Saltar para o conteúdo

… não para o que faz *

29 Outubro, 2008
by

Há diferenças entre os homossexuais de direita e de esquerda. Não é só cá. Os de esquerda aceitam-se com mais naturalidade. Em regra, os de direita não. Não se admitem a si mesmos. Não raramente, são os mais ferozes a condenar a homossexualidade em público. Uma vez, deparei com um homossexual de direita não assumido a rezar: o sofrimento interior que dele transbordava impressionou-me. Era um não querer ser o que era mas que tinha de o ser contra-vontade.
Não sei se o ex-líder da extrema-direita austríaca, Joerg Haider, vivia ou não em paz consigo mesmo – mas, após a sua morte, ao vermos que era o contrário daquilo que apregoava, percebemos que temos de olhar com outros olhos para os políticos que se fartam de ensinar aos outros como devem pautar a sua vida.

* CM, 28.X.2008

ADENDA: Os alucinados do costume resolveram encharcar a caixa de comentários com as suas injúrias. Apaguei o que pude mas eles insistiram, quase profissionalmente. Como não escrevo para quem não conhece as regras mínimas do debate nem entendo um blogue como uma parede de uma casa de banho pública, fui forçado a pôr fim a esses desvios. Peço aos habituais leitores do Blasfémias que compreendam esta medida de higiene.

54 comentários
  1. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 15:49

    Óptimo e correctíssimo post.

    Na “direita”, e por cá, parece que costumam colocar uns disfarces tipo cabeleiras louras “à Catherine Deneuve”…e no dia seguinte vão à missa. Confessarem-se (ao padre) ou assumirem-se publicamente, nem pensar — os votos seriam muito menos, os marialvas não lhes perdoariam, e nem em sonhos chegariam a PM, ou a deputado, ou a autarca…
    Depois, se assim “identificados”, onde, numa sociedade machista, “a moral” para moralizarem “o povo” ?

    (Normalmente os tiques não enganam…).

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 15:51

    Nunca encontrei, assim por acaso, um homossexual a rezar

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    29 Outubro, 2008 15:51

    Eles andem aí !

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 15:52

    .e quem era afinal esse tal?
    lol

    Gostar

  5. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 15:55

    « Anónimo Diz:
    29 Outubro, 2008 às 3:52 pm e
    .e quem era afinal esse tal?
    lol»

    Um anónimo qualquer…

    Gostar

  6. Antonio's avatar
    29 Outubro, 2008 16:06

    Eu, que nada me move contra o CAA ( pelo contrario) acho que este post vem muito fora de tempo. O homem ja esta morto e enterrado

    Ou isto já vem como um post de historia?

    Com tanto assunto importante para se debater…

    E olhe que eu até sou de esquerda

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Antónimo permalink
    29 Outubro, 2008 16:09

    Em consonância com este post, devemos concluir que temos de olhar com outros olhos para os comentadores e opinadores como o CAA que se fartam de ensinar aos outros como devem pautar a sua vida?

    Gostar

  8. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    29 Outubro, 2008 16:21

    A (TV) SIC, também uma tertúlia cor de rosa !!!

    Gostar

  9. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    29 Outubro, 2008 16:21

    Oops… !!
    Também tem !!!

    Gostar

  10. cão-tribuinte's avatar
    cão-tribuinte permalink
    29 Outubro, 2008 16:28

    são todos paneleiros
    “mas uns mais que outros”

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 16:39

    Convivo melhor com os homossexuais de direita por serem menos ostensivos, portanto mais naturais, de acordo com um determinado padrão de comportamento a que a sociedade conservadora os obriga. Talvez que no seu interior sofrem mais que os outros como sugere o post, e assim sendo, a minha preferência não deixa de ser um tanto ao quanto egoista.

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 16:54

    Miss Fernanda Valente,

    São sim senhor, menos ostensivos, mais comedidos e “naturais”, senão aos papás genéticos dava-lhes “o badagaio” e os padres davam-lhes reprimendas em privado. A postura social conta muito…quando tiram os disfarces.
    Os padrinhos/CEO’s não poderiam continuar a dar-lhes o tacho.
    Os tios partidários não os empregariam na ARepública ou nos mistérios, mais conhecidos por ministérios.
    Etc.

    Gostar

  13. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    29 Outubro, 2008 16:55

    “Uma vez, deparei com um homossexual de direita não assumido a rezar”

    Hmmm. O CAA deparou com uma pessoa a rezar. O CAA sabia (como? como? como?) que essa pessoa era homossexual, e que era de direita. E sabia que era homossexual não assumida. Quer dizer: a pessoa não assumia que era homosexual, mas o CAA tinha descoberto que ela o era. O CAA tinha espiado essa pessoa e descoberto que, embora ela o procurasse ocultar, ela era homossexual. Notável.

    “o sofrimento interior que dele transbordava impressionou-me”

    À medida que o CAA observava a pessoa a rezar, via o sofimento a transbordar dela para fora. Era uma coisa impressionante: o sofrimeto transbordava tanto, tanto, tanto, que até se conseguia ver. Ou, pelo menos, o CAA, como os seus olhos argutos, via-o.

    Esta história cheira-me a mentira do CAA.

    Gostar

  14. Pedro Fontela's avatar
    29 Outubro, 2008 17:02

    Casos de armário é o que não falta na vida política nacional… por estas coisas também se vê o nivel de desenvolvimento do país.

    Gostar

  15. Camionista's avatar
    Camionista permalink
    29 Outubro, 2008 17:06

    “MJRB Diz:
    29 Outubro, 2008 às 3:49 pm
    Óptimo e correctíssimo post.”

    Diz o roto ao nu.

    Gostar

  16. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    29 Outubro, 2008 17:10

    O Castelo Branco , reza e é de direita ?? Ou de Esquerda ??

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    29 Outubro, 2008 17:19

    mas, após a sua morte, ao vermos que era o contrário daquilo que apregoava, percebemos que temos de olhar com outros olhos para os políticos que se fartam de ensinar aos outros como devem pautar a sua vida.

    só vamos saber após a sua morte ? vai valer-nos de muito .

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 17:28

    Camionista,

    não estou roto, nem nu.

    Boa viagem

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    29 Outubro, 2008 17:31

    Aqui até os há escondidos de esquerda, tão feliz que ele anda em cimeiras lá fora.

    Gostar

  20. Camionista's avatar
    Camionista permalink
    29 Outubro, 2008 17:34

    RCX:

    Numa cimeira é o que se queira.

    Gostar

  21. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    29 Outubro, 2008 17:37

    Eu não conheço bem o partido de Joerg Haider, mas que eu saiba não se trata bem de um partido de extrema-direita conservadora. Trata-se de um partido anti-imigração (xenófobo) e euro-cético (desconfiado da União Europeia). Não é um partido, creio, que diga nada contra ou sobre a homossexualidade. Não há qualquer contradição ou incongruência em um homossexual ser xenófobo e euro-cético.

    O CAA faria bem em informar-se sobre quem critica antes de criticar.

    Gostar

  22. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 17:55

    Oh Luís Lavoura, depois de dizer o que disse em 13, sabe o que mais? Vá passear…

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 18:14

    hummm.. estão mas é a picar o caa para ver se ele se irrita e diz quem é o anónimo
    curiosos! lol

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    João Carlos permalink
    29 Outubro, 2008 18:20

    Deixem lá o CAA em paz, que ele anda irritado…então não é que os andrades andam a delapidar o activo mais valioso do FCP, o cebolinha ???? pedrada neles, carago…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 18:21

    Não será uma falsidade dizer que temos um governo homossexual de direita que tem vivido bem consigo mesmo e ensina a oposição a sê-lo.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 18:28

    Embora discorde do Lavoura 99,9% das vezes, concordo com ele de que esta crónica soa a embuste ficcionado, demasiado detalhe quase romanceado para o que estava em questão. O pormenor do rezar, uau, que emocionante. Belo filme.
    E sobre Haider, também concordo, muita falta de informação ou muita papa debitada por certa esquerda e absorvida pelo CAA sem se informar. Haider sempre se distanciou de movimentos extremistas, chegou a afirmar publicamente que se sentia insultado por uma mensagem de felicitações enviada pelo Le Pen. Sempre rotulou de extremistas reuniões de movimentos nacionalistas. Enfim, toda uma crónica fútil. E digo sem hesitações, pois muitas outras houve que as elogiei aqui. Espero que aceite a critica como de outras vezes aceite o elogio.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 18:31

    CAA,

    Percebi-o. Mas, ou Você é um imenso ingénuo, ou Você tem alguma na manga.

    Se assim não for, o LuísLavoura tem toda a razão. A história que Você conta é, no mínimo, estranhíssima.

    Como é que alguém percebe isto, “Uma vez, deparei com um homossexual de direita não assumido a rezar: o sofrimento interior que dele transbordava impressionou-me”.

    Desculpe lá, Você anda em maré de azar. História muito mal contada. Faz lembrar aquela velha história, “tenho um Amigo que é….”.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 18:33

    Até porque Haider sempre se mostrou um “bon vivant”, e até cola bem com a imagem de homo….parece ter vivido sempre a divertir-se e ter sido um egocentrico.

    Gostar

  29. Rui Silva's avatar
    29 Outubro, 2008 18:35

    Esta posta tem umas certas ressonancias maradonianas…

    Gostar

  30. Zé Preto's avatar
    29 Outubro, 2008 18:46

    É por isso que o Sócrates tem a mania que é duro, mas no fim aparece sempre a imagem do seu Infante!

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Zé Estrela permalink
    29 Outubro, 2008 18:49

    “Faz lembrar aquela velha história, “tenho um Amigo que é….”.”

    ou aquela do – “passo por ali todos os dias”.

    a gente esquece-se que o CAA tem um olho misterioso, cinzento, azul e verde..

    Gostar

  32. Piscoiso's avatar
    29 Outubro, 2008 18:49

    Uma vez, deparei com um homossexual de direita não assumido a rezar: o sofrimento interior que dele transbordava impressionou-me.

    Ao ler esta frase, parti do princípio que CAA conhecia a criatura.
    Provavelmente um antigo colega da tropa…
    Mas confesso que achei estranho tê-lo encontrado a rezar. Julgava que CAA não frequentava esses antros onde se reza.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 18:57

    Efabulação, ou não, o texto caracteriza bem a realidade.
    O Graham Greene também efabulou sobre a expiação dos católicos numa sociendade maioritariamente anglicana e nem por isso deixou de caracterizar com exactidão a sociedade que o rodeava.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Zé Estrela permalink
    29 Outubro, 2008 19:01

    no entanto, o Graham Greene nunca escreveu frases assim: “Era um não querer ser o que era mas que tinha de o ser contra-vontade.”

    Gostar

  35. A. R's avatar
    A. R permalink
    29 Outubro, 2008 19:06

    Mas o Joerg Haider disse que era homossexual? Bem mas mais vale isto que ser bolchevique com os trabalhadores e a liberdade na boca e, no regime seguinte, virarem mafiosos com guarda-costas ex-KGB´s a limpar tudo e todos os que se lhe atravessem no caminho.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 19:13

    Zé Estrela,

    Esqueça a forma, não afirmei que o CCA era uma GG a escrever. A ideia que passou no texto é eficaz e válida.

    Gostar

  37. PDuarte's avatar
    29 Outubro, 2008 19:22

    todo aquele que ajoelha tem de rezar. seja de direita ou de esquerda.
    mas agora pergunto:
    qual será o estado de espirito de uma lésbica não assumida de esquerda?
    pode ser o swing assumido uma forma de socialismo?
    pode uma menage-a-trois ser uma manifestação de neoliberalismo?
    haverá uma relação directa entre o bondage e a falta de liquidez nos mercados de capitais?
    a bissexualidade e o anrquismo não assumido são primos direitos?

    Gostar

  38. Rodolfo's avatar
    29 Outubro, 2008 19:35

    È pá , fala Julio Machado Vaz, vais da minha parte e ele dá-te uma consulta

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    29 Outubro, 2008 19:49

    Já que a discussão rumou para estes assuntos sinuosos, porque não colocar a questão, um primeiro ministro apoia e consegue fazer aprovar a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, pouco tempo depois apresenta o seu companheiro publicamente, e casa com ele; como deve o protocolo proceder em relação a este primeiro companheiro que ocupará o lugar de primeira dama ?
    Esta hipótese é mais interessante de discutir do que a do homossexual que reza e transborda de sofrimento….

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 20:16

    Tolstoi,

    É sim senhor, um assunto interessante.

    Nesse caso, por óbvio, “o consorte” nunca surgiria como tal em cerimónias públicas, de estado.

    Gostar

  41. Citação's avatar
    Meg permalink
    29 Outubro, 2008 20:24

    Olá!
    Tendo sido nomeada para “Este blog é 100!”, atribuo ao Blasfémias a minha nomeação 🙂

    http://sitiodascitacoes.wordpress.com/category/premios/

    Gostar

  42. Xico's avatar
    Xico permalink
    29 Outubro, 2008 21:00

    Há notícia que Hayder e/ou o seu partido se tenham pronunciado contra as práticas homosexuais?
    O político holândes Pim Fortuyn, assassinado, era homosexual assumido, declarava-se católico e era absolutamente anti-imigração islâmica.
    Isso fazia dele de esquerda ou de direita?
    Cunhal e a elite soviética não gostavam de homosexuais e perseguiam-nos. Eram de direita?

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 21:10

    Isto mais parece um post autobiográfico, só não sei se para a direita, para a esquerda, ou bem para o centro.

    Gostar

  44. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 21:10

    «Julgava que CAA não frequentava esses antros onde se reza.»

    Só em casamentos ou baptizados.

    Gostar

  45. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 21:12

    «Até porque Haider sempre se mostrou um “bon vivant”, e até cola bem com a imagem de homo…»

    Magnífica interpretação, J. Sim senhor, V. está em forma…

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 21:12

    Xico,

    Muito bem visto.

    Gostar

  47. Camionista's avatar
    Camionista permalink
    29 Outubro, 2008 21:14

    Como camionista, acho o assunto interessante…
    E a verdade é que já tenho visto muita gente a rezar. Ajoelhada, claro.

    Gostar

  48. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 21:15

    Rui Silva,

    «Esta posta tem umas certas ressonancias maradonianas…»

    O Maradona diz o contrário. E este texto foi escrito na passada quinta-feira à noite mal a entrevista do amante de Haider foi conhecida.

    Gostar

  49. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 21:17

    Xico,

    «Há notícia que Hayder e/ou o seu partido se tenham pronunciado contra as práticas homossexuais?»

    Há. No Parlamento austríaco votaram diversas vezes contra o alargamento de direitos.

    Gostar

  50. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 21:18

    «no entanto, o Graham Greene nunca escreveu frases assim: “Era um não querer ser o que era mas que tinha de o ser contra-vontade.”»

    Obrigado.

    Gostar

  51. CAA's avatar
    29 Outubro, 2008 21:32

    Pronto!

    Os tolinhos do costume resolveram encharcar isto com as suas injúrias.

    Uma vez mais, aviso que apagarei tudo aquilo que ultrapasse as medidas da discussão vagamente civilizada. Quem não gostar faça o favor de se ir queixar ao alucinado que gosta de policiar o Blasfémias.

    Gostar

  52. Psicanalista's avatar
    Psicanalista permalink
    29 Outubro, 2008 21:35

    “No Parlamento austríaco votaram diversas vezes contra o alargamento de direitos”, diz o CAA.

    Falso. Votaram contra o casamento gay, isso sim.
    Será que um homossexual não pode legitimamente discordar do casamento homossexual?
    Essa agora…

    Gostar

Trackbacks

  1. Homofobias « O Insurgente
  2. Sobre o salário mínimo e o “puto” Cirilo « O Insurgente

Os comentários estão fechados.