Saltar para o conteúdo

“Eleições, eleições…” *

3 Julho, 2009
by

Manuel_Pinho_ChinaA máscara de mudança não se resume ao ar de ‘falso manso’ que o primeiro-ministro resolveu trajar após as Europeias: o PS desistiu de quase tudo aquilo que jurava ser inadiável há menos de um mês.
A decisão sobre o TGV foi relegada para o próximo Governo.
A do concurso do aeroporto de Alcochete, também.
O mesmo sucedeu à inconcebível terceira auto-estrada Lisboa-Porto.
Um súbito silêncio desceu sobre a ‘prioridade’ da nova ponte sobre o Tejo.
A urgência das portagens nas ‘SCUT’ desapareceu sem deixar rasto.
Desde o desaire eleitoral que Sócrates não defende o casamento ‘gay’.
Para este PS a única coisa que importa é ganhar as eleições – as ideias e projectos são instrumentais. Agora é o momento de retirar do debate tudo o que cheire a polémica.

* Ontem, no Correio da Manhã

30 comentários leave one →
  1. Marafado de Buliquei-me permalink
    3 Julho, 2009 15:53

    Gostar

  2. 3 Julho, 2009 15:58

    Mais uma vez acho que as suas conclusões são bastante limitadas, pois ao escrever este post revela que não tem bom senso, porque não fez referência ao valente “raspanete” de Jaime Gama a Paulo Rangel, isso não interessa, é certo que a gravidade do gesto de Manuel Pinho é inqualificável, mas se a discussão politica se vai focar neste assunto e não no que realmente interessa, a conclusão a que chego é que alguns jornalistas limitados e mal formados, não conseguem elaborar um discurso sério, isento e com alguma coerência, penso que é isso a sua função, denunciar factos e argumentos válidos e não alimentar polémicas que nada ajudam ao debate político, reflecte o desespero e a limitação de alguns ditos jornalista, que seguem com rigor e isenção a sua profissão, respeitando valores instituídos, isto sim é jornalismo sério e profissional, não aquele jornalismo fácil, oportunista,digno de uma revista ” cor-de-rosa”, aonde o que conta são as polémicas e não o estado da nação….

    Gostar

  3. Zé Leitão permalink
    3 Julho, 2009 16:11

    Tal e qual.
    Já agora, porque é que as eleições autarquicas e legislativas não são no mesmo dia?

    Gostar

  4. artur mendes permalink
    3 Julho, 2009 16:12

    Mr Rihard Van Helder
    Permita-me discordar de V.Excelência :- Segundo a opinião de Mestre Nuncio Baptista e de Joao Moura ( ilustres tauromáticos) os jornalistas têm comentado com rigor e insenção o gesto e o porte do garrano.
    pode ler mais em : http://www.http// ganadaria/sbento.farpa.pt

    Gostar

  5. 3 Julho, 2009 16:35

    CAA com artigo premonitório, por anterior à abertura da “época tauromáquica”.
    O bicho fez uma incursão polémica e foi, de imediato, retirado da arena…

    Gostar

  6. Odete Pinto permalink
    3 Julho, 2009 16:41

    Pois, tal como na história “O velho, o rapaz e o burro”.

    Gostar

  7. 3 Julho, 2009 16:44

    HÁ QUE distinguir entre adiamentos motivados pela aproximação de eleições e outros – motivados por meras impossibilidades técnicas.

    O caso mais flagrante destes últimos é a introdução de portagens nas SCUT (nomeadamente nas da Costa de Prata), pois a solução pretendida por Mário Lino (portagens 100% electrónicas) não é exequível.

    Veja-se, aliás [AQUI], como ele perdeu um almoço de lagosta numa aposta relacionada com isso…

    Gostar

  8. 3 Julho, 2009 16:44

    Ricardo Van Helden,

    «Mais uma vez acho que as suas conclusões são bastante limitadas, pois ao escrever este post revela que não tem bom senso, porque não fez referência ao valente “raspanete” de Jaime Gama a Paulo Rangel…»

    ‘Limitadas’, pior, intrinsecamente idiotas, são as conclusões que indicam que um texto escrito há dois dias e publicado ontem teria de conter a descrição de uma cena sucedida após a sua publicação…

    Gostar

  9. 3 Julho, 2009 16:59

    CAA,
    Então não foi o Paulo Rangel que disse, em gritos fanhosos, após a retumbante vitória do PSD nas europeias que o PS estava impedido de tomar decisões até eleições legislativas e novo governo?!

    Tomara a nós saber o que o PSD vai fazer se ganhar as eleições, isso é que ninguém sabe. Ou melhor, sabe-se que vai rasgar tudo, estilo Vale Azevedo, mas ninguém sabe o que quer fazer a seguir. Nem os próprios, aliás.

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 17:02

    óh amorim, mas você era adepto do banho maria. agora já não dá jeito, vale tudo e o contrário.

    Gostar

  11. 3 Julho, 2009 17:08

    Vale tudo e o seu contrário, com o odor das urnas.

    Gostar

  12. Manuel Ferreira permalink
    3 Julho, 2009 17:17

    Bata analisar o calendário de algumas lutas para se perceber que o PCP usou a crise económica e as reformas lançadas pelo Governo para lançar vagas sucessivas para a luta na rua, quando não são os professores são os polícias, quando não são os polícias são os funcionários, ao longo de quatro anos os sindicatos das corporações do Estado revezaram-se na organização de vagas de assalto.

    Mas o PCP não luta apenas contra Sócrates, há muito que travava uma guerra surda com o BE, um partido com meia dúzia de militantes que o ultrapassou nas urnas nas eleições europeias e tudo aponta que o ultrapasse nas próximas eleições, numa sondagem para as autárquicas no Porto feita recentemente o BE tinha o dobro das intenções de voto do PCP. Por isso o PCP não hesitou em pôr em risco o futuro da Autoeuropa em Portugal para acabar com a hegemonia do BE na comissão de trabalhadores. Aliás, é esta luta surda que impede o PCP de fazer alinaças nas autárquicas de Lisboa, para além do facto deste partido preferir alianças pós-eleitorais com o PSD.

    Cavaco Silva nunca se esqueceu da velha ambição de deter todo o poder em Portugal, só que ao contrário do que sucedia no tempo de Sá Carneiro para o actual presidente o que está em causa não é o PSD governar o país, é ele próprio tornar-se no líder do país. Agora que acredita em tal hipótese mandou às malvas a sua postura institucional e entra na luta política. Já não são os seus assessores a andarem pelas redacções dos jornais promovendo a intriga contra o Governo, é o próprio presidente que vem a público lançar insinuações sobre o primeiro-ministro a propósito dos negócios da PT.
    No Jumento
    Eu concordo, não votarei mais no Sr. Silva

    Gostar

  13. 3 Julho, 2009 17:21

    CAA,

    “Limitadas’, pior, intrinsecamente idiotas, são as conclusões que indicam que um texto escrito há dois dias e publicado ontem teria de conter a descrição de uma cena sucedida após a sua publicação…”

    Não percebi o sentido desta frase…Será que podia explicar-se de forma mais fácil e objectiva???

    Gostar

  14. Marafado de Buliquei-me permalink
    3 Julho, 2009 17:25

    #12
    Lembra-se do Sá Carneiro que queria :
    Uma Maioria, um presidente e um governo ?
    Tudo PSD claro está… isto é que é democracia como o Marcelo Caetano… é que há hábitos difíceis de perder…
    Agora, votar no Sr. Silva ? Não lembra ao diabo… Nem na velha !!

    Gostar

  15. 3 Julho, 2009 17:36

    Gesto de Pinho atira-o para fora do Governo, o de Sócrates ainda não

    Manuel Pinho deixou hoje o cargo de ministro da Economia depois do gesto – colocou dois dedos na testa, simulando dois chifres – que dirigiu à bancada do PCP na Assembleia da República. No entanto, fonte governamental garantiu já que José Sócrates não irá tomar o mesmo caminho, apesar do pirete que anda há quatro anos a fazer a todos os portugueses.O comentador político e apanhador de caracóis Raimundo Fajuto considera que o primeiro-ministro se mantém com condições para governar, como referiu em exclusivo para o Jornal do Fundinho: «Creio que poderá cumprir o mandato até ao fim, até porque pode sempre argumentar que o pirete é um gesto universal, tal como a crise é mundial».

    Sócrates continua no cargo apesar do gesto [foto E. Calhau]
    Da mesma opinião não são, no entanto, os partidos da oposição, que exigiram já, sem excepções, a demissão de Sócrates. Apenas do lado do CDS-PP se admitiu, em comunicado, que a mesma poderia ser evitada, mas para isso o líder do Governo teria de «passar do pirete para o manguito, uma vez que este se trata de um gesto enraizado na tradição portuguesa».Raimundo Fajuto considera estas reacções exageradas e motivadas por interesses partidários: «Muitos políticos fizeram já gestos de gravidade semelhante ao de Sócrates… A Manuela Ferreira Leite, por exemplo, quando foi ministra das Finanças, colocava muitas vezes uma mão na virilha para mostrar que tinha tomates». O especialista em estratégia partidária e moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária diz mesmo que a permanência de José Sócrates no cargo de primeiro-ministro é uma «demonstração de vitalidade da democracia portuguesa, se pensarmos que no Estado Novo o Salazar não só nos espetava o dedo como o enfiava pelo nosso cu acima».
    http://www.jornaldofundinho.blogspot.com/

    Gostar

  16. Marafado de Buliquei-me permalink
    3 Julho, 2009 17:37

    # 3

    Faça lá um esforçozinho e investigue porque razão todos os partidos + o Presidente de todos nós, disseram que as eleições devem ser, parlamento, uma coisa e um assunto e autárquicas, outra coisa e outro assunto… vá lá, pró pessoal não ter de dizer que a sua camisola é a da laranjada…

    Gostar

  17. Tribunus permalink
    3 Julho, 2009 17:42

    O Socrates, já tinha mostrado que era um idiota com a OTa, agora mostra que è um imbecil, ao meter marcha atrás nas parvoices, em que armou em mau!

    Gostar

  18. Marafado de Buliquei-me permalink
    3 Julho, 2009 17:45

    Mais um cheio de azia !!!
    Ninguém vai ao médico neste país ?

    Gostar

  19. Pifas permalink
    3 Julho, 2009 18:09

    O que atirou o Pinho fora de borda foi simplesmente a queque displicência e a falta de resistência ao stress. Foi mais ele a dar parte de farto do que outra coisa. Muito pior já fez a Rodrigues e daí não veio mal ao mundo. Ainda ontem o Sousa arremedava a oposição como se estivesse no recreio.
    No entanto, pensar que deste episódio virá alguma benesse para o Sousa só é possível para quem não anda 8 horas por dia no meio do “bom povo” a ouvir os comentários. Imaginar que há para os lados do Rato Maquiavéis de pacotilha capazes de gizar ou tirar partido desta situação é o mesmo que sonhar com uma nova vaga de competência no PSD. É preciso não estar a ver um boi disto (parafraseando o Pinho) para acreditar em tais coisas.

    Gostar

  20. JS Teixeira permalink
    3 Julho, 2009 18:17

    Vejam o artigo de opinião escrito no blogue O Flamingo acerca da “tourada” que teve lugar, ontem, na Assembleia da República.

    Gostar

  21. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 18:36

    E depois: é a democracia a funcionar!!
    As pessoas vão decidir se quere continuar a politica deste governo ou não?

    Não é isso que o partido da oposição que por sinal é do CAA achava bem?

    Não pode haver melhor do que isto.
    Melhor não podia ser.´

    Para que é sempre esse discurso miserável? Parem com isso.
    Coisa mais triste

    Gostar

  22. 3 Julho, 2009 18:48

    «A decisão sobre o TGV foi relegada para o próximo Governo.
    A do concurso do aeroporto de Alcochete, também.
    O mesmo sucedeu à inconcebível terceira auto-estrada Lisboa-Porto»

    Uma solução a considerar:
    Outra forma de ler MFL, na visão de um inter-nauta – «os argumentos contra as obras usados por MFL deverão ser refinados para que passem de argumentos conjunturais (não há dinheiro) e demagógicos (para ajudar os pobres) para argumentos racionais (o modelo de desenvolvimento nacional por endividamento externo é insustentável) e existem alternativas com custo/benefício melhor: Portela+1, upgrade do traçado Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid em alfa-pendular em vez de novas linhas de TGV, upgrade da linha do Douro em vez de Aveiro-Salamanca, moratória imediata no investimento rodoviário devido ao actual choque petrolífero» (Paulo Vaz, no Blasfémias, 3Jul08)

    PS: Que futuro para este país? O país europeu com a melhor rede de auto-estradas a par da população mais atrasada e pobre da Europa?
    Até quando?

    Gostar

  23. Zé Leitão permalink
    3 Julho, 2009 18:48

    #16
    A minha camisola é a da selecção.
    As eleições não se podem fazer no mesmo dia porque uma coisa é a Assembleia da República e outra são as Autarquias??!
    Que raio de argumento é esse? para tótós?

    Gostar

  24. olhão permalink
    3 Julho, 2009 21:36

    A SIC revelou, hoje, no Telejornal das 20, a última sondagem relativa aos leaders. MANUELAFERREIRALEITE VALE 3,8 %. A CHEFE DA ORQUESTRA vai “ATRÁS DO ÚLLLLLLLLLTTTTTTIIIIIIMMMMOOOOO”. A orquestra PSD que vai ficar em banho-maria…
    Porra pá, ainda não é desta que privatizamos tudo o que é público…e daqui a quatro anos já, ela, estará desdentada!

    Gostar

  25. olhão permalink
    3 Julho, 2009 21:48

    Agora é o momento de retirar tudo o que disse sobre a senhora, esquecer se possível o PPC. Mas o chato do Menezes já veio lembrar que os 30%, do MAlegre do PSD, valem-lhe o lugar de deputado.
    Já não sei para que lado me hei-de virar sem lixar os meus objectivos.

    Pois é, esta vida não está fácil para o Caro Liberal do Blasfémias. Digo eu, não sei…

    Gostar

  26. 3 Julho, 2009 22:51

    Freeport: polícia britânica estará condicionada
    Britânicos acreditam que este caso tornou mais difícil o combate à corrupção na Europa

    O envolvimento do primeiro-ministro português no caso Freeport está a paralisar a acção da polícia britânica, segundo o Times Online.

    Os britânicos acreditam mesmo que este caso decapitou o Eurojust e tornou mais difícil o combate à corrupção na Europa.

    Exemplo disso é a falta de colaboração das autoridades britânicas, já que a TVI sabe que estas se têm negado, repetidamente e alegando várias desculpas, a fornecer às autoridades portugueses informações sobre fluxos financeiros do Freeport para offshores.

    Recorde-se que o Serious Fraud Office, responsável pela investigação em Inglaterra, não é hierarquicamente independente, antes responde ao governo de Gordon Brown, o «colega» de José Sócrates na Internacional Socialista.
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/freeport-britanicos-socrates-serious-fraud-office-tvi24-eurojust/1073580-4555.html

    Gostar

  27. 4 Julho, 2009 00:59

    Bem, ao principal partido da oposição também não se conhecem posições arrojadas, pois não? Aliás, nem se conhecem posições concretas, pois não? Não há um programa eleitoral, diz-se apenas que se vai fazer diferente (ou completamente diferente) e parece que chega. Como sou apartidário, a decisão do voto dá muito trabalho porque obriga-me a estar atento e a não embarcar em modas. Ora, devo dizer que estou habituado ao eleitoralismo bacoco destas alturas e sei ler para além disso. Só não sei ler o que não há de todo. Adoraria que o PSD me ajudasse nesse capítulo.

    Gostar

  28. Marafado de Buliquei-me permalink
    4 Julho, 2009 14:39

    #23
    Você é que quer fazer dos outros totós…. já agora chame to´tó ao Sr. Silva que está de acordo !

    Só porque convém à velha, está tudo certo ??
    Não, não é assim… que é , uma coisa é o parlamento, outra é uma câmara municipal ! Ou é difícil de compreender !
    Está convencido que todos os portugas, sabem o que vão lá fazer no dia das eleições ? Se está… Dominus vobiscum…!!
    Quanto à sua camisola ser da selecção nacional, deixe- me dizer, quando é que ganharam alguma coisa ?
    O Salazar também vestia a camisola da selecção…
    Passe bem !!!

    Gostar

  29. 4 Julho, 2009 14:40

    Concordo plenamente com o Pedro Jordão (#27).

    Não alinho em favoritismos partidários, prefiro as ideias e as pessoas. E não vejo, neste momento, quaisquer ideias válidas do lado de Manuela Ferreira Leite e do seu partido.

    Ademais, penso que é óbvio que à entrada do Verão e com legislativas a surgir no fim das férias, seja mais prudente e, até, financeiramente mais eficiente, remeter as decisões sobre os principais investimentos para um momento posterior ao das eleições. Pergunto-me até, caso houvesse a continuação dos projectos agora “suspensos”, se não haveria grande polémica e acusações ao Governo por se estarem a assinar contratos de investimento em época eleitoral.

    Apesar de não acreditar muito nesse cenário, há ainda a vantagem de, na eventualidade de haver uma mudança de partido líder, não existirem compromissos assumidos para o novo Governo, o que poderia eventualmente obrigá-lo a alterar as suas políticas e atribuir, posteriormente, culpas ao anterior Executivo.

    Finalizo roubando a questão do Pedro Jordão: agradecia imenso que Manuela Ferreira Leite me esclarecesse sobre quais são as suas ideias para o país.

    Gostar

  30. 4 Julho, 2009 15:37

    Ainda o caso Lopes da Mota

    No passado dia 13 de Junho, Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, à pergunta do Expresso sobreQuem decide a permanência [de Lopes da Mota] é o Governo?, respondeu que “Quem há-de decidir é o Governo que é quem o nomeia.”

    Esta posição do Procurador-Geral, embora óbvia para quem tenha senso e conheça o processo de designação dos representantes nacionais no Eurojust, contraria frontalmente todas as declarações que, sobre o mesmo assunto, foram sendo proferidas pelos hierarcas da ainda maioria socialista.
    Senão vejamos:
    Em 12 de Maio de 2009, Alberto Costa, Ministro da Justiça, declarava que “É sob a iniciativa do procurador-geral da República” que o Governo intervém na nomeação do membro nacional do Eurojust.
    No dia seguinte, a 13 de Maio, seria o próprio Primeiro Ministro a dizer, no Parlamento, que “a iniciativa da nomeação do membro nacional do Eurojust é do Procuradoria-Geral da República”, sendo ainda mais explícito numa resposta a Paulo Rangel: “Disse o Sr. Deputado que é ao Governo que compete agora decidir se o Procurador Lopes da Mota pode ou não pode intervir. Desculpe, Sr. Deputado (…) essa matéria é da competência do Sr. Procurador-Geral da República.”
    Para não variar, no dia seguinte, a 14 de Maio, Alberto Martins, líder parlamentar do PS sustentava, com invejável impassibilidade, que “Defender neste momento a demissão do dr. Lopes da Mota é desautorizar o PGR e, se isso fosse por proposta do Governo, o que não é, seria o Governo a sobrepor-se ao processo de natureza judicial que está em curso”.
    Volvidos quatro dias, a 18 de Maio, para confundir ainda mais os Portugueses, Luís Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros sustentou que Lopes da Mota “tem toda a legitimidade de continuar a desempenhar essas funções”[no Eurojust], além de que “Cabe à organização, ela própria, verificar em cada circunstância e em cada momento se estão ou não reunidos os requisitos para que um determinado titular se mantenha em funções”.
    A ver se eu percebo:
    Para o Procurador-Geral a responsabilidade é do Governo
    Para o Primeiro-Ministro, o Ministro da Justiça e o líder parlamentar do PS, a responsabilidade é do Procurador-Geral.
    Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros, a responsabilidade é do Eurojust.
    Para os Portugueses é apenas (mais) um caso de falta de vergonha e de falta de Verdade…
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/2747211.html?mode=reply#reply

    Gostar

Indigne-se aqui.