotéis do burgo receberam mais turistas. Ganda Rui Rio.

    Gostar

  42. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 02:03

    António Costa e a sua vereação
    PORTOU-SE MUITO MAL, MESMO MUITO MAL no que diz respeito à inabilidade e má-fé em relação à Feira do Livro !

    Não há vitória do SCP que lave o que fez e permitiu.

    Cá está: a insensibilidade para com a cultura e formação cultural e intelectual dos cidadãos, mas prontidão para com o futebol !…

    Gostar

  43. Gabriel Silva's avatar
    19 Maio, 2008 09:18

    Sim, afinal Rui Rio tinha razão.
    Sim,aquele fez bem em promover o fim da «promiscuidade entre a política e o futebol».
    Não, não fechou «as portas dos Paços do Município às vitórias do FCPorto», este é que decidu deixar de festejar naquele local e passar as comemorações para Campanhã. O que também me parece bem e saudável para a cidade.
    Não, não acho nada bem que se associe um vitória de um clube da cidade á respectiva Câmara Municipal.

    Gostar

  44. maremoto's avatar
    19 Maio, 2008 10:20

    Os politicos, na sua generalidade, perderam a vergonha, mas perderam – sobretudo – o respeito e a dignidade.
    Por isso Rui Rio, continua a ter a admiração dos portugueses honestos.
    Não tenho nada contra o futebol, nem às homenagens na Camara Municipal, mas com contenção e separando a gestão da cidade da clubite e das paixões que o futebol gera.
    António Costa não quiz desperdiçar a oportunidade de se promover, está no seu direito, mas não me obriguem a bater palmas. Até a presença do Presidente da Republica, nestas finais me parece excessiva – sua excelência não tem mais nada de interessante para fazer? – mas, enfim, é a tradição! Depois é patente auela promisquidade entre dirigentes, empresários de publicidade e governo. Os jogadores são apenas “os bobos” da festa, porque a festa realmente é dos que vão enchendo os bolsos.

    Gostar

  45. MJRB's avatar
    19 Maio, 2008 10:30

    Mr. Gabriel Silva,

    Qualquer português com algum poder, no caso num município, se tiver talento, imaginação e verdadeiro afecto pelo município, não precisa copiar “o que se faz lá fora”.
    Vem isto a propósito do seguinte: “lá fora”, qualquer presidente e vereação que prezem pelo nome d a cidade, festejam vitórias dos clubes locais.

    Qual o mal ?
    Também “por cá” ?

    Responder-me-á: aproveitamento dos políticos. Provavelmente, e nalguns casos, evidente.
    Mas não compete aos autarcas destacarem, localmente e também para “o exterior”, o que de melhor um município tem ?

    Gostar

  46. António Lopes's avatar
    19 Maio, 2008 10:36

    Sou adepto do SLB. Mas há muito tempo que acho a promiscuidade entre política e futebol é uma vergonha. Sejam adeptos do FCP,SLB,SCP ou o Cascalheira de ALguidares de Baixo, os políticos não devem aproveitar o balanço nesta teia de interesses escuros, promíscuos à procura do apreço da populaça. E são demais as vezes, em que demonstram um desprezo pelas regras mais elementares da justiça. Não despem camisolas nem sabem o que isso é. São esmagadoramente adeptos de bancada que nunca praticaram o jogo a sério, nem sequer o entendem, ou o apreciam devidamente ou compreendem diversas situações in situ. Nem sequer entendem a postura que alguém que gosta de futebol deve ter ( gostam é dos clubes, clubite malfadada que turva a visão da maioria deste país).
    Dito isto, se fosse o Luis Filipe Vieira a ir à Camâra festejar um título, eu seria o primeiro a desligar a TV.Que parvoeira de país!

    Gostar

  47. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 10:38

    O António Ferraz disse:

    «Patetico é este seu post, que relaciona um festejo desportivo com conspiraçoes manhosas.»

    Ou seja: quando é na ‘capital do império’ são festejos desportivos – quando sai da orla da dita capital tratam-se de ‘conspirações manhosas’, tenebrosas e sinistras, que a boa ética e a moralidade pública exigem um rápido fim.

    Excelente e imparcial visão das coisas – assim de repente, faz-me lembrar o critério das faltas do sr. Ovigário…

    Gostar

  48. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 10:41

    Gabriel,

    «Não, não fechou «as portas dos Paços do Município às vitórias do FCPorto», este é que decidu deixar de festejar naquele local e passar as comemorações para Campanhã.»

    Penso que estás equivocado. Foi Rui Rio que negou a possibilidade dos festejos decorressem conforme a tradição. Inclusivamente, ficou para a história a cínica tentativa de ‘resolver o problema’ ao marcar uma reunião ao mais alto nível (CMP e FCP) para o dia e a hora em que o Porto jogava com o Real – em Madrid…

    Só depois é que se decidiu mudar a festa para o Dragão – que é muito longe de Campanhã.

    Gostar

  49. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    19 Maio, 2008 11:16

    «Foi Rui Rio que negou a possibilidade dos festejos decorressem conforme a tradição.»

    Não.
    Os adeptos e dirigentes sempre puderam ir para a baixa festejar.
    Apenas não teriam o beija mão do presidente da câmara.
    O que me parece bem. Este recebeo-os (se quiserem) em cerimónia digna e oficial, sem que a câmara seja tomada e confundida com uma qualquer agremiação.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 11:41

    Sim, foi patético. Rui Rio fez certo, Costa fez errado. Para quê misturar duas pessoas, e duas cidades, uma com a atitude certa e outra com a errada ? Não se entende o post. Confuso ou patético também.

    Gostar

  51. CAA's avatar
    19 Maio, 2008 11:46

    Gabriel,

    «Os adeptos e dirigentes sempre puderam ir para a baixa festejar.»

    Também era só o que faltava que não pudessem…

    Quanto ao que chamas de ‘beija-mão’ – trata-se somente de uma tradicional homenagem da cidade ao sucesso de um dos seus. O PR também recebe a selecção…

    Acho inenarrável que RRio ainda tenha defensores neste despautério populista…

    Gostar

  52. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    19 Maio, 2008 11:49

    populismo, a meu ver, é querer que as câmaras andem de braço dado com os clubes.

    Gostar

  53. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    19 Maio, 2008 11:50

    «O PR também recebe a selecção…»

    e faz mal.

    Gostar

  54. Orion's avatar
    Orion permalink
    19 Maio, 2008 12:40

    Amigos,
    Constatemos:
    -8 páginas (8) só no D.Notícias, após o Snr Scolari ter indicado os convocados (futebol);
    -Inúmeros programas de televisão, em que é analisado o que o programa anterior ( ou do lado) já analisou (futebol);
    -Perto de uma hora consecutiva de rádio (hoje,a partir das 9 da manhã, na Antena 1)sobre a Selecção (de futebol) em Viseu;e mais haverá hoje e nos próximos tempos;
    -Entrevistas a abrir os principais noticiários das Tvs que pagamos e das outras que “eles” pagam, (sobre futebol); e onde estão as verdadeiras e importantes notícias?
    -Manifestações de júbilo apadrinhadas pelas TVs e rádios nacionais (ontem mesmo o dizia um jornalista na Antena 1, que “as pessoas deslocam-se para onde estão as TV’s”);
    -A CML aberta para uma comemoração de futebol? Alguma vez o fizeram para homenagear outros atletas mundialmente medalhados ?
    -Comentadores que nos aparecem nos monitores patética e tristemente equipados de cachecol (futebol). E se comentassem cilismo ou natação iriam de licra ou de calções de banho?

    Infindáveis são os exemplos de uma bebedeira a que se presta o Povo deste triste País.
    É que os mesmos que criticam que o antigo regime incentivava “Fátima, Família e Futebol” para anestesiar o Povo, agora são ainda mais adeptos de “Futebol, Futebol e Futebol”.
    Abram os olhos, Portugueses !
    O Futebol/Política está a levar-vos para um poço negro e sem fundo !

    Gostar

  55. Piscoiso's avatar
    19 Maio, 2008 12:51

    A realidade, goste-se ou não, é que o futebol vai sendo um embaixador de Portugal no mundo, e pelos melhores motivos.
    Cristiano Ronaldo, Figo, José Mourinho, Futebol Clube do Porto, são conhecidos em todos os continentes.
    Que um presidente da Câmara do Porto não queira reconhecer o prestígio que uma instituição dá à cidade, é um direito que lhe assiste.
    Pode ser que Rui Rio consiga projectar além fronteiras o seu nome e o da cidade no desporto automóvel.

    Gostar

  56. C. Medina Ribeiro's avatar
    19 Maio, 2008 13:21

    P: Como estamos de…

    Limpar as ruas; acabar com o estacionamento em 2ª fila (e em cima dos passeios)e repintar passadeiras de peões, especialmente junto às escolas?

    R: Na mesma, ou pior, nisso e em muitas outras coisas – como muito bem sabe quem por aqui anda, mais ou menos forçado, nesta cidade cada vez mais agressiva.
    _____

    É natural, pois, que António Costa procure capitalizar em seu favor os êxitos de outrém (neste caso do SCP, mas quaisquer outros servem…).

    Gostar

  57. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 13:35

    “Quanto ao que chamas de ‘beija-mão’ – trata-se somente de uma tradicional homenagem da cidade ao sucesso de um dos seus. O PR também recebe a selecção”…

    CAA: Homessa, e o que tem a ver a selecção com o Sporting? A selecção usa a bandeira nacional e o presidente da República, reprensenta o país – há concordância? Há. A Câmara de Lisboa representa os lisboetas e o Sporting representa-se a si próprio e aos Sportinguistas. Há concordância? Se me puder responder…

    Gostar

  58. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 13:51

    Acho muito bem que uma Cãmara distinga os seus quando estes se distinguem ao serviço da câmara ou do país. Incluindo clubes, quando estes prestigiam o nome de Portugal no estrangeiro ou promovem, cá dentro, a prática do desporto. Não, para ir ao caso, quando ganham um jogo de futebol ao Fc Porto.Quando muito, A. Costa é que poderia representar a Câmara na festa em Alvalade, como mais um dos convidados. E, não fazer ele a festa em ‘sua’ casa.

    Gostar

  59. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 14:00

    E Se a final tivesse sido um Benfica-Sporting, como é que era? A Câmara já não recebia o vencedor? Neste caso o vencedor perdia méritos? Ou o vencedor tem méritos suficentes para ir à Câmara ou não tem… ou só tem quando ganha a clubes de fora de Lisboa ( ou do Porto)?

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    19 Maio, 2008 14:34

    C. Medina Ribeiro Diz:
    19 Maio, 2008 às 1:21 pm
    P: Como estamos de…

    Limpar as ruas; acabar com o estacionamento em 2ª fila (e em cima dos passeios)e repintar passadeiras de peões, especialmente junto às escolas?

    Pois é. Tolerância zero, dizia o Costa. A pica inicial só durou 2 semanitas. Se lhe perguntarem é capaz de dizer que não há verba…

    Gostar

  61. jorge's avatar
    jorge permalink
    19 Maio, 2008 15:17

    A recepção de António Costa ao Sporting é um fait-divers. Um dos grandes problemas de Portugal é a corrupção, trafico de influencias e promiscuidade. Refiro-me obviamente aos presidentes de camara com os dirigentes dos clubes.Basta enumerá-los. Eu gosto de futebol, mas constato que o País do futebol é geralmente poderoso e intocável.
    dá a sensação que as pessoas do futebol estão acima da lei e fazem questão em exercê-la.

    Gostar

  62. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 15:26

    Piscoiso, aí está um exemplo: que a Câmara receba o FC Porto campeão europeu faz sentido. A cidade do Porto ganhou objectivamente com essa vitória. O próprio país. Por isso acho que os jogadores campeões europeus podem muito bem ser recebidos pelo Presidente da República até porque quando uma equipa portuguesa joga no estrangeiro, no meu entendimento – e sei que pertenço a uma imensa minoria – é como se jogasse com a camisola da selecção vestida. O mesmo defendo para Cristiano Ronaldo, Mourinho, Damásio, Saramago ou Vanessa Fernandes. Agora, festejar num local de todos (lisboetas, portuenses, etc) um título interno que só serviu a alguns, não faz sentido. Esses títulos devem ser comemorados na casa dos respectivos vencedores e essa casa são os Estádios. No título, a festa é dos portistas e não dos portuenses; na taça, a festa é dos sportinguistas e não dos lisboetas.

    Gostar

  63. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 15:31

    para rematar: Na liga dos campeões, aí sim, a vitória é de todos.

    PS- espero sinceramente que neste Europeu as garrafas de champanhe para sirvam para comemorar as vitórias da selecção e não as derrotas…

    Gostar

  64. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 15:33

    para rematar: Na liga dos campeões, aí sim, a vitória é de todos.

    PS- espero sinceramente que neste Europeu as garrafas de champanhe sirvam para comemorar as vitórias da selecção e não as derrotas…

    Gostar

  65. M&M's avatar
    19 Maio, 2008 16:01

    é insuportável esta mania camarária, qualquer que seja, de se colar às vitórias futeboleiras.

    Gostar

  66. JLS's avatar
    19 Maio, 2008 16:21

    É normal. O que é patético é o tempo de antena que deram à festa.
    Se é normal não fazerem festas quando se conseguem feitos noutros desportos? Não é costume, realmente. Mas seria normal se o fizessem essas festas e as CMs recebessem os atletas.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    19 Maio, 2008 17:14

    o problema é do costa , mas foi igual aos outros lados … ora elbow pain

    Gostar

  68. Piscoiso's avatar
    19 Maio, 2008 17:17

    Acaba por ser também uma homenagem ao Porto.
    Se o Sporting tivesse ganho a final ao Setúbal, não fazi8am metade da festa.

    Gostar

  69. Bafo D'Onça's avatar
    Bafo D'Onça permalink
    19 Maio, 2008 18:08

    Até foi engraçado ver aquela gente aquela gente toda inchada nos Paços do Concelho.. então aquele António Costa parecia que ia explodir de tanta alegria..até chamou “Miguel” ao João Moutinho… ninguem se engana numa coisa destas… foi a alegria.
    Foi pitoresco…
    Parabens ao Sporting.
    F.C.Porto…a caminho do Tetra.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Jagunço permalink
    19 Maio, 2008 18:12

    Como é óbvio Rio tem razão.

    MJRB, onde leu que Costa é benfiquista?? Só se for melancia

    Gostar

  71. The Studio's avatar
    19 Maio, 2008 19:00

    Patético, completamente.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Maio, 2008 19:07

    Caro Mr. MJRB
    Sim também tenho a convicção que o país estilhaçava com o número de casos em outras áreas públicas. Aliás o futebol é do melhor que temos.
    Por exemplo, as universidades portuguesas nos rankings internacionais, só a Univ. do Porto está nas primeiras 100, enquanto o nosso futebol é dos melhores do mundo.
    Contudo, convém termos a auto-crítica de ir pedindo alguma transparência pública, principalmente face à política de recursos humanos e contratos do estado (governo e autarquias). Porque as centrais nacionais de compras e as centrais de recursos humanos não existem? Provavelmente, para dispersar pequenos reis com o poder de controlar a vida da economia sem prestar contas.
    Mas não será preciso tanto, apenas tornar públicas as contas detalhadas do estados seria óptimo.

    Gostar

  73. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    19 Maio, 2008 20:47

    Mariarroba:

    Explico com toda a facilidade. É normal festejar títulos na câmara municipal como é normal receber na residência do PR ou PM medalhados em competições internacionais.

    É normal festejar títulos na câmara municipal em Lisboa, como na Municipalitat de Barcelona ou na Town Hall de Liverpool ou de Manchester.Com paradas triunfais. Já em Madrid a câmara permite que a festa seja na Fonte de Cibeles. É uma tradição com muitos anos. Também era no Porto e deixou de ser por causa de um conflito Rio/Pinto da Costa.

    Normal: conforme à norma ou regra;que serve de modelo; exemplar;regular; habitual; ordinário

    É normal, sim. E fácil de entender.

    Gostar

  74. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    19 Maio, 2008 22:13

    valha-me Deus Piscoiso não carecia de dicionário. Mas explicou muito bem e disse aquilo que eu queria ouvir- é que não é por ser normal que faz sentido em de facto, não faz sentido nenhum. A menos que a medalha ou a vitória representem um bem OBJECTIVO para a Cãmara ou para o País. Porque é tradição… em Espanha e em Inglaterra e até pode ser na China. Não em parece bem que as câmara receba vencedores de um jogo caseiro quando têm um estádio ali ao lado. Já agora que recebam entºão todos os vencedores de títulos de todas as modalidades,em todos os escalões e dos vários clubes da cidade. (se quiser e tiver paciência para ler explico mais detalhadamente nos comentários anteriores)

    Gostar

  75. hajapachorra's avatar
    19 Maio, 2008 23:42

    Peço desculpa mas Lisboa não é parola, antes fosse, Lisboa é miseravelmente suburbana. E o Porto também. Quanto ao Sportem, ficamos a saber que não é SCP, mas SCL. Coitados. O Costa é aquilo, um Sócrates com mais dois dedinhos de testa, que envergonha menos.

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2008 01:57

    Cheira bem , cheira a Lisboa….

    Gostar

Indigne-se aqui.