Saltar para o conteúdo

Conclusão do dia

30 Dezembro, 2008

O Sistema Nacional de Saúde nunca terá, ao nível do atendimento ao cliente, os padrões de qualidade de um restaurante de fast food e a maior parte dos seus defensores também não espera que os possa ter.

33 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    30 Dezembro, 2008 20:57

    Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
    fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de
    misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos
    capazes de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886

    Gostar

  2. 30 Dezembro, 2008 21:05

    JM:

    A sua conclusão enferma de dois pressupostos eraodos:

    1. O SNS fornece fast-food mas também alta cozinha, pelo que a qualidade não pode ser comparada.

    2. Os restaurantes podem dizer que estão cheios e não aceitam mais reservas. Os hospitais têm de aceitar sempre mais doentes, mesmo para além da sua capacidade. Como já lhe disse num comentário anterior. Que ficou sem resposta.

    O que não impede que eu tenha a mesma opinião que a sua. Que os utentes deveriam ter a possibilidade de escolher o “restaurante”. Podendo optar entre SNS e privado.

    Até porque, tendo o SNS a competição (hoje existe mas é desleal, no SNS não se paga, no privado sim) dos privados a sua qualidade iria melhorar.

    Mesmo hoje verifica-se já alguma adaptação. Exemplo: no Porto, o atendimento de urgência no Instituto Cuf é de excelência. Coincidência ou não, o SU de Pediatria do Hospital de São João está (dizem) excelente.

    Faltaria sempre ultrapassar um factor: o espírito de funcionário público de que enfermam muitos profissionais do SNS. Que se habituaram a anos a fio de salário garantido quer produzam muito, pouco ou nada. E olhe que os médicos são quem menos enferma dessa atitude.

    Gostar

  3. Mula da Comprativa permalink
    30 Dezembro, 2008 21:06

    E africanizado.Com sobas a mandar por “via africana”…
    Por acaso os médicos e enfermeiros nunca estiveram tão bem de vida.Mas não se pode acabr com o SNS.O que seria dos 40000 Sidosos, boa parte dos quais importados e cujo custo de tratamento ronda os 2000 euros por mês?Podia lá ser?…

    Gostar

  4. Acção Directa permalink
    30 Dezembro, 2008 21:28

    Logo: evitem os locais de fast-food para evitar uma possibilidade maior de ter de recorrer ao SNS.

    Boa noite.

    Gostar

  5. 30 Dezembro, 2008 21:42

    O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO 1

    “No dia 7 de Novembro procedi a um pedido de uma pizza Tropical familiar, através dum telefonema para o Call Center da Pizza Hut, a qual ficou pelo preço de 16.65€. Após o tempo de espera normal, e depois da entrega, verifiquei que o tamanho da pizza era muito mais pequeno do que o normal para uma pizza familiar. Contei as fatias e eram, de facto, oito, mas de tamanho muito irregular, pois haviam fatias muito mais pequenas do que outras, chegando a ser umas com metade do tamanho de outras!

    Telefonei de novo para o Call Center e disseram-me que nada podiam fazer, pois tratava-se mesmo duma pizza familiar. A verdade é que paguei muito mais por uma pizza que acabou por ser quase do tamanho duma pizza média, com oito fatias minúsculas.

    Gostaria de fazer esta ressalva quanto ao atendimento da Pizza Hut que, embora o preço seja proporcional à qualidade das pizzas, fica extremamente àquem do seu atendimento.

    Queixa de Margarida fernandes”

    http://209.85.229.132/search?q=cache:X2RUUBSZCxIJ:www.queixas.co.pt/popup.php%3Fid_queixa%3D15034+queixas+qualidade+pizza+hut&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt

    Transpondo para o SNS:

    O Cirurgião em vez de fazer a pizza com o tamanho adequado fê-la mais pequena e com as fatias de tamanho irregular.

    Conclusão: o doente tinha morrido.

    Gostar

  6. 30 Dezembro, 2008 21:44

    O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO 2

    Exmos Senhores,

    Hoje dia 12 de Janeiro de 2008 estivemos no restaurante Pizza Hut do Colombo por opçao á cervejaria Lusitana por levarmos as nossas duas filhas. A opçao foi feita com base da Pizza Hut oferecer um brinde no menu infantil o que á semelhança do Mc Donalds tem 2 efeitos nas crianças: entretenimento com o brinde que as leva a não se portarem mal e como estão satisfeitas com a oferta acabam por comer. Ora a minha reclamaçao deve-se ao facto de eu ter pedido 3 VEZES o brinde para a minha filha de 4 anos e das 3 vezes que pedi dizendo “traga por favor o brinde do menu para ver se ela come…se ela se acalma…etc” a resposta foi –“está bem…” e acabámos a refeiçao sem o brinde/ brinquedo. Viemo-nos embora sem o brinde porque não o trouxeram…o que nos leva forçosamente a pensar que não tinham e ninguem foi capaz de o justificar ou entao que é apenas uma publicidade enganosa para que se peça mais um menu para que as crianças não comam as fatias das pizzas dos pais…assim em vez de 1 pizza para 2 pessoas que dava para a criança,pede-se mais um menu infantil que afinal nao nos serviu de nada.

    Assim sendo, da proxima vez, acabo por fazer como as pessoas que estavam na mesa do lado,…vou ao mcdonalds buscar o menu infantil (que traz um entretenimento de CERTEZA!) e um balão e depois vou á Pizza Hut comer uma pizza com o meu marido ou entao opto pela cervejaria Lusitana onde sempre fomos bem servidos e que apesar de não ter menu criança tem sempre um atendimento cordial e de respeito com as crianças.

    Escrevo este email porque não somos clientes de ocasião da Pizza Hut.”

    http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=76162

    Esta é a queixa equivalente á do sr. que foi au SU com dor de costas e demorou 3 horas a ser atendido, receitaram-lhe uns comprimidos e não lhe fizeram a TAC para ver se tinha uma hérnia discal.

    Gostar

  7. 30 Dezembro, 2008 21:48

    O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO 3

    “Estando a trabalhar sem poder abandonar o meu local de trabalho para almoçar, telefonei para a pizza hut a encomendar 1 pizza. Disseram que demoravam cerca de 30 min. Esperei 2h05, pois o rapaz apareceu eram 14h30. Por educação é que não fiquei com a pizza sem pagar, simplesmente disse que, devido ao atraso já não a queria, é inadmissivel uma situação destas e já não é nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez. Deveriam ter mais atenção aos gerentes de loja, pois tudo parte deles. ”

    http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=157057

    Surto de gripe?

    Gostar

  8. 30 Dezembro, 2008 21:51

    O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO 4

    “No dia 02/03/07 fui jantar com a minha familia a Pizza Hut de Albufeira, sita no Modelo. Chegamos por volta das 21H20 e pedimos uma pizza média pan. 25 minutos depois apareceu o funcionário com 2 pizzas pequenas dizendo ” já não temos o tamanho médio por isso ou fica com estas ou pede outra coisa”. Pedi para chamar o superior e veio a mesa uma senhora de nome Michele. Disse-lhe que não era a 1 vez que ia a uma Pizza Hut e que acabava a massa, mas sempre me perguntaram se podia ser outro tamanho, nunca decidiram por mim como foi o caso, ao que me respondeu que foi erro de comunicação dos empregados.O que me incomodou foi ter estado 25m a espera do meu pedido, trazerem-me outra coisa e ou comia ou espera outros 25m, e vir uma chefe dizer-me que a culpa é dos empregados. Mais, quando peço a conta não estava registado 1 bebida e 2 cafés ao que pedi ao empregado para corrigir a mesma. O mesmo respondeu que era oferta da dita chefe. Eu expliquei-lhe que se fosse uma oferta a mesma deveria ter-se dirigido a mesa a expressa-lo, e como não o fez voltou a falhar na comunicação com o cliente. Oferecendo este tipo de produtos é como se costuma dizer” querias é que te oferece-se qualquer coisa, toma lá uns cafés e cala-te”. Pedi a mesma correcção da conta, com a certeza que não volto mais aquele restaurante, pois quando vou jantar fora com a familia alem de uma boa comida procuro também um bom serviço, independentemente do preço.”

    http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=11755

    Foi ao Hospital para ser operado à perna e foi operado ao braço?

    Gostar

  9. zig zag permalink
    30 Dezembro, 2008 21:52

    o Miranda quando tiver um problema grave vai preferir um médico fast food que o despacha enquanto o diabo esfrega um olho e lhe aplica um algoritmo standard de 1,2,3, já está ….

    Gostar

  10. zig zag permalink
    30 Dezembro, 2008 21:56

    Por falar em privado. O Hospital privadissimo que tinha blocos operatórios com as paredes em pladur com bichinhos já terá paredes decentes?

    Gostar

  11. Tolstoi permalink
    30 Dezembro, 2008 22:05

    Esta comparação é de uma simplificação tal, que os comentários sobre o assunto podem ser feitos mas não a tomando como séria. O Serviço nacional de Saúde enferma de muitos dos vícios dos serviços públicos em geral podendo-se acrescentar alguns que lhe são específicos, mas grande parte da população só a ele pode aceder pelo que neste momento a discussão sobre formas de racionalizar serviços na área da Saúde tendo em conta o desmantelamento do sistema não parece oportuna. Pode-se encarar muitas formas de o estado assegurar a assistência como por exemplo usando o sistema convencionado, fazendo parcerias, contratando a privados, mas á que ter em conta que o estado é um regulador e uma parte interessada e as politicas de Saúde mudam consoante a cor do governo. Pelo referido opções na área da Saúde e tendo em conta os montantes envolvidos exigem politicas consistentes, coerentes e persistentes não sujeitas a influencias de interesses de grupos corporativos ou de empresas já perfeitamente instaladas no sistema, que apesar dos atrasos de pagamento a que os estado as sujeita realizam negócios convenientes. Como é fácil de compreender nenhum politico da área do poder quer comprar conflitos com estas partes nteressadas.

    Gostar

  12. Tolstoi permalink
    30 Dezembro, 2008 22:07

    Correcção: “há que ter em conta”

    Gostar

  13. Ratatui permalink
    30 Dezembro, 2008 22:12

    Comparação de merda com banha de cheiro…

    Gostar

  14. Pi-Erre permalink
    30 Dezembro, 2008 22:13

    Já estou empanturrado com tanta fast-food. A partir de agora passo a ir só ao Gambrinus.
    Mas só quando estiver doente, claro.

    Gostar

  15. 30 Dezembro, 2008 22:20

    O que chateia é ver que ainda há gente que vai nesta conversa sobre o SNS e não percebe que está a embarcar numa estratégia que visa privatizar um dos mais lucrativos serviços: o da Saúde. Vão aí aos números da OMS e podem ver que é o único serviço em que temos algo de que nos orgulhar, como a brutal redução da mortalidade infantil.

    Gostar

  16. Luis Moreira permalink
    30 Dezembro, 2008 22:27

    O JM sabe muito bem que o SNS é para os privados um bife do lombo daí ter-se lembrado de comparar com um restaurante.Tenho a certeza que o JM quando sair das urgências vem muito melhor.

    Gostar

  17. Amonino permalink
    30 Dezembro, 2008 22:43

    .
    Pois é,
    .
    mas Saúde, Educação e Pensões são Direitos Sociais inalianàveis de cada Português.
    .
    Óbvio que há se criaram “noberzas à portuguesa”, um pacote de abusos e oportunismos, “greese” que é preciso eliminar; surge que o Centrão é incapaz do resolver porque o gerou.
    .
    Liberalismo avançado com Direitos Sociais, isto é, Mercado Livre com as mesmas oportunidades e garantias básicas de cada Cidadão que nasça como Português.

    Gostar

  18. hora-porra permalink
    30 Dezembro, 2008 22:50

    a rainha Dona Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, meses depois de viver nesta pocilga, escreveu em carta à mãe
    «os portugueses gostam de luxo e pompa, mas não têm dignidade»

    Gostar

  19. 30 Dezembro, 2008 23:11

    1.Anónimo Diz:
    30 Dezembro, 2008 às 8:57 pm

    Será que é sempre o mesmo anónimo a escrever sempre a mesma coisa em tantos post seguidos? É que já se torna um bocado chato. Já percebemos que gosta dessas linhas. Escrever isso uma vez num post até lhe dá um ar culto. Escrever isso em TODOS os posts dá-lhe um ar chato.

    Gostar

  20. José Manuel Santos Ferreira permalink
    30 Dezembro, 2008 23:13

    CONCLUSÃO DO DIA

    Mau arquitecto, não se lhe reconhece nenhuma obra se é que alguma vez tentou ??

    Mau jornalista, muitas vezes experimentado e sem resultados palpáveis

    Bruxo medíocre

    Mas tem bom nome, valha-nos isso

    Quem é ???? Quem e’ ????

    Gostar

  21. mussulo permalink
    30 Dezembro, 2008 23:13

    J. M. a conclusão é de que vocês não têm emenda. Lá na minha terra quando temos que morrer morremos mesmo, pronto e não há que andar com lamechices a toda a hora. Comam mas é as pizzas enquanto é tempo que para o ano vocês ainda podem que comer raspas. é o que nós fazemos há muitos anos e ninguém nos ouviu queixar. Habituem-se.

    Gostar

  22. 31 Dezembro, 2008 00:04

    Dois erros crassos:

    1. “ao nível do atendimento ao cliente”.

    No SNS, não há Clienets. Há utentes. Ou seja, dado que é suposto as pessoas não pagarem (é mentira, pagam impostos e taxas moderadoras), não têm direito a exigir mais.

    2. “no SNS não se paga, no privado sim”.

    Olha, olha, ainda hoje veio a notícia do INE, de que 37,5% do rendimento dos portugueses é para pagar impostos. O SNS é pago pelos impostos. Ou o SNS é auto-sustentado? Quem utiliza o SNS, paga e bem.

    Gostar

  23. 31 Dezembro, 2008 00:08

    “Vão aí aos números da OMS e podem ver que é o único serviço em que temos algo de que nos orgulhar, como a brutal redução da mortalidade infantil”.

    Neste aspecto, concordo.

    Talvez o SNS seja a ÚNICA razão para ainda pagar impostos.

    Justiça? Educação? Autarquias? Parlamento?

    Fuck Them.

    Gostar

  24. 31 Dezembro, 2008 00:14

    Simples, um defensor do SNS pode não estar disposto a pagar esse atendimento. Porque o atendimento do fast food também se paga, como facilmente percebes quando levas o tabuleiro para a mesa. Como a justificação da existência do SNS é a prestação universal de cuidados de saúde, é natural que o contribuinte acabe por não querer pagar mais que isso. Nem sei que confusão isto te faz, de tão óbvia que é a economia da coisa.

    Gostar

  25. 31 Dezembro, 2008 00:24

    “no SNS não se paga, no privado sim”.”Quem utiliza o SNS, paga e bem.”

    Quem mais utiliza o SNS é quem menos paga impostos. E a questão não são os custos (elevados) do SNS. É a sensação que muitos utentes têm que vão ao SU e não pagam . E por isso recorrem abusivamente ao SNS. Daí as taxas moderadoras. Para “moderar” o recurso excessivo e abusivo ao SNS.

    O que eu acho é que se a um utente que recorre ao SU dum Hospital sem motivo, lhe for cobrada a totalidade da despesa, ele só lá volta com motivo.

    No privado paga quem a ele recorre e/ou a sua seguradora ou subsistema de saúde. Por isso o utente valoriza mais o serviço que lhe é prestado. Porque sabe que paga e que a sua seguradora paga o resto. E é sempre informado de quanto foi a comparticipação da seguradora.

    Recorrem a um SU pessoas a pedir que lhes prescrevam óculos, metadona ou uma pomada para uma borbulha que têm há 3 meses.

    Gostar

  26. joãso costa permalink
    31 Dezembro, 2008 01:03

    eu acho q nenhum desses senhores q esta a pedir um serviço de saude privado viveu jamais em algum pais onde isso seja normal , pq se vivesse em tal pais saberia q se tem dinheiro vive se nao tem dinheiro morre a porta.
    atentamente
    joão costa

    eu falo por experiencia p´ropria porra

    Gostar

  27. 31 Dezembro, 2008 02:19

    Penso que o João Miranda se quereria referir ao Serviço Nacional de Saúde e não ao Sistema Nacional de Saúde já que, tanto quanto se sabe, apenas os hospitais do Serviço Nacional de Saúde avançaram com a possibilidade de adiar cirurgias não urgentes.

    Gostar

  28. caramelo permalink
    31 Dezembro, 2008 10:06

    João Miranda, e que tal dialogar com os seus comentadores? Até um empregado de mesa do MacDonalds de vez em quando fala com os seus clientes… As caixas de comentários dos seus posts estão cheias de opiniões contrárias às suas, bem ou mal fundamentadas. O João Miranda não consegue manter um debate?

    Gostar

  29. 31 Dezembro, 2008 12:07

    Mas alguns sectores integrantes do SNS tem muito mais qualidade que restaurantes de fast food: farmácias, laboratórios de análises clínicas e clínicas de radiologia.
    Qualidade certificada por entidades independentes pelos critérios ISO 9001 e Boas Práticas. Evidências e não bitaites.
    Nem tudo é mau!

    Gostar

  30. Grande timoneiro permalink
    31 Dezembro, 2008 14:01

    O problema do João é ser um médico-frustrado-falhado. Quis ir para medicina mas não conseguiu mais que um curso improvável de biotecnologia. Agora, em vez de ver doentes ajuda outros meninos ricos a sequirem o caminho do desemprego.
    Depois diz mal dos médicos e do SNS.

    Gostar

  31. jupiter permalink
    31 Dezembro, 2008 15:04

    Aqui está como um idiota de um governante causa mossa na própria governação ( um caso entre muitos)e não só:
    “As dezenas de milhares de utentes que afluíram às urgências hospitalares e aos centros de saúde, nos últimos dias, não se deslocaram a estas instituições para tratar a gripe. Coisa que qualquer avó sabe tratar. Foram buscar os atestados médicos que, desde o tempo de Correia de Campos, só podem ser emitidos por entidades do SNS.
    Existe ainda uma duplicação de serviços e de custos porque os utentes que vão às urgências apenas têm justificação médica para o dia e necessitam ainda de ir aos centros de saúde para os respectivos atestados. São as consequências inesperadas da acção dos governantes.
    Não seria melhor que se aceitassem as faltas por gripe apenas com uma declaração do próprio? E averiguar depois os casos suspeitos de fraude. Aqui fica a sugestão.
    Publicada por Joaquim (Portugal Contemporâneo)

    Gostar

  32. Mr. Hyde permalink
    31 Dezembro, 2008 17:20

    A publicidade encapotada à “fast food” e à “Pizza Hut” (lá mais para trás), deve render uns trocos, né?

    Gostar

  33. 31 Dezembro, 2008 17:51

    A publicidade encapotada à “fast food” e à “Pizza Hut” (lá mais para trás), deve render uns trocos, né?

    A Ibersol deve patrocinar a Biotecnologia.

    Gostar

Indigne-se aqui.