Saltar para o conteúdo

Factos

4 Março, 2009

Texto de Pacheco Pereira sobre a notícia de Francisco Almeida Leite: 

Vamos começar pelo que a “notícia” omite e é do perfeito conhecimento do seu autor e de toda a gente que segue os blogues: a iniciativa do “abaixo-assinado” foi de Vasco Campilho, um dos mais activos apoiantes de Passos Coelho, e foi realizada com o apoio técnico de Tiago Azevedo Fernandes, após consulta a Pedro Passos Coelho, conforme confessa um seu autor. A “vaga a favor de Marcelo estendeu-se a um site, “Marcelo 2009“, como refere a “notícia” desonestamente. Não se “estendeu” porque não é mais do que a abertura quase simultânea pelo mesmo Tiago Azevedo Fernandes, de um site na rede. Um homem, uma “vaga”. Após colocação da petição em linha, os primeiros blogues a apoiá-la foram os blogues que tradicionalmente atacam Manuela Ferreira Leite e apoiam Passos Coelho, um dos quais faz parte Francisco Almeida Leite e um grupo de jornalistas doDiário de Notícias. As mesmas pessoas mandam umas mensagens umas às outras no Twitter e tal aparece como sendo outra “vaga”. É assim que se fazem as coisas para produzir uma realidade artificial na Internet, bastam meia dúzia de amigos, para a seguir “produzir” uma “notícia”.

Mas há mais. A “notícia” está cheio de sugestio falsi. Por exemplo: “ontem, o documento já tinha centenas de assinaturas na Internet“. Não é verdade, não tinha atingido as duzentas, sendo que muitas se percebe serem do género do “Jacinto Leite Capelo Rego” , e quase todas oriundas dos próprios autores dos blogues que apoiaram a iniciativa. Outra sugestio falsi, destinada a dar uma dimensão de “vaga” à iniciativa: “segundo os peticionistas,[repare-se no esforço para desmaterializar os autores da iniciativa] na sua grande maioria ligados ao PSD, mas aos quais já se juntaram advogados, engenheiros, jornalistas ou bloggerse já agora pessoas de sexo masculino e feminino, residentes em Lisboa e Porto, e na maioria dos casos sendo todas essas coisas ao mesmo tempo: residente em Lisboa,blogger, jornalista, etc. Tudo feito com muita má fé para nos enganar.

A realidade é que a iniciativa falhou, pela simples razão que era artificial e ninguém a tomou a sério, com excepção dos seus autores. O objectivo não era evidentemente convencer Marcelo, era criar mais um “facto” hostil a Manuela Ferreira Leite, com o beneplácito de Passos Coelho, e com a activa colaboração dos seus apoiantes nos blogues e na imprensa. É uma típica fabricação, que fica na história do modo como se faz “jornalismo” nos nossos dias. Nem merece classificação, porque tratá-la de situacionismo é pouco.

Lista dos 7 primeiros signatários da petição:

7. João Villalobos
6. António Henrique Lobo Godinho de Almeida
5. Hermínio Araújo
4. Joana Garcia
3. Tiago Azevedo Fernandes
2. Alvaro Ferro
1. Vasco Campilho

Site Marcelo2009.eu foi registado em nome de Tiago Azevedo Fernandes.

A motivação do lançamento do prof Marcelo está explícita no primeiro post de Vasco Campilho a lançar a ideia (Lançar o lançador) e no primeiro parágrafo:

Dizem-me – não vi e ainda não está online à hora em que escrevo – que Marcelo Rebelo de Sousa terá lançado o nome de Pedro Passos Coelho como possível cabeça de lista do PSD nas eleições europeias. Não me parece descabida a ideia: Passos Coelho tem neste momento condições para ser um candidato ganhador a qualquer eleição que se proponha vencer. Mas vamos com calma: há outros belíssimos quadros políticos com que o PSD pode contar para este desafio. E entre eles, conta-se antes de mais… Marcelo Rebelo de Sousa.

28 comentários leave one →
  1. 4 Março, 2009 20:43

    Pois.
    Parece condição de democracia, nos partidos políticos, não haver um órgão de disciplina, para aquela gente. Pois.
    Há-dem ir longe.

    Gostar

  2. 4 Março, 2009 20:48

    O seu post configura um golpe de Estado aqui no Blasfémias.

    Gostar

  3. 4 Março, 2009 20:57

    Em primeiro lugar, o Marcelo Rebelo de Sousa parece que não levou a sério a brincadeira do Vasco Campilho, declarando (com as reservas que as suas declarações habitualmente susciptam) fora da corrida. Em segundo lugar, o PPCoelho já foi deputado europeu e duvido que queira passar 5 anos longe das questões internas do PSD.
    Mas acho sobretudo grave que num contexto em que a discussão da UE e das grandes questões internacionais é dominante, um partido com pretensões de governo se continue a entreter em jogos palacianos. Não há no PSD quem HOJE fale sobre isto:
    http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/hillary-em-gaza-sem-reconhecer-o-hamas.html

    Ou acham que o Médio Oriente não importa?

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    4 Março, 2009 21:17

    a merda transbordou dos partidos. jornais,tvs
    para os blogues
    lixo humano

    Gostar

  5. 4 Março, 2009 21:26

    “JB disse
    4 Março, 2009 às 8:43 pm

    Há-dem ir longe.”

    Ah…. Jorge Coelho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Foste apanhado ó Sr. Há-dem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  6. 4 Março, 2009 21:26

    Eu enviei ao princípio da tarde um texto de resposta a JPP. Admito que ele o publique lá no Abrupto. Eu sei que estão ansiosos, roidinhos de curiosidade para ficar a conhecer os factos que eu vou revelar e o brilhantismo da minha argumentação, mas terão de esperar. 🙂

    Gostar

  7. salvaterra permalink
    4 Março, 2009 21:33

    Essa trama era mais fácil de descascar que um amendoim. Por isso estou admirado com os ataques que o CAA, nada inocente neste assunto, faz ao JPP.
    E aquele que escreve o artigo no DN, nem ao menos soube disfarçar. Ao ocultar a origem da petição, deixou a careca toda à mostra.
    O CAA anda com muito pó ao JPP. Não bastava já ter descoberto a careca daquele que leu livros que não existem, sobre isto o CAA está mudo, agora desmonta esta tramóia toda. E depois o CAA diz que ele anda a ver intrigas em tudo. Do DN e JN só saem encomendas. Os peões ficaram todos mais que lixados.
    A Fenomenologia do Ser de Sartre ainda queima as mãos de alguns peões que por aí andam.

    Gostar

  8. 4 Março, 2009 21:35

    O melhor que podia acontecer a MFL era Passos Coelho aceitar ser cabeça de lista do PSD para as eleições europeias (assim o entendeu MRS que depressa “oficiou” essa hipótese); ganhava as europeias, mas perdia a oportunidade de se candidatar ganhando as legislativas de 2013.

    Os apoiantes da sua candidatura com assento na blogosfera, aperceberam-se do truque e lançaram um repto a Marcelo Rebelo de Sousa, daí o título «Lançar o Lançador».

    Não é caso para menos: o preço-hora de PPC é muito alto para protagonizar uma simples participação numa pequena comitiva político-partidária com muito pouco peso no quadro parlamentar do contexto europeu.

    Gostar

  9. 4 Março, 2009 21:36

    Mas o verdadeiramente extraordinário é que tudo isto foi público, qual o espanto agora? Os autores da petição e do site “assinaram” desde o início! Vejam por exemplo o meu caso: http://twitter.com/taf/status/1270890760
    O Vasco Campilho tratou do texto, trocámos ideias sobre ele, ele lançou a petição. Em simultâneo, e em coordenação com ele, eu registei o site e lancei a primeira versão, mais tarde actualizada.
    Há quem tenha estado distraído… 😉

    Gostar

  10. Pi-Erre permalink
    4 Março, 2009 21:47

    “Há-dem ir longe.”

    Hádem é tudo pegado, em bom português.
    Hádes, hidem.

    Gostar

  11. Marco Carvalho permalink
    4 Março, 2009 21:48

    Sucede que o post de JPP se limita a demonstrar que a “noticia” que o “jornalista” Francisco Almeida Leite publicou no Diário de Notícias é composta com o nitido intuito dede criar a convicação de que há uma VAGA no PSD para que MRS se candidate, fazendo alusão no minimo deficiente à origem dessa petição e omitindo informação relevante sobre essa mesma petição.

    Nada mais.

    Gostar

  12. 4 Março, 2009 21:52

    É verdade que a notícia é mal feita, no sentido de que induz o leitor em erro. Como não fui eu que a redigi, o melhor é queixarem-se ao autor, FAL. 😉

    Notícias assim não beneficiam ninguém, nem os “prós”, nem os “contras”.

    Gostar

  13. Draguinho permalink
    4 Março, 2009 21:54

    Também aqui tenho que apanhar com o JPP?!…

    Gostar

  14. José Manuel Santos Ferreira permalink
    4 Março, 2009 22:00

    Ohhh!!!!
    Isto sim, adoro
    Aqui não há nada hermético, fechado, blindado
    Aqui há animação
    Aqui há palhaços
    Viva a festa

    Gostar

  15. 4 Março, 2009 22:40

    Acho um pouco abusivo usar-se o nome de uma pessoa para colocar uma petição desta natureza online. Sabendo que poderá induzir em erro alguma opinião pública, e comprometer a pessoa em causa. Mas os autores desta “habilidade” sabiam bem disso, aliás era esse mesmo o objectivo.

    Para azar destes senhores, a petição foi um fracasso. Apesar de todo o esforço de a espalhar pela blogosfera e pela imprensa, não conseguiram mais do que 300 assinaturas. A “habilidade” não foi credível e acabou apenas por conseguir fazer alarido em volta do partido.

    É assim que querem contribuir para derrotar o PS de José Sócrates? Pois, sabemos que não. Aliás fazem de propósito para enfraquecer o PSD. Quais abutres á espera que o homem morra para poderem ir comer os restos mortais.

    Gostar

  16. vasco silveira permalink
    4 Março, 2009 22:52

    Afinal 5 anos não são garantia de nada: mais umas “brincadeiras” como esta, a pretender envolver o Blasfémias em guerrinhas partidárias e este desaparecerá rápidamente. Ou pelo menos os seus visitantes.
    Meninos: vão brincar para outro lado e deixem os crescidos em paz.

    Gostar

  17. 4 Março, 2009 22:53

    “Acho um pouco abusivo usar-se o nome de uma pessoa para colocar uma petição desta natureza online.”

    Essa é boa! Então como é que se tenta criar alguma pressão pública? As pessoas não percebem do que se trata?

    Gostar

  18. Guilherme Heitor permalink
    4 Março, 2009 23:17

    Este Tiago é pessoa que se auto-promove de uma maneira! Coitado do rapaz.

    Gostar

  19. 4 Março, 2009 23:25

    “Coitado do rapaz.”

    É verdade. Há quem não saiba fazer mais nada na vida e tenha de recorrer a isto. É uma “nova oportunidade” que estou a tentar, vamos lá ver se resulta. 😉

    Gostar

  20. JJohnny Maynard permalink
    5 Março, 2009 00:07

    #1# JB
    Isso é plágio

    Pois.

    Gostar

  21. F. Teixeira permalink
    5 Março, 2009 12:11

    Os serviços secretos de D. Pedro I foram lentos e incompetentes. A não o terem sido, estaríamos livres da JPPraga.

    Gostar

  22. Guilherme Heitor permalink
    5 Março, 2009 12:12

    Para o jovem Tiago e para o seu amigo JPP:

    «Sobre nomes, mantém-se o tabu absoluto. Afastada, ao que tudo indica, a hipótese Marcelo Rebelo de Sousa – que, apesar de ser o nome mais consensual e desejado, afirmava ontem ao DN “não estar para aí virado”, porque prefere “tarefas executivas” -, no partido especula-se em torno de duas ou três alternativas. Marques Mendes é visto como “o candidato natural” mas pouco provável, Aguiar-Branco seria uma hipótese demasiado óbvia mas já afastada, enquanto António Borges não suscita entusiasmo.
    O nome de Passos Coelho também chegou a ser atirado para cima da mesa. Unia o partido, desafiava o adversário interno e ainda o afastava para longe, além de que, se ele perdesse, a derrota seria sua, pessoal. A direcção rejeitou.» No PÚBLICO de hoje mesmo.

    Gostar

  23. 5 Março, 2009 12:26

    #25 “Jovem”? 42! 🙂
    Quanto ao resto, já estava no Twitter há muito: http://twitter.com/taf/status/1282821508

    Gostar

  24. 5 Março, 2009 16:51

    25. Guilherme Heitor

    «O nome de Passos Coelho também chegou a ser atirado para cima da mesa. Unia o partido, desafiava o adversário interno e ainda o afastava para longe, além de que, se ele perdesse, a derrota seria sua, pessoal. A direcção rejeitou. O próprio também o deveria fazer.»

    Esqueceu-se de transcrever o parágrafo completo.

    Gostar

  25. Guilherme Heitor permalink
    6 Março, 2009 12:23

    Pois foi, obrigado Fernanda!
    Esse bocado do texto evidencia justamente o que o JPP tanto ataca, mas ao contrário: Os jornalista do “Público” limitaram-se a fazer opinião. Não citam uma única fonte em “on”. Mas como é com o jovem Passos… E com o “Público”, que paga as chorudas crónicas ao JPP. Aí ele cala-se. Shiuu… Com a “Sábado”, o “Público” e a SIC Notícias é que ele não se mete! Nunca…

    Gostar

Trackbacks

  1. Factos? « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.