Saltar para o conteúdo

E as gerações vindouras mandam a hipoteca para qual cemitério?

28 Junho, 2009

Quantos dos subscritores do manifesto dito pelo emprego já criaram postos de trabalho e tiveram de fazer contas para ver como no fim do mês pagam salários, cumprem obrigações fiscais, pagam a fornecedores e, claro, ainda investem na modernização do negócio/empresa? Esta ideia de que se cria emprego porque se tem um coração compassivo e grandes preocupações sociais é própria de quem tem ordenado certo e progressão na carreira em institutos públicos e não deve pagar muito mais do que o ordenado da empregada lá de casa. Propõem os subscritores do manifesto que o investimento público seja canalizado para:

a)  reabilitação do parque habitacional

b)  expansão da utilização de energias renováveis,

c) modernização da rede eléctrica,

d) projectos de investimento em infra-estruturas de transporte úteis, com destaque para a rede ferroviária,

e) investimentos na protecção social que combatam a pobreza e que promovam a melhoria dos serviços públicos essenciais como saúde, justiça e educação,

Bem isto é o que nos têm dito que se anda a fazer. À  excepção da alínea D (se por tal se entender o TGV) estamos mais ou menos perante aquilo que este governo (e não só este) declaram andar a fazer há vários anos com os resultados sabidos. Sempre com o magno intuito de combater o desemprego e a abarrotar de preocupações sociais.

160 comentários leave one →
  1. 28 Junho, 2009 11:17

    pois… e o contribuinte que lhes pague os tachos…

    Gostar

  2. Jofer permalink
    28 Junho, 2009 11:26

    Quantos dos subscritores do manifesto dito CONTRA AS GRNDES OBRAS PÚBLICAS já criaram postos de trabalho e tiveram de fazer contas para ver como no fim do mês pagam salários, cumprem obrigações fiscais, pagam a fornecedores e, claro, ainda investem na modernização do negócio/empresa?

    Gostar

  3. helenafmatos permalink
    28 Junho, 2009 11:35

    2 Mesmo que assim fosse não estão a defender que nos endividemos mais. O que já é um mérito. Mas demos como adquirido que são todos cientistas sociais. E demos também como adquirido que a despesa com o desemprego porque os desempregados vão trabalhar na sobras públicas como está pressuposto no manifesto a favor das ditas obras. É moralmente aceitável passarmos às gerações futuras este nível de endividamento?

    Gostar

  4. 28 Junho, 2009 11:42

    Pois, o problema são as dívidas.

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 11:42

    O melhor é endividar para pagar as correntes correntes e os subsisios de desemprego
    Para os totozinhos preferem endividar-se para pagar o que tem de ser pago do que endividar-se para investir e recuperar.
    Há muitos totozinhos

    Gostar

  6. Ricardo permalink
    28 Junho, 2009 11:46

    Esta Helena Matos só sabe vir aqui despejar a cassete do neoliberalismo. Acaso já pensou que o direito ao trabalho é um direito humano?

    Acaso já pensou que quando se dá a emprego a alguém, estamos a pagar por trabalho produzido que vai movimentar a economia? O salário não é uma oferta nem um subsídio.

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 11:49

    Melhor ainda há ums ´tótós que preferem que o estado se endivide a fazer mais estudos sobre obras publicas. E neste caso já não são tão tótós porque são eles que até fazem os estudos… lol

    Gostar

  8. Temperamento permalink
    28 Junho, 2009 11:50

    As gerações vindouras parecem sempre hipotecadas, mas de qualquer modo são uma abstração platónica: como “povo”, “audiência”, “leitores.”

    Sabemos que serão provavelmente bípedes. Mas farão cemitérios de telemóveis? Cemitério de todos ou parte dos nossos paradigmas? Terão ucranianas em casa a lavar as cuecas da família?

    Não sabemos se lerão jornais. Nem mesmo se lerão. Por isso essa conversa de “construir para o futuro”, de “gerações futuras” é puro paleio eleitoralista.

    Nunca vi nenhum político sem grandes tiradas sobre o “futuro.” E o que acontece é que o futuro se afunila cada vez mais e pelo menos – neste paradigma de sociedade industrial-militar que temos – cada “futuro” que aparece é cada vez mais monótono,concentracionário e desinteressante.

    O meu avô, pelo menos, plantava árvores não por nós, mas porque gostava.

    Gostar

  9. Oscar Maximo permalink
    28 Junho, 2009 11:54

    Certo, além desses senhores viverem á conta do Estado, eu diria mesmo mais: o problema deste país são os direitos adquiridos dos que trabalham para o Estado, muito por culpa de Cavaco que criou (e baptizou) o monstro, e que faz com que metade da população explore a outra metade, via impostos.

    Gostar

  10. Oscar Maximo permalink
    28 Junho, 2009 11:59

    (continuação) Mas… afinal não deverá haver problema, porque a Constituição diz, por outras palavras, que há dinheiro para pagar os tais direitos adquiridos.

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 12:10

    Outros tótós:

    Noticia do expresso diz que os professores dizem que Magalhaes sem software de rede é apenas lúdio..bl´blá
    os tótós devem querer que o governo compre um software qualquer para o pc que eles devem ter na manga e tal. Imagibem que o windows já não tem software de rede incoplado… duhhh!!!!!!

    Noticia dos totos: o governo já sabia há meses que a pt queria comprar a tvi. Duhhhhhhhh! Era ele e toda a gente desde que a prisa disse que queria vender. Todo o mundo suspeitava disso… lol A pt e todos os outros. Duhhhhhh!

    Gostar

  12. Kolchak permalink
    28 Junho, 2009 12:14

    Este manifesto é a demonstração da correcção das posições de Manuela Ferreira Leite; uma pergunta não são os subscritores capazes de responder: como se diminui com esta política, o endividamento externo do Estado Português?

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 12:27

    #12 – o endividamento externo do Estado Português, segundo a leiteira + ocavaco resolve-se por si, não fazendo nada.

    Gostar

  14. 28 Junho, 2009 12:30

    É preciso ver as coisas nas devidas proporções.
    Quer os 28 quer os 51 não acreditam em metade do que escrevem.
    Escrevem-no para marcar terreno.
    Está tudo à espera para ver para onde cai o poder e quem se tiver chegado mais à frente, mais á frente está.

    Gostar

  15. Pagador permalink
    28 Junho, 2009 12:33

    O ISCTE está em peso no manisfesto da continuação da africanização caridosa.Para tal muita sociologia, muitas “nacionalizações” dos pobres dos outros, para nós depois pagarmos a casinha, o RSI e sermos animados nos verões…
    Mas é engraçado que mesmo na dita direita ninguém os tem pretos para falar nisso.Os ex-traidores, os descolonizadores, agora andam de prego a fundo a colonizar-nos irresponsavelmente, a servir de casa pia da europa e arredores e depois mais social, mais divisão, mais combate à pobreza, quando os pobres indígenas são abndonados no portugal profundo longe das objectivas das câmaras socialmente comprometidas…
    É quanto mais pobres mais combatentes da pobreza serão precisos mas com bons vencimentos.Até animadores a 3800 eurozinhos por mês como na CML do Costa africanizador nº 2…
    Mas para quem deixa colocar a canga fiscal como a carneirada deixa está tudo bem.Continuem a votar nos Louçãs cá do burgo e terão mais do mesmo até ficarem mulatinhos mas agora com base nas vossas ricas filhinhas.

    Gostar

  16. Pagador permalink
    28 Junho, 2009 12:37

    Esqueci de dizer que por mim o ISCTE merece ser extinto pura e simplesmente.Se quiserem bricar que vão para áfrica, cuba ou até coreia do Norte.quanto mais longe melhor…
    PS
    E não esquecer o Boaventura…

    Gostar

  17. Pagador permalink
    28 Junho, 2009 12:38

    E já agora o dos casamentos gay.Que como o juíz Rangel vai a todas…

    Gostar

  18. O puto novo no bairro permalink
    28 Junho, 2009 12:40

    Os economistas, os gestores, os financistas – a ditadura da economia pura e dura, e mesmo da que vem com lágrimas éticas – são os responsáveis directos pela actual bagunça.

    Ou não são? Demonstrem-me que não.

    Gostar

  19. Kolchak permalink
    28 Junho, 2009 12:42

    «#12 – o endividamento externo do Estado Português, segundo a leiteira + ocavaco resolve-se por si, não fazendo nada».

    O comentário de V.ex.ª, os termos medíocres que utiliza (eu sei que o seu “Chefe” não tem o título académico que pretendia ter, mas como dizia um seu antigo líder: “É a vida…!”), dizem tudo a seu respeito: apenas lhe digo que, quer queira quer não, quer alguns socialistas continuem, ou não, a comportar-se como escumalha social (“a leiteira!?”), depois de Outubro terá como Primera-Ministra, uma SENHORA!
    Percebeu?

    Gostar

  20. Sulfamidas permalink
    28 Junho, 2009 12:52

    O PR vai pedir transparencia?

    Estou em crer que sim.

    O homem é vertical

    Gostar

  21. Amigo do Escrivá permalink
    28 Junho, 2009 13:06

    O PPD/PSD, é feito da mesma pedra, de basalto, a sede do partido, as residencias na Domingos Sequeira e por aí fora.

    E temos o “espuma”, que foi “santificado”, para dizer 2 larachas, não, para falar do “canal caveira”,mas, para falar da Quinta do Bill e do seu cavalo Jack Taxas.

    Já tenho saudades deste PPD/PSD

    É um paraíso de ideias

    Gostar

  22. lucklucky permalink
    28 Junho, 2009 13:08

    “Acaso já pensou que o direito ao trabalho é um direito humano”

    O trabalho não é direito humano algum. Ninguém é obrigado a dar-lhe trabalho nem ninguém é obrigado a comprar o produto do seu trabalho.

    “Acaso já pensou que quando se dá a emprego a alguém, estamos a pagar por trabalho produzido que vai movimentar a economia? O salário não é uma oferta nem um subsídio.”

    Irrelevante. Na União Soviética o plano quinquenal também dizia para se fazer uma determinada quantidade de parafusos e porcas que ninguém precisava mas ficavam bem nas estatísticas, depois derretiam-se e voltava-se a fazer parafusos e porcas…Obviamente não era sustentável, como esta República não é sustentável.

    O trabalho só tem relevância se houver mercado, isto é se as pessoas derem valor ao produto desse trabalho.
    Clientes sabe?
    Nestes abaixo-assinados ou quando se discute economia em Portugal nunca se fala dos clientes que é quem decide se um produto é bom e mau ou relevante ou se uma empresa sobrevive ou não. Como a cultura política portuguesa é dirigista e anti-liberal nunca o mercado faz parte das considerações dos estatistas.

    Gostar

  23. 28 Junho, 2009 13:10

    “Fne chegou a acordo com MCTES sobre revisão do estatuto da carreira docente do ensino superior
    A Fne chegou a acordo com o ministro da ciência e do ensino superior sobre a revisão do estatuto da carreira docente do ensino superior. É um bom acordo e a Fne está de parabéns pela forma como soube representar e defender os interesses dos professores do ensino superior.O Snesup, sindicato afecto ao PS fundado por Jorge Pedreira, actual secretário de estado de Maria de Lurdes Rodrigues, não assinou o acordo. Quem segue de perto a postura de Maria de Lurdes Rodrigues e a forma como Mariano Gago governa e faz política percebe que há um abismo a separá-los. Mariano Gago é o exemplo da seriedade e compostura. Raramente sai do gabinete, estuda os dossiés, dialoga sem fazer barulho, é avesso à demagogia barata e respeita os interesses dos profissionais. Mariano Gago sabe que não se pode fazer reformas educativas sem o envolvimento e a motivação dos professores. É um bom ministro da ciência e do ensino superior.”
    http://www.profblog.org/2009/06/fne-chegou-acordo-com-mctes-sobre.html

    Pudera! São todos interessados no assunto!
    Tratam todos muito bem da vidita deles!

    Gostar

  24. Basico permalink
    28 Junho, 2009 13:13

    Dar mais um mandato ao socrates e igual a contrar um heroinomano para cuidar de uma farmacia hospitalar.

    Sempre que abre a boca e para gastar, gastar, gastar. ate a minha avo, que so tinha a quarta classe, sabia gerir um orcamento. ele ha entradas e saidas de dinheiro e a coisa deve bater certo no final do mes.
    Na alemanha discute-se a fixacao de deficits orcamentais maximos inferiores a 1%, para 2016, este gajo continua a viver no mundo dele, a rebentar com o pais da cauda da europa.

    “Sócrates propõe criar 5 mil estágios profissionais por ano na função pública”
    Para depois nao os poder contratar? Eu ate pensava que eles tinham pessoas a mais na funcao publica, tanto alarido com a bolsa de disponiveis(ainda alguem se lembra?)

    “dever dos socialistas elaborarem um programa que contenha medidas que permitam mais justiça social nos acessos ao programa Erasmus e no acesso à mobilidade dos estudantes no ensino superior”

    ou seja, dar cabo de um dos poucos programas universitarios cujo acesso e por merito.

    “O programa político da direita está mais claro: eliminar as políticas de modernização e retroceder nas políticas sociais em nome do velho chavão da direita do Estado mínimo”

    e caso cheguemos a um ponto em que alguem apareca com a conta das “politicas sociais”, nao ha problema, vai-se ali ao multibanco sem plafond levantar o dinheiro que caridosamente o FMI la depositou para evitar uma implosao do pais.

    O programa erasmus costumava funcionar por merito, ele quer subsidiar uns passeios europeus a uns jovens desfavorecidos do barreiro que nem

    Gostar

  25. Basico permalink
    28 Junho, 2009 13:19

    “O direito ao trabalho e um direito do ser humano.”

    isso era uma regra que costumava vigorar em Portugal ate ha uns anos, antes da introducao das pensoes, dos rendimentos minimos, dos subsidios de desemprego, etc.

    as pessoas criavam o seu proprio trabalho, comececam os seus proprios negocios (barbeiros, moleiros, agricultores, etc). pergunte ao seu avo o que e que ele pensa do direito ao trabalho. o direito ao trabalho era o direito das pessoas criarem os seus trabalhos, fazer uso dos seus pontos fortes para ganharem o seu pao.

    agora as pessoas esperam que o estado lhes crie o seu trabalho.

    acabou-se com o empreendedorismo em portugal a conta desta geracao de sanguessugas.

    Gostar

  26. 28 Junho, 2009 13:33

    Para os mais distraidos, transcrevo o art. 23º da
    Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Artigo 23.º

    1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.

    2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.

    3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.

    4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.

    Gostar

  27. Marafado de Buliquei-me permalink
    28 Junho, 2009 13:35

    EEEEEEEEEEEEHHHHHHHHHH PÁÁÁÁÁÁÁ´!!!!!!!!!
    Já pagaram as guerras de Angola , Moçambique e Guiné ??

    Aquilo é que foi um amanhanço… para alguns claro está !!
    Não têm saudades ???

    Gostar

  28. 28 Junho, 2009 13:44

    Pis-coiso # 28

    “4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.”

    Com excepção dos professores.

    Gostar

  29. 28 Junho, 2009 13:48

    «Piscoiso disse
    28 Junho, 2009 às 1:33 pm
    Para os mais distraidos, transcrevo o art. 23º da
    Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Artigo 23.º *
    1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.
    2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.
    3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.
    4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.»

    * O artigo 23º não se aplica a professores.

    Gostar

  30. Marafado de Buliquei-me permalink
    28 Junho, 2009 13:52

    Artigo único….

    Os inúteis mais bem pagos do país!!

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 14:01

    #31 – isso aplica-se a pessoas e não a macacos.

    Gostar

  32. Basico permalink
    28 Junho, 2009 14:15

    O facto de se ter direito ao trabalho nao constitui uma obrigatoriadade do estado em dar-lhe um.
    Os unicos paises onde este artigo se aplicaria directamente (vs aspiracionalmente) seria nos paises comunistas. nesses sim, todos tinham emprego.

    Mais, pobres de vos que caem nas tretas do social.

    Depois de:
    quase 10 anos de cavaco
    quase 7 anos de guterres
    3 anos de durao / santana
    4 de socrates

    todos as mandarem as tretas do social e do investimento publico em infraestruturas, PORTUGAL E O SEGUNDO PAIS EUROPEU (apos os amigos romenos) com maior desigualdade na distribuicao de rendimentos.

    http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/graphToolClosed.do?tab=graph&init=1&plugin=1&language=en&pcode=tsisc010&toolbox=legend

    Durante o mandato de Durao Barroso fomos mesmo o #1 europeu.

    O social so interessa para sacar votos a parvos. Portugal esta “africanizado”

    Gostar

  33. Oscar Maximo permalink
    28 Junho, 2009 14:17

    28, toda a gente tem direitos de isto e aquilo, e tambem dos tais direitos adquiridos.
    Será que, pelo meio, não se pode acrescentar: toda a gente tem o direito de não andar a pagar os direitos dos outros, especialmente dos mais ricos?
    Só por ignorância se pode pensar que a grande maioria da população mundial poderá não ser pobre e ter os direitos referidos! Fácilmente se demonstra que não há recursos naturais no mundo para tanta gente, nomeadamente alimentos ou energia, que possam providenciar a tal dignidade humana.

    Gostar

  34. artur mendes permalink
    28 Junho, 2009 14:17

    Uma humilhante e expressiva cabazada: 51 a 28 ! Espero, ancioso, pela homologação do desafio… Só assim poderemos saír da fossa!
    Vão gozar com o raio que os partam!
    Estão lá todos… a canalha que, directa ou indirectamente ,nos tem (des)governado!

    Gostar

  35. Pagador permalink
    28 Junho, 2009 14:21

    28.Piscoiso disse
    28 Junho, 2009 às 1:33 pm
    Para os mais distraidos, transcrevo o art. 23º da
    Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Força!Apliquem bem esse artigo e os outros que África continua cheia de pobres… que basta escolherem-nos para entrarem no reino do politicamente correcto e viverem por conta do branco rico…

    Gostar

  36. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 14:25

    são uns líricos , acham que a propriedade privada há-de ter 1º uma função social , depois ambiental , e , lá para último , económica…e é por isso que a economia vai para onde vai , pró buraco.

    Gostar

  37. Oscar Maximo permalink
    28 Junho, 2009 14:43

    37, as pessoas que pensam que a declaração universal pode ser aplicada universalmente, fazem-me lembrar este dito do Sousa Tavares: gosto muito do deserto! Claro, não vive lá, e mesmo lá toma duche todos os dias, coisa que os autóctenes nunca poderão fazer. E comidinha trazida de locais menos desertos…

    Gostar

  38. Joaquim Amado Lopes permalink
    28 Junho, 2009 14:55

    28. Piscoiso;
    Para os mais distraidos, transcrevo o art. 23º da
    Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Artigo 23.º
    1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.

    Em que artigo está estabelecido quem tem o dever de contratar e pagar o trabalho de todos?

    E a “protecção contra o desemprego” inclui garantir o rendimento daqueles que escolhem não trabalhar?

    2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.
    Quem e com que critérios estabelece o que é “trabalho igual”?

    3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.
    Quem e com que critérios estabelece o que é “uma existência conforme com a dignidade humana”?

    Cada membro de cada família deve receber o suficiente que “lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana”, independentemente de quantos membros da família trabalhem, ou considera-se o todo do rendimento familiar?
    Se se considera o rendimento global da família, como é que isso encaixa com o “trabalho igual, salário igual”?

    E a “remuneração equitativa e satisfatória” é estabelecida por quem? Certamente não por que os contrata.

    4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.
    Venham eles. O que o Mundo precisa é de muitos sindicatos.

    Já agora, o artigo 23º da Declaração Universal dos Direitos do Homem admite, p.e., a criação de Sindicatos de Utentes de Transportes Públicos e que estes façam piquetes de greve de forma a garantir o seu direito a serem transportados até aos seus locais de trabalho?
    Ou isso está coberto noutro artigo?

    E o direito ao trabalho (nº1 do artigo 23º) inclui o direito a trabalhar mesmo quando os Sindicatos declaram greve? Ou fazer greve é um dever?

    Gostar

  39. Paulo Nunes permalink
    28 Junho, 2009 14:55

    #28 Piscoiso

    Que medidas é que o sr. já tomou efectivamente para criar postos de trabalho, de forma a dar às pessoas o “direito” ao trabalho que tanto advoga?

    Gostar

  40. Paulo Nunes permalink
    28 Junho, 2009 14:57

    Geralmente quem advoda e abre tanto a boca para falar de “direitos”, foge a 7 pés quando se trata de cumprir deveres.

    Gostar

  41. Anti-Corporativista permalink
    28 Junho, 2009 14:59

    AMANHÃ É DIA – MADOFF !!!

    BPN
    BPP
    BCP

    OLIVEIRA E COSTA

    DIAS LOUREIRO

    MIGUEL CADILHE

    JOÃO COIMBRA

    JARDIM GONÇALVES

    OPUS DEI

    RENDEIRO

    CAVACO SILVA

    TRANSPARÊNCIA MEUS AMIGOS….TRANSPARÊNCIA :))

    AMANHÃ É DIA MADOFF !!!

    Gostar

  42. lucklucky permalink
    28 Junho, 2009 15:05

    Artigo 23.º Um dos artigos que viola precisamente os Direitos do Homem e que irá conduzir precisamente ao fim do emprego para quem o cumpre. Como se vê em Portugal ninguém quer ter uma empresa a não ser que tenha padrinhos políticos, nem ninguém pode fazer crescer uma empresa sem que as hienas comecem a rondâ-la, por isso a maioria prefere ter 2-3 trabalhadores temporários e recusa-se negócios só porque crescer a empresa tem demasiado custo e riscos. A ideologia Social fica com a cama que constroí: promove a escassez do emprego.

    Gostar

  43. Marafado de Buliquei-me permalink
    28 Junho, 2009 15:07

    # 43

    Ainda faltam aí uma data deles que estão tapados pelo nevoeiro !!!

    Gostar

  44. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 15:19

    É uma corja de imbecis. Até aquele idiota do Carlos Santos lá está. Haja pachorra!

    Gostar

  45. Ulf Cegrell permalink
    28 Junho, 2009 15:53

    ««Força!Apliquem bem esse artigo e os outros que África continua cheia de pobres…»»

    Ehehe, é verdade, esta malta acha que basta criar um artigo ou tirar um direito do baú do politicamente correcto e a realidade molda-se à sua vontade!

    Estes engenheiros sociais são uns ingénuos perigosíssimos.

    Gostar

  46. JMLM permalink
    28 Junho, 2009 16:15

    Cara HelenaFMatos
    Sejamos honestos naquilo que pensamos e escrevemos, escrever de forma provocatória para o brilharete é fácil e barato.
    Fico á espera de ver as suas ideias publicadas, acerca de como salvar a economia deste país, de como acabar com o desemprego…
    Há sempre aquela máxima, que agora está na moda “quem cria emprego são as empresas”
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  47. 28 Junho, 2009 16:18

    Esses 51 do manifesto da asneira a única coisa que merecem é mesmo um pontapé no cu.
    Da-se, que merda de gente…

    Gostar

  48. helenafmatos permalink
    28 Junho, 2009 16:21

    48 – Admitamos então que o Estado cria emprego. Como o paga?

    Gostar

  49. 28 Junho, 2009 16:21

    O mesmo se diga dos “independentes” (eheheheheh!!!) que foram jantar com o falso engenheiro a casa do gajo-que-faz-de-ministro-da-Economia e ficaram de “reflectir” sobre o programa de Governo (?) do PS.
    É tudo trampa.

    Gostar

  50. José Barros permalink
    28 Junho, 2009 16:23

    Para os mais distraidos, transcrevo o art. 23º da
    Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Artigo 23.º

    1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego. – Piscoiso

    O direito ao trabalho na DUDH está prevista numa perspectiva puramente negativa. Dito de outra forma, se a pessoa assina um contrato de trabalho tem direito a que esse contrato seja cumprido pelo empregador, o que significa, desde logo, proibir despedimentos sem justa causa. O direito ao trabalho na DUDH é, pois, um direito contratual, puramente negativo, que deriva da circunstância de alguém – o empregador – se ter comprometido a honrar um compromisso perante o trabalhador.

    Onde se refere as condições equitativas e satisfatórias de trabalho mais uma vez referem-se a direitos de personalidade do trabalhador, também eles direitos puramente negativos. Pretende-se que o trabalhador possa exercer a sua actividade com segurança e no respeito pela sua dignidade.

    Por último, a protecção contra o desemprego implica apenas políticas sociais que, essas sim, já são direitos positivos, no sentido de que são asseguradas à custa dos impostos que outros pagam. Ainda assim, não está lá que o trabalhador têm direito a que lhe ofereçam trabalho, mas apenas que terá direito a ser protegido da pobreza no caso de tal não acontecer. Pretende-se assegurar uma “safety net”, o que é muito diferente da promoção de políticas de pleno emprego.

    Isto para dizer que não vale a pena deitar areia para os olhos. Por muito queira, no direito internacional não verá sufragado qualquer programa socialista de governo.

    Gostar

  51. José Barros permalink
    28 Junho, 2009 16:29

    A medida que mais fará pela criação de emprego em Portugal será a liberalização da contratação a termo, que, aparentemente e segundo os jornais, fará parte do futuro programa eleitoral do PSD. O que é perfeitamente ridículo é fingir indignação com os 11% de desemprego e, ao mesmo tempo, pretender que as empresas, a maior parte delas em situação difícil ou mesmo de pré-insolvência, sejam obrigadas pelo Estado a contratar trabalhadores para a vida.

    Gostar

  52. Basico permalink
    28 Junho, 2009 16:29

    O que deveria estar a ser discutido nao sao as solucoes imediatistas para aliviar o impacto da crise em Portugal, porque esta foi, em parte, importada do resto do mundo/europa. quando o resto do mundo/europa comecarem a recuperar tambem a nossa economia recuperara, com ou sem TGVs.
    Mais importante seria discutir que alteracoes de fundo para que portugal pudesse convergir para a media europeia. evidentemente nao passarao pelas mesmas que foram aplicadas nos ultimos 25 anos…

    num pais com um racio pib/divida externa de 100%, e com um peso do estado na economia superior a 50%, o que portugal precisa nao e de MFL, precisa do super homem, do capitao america ou de um qualquer lider com super puderes…

    Gostar

  53. 28 Junho, 2009 16:31

    #41.
    “Paulo Nunes
    Que medidas é que o sr. já tomou efectivamente para criar postos de trabalho, de forma a dar às pessoas o “direito” ao trabalho que tanto advoga?

    Vc está armado em fiscal de obras?
    É como se o senhor defendesse o aborto, e lhe perguntassem quantas vezes abortou.

    Gostar

  54. campeão permalink
    28 Junho, 2009 16:32

    Qual o melhor socialismo ? O do PS ou o do PSD?
    É esta a pergunte que os nossos iluminados e respectivo séquito de jornaleiros , politicamente correctos, pretendem subrecticiamente fazer ao “rebanho” no proximo dia 27 de setembro .
    Não se discute , onde esses socialismos nos conduziram :
    1º Neste momento somos o país mais pobre da zona euro ( não eramos, mas agora somos)
    2º O nossos potencial de criação de riqueza diminiui consideravelmente (não mais que 1,5%)
    3º Elevado desemprego ( sem contar com emigração de portugueses e malabarismos estatais)
    4º A mentira , embuste , o curto prazo , tornaram-se grandes virtudes.
    O grande mal é que os regimes socialistas só caem de podres como nos demonstra a historia e aí quem sofre é sempre o mexilhão pois os causadores da desgraça esse têm a caminha bem feitinha preparada durante todos estes anos de socialismo troglodita.

    Gostar

  55. Pedro permalink
    28 Junho, 2009 16:47

    Alguém sabe que se passa no nosso país? É claro que não. Nem eles próprios sabem, rumam conforme as correntes ora dizem sim ora dizem não ora não se lembrem de nada ora não têm conhecimento ou não sabem o que fazem.
    São estes os pupilos que não são responsáveis nem responsabilizados, pelos erros que cometem e pela má gerência dos cargos que ocupam.
    São estas as pessoas que não sabem dar o valor a quem trabalha no duro como eu e muitos portugueses das 5 da manhã as 20 da noite, que sustento 25 famílias a muito custo para manter os postos de trabalho e para manter as portas abertas contra tudo e contra todos, mas nós não somos de ferro e estamos a perder fé e vontade de cumprir com as nossa obrigações, talvez quem devia de dar o exemplo foge á regra.

    Gostar

  56. Pedro permalink
    28 Junho, 2009 16:57

    Gerações vindouras.

    Quais gerações vindouras? Serão aquelas que vejo todos os dias á noite perdidos de bêbados, drogados, porcos e sujos com as calças abaixo do Cu , todos despenteados, que fazem orgias em casa dos amigos e fumam charros e cenifam “branca”.
    O que podemos esperar destes jovens, mais a herança que lhes deixam com o país de “TANGAS”.

    Gostar

  57. 28 Junho, 2009 17:06

    Vejam e ouçam está aqui tudo…tudinho…

    COMO SER UM BOM CONSUMIDOR….COMPRE…COMPRE…COMPRE…COMPRE….

    Gostar

  58. 28 Junho, 2009 17:09

    E AINDA ESTE SENHOR QUE ABORDA O CERNE DE TODA ESTA QUESTÃO ..

    Richard Heinberg fala sobre economia..COMO SE CHEGOU Á CRISE DOS NOSSOS DIAS….

    Gostar

  59. Rudel permalink
    28 Junho, 2009 17:30

    Enquanto cada um dos Portugueses nao assumir que e individualmente responsavel pelas suas accoes, nem esteja disposto a aceitar as eventuais consequencias negativas dessas accoes, nao ha esperanca de um futuro melhor para Portugal.

    O eterno encosto ao Estado ou a um qualquer padrinho, a pedinchisse permanente, a fuga as responsabilidades, sao as maleitas que perseguem Portugal desde ha seculos. E uma caracteristica vertical da nossa sociedade, e que de tao arreigada que esta muito dificilmente sera eliminada.

    Lembram-se daquela cancao do Sergio Godinho, cujo refrao era:

    “Arranja-me um emprego
    Arranja-me um emprego, pode ser na tua empresa, concerteza
    Que eu dava conta do recado e pra ti era um sossego”

    Eis a imagem perfeita do portugues, rico ou pobre, letrado ou analfabeto…

    Gostar

  60. Arnaldo Madureira permalink
    28 Junho, 2009 17:48

    1º Qual é a percentagem do custo de uma grande obra pública que reverte em rendimento de assalariados?

    2º Qual é a percentagem do custo de uma grande obra pública que é uma mera transferência de dinheiro dos contribuintes para os administradores e grandes accionistas das grandes empresas de construção?

    3º Qual é a percentagem do custo de uma grande obra pública que sai de Portugal?

    Gostar

  61. Francesco permalink
    28 Junho, 2009 17:53

    Sempre ouvi dizer que há uma grande diferença entre “emprego” e “trabalho”. Empregos toda a gente quer; quanto a trabalho…

    Gostar

  62. Tribunus permalink
    28 Junho, 2009 17:58

    O que è isso da funç~ºao social do estado? uma industria como outra qualquer. Mantem o industrial da função social e os empregados, que trabalham para a mesma! Lembram-se do padre nelicias o grande industrial da função social? deviam ver a fortuna que acumulou! sabem quem ele arranjou para o substituir? o sobrinho………..
    A industria social, vive dos milhões que o estado lhe dá e menos quarenta por cento que ela gasta a ajudar os pobrezinhos
    de diferentes categorias: ISSPS, ONCS e outras coisas parecidas
    custam milhões e alimentam uma industria de industriais gulosos!
    Façam contas, vejam o que eles dão a comer à sua população ( do mais baratinho e nem sempre da melhor qualidade) vá digam que sou um miseravel com estas ideias, mas começem a fazer auditorias e vão ver o que descobrem! (haverá honrrosa excepções, mas vão ver que são minoria)
    O estado social è uma merda! um negócio! um embuste! façam as auditorias, visitem as casas de caridade, investiguem a vida
    das sanguesugas, que exploram essa realidade………….

    Gostar

  63. 28 Junho, 2009 18:03

    os dados – números e dados do jogo – estão viciados…. de há uma década para cá, os nossos empresários optaram por enriquecer – e sem terem de aumentar ou criar novas unidades de produção, nem, tão pouco, criar postos de trabalho – com investimentos na roleta das bolsas e das instituições bancárias muito na berlinda desde há algum tempo .

    muitos, aumentaram consideravelmente as suas fortunas, mas como o sistema também estava viciado pelos esquemas, fraudes, pela fuga ao fisco e outras espertezas, a queda foi também estrondosa… tudo vogava ao sabor das bolhas de toda a espécie: imobiliária, alimentar, matérias primas, nas quais se incluía o petróleo, etc., nunca se deve ter vendido tanto caviar e champanhe nas “épiceries fines”, como nunca deve ter havido tantos sem-abrigo; enquanto uns enriqueciam, sem qualquer esforço e em pouco tempo, o emprego diminuía, porque não havia investimento na produção e os capitais eram direccionados, para não pagar a factura social que pudesse resultar, para as offshores…

    o mais escandaloso não é que o ESTADO, que somos todos nós incluindo esses magnatas das offshores, que até já nem precisavam de explorar os seus servos para ganhar fortunas, tenha gasto e tenha ainda de gastar muito carcanhol, para que os mais pobres ainda possam sobreviver, ser tratados e instruídos, o mais escandaloso é que tendo de subtituir-se, mal, à iniciativa privada, na criação de alguma riqueza, através do investimento público, está a financiar os lucros sem riscos e sem encargos dessa elite económica do ca do burgo, como, ainda por cima, quando as coisas correm mal, tem de aparar-lhes as quedas e nacionalizar-lhes os prejuízos!

    é indecente, o que a elite económica tem feito neste país e, indecente também o que os arautos do “liberalismo” (sabe-se lá de qual) faz agora ao indicar às classes médias, que têm andado a suportar tudo isto, que o mal está nos desempregados e empobrecidos do reino, que não querem fazer nada e apenas procuram viver à custa do ESTADO…

    mas, o que se verifica, afinal, é que é essa elite económica que tem sido artificialmente enriquecida pelo próprio ESTADO, sem ter de assumir deveres ou responsabilidades e sem fazer nenhum, pondo a salvo os ganhos, que tiveram em operações duvidosas, longe do alcance de qualquer legítimo controlo fiscal… as somas que foram injectadas no BPN, mais as mastodônticas fraudes fiscais, somadas a toda uma série de falências frudulentas, dariam para pagar o TGV e equilibrar as contas da segurança social para as próximas 5 décadas, pelo menos…

    como diz o Medina Carreira, para reduzir o emprego e fazer investimentos públicos é preciso ECONOMIA (traduzindo: produzir riqueza) e também diz que na Tugolândia não se produz nada… mas de quem é a responsabilidade? não será em primeiro lugar dessa mesma elite económica deste país, que se tem encostado ao ESTADO?

    Gostar

  64. 28 Junho, 2009 18:22

    no último parágrafo é reduzir o desemprego e não reduzir o emprego.

    Gostar

  65. 1-2-3 permalink
    28 Junho, 2009 18:25

    43.

    Esqueceu-se de Mário Soares, Almeida Santos, José Sócrates e mais não digo.
    Tome Aricept que faz bem à memória.

    Gostar

  66. 28 Junho, 2009 18:26

    Há uns anos num debate com Paulo Portas, Francisco Louçã disse que Portas não podia falar sobre a paternidade por este não ser pai.
    Caiu meio mundo em cima de Louçã.
    Agora a Helena Matos (uma das pessoas que mais gosto de ler) insinua que os autores do “contra-manifesto” não podem falar sobre a criação de emprego por nunca terem criado um emprego.
    Não percebo o silêncio daqueles que na altura criticaram a demagogia de Louçã.

    Gostar

  67. artur mendes permalink
    28 Junho, 2009 18:43

    ” La carte des deroit’s Humane Portuguese” ( em francês do Cacem é mais convincente)
    Artº. 69… A melhor forma dos portugueses garantiram o trabalho e o sustento é EMIGRAREM!

    Gostar

  68. Anonino permalink
    28 Junho, 2009 18:45

    .
    Já no fim de 2007 Portuga era o 19º pais com PIOR divida externa entre 204 países, Mundo. Per capita nem é bom falar. ….
    .

    Gostar

  69. 28 Junho, 2009 18:48

    artur mendes 69,

    há muitas décadas que existe muito desemprego no reino e, consequentemente, há muitas décadas que os tugas emigram… se voltassem todos, teríamos o desemprego multiplicado por 20… não?

    Gostar

  70. 28 Junho, 2009 18:50

    Subscritores!!!!!!!!???

    Tantos.

    A «pandilha» do ISC(Z)É em acção.

    Gostar

  71. Pedro permalink
    28 Junho, 2009 19:01

    Temos aqui as ondas choque de Sócrates

    O choque do Desemprego
    O choque na Educação
    O choque na Banca
    O choque Tecnológico
    O choque nas pequenas e médias empresas
    O choque nas famílias em desespero
    O choque da Divida Pública
    O choque da corrupção
    Com tantos choques, andamos todos de cabelos em pé.

    Gostar

  72. Pedro permalink
    28 Junho, 2009 19:04

    Acabem de uma vez com estas ideias estúpidas de obras e mais obras, olhem para a situação do nosso país que mais parece um filme de terror.
    Agora surge uma nova obra monstruosa que vai custar a todos mais de 4 mil milhões de euros , uma nova auto-estrada Lisboa-Porto.
    O governo deve se concentra-se sim é para aqueles que mais precisão do seu apoio, aqueles que criam riqueza ao País. São as pequenas e médias empresas que mais necessitam de ajuda face há grave situação económica que nós todos atravessamos neste momento.
    São estas as empresas que criam emprego e podem a curto prazo inverter a situação porque de outra maneira “obras publicas” iremos caminhar para um buraco sem fundo á vista.
    O governo PS viu chumbado os projectos do novo Aeroporto e do TGV agora tem outra carta na manga para sair do baralho.Eles “PS” tentam fazer omoletes sem ovos, com o dinheiro dos outros também eu fazia vida de rico.

    Gostar

  73. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 19:10

    #73

    Quem ler o o que dizes até pensa que é verdade!
    E no resto do mundo?

    Afinal é ou não uma crizezinha?!

    AMANHÃ É O DIA-MADOFFF…e nós, os ricos, por cá?

    Gostar

  74. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 19:14

    #74

    O terror do conta-kilómetros a zero?? Ou o pára-tudo e não faças nada..vai dar a telenovela”MAdame Horror”

    Afinal o problema é o desemprego ou o endividamento?!
    É que se houver emprego as dívidas vão-se pagando…sem emprego (sem obra pública) é que é mais comlicado para vencer a “crizezinha”

    Afinal é ou não uma “crizezinha”?!

    AMANHÃ É O DIA-MADOFFF…e nós, os ricos, por cá?

    Gostar

  75. JP Ribeiro permalink
    28 Junho, 2009 19:14

    Declaração Universal dos Direitos Humanos
    Declaração Universal dos Direitos das Crianças
    Declaração Universal dos Direitos dos Idosos
    Declaração Universal dos Direitos dos Gays
    Declaração Universal dos Direitos das Lésbicas
    Declaração Universal dos Direitos dos Ambliopes
    Declaração Universal dos Direitos dos Paraplégicos
    Declaração Universal dos Direitos Linguisticos
    Declaração Universal dos Direitos Colectivos dos Povos
    Declaração Universal dos Direitos ______________(escreva aqui qualquer coisa para ajudar a construir a próxima utopia)

    Gostar

  76. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 19:16

    ALERTA DE RAPTO DE CRIANÇAS

    Sistema vai estar disponível em Portugal a partir de Segunda-Feira.

    O QUE FIZERAM OS GOVERNOS ANTERIORES?!

    Pois! A gente sabe 😉 NADA!

    AMANHÃ É O DIA-MADOFFF…e nós, os ricos, por cá?

    Gostar

  77. honni soit qui mal y pense permalink
    28 Junho, 2009 19:18

    Este manifesto de lambedores de botas do PS , cheira a manif da União Nacional a arregimentar os seus .

    Gostar

  78. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 19:21

    #77
    Escreve tu!

    Gostar

  79. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 19:23

    #79

    Verdade?!
    Não falavas assim quando eram só 28

    Gostar

  80. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 19:25

    ALQUEVA — 50 ANOS DE ATRASO

    REGADIO DA COVA DA BEIRA —- 50 ANOS DE ATRASO

    E AMANHÃ É O DIA-MADOFF!!
    150 anos de prisão…..e nós os ricos por cá?!

    Gostar

  81. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 19:41

    a sério é a palhaçada dos 28 ressabiados 28.

    Gostar

  82. Com a Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 20:08

    BERNARD MADOFF – MAIOR FRAUDADOR INTERNACIONAL
    ARRISCA-SE A 150 ANOS DE PRISÃO

    50 MIL MILHÕES DE DÓLARES DE FRAUDE!!!

    VEJA AQUI A INFOGRAFIA DO PAI-TUTOR DOS GESTORES BANCÁRIOS DO PSD:

    http://noticias.sapo.pt/multimedia/infografias/bankfraudptl2606.html

    E nós os ricos por cá?!
    Cavaco Silva
    Oliveira e Costa
    Miguel Cadilhe
    Jardim Gonçalves
    Opus Dei
    João Coimbra
    Dias Loureiro
    Tenrreiro

    Gostar

  83. honni soit qui mal y pense permalink
    28 Junho, 2009 20:08

    Mete o regadio no cú pá.

    O que se quer com essas merdas é fazer laguinhos para turistas , como no Al-Queva essa merda que só serve para golfe e resorts.
    Um país apostado em limpar o cúzinho aos turistas , sim que para isso é que querem aeroportos em Alcochete e a ampliação de Beja .Ou achas que é para quê ? para low-cost do tuga para cancum ?

    Não temos nenhuma vergonha .O sonho do tuga era sacar escravos,especiarias , ouro e diamantes, remessas de emigrantes, fundos comunitários ( por essa ordem )e agora a dinheirama do turismo em todo o rectangulo.
    TRABALHAR , ESTUDAR isso era prá malta que tem pessimo clima , ou calvinistas pedofilos .

    Cá a malta quer é arrotar postas de pescada e arranjar namoradas a armar ao self-made-man .

    Regadio ? agricultura ? com quê ? com esta malta que quer é estudar rotulos da super bock e da sagres e ir a festivais de verão ?

    Este País não é viável a não ser que os tugas se deixem de caganças .Uns tesos armados em ricos , de Audi arrestado , casa penhorada , bancos ( quase ) falidos “benzidos” por “auditorias amigas” dos TOCs Rocs da praça e majors de audit trafulha .

    E um Governo de mentirosos ,ilusionistas , liderados pelo super pinocchio .

    O que todos precisam é um choque de verdade , um choque de realidade .

    Ponham na vossa cabeça que agora estamos reduzidos á insignificancia do rectangulo … coisa só vista antes de 1415.

    Regadio ? turismo pá . BES , litoral alentejano , resorts e merdas .

    Cá pela terreola tuga só empresas protegidas pelo Estado , como PTs , EDPs e Galps ainda prosperam.Monopolizam , fixam preços , manipulam o mercado .Além de Berardos amigos , especuladores a quem facilitam golpes acionistas .
    Prospera também a grande distribuição…pois a malta tem de comer .

    O resto morre por falta de vontade dos herdeiros , a que se dá passagens automática , exames “acessíveis de bé á bá ” a matemática e camisetas de venus nas EB 2/3 … isso é que a malta acha que é progresso.

    Quem é que tu achas que vai trabalhar o Regadio da Cova da Beira ou Alqueva ? Os portugueses das Novas Oportunidades ?

    Falidos e armados em ricos … eis os tugas do Seculo XIX .

    Gostar

  84. honni soit qui mal y pense permalink
    28 Junho, 2009 20:10

    Vai mas é jantar o prato de lentinhas que o teu primeiro ministro te ofereceu .

    Gostar

  85. honni soit qui mal y pense permalink
    28 Junho, 2009 20:12

    As geraçoes futuras vão é pagar investimentos públicos da treta com caricas da Super Bock .

    Gostar

  86. Toninho Saloio permalink
    28 Junho, 2009 20:18

    http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00897E08-76FC-44B3-9C45-C034E0443773&contentid=00D1A193-1C98-4A8A-86DC-A27C7DBB3EE4

    A “tralha” na CML, não bastava no BPP,BPN e BCP.

    O Sr. Presidente pede transparencia.

    Gostar

  87. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 20:20

    os palhaços ao serviço de belém e a incompetência da crise que nunca mais dá cabo disto.

    Gostar

  88. Toninho Saloio permalink
    28 Junho, 2009 20:25

    O crescente agravamento do montante da dívida a fornecedores evidencia que a transferência de fontes de financiamento – de instituições financeiras para fornecedores – já constatada desde 2003 se continua a verificar”, afirma o TC.

    De acordo com o documento, a utilização da capacidade de endividamento passou de 65 por cento em 2001 para 182 por cento em 2003, 146 por cento em 2004 e 211 por cento em 2005

    Há ganda Pedrocas, agora compras um “elicopetero” quando fores presidente da Camara e colocas 250 amigos competentes a dar apoio a delipadação do Olissipo.

    Faz mal, a malta paga, não queremos é que te falte nada

    Gostar

  89. 28 Junho, 2009 21:24

    fico curioso (mas se calhar alguém já perguntou nos muitos comentários que por aqui há) em saber quantos postos de trabalho criou Helena Matos e se já teve de fazer contas para ver como no fim do mês paga salários, cumpre obrigações fiscais, paga a fornecedores e, claro, ainda investe na modernização do negócio/empresa? Só uma perguntinha…

    Gostar

  90. Toninho Saloio permalink
    28 Junho, 2009 21:26

    “O programa político da direita está agora mais claro: rasgar significa eliminar aquilo que foram as políticas de modernização que introduzimos no país, mas também significa retroceder nas políticas sociais em nome daquilo que é o velho chavão ideológico da direita portuguesa, a ideia do Estado mínimo, a ideia em que qualquer área que o Estado se meta é um empecilho, um fardo”, afirmou.

    É o que a velhice pretender -é rasgar – os contratos como o Vale de Azevedo.

    Rasga-se o antiquado, a valhice

    Gostar

  91. Basico permalink
    28 Junho, 2009 21:42

    Esta discussao faz-me lembrar os bons velhos tempos do vale e azevedo a frente do benfica.
    Andavam a justica em cima dele e uma trupe de burros benfiquistas a fazer fila a volta do estadio a tentar dizer que tudo nao passava de uma cabala contra o homem de bem. Era tudo a falar pras camaras a dizer que o homem era o maior, que nao passava tudo de uma enorme mentira, etc.

    Sera que nem ao menos com factos a coisa vai la?

    Portugal e o ultimo da europa, alguem disputa isso?

    Portugal e o pais da zona euro com maior assimetria na distribuicao de rendimento, alguem disputa isso?

    Portugal e o pais da zona euro, que, face aos seus pares, menos convergiu para a media europeia, tendo sido ultrapassado por muitos dos que entraram depois.

    Portugal encheu-se de dividas e e agora um dos paises mais endividados do mundo.

    O PIB per capita de Portugal e dos mais baixos da europa.

    Portugal afunda-se a olhos vistos…

    Gostar

  92. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 21:55

    sicn inaugura mais um programa anti-sócrates a cargo da loira de serviço.

    Gostar

  93. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 22:00

    pudera , básico , só o ordenado do constâncio representa uma bela fatia da riqueza produzida no país e tanto fazia lá estar o tipo ou não. e como ele são às centenas de marmanjos que temos de sustentar. como queria que não fossemos pela pia abaixo?
    aposto que até é essa malta , cujo ordenado e funções não tem nada de parecido com efeito multiplicador ( mas sim diminuidor ) na economia , que contribui à grande e à francesa para a grande desigualdade de rendimentos em portugal.

    Gostar

  94. Basico permalink
    28 Junho, 2009 22:25

    O que vale e que contra gajos como o Arrogancias, temos os factos e a cruel realidade de um Portugal de mxrda.

    10 anos de cavaco, 7 anos de guterres, 3 anos de durao/ santana, 4 anos de socrates.

    Milhoes e milhoes de euros supostamente injectados no “social”, propostas e mais propostas do mesmo, e no entanto…

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1389137&idCanal=62

    Cerca de um terço da população vive “um contexto de precariedade” e está preocupado “com a sua sobrevivência”, indicam os resultados. A impossibilidade de pagar uma semana de férias fora, manter a casa aquecida (32,6 por cento não o conseguem) ou não usufruir da baixa médica total por razões económicas ultrapassam em muito os 20 por cento de pobres. O índice resultante do inquérito diz que 35 por cento dos portugueses têm uma privação alta ou média. Mais de metade (57 por cento) tem um orçamento familiar abaixo dos 900 euros.

    Estas condições deficientes ou más coincidem com o nível de satisfação com a vida: em Portugal, ele é dos mais baixos, comparado com outros países da União Europeia

    Gostar

  95. Largo do Padrão permalink
    28 Junho, 2009 22:35

    O CAA está a censurar os comentários críticos ao que ele diz do JPP.

    Gostar

  96. 28 Junho, 2009 22:48

    e outra nota curiosa: se a censura a este manifesto pelo Público (que não deu notícia da coisa) fosse feita por um outro qualquer meio de comunicação social, aqui d’el rei que os tentáculos de Sócrates estavam a dar cabo da nossa liberdade de expressão, mas como foi o jornal onde Helena Matos é colunista a ter este comportamento já nada parece a incomodar…

    Gostar

  97. Pifas permalink
    28 Junho, 2009 23:14

    Se estão abonados invistam para criar emprego aqui na rua:

    500 Euros/mês de subsídio para o Ti Vira aviar traçados ao Zé Pego e a Carminha (dinamização da vitivinícula e indústria química nacionais);

    200 Euros/mês de subsídio para o grupo de reformados que aposta no Euromilhões com desdobramentos (especulação financeira que pode vir a dar grande retorno de divisas);

    100 euros para o prior colocar velas em todos os altares da igreja(energias alternativas).

    Gostar

  98. Com A Verdade Me Enganas permalink
    28 Junho, 2009 23:22

    BERNARD MADOFF – MAIOR FRAUDADOR INTERNACIONAL
    ARRISCA-SE A 150 ANOS DE PRISÃO

    50 MIL MILHÕES DE DÓLARES DE FRAUDE!!!

    VEJA AQUI A INFOGRAFIA DO PAI-TUTOR DOS GESTORES BANCÁRIOS DO PSD:

    http://noticias.sapo.pt/multimedia/infografias/bankfraudptl2606.html

    E nós os ricos por cá?!
    Cavaco Silva
    Oliveira e Costa
    Miguel Cadilhe
    Jardim Gonçalves
    Opus Dei
    João Coimbra
    Dias Loureiro
    Tenrreiro

    ..E AMANHÃ É O DIA-MADOFF!!

    Gostar

  99. Jose Simoes permalink
    28 Junho, 2009 23:22

    Não percebo. Quem defende que vai haver hiperinflação na zona euro pode estar preocupado com dívida actual a pagar no futuro???

    José Simões

    Gostar

  100. Utopia permalink
    28 Junho, 2009 23:27

    Discussão mto interessante!
    Eu devo ter uma mente utópica, porque vejo o que se passa à minha volta e pergunto-me quando será o dia em que o mais importante não é a economia, as empresas e todos os outros organismos, mas sim o ser humano. Quanto mais vejo o que se passa mais certeza teno de que o actual ser humano não passa de um primata primário, bronco, estúpido, de telemóvel na mão, com roupa de marca e armas perigosissimas.
    Não é suposto o desenvolvimento servir o ser humano? Ralmente sou utópica. Não é suposto que a economia se desenvolva para que o ser humano disfrute de melhores condições de vida? Sou utópica.
    Pergunta estúpida: Se o desenvolvmento serve apenas para o proveito de alguns, poucos, para que raio todos os outros hão-de contribuir para o desenvolvimento???? Porque razão alguém há-de trabalhar para benefício de uns poucos?
    Olho o mundo á minha volta, um mundo supostamente evoluido, e vejo 90% da riqueza nas mãos de 1% da população do planeta e pergunto-me se esses 1% trabalharam assim tão duramente que justifique a riqueza que possuem.
    Discutem-se e choram-se as migalhas que se dão àqueles que “vivem à custa do estado”, mas ninguém parece ver o amealhamento, geralmente criminoso, de uma pseudo-elite.
    Pessoalmente, custa-me menos ver distribuir o rendimento minimo àqueles que pouco fazem, do que ver aumentar os rendimentos de fulanos que exploram os outros, usam os estados e até mesmo o crime para chegarem onde chegaram. Se fizermos bem as contas, o estado gasta mais em beneficios para os amigos e comparsas do que em beneficios sociais. E Portugal nem sequer é o pior exemplo.

    Tenho dito!

    Gostar

  101. JMLM permalink
    28 Junho, 2009 23:40

    #51
    Admitamos então que o Estado cria emprego. Como o paga?

    POR FAVOR NÃO MUDE DE OPINIÃO POR MINHA CAUSA, DEFENDA A SUA, APRESENTE AS SUAS SOLUÇÕES, AFINAL O POST É SEU.
    Isto de criticar as soluções de outros é muito fácil, sobretudo quando não sujeitamos à critica.
    Justifique a hipoteca e já agora o cemitério… assim não vamos lá.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  102. Basico permalink
    28 Junho, 2009 23:41

    Segundo os dados do Eurostat, e de longe o pior exemplo da zona euro no que diz respeito a distribuicao da riqueza…

    Nao deixa de ser estranha esta incongruencia. 11 anos de governos socialistas, 13 de governos sociais democratas (centro esquerda) e nem assim parecem ter diminuido as assimetrias sociais em Portugal.

    Para onde tera ido o dinheiro?

    Sera necessario gastar ainda mais, continuar a perpectuar a mesma receita que ate agora nao produziu qualquer resultado palpavel para alem de:

    1 – ter alienado os portugueses do processo democratico
    2 – ter perpetuado as assimetrias sociais
    3 – ter aumentado a participacao do estado na economia para mais de 50% (talvez os paises comunistas consigam melhor)
    4 – ter-nos enchido de dividas que nao se conseguiram jamais pagar

    Gostar

  103. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 23:42

    Utopia , sabe , é o que dá não querermos ter o trabalho de dispensar intermediários. faça você mesmo é um slogan que se devia aplicar também à governação. pronto , tínhamos de arranjar ferramentas e aprender a fazer , e a trabalhar em grupo , mas lá que compensava tirar estas sansegussas do lombo e ter uma vida saúdavel , assim desparasitados , compensava. Afinal a quem serve agora ( e desde sempre ) o estado nação ? a quem o governa e se apropriou dolosamente dele , mais nada. ficávamos muito melhor servidos com qualquer coisa tipo cidades estado inseridos numa qualquer organização global que garantisse os fundamentais direitos humanos.

    Gostar

  104. carlos graça permalink
    28 Junho, 2009 23:47

    Aguaro ansiosamente por um novo Contra-Manifesto… talvez dos 300 espartanos…

    Gostar

  105. Paulo Nunes permalink
    28 Junho, 2009 23:47

    #55 Piscoiso

    Continua a não responder à pergunta.
    Sabe ao menos quais os encargos obrigatórios inerentes a ter ume empresa aberta? Ou gosta apenas de ir mandando uma postas de pescada teóricas sem saber realmente do que fala?

    Gostar

  106. Anónimo permalink
    28 Junho, 2009 23:51

    A pergunta que faz , Básico , é mesmo simples de responder : o povinho produz , paga impostos e está pobre ; os políticos nada produzem , gerem os impostos e estão ricos. Fácil , né ?, ver onde está o dinheiro que os pacóvios desembolsam a troco de más governações atrás umas das outras .

    Gostar

  107. Basico permalink
    29 Junho, 2009 00:00

    E pena que a maioria dos portugueses nao consigam ver isso. Para eles politica e como futebol, ou se e do benfica, do porto ou do sporting. nao interessam os resultados, nao interessam os meios, nasce-se psd, vota-se psd, nasce-se ps, vota-se ps.

    qualquer pessoa com dois dedos de testa e capacidade de critica olha para o Portugal de hoje e nao ve qualquer futuro.

    aqueles que estiveram perto do bloco central (fossem politicos ou empresas), enriqueceram. a classe media ficou mais pobre, endividada por uma geracao (pelo menos), a classe pobre ficou igualmente pobre, recebendo uns rendimentos de enquadramento so para nao encherem a rua a pedir.
    enfim, apos 25 anos houve winners e houve losers… e os losers estao a vista de toda a gente, e o povo portugues.

    Gostar

  108. Anónimo permalink
    29 Junho, 2009 00:07

    #110 – sei e também sei quem inventou o pec.

    Gostar

  109. António Fiúza permalink
    29 Junho, 2009 00:44

    #97

    Todos os produtores de ideias consomem tangíveis. Poucos produtores de tangíveis consomem ideias. Os produtores de tangíveis safam-se melhor no mercado do que os produtores de ideias. Os produtores de ideias precisam que o Estado colecte os produtores de tangíveis e lhes compre as ideias que mais ninguém lhes compra no mercado. Os produtores de tangíveis estão à direita dos produtores de ideias. É a vida. O que é preciso é manter um equilíbrio justo, porque ambos são necessários. Justo é o que nos divide a todos.

    Gostar

  110. 29 Junho, 2009 01:05

    pois é , 114 , sem doutores passo bem , sem batatas é que já não. o Carlos Santos é que acha que ser doutor é mais que agricultor , mas está enganado. aliás , um problema grave dos últimos tempos é o excesso de produtores de ideias ocas e o alargamento artificial da indústria da educação teórica .já ninguém respeita saber académico , pelo contrário , com tanto doutor , resmas , já os olhamos de lado. ( ui , a massificação chegou aos doutores , que chatice a perda de estatuto )

    Gostar

  111. JEM permalink
    29 Junho, 2009 01:26

    Quando o Estado seca o crédito com investimentos não produtivos, ressentem-se as PME’s.

    Crowding Out
    The borrowing of large amounts of money by the federal governmenta process that soaks up lendable funds, drives up interest rates, and eliminates from the credit markets many private firms wishing to borrow money from those markets. The government is able to crowd out private borrowers because its credit rating is so high and because it is willing to pay the interest rate demanded by the market. Small firms and companies with poor credit ratings are most adversely affected by crowding out.

    Gostar

  112. Arrogâncias permalink
    29 Junho, 2009 01:50

    JEM

    Em viz de ir buscar isso à wikipedia sem pensar, que tal reflectir uns segundos e perceber que o mais há é dinheiro nos bancos, a juros baixos? Se o Estado se endividar as taxas de juro nem se mexem.

    Gostar

  113. Dazulpintado permalink
    29 Junho, 2009 01:52

    Basico disse
    28 Junho, 2009 às 11:41 pm
    “Segundo os dados do Eurostat, e de longe o pior exemplo da zona euro no que diz respeito a distribuicao da riqueza…”

    O Basico ainda não percebeu que o desígnio nacional é a generalização da pobresa?

    Gostar

  114. Basico permalink
    29 Junho, 2009 09:19

    Generalizacao da pobreza, mas nao para todos…

    Governo: Gestor acumula cargo com presidência do Turismo de Portugal

    O ex-chefe de gabinete de José Sócrates ganhou, em 2008, como vogal do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da TAP 98 mil euros. Com este salário anual, referida no Mapa de Remunerações dos Órgãos Sociais, Luís Patrão, que é também presidente do Instituto de Turismo de Portugal (ITP) desde Maio de 2006, recebeu da TAP, durante 14 meses, um ordenado mensal fixo de sete mil euros, valor superior ao vencimento do próprio primeiro-ministro.

    Luís Patrão acumula três cargos desde que trocou a chefia do gabinete de José Sócrates pela presidência do ITP: a par da liderança do IPT, onde terá um salário mensal de cerca de 10 mil euros, Patrão é membro do CGS da TAP e vogal da administração da ENATUR, onde não tem remuneração.

    Como vogal do CGS da TAP, Patrão tem, tal como os restantes seis vogais desse órgão, um salário mensal fixo de quatro mil euros, a que acresce um ordenado mensal complementar de três mil euros por ser membro da comissão especializada de sustentabilidade e governo societário, nos termos do Estatuto Remuneratório do mandato 2006-2008. No ano passado, essa comissão fez, segundo o relatório de Sustentabilidade da TAP, cinco reuniões para tratar de assuntos da TAP, SGPS e outras tantas para abordar temas da TAP, SA. Ao todo, em 14 meses de salário, aquela comissão realizou dez reuniões, com uma taxa de participação de 91 por cento.

    O CM tentou falar ontem com Luís Patrão, através do assessor de imprensa, mas tal não foi possível até ao fecho da edição.

    COMISSÃO PRESIDIDA POR PINTO BARBOSA

    A comissão especializada de sustentabilidade e governo societário integrava, no mandato 2006–2008, todos os membros do Conselho Geral e Supervisão da TAP.

    Além de Luís Patrão, aquela comissão é constituída por Manuel Pinto Barbosa, presidente, Vítor Cabrita Neto, ex-secretário de Estado do Turismo de António Guterres, João Borges de Assunção, assessor do Presidente da República, Carlos Veiga Anjos, administrador não-executivo da Empordef (holding do Estado para a Defesa), Rui Azevedo Pereira da Silva e Maria do Rosário Ribeiro Vítor. Veiga Anjos preside ao Comité de Reestruturação Económico-Financeira da TAP, criado já este ano, de que são vogais Cabrita Neto, Luís Patrão, Michael Anthony Conolly e Luís Manuel da Silva Rodrigues.

    RENDIMENTOS NÃO REVELADOS

    Luís Patrão só entregou no Tribunal Constitucional a declaração de rendimentos referente ao início de funções como presidente do Instituto de Turismo de Portugal (ITP), em Maio de 2006.

    A lei 4/83, que estabelece o controlo da riqueza dos titulares de cargos políticos, estabelece no artigo 2º, nº 3, que “os titulares de cargos políticos e equiparados com funções executivas devem renovar anualmente as respectivas declarações”. Só que, desde que tomou posse como presidente do ITP, Luís Patrão nunca mais entregou a respectiva declaração anual de rendimentos. Por isso, está em falta a declaração de rendimentos de 2007.

    Seja como for, Luís Patrão declarou em 2006, como consta no documento depositado no Tribunal Constitucional, um rendimento anual de 73 844 euros. O presidente do ITP tinha, nessa altura, acções do BCP, Brisa, Edp, Portugal Telecom e PPR de quase 25 mil euros no Montepio Geral.

    SAIBA MAIS

    COMISSÃO DE AUDITORIA

    Pinto Barbosa, Veiga Anjos, Borges de Assunção e Maria do Rosário Vítor são de duas comissões: Sustentabilidade e Auditoria.

    7000

    euros é quanto recebe por mês um vogal do CGS: quatro mil euros de salário, mais três mil por integrar uma comissão.

    714 000

    mil euros por ano é quanto custa ao Grupo TAP o CGS e as duas comissões especializadas

    Gostar

  115. 29 Junho, 2009 10:37

    Quando eu era criança achava incompreensível que existessem pessoas e países pobres. “Uma vez que – pensava eu – existe a “Casa da Moeda” onde o dinheiro é feito, porque é que não fazem mais dinheiro? Assim, já ninguém terá falta!”

    Julgo que há pessoas – adultas! – de esquerda que pensam desse modo e imaginam que a riqueza de um país se faz por decreto, na “Casa da Moeda”.

    Gostar

  116. Anónimo permalink
    29 Junho, 2009 11:20

    pois, eu penso que há pessoas – adultas! – de direita que pensam que são donos da casa da moeda.

    Gostar

  117. 29 Junho, 2009 11:25

    É verdade que há pessoas “de direita que pensam que são donos da casa da moeda”. Mas isso não explica o problema da criação de riqueza nem anula o que foi dito.
    De resto, também há pessoas de esquerda que pensam que são donos da casa da moeda!

    Gostar

  118. Anónimo permalink
    29 Junho, 2009 11:50

    tal como pessoas de direita que pensam desse modo e imaginam que a riqueza de um país se faz por decreto, na “casa da moeda”.
    o que não anula que continuem a existir pessoas à esquerda e à direita que produzem riqueza. ou será que a produção de riqueza é um exclusivo da direita?

    Gostar

  119. Basico permalink
    29 Junho, 2009 12:00

    A julgar pelo que aconteceu em todos os países comunistas, maoistas, socialistas, eu diria que sim.

    Gostar

  120. Paulo Nunes permalink
    29 Junho, 2009 12:18

    #121 Anónimo das 11:50

    “(…)o que não anula que continuem a existir pessoas à esquerda e à direita que produzem riqueza. ou será que a produção de riqueza é um exclusivo da direita?”

    A produção não, mas a pós-produção sim. Quem se esforça para produzir algo e vê que outros que se recusaram a esforçar vão igualmente beneficiar com esse esforço, acaba por se indignar.

    É essa indignação que faz com que deixem de ser de esquerda.

    Gostar

  121. carlos graça permalink
    29 Junho, 2009 14:26

    estou que nem posso…

    Gostar

  122. Anónimo permalink
    29 Junho, 2009 15:22

    #123 – aquilo que descreve deve passar-se na sua rua, li, reli e tresli, mas não vou lá sem fotografia.

    Gostar

  123. Paulo nunes permalink
    29 Junho, 2009 16:12

    #125 – Experimente a produzir qualquer coisa em Portugal e já percebe.

    Gostar

  124. Anónimo permalink
    29 Junho, 2009 17:05

    #126 – “Experimente a produzir qualquer coisa em Portugal e já percebe”
    exactamente, é esse o meu problema, produzo e raramente faço experiências.

    Gostar

  125. Manifesto 28 permalink
    29 Junho, 2009 17:23

    A um tipo com dívidas deve-se dizer: meu caro, nada de investir, ok? Tem que poupar, ser comedido e, talvez daqui a 40 anos, tem a sua dívida paga. E aí pode morrer descansado. Por essa linha de pensamento, diz-se a um jovem com o empréstimo da compra da casa às costas. Olha amigo, nada de aumentar a família, OK? Senão, já sabemos, vai querer mudar para uma casa maior, com mais quartos e por aí fora, e, isso não pode ser. E porque o sexo é só para procriar, não fode, não compra e não muda. Trabalha e junta. Poupa. Poupa muito e, se possível, deposita no BPP.

    Gostar

  126. Manifesto 28 permalink
    29 Junho, 2009 17:30

    Portugueses, abandonem o barco. Vão-se embora. Nós que passamos a vida no estrangeiro, não queremos por cá modernices como o TGV. Só a malta do PSD sabe. Só nós sabemos fazer.Se o TGV tiver que ser, que seja pela mão do PSD. Só assim garantimos que a despesa vá para os bolsos certos. Afinal, só nós somos de boas famílias e coisa e tal.

    Gostar

  127. Manifesto 28 permalink
    29 Junho, 2009 17:31

    E depois há as “piquenas e médias empresas”.

    Gostar

  128. Basico permalink
    29 Junho, 2009 17:45

    Boa Manifesto

    Entao a sua recomendacao é a seguinte (situacao hipotetica)

    Temos uma familia que pede um primeiro crédito a habitacao cujas prestacoes lhe consomem 40% do rendimento disponivel.
    Depois essa mesma familia quer comprar um carro, toma mais um credito que lhe consome mais 10% do rendimento disponivel.
    A familia ve que os amigos do lado tem um plasma e um home cinema, mais um credito, mais 10% do rendimento disponivel (já so tem 40%)
    A familia quer ir de ferias, anda cansada de tanto trabalho, uma viagem ao brasil, mais 5% do rendimento disponivel (ja so ficam com 35%).
    Dos 1000 euros que tinham de rendimento familiar, so lhes restam 350 para comprar roupa, pagar contas, etc.

    O que é que se recomenda a uma familia destas?

    Seguindo a sua brilhante logica, é investir. é fazer um emprestimo que lhes consuma 25% do rendimento disponivel (ficam com 10%), investir esse dinheiro num projecto qualquer maluco, e esperar que o retorno do emprestimo seja bom o suficiente para pagar o credito, e, se possivel, diminuir o endividamento.

    Se é essa a forma como gere as suas financas, boa sorte.

    Gostar

  129. Acção Directa permalink
    29 Junho, 2009 18:50

    Este é para a Senhora:

    Adeus Publico.

    Cumprimentos.

    Gostar

  130. Ricardo permalink
    29 Junho, 2009 23:05

    Há que admitir que Helena Santos levou uma ensaboadela de meia noite de Carlos Santos. Excelente a resposta no blogue dele.

    Gostar

  131. António Fiúza permalink
    29 Junho, 2009 23:32

    #131

    O que é que se recomenda? Que gaste menos. Compra uma habitação mais modesta. Anda de transportes públicos. Conserva o aparelho de TV convencional. Faz férias na terrinha dos antepassados em Trás-os-Montes. País que produz como os marroquinos não pode viver como os holandeses.

    Gostar

  132. António Fiúza permalink
    29 Junho, 2009 23:36

    “133

    Qual é a profissão do Sr Carlos Santos?

    Gostar

  133. Basico permalink
    29 Junho, 2009 23:55

    #135

    Profissao do Sr Carlos Santos (bem mal educado por sinal) so pode ser:

    Intelectual de Esquerda

    Perdao, Professor Universitario da Area das Ciencias Humanas com inclinacoes politicas de esquerda (bolchevique)

    Gostar

  134. 30 Junho, 2009 02:13

    Utente morreu por falta de assistência médica
    Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo encontra-se há três dias sem médico

    http://www.diario.iol.pt/sociedade/saude-morte-inquerito-alentejo-medico-tvi24/1069045-4071.html

    ……………………………………………………………………………

    Gostar

  135. 30 Junho, 2009 07:44

    PORTUGAL – ESTADO FALIDO …………….
    CAROS CONTRIBUINTES

    PORTUGAL ESTA FALIDO.

    TEMOS UMA DIVIDA EXTERNA DE 348 MIL MILHOES DE EUROS.

    AS RECEITAS DE IMPOSTOS DIRECTOS CAIRAM 20 %.

    AS EXPORTACOES CAIRAM MAIS DE 35 %.

    O PRODUTO INTERNO BRUTO ( PIB ) JA RECUOU 4,5 % E AINDA ESTAMOS EM JUNHO DE 2009.

    MUITO PROVAVELMENTE ATINGIREMOS UM RECUO PARA 7 % ATE AO FIM DO ANO.

    AS VOZES OCULTAS DOS CABROES DOS POLITICOS ( ECONOMISTAS DE PLANTAO ), JA FALAM QUE TERAO QUE AUMENTAR AINDA MAIS OS IMPOSTOS DOS DESGRACADOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES, E REDUZIREM SALARIOS.

    O NUMERO DE DESEMPREGADOS JA E SUPERIOR A 600000 PESSOAS ( SEISCENTAS MIL PESSOAS ), GENTE QUE COME / TEM RENDAS DE CASA PARA PAGAR / AGUA / ELETRICIDADE / GAS / TELEFONE / REMEDIOS / TRANSPORTES ……………… ETC……..

    O QUE QUEREM DE NOS ESTES CHULOS ?

    QUEREM QUE PASSEMOS FOME?

    QUEREM QUE OS PORTUGUESES NO LIMITE DA SOBREVIVENCIA REAJAM DE MANEIRA VIOLENTA ?

    E ISSO QUE ESSES SENHORES DESEJAM ?

    OLHA QUE PODEM CONSEGUIR ……. E DESTA VEZ, TALVEZ NAO SEJA COMO FOI NO 25 DE ABRIL DE 1974.
    ABSTENCAO EM FORCA NAS ELEICOES LEGISLATIVAS E AUTARQUICAS 2009

    UM ABRACO DEMOCRATICO.

    RAMIRO LOPES ANDRADE
    ramirolopesandrade.blogspot.com

    ———————————————————

    DIVIDA EXTERNA DE PORTUGAL // 348 MIL MILHOES DE EUROS // DEZEMBRO 2008

    http://www.bportugal.pt/stats/sdds/extdebt.htm

    348 BILIOES DE EUROS EM DIVIDA EXTERNA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MAIS COMENTARIOS PARA QUE ?
    E ASSIM QUE SE ENTERRA UM PAIS, EU JA VI ESTE FILME NO BRASIL ……..
    CADA HOMEM / MULHER E CRIANCA PORTUGUES, DEVE AOS BANCOS INTERNACIONAIS 34.828,00 EUROS ( TRINTA E QUATRO MIL OITOCENTOS E VINTE OITO EUROS ).
    VIVA PORTUGAL !!!!!!!!!!!
    UM PAIS GOVERNADO POR GATUNOS E OUTRAS COISAS MAIS.

    UM ABRACO DEMOCRATICO.

    RAMIRO LOPES ANDRADE
    ramirolopesandrade.blogspot.com

    —————————————————————–

    PEDITORIO URGENTE PARA O PRESIDENTE CAVACO SILVA — JUNHO 2009

    EXMOS CIDADAOS PORTUGUESES

    VENHO AQUI PROMOVER UM PEDITORIO URGENTE PARA SALVAR DA BANCA-ROTA NOSSO MAIS ILUSTRE REPRESENTANTE.
    SEGUNDO O PROPRIO ( PRESIDENTE CAVACO SILVA ), ELE ESTA COM GRAVES PROBLEMAS FINANCEIROS, DEVIDO AS APLICACOES FINANCEIRAS QUE TEM EM BANCOS PRIVADOS QUE FORAM MUITO DESVALORIZADAS.
    TEM PERDIDO MUITO DINHEIRO ” COITADINHO “. FIQUEI REALMENTE SENSIBILIZADO COM SUA SITUACAO FINANCEIRA, E TAMBEM SEU ESTADO DE SAUDE.
    “ SO PARA LEMBRAR “, O SR. SILVA TEM TRES REFORMAS CHORUDAS PAGAS PELOS OTARIOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES.
    PORTANTO, ACHO MAIS DO QUE JUSTO ORGANIZAR UM PEDITORIO PARA O SR. SILVA, QUE E VITIMA DOS MALVADOS BANQUEIROS.
    MINHA CONTRIBUICAO SERA DE 1 CENTIMO, VALOR MAIS QUE SUFICIENTE PARA LHE COMPRAR SUPOSITORIOS, E ENFIA-LOS NO DEVIDO LUGAR DE SUA EXCELENCIA, O SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA.
    SE PRECISAR DE AJUDA PARA COLOCA-LOS TEREI MUITO PRAZER EM COLABORAR, APESAR DE MINHA ABSOLUTA FALTA DE EXPERIENCIA NA UTILIZACAO DE SUPOSITORIOS E OUTRAS COISAS.
    SOMENTE QUERO O BEM ESTAR DE SUA EXCELENCIA ……….RSRSRSRSRRS.
    MAS PODEMOS COMPRAR SUPOSITORIOS DAS CALDAS DA RAINHA, PORQUE DEVEM FAZER EFEITO MAIS RAPIDAMENTE, APESAR DE PODER CAUSAR AO DIGNISSIMO PRESIDENTE CAVACO SILVA ALGUM INCOMODO …………….. RSRSRSRSRS.
    PORTANTO CAROS PORTUGUESES …………. CONTRIBUAM ……………………….
    MANDEM CHEQUES DE 1 CENTIMO PARA O PALACIO DE BELEM EM LISBOA, PARA AJUDAR O DIGNISSIMO PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA A SAIR DA GRAVE SITUACAO FINANCEIRA QUE SE ENCONTRA, E TER DINHEIRO PARA COMPRAR SUPOSITORIOS , DEVEMOS TODOS AJUDA-LO………. E UM DEVER CIVICO E PATRIOTICO.
    HA, JA ME ESQUECIA………………
    ABSTENCAO EM FORCA NAS ELEICOES LEGISLATIVAS /AUTARQUICAS – 2009

    UM ABRACO DEMOCRATICO.

    RAMIRO LOPES ANDRADE
    ramirolopesandrade.blogspot.com

    Gostar

  136. Anti Liberais permalink
    30 Junho, 2009 12:49

    @53

    Vamos despedir! Toda a gente! É já a correr! Todos!

    A solução é despedir! Mandar todos para a put@ que nos pariu não é? Mas também vou deixar de pagar a casa, o carro, os impostos! Porque se posso ser despedido quando querem ou porque não dá jeito “à economia, deusa e senhora toda reguladora”, também vou eu deixar de pagar as minhas dívidas e assim enterrar mais um pouco a economia!

    E… Porque não ter filhos nesta maravilhosa “economia, toda ela deusa e reguladora”, porque de facto temos as melhores condições não é? Aliás, ter tudo liberal é a melhor forma de haver uma vida com condições para se poder ter filhos não é?

    Portanto e recapitulando:

    1) Querem usar as pessoas como querem e lhes apetece – afinal o mercado “regula”.
    2) Querem que tenhamos filhos.
    3) Mas o emprego é precário!
    4) As dívidas caem de qualquer forma. Essa parte já é irrelevante claro – o coitado que perdeu o emprego que f*da, é só mesmo estatística!…

    Contradição? Não! É a economia, estúpido! As pessoas têm que se adaptar a tiranias, a ser chulado e mal pago, e a aceitar aquilo tudo como uma prostituta quando está a vender o corpo! É o melhor, é a economia, que tudo regula.

    As pessoas? Que se fodam!

    Eu? Quero mais é que os liberais se lixem… com “f”! 😉

    Gostar

  137. Basico permalink
    30 Junho, 2009 13:27

    Nao sao os liberais que despedem pessoas. Sao os incompetentes que gerem as empresas e o pais que criam as condicoes para que tal aconteca.

    Gostar

  138. anónimo permalink
    30 Junho, 2009 15:03

    #139
    A destruição deliberada de uma empresa é crime.
    A incapacidade para manter uma empresa activa não é crime.
    Se acha que uma empresa se mantém activa para todo o sempre, desde que ninguém cometa o crime de destruí-la deliberadamente, desate a empresariar.
    Se o sistema político o permitir, cada vez que uma empresa fecha abre outra. Nesse caso, o emprego global mantém-se. Mas o súcialismo faz mal à saúde. Não se queixem.

    Gostar

  139. anónimo permalink
    30 Junho, 2009 15:05

    #134

    Apoio-o a mais de 100%.

    Gostar

  140. Anónimo permalink
    30 Junho, 2009 17:58

    «É moralmente aceitável passarmos às gerações futuras este nível de endividamento?»

    Perfeitamente aceitável, desde que lhes deixemos também património suficiente para cobrir a dívida.

    Claro que corremos o risco de o activo que estamos a construir ser insuficiente para cobrir o passivo. Todo o investimento é um risco. Mas, neste caso, não investir é um risco maior. Por pensar como a Helena Matos que Salazar, esse homem prudente, nos deixou um país quase sem infraestruturas.

    Gostar

  141. Basico permalink
    30 Junho, 2009 21:00

    É a conta de génios como o #143 que a coisa vai pra frente.

    Nas suas matematicas de primeira classe, como é que um TGV entra para os activos e passivos?

    Acha que, sendo um bem movel, sujeito a desgaste, daqui a 30 anos vai valer mais do que quando foi construido?

    Melhor ainda, quando fazem actualmente as contas e verificam que o investimento nao tem retorno positivo, nem mesmo com “factores sociais”, como é que isso joga com a sua matematica do “patrimonio suficiente”.

    Acha que alguem compra TGVs em segunda mao? Ou carris? Ou postos de electricidade?
    Ou aeroportos sem trafego?

    Gostar

  142. Anónimo permalink
    30 Junho, 2009 22:52

    E quando o petróleo estiver tão caro que só os milionários possam andar de avião, o que dirão as gerações futuras se não tivermos construído o TGV? Vão construí-lo elas à pressa?
    Não há dúvida que você é mesmo básico, Básico.

    Gostar

  143. Anónimo permalink
    30 Junho, 2009 22:55

    O TGV não precisa de valer mais daqui a trinta anos do que quando foi construído: basta que valha mais do que o remanescente da dívida. Mas pode valer mais do que à data da constução, se durante esse tempo for mantido, renovado e expandido em função das necessidades.

    Gostar

  144. Pedro permalink
    30 Junho, 2009 23:05

    O Governo ROSA quer á força deixar algum para mais tarde recordar “TJV+NOVO AEROPORTO+UMA NOVA PONTE+UMA 3ª AUTO ESTRADA+MAGALHÃES+…………..ETC, ETC.” o que vamos todos recordar durante anos é a situação em que fica o País, com dividas até aos cabelos, e já sem as conhecidas TANGAS

    Gostar

  145. Anónimo permalink
    30 Junho, 2009 23:07

    E mais: os que fizeram contas não verificaram coisa nenhuma. As contas só lhes dão para fazer previsões, e por isso é que estas variam. As verificações fazem-se depois, perante os factos.

    Para já, aqui no Grande Porto, o Metro tem sido um sucesso. Pode ainda não valer mais do que o remanescente da dívida contraída para o construir, até porque houve uma enorme derrapagem, mas lá chegará. E se fosse possível contabilizar a crédito do Metro o que eu e milhares de pessoas como eu poupamos em combustível, estacionamento e risco de acidente, chegaria lá muito mais depressa.

    O meu filho, que já é das “novas gerações”, diz o mesmo que eu.

    Gostar

  146. anonimo permalink
    1 Julho, 2009 00:02

    O TGV andaria com energia eléctrica produzida pela combustão de petróleo.

    Gostar

  147. Basico permalink
    1 Julho, 2009 12:01

    O #148 reflecte da realidade deste país.

    O Metro do Porto é deficitário, perde dinheiro todos os anos, porque? Porque o que cobra em bilhetes nao chega para pagar os custos, ou seja, o que #148 poupa em gasolina é, mais coisa menos coisa, o que o estado perde com o metro (mais os vencimentos dos amigos que estao na comissao gestora da coisa).

    Na CP passa-se a mesma coisa, tem 3.3 mil milhoes de passivos, este ano deu mais 100 milhoes de prejuizos, para que os seus utentes “poupem na gasolina”.

    O Portugues gosta é destes subsidios, viver permanentemente a sacar o estado, estado esse que nao paga as coisas e manda pra frente, pras geracoes vindoras.

    Gostar

  148. Anti Liberais permalink
    1 Julho, 2009 14:13

    Caro Básico:

    Em relação ao #150, então qual seria a opção?

    Não ter CP? Não ter Metro no Porto? Qual era a opção? Deixar à macacada privada algo que deve ser um serviço público? E pagar um preço elevado depois, para um serviço que ninguém irá usar? Olhe para o caso do SATU em Oeiras – o preço das viagens é o “justo”, portanto ninguém usa aquela trampa! Resultado: Perde-se ainda mais dinheiro!

    Portanto pergunto: Qual é a opção? Têm os mega-defensores da iniciativa privada alguma opção credível, tirando a trampa que já se conhece?

    É que esta lógica do “vive-se à mama do Estado” é muito gira, mas gosto mesmo é de ver ideias concretas que protejam as pessoas… Força aí!

    Gostar

  149. Basico permalink
    1 Julho, 2009 17:00

    Qualquer investimento deve ser rentabilizado com o dinheiro dos seus utilizadores.

    Eu nao moro no porto, nao devo pagar o metro do porto.

    Os utilizadores do metro do porto devem pagar o metro do porto.

    Se a camara quer subsidiar os bilhetes do metro do porto, e uma vez que tem um orcamento com receitas e despesas, que poupe e nao gaste noutras areas da sua intervencao (por exemplo, em subsidios aos clubes de futebol).

    O que nao pode acontecer é gastar o que nao se tem.

    Gostar

  150. Anti Liberais permalink
    1 Julho, 2009 18:09

    Para começar nem todos os investimentos públicos terão que ser rentáveis… ou melhor, a métrica para a rentabilidade do investimento poderá ser o benefício para a população e não necessariamente benefício monetário.

    Agora ver isto na óptica de “cada um paga o seu” é um pouco mau: ora vejamos, tarda nada cada um tem a sua “segurança social” , a sua “saúde”, a sua “educação dos filhos”. Portanto, mais valia a anarquia não é? Cada um por si na selva de betão. Não aceito isso, numa sociedade moderna.

    Portanto, num estado que deve ser solidário todos contribuem para o bem de todos. Parece-me justo.

    Só concordo com o não-desperdício.

    Gostar

  151. Basico permalink
    1 Julho, 2009 18:29

    A grande maioria dos países “modernos” já individualizou a seguranca social, ou seja, cada um retira-se com o que poupou, ninguem pode roubar as geracoes seguintes.
    Veja o caso do Reino Unido, Suica, USA, etc.
    Os países que ainda nao o fizeram, estao em processo de o fazer.

    Gostar

  152. Anti Liberais permalink
    1 Julho, 2009 20:29

    Arranje-me lá dados sobre isso. Gostava de ler, sério! E de perceber porquê! Porque ‘roubar’ é um termo muito forte, e já agora explique-se, se quiser.

    É que para mim, e ainda posso ter a minha opinião, não é roubar, é participar na sociedade. Não é alhear-se do bem comum e solidariedade. Mas claro, os Liberais só querem é saber da paca, pasta, money, dinero não é?…

    Gente estranha…

    Gostar

  153. anonimo permalink
    1 Julho, 2009 21:32

    “154

    não é bem assim. pode encontrar na internet imensa informação sobre as pensões de reforma do estado no reino unido depois das reformas de 2005.

    muitos norte americanos confiaram poupanças a bancos ou afins, foram roubados e estão na miséria. o que é que os liberais radicais ganharam com isso? gostam de conviver com a miséria?

    um português que ganha a exorbitância do smn de 400€, que muitas empresas dizem que não podem pagar, numa situação de exclusiva responsabilidade individual quanto à sua reforma, poupa o quê? morre de fome para poupar?

    Gostar

  154. António Fiúza permalink
    1 Julho, 2009 21:46

    A contribuição para a segurança social tem de ser obrigatória e a segurança social básica tem de ser assegurada (só pode ser pelo estado) nem que chova picaretas. Caso contrário, por causa da imprevidência de uns, da incompetência ou da criminalidade de outros, teríamos de conviver com gente a morrer na rua, sem trabalho, sem casa, doente e com fome.

    Gostar

  155. Basico permalink
    2 Julho, 2009 00:11

    O que se esta a passar com as pessoes em Portugal e um roubo geracional.

    Quem se aposenta agora com os salarios por inteiro nao tem carreiras contributivas que tal justifiquem, i.e., o que pouparam no o permitira nunca, isto porque em Portugal o dinheiro que todos descontamos nao vai para um “pote individual” mas sim e utilizado pelo governo num esquemas de cashflows.

    Como o pais esta a envelhecer, e o dinheiro nao chega, as geracoes futuras nao irao poder reformar-se com os salarios por inteiro. Os cortes anunciados ate agora apontam para pelo menos 30%. Daqui a 10/15 anos estaremos a falar de 40/50%.

    Isto e um roubo geracional, a geracao actual delapida o sistema, nao permitindo que a geracao seguinte beneficie das mesmas condicoes.

    Porque e que Portugal nao adopta um sistema misto como noutros paises?

    A Suica usa 3 niveis.

    Nivel 1 – descontos que todos fazem e que assegura uma pensao minima de sobrevivencia (o valor nao e muito alto)
    Nivel 2 – descontos que a empresa e a pessoa faz individualmente por todo o rendimento que fique acima da primeira fasquia.
    Nivel 3 – descontos adicionais que a pessoa queira fazer para melhorar ainda mais o que pode vir a receber.

    Gostar

  156. Arnaldo Madureira permalink
    2 Julho, 2009 17:22

    Eu só queria saber quem é que toma conta desses decontos. Estão a pensar entregar ao lobo a guarda das ovelhas?

    Gostar

  157. 2 Maio, 2010 21:31

    Olá,

    Eu sou o Senhor Mc.Davicine uma reputação, um emprestador de dinheiro legítimo e acreditados.
    Eu emprestar dinheiro a pessoas que necessitam de assistência financeira.

    Tenho um mau crédito ou precisa de dinheiro para pagar as contas?
    Quero usar este meio para informá-lo que eu faço beneficiário fiável
    assistência rola o maior prazer em lhe oferecer um empréstimo.
    Prestação de serviços incluem:

    Refinanciar

    Home Improvement

    Empréstimos Inventor

    Auto empréstimos

    A consolidação de débito

    Credit Second linha de hipotecas

    Empréstimos de negócio

    Empréstimos pessoais

    empréstimos internacionais

    Entre em contato conosco e-mail se interested.via: mcdavicineloanfirm@gmail.com

    Gostar

Indigne-se aqui.