Saltar para o conteúdo

Pigs in muck

5 Setembro, 2008
by

Porcos no estrume. É deste modo tão terno que o Financial Times se refere a Espanha, Grécia, Itália e… Portugal. Com uma justificação pseudo-técnica-económica-linguística-de-pacotilha (essencialmente, juntam as iniciais de cada país) que ainda ofende mais.
Sim, a mesma publicação onde o inapagável Manuel Pinho costuma esbanjar avultadas quantias do erário público em publicidade de retorno mais do que duvidoso.
Em Itália e, sobretudo, na Espanha, o caso já está a dar que falar. Por cá, quase nada. Provavelmente porque muitos dos que mandam se sentem bem assim.

105 comentários leave one →
  1. 5 Setembro, 2008 16:37

    Bem sei que o suíno da foto não está a nadar em estrume, mas gostei da imagem.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 16:45

    È inacreditável…..

    Gostar

  3. Luís permalink
    5 Setembro, 2008 16:50

    Isto já tem dois dias penso eu, vi em primeiro lugar na página do El Mundo. É deprimente, a pior face do nosso velho aliado e GARANTE da nossa independencia. É o um facto que o bronco Pinho não tinha maneira de saber que o FN ia parir isto, mas é deprimente.

    Gostar

  4. Joe Bernard permalink
    5 Setembro, 2008 16:54

    Não há dúvida que foi mais do mesmo: Os ingleses cagarem em nós!!!
    Mas o mais ridículo é que eles continuam a chegar cá e os tugas a lamberem-lhes os “tomates”!!!
    Somos um povo masoquista, quer se queira, quer não.

    Gostar

  5. Hugo permalink
    5 Setembro, 2008 16:56

    Nas palavras imortais de Homer Simpson:

    “It’s funny because it’s TRUE!!”

    Gostar

  6. 5 Setembro, 2008 16:58

    Fale por si, Hugo.

    Gostar

  7. 5 Setembro, 2008 16:59

    NÃO sou adepto de misturar as esferas públicas (do Estado) com a expressão (comum, jornalística, privada) seja de quem quer que seja. Por isso, se bem que ache de um profundo mau gosto o trocadilho, acho que não será por via das reacções diplomáticas (de Estado, portanto) que se poderá chegar ao FT e tentar – se for caso disso – repor a imagem portuguesa.

    Há, contudo, importantes conclusões a tirar – essas sim, já do domínio público, vg., a improdutividade das campanhas de marketing do Governo (Allgarve, etc.).

    Por outro lado, quem quiser preocupar-se com isto, deve, em primeiro lugar, tirar ilacções: se reflecte uma parte significativa (ou não) da opinião comum britânica e se sim, verificar se corresponde ou não à realidade.
    A grande reacção será de antipatia e de desprezo por interesses britânicos que, porventura, se cruzem por cá.

    Afinal, há sectores (vg., vinho do Porto e turismo) em que eles, pelos vistos, gostam de ganhar dinheiro na lama!

    Gostar

  8. AMI permalink
    5 Setembro, 2008 17:00

    Antes do FT, já o The Economist, num dos seus artigos, faz agora 3 meses,se tinha referido ao bloco Portugal, Italy, Greece e Spain como P.I.G.S.

    http://www.economist.com/opinion/displaystory.cfm?story_id=11496844

    Mas o curioso desta história é que quem redigiu o artigo acima indicado foi buscar a ideia do acrónimo a um comentário publicado dias antes na mesma revista por alguém com um nome português.

    Mais um caso de masoquismo lusitano.

    Gostar

  9. Luís Lavoura permalink
    5 Setembro, 2008 17:00

    “Financial” com c

    Gostar

  10. rxc permalink
    5 Setembro, 2008 17:01

    O termo PIGS tem sido usado há algum tempo para identificar o conjunto de países onde se incluem Portugal, Espanha, Itália e Grécia. Porque tanta surpresa agora? O insulto não é de hoje (tem pelo menos alguns meses

    Gostar

  11. 5 Setembro, 2008 17:06

    A reacção, civilizada mas enérgica de uma associação espanhola está aqui:
    http://www.ft.com/cms/s/0/bfc97c88-7ae0-11dd-adbe-000077b07658.html?nclick_check=1

    Derogatory acronym is more than just a bad joke

    Published: September 5 2008 03:00 | Last updated: September 5 2008 03:00

    From Mr José Manuel Velasco.

    Sir, I am writing to you on behalf of the Spanish Association of Communication Directors (Dircom), to express our discomfort regarding the article that appeared last Monday, September 1, in the Lex Column.

    As the professional body representing 500 senior communicators from Spain’s private and public sectors, our complaint relates to both the content and the form of that article. The acronym coined to refer to four European Union countries (Portugal, Italy, Greece and Spain) is derogatory and demeaning. The terms used cannot be regarded as an unfortunate game of words, nor be considered as a bad joke, because they infringe on the dignity of the aforementioned countries’ citizens, politicians and business representatives.

    Similarly, the analysis on the economic environment is superficial and lacks the rigour that usually characterises your newspaper. The article (“Pigs in muck”) does not differentiate between the countries concerned, whose economies have in common their suffering from ailments of exogenous origin, but very similar to the ones of the US or the UK.

    Spain is the eighth-largest economy in the world and our country has led the longest growth period in recent times. Several Spanish companies have demonstrated their ability to adapt to the most competitive economies of the planet, such as the British economy – many of whose citizens, by the way, choose our country as the premier destination to enjoy retirement, restful holidays or lively weekends. I am sure they do not feel that, here on Spanish soil, they are “stuck in muck”.

    With the hope that the Financial Times returns to a respectful analysis of the economic actors in this country, please receive my kindest regards from Spain.

    José Manuel Velasco,
    President, Spanish Association of Communication Directors (Dircom),
    Madrid, Spain

    Gostar

  12. Lusitana Antiga Liberdade permalink
    5 Setembro, 2008 17:06

    Depois de ler o livro do Gonçalo Amaral, já tudo se espera dos ingleses!…

    Gostar

  13. JoaoMiranda permalink*
    5 Setembro, 2008 17:07

    O acrónimo PIGS tem mais de 10 anos.

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 17:07

    Países onde acham normal transmitir touradas na tv do estado sao mesmo pigs.

    Gostar

  15. 5 Setembro, 2008 17:07

    Claro Luís Lavoura. Já corrigi. Obrigado.

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 17:08

    .. embora naos sejam pigs, que os pigs mesmo nao sao pigs.

    Gostar

  17. 5 Setembro, 2008 17:09

    «Países onde acham normal transmitir touradas na tv do estado sao mesmo pigs.»

    O Big Brother é uma espectáculo televisivo bem mais obsceno e julgo que nasceu por ali.

    Não gosta? Não veja.

    Gostar

  18. Hugo permalink
    5 Setembro, 2008 17:11

    Caro CAA deixe-se de nacionalismos ridículos, se o país onde vivemos não é um esterco então é o quê? e sim no geral somos uma cambada de porcos, principalmente porque nadamos num mar de dejectos criados apenas por nós mesmos.

    Gostar

  19. Mialgia de Esforço permalink
    5 Setembro, 2008 17:15

    Como refere o João Miranda, o acrónimo tem mais de 10 anos e como quem cala, consente…

    Gostar

  20. Mialgia de Esforço permalink
    5 Setembro, 2008 17:18

    Mais do que o acrónimo, o que eu gostava de ver contestado era o conteúdo do artigo.

    Gostar

  21. Hugo permalink
    5 Setembro, 2008 17:19

    “Não gosta? Não veja.”

    Podia dizer exactamente o mesmo em relação à pornografia que ao contrário das touradas é proibida na tv, com a agravante que ver meia dúzia de tetas ao léu é bem menos grave que algumas horas de tortura sanguinária numa tourada.

    Gostar

  22. caramelo permalink
    5 Setembro, 2008 17:20

    Hugo, “no geral”, menos tu, que és um cisne, não é?

    Gostar

  23. 5 Setembro, 2008 17:26

    Já há alguns anos que esta expressão é usada. Lamento, não tenho a referência para a primeira das ocorrências, apenas a memória de a ter visto pela primeira vez entre 2002 e 2004.

    Uma googlada em páginas do último ano mostra como é vulgar esta expressão.

    Quanto a masoquismos, não confundir atitudes individuais, como a parva ideia do Allgarve, com a generalidade das pessoas.

    Gostar

  24. 5 Setembro, 2008 17:28

    Ok, o comentário de JM veio depois de eu ter começado a escrever.

    Gostar

  25. 5 Setembro, 2008 17:38

    CAA, eu já oiço essa expressão desde que cheguei a Inglaterra, há mais de 4 anos. É muito conhecida, quer no mundo académico quer na banca de investimento. Assume mesmo designação de região, como se fosse um sub-continente. Concordo que é ofensiva, mas não pense que foi o finantial times a institui-la. Longe disso.

    Gostar

  26. 5 Setembro, 2008 17:43

    Luís e RV,

    O que está em causa não é só a expressão ‘PIGS’ mas todo o seu contexto. O seguinte: ‘in muck’ e o resto do artigo que é ofensivo.

    Gostar

  27. 5 Setembro, 2008 17:44

    Luís e RV,

    Como escrevi em comentário à posta do João Miranda:

    A expressão pode ter-se vulgarizado nas camaratas e quartos particulares de Oxford e Cambridge, por cá mais conhecidas pelas predilecções dos seus ocupantes (todos invariavelmente gentlemen) por outro tipo de práticas que nós, por enquanto, ainda vamos tendo como menos cavalheirescas.

    Mas o artigo não se limita a reproduzir essa designação. Confere-lhe uma localização que julga apropriada: in muck. Na lama, no lodaçal, no estrume. E o resto do texto (não consigo reentrar no artigo completo que cheguei a ler pela primeira vez que lá fui) segue um tom de gozo indisfarçável.

    Não é pois, um mera designação entre economistas que está em causa – como se vê pela reacção do líder da associação espanhola:
    http://www.ft.com/cms/s/0/bfc97c88-7ae0-11dd-adbe-000077b07658.html?nclick_check=1

    É mais do que isso. E quem não se sente…

    Gostar

  28. 5 Setembro, 2008 17:51

    Duas questões distintas:

    1) A publicidade feita pelo Governo deveria deixar de ser feita porque é idiota e ineficaz? Com isso não é difícil concordar.

    2) Deveria deixar de se fazer publicidade no FT para tentar influenciar o conteúdo dos artigos? Ai, ai, ai… As minhas preocupações, além disso, são outras.

    Gostar

  29. 5 Setembro, 2008 17:52

    «Deveria deixar de se fazer publicidade no FT para tentar influenciar o conteúdo dos artigos? »

    Julgo que não. Apenas porque quem não se sente …

    Gostar

  30. 5 Setembro, 2008 18:05

    O problema é que o que o artigo conta, é verdade. e é dessa triste realidade que nos devemos lamentar.

    Gostar

  31. 5 Setembro, 2008 18:05

    CAA, obviamente que porcos na lama é um termo duma arrogância notável, não pretendo aligeirar o facto.

    Curiosamente, sempre levámos cacetada dos inglês (mapa rosa, África, comércio, etc.) mas nem por isso deixámos de os considerar aliados.

    Gostar

  32. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 18:12

    Pigs in the mUck

    Gostar

  33. 5 Setembro, 2008 18:13

    Oh CAA,

    Quando Você vem para aqui afrontar os simpatizantes do “clube do pássaro”, não é aviltante?

    Você está muit incomodado? Faça já uma “petition online”, ou proponha ao Luis Amado a reunião de emrgência do Conselho de Segurança!

    Quem anda à chuva, molha-se.

    O problema é ter sido escrito no FT, ou no The Economist. Ou seja, é o que o Kapital pensa relativamente a estes países. E assim, se vê porque é que o Kapital anda arredio de paragens do Sul da Europa (o Berlusconi queixa-se do mesmo).

    Como diria o outro, “é a vida”!

    Finalmente, sabe qual é a opinião comum de um britânico em relação a um alemão? Só lhe digo que não é nada boa, mas convivem!

    Gostar

  34. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 18:17

    Toda a gente sabe que na muck nao é o p nem i nem o g nem o s. Na muck está o uk.

    Gostar

  35. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 18:20

    Há anos que os jornais e as tv’s portuguesas e blogs andam sempre a dizer que está tudo mal, vai tudo de mal a pior, somos os piores em tudo, uma lamaceira em todo o lado. Vem agora o FT com essa e fica tudo indignado. Interessante!

    Gostar

  36. Minhoto permalink
    5 Setembro, 2008 18:39

    Que porquinho simpático. Outros com aspecto suino não são tão simpáticos.
    Daquela ilha de bêbados espera-se tudo. Agora o termo sendo depreciativo que é, é bom sinal pois estamos a ser notados nem que seja a reboque pelos IGS.

    Gostar

  37. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 18:41

    gostei do anonimo 34!

    Gostar

  38. 5 Setembro, 2008 18:47

    «Há anos que os jornais e as tv’s portuguesas e blogs andam sempre a dizer que está tudo mal, vai tudo de mal a pior, somos os piores em tudo, uma lamaceira em todo o lado.»

    Diz o nosso povo: “Dos teus falarás mas dos teus não ouvirás”

    Gostar

  39. Lusitana Antiga Liberdade permalink
    5 Setembro, 2008 19:11

    Anónimo 14:

    As touradas fazem parte da cultura e da História deste país! São pessoas como v.c., mal informadas e ignorantes, que fazem com que os ingleses nos chamem P.I.G.S.
    Por falar em Inglaterra e em PIGS: para si, a caça à raposa deve ser muito protectiva dos bichos; a corrida de cavalos de obstáculos que todos os anos se faz em Liverpool, o Grand National, em que há lesões gravíssimas dos animais também deve ser do seu agrado, não?

    Gostar

  40. 5 Setembro, 2008 19:32

    «It is a pejorative moniker but one with much truth»

    Eles acabam por reconhecer que o termo é pejorativo, mas, cá entre nós, não deixa de fazer sentido a imagem colada à nossa economia e, por simpatia, a nós próprios. É que parece que nós gostamos e nos sentimos bem no lodo; aparentemente nada fazemos para alterar esse estado de coisas; somos prevaricadores por natureza e gostamos de proteger a família…

    Gostar

  41. 5 Setembro, 2008 19:32

    Mais um gesto de desprezo vindo dum país protestante por países católicos. O Pedro Arroja é que tem razão.

    Gostar

  42. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 19:37

    “As touradas fazem parte da cultura e da História deste país! ”
    Pois fazem. E como há quem insista em nao mudar. Sempre fomos um povo violento, de maus costumes, que bate na mulher. bebe que se farta e maltrata os animais porque sao os animais. É a tradiçao. A tradiçao dos pigs.

    Gostar

  43. bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 19:40

    Take Portugal, Italy, Greece and Spain, sometimes described as the Pigs. It is a pejorative moniker but one with much truth.

    Yes, a verdade não ofende. E se o Antero cá voltasse havia de dizer a mesma coisa de Port mais a Italy e a Spain, lhe acrescentado a Greece. Esta gente é uma hipócrita, beata e fdp, exploradores dos mais fraos, que sob a capa da confissão e da fé de Roma faz trinta por uma linha, é só roubo, manha, corrupção económica e podridão política. The Pigs, que nunca a etimologia esteve mais a jeito. E apesar dos dois milhões, mais, hoje emdia, de pobríssimos, em Portugal, é bem feita. Bem feita prò Sócrates, prò Cavaco e Soares e Portas e Amaral dos dias. Pra nós todos, com os curas, as beatas e todo o atraso que que nos curte. Grandes pigs.

    Gostar

  44. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 19:43

    “para si, a caça à raposa deve ser muito protectiva dos bichos; a corrida de cavalos de obstáculos que todos os anos se faz em Liverpool, o Grand National, em que há lesões gravíssimas dos animais também deve ser do seu agrado, não?”

    Ninguém diz que eles sao melhores. Mas as touradas fazem da própria tortura de um animal um espectáculo,e transmitido na tv. Porque nao filmam as mortes nos matadouros e passam em prime-time? POdiam torturar o animal antes de o matarem e assim já teriam também um espectáculo. Passava a ser tradiçao, quem sabe.
    E as touradas tabém inclui a tortura daqueles cavalos que sao preparados nos picadouros. Sao picados toda a vida. Triste vida. Gente rasca. Gente hipocrita doentia,.

    Gostar

  45. bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 19:44

    O Pedro
    Arroja tem razão
    e assim a guia da nossa
    viagem a Londres, este ano,
    desdenhosa das nossas
    hóstias e confissão,
    como da católica
    hipocrisia.

    Gostar

  46. Cãocio permalink
    5 Setembro, 2008 19:46

    Resultados 1 – 10 de cerca de 158.000 para pigs portugal italy greece spain. (0,23 segundos)

    Gostar

  47. bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 19:46

    Ai, tamém digo,
    porcos, nós
    somos do
    piorio

    Gostar

  48. 5 Setembro, 2008 19:51

    Esqueceu-se de mim, CAA, a 2 de Setembro:
    http://www.peliteiro.com/2008/09/pigs-in-muck.html

    Gostar

  49. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 19:55

    Espanha está umm bocado melhor. Enquanto a tve deixa de transmitir touradas, por cá a rtp continua a promover as corridas rto com o dinheiro de todos e até parece que as vai passar para as crianças poderem ver.

    Gostar

  50. bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 20:00

    “Já havia os países BRIC, agora há os países PIGS – Portugal, Itália, Grécia e Espanha – aqueles países cujo crescimento económico há uns anos dava a impressão de descolar mas que se vê hoje cairem de novo na lama.
    Não está mal visto.”

    Já havia os países BRI-HIHIHIC…

    E está bem visto, ó Peliteiro, e não tens culpa, nem esse Fnancial Times, http://www.ft.com/cms/s/388a3e90-77bd-11dd-be24-0000779fd18c,Authorised=false.html?_i_location=http%3A%2F%2Fwww.ft.com%2Fcms%2Fs%2F1%2F388a3e90-77bd-11dd-be24-0000779fd18c.html&_i_referer=http%3A%2F%2Fwww.20minutos.es%2Fnoticia%2F408506%2F0%2Feconomia%2Fcerdos%2Ffinancial%2F
    de serem assim prazenteiros.

    Gostar

  51. Xico permalink
    5 Setembro, 2008 20:01

    Caro anónimo 14
    Por razões profissionais, acabo de visitar uma grande unidade de criação de suínos (pigs). Daquelas em que o bem estar animal, tão propagandeado pela doce e verde Inglaterra, é uma constante. O ar é aquecido ou refrigerado, conforme o caso, os animais estão sempre limpos, (não há estrume), tudo é controlado, o que comem, o seu bem estar, etc, pelo computador. Enfim, só falta andar com eles ao colo.
    Quando passava ao pé de uma das porcas acabada de parir, completamente imóvel sem quase poder virar a cabeça, pareceu-me ouvi-la sussurrar;- “tirem-me daqui! Isto é um engano. Eu sou um touro. Levem-me prá arena…”.
    Espero que isto não lhe tenha tirado o apetite pró MacDonalds.

    Gostar

  52. bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 20:02

    É bem verdade,
    a RTP, além da TVI
    e do Sampaio das touradas

    Gostar

  53. Xico permalink
    5 Setembro, 2008 20:06

    MACDONALDS, americaníssimo, onde se ensina desde logo às criancinhas, que comer a carne dos animais não é só uma necessidade humana, pode também ser uma festa…(desde que não se mostre às criancinhas a tourada, onde se ensina que o bicho morre, o bicho é caçado, o bicho tem sangue e morre porque é nosso alimento).

    Gostar

  54. 5 Setembro, 2008 20:08

    É de mau gosto sim senhor.
    Podiam alterar a ordem das letras, por exemplo
    GIPS conceituado Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade.

    Gostar

  55. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 20:08

    A ver se esses toureiros portugueses eram capazes de fazer as touradas artisticas em que os touros nem sao tocados e os toureiros fazem saltos e saltos mortais por cima dos touros. Isso é que é especáculo! Isso é que trabalho duro. Cambada de cobardolas a pegar o touro e a espetá-lo até sangrar e cortar. Gente cobarde. E depois aparecem com a historinha que é muito pior os outros do que aquela morte. Há pois é. A humanidade é duma desumanidade terrível com os animais. A ver que nem os nossos antepassados macacos matam para comer. Nem disso precisam.

    Gostar

  56. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 20:11

    O problema nao é matar o bicho. O problema é torturá-lo de ropósito para o espectáculo, para o gáudio. Para se sentirem fortes e bons, como se tivessem uma grande coragem de labregos. Gente que se diverte com o sofrimento. E sem sequer ter insónias. E geralmente até vao à missa e sao muito crentes e muito religiosos.

    Gostar

  57. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 20:30

    Porque é que na tv passam touradas mas ninca vi concursos dos chamados recortadores, esse espectáculo maravilhoso com touros e acrobacias? Se nao conhecem procurem no google por recortadores.

    Gostar

  58. fernando antolin permalink
    5 Setembro, 2008 20:31

    Quando o Economist ou o Finantial Times precisarem de noticiar algo que envolva o Reino Unido,França ou a zona da ex-Yugoslávia,podemos sempre sugerir-lhes que o façam usando as iniciais dos países,daria FUKYOU,penso que eles também achariam algo jocoso…

    Gostar

  59. Xico permalink
    5 Setembro, 2008 20:36

    Anónimo 57
    Sou crente, sou religioso e às vezes até vou à missa. Gosto de corridas de toiros e não tenho coragem de ir para dentro da arena,(É preciso coragem para espetar um ferro num bicho de 500 Kg e que tem dois punhais afiados apontados ao peito e ao coração).
    Não tenho insónias, e nunca consegui divertir-me com o sofrimento de animais ou outros seres vivos (por isso detesto circos com animais ou espectáculos de animais amestrados). O que gosto é do espectáculo de uma luta onde a vida e a morte se confrontam. Ambas pertencem ao nosso mundo. O que me causa insónias são os “puros” deste mundo que julgam os outros, cheios que estão das suas certezas. Que acham que o sofrimento e a morte acabam se as escondermos. Causam-me insónias, aqueles como os jornalistas do Financial Times, que acham que os outros são porcos, feios e maus, e eles, cujos países bombardeiam e matam crianças às carradas (não há outra forma de o dizer), são clean, puros porque amigos dos animais.
    Só quem nunca visitou um pub inglês num subúrbio de Inglaterra, acha que aquela gente é mais clean que um grego ou um português.

    Gostar

  60. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 20:48

    Anoimo 59

    É preciso coragem para espetar um ferro num bicho de 500 Kg e que tem dois punhais afiados apontados ao peito e ao coração

    Parece que também é preciso coragem para matar alguém. Dizem.

    É muito corajoso alguém ferir um animal. Uma coragem do caraças.
    É de feios porcos e maus. Para mim todos os que gostam e participam em touradas nao valem um corno. Sorry. Os meus pesames.

    Coragem sao as “touradas” com saltos artisticos sobre touros. Isso é que é coragem.

    Gostar

  61. Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 20:52

    Poque é que na rtp e nas tv’s portuguesas espectáculos que já se vao fazendo em portugal desde há anos nao sao transmitidos e transmitem aquelas horrorosas touradas?

    http://www.toropasion.net/galerias/

    Gostar

  62. 5 Setembro, 2008 20:53

    Também não tinha piada nenhuma matarem o touro com um sniper.

    Gostar

  63. Pi-Erre permalink
    5 Setembro, 2008 21:05

    O FT conseguiu pôr os pigs todos a grunhir ao mesmo tempo.

    Gostar

  64. 5 Setembro, 2008 21:10

    P.I.G.S. – Perfeitamente apropriado… dói porque verdadeiro… de resto o artigo diz uma coisa que sempre soubemos, ou seja, nunca deveriamos ter aderido ao euro…

    Touradas – gosto e vejo sempre que posso… para quem comentou que podiam mostar antes a imagem de um matadouro, eu acho que deviam mostrar também as imagens do matadouro, aliás devia fazer parte dos curricula das escolas as visitas a matadouros em laboração, não imagina o em que iria fazer a crianças urbanas que acham que of frangos e os bifes nascem nas prateleiras dos supermercados e iria reduzir a capacidade de influência dos “amiguinhos dos animais” à sua verdadeira expressão – a de nulidade…

    Gostar

  65. 5 Setembro, 2008 21:25

    Já agora, levavam também as criancinhas às fábricas de hamburguers, depois de umas visitas aos locais onde são recolhidas as matérias primas e o modo como são preparadas.

    Gostar

  66. 5 Setembro, 2008 21:35

    E porque não? só lhes fazia bem…

    Gostar

  67. bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 21:46

    Sou crente, sou religioso e às vezes até vou à missa. Gosto de corridas de toiros e não tenho coragem de ir para dentro da arena,(É preciso coragem para espetar um ferro num bicho de 500 Kg e que tem dois punhais afiados apontados ao peito e ao coração).

    Ó Xico,
    Tá tudo ligado,
    pá, a hipocrisia
    da hóstia já matou
    Christo e tem um
    enorme prazer
    nisso.

    Gostar

  68. Tolstoi permalink
    5 Setembro, 2008 21:48

    “porque muitos dos que mandam se sentem bem assim “ claro se tivessem vergonha também não governavam assim.

    Gostar

  69. anti-comuna permalink
    5 Setembro, 2008 22:15

    Que raio? Fui censurado?

    Gostar

  70. anti-comuna permalink
    5 Setembro, 2008 22:17

    Estão espantandos com o termos PIGS? No esterco? No pântano?

    Mas que julgavam? Há quantos meses andei eu aqui a referir isso, umas vezes indirectamente outras directamente?

    Ponham os olhinhos no nosso sistema.

    Caso Moderna? Tiro, ao fundo;
    Caso F. Felgueiras? Tiro, ao fundo;
    Casa Pia? Tiro, ao fundo;
    Caso Maddie? Tiro, ao Fundo:

    Quem é o nosso Primeiro-Ministro? O maior palhaço da U. Europeia, com a mania que é o maior e é apenas um mero megalómano com a mania das grandezas. (A forma vergonhosa como se comportou no hotel onde passou as férias é de si sintomático que tipo de pessoa é.)

    Quem é o nosso Manuel Pinho? O submarino.

    Quem é o nosso PGR? O escutado-não-ouvido.

    Que fazemos nós na UE? Somos os parasitas, que fazemos estádios para inglês ver. Que sugamos, para fazer auto-estradas (Lisboa tem o maior número por m2), aeoroportos e TGVs. Mas não produzimos, não somos capazes de endireitar as Contas Públicas e nem sequer a sua Balança Corrente.

    O nosso Governador com assento no BCE é completamente ignorado em Frankfurt e é desprezado, tido como o “comissário político”.

    Portugal, após mais de 20 anos a parasitar a UE, tem em si a região mais pobre da Europa, a Região Norte, apesar dos milhões valentes que chegaram.

    A nossa Justiça é um case studie da completa falência em julgar, condenar e mandar para a cadeia as nossas élites criminosas. Em Portugal só o pobre e sem cunhas deve temer a lei; aos demais ela é ineficaz.

    Por fim, perante estes factos todos, era evidente que iriamos ser expulsos da Zona €uro. “Eles” só estavam à espera de um pretexto para lançarem uma campanha contra os PIGS, que algumas vezes eu aqui referi. Porque eramos um alvo a abater.

    Agora, com esta campanha em acção, é apenas uma questão de tempo até que sejamos expulsos da Zona €uro.

    Se estão espantandos e escandalizados é porque têm andado distraídos. Agora, gramem. Que o pior ainda está para vir.

    PM A famosa Ryanair, tão elogiada por alguns saloios portugas, tem nos seus voos para Portugal uma política singular: nunca utiliza o português! Utiliza o inglês, espanhol, catalão, mas português não. Nunca tinham reparado que até a Ryanair trata os portugueses como… Porcos e sem consideração?

    Mas todos os voos da Ryanair incluem as duas línguas, as de destino e as de origem, para além do inglês, se for fora do espaço aéreo britânico e irlandês.

    PM I É melhor que nos habituemos a sermos tratados como cidadãos não civilizados. Porque na verdade, pouco fazemos para merecer outra imagem tida lá fora.

    Gostar

  71. tancredo permalink
    5 Setembro, 2008 22:17

    Piscoiso:
    Concordo.com um sniper não,agora com uma espada é belo!…..Mude de ocupação,caso contrário ainda vai ter uma síncope.Vai,vai.

    Gostar

  72. Xico permalink
    5 Setembro, 2008 22:43

    Caro Bene Dixit
    Hipócritas somos todos. O meu amigo também. Não fuja, junte-se ao grupo.Cada vez que consegue jantar olhando os jogos olímpicos na China e comprando os seus produtos porque são mais baratos! (as crianças a trabalhar e a escravatura dos seus operários para baixar o preço desses produtos é um pormenor de somenos).
    Quando às touradas não é prazer, é catarse!
    Quando deixarmos de matar para podermos comer e sobreviver (bichos e humanos) serei o primeiro a opor-me às touradas, porque deixarão de fazer sentido.
    Quanto aos prazeres, prefiro-os mais privados…

    Gostar

  73. JoãoMiranda permalink
    5 Setembro, 2008 22:46

    ««PM A famosa Ryanair, tão elogiada por alguns saloios portugas, tem nos seus voos para Portugal uma política singular: nunca utiliza o português! Utiliza o inglês, espanhol, catalão, mas português não.»»

    Faz sentido. Todas as bases da Ryanair são fora de Portugal. Nos voos para Itália a tripulação é italiana, nos voos para a Irlanda a tripulação é irlandesa etc. Para a tripulação se portuguesa a base teria que ser cá. Mas parece que a ANA não está interessada no negócio.

    Gostar

  74. 5 Setembro, 2008 23:17

    Tan credo, não queira transferir para mim os seus problemas cardiológicos porque esbarram no monitor.
    Gosta de touradas ? Que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo o livre de cornaduras.

    Gostar

  75. 5 Setembro, 2008 23:18

    Caro Sá Peliteiro,

    Não esqueci nada – o link da tua posta está lá desde o início em cima do ‘nada’…

    Abraço,

    Gostar

  76. 5 Setembro, 2008 23:27

    anti-comuna Diz:
    “Agora, com esta campanha em acção, é apenas uma questão de tempo até que sejamos expulsos da Zona €uro.”

    Deus te ouça!

    Gostar

  77. Tolstoi permalink
    5 Setembro, 2008 23:52

    Deparo em muitos comentários um excesso de preocupação com a imagem para o exterior; mas o mais importante é a imagem e o conceito que temos de nós próprios,de facto poderíamos ter um país produtivo em vários sectores, organizado sem Meglomanias e com cultura do mérito e do trabalho. Porque não temos ? Porque deixamos que quase um terço dos portugueses resida no exterior? Porque somos tão conformados com a mediocridade? Porque vamos deixando que pessoas sem qualquer prova dada ou perfil de profissionalismo ocupem lugares de decisão? Porque deixamos e não responsabilizamos os agentes da justiça, alguns dos quais têm as melhores reformas em Portugal? Porque deixamos que o Juiz Rui Teixeira seja amesquinhado e deixamos que pairem acusações de cabala sem que se concretize quem nela participou?

    Gostar

  78. Tolstoi permalink
    5 Setembro, 2008 23:54

    Será que somos um país de Cobardes ?

    Gostar

  79. tancredo permalink
    6 Setembro, 2008 00:29

    Piscoiso:
    Tenho pegado cada uuuuummmmmmmm.Sempre gostei de ser inteligente.

    Gostar

  80. anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2008 01:08

    “Faz sentido. Todas as bases da Ryanair são fora de Portugal. Nos voos para Itália a tripulação é italiana, nos voos para a Irlanda a tripulação é irlandesa etc. Para a tripulação se portuguesa a base teria que ser cá. Mas parece que a ANA não está interessada no negócio.”

    Caro JM, está mal informado.

    A Ryanair trata os passageiros portugueses como segunda categoria. Essa é a triste realidade. O resto…

    Gostar

  81. 6 Setembro, 2008 01:11

    CAA,
    Ah, OK, sempre atento, afinal.
    Abraço

    Gostar

  82. Felisberto permalink
    6 Setembro, 2008 01:53

    bene dixit aposto que não dizes isso na cara a quuem é crente. hipocrita maior es tu. se pensas que tudo catolico é mau vai para a irlanda e pra suiça- gente como tu não faz falta nenhuma. vens dizer que a classe dirigente que votou a favor do aborto é toda catolica. abre os olhos e deixa de ser hipocrita e mandares bocas aos ooutros quando tu es dos piores.

    Gostar

  83. 6 Setembro, 2008 01:55

    Está bem, eu percebo a sua indignação (embora não se limite a oxbridge, muito sinceramente nas faculdades underground do east end londrino também se dirá PIGS, mesmo que depois se sublimem países islâmicos pobres mas proto-marxistas). Mas toda a gente sabe que os ingleses sao uns fdp de uns racistas.

    Gostar

  84. 6 Setembro, 2008 08:51

    Felisberto,

    «… se pensas que tudo catolico é mau vai para a irlanda e pra suiça- gente como tu não faz falta nenhuma.»

    Vai aí uma grande confusão. Julgo saber que a imensa maioria dos irlandeses são… católicos.

    Gostar

  85. Pinto permalink
    6 Setembro, 2008 10:50

    Na minha opinião não se pode dar muito ênfase a essa notícia. Eventualmente é essa a intenção do Financial Times.

    1º Prefiro ser latino e pertencer aos países dos PIGS que ser branquinho de olhos azuis (e muito asseadinho) e pertencer aos países da ex-URSS.

    2º Depois da Seugunda Grande Guerra muitos PIGS e muitos judeus (tradicionalmente olhados de soslaio pelos ingleses) emigraram para os EUA – hoje a única superpotência mundial.

    Gostar

  86. Palmira Lopes permalink
    6 Setembro, 2008 11:38

    Nos anos 90 a Legislação Liberal transformou Londres num porto de abrigo para islamitas indesejados nos seus países. Assim como nos anos 60 albergou terroristas angolanos da UPA.

    Gostar

  87. Palmira Lopes permalink
    6 Setembro, 2008 11:40

    Funcionários Públicos
    Portugal – 700.000
    Suécia – 1,2 milhões
    Categorias Profissionais
    Portugal – 2300
    Suécia – 300
    Governo
    Portugal – média de 18 ministros
    Suécia – não pode ter mais de 12 ministros

    “Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões” – Lao-Tsé, Filósofo Chinês (570 a.C.-490 a. C.)

    Gostar

  88. 6 Setembro, 2008 15:13

    “«… se pensas que tudo catolico é mau vai para a irlanda e pra suiça- gente como tu não faz falta nenhuma.»

    Vai aí uma grande confusão. Julgo saber que a imensa maioria dos irlandeses são… católicos.”

    CAA, parece-me que foi você a fazer a confusão. As duas frases do felisberto parecem-me independentes. Talvez o uso de um ponto final fosse mais apropriado, talvez mesmo um ponto final parágrafo. Irlanda e Suiça são Católicas. Ponto. Vai para lá ver se tudo é mau. Ponto. Parágrafo. Gente como tu não faz falta nenhuma (em jeito de desabafo, como quem diz: vocês não sabem nada).

    Gostar

  89. 6 Setembro, 2008 17:26

    Well, isso da religião na Suiça não é assim tão católico.
    São 41%.
    Na Irlanda sim, são 91%.
    No Vaticano são mais.

    Gostar

  90. Tribunus permalink
    6 Setembro, 2008 17:49

    Mas duvidam.que Socrates, nos está a fazer nadar em merda?
    a camrilha dos ministros, comportam-se como os porqueiros do filme!
    A arrogancia de um tipo, que se diz engenheiro e em 4 anos, não fez nenhuma reforma que nos tira-se do estrume……sim porque a descida do deficit, está feita à custa do IVA, dos impostos, e num apertar de cinto da população!
    Com tudo isto em que estado está a economia? de rastos!
    Uma camarilha de ministros imcompetentes, que não existe capacidade para escolher melhores. Lembrem-se das brincadeiras do Socrates e do Lino sobre a OTA, na televisão, só faltou morder o Zé, para depois fazerem marcha atrás com o Cavaco a puxar-lhe o bridão…………

    Gostar

  91. Bonifácio permalink
    6 Setembro, 2008 19:48

    Portugal não merece melhor!
    Como um país que cedeu alegremente a sua soberania pode exigir respeito?
    O país é uma colónia e nem possui coragem para o admitir.
    As fronteiras desapareceram, a economia é dominada por bancos, o estado é um governo ultramarino que impõe as leis vindas de Bruxelas e da ONU, a moeda é inflacionada por um banco internacional para sustentar eternos défices de governos centralistas e as forças armadas são desmanteladas lentamente enquanto se reforça o estado policial.
    Portugal hoje é uma colónia e os seus colonizadores estão tão seguros dessa condição que já escrevem publicamente acerca dos P.I.G.S. Antes não diziam na cara dos otários.
    Imaginem as gargalhadas que isso não causa nas reuniões da UE.

    Gostar

  92. Lusitana Antiga Liberdade permalink
    6 Setembro, 2008 21:31

    Anónimo 42:

    Os seus disparates não têm fim! É capaz de definir o que seja o termo “Tradição”?
    A Tradição de beber e bater na mulher é capaz de ocorrer consigo e com a sua família de PIGS!

    Gostar

  93. Anónimo permalink
    7 Setembro, 2008 00:00

    Como estamos na UE posso misturar línguas , não? afinal que é cos FAG ( france , angleterre e germany )têm contra PIGS ? não gostamos assim tanto de rapazinhos , é ? Não gostamos que venham pró Allgarve e Madeira à cata deles?
    PS) que me desculpem os franceses , mas sem eles fag não dava.

    Gostar

  94. Anónimo2 permalink
    7 Setembro, 2008 14:04

    Alguns comentários que acabo de ler não parecem ser de portugueses, aliás devem ser de portugueses com masoquistas. Enquanto que em outro locais os Espanhois escrevem comentários a defender a própria Patria e a defenderem o prórpio Paìs, cá os nosso cidadões aìnda deitam mais gasolina para a fogueira e começam a falar mal do nosso paìs. Paciência, nem os porcos fazem isso. Podemos ter os defeitos que temos e não são poucos, mas não acreditem que os de fora são mehores. Os nosso amigos británicos tem a mania da arrogância e aìnda se sentem no tempo do Império Británico. Esquecem-se que esses tempos já acabaram e a máscara caiu faz tempos. Nem todos cidadãos da terra da sua majestade são gentleman e usam a boa educação. Infelizmente é um Paìs em igual ou pior decadencia que tenta obter um prazer em tratar outros paìses a abaixo de cão. Não podemos aìnda dar palmadinhas neles, pois não são melhores.
    Quanto ao Finacial Times, jornal que sempre considerei “biased” para usar um termo inglês:
    Por ser um termo utilizado por alguns espertinhos (certamente a combinação UK dá tb asas a muita piada, especialmente se combinada com F*CK), não significa que seja aceitável usar num jornal económico. Aliás os Espanhois já enviaram carte de protesto e certamente haverá consequências (retirada de anuncios etc.) se não houver um pedido de desculpa formal. Já o nosso ministro de Economia ou não lê o FT, pois não necessita, ou acha piada o nosso paìs ser insultado por um jornal que até por vezes recebe alguns anuncios vindos da maquinaria propagandista do PS.
    Não é necessário recorrer à diplomacia, mas uma cartinha vinda do gabinete do Sr. Ministro mais um “pequeno relembrar de consequências financeiras” seria o suficiente para que este acrónimo fique em futuro bem esquecido e se volta a usar os nomes dos paìses por extenso.
    Não necessitamos de ter vergonha de ninguém, em 100 anos conseguimos converter um império autocentrado numa democracia aberta e com algum sucesso, embora passe por uma fase baixa. Temos algums empresas que dão lições ao mundo, fazemos investigação de topo. A nossa desorganização permitiu desenvolver uma capacidade invulgar de reagir espontâneamente aos acontecimentos, em vez de se basear somente em regulamentos.
    Penso que Portugal vai começar definitivamente a desenvolver-se quando deixarmos de olhar para que os outros paìses fazem e começar-mos a encontrar a nossas próprias soluções!

    Gostar

  95. Euroliberal permalink
    7 Setembro, 2008 19:02

    Eu acho que isto é apenas uma provocação da larilada rosbeef para ver se levam uns bons açoites no rabo(spanking), o desporto preferido deles, largamente praticado nos distintos colégios britânicos como preliminar da sodomia panascóide…Podem esperar sentados, porque disso gostavam eles… mas lá que estes herejes deviam ser obrigados a rastejarem até Roma “to kiss the Pope’s ass”, lá isso deviam…

    BOICOTEM O FINANCIAL TIMES e o ECONOMIST !

    Gostar

  96. M. Garcia permalink
    7 Setembro, 2008 20:55

    Insulares desses sítios? Não foi um deles, referindo-se a eles mesmos, ”nothing but rum, sodomy and the lash”?

    Gostar

  97. Jota Erre Pê Efe permalink
    9 Setembro, 2008 12:41

    Boas!
    DEPOIS DE LER O ARTIGO e faço questão de enfatizá-lo, porquê tanta indignação?! Se calhar isto irrita alguns porque para além de não terem “poder de encaixe”, também não querem ter de admitir que tem fundo de verdade. No que toca ao desempenho das nossas economias é gritante…
    Tenho pai espanhol, sou português, adoro Itália e Grécia – pra nem falar do amor que tenho ao meu país – , mas não me dá urticária este tipo de artigos… É um oportunismo com as iniciais e depois desfia ali uma quantas verdades com algum sarcasmo!
    Esperavam motins na rua e apedrejamento a interesses britânicos?!

    Gostar

  98. Rantaplan permalink
    9 Setembro, 2008 23:16

    Sou de direita. Não gosto de touradas. Nunca vi uma tourada in loco, nunca dei um tostão para uma tourada, mas não suporto a esquerda jacobina sempre na linha da frente a proteger animais e sempre pronta a abortar seres indefesos da sua própria espécie em nome do progresso. Read my lips, left wing stinks.

    Gostar

  99. 10 Setembro, 2008 01:08

    “de resto o artigo diz uma coisa que sempre soubemos, ou seja, nunca deveriamos ter aderido ao euro…”

    Nunca devíamos era ter aderido à União Europeia de calças na mão. Nunca dá bom resultado.

    Gostar

  100. 10 Setembro, 2008 01:09

    “Esperavam motins na rua e apedrejamento a interesses britânicos?!”

    Se calhar eles começavam a ter mais cuidado nos acrónimos, não acha?

    Gostar

  101. Jota Erre Pê Efe permalink
    10 Setembro, 2008 20:36

    Sr. Mário da Silva, os cães ladram e a caravana passa!!! As coisas só têm a importância que a gente lhes dá! Vamos empregar energias em alcançar o desenvolvimento! Agora motins?!?
    Parece que só nós é que temos o monopólio de criticar aqui o nosso cantinho à beira-mar plantado! Ainda para mais quando – retirado o “PIGS” – algumas das críticas têm fundo de verdade… Ups!!! Lá estou a ser pouco patriota!

    Gostar

  102. 11 Setembro, 2008 23:39

    @Jota Erre Pê Efe

    Critica é uma coisa mas insulto disfarçado de comédia é outra.
    Eu, em todo o caso, acho que isto agora vme mais por outras coisas: https://blasfemias.net/2008/09/05/sobre-os-pigs/#comment-68375

    Gostar

  103. 25 Novembro, 2011 13:14

    This may be this blog’s best article on the web!!!

    Gostar

Trackbacks

  1. Diz o roto ao nu e a montanha pariu um rato. « Suck and Smile
  2. Maketo power » Lo mejor de la semana II

Indigne-se aqui.