Saltar para o conteúdo

A menina de verdade *

15 Agosto, 2008
by

Não vi a abertura dos Jogos Olímpicos – não aprecio a propaganda das ditaduras. Um amigo comentou-me avisadamente: “Em escravatura até é possível fazer pirâmides à força de braços.”
Quem viu recorda uma menina que cantou divinamente. Agora soube-se que o regime ignóbil que oprime a China esteve à altura dos seus pergaminhos: a menina das imagens, Lin, não era a que cantava – esta, Yang, foi afastada dos olhos do público porque a julgaram feia. A menina de sete anos viu uma outra de nove substituí-la e enternecer o público com uma voz roubada em nome do “interesse nacional”.
Os dirigentes chineses não percebem que os anjos nunca são feios. Mas o resto das pessoas já deveria saber que as ditaduras, essas sim, são sempre horripilantes.

* Correio da Manhã, 14.VIII.2008

62 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 00:31

    Nestes regimes o que interessa é o que diz a matrícula, não o chip.

    Gostar

  2. xingô permalink
    15 Agosto, 2008 01:08

    Isto só merece um comentário!!! A ti nunca te poria a cantar, nem com voz de canário, ò gordo!!

    Gostar

  3. 15 Agosto, 2008 01:28

    Há um objectivo estético imagem/som que utiliza duas crianças. A imagem de uma e o som de outra.
    No meio de uma coreografia gigantesca, com milhares de participantes. Anónimos.

    Gostar

  4. 15 Agosto, 2008 01:42

    que se escolhesse uma menina bonita, nada contra.
    acho que isso qualquer organizador de eventos fazia, mas isto…nem Hitler teve coragem de o fazer em Berlim.
    a mim chocou-me e nem quero acreditar na notícia.

    Gostar

  5. permalink
    15 Agosto, 2008 01:50

    E a ditadura corrupta do Norte não é “horripilante”?

    Gostar

  6. 15 Agosto, 2008 01:55

    Na Índia, por exemplo, o playback é uma prática comum.
    São fascistas ???

    Gostar

  7. Eduardo Correia permalink
    15 Agosto, 2008 02:30

    Ora aí está, o sexo dos anjos…!

    Também tive um amigo que me disse:“*da mesma folha de papel onde acabou de escrever uma sentença de condenação de um adultério, o juiz rasga um pedaço para enviar um bilhetinho amoroso à mulher de um colega”, em resposta ao lugar-comum de certos beligerantes que afirmam: “Não vi a abertura dos Jogos Olímpicos – não aprecio a propaganda das ditaduras”.!!

    *Montaigne, Ensaios da Vaidade

    Gostar

  8. Philip permalink
    15 Agosto, 2008 02:32

    Foi uma atitude tão estúpida para com a miúda.

    Ela é tão fofa!

    Os jogos olímpicos não deviam decorrer na China e ponto final!

    Gostar

  9. 15 Agosto, 2008 03:41

    como já disse aqui, mais importante do k não ver os jogos é boicotar os produtos chineses. Em k é k não ver os JO altera a política chinesa? E não é k a rtp mantém a comentar atletismo o sujeito dos comentários “inteligentes” da cerimónia de abertura? Matar 1,5 milhão de tibetanos é direitos humanos!!!

    Gostar

  10. 15 Agosto, 2008 03:59

    Lamenta-se o ocorrido.

    Afinal, os padrões, os comuns padrões de beleza não diferem dos do Ocidente. Para mim não é surpresa.

    Por cá, e perante duas crianças juntas, temos o hábito de nos enternecer com um rosto bonito em vez do rosto do lado. Mentira ?
    E não há favores, carinhos, atenções especiais nas escolas e nos empregos para com rostos bonitos ?

    Chocante, foi também o que se presenciou num noticiário duma TV, no último ano da presidência de MSoares: estava ele num local, saudado pela populaça. Beija uma de duas crianças ao colo das mães e “esclarece” que a beijada é mais bonita do que a outra… Mau demais !

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 05:21

    Nao fizeram o mesmo em Atlanta?

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 05:21

    Olhem que penso que nao foi ideia original. Já aconteceu antes, nos JO e várias vezes.

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 05:59

    Mais uma prova que a china está diferente. Se fosse no passado , essa coisa teria acontecido e ninguém saberia. Conseguiriam abafar o caso. Mas em vez disso divulgaram e a voz é estrela nacional.

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 07:44

    o ano passado o zé chaves alugou criancinhas a uma agência publicitária para um aula no Centro Cultural de Belém
    o largo dos ratos aplaudiu

    Gostar

  15. 15 Agosto, 2008 08:07

    não viu, não comente

    Gostar

  16. 15 Agosto, 2008 08:11

    São horripilantes, sim senhor.

    Então esta é do piorio.

    Esta, da qual vocês tanto se orgulham…

    NS

    Gostar

  17. 15 Agosto, 2008 08:20

    “como já disse aqui, mais importante do k não ver os jogos é boicotar os produtos chineses.”

    Boa sorte para o boicote. Quanto tempo acha que vai ficar sem aceder à net, sem ver televisão e sem ouvir música?

    Gostar

  18. Justiniano permalink
    15 Agosto, 2008 08:39

    Caro CAA!! Creio que está a exagerar em relação aos Chineses!!
    Repare que há passos que tomaram que se traduzem numa alteração de substancia do regime!
    Ao admitirem estes “truques” demonstram uma menor esquizofrenia o que é um sinal de avanço!
    Mais dois anitos e o CAA já pode ir à China!!

    Gostar

  19. Cãocio permalink
    15 Agosto, 2008 08:41

    Até os camaradas cúbanos andam revoltados com os camaradas chineses
    http://www.elmundo.es/jjoo/2008/2008/08/14/masdeportes/1218726477.html

    Gostar

  20. Cãocio permalink
    15 Agosto, 2008 08:45

    em relação à notícia da posta, até o “führer” adolfo ficou com inveja dos cúmunistas chineses

    Gostar

  21. 15 Agosto, 2008 09:07

    Caro Justiniano,

    «Ao admitirem estes “truques” demonstram uma menor esquizofrenia o que é um sinal de avanço!»

    Eles não admitiram nada! Do mesmo modo que não fizeram grandes esforços de secretismo!

    Tal como afirmou um dissidente chinês exilado em Londres, eles nem sequer perceberam que aquilo é errado – no direito classificamos a atitude como ‘falta de consciência da ilicitude’…

    Eles crêem que o “interesse nacional” tudo pode e tudo justifica – e que todos devem anadr ao passo ritmado e simétrico dos seus militares de parada.

    Logo, Justiniano, não há ‘avanço’.

    Gostar

  22. 15 Agosto, 2008 09:09

    Por falar em ‘avanço’, o que se nota é uma regressão irremediável para o desprezo pela liberdade e pela dignidade humana quando se lê alguns destes comentários.

    Gostar

  23. Pi-Erre permalink
    15 Agosto, 2008 09:24

    Provérbio Árabe

    “Não digas tudo quanto sabes
    não faças tudo quanto podes
    não creias em tudo quanto ouves
    não gastes tudo quanto tens

    porque
    quem diz tudo quanto sabe
    quem faz tudo quanto pode
    quem crê em tudo quanto ouve
    quem gasta tudo quanto tem

    muitas vezes
    diz o que não convém
    faz o que não deve
    julga o que não vê
    gasta o que não pode”

    Gostar

  24. OLP permalink
    15 Agosto, 2008 09:28

    O caso dos cubanos não é único.
    Já houve quem atirasse a medalha ao chão depois de a ter recebido por ter sido “roubado”.
    Superiores interesses a começar no COI a acabar nos dos organizadores não deixam sair ou sao abafadas, ou são menorizadas pelos “comentadores” de quase todo o mundo.
    Quanto ás “revelações” não passam de uma fuga para a frente na medida em que se nao o fizessem outros o fariam com maior escandalo. Nesta tecnica de informação e contra-informação sim tiveram ou fizeram alguns avanços mas não mais que nos serviços secretos.
    Quem insiste em ver avanços nestas atitudes são os mesmos que viam com toda a clareza que o sol brilhava por aqueles regimes, isto muito antes de qualquer avanço.
    Eles eram os mais justos, os mais livres os tecnologicamente,mais amigos do ambiente e culturalmente mais avançados.
    Só nao percebo como depois destes todos qualificativos que tornavam aquelas sociedades as melhores do mundo e quiçã do universo, agora eles estão a fazer grandes “avanços”.
    É como o caso de alguns paises que uma vez tendo aderido á UE e adoptado esse “capitalismo neoliberal explorador” estão agora, pelo menos, mais “avançados” no PIB que Portugal (principalmente os do quintal alemão).
    Mas…… esses mesmos países já não eram mais “avançados”?

    Gostar

  25. Justiniano permalink
    15 Agosto, 2008 09:47

    Caro CAA!
    Olhe que não!
    A China não comunga, hoje, o paradigma de absoluta indiferença pela dignidade da pessoa humana de outros tempos!!
    Creio que o CAA não quer ver os evidentes sinais de avanço da China!
    O comportamento referido não é de todo manifestação de desprezo pela dignidade de ninguém mas tão somente uma questão de cosmética e forma que ademais foi transparente e de boa fé o que se traduz numa “consciencia recta”!
    A China não é o paradigma do Estado de Direito Liberal, mas é evidente que tem dado avanços nesse campo, especialmente ao nível do sistema de Justiça e no comportamento das sua autoridades administrativa que poderá ser testemunhado pelos muitos estrangeiros presentes, hoje, na China!!
    Estou em crer que se os Olímpicos se realizassem em Shanghai teriam ainda uma melhor imagem da China devido à tradição “mais” liberal da Província e ao melhor ambiente de Shanghai!
    Não pode o CAA tomar este comentário por desprezo às liberdades dos Chineses!
    Há duas formas de ver a China de hoje e de levar o Governo Chinês a uma maior “abertura” e “tolerancia”…pelo confronto como prefere o CAA ou pela comunicação de paradigmas que funcionam e que podem ser progressivamente assimilados pela China! Incluo-me neste último que aliás é a posição da UE e EUA nas relações com a China!
    Esta posição tem dado resultados!!
    Se questionar, hoje, por sondagem os Chineses em relação ao sentimento que têm para com o Ocidente vai certamente reparar que há no Povo Chinês um elevado sentimento de comunhão e amizade com o Ocidente que era impensável à 20 anos atrás!!
    O desenvolvimento económico ajudou mas mais doque isso ajudou o conhecimento do Povo Chinês em relação ao modo de vida do Ocidente e à sua transparencia!
    Tenho hoje a China na consideração de um bom parceiro para o Ocidente mais doque a Rússia que é, formalmente, um Estado de Direito Liberal Democrata “Europeu”!

    Gostar

  26. Justiniano permalink
    15 Agosto, 2008 09:59

    Caro CAA! Em relação ao Sistema Penal Chinês estou em crer que o Costa Andrade lhe poderá oferecer testemunho acerca do esforço “liberal” Chinês!

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 10:03

    E que direitos humanos possuem os presos no Afeganistao onde o país tem investido na ajuda militar? Alguém imagina?
    É só hipocrisia. Que já chateia.

    Of topic: lá conseguiu vender o sistema de defesa de misseis na Polónia. Fantástico Miqe!

    Gostar

  28. Ibn Erriq permalink
    15 Agosto, 2008 10:10

    A condescendência para com a China só serve para aplacar consciência passadas!

    O Povo chinês? Qual povo? os 1.300 milhões?

    Acho absolutamente vergonhoso que os interesses comerciais do Ocidente ceda a regimes como a Chinês, provavelmente para muita desta gente $1 vale mais do que a vida de um cidadão da China.

    Eu pela minha parte quando aparecem referências na TV aos JO mudo de canal, assim como boicotarei qualquer marca que faça referência ao evento!

    Acho absolutamente inenarrável que se ceda à China um evento que deveria ser de liberdade e que o COI queira lavar a imagem da da China.

    Como podem os Jornalista e meios de comunicação ter representações na China a cobrir os JO, sim como aceitam que lhe limitem a liberdade? Imaginem que nenhum meio de comunicação ocidental fazia a cobertura do evento!

    Ainda tive a esperança que os atletas tivessem algum gesto embaraçoso para China, mas até agora não ouvi falar de nada!

    Gostar

  29. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 10:10

    Estao a armar um país até aos dentes no cimo da Europa, que tem politicos meio malucos como os gemeos. É muita giro.

    Gostar

  30. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 10:18

    “Ainda tive a esperança que os atletas tivessem algum gesto embaraçoso para China, mas até agora não ouvi falar de nada!”

    É ver a cara de felicidade dos medalhados chineses das provas de ginástica artistica. Nunca ninguém os tinha visto tao felizes e expansivos.

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 10:22

    OS atletas chineses espalham uma alegria contagiante nos ecrans da tv. Respiram felicidade como nunca se tinha visto.

    Gostar

  32. 15 Agosto, 2008 10:30

    Parecem-me iguais.

    Gostar

  33. António Lemos Soares permalink
    15 Agosto, 2008 10:36

    Tem toda a razão.
    Um dos melhores filmes de propaganda de uma ditadura, realizou-o a genial Lenny Riefenstahl para os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim: chamava-se o “Olympia” e é uma obra de arte própria de um génio.

    Gostar

  34. 15 Agosto, 2008 10:46

    Vi o espectáculo de abertura dos JO como uma obra de arte do cineasta chinês Zhang Yimou.
    A politização de um ou outro pormenor, ao modo como utilizou alguns personagens, é tão só política.
    Zhang Yimou já venceu vários festivais de cinema do ocidente, como Veneza e Berlim, além de várias nomeações para o Oscar.
    O resto é política.

    Gostar

  35. OLP permalink
    15 Agosto, 2008 10:50

    Agora as multinacionais, esse instrumento do capitalismo explorador são a guarda avançada da libertação da china.
    Quando uma delas fecha no ocidente mandando para o desemprego milhares é um atentado aos direitos, uma exploração desenfreada, etc e tal. A mesma que faz isso monta na china com salarios a um cagagésimo do que fazia no ocidente…é um avanço civlizacional, uma abertura politica, uma redistribuição mais justa.

    Gostar

  36. Ibn Erriq permalink
    15 Agosto, 2008 11:15

    As multinacionais são a guarda avançada dos seus accionistas e se estão borrifando para libertação da china, assim para eles é que está bem!

    Gostar

  37. nuno granja permalink
    15 Agosto, 2008 11:19

    subscrevo a 100% o post

    se neste caso o “problema” era a menina ser feia na montagem “à la photoshop” do fogo de artificio no traveling nocturno através da capital o “problema” deveria ser a poluição que tambem é muito feia e não deveria permitir o campo de visão entre o ponto de partida e o ponto de chegada

    Gostar

  38. ferro permalink
    15 Agosto, 2008 11:58

    foi pior que o peru de plastico que bush levou para o iraque.

    Gostar

  39. Justiniano permalink
    15 Agosto, 2008 12:15

    Caro Ibn Erriq!
    Os interesses são de ambos, Ocidente e China, e só assim se realiza mais elevado interesse e só assim serão as relações sustentáveis!
    As Olimpíadas constituem um evento único onde se encontram “desportistas” animados pelo espírito da competição e o gosto pela modalidade que praticam!
    A organização e participação nas olimpíadas depende apenas de um único pressuposto a independencia e lisura dos respectivos comites olímpicos nacionais, no sentido de proverem de forma independente à certificação dos resultados dos seus atletas e selecionarem, exclusivamente, com base no mérito desportivo!
    A todos os “desportistas” são oferecidas condições de excelencia que os habilitam a um elevadíssimo nível de competição! Esta é a avaliação que o COI deve fazer e a que fez para atribuir a organização à China!
    Quanto ao resto o COI não tem competencia para se pronunciar e não deve em caso algum descriminar qualquer membro uma vez que tal seria descriminar os atletas desse membro!

    Gostar

  40. 15 Agosto, 2008 13:06

    “não aprecio a propaganda das ditaduras”. mas a das democracias liberais gosta, hã? preferências…

    Gostar

  41. Ibn Erriq permalink
    15 Agosto, 2008 13:15

    Justiniano,
    se para si o respeito por direitos fundamentais é política? Então estamos conversados! Se acha que o COI deve ignorar o atropelo aos direitos humanos, então não tenho nada a acrescentar!

    Sabe, eu hierarquizo, os “valores” e, mesmo sendo praticante (activo) de desporto, não considero esse como um fim em si mesmo!

    Gostar

  42. Anónimo permalink
    15 Agosto, 2008 13:38

    “Se acha que o COI deve ignorar o atropelo aos direitos”
    E ia fazer os JO onde? Na lua?

    Gostar

  43. balanta permalink
    15 Agosto, 2008 14:23

    Este sr Caa opinioes fortissimas sobre coisa nenhuma!! Enfim dêem palco ao homem senão rebenta. Aí está o exemplo acabado do mais puro fassismo e estalinismo!! O playback nos JO!! Vamos todos marchar contra este gravissimo atropeo dos direitos humanos, que floresçam mil mamifestações pelas embaixadas chinesas no mundo!!! Jamais comprar produtos chineses após esta prova DECISIVA E DEFINITIVA da desumanidade daquele povo e regime!!! Tenha dó SR. ! Sacie essa sede noutros assuntos, vá à china aprecie uma cultura milenar e aprenda, aprenda!!!

    Gostar

  44. 15 Agosto, 2008 14:39

    «Sacie essa sede noutros assuntos, vá à china aprecie uma cultura milenar e aprenda, aprenda!!!»

    Estou sempre disposto a aprender – mas não creio que sobre liberdade, direitos humanos e liberdade, a cáfila de títeres que governa a China possa ensinar-me coisa que valha a pena.

    E muito menos a gentinha que os apoia, como V.

    Gostar

  45. Justiniano permalink
    15 Agosto, 2008 14:50

    Caro Ibn Erriq!!
    Paciência!! Mas o COI é apenas o COI!!

    Gostar

  46. 15 Agosto, 2008 15:00

    Apoiar os Jogos Olímpicos é diferente de apoiar o governo do país onde o evento se realiza.
    Do mesmo modo que para os apoiantes do FCP é indiferente em quem Pinto da Costa vota.

    Gostar

  47. Ibn Erriq permalink
    15 Agosto, 2008 15:11

    LOL,

    “Do mesmo modo que para os apoiantes do FCP é indiferente em quem Pinto da Costa vota.” que rica comparação!

    Gostar

  48. 15 Agosto, 2008 15:47

    Se quiser rir mais, ajunte-lhe ainda:
    “Para os apoiante do SLB é indiferente em quem Vieira vota”.

    Gostar

  49. 15 Agosto, 2008 16:08

    Hoje em dia centenhas de milhões de pessoas ainda se enternecem quando ouvem Audrey Hepburn a “cantar” em “My Fair Lady”.

    Audrey, cujo talento para cantar era inversamente proporcional levantado a uma potência de 10, ao talento que tinha para representar.

    Dentro das centenas de milhões de pessoas que viram “My Fair Lady, estava concerteza o organizador da abertura dos Jogos de 2008.

    Gostar

  50. 15 Agosto, 2008 17:05

    eheheh
    Boa malha, Bonifácio.
    Se calhar o George Cukor era um ditador !

    Gostar

  51. john permalink
    15 Agosto, 2008 17:13

    Mas até tu, CAA, escolheste a mulher que pudeste, de entre as outras a mais bonita. E mais não te dizes ditador, nem ao busha, em semelhais circunstâncias.

    Gostar

  52. john permalink
    15 Agosto, 2008 19:05

    De mais, a CNN é que disse?
    Oh, gente servil, CAA, mas quem acredita nisso?

    Tamém o Sadham era tirano, mais inda depois q1ue invadiu os EEUU.

    E o CAA é tão servil como grande, cá um fenómeno puquíssimo chino.

    Gostar

  53. Minhoto permalink
    15 Agosto, 2008 19:08

    Ó Xingô não seja deselegante com o CAA, não lhe chame gordo, diga antes um senhor “pró forte”.
    Se a produção decidiu que deveria ser outra menina não me choca principalmente porque temos que ver o espectáculo como um todo. E logo num regime comunista! A China é uma ditadura desumanizante
    sem dúvida mas aqui não há por onde se lhe pegue pois ninguém tentou tirar mérito á cantora.
    Fraude houve sim nos anos 80 com os Milli Vanilli em que veio-se a descobrir que uma dupla de cantores que chegou a ganhar um grammy afinal não cantava nada.

    Gostar

  54. Minhoto permalink
    15 Agosto, 2008 19:17

    Espectáculo melhor que a abertura dos JO era ver o CAA a dançar isto http://br.youtube.com/watch?v=GSqV3rWM4iQ no Estado Novo.

    Gostar

  55. Minhoto permalink
    15 Agosto, 2008 19:19

    Com a gravata na cabeça e a gritar o refrão!

    Gostar

  56. Xingô permalink
    15 Agosto, 2008 22:51

    Ditadura desumanizante? Acaso esteve lá? Para um país que representa 1/6 da população mundial!! Deviam comparar com outros sextos da população mundial! Na china existe mercado, acha possivel controlar através de uma ditadura cidades de 20.000.0000 de pessoas? Diga-me voce quando a europa estava no estádio de desenvolvimento que estão agora os países do sul, como eram as condições de vida das pessoas? Leu sobre as condições de trabalho na revolução industrial em Inglaterra? Tem alguma noção disso….

    Gostar

  57. Ibn Erriq permalink
    16 Agosto, 2008 00:01

    Xingô, quando é que foi a resolução industrial?

    Gostar

  58. Xingô permalink
    16 Agosto, 2008 00:34

    Está a acontecer neste preciso momento! Recorda-se da decada de oitenta das reportagem da televisão britânica sobre o trabalho infantil em portugal? A história é sempre a mesma: os ricos que vêm diminuidos os seus previlégios a favor dos pobres a acusa-los de concorrencia desleal e de não seguirem as regras que eles próprios criaram e que pretendem impor aos outros…..

    Gostar

  59. OLP permalink
    16 Agosto, 2008 09:11

    Está é a acontecer o mesmo… o capital explorador uma vez apertado pelos direitos aque se viu obrigado a dar a procurar e a explorar os mais fracos e desprotegidos.
    Os “ricos” aqui são os trabalhadores que numa luta de dois séculos foram paulatinamente conseguindo umas conquistas agora desbaratadas não com os explorados de hoje mas com os apoiantes deles.
    O capital esse explorou as crianças portugas como explorará a medula dos outros tendo sempre por detrás os idiotas apoiantes que tudo justificam…até o trabalho infantil portugues.

    Gostar

  60. Minhoto permalink
    16 Agosto, 2008 22:12

    Xingô

    Já estive na China vi trabalho escravo legal, vi medo nas pessoas e vi que era tudo muito normalisado, ao bom gosto das ditaduras.
    Quanto ao povo chinês as suas superstições roçam o ridiculo, tal como o do relógio na parede. É um povo trabalhador que só pensa numa coisa, dinheiro.

    Gostar

  61. Xingô permalink
    17 Agosto, 2008 05:33

    Piramide das necessidades. Trabalho escravo, pago? Olhe que em Portugal muita gente estaria disposta a trabalhar por menos que o salário minimo nacional, caso a legislação o permitisse. Lá trabalha-se pela sobrevivencia e por acesso aquilo que voce já tem em excesso, bens de consumo. Muitas vezes a alternativa é estar no campo e viver da economia rural. Esas pessoas fizeram uma escolha, como alguns portugueses fariam se a legislação permitisse.

    Gostar

  62. permalink
    17 Agosto, 2008 22:16

    Xingô, diz-me lá: tu comes merda às colheres, não comes?
    Repara minha besta, aquela gente “disposta a trabalhar por menos que o salário mínimo nacional, caso a legislação o permitisse” fá-lo-ia por desespero e por ainda ter um pouco de vergonha na cara para não sair por aí a roubar.
    São os despojados que filhos da puta como tu gostam de sugar até ao tutano.

    Gostar

Indigne-se aqui.