Saltar para o conteúdo

E se fosse um advogado do (FC) Porto?

17 Junho, 2008

Há aqui qualquer coisa de estranho!

O Dr. JOÃO CORREIA, ilustre causídico e advogado em actividade, do SL BENFICA, afinal também integra o CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO (eleito pela Assembleia da República).

Claro está que nada disto será ilegal, nem tão pouco legitimará, por si só, uma presunção de desconfiança…Afinal, quem tem uma profissão como o advogado João Correia, tem também, concomitantemente, todo o direito de exercê-la (e bem).

Agora, manter em funções no CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO quem é advogado do BENFICA e, por definição, materialmente, parte interessada em virtude da defesa das posições e interesses do seu cliente em vários processos como o dos denominados “Apito Dourado” e “Apito Encarnado”, é que me parece estranho e, no mínimo, pouco saudável…..Sobretudo, depois de várias e reiteradas posições públicas de Luis Filipe Vieira  (cliente, na qualidade de Presidente do Benfica, do advogado João Correia)!

Além disso, existindo também o imbróglio regulamentar do denominado “Apito Final” no âmbito dos órgãos disciplinares da Liga e FPF (“Apito” esse, relativamente ao qual a Dra. Maria José Morgado deu publicamente a entender – salvo erro de interpretação –  ter colaborado/cooperado no respectivo processo decisório – entrevista ao DN), então, parece-me que, NO MÍNIMO, se justificaria, aqui, relembrar-se o velho adágio da mulher de César…..

(PS: post suscitado a partir de um comentário do leitor J: https://blasfemias.net/2008/06/17/se-bem-percebo/#comment-37981)

106 comentários leave one →
  1. bandiduh permalink
    17 Junho, 2008 18:36

    Isto é mesmo verdade?

    O Advogado do Benfica é Vogal do Ministério Público?

    Gostar

  2. simon permalink
    17 Junho, 2008 18:38

    Eh?, e
    aplique
    agora o exemplo
    à Dra Morgada do
    Ministério do
    Benfica.
    Nhm?!

    Gostar

  3. José permalink
    17 Junho, 2008 18:39

    Ora bem, quer dizer, isto é um pouco a modos que, mas lá vai:

    Costa Andrade, digno consultor catedrático, neste caso singular, por conta do FCP, é…é…tantantantan…:

    Membro do Conselho Superior da Magistratura!

    C´mon! Deixem-se destas coisas. Não é por aqui que lá vão…

    Gostar

  4. 17 Junho, 2008 18:40

    Bandiduh,

    veja, simplesmente, o link para o CSMP. A não ser que o sítio do CSMO esteja desactualizado, é verdade!

    Gostar

  5. 17 Junho, 2008 18:42

    Que eu saiba, JOSÉ,

    o Doutor Costa Andrade não é advogado! Está na mesma situação do Doutor Vital Moreira (ilustre benfiquista), a quem também foi solicitado um parecer, neste caso, pelo SLB (apesar de se pronunciar sobre matéria que não é da sua área principal)!

    Gostar

  6. 17 Junho, 2008 18:44

    Além disso, JOSÉ,

    que eu saiba e que esteja no “sítio” do CSMP, o Doutor Costa Andrade não está nesse órgão (veja o link)! Por isso, não percebo a sua comparação!

    Gostar

  7. José permalink
    17 Junho, 2008 18:45

    Verdade. O que é o exercício da advocacia e da consultadoria, para este efeito? Ajudar o clube consulente.

    Cria vínculos de proximidade? Claro.

    Agora, vamos a outra:

    Ricardo Rodrigues, deputado do PS, também é do CSMP. E daí?

    Germano Marques da Silva, foi do CSMP e foi advogado também. De processos mediáticos.

    Continuo?

    Gostar

  8. José permalink
    17 Junho, 2008 18:46

    Normalmente, a AR escolhe advogados para o CSMP. Advogados ligados a partidos. Advogados que têm clientes e continuam a ter.

    Deveria existir incompatibilidade?

    É ler a lei.

    Gostar

  9. 17 Junho, 2008 18:47

    Repito JOSÉ,

    CSMP (Ministério Público), AO QUE JULGO SABER, O “SEU”, o que INVESTIGA e que desencadeou o renascimento do “Apito dourado” e não Conselho Superior da Magistratura

    Gostar

  10. José permalink
    17 Junho, 2008 18:48

    Mais:

    Na AR, um dos advogados de maior sucesso, é o dr. Neto. Do Porto. Do PSD.

    Nada a dizer sobre isso, a não ser o seguinte: o regime das incompatibilidades, legal, deixa de fora o exercício do mandato do advogado. Não é acto de comércio…argumentam.

    Gostar

  11. José permalink
    17 Junho, 2008 18:51

    Ah! O meu?!

    Eu não tenho nada. Quem tem é o povo, todos nós.

    Mas vamos então a isso, já que pretende continuar:

    O CSMP que competências têm? Sabe?

    Gestão de quadros, como o CSM. Exercício da acção disciplinar. E basta.

    O CSMP não investiga processos, não pode saber o que se passa nos processos a não ser que surjam problemas com os magistrados que os dirigem.

    Pode sempre dizer-se que através da acção disciplinar pode exercer pressão. Pode. Pois pode.

    Mas o visado, tem direito de defesa. O órgão é colectivo e ainda por cima, as decisões são passíveis de recurso para os tribunais. Os tais que têm o CSM…

    Continuo?

    Gostar

  12. 17 Junho, 2008 18:51

    josé: Comentário nº8:

    Claro que (acho eu) deveria existir incompatibilidade nos casos que refer! De esto, foi uma das propostas do actual Bastonário da OAS, em campanha! neste ponto, conciordo com ele e também acho, novamente, que à mulher de César….

    Agora, desculpe lá, se acha normal, no caso concreto, depois das afirmações de LF Vieira, depois de, com pompa e circunstância, circular (e ter sido entregue na PGR) um dossier sobre o Benfica, Veiga e L F Vieira e sobre o qual, depois de anunciado um inquérito, nada, absolutamente nada, se saber, então, acho mesmo que é o seu benfiquismo que o leva a achar tudo normal e transparente!!!

    Gostar

  13. José permalink
    17 Junho, 2008 18:53

    Desculpem lá, mas tentar arranjar um caso com o vogal do CSMP João Correia por causa de ser advogado do Benfica e o MP andar a investigar o FCP, no Apito Dourado, já não é só forçado. É uma excrescência da teoria da cabala.

    Em que pelos vistos, muitos embarcam alegremente.

    Gostar

  14. 17 Junho, 2008 18:56

    Lá ingénuos é que não somos !

    Gostar

  15. José permalink
    17 Junho, 2008 18:56

    A PGR recebe os dossiers mas não os pode investigar. Manda obrigatoriamente para o departamento respectivo.

    E o CSMP não tem conhecimento disso, nem pode ter, nos limites apontados.

    o CSMP, é um órgão de cúpula do MP, presidido pelo PGR que nele tem assento mas ouve os conselheiros e apenas vota com o seu voto.

    Sei que por vezes as discussões são acesas, ácidas até.

    Estou certo que este problema do advogado João Correia ser causídico do Benfica, pode ser colocado ao CSMP. Duvido é que alguém consiga arranjar argumentos legais para a incompatibilidade.

    Gostar

  16. 17 Junho, 2008 18:57

    José,
    há lapsos de escrita no comentário antecedente. Mas, repito o essencial: laro que todos os casos que refer deveriam suscitar mesmo incompatibilidades! E olhe que, muitos dos que cita, são mesmo conhecidos, aqui, no Porto, por casos e situações (e respectivo envolvimento) que, a serem mesmo verdade (lá está, é o diz-se, diz-se…como nas arbitragens e coisas quejandas), só confirmam tal necessidade. E então, se fala de finacimento partidário…..enfim.

    Voltando ao caso, no contexto actual, percebi, então, que acha, perfeitamente lógico, normal e transparente a coexistência e a integração de um advogado do Benfica no C.S. MINISTÈRIO PÙBLICO. OK.

    Também acharia, seguramente (penso eu de que…), se fosse um dos advogados de Pinto da Costa e/ou do FC Porto.

    Gostar

  17. 17 Junho, 2008 18:59

    CREDO !

    Gostar

  18. José permalink
    17 Junho, 2008 19:05

    O CSMP é um órgão colegial em que têm assento, alguns elementos eleitos pela AR. É o caso do advogado João COrreia ( que nem sei por que grupo parlamentar).

    O facto de poder exercera a advocacia, tanto quanto sei, não o inibe de representar o Benfica ou outro clube. Podia ser o FCP. Pois podia. Os advogados são profissionais liberais, que atendem quem bem entendem.

    Repito: o advogado, professor universitário Germano Marques da Silva, foi membro do CSMP e não consta que isso o tenha impedido de intervir em processos mediáticos, investigados pelo MP, nessa altura.

    Estará certo, isto?

    Depende. Às vezes pode haver problemas. Mas é só ás vezes…

    E repito ainda: Ricardo Rodrigues, é membro do CSMP. E foi um dos mais activos militantes do PS a querer correr com SOuto Moura e a intervir no inquérito parlamentar. Antes de ser membro do CSMP, diga-se.

    Gostar

  19. 17 Junho, 2008 19:09

    Este sr. João Correia não é amigo da Misé?

    Quem financiou o livro da criolina?

    A Misé não é esposa de Saldanha Sanches?

    O Saldanha Sanches não é o bufo de Ferro Rodrigues?

    Quem bufou ao Saldanha Sanches não foi a Misé?

    A Tânia Laranjo não é amiga de Misé?

    A Misé não é amiga de Eduardo Dãmaso?

    O segredo dejustiça não é crime?

    Qundo mete na cadeia esta gente sr Presidente da Républica?

    Gostar

  20. 17 Junho, 2008 19:09

    José,

    já lhe disse que está tudo certo…ou não, realmente, o legalismo positivista de que dá msotras ser um exímio defensor, para aqui, NO CASO CONCRETO E ATENDENDO À CIRCUNSTANCIAS ENVOLVENTES, não está em causa. Como escrevi, ” (…) Claro está que nada disto será ilegal, nem tão pouco legitimará, por si só, uma presunção de desconfiança”…

    Agora, a discussão, como bem percebe, é outra! Parafraseando alguém, supra: “Lá ingénuos é que não somos !

    Gostar

  21. 17 Junho, 2008 19:11

    José,

    dizia antes “Agora, a discussão, como bem percebe, é outra!”

    No fundo, mais uma vez, é a questão (solicitando respostas prospectivas): E se fosse um advogado de PC ou do FCPORTO?

    Gostar

  22. José permalink
    17 Junho, 2008 19:13

    Para terminar:

    No site da PGR, pode ver-se o que é o CSMP e até a agenda das reuniões periódicas, colectivas e salvo o erro, mensais.

    Repito novamente: O CSMP não investiga criminalmente, nem dirige investigações criminais. A Morgado, não presta contas ao CSMP a não ser quando é inspeccionada ( no caso dela, nem isso porque é PGA) ou sobre ela recaem acusações avulsas ( qualquer pessoa pode fazer queixa ao CSMP de qualquer magistrado por isto ou por aquilo).

    Fora isso, o CSMP lida com a gestão do MP, em geral. Só e basta. É isso que significa a autonomia do MP e a hierarquia.

    Gostar

  23. bandiduh permalink
    17 Junho, 2008 19:15

    José

    Eu sinceramente não sei o cargo do Advogado do benfica no Ministério Público é susceptível de influenciar a “política” do Ministério Público. Dou isso de barato. Agora, a condenação(ou tentativa de) do Porto pela Liga de Clubes deveu-se à actuação em colaboração de 3 entidades: Ministério Público (muito), Polícia Judiciária (muito pouco) e Conselho de Disciplina da Liga.

    O Presidente do Conselho de Disciplina da Liga é (e acho que já ninguém tem dúvidas) um comissário ao serviço do Benfica, caso contrário, como se explicaria que tivesse enviado o parecer do Vital Moreira para uma instância superior? Já agora se alguém souber responder, o Vital Moreira trabalhou Pro-Bono? Foi pago pela Liga? Foi pago pessoalmente pelo Dr. Ricardo Costa, ou foi pago por outra entidade. O Advogado do Benfica é, de alguma forma, membro do Ministério Público. Seria necessário também perceber quem conduziu a investigação.

    Pouco a pouco vamos sabendo…

    Gostar

  24. José permalink
    17 Junho, 2008 19:21

    Bom. Continua mais um pouco ( tenho sardinhas para comer daqui a pouco…):

    O comentário 19 é perfeito para a teoria da cabala. Nem a Ana Gomes consegue melhor!

    Entre os Conselheiros do MP e do CSM, há pessoas que se conhecem e estimam.

    Portugal é um país de paróquias.

    Indo à pergunta concreta:

    Se João Correia fosse advogado de PdC? Tudo bem. Podia ser.

    Fazia alguma diferença?

    Gostar

  25. José permalink
    17 Junho, 2008 19:24

    O MP persegue o FCP? É isso?

    Mas o Apito Dourado começou no Norte porquê, exactamente?

    Denúncias concretas, não foi? De quem?

    Parece que um certo deputado, agora numa empresa pública, saberá responder. Por isso o puseram quase maneta.

    Foi gente do Benfica, de certeza…

    Gostar

  26. balde-de-cal permalink
    17 Junho, 2008 19:24

    as máfias do futebol ao ataque
    não me interessam assuntos de lana caprina
    a economia está moribunda e os portugueses também
    2 milhões de pobres
    meio milhão de eternos desempregados
    zé chavez continua no oásis com o seu show trágico-cómico

    Gostar

  27. José permalink
    17 Junho, 2008 19:28

    Mas no fim de contas, pensando bem e sopesando tudo, talvez seja muito útil a discussão sobre quem é quem no CSMP. E no CSM, claro. Não esquercer- nunca esquecer, aliás- o CSM.

    Se amanhã o Correio da Manhã titulasse “João Correia, advogado do Benfica, é membro do CS do MP”, isso iria provocar discussão?

    Seria bom. Mas não acredito que o CM o faça…

    Talvez o JN, não?

    Gostar

  28. Toupeira permalink
    17 Junho, 2008 19:39

    E eu a pensar que estavam preocupados com o conteudo ( a matéria de facto) das famosas escutas, cuja veracidade ninguém nega e, afinal, sai-me uma zaropada anti-SLB. Bacocos, como se diz na terra onde está sediado o clube corrupto!

    Gostar

  29. dazulpintado permalink
    17 Junho, 2008 19:57

    A UEFA criou uma nova pré-eliminatória na liga dos campeões para os clubes portugueses. O 4º lugar disputa a pré-eliminatória na secretaria.Este ano o Benfica só se aguentou uma semana.Tal como no campo, a primeira jornada é sempre um desastre.

    Gostar

  30. 17 Junho, 2008 20:01

    “Escutas que a Justiça não quer escutar:”

    ”Luís Filipe Vieira (LFV) – Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito… (…)
    Valentim Loureiro (VL) – Eu penso que ou o Lucílio… o António Costa, esse Costa não lhe dá… não lhe dá nenhuma garantia?
    LFV – A mim?! F.., o António Costa? F… Isso é tudo Porto!
    VL – Exacto, pronto! (…) E o Lucílio?
    LFV – Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
    VL – E o Duarte?
    LFV – Nada, zero! Ninguém me dá!… Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, ”porque eu estou a fazer isto por outro lado. (…)”
    VL – Talvez o Lucílio, pá!
    LFV – Não, não quero Lucílio nenhum! (…)
    VL – E o Proença?
    LFV – O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f…!
    VL – E o João Ferreira?
    LFV – “O João… Pode vir o João. Agora o que eu queria… (…) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro… O Paulo Paraty!” Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (…) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.”

    Gostar

  31. maloud permalink
    17 Junho, 2008 20:04

    PMF
    O Vital Moreira é sportinguista. Está nos arquivos do Causa Nossa.

    Gostar

  32. 17 Junho, 2008 20:07

    Mais gente séria.

    Dou um chocolatinho a quem descobrir quem são estes sérios.

    Sérios como as porcas de murça</a

    Gostar

  33. 17 Junho, 2008 20:12

    Ó José Vc. deve conhecer o que está no meio.

    Diga quem é para a plateia conhecer quem são estes sérios.

    Gostar

  34. 17 Junho, 2008 20:18

    Ó José é este.

    Sabe quem é?

    Este artista

    Gostar

  35. Mialgia de Esforço permalink
    17 Junho, 2008 20:47

    34 – J

    O link não funciona…

    Gostar

  36. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 21:30

    Quer que coloque a filiação de quem vai decidir se PdC é culpado ou não de corrupção?

    E quer que coloque quem é o artista que está no comite de disciplina da UEFA a mando da FportistaFutebol?

    Olhe que fica a perder…

    Gostar

  37. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 21:38

    Auto da Barca do Inferno
    Versão Pinto da Costa

    Chega Pinto da Costa ao reino dos mortos e dirige-se à barca do Inferno:

    Diabo:
    – Meu querido irmão,
    semente da corrupção,
    mestre dos dragões
    e líder de parvalhões!

    Pinto da Costa responde, indignado:

    PC:
    – Qu’é que você quer dizer com parvalhões? O Porto é o melhor do mundo.
    VIVÓ PORTO, CARAGO!

    Diabo:
    – Clube de charlatões,
    cheio de aldrabões,
    jogam como burlões,
    são uns grandes cabrões

    PC:
    – Mas o que é que está p’raí a dizer? Nós ganhamos todos os jogos
    honestamente. Sem nenhuma excepção!

    Diabo:
    – Hahahahahahaha!
    Os árbitros para a cama enviaste,
    as cenas com prostitutas filmaste,
    perante a família os chantageaste
    e os jogos assim ganhaste!!!

    PC:
    – Mas não é possível! Como soube isso?

    Diabo:
    – Eu sei tudo e tudo vejo,
    sinto as malícias e o desejo,
    antes dos jogos que ganhaste,
    todos os teus jogadores drogaste.

    PC:
    – Que calúnia! Isto é inadmissível!

    Repentinamente, o telemóvel de Pinto da Costa toca:

    PC:
    – É só um momento… ‘Tou chim?…É p’ra mim!

    Fala o Reinaldo Teles :

    Emp:
    – Olhe, senhor Costa, tenho óptimas notícias: Vendi o Derlei, que
    está com o tendão irremediavelmente danificado, ao Barça por 2 milhões e
    ainda nos deram o Ronaldo! A propósito, o velho truque do vídeo ainda
    funciona. Sem ele, o Ronaldo não seria nosso. E quanto ao jogo de amanhã…

    PC:
    – Cala-te, carago! Eu já te ligo. Agora estou muito ocupado.

    Emp:
    – É só para perguntar se devo desembolsar os 50 mil contos que o Major
    Valentãopediu ou se o deixo apodrecer na prisão…

    PC:
    – Já disse para te calares! Já te ligo!

    Pinto da Costa desliga o telemóvel e retoma a conversa com o diabo:

    Diabo:
    – Mas que linda conversa!
    Entrai já e depressa!

    PC:
    – Nem pensar! Aquele barco acolá parece-me mais luxuoso!

    Dirige-se Pinto da Costa à barca da glória:

    PC
    – Anjinho queridinho, fofinho,
    de cabelo lavadinho,
    arranja aì um espacinho
    para eu abancar, sim?

    Anjo:
    – Ah, com que então sempre se aprende alguma coisa falando com odiabo!

    PC:
    – Pois é. Aquela poesia acaba por ser contagiosa.
    Mas, mudando de assunto, posso entrar?

    Anjo:
    – Como? Penso que não ouvi bem. Você quer entrar?

    PC:
    – E por que não? Sempe fui um homem bom e honesto.
    E também consegui dar glória ao meu clube…

    Anjo:
    – À custa de corrupção, vigarice, drogas e um sem-número de outros
    pecados.

    PC:
    – Mas como é possível?!? Você também sabe? Para que agência de
    espionagem trabalham vocês?

    Anjo :
    – Nem eu nem o diabo precisamos de espiões. Tudo vemos e tudo sabemos.
    Por sua culpa, o desporto favorito dos portugueses perdeu o seu prestígio.
    Os estádios estão vazios, as bilheteiras choram e os sócios abandonam os
    seus clubes. Você é um homem corrupto e a sua alma é impura. O seu destino é
    o Inferno. Homens da sua laia não entram aqui.

    Pinto da Costa, já sem esperança de ir para o céu, volta para o diabo:

    PC:
    – Muito bem, seu…seu…diabrete! Venha cá essa prancha!

    Diabo:
    – Vejo que concordaste, caro irmão corrupto,
    não podes ir para o céu, o teu pecado é absoluto,
    viajarás comigo pelo mar dos tormentos,
    e remarás com os infernais rebentos,
    o teu clube perderá e descerá de divisão,
    e nós te torturaremos, por pura diversão.
    Entra, entra, gordo lento,
    pega num remo, não percamos mais tempo.

    FIM

    Gostar

  38. 17 Junho, 2008 21:51

    Repor o 34

    É este o link do artista

    Gostar

  39. simon permalink
    17 Junho, 2008 22:07

    Quê?,
    pois é o artista Pedro?

    Pedro não-sei-quê, agora,
    mas almeida, benfas, isso,
    mais um abutre da sombra.

    E esse aí, javardino das fuças mais acima, vejam que jeito tem pròs scripts, fdp, a mostrar pelo exemplo que bom trabalho lhe deu, de certeza, sem proveito.

    Sem proveito, sim, bem sabe, ai, que lhe bastava precisar a personagem capaz de dialogar co diabo. Assim ruim, mau, invejoso e vingativo, qual rufia, que ninguém imita e menos supera, do presides desse benfas almeida, LFV.

    Gostar

  40. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 22:11

    Como se constrói o futuro

    Os três grandes clubes do nosso futebol, todos os anos atribuem prémios às figuras que mais se destacaram ao longo do ano. Benfica e Sporting, normalmente fazem as suas festas em privado, ou seja nas suas próprias instalações, mas o FC Porto aluga o Casino da Póvoa onde recebe todos os seus convidados e atribue os seus prémios.
    Conta-me uma alta patente das nossas autoridades e que nada tem a ver com o FC Porto, que uma vez foi convidado oficialmente a estar presente e como é normal colocaram-no numa mesa, onde por caso estavam 3 juízes. Ao longo da noite, conta-me o meu amigo, que esse trio de convidados, mesmo sem saberem quem era a patente que estava na sua mesa, conversavam animadamente sobre a forma como conviviam com o clube, manifestando um deles, grande contentamento, por naquela noite ser um dos galardoados, enquanto outro já marcava espaço na lista para a próxima edição.
    Conversavam todos sobre as lautas viagens que o clube lhes tinha proporcionado gabando-se um deles que conhecia a Europa toda e outras partes do mundo, sempre como convidado dos dragões.
    Mas o que mais deixou a apreensivo o meu amigo foi o facto do espaço reservado aos “vips” ter sido servido por boas mulheres em “top-less” e no final, até tiveram direito a “streap-tease”. Mais admirado ficou o meu amigo, quando olhou para o seu lado e verificou que todos os convidados “vips” tinham um lote de fichas para poderem jogar no Casino. É assim que se conquista o poder.

    Gostar

  41. bandiduh permalink
    17 Junho, 2008 22:37

    Mas alguém consegue responder à pergunta: “Quem pagou o parecer do Vital Moreira?”, Foi Pro-Bono?

    Gostar

  42. Eduardo Correia permalink
    17 Junho, 2008 23:12

    Ó J,
    o teu link não deveria seguir para o jornal “O Jogo”?

    Gostar

  43. 17 Junho, 2008 23:14

    O Vital diz que ficaram a dever.

    Gostar

  44. José permalink
    17 Junho, 2008 23:15

    Sei quem é o “artista” ( a designação não é minha) que mostraram nas fotos. É Pedro Mourão. Juiz Desembargador, mas que já foi secretário do CSM em 1992. Depois disso criticou abertamente este mesmo CSM por causa de esta entidade ter entendido que os juízes não deviam estar no futebol. Et pour cause.

    Não me parece boa ideia, começar com processos de intenção e/ ou suspeição, atirando á honra ou consideração da pessoa em si.
    Não me parece sequer necessário. Parece-me antes, necessário questionar abertamente a adequação de um juiz desembargador, com o currículo deste em relação a estas matérias, como autoridade para um julgamento deste tipo.

    Chegou a altura de fazer coro com o CSM e o próprio sindicato dos juízes ( e do MP) e exigir a saída dos juízes das estruturas do futebol. Principalmente num caso destes e tendo em atenção uma das fotos acima mostradas.

    Pedro Mourão deve sair. Já.

    A este propósito pode ler-se o seguinte:

    http://vexataquaestio.blogspot.com/2006/10/dinheiro-da-liga-para-juzes.html

    http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2006/11/uma-daquelas-notcias-sem-interesse.html

    Gostar

  45. Eduardo Correia permalink
    17 Junho, 2008 23:16

    PMF e J,
    acabaram os sofismas?..

    Gostar

  46. 17 Junho, 2008 23:19

    Lembram-se todos da célebre frase de Luís Filipe Vieira: “Mais importante que contratar jogadores é colocar benfiquistas nos Orgãos da Liga”?

    Gostar

  47. Fora-de-Lei permalink
    17 Junho, 2008 23:22

    Ó PMF, Vital Moreira um ilustre benfiquista ??? Lagarto talvez, mas não ilustre. Vital Moreira nem ilustre neo-liberal consegue ser…!

    Gostar

  48. 17 Junho, 2008 23:22

    Ganhou José.

    esta foto do camarote presidêncial da Luz é significativa e sintomática. Nela podemos ver em amena cavaqueira o Pr. do Benfica, o empresário Joe Berardo (o da famosa OPA) e, pasme-se, o Dr.Pedro Mourão ex-membro e depois Presidente, da anterior C. Disciplinar da Liga.

    É preciso notar e relembrar, que foi o “Dr. Pedro Mourão” o elemento da C.D. que desencadeou na Liga o processo Apito Dourado, após denúncia do clube da Luz. Este senhor que se tinha demitido na sequência do caso Mateus, voltou com a palavra atrás para abrir este processo, tendo-se demitido outra vez de seguida.

    Gente séria não é.

    Gostar

  49. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 23:25

    Adivinhem quem vem jantar

    e que prato vão servir

    Meus amigos meti umas férias e só amanhã volto ao activo, daí a ausência de notícias.
    No entanto tenho um exercício para vocês se entreterem. Adivinhem para que lado pode cair a tendência do Conselho de Justiça da FPF. Aqui fica em primeiríssima mão, quantos são, quem são e para que lado podem cair.
    O Conselho de Justiça é formado por 7 elementos todos com formação jurídica.
    O presidente é Dr.António Gonçalves Pereira e foi colocado no lugar pela AF do Porto depois de ter exercido neste organismo vários cargos e ser um, fidelíssimo do falecido Adriano Pinto. É adepto do FC Porto e foi guarda-redes da Académica na altura em que tirava o curso em Coimbra. Foi também guarda-redes do Gondomar e presidente da Assembleia Geral deste clube, actualmente é vereador da Câmara de Gondomar. Terá desta forma de julgar dois clubes que trás no coração: Pinto da Costa que por acréscimo beneficia o FC Porto e o Gondomar que foi despromovido pelo Conselho de Disciplina da FPF e que agora recorreu para o CJ.
    O Vice-Presidente – Dr. Elísio da Costa Amorim foi colocado no lugar pela Associação Futebol de Aveiro e é um alto militante do PS e adepto do Beira-Mar e simpatiza com os dragões.
    Vogal – Dr. Francisco José Cerqueira Mendes da Silva foi colocado no lugar pela AF de Viseu e não se lhe conhece a sua filiação clubística.
    Vogal – Dr. Álvaro Manuel Reis Batista foi colocado neste lugar pel AF de Castelo Branco e segundo nos garantiram tem uma simpatia pelo FC Porto.
    Vogal – Dr. Eduardo Santos Pereira foi colocado no lugar pelo Sindicato Jogadores e não se lhe conhece filiação clubística.
    Vogal – Dr. João José Carrajola Abreu foi colocado no lugar pela AF de Setúbal e é adepto do Sporting.
    Vogal – Dr. José Diogo Salema Pereira dos Reis, é de Lisboa e foi colocado no lugar pela FPF, tendo-nos sido garantido que é simpatizante do Benfica.
    Façam as contas e adivinhem como vai ficar o processo “Apito Final”.

    Gostar

  50. 17 Junho, 2008 23:25

    Termino com uma pergunta a todos ( “incluindo o Sr. Procurador Geral da República”) os que se sentiram incomodados pelo facto do Dr. Almeida Pereira ( tinha sido indigitado para dirigir a PJ do Porto e renunciou, vítima de uma campanha miserável) frequentar o Estádio do Dragão.

    Não têm nada a dizer, agora, sobre isto?

    E estes sérios.

    Como as porcas e Murça

    Gostar

  51. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 23:26

    Quem é António Mortágua

    Para quem não conhece o juiz-desembargador, António Mortágua, de quem tanto se tem falado nos últimos dias e sobretudo as suas ligações a Pinto da Costa, a seguir transcrevo uma passagem do livro de Carolina Salgado: “Eu, Carolina”. Sobre a veracidade das acusações a seguir transcritas, só sabemos que a ex-companheira de Pinto da Costa, não foi processada nem responsabilizada por aquilo que escreveu ou mandou escrever.

    “Quando à noitinha, estacionei o carro à porta de minha casa e a PJ me viu sair sozinha, vi nas caras deles toda a decepção que esse facto lhes causava. Tinham sido enganados.
    Mas não foram enganados por muito tempo, como adiante se verá. Foi decidido em Tuy que o Jorge Nuno viria dormir a noite de 2 para 3 de Dezembro já a Portugal, para que não pudesse mais tarde vir a ser acusado de ter fugido para o estrangeiro, o que na realidade tinha sucedido. Faltava só encontrar um poiso seguro do lado de cá da fronteira, que não poderia ser nenhum hotel nem pousada, visto que, assim, seria logo reconhecido e, muito provavelmente, denunciada a sua presença à polícia e à Comunicação Social.
    Lembraram-se então, naquele aperto de telefonar ao juiz desembargador Mortágua, amigo de todos, que também tinha uma casa na zona de Cerveira, para lá deixar pernoitar o Jorge Nuno, pedido a que o senhor juiz logo acedeu. Mas não se lembraram que o juiz Mortágua, devido às suas ligações ao meio do futebol, também deveria ter o telefone sob escuta, o que, na realidade, acontecia, porque a chamada foi apanhada pela PJ que, assim, soube logo o local onde o Jorge Nuno se iria refugiar.
    “Apanhado” por esta distracção, que se justifica devido ao stress intenso a que estava submetido, e para não comprometer mais o juiz Mortágua, Jorge Nuno comprometeu-se com a polícia, sob palavra de honra, a comparecer na manhã do dia seguinte, 3 de Dezembro, no tribunal de Gondomar para prestar declarações.”

    Gostar

  52. José permalink
    17 Junho, 2008 23:27

    Não vale a pena entrar em considerações pessoais, mesmo que se não goste da pessoa concreta, por motivos que escapam a quem lê. Nada adianta e só traz aos blogs, mais descrédito do que precisam.

    Vale antes a pena, sindicar a justeza da presença de juízes nos órgão se justiça desportiva.

    Não precisam de lá estar, até porque o aparente contributo de isenção, imparcialidade e independência, pode não ser um dado garantido e só desprestigia quem tem por dever, comportar-se sempre e em todas as circunstâncias públicas, desse modo.

    Gostar

  53. 17 Junho, 2008 23:33

    José

    Sabe que jornal fez a campanha miserável do Dr. Almeida Pereira ( tinha sido indigitado para dirigir a PJ do Porto e renunciou) só porque foi ver a final da taça UEFA?

    Gostar

  54. José permalink
    17 Junho, 2008 23:33

    Os magistrados que conheci, envolvidos no futebol, eram dos melhores que se pode arranjar. Tecnica e pessoalmente.

    Infelizmente, o futebol é uma paixão e se há coisas fatais para um magistrado julgador, é deixar-se levar por paixões.

    É esse o drama da maioria dos citados. E doutros que conheço. Mesmo já jubilados, não resistem ao apelo e lá vão, cantando e rindo, esquecendo o que sempre souberam noutras circunstâncias.

    O Pereira, não é excepção. E devo dizê-lo que é para não ser hipócrita.

    Gostar

  55. José permalink
    17 Junho, 2008 23:35

    J:

    Um magistrado só vai para o futebol, para dar vistaço à coisa e servir de caução a indivíduos que não tem a mesma concepção de seriedade e equilíbrio que deve ser apanágio de um magistrado.

    E para isso, não deve ir. Deixem os professores universitários ocupar os lugares…

    Gostar

  56. 17 Junho, 2008 23:35

    José

    Repare bem.

    Este sr. João Correia não é amigo da Misé?

    Quem financiou o livro da criolina?

    A Misé não é esposa de Saldanha Sanches?

    O Saldanha Sanches não é o bufo de Ferro Rodrigues?

    Quem bufou ao Saldanha Sanches não foi a Misé?

    “A Tânia Laranjo não é amiga de Misé?

    A Misé não é amiga de Eduardo Dãmaso?”

    O segredo dejustiça não é crime?

    Qundo mete na cadeia esta gente sr Presidente da Républica?

    Gostar

  57. José permalink
    17 Junho, 2008 23:37

    Por outro lado, a imagem de magistrado, a maior parte das vezes, é um mito. Infelizmente.

    Mas o ritual, a imagem e a aparência, ainda contam muito nessa profissão. Infelizmente também, porque denotam uma sociedade ainda atrasada e que não integra bem as noções de funções do Estado e de quem as deve ocupar e como.

    Gostar

  58. Elephant Hunting permalink
    17 Junho, 2008 23:38

    Recomendo nova leitura aos comentários de um Benfiquista “MJRB” em posts anteriores e relativos ao tema. Está lá tudo nas entrelinhas…

    p.s O slb já esteve mais longe do destino do Alverca.

    Gostar

  59. 17 Junho, 2008 23:39

    José

    Concordo em absoluto

    Gostar

  60. José permalink
    17 Junho, 2008 23:40

    J:

    Não compro essa teoria cabalística. Não é suficiente para explicar o que aconteceu. Os factos existem e só é pena que não tenham sido alargados ao terceiro anel.

    Gostar

  61. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 23:43

    O processo está portanto preso por alguem que foi colocado no lugar pela AF do Porto depois de ter exercido neste organismo vários cargos e ser um, fidelíssimo do falecido Adriano Pinto. É adepto do FC Porto e foi guarda-redes da Académica na altura em que tirava o curso em Coimbra. Foi também guarda-redes do Gondomar e presidente da Assembleia Geral deste clube, actualmente é vereador da Câmara de Gondomar. Terá desta forma de julgar dois clubes que trás no coração: Pinto da Costa que por acréscimo beneficia o FC Porto e o Gondomar que foi despromovido pelo Conselho de Disciplina da FPF e que agora recorreu para o CJ.

    Gostar

  62. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 23:47

    Quem é António Mortágua

    Para quem não conhece o juiz-desembargador, António Mortágua, de quem tanto se tem falado nos últimos dias e sobretudo as suas ligações a Pinto da Costa, a seguir transcrevo uma passagem do livro de Carolina Salgado: “Eu, Carolina”. Sobre a veracidade das acusações a seguir transcritas, só sabemos que a ex-companheira de Pinto da Costa, não foi processada nem responsabilizada por aquilo que escreveu ou mandou escrever.

    “Quando à noitinha, estacionei o carro à porta de minha casa e a PJ me viu sair sozinha, vi nas caras deles toda a decepção que esse facto lhes causava. Tinham sido enganados.
    Mas não foram enganados por muito tempo, como adiante se verá. Foi decidido em Tuy que o Jorge Nuno viria dormir a noite de 2 para 3 de Dezembro já a Portugal, para que não pudesse mais tarde vir a ser acusado de ter fugido para o estrangeiro, o que na realidade tinha sucedido. Faltava só encontrar um poiso seguro do lado de cá da fronteira, que não poderia ser nenhum hotel nem pousada, visto que, assim, seria logo reconhecido e, muito provavelmente, denunciada a sua presença à polícia e à Comunicação Social.
    Lembraram-se então, naquele aperto de telefonar ao juiz desembargador Mortágua, amigo de todos, que também tinha uma casa na zona de Cerveira, para lá deixar pernoitar o Jorge Nuno, pedido a que o senhor juiz logo acedeu. Mas não se lembraram que o juiz Mortágua, devido às suas ligações ao meio do futebol, também deveria ter o telefone sob escuta, o que, na realidade, acontecia, porque a chamada foi apanhada pela PJ que, assim, soube logo o local onde o Jorge Nuno se iria refugiar.
    “Apanhado” por esta distracção, que se justifica devido ao stress intenso a que estava submetido, e para não comprometer mais o juiz Mortágua, Jorge Nuno comprometeu-se com a polícia, sob palavra de honra, a comparecer na manhã do dia seguinte, 3 de Dezembro, no tribunal de Gondomar para prestar declarações.”

    Este é o homem que está na UEFA colocado pela Federação Portista de Futebol.

    Gostar

  63. Elephant Hunting permalink
    17 Junho, 2008 23:49

    José, disse:

    … só tenho pena que não tenha chegado ao terceiro anel…

    Pois é esse exactamente o cerne da questão!
    Temos pena… ora foda-se, desculpe lá, mas mais valia nada ter comentado!

    Gostar

  64. 17 Junho, 2008 23:51

    José

    Só agora reparei que no link que remete para a grande loja, lá estava a Tânia Laranjo.

    Gostar

  65. Gabriel Silva permalink*
    17 Junho, 2008 23:52

    J
    Lembrou e muito bem, esse grande personagem que é Pedro Mourão (já aqui escrevi sobre o mesmo em tempos idos).

    Mas ficou-se por menos de metade da história.

    Lembra-se que ele primeiro se demitiu e a seguir renunciou?

    E não se esqueça que ele é (apesar do mandato ter terminado em 2007) presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas bem como presidente do Conselho Jurisdicional da Fed. Port. de Andebol…….

    Gostar

  66. 17 Junho, 2008 23:53

    Gabriel Silva

    Foi ele que condenou o Gil Vicente, tendo sido ex jogador de andebol do Belenenses.

    Gostar

  67. Elephant Hunting permalink
    17 Junho, 2008 23:54

    ó Javardo,
    Estou de acordo contigo!!
    Se Pinto da Costa fosse o Presidente da FPF, já eramos BI-Campeões Europeus e pelo menos 1 vez Campeões de Mundo… azarito.

    Mas a ironia suprema é que se ele fosse Presidente do Glorioso… meu amigo, hoje estavam a ombrear com o Real e Manchester…, assim, azarito ainda se arriscam a acabar como o Alverca…

    Gostar

  68. Javardo permalink
    17 Junho, 2008 23:57

    Elephant Hunting

    Está de acordo comigo onde? Alguma vez eu queria ter um Grande Timoneiro Azul-Dourado como presidente do quer que seja onde eu me inserisse? Faria tudo para o afastar.

    Gostar

  69. Elephant Hunting permalink
    18 Junho, 2008 00:11

    Sim, sim Javardo, até começar a provar o sabor das vitórias e do sucesso!

    Presumo que seja Benfiquista, deve portanto ter muito orgulho no seu actual presidente… o meu pelo menos percebe da coisa (é inquestionável se tiver duvidas pergunte ao Mourinho) e não é um paraquedista agora armado em Taliban!

    Gostar

  70. Jordãoo permalink
    18 Junho, 2008 00:44

    E se fosse um advogado do (FC) Porto?

    Já existe um.

    Costa Andrade, consultor catedrático, singular, por conta do FCP, é:

    Membro do Conselho Superior da Magistratura!

    Gostar

  71. 18 Junho, 2008 01:25

    Abriu a caça as bruxas ?

    o problema da corrupção no nosso futebol é existirem anti-patrioticos (logo são contra a corrupção) e que prestam serviços ao Benfica ?

    Sim sem duvida que o problema dos adeptos do fcp é existirem pessoas que são contra a corrupção.

    Gostar

  72. 18 Junho, 2008 08:56

    Ó Jordão (70.) leia o comentário 6.:
    “…que eu saiba e que esteja no “sítio” do CSMP, o Doutor Costa Andrade não está nesse órgão (veja o link)!

    Gostar

  73. Meme permalink
    18 Junho, 2008 10:42

    Ó Rui Soares (71)
    O problema dos adeptos do FCP que tb são cidadãos deste país de faz de conta e que naturalmente pagam impostos, é nas ditas instituições públicas, existirem profissionais apenas preocupados com a corrupção no FCP e o resto (falando apenas de futebol)… é um país à parte?
    Já aqui disse a SAD do FCP deveria mudar a sede fiscal para Angola ou Holanda pelo menos não contribuia (indirectamente) mais para o peditório do clube do regime. Por outro a balança comercial do País de faz de conta ficaria ainda mais consideravelmente inclinada sem os milhões que o FCP tem exportado em vitórias na Champions e na venda de jogadores.

    Já eram apelidados de mouros agora passarão a ser Talibans…

    Gostar

  74. José permalink
    18 Junho, 2008 10:57

    Piscoiso:

    Costa Andrade, professor de direito penal em Coimbra, faz parte do Conselho Superior da Magistratura. E bem, no meu entender.

    Não faz parte do Conselho Superior do Ministério Público. E bem, no meu entender.

    Gostar

  75. portolaw permalink
    18 Junho, 2008 11:31

    José,

    Desconhece que o Saldanha Sanches é consultor do LFV?
    E que ainda quando o processo estava em segredo de justiça veio mentir para a SIC (notícias, penso) que o PdC teria declarado de salário mensal 400€? E que esta fuga ao segredo de justiça nunca foi investigada (pois, não se podem colocar escutas nos telefones da super-Procuradora e respectivo marido…). Ainda não percebeu que este processo está completamente direccionado para alguns clubes e uma região específica? Sim, porque o norte se vai desertificando e o país se vai macrocefalizando, mas parece que só existem suspeitos de corrupção por estes lados…
    Estranho país este em que, dizem as más-linguas, se afastam pessoas de certos cargos por não irem ao beija-mão aos poderosos, mas esses mesmos poderosos protegem apaniguados que, gozando grande reputação nos corredores do poder, se vê assoberbada por pedidos de indemnização derivados das suas práticas profissionais menos correctos, indo buscar protecção a uma associação cujo protector quer destruir…E, José, sabe de quem estou a falar…

    Gostar

  76. catala permalink
    18 Junho, 2008 11:48

    o grande vale tudo azevedo
    onde está?
    …………….
    Vale tem vida de luxo
    João Vale e Azevedo tem motorista de luvas brancas e fardado a rigor para o seu Bentley. Deixa o guarda-costas de vigia no bengaleiro e “senta-se à mesa dos melhores e dos mais caros restaurantes de Londres”. Foi este o cenário em que o ex-presidente do Benfica se apresentou “há pouco tempo a um empresário português”

    Gostar

  77. José permalink
    18 Junho, 2008 11:57

    O processo dos Apitos, está direccionado para clubes do Norte, porque foi assim que começou. Com denúncias de pessoas do Norte e de outros lados que apontavam para a existência de um Sistema mafioso de nomeações de árbitros, falcatruas desportivas e designações de dirigentes, orientadas por gente do Norte e particularmente do Boavista, com destaque para Valentim Loureiro. Não é segredo nenhum que foi assim que começou e foi assim que ainda no tempo de uma PJ dirigida no sul por pessoas que já lá não estão e no Norte idem. Foi por causa dessa investigação que foram obrigados a sair da investigação e desterrados para S. TOmé e outros lados, dois dos melhores investigadores portugueses: Teófilo Santiago e Massano de Carvalho.
    Estes dois inspectores da PJ, sabem tudo sobre o processo porque ouviram as escutas importantes, investigaram os meandros da bola e fizeram relatórios, onde se dá conta de muita, muita muita coisa, e nem tudo sobre o futebol, como se sabe.

    Estes dois indivíduos deveriam escrever um livro sobre a sua experiência nesta investigação. No entanto, parece-me que nem seria novidade para a maior parte das pessoas, que sabem muito bem como as coisas se faziam e fazem, no âmbito desportivo e não só.

    O problema português, depois, é o clubismo. Em tudo. No processo Casa Pia, também. O PS, na sua estrutura de topo, nunca admitiu o mínimo que fosse sobre as suspeitas graves que recairam sobre os seus líderes máximos. Nada. Impossível. Não pode ser. Admitir isso, seria como o Cunhal admitir o fracasso de uma luta de vida. Para o PS, admitir a veracidade das suspeitas que recairam nos seus líderes, significaria a depuração do partido de todos os históricos, complacentes e porventura conoventes. Impensável. Logo, a cabala é a explicação que arranjaram. Mesmo que Rui Pereira diga que não acredite nessa cabala ( e esteve no SIS quando se fez a investigação). Mas isso…

    O processo Apito DOurado, investigado ainda à velha maneira das escutas a rodos e sem controlo apertado ( 15 mil horas não dá para controlar directamente pelos magistrados), embora legal ( Costa Andrade diz que não…)permitiram fazer uma radiografia do ambiente da corrupção desportiva e geral do país, a Norte.
    FOi a Norte, mas poderia ter sido a Sul. A Sul há o Furacão ( que por sinal também começou a Norte).

    Vir agora com teses cabalísticas sobre o Saldanha Sanches e a Morgado e não sei quem mais, é esquecer todo este contexto e principalmente os factos.

    Os factos, meu caro! Os factos!

    Nada mais. Não me parece que tenha havido a intenção deliberada de investigar os clubes do Norte em detrimento e favorecimento dos do Sul.

    Gostar

  78. 18 Junho, 2008 11:58

    José

    Já agora aproveito para escrever da seriedade destes senhores.

    Porque será que a promiscuidade entre politicos e média e futebol, só existe com pessoal do Norte?

    Agora não se pode ser adepto do F.C.Porto? Existe algum estigma para com as gentes do Norte?

    Vc. escreve que teorizo sobre a cabala. Mas não é evidente toda esta promiscuidade e tráfico de influências?

    Este sr. João Correia não é amigo da Misé?

    João Correia não é sócio de Fernando Seara?

    Fernando Seara não é marido de Judite e Sousa?

    Fernando Seara não vai ao programa desportivo dia seguinte na SIC?

    Fernando Seara não é presidente de Sintra?

    Quem financiou o livro da criolina?

    A Misé não é esposa de Saldanha Sanches?

    O Saldanha Sanches não é o bufo de Ferro Rodrigues?

    Quem bufou ao Saldanha Sanches não foi a Misé?

    “A Tânia Laranjo não é amiga de Misé?

    A Tânia Laranjo não é esposa de Eugénio Queirós?

    A Misé não é amiga de Eduardo Dãmaso?”

    O segredo de justiça não é crime?

    Qundo mete na cadeia esta gente sr Presidente da Républica?

    Gostar

  79. 18 Junho, 2008 12:03

    É inevitável que os doutos membros dos mais altos órgãos de justiça, tenham as suas preferências clubísticas.
    O que se espera é que dispam a camisola no exercício das suas funções.
    Até podem podem ter preferências sexuais esquisitas, mas phodam todos por igual.

    Gostar

  80. 18 Junho, 2008 12:06

    José

    Com seriedade, responda-me porque é que o Dr. Teixeira não colocou os telefones sob escuta quando o apito tocou para sul.

    “Escutas que a Justiça não quer escutar:”

    ”Luís Filipe Vieira (LFV) – Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito… (…)
    Valentim Loureiro (VL) – Eu penso que ou o Lucílio… o António Costa, esse Costa não lhe dá… não lhe dá nenhuma garantia?
    LFV – A mim?! F.., o António Costa? F… Isso é tudo Porto!
    VL – Exacto, pronto! (…) E o Lucílio?
    LFV – Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
    VL – E o Duarte?
    LFV – Nada, zero! Ninguém me dá!… Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, ”porque eu estou a fazer isto por outro lado. (…)”
    VL – Talvez o Lucílio, pá!
    LFV – Não, não quero Lucílio nenhum! (…)
    VL – E o Proença?
    LFV – O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f…!
    VL – E o João Ferreira?
    LFV – “O João… Pode vir o João. Agora o que eu queria… (…) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro… O Paulo Paraty!” Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (…) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.”

    Gostar

  81. José permalink
    18 Junho, 2008 12:11

    J:

    Poderia arranjar-lhe outras conexões de amizades, conhecimentos e relações pessoais que desmentem o que escreveu, pela confusão que provocariam.

    As amizades pessoais, não justificam falcatruas ou quebras de segredos de justiça ou mesmo denegação de justiça ou peitas variadas.

    Portugal é uma paróquia em que as pessoas que contam se conhecem. Convivem em vários lugares e frequentam espaços comuns. Têm filhos e sobrinhos e primos e primas que se conhecem entre si e vieram não sei de onde, encontrando-se depois nos mesmos sítios. Empregam-se em lugares, onde os outros os conhecem por isto ou por aquilo e depois alguns ficam amigos. Quando essas amizades se solidificam por razões profissionais ou de interesse clubístico, partidário, de modo a tal ligação implicar alterações na vida diária e principalmente no rendimento das pessoas, isso deve ser visto por todos, se as pessoas exercem cargos públicos.

    Para mim, esse factor, é determinante para avaliar a isenção, independência e objectividade.

    Quem tem a obrigação de investigar criminalmente, factos resultantes de denúncias, tem que usufruir dessa independência para poder ser isento e imparcial.

    Isto é um problema ?

    É. Mas não tanto que se invente uma cabala só com a indicação das ligações de amizade ou conhecimento.

    Mas é legítimo que se fale nisso, lá isso é.

    Gostar

  82. José permalink
    18 Junho, 2008 12:17

    O “dr. Teixeira” que conheço e prezo, falará por si. No entanto, parece-me já muito injusto que se lhe atribua papel na cabala, por uma razão simples que me permito apresentar, em defesa de quem não se pode defender:

    O processo de Gondomar era gigantesco e as escutas, eram controladas, na altura pelos investigadores.
    Logo que se tomou conhecimento do teor de algumas delas, foram extraídas certidões para os respectivos locais de investigação, conforme os factos ocorridos.

    Quanto a essa escuta em particular, não sei ( e V. não sabe também) quando a mesma foi conhecida e se realmente foi extraída certidão para investigação do facto.

    Repito: no Apito, há 15 mil horas de conversas. Alguma coisa deve ter ficado por ouvir e não foram apenas as gargalhadas sonoras do arguido principal.

    Gostar

  83. portolaw permalink
    18 Junho, 2008 12:19

    José,

    Não digo que os factos não sejam o mais importante, mas: 1.º que a investigação não seja direccionada, como esta é; 2.º que os métodos utilizados sejam os legais (senão, por favor, aprendamos todos nós juristas de uma só vez, que não podem ser admitidos, que mais importante do que a descoberta da verdade é que a mesma seja obtida por meios legais e cristalinos); 3.º que não existam dúvidas sobre a independência de quem investiga e acusa, e se estas existirem, que sejam esclarecidas.

    E, José, como sabe, por melhores que sejam as pessoas que referiu, sabe bem que, no actual quadro, podemos colocar em causa todos os princípios que referi.

    E, de passagem, gostaria que as palavras do PGR, ao referir que não há classes “a salvo” da investigação fossem cumpridas integralmente, embora creia que se deva antes ler que “não há classes” intocáveis, mas há certas pessoas dentro de algumas classes que o são…

    Gostar

  84. 18 Junho, 2008 12:21

    José

    Vc. sabe muito bem por ex. da Tânia Laranjo + Dâmaso, por onde passou e o que escreve agora no c.m..

    Não é evidente que tem acesso a fontes previligiadas?

    O Eugénio Queirós não escreve no rascord e num blog de esgoto, sempre com a sua deontologia virada para Norte?

    Não está provado que o Saldanha Sanches quebrou mais do que uma vez o segredo de justiça?

    Então o João Correia não é advogado do benfica?

    O sócio Fernando Seara não é marido da Judite de Sousa?

    A judite de Sousa não é jornalista da RTP?

    Esta promiscuidade não o incomoda?

    Acha com sinceridade que eles não partilham segredos?

    Gostar

  85. José permalink
    18 Junho, 2008 12:22

    Em Portugal, há uma pecha grave em todas as investigações e decisões. Logo que o resultado é conhecido, aventam-se logo razões para se ter decidido assim ou assado.

    Na ausência de conhecimento directo e preciso sobre as motivações reais, inventam-se cabalas.

    Ou porque um determinado investigador ou decisor, é conhecido do primo do irmão do arguido; ou porque tem uma irmã que trabalha no gabinete de não sei quem; ou porque é do partido A que concorre com o B e quer o poder, já; ou porque um interveniente acidental é amigo do advogado do arguido que por acaso é compadre do outro advogado da parte oposta, etc etc etc.

    Raramente, se concentram as pessoas nos factos simples e directos.

    Porque não lhes convém, na maior parte dos casos e é muito mais confortável arranjar desculpas circunstanciais para os mesmos e justificações para ter sido assim e não assado.

    Gostar

  86. José permalink
    18 Junho, 2008 12:28

    A Tânia Laranjo tem acesso a fontes privilegiadas? Mas é claro que tem. Mas não é esse o papel de um jornalista?

    O problema, quanto a mim, não é da Tânia Laranjo ( contra quem já escrevi várias vezes e até em directo em caixas de comentários), mas das suas fontes.

    E o COrreio da Manhã, é a mesma coisa. O 24 Horas, então, nem se fala! Aquele Tadeu, é um must no jornalismo português.

    Para ver e ler e ponderar tudo isto, nada melhor do que o processo Casa Pia. Esse é que é o expoente máximo do que é o jornalismo português.

    Dá para fazer um curso inteiro de jornalismo sobre o que não deve ser um jornalista.

    O Apito nem é um bom exemplo, neste caso.

    Só para vincar a minha discordância quanto ao direccionamento do processo, contra os clubes do Norte: claro que o processo está virado para aí, porque foi assim que começou. Só por isso.

    Gostar

  87. catala permalink
    18 Junho, 2008 12:41

    acções do benfas,
    ás 12.36.
    COTAÇÕES
    Benfica
    • -3.94% 1.95eur
    Porto
    • 0.00% 1.63eur
    Sporting
    • 0.00% 1.70eur
    estão a desçer como a agremiação.
    eheheh.

    Gostar

  88. 18 Junho, 2008 12:54

    José

    O Dâmaso já foi condenado por quebra do segredo de justiça. Portanto é evidente que as fontes partem do M.P.. Se partem do M.P. a fonte só pode ser de amigos.

    Os média como sabe tem influência nas cabeças de muita gente.

    Neste processo alguém quer saber dos problemas do Gondomar e até do Boavista.

    Não, sempre se direccionou foi para Pinto da Costa e F.C.Porto.

    Então quando descobriram uma meretriz predisposta a servir o que pretendiam, atiraram-se como abutres esfomeados.

    Quem Editou, produziu e realizou tudo isto?

    Não é por demais evidente?

    Gostar

  89. José permalink
    18 Junho, 2008 12:58

    Não. Não é evidente e não é verdade o que diz do Dâmaso.

    Gostar

  90. 18 Junho, 2008 13:02

    COMUNICADO

    O Conselho de Administração da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, confrontado com uma notícia hoje publicada no «Correio da Manhã», com chamada à primeira página, sob título «Viagens de magistrados sob suspeita» e com carimbo «Apito Dourado – A pedido do F. C. Porto», vem o esclarecer o seguinte:

    1 – No que respeita à matéria ali referenciada, esta Administração congratula-se que a Procuradoria Geral da República investigue a fundo todas as questões ali reproduzidas;

    2 – Esta Administração pode assegurar que nenhum Magistrado, com intervenção directa ou indirecta nos arquivamentos dos processos do «Apito Dourado», viajou como convidado ou a expensas desta SAD, nas deslocações da equipa profissional ao estrangeiro;

    3 – Esclarece, ainda, que só convidou, institucionalmente, Magistrados que faziam parte dos órgãos sociais do clube e da Federação Portuguesa de Futebol, para acompanhar a equipa de futebol profissional, fundamentalmente em finais europeias;

    4 – Porque a justiça deverá ser cega e a transparência deve nortear a actuação das Instituições do Estado, solicita-se ao Exmo. Senhor Procurador Geral da República que, a ser verdadeira a notícia hoje publicada, e para que não volte a lamentar-se de quaisquer selos clubistas, ordene igualmente uma investigação a todas as viagens de Magistrados que acompanharam outros clubes nas competições europeias;

    5 – Com efeito, num passado recente, vários Órgãos de Comunicação Social deram amplo destaque à presença de diversos Magistrados nas deslocações de outras equipas portuguesas;

    6- Por uma questão de coerência e concorrência não deve a Justiça admitir liminarmente, como parece estar a acontecer, e a ser verdadeira a notícia, que as suspeitas sejam nuns casos localizadas e noutros excluídas;

    7- É lamentável que o texto de hoje, também assinado pela jornalista Tânia Laranjo, especialista neste assunto e nestas «notícias», saia num momento em que a «dita» investigação, a ter sido ordenada, deveria estar a decorrer com toda a normalidade e em segredo de justiça;

    8 – Mais uma vez constata a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD que continua a haver fontes privilegiadas que tentam direccionar a opinião pública sempre no mesmo sentido;

    9 – Face a tudo isto, do Exmo. Senhor Procurador Geral da República apenas se pode esperar:
    – Caso seja verdadeiro o teor da notícia hoje publicada, que ordene a investigação do «Como?» e «Porquê?» de mais esta violação do segredo de justiça, que só pode ter tido origem numa fuga de informação interna. A notícia em causa tem rostos “– Tânia Laranjo e Eduardo Dâmaso -“, compete saber quem a desencadeou;
    – Caso a notícia seja falsa, claramente foi colocada em causa a reputação e honra de Dignos Magistrados do Ministério Público, pelo que ordene também a abertura de inquérito para apurar quem mais cometeu tais ofensas;

    10 – Ainda a ser verdade o que hoje escreve o «Correio da Manhã», e embora ninguém esteja acima da lei, constata-se uma evidente conjuntura de suspeição, transversal a todos os Órgãos Judiciários. Aqueles a quem compete investigar e dirigir a investigação penal (Delegados do Ministério Público) são agora objecto, eles próprios, de investigação por colegas, sendo surpreendentemente, ou talvez não, também atingidos pela quebra do segredo de Justiça…

    Porto, 21 de Agosto de 2007
    O Conselho de Administração da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD

    Gostar

  91. 18 Junho, 2008 13:04

    “Eduardo Dâmaso, director adjunto do ‘Diário de Notícias’, assumiu-se como o único
    jornalista que já foi condenado por violação do segredo de Justiça. A sua atenção
    centrou-se nos sucessivos governos, que, a seu ver, só mexem na legislação em
    função dos processos mediáticos.”

    Correio da Manhã

    Gostar

  92. José permalink
    18 Junho, 2008 14:28

    Primo: viagens de magistrados a cargo da SAD-FCPorto.

    Não conheço casos concretos. Ouvi falar, por ter lido ou intuido que algumas viagens se terão feito, sem a intervenção da SAD. As viagens, em si mesmas, tal como os lugares de bancada ou camarote, como os pequenos favores ou atenções, oferecidas a pessoas de bem, não são crime algum. Só mesmo os invejosos e mesquinhos ou os adeptos do clube rival, se lembrariam de o tra`zer á liça. Porém, não sendo crime catalogado, o MP não tem de investigar. Não é assim?
    Além disso, reconhece a SAD que “só convidou, institucionalmente, Magistrados que faziam parte dos órgãos sociais do clube “. .
    Além disso, “num passado recente, vários Órgãos de Comunicação Social deram amplo destaque à presença de diversos Magistrados nas deslocações de outras equipas portuguesas”.
    Claro, tal como ficou escrito.

    Secundo: violação de segredo de justiça. Só há violação se houver segredo em processo e que deva ser guardado.
    Bastará o comunicado da SAD do FCP, para se estabelecer como prova indiscutível que houve violação de segredo de justiça, relativamente a este assunto e a ser tratado em processo? Por mim, tenho as maiores dúvidas.

    Tertio: condenação de Dâmaso por violação de segredo de justiça. Em que circunstâncias? E chega isso para se afirmar que essa condenação é a prova indesmentível de violação de segredo de justiça por parte de elementos do MP?
    Não chega. É insuficiente até como indício e muito menos para uma afirmação peremptóriam, porque nem sequer tem a lógica integral de um argumento com pés e cabeça. Basta dizer que num processo como esse, intervêm dezenas ou centenas de pessoas, com acesso aos elementos em segredo. Partir desse facto, para a extrapolação que a violação só pode vir do MP, é wishfull thinking a mais.

    Por último, o comentário do Abrantes. Nada a comentar. Tudo como dantes. Antolhos de sectarismo a rodos. Pior do que o do clubismo futebolístico. Alarmante. Preocupante para quem ler.

    Gostar

  93. catala permalink
    18 Junho, 2008 15:04

    o passado impoluto do benfas.
    http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080618/video-o-passado-impoluto-do-s-l-e-benfica

    é só rir.

    Gostar

  94. 18 Junho, 2008 15:13

    José

    O post tem como título E se fosse um advogado do (FC) Porto?

    Perante este título e tudo o que escrevi, nomeadamente do Dr. Mourão e da promiscuidade e tráfico de influências desta gente toda, para si nada é suspeito.

    Seriedade é escrever isto e ficar sério não?

    Escolha polémica para a PJ
    Escolha desautoriza PGR

    A designação do magistrado está a causar uma autêntica guerra no Ministério Público, que a entende como uma prova de força de Alberto Costa, ministro da Justiça, de forma a enfraquecer o trabalho do PGR.

    Pinto Monteiro vai agora saber se os magistrados e os juristas que compõe o Conselho Superior do Ministério Público aceitam o seu modelo. Onde imperam as equipas mistas e onde se validam equipas especiais para investigar processos complexos. Foi assim com Maria José Morgado, aconteceu também com Helena Fazenda. O que desencadeou uma guerra Norte-Sul que ainda esta semana Pinto Monteiro tentou travar.

    A escolha de Almeida Pereira, feita à sua revelia, acabou por ser um revés. Pinto Monteiro disse ao CM na passada sexta-feira que queria um Ministério Público único, mas estava longe de conhecer a possível nomeação. Nessa altura, sabia apenas da saída de Vítor Guimarães, que então dirigia a PJ do Porto, mas a escolha do magistrado que o substituiria não estava definida.

    POLÉMICA AGRAVADA

    Almeida Pereira é um magistrado com 27 anos de experiência. Há vários anos que presta funções no DIAP do Porto, assumindo-se como verdadeiro número dois daquele departamento.

    ”O magistrado protagonizou, no entanto, várias guerras com as equipas de Lisboa. Foi o único que isoladamente deu a cara no caso que envolveu Ricardo Bexiga, anunciando, antes da conferência de imprensa de Hortência Calçada, que admitia processar o ex-vereador de Gondomar.”

    Embora não tivesse a seu cargo nenhum processo do “Apito Dourado” foi Almeida Pereira que pediu protecção especial para Ana Salgado. Depois daquela ter feito declarações que comprometiam a irmã. o magistrado chamou a si algumas denúncias e pretendia prendê-la por fogo posto e tentativa de homicídio. Foi travado pela equipa de Morgado.

    ”O magistrado é também referido numa denúncia em investigação na PGR. É acusado de ter viajado com o FC Porto para Sevilha, na final da taça UEFA, a expensas do clube azul e branco. O facto de frequentemente ser visto na tribuna presidencial no Dragão também é alvo de críticas internas. Tem dois lugares e costuma levar a filha.”

    CREDIBILIDADE ELEVADA

    ”A credibilidade de Carolina Salgado foi tida como elevada pelo Ministério Público. Que assentou pelo menos duas acusações contra Pinto da Costa nas acusações feitas pela sua ex-companheira, que tinham servido até para reabrir os casos já arquivados pelo DIAP do Porto. As diligências feitas depois por Almeida Pereira quase deitaram por terra toda a investigação de Maria José Morgado.”

    A forma como os depoimentos foram obtidos – num processo de difamação movido por Fernando Póvoas, que acabou por desistir da queixa após a denúncia – também irritaram os magistrados de Lisboa. Pinto Monteiro ordenou uma averiguação ao depoimento, investigação que ainda não terminou.

    DECISÃO DEVERÁ SER CONHECIDA DIA 11 DE MARÇO

    A próxima reunião do Conselho Superior do Ministério Público está marcada para 11 de Março. Nessa altura deverá ser discutida a nomeação de Almeida Pereira e saber-se-á se aquele órgão autoriza a comissão de serviço do magistrado do DIAP do Porto.

    Embora não exista tradição de recusa – há outros procuradores actualmente a exercerem funções na direcção da PJ – a verdade é que a questão está longe de ser pacífica. O perfil de Almeida Pereira, que assumiu ser parte na guerra Norte-Sul, poderá levar a que aquele veja o seu nome ser vetado.

    Se tal acontecer, dificilmente o MP poderá aceitar outro procurador para aquele lugar, por não poder assumir formalmente que haja qualquer suspeita contra Almeida Pereira – razão que justificaria a eventual recusa.

    Sabendo-se também que o Conselho Superior da Magistratura não quer juízes em lugares de direcção da Polícia Judiciária (posição tomada após a saída de Santos Cabral), o mesmo cargo poderia ser pela primeira vez ocupado por alguém da casa.

    Ainda não é conhecida a escolha de Almeida Pereira para subdirector da PJ do Porto.

    CRÍTICAS À FORMA COMO FOI FEITA A INVESTIGAÇÃO

    A equipa de Helena Fazenda tem sido muito crítica em relação à forma como a directoria do Porto desenvolveu as investigações em torno dos crimes na noite. Há acusações de “parcialidade” – que levaram os operacionais da equipa a ouvirem os familiares dos elementos do grupo da Ribeira por causa das ameaças que aqueles dizem ter sofrido – e até acusações devido a alguma demora em desencadear uma acção policial. Há quem defenda que o Porto deveria ter dado mais atenção à violência, evitando assim pelo menos as duas últimas mortes.

    Os polícias da Invicta rejeitam as críticas. Dizem tratar-se de um processo complexo e garantem que a investigação tinha de ser necessariamente morosa. Passava pela consolidação da prova, de forma a que os suspeitos não fossem imediatamente libertados depois de serem ouvidos pelos juízes. Queixam-se ainda que neste processo as vítimas também não querem contar toda a verdade, o que dificulta o esclarecimentos dos motivos dos crimes e a antecipação de outras cenas de violência.

    A gota de água na tensão entre Vítor Guimarães e Helena Fazenda aconteceu nos últimos dias. Aquela foi confrontada com uma suposta investigação paralela que o Porto estaria a desenvolver no âmbito dos processos de ameaças, o que resultou numa exposição ao procurador-geral da República.

    A escolha de Almeida Pereira – crítico das equipas especiais de Lisboa – para a direcção da Judiciária do Porto vem aumentar uma polémica que está longe de ter terminado.

    POLÉMICAS

    NOMEAÇÃO

    A nomeação de Maria José Morgado criou a primeira tensão no Ministério Público. Magistrados do Porto entenderam que a decisão do PGR era um atestado de incompetência aos procuradores do Porto.

    REABERTURA

    No início de 2006 a equipa que investigava as certidões do ‘Apito Dourado’ reabriu o primeiro processo contra Pinto da Costa. Criou a primeira crise profunda, por pôr em causa a decisão do DIAP do Porto.

    DEPOIMENTO

    Ana Salgado foi ouvida no Porto num processo de difamação. Acusou Carolina e os investigadores de Morgado e denunciou o que dizia ser uma manipulação do depoimento da irmã. A denúncia está na PGR, que quer saber como foi obtida.

    NOTAS

    VIAGEM A SEVILHA INVESTIGADA

    Almeida Pereira foi convidado pelo FC Porto para viajar até Sevilha. Foi ouvido como testemunha nessa investigação.

    ASSISTIR A JOGOS NO CAMAROTE

    Almeida Pereira é visita habitual nos jogos do Dragão. Tem lugar no camarote presidencial, o que é alvo de críticas.

    INVESTIGA CRIME VIOLENTO

    É o responsável da 1.ª secção do DIAP do Porto. Investiga o crime violento, como assaltos à mão armada e tráfico de droga.

    SONHO ANTIGO

    Almeida Pereira cumpre um sonho. Dirigir a PJ do Porto, podendo vestir a “farda” de polícia.

    MARCELO PREOCUPADO

    Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem na RTP que estava “preocupado” com os contornos da escolha.

    SAÍDA ANUNCIADA

    Nos últimos dias Vítor Guimarães já vinha falando aos colaboradores mais próximos da saída da PJ.

    PROXIMIDADE ANTIGA

    Alípio Ribeiro e Almeida Pereira já eram próximos antes de o primeiro assumir a direcção da PJ.
    ”Eduardo Dâmaso / Tânia Laranjo”

    Então isto não é evidente?

    Que provas quer que lhe traga mais?

    Gostar

  95. José permalink
    18 Junho, 2008 15:34

    Então vamos voltar ao assunto do Almeida Pereira?

    Não vale a pena. O artigo do CM é típico da Laranjo, no arranjo de certos factos. Mas, para dizer a verdade, já li outros bem piores. E já os comentei, depreciativamente, procurando fundamentar em quê.

    O caso do Almeida Pereira, tratado no CM, pode ter sido um modo de pressionar, por forma a evitar a sua nomeação para a PJ. Por motivos obscuros, inseridos numa lógica que não se apresenta explícita.

    No entanto, o modo como V. argumenta, a contrario, segue os mesmos métodos, penso eu de que.

    Gostar

  96. 18 Junho, 2008 15:54

    José

    José

    Por acaso já leu algum texto escrito pelo Dâmaso e Laranjo a dar conta da promiscuidade de um presidente do conselho de disciplina da liga que por sinal era juiz desembargador que se passeava nos camarotes do slb?

    Ou dum vogal do CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO que por acaso é advogado do slb? E que até é amigo de Misé? Marido de Saldanha Sanches, fiscalista LFV.

    Não acha que esta noticia que coloquei anteriormente foi encomendada por alguém ligada ao M.P.?

    Porque é que esta gente também não está sob escuta, quando os crimes são evidentes.

    Gostar

  97. 18 Junho, 2008 16:07

    Almeida Pereira já não vai dirigir a PJ do Porto. Ouvido pelo PortugalDiário, o magistrado referiu não ter condições para assumir o cargo, quando o seu nome se encontra sob «suspeição pública». O procurador lamentou ainda as «calúnias e infâmias» de que tem sido alvo e afirmou-se de «consciência tranquila».

    Num comunicado enviado à Lusa, o «número dois» do DIAP do Porto explicou que, face ao ambiente gerado, após ter sido tornado público que aceitara o cargo, entendeu «adequado» comunicar ao director-nacional da PJ a decisão de «recusa do convite aceite».

    “Almeida Pereira sublinhou no documento que, desde que se tornou pública a aceitação do convite para dirigir a PJ do Porto, foi «objecto de calúnias, infâmias e vilipêndios de proveniência nunca assumida», numa alusão às notícias em alguns jornais que o davam como estando a ser investigado por viajar a expensas do FCP.”

    «Mantenho-me no DIAP do Porto com a mesma dignidade e dedicação ao Ministério Público que, segundo creio, sempre mantive», acrescentou.

    O procurador afirma que aceitou o cargo «para servir a Justiça e a PJ» e agradeceu a confiança que nele depositaram o ministro da Justiça, Alberto Costa, e o director-nacional da PJ, Alípio Ribeiro.

    Portugal Diário

    Gostar

  98. 18 Junho, 2008 16:13

    José

    Então não foi uma noticia para descredibilizar um magistrado?

    Com seriedade tomou uma decisão de homem Honrado.

    Pelo contário os mafiosos conspiram as tramas bem delineadas nos gabinetes escuros da covardia infame.

    Gostar

  99. José permalink
    18 Junho, 2008 16:57

    “Então não foi uma noticia para descredibilizar um magistrado?”

    Foi. Como outras. Por exemplo as que agora respeitam à Morgado e que V. escreveu.

    Gostar

  100. Javardo permalink
    18 Junho, 2008 22:08

    – Sabem porque é que o FC Porto não tem ciclismo ?
    – Porque é o único desporto que não tem árbitro….z

    – Sabem quem é o melhor marcador do FC Porto ?
    – É o Vidoso. Em quase todos os jogos do FC Porto há um golo do Vidoso….

    – O que representa Pinto da Costa num autocarro com 40 árbitros ?
    – Ali Babá e os 40…árbitros

    – O que significa ANTAS ?
    – Associação Nacional de Todos os Árbitros S…

    – Qual é o concelho com mais portistas ?
    – É o conselho de arbitragem

    Gostar

  101. Javardo permalink
    18 Junho, 2008 22:09

    69. Elephant Hunting Diz:
    18 Junho, 2008 às 12:11 am

    Errado. Não estou nada satisfeito com o presidente que tenho.

    Gostar

  102. eduardo correia permalink
    19 Junho, 2008 03:17

    J,
    Diario de noticias=Joaquim Oliveira=Mafia
    nova direcção teia montada..

    Gostar

  103. essagora permalink
    19 Junho, 2008 06:46

    – Sabem porque é que o FC Porto não tem ciclismo ?
    – Porque é o único desporto que não tem árbitro….z

    Mas tem doping e, por esse motivo, o Benfica participa.

    Gostar

  104. portolaw permalink
    19 Junho, 2008 11:16

    José,

    a Morgado não precisa de ser describilizada; ela tem-se encarregue disso…a opinião pública é que disso não tem conhecimento, como você sabe.

    Gostar

  105. Anónimo permalink
    7 Março, 2009 18:32

    Ninguém diz é que as escutas não aão verddeiras.

    Gostar

Indigne-se aqui.